Buenas Diego, vou me arriscar. Li e/ou ouvi que LA pampa está ligada ao relevo plano, llanura, planície, e à vegetação que cobre com pastos e com poucas árvores o solo. Ao passo que EL pampa, está mais ligado ao ecossistema onde especialmente os gaúchos ou gauchos, habitam e mantém sua cultura, portanto, um ecossistema (é o termo utilizado para definir um grupo de seres que habitam em um determinado local, as relações entre eles, e a interação destas comunidades com o ambiente em que vivem) onde o homem seja um dos grupos de seres integrados ao ambiente físico, biótico e espiritual. Num dos debates SEM FRONTERS que participei, um dos componentes defendeu a idéia de que LA pampa nunca se extinguirá, por tratar-se de um lugar (planície, llano), enquanto LA pampa, estaria em processo de extinção, pois o agro (plantation, monocultura) vem tirando espaço das vidas e lidas dos seres viventes, especialmente inviabilizando as culturas nele vivem. Não sei, só sei que foi assim !!!! Saludos Sin Fronteras.
Buenas Diego, vou me arriscar. Li e/ou ouvi que LA pampa está ligada ao relevo plano, llanura, planície, e à vegetação que cobre com pastos e com poucas árvores o solo. Ao passo que EL pampa, está mais ligado ao ecossistema onde especialmente os gaúchos ou gauchos, habitam e mantém sua cultura, portanto, um ecossistema (é o termo utilizado para definir um grupo de seres que habitam em um determinado local, as relações entre eles, e a interação destas comunidades com o ambiente em que vivem) onde o homem seja um dos grupos de seres integrados ao ambiente físico, biótico e espiritual. Num dos debates SEM FRONTERS que participei, um dos componentes defendeu a idéia de que LA pampa nunca se extinguirá, por tratar-se de um lugar (planície, llano), enquanto LA pampa, estaria em processo de extinção, pois o agro (plantation, monocultura) vem tirando espaço das vidas e lidas dos seres viventes, especialmente inviabilizando as culturas nele vivem.
Não sei, só sei que foi assim !!!! Saludos Sin Fronteras.
Pois é, está conosco o privilégio de manter viva a pampa.
Uma das reflexões é o quanto essas transformações linguísticas tem relação na nossa separação ou distanciamento da natureza, nesse caso, com a pampa