Ele voltou! Que alegria! Paulo, conheci um padre português no Museu Imperial de Petrópolis. Indiquei seus livros para ele e disse que você é a melhor referência sobre a história da família imperial brasileira.
A melancolia e as saudades portuguesas são as melhores do mundo ! Em Portugal, o fado, o destino, é cultuado com luxuosa depressão. Quem disse que depressão não é arte ??? Os portugueses sofrem como ninguém !! A elegância plena deste sofrer é imensa. Meus olhos são dois velhos pobrezinhos Perdidos pelas noites invernosas...Abertos, sonham mãos cariciosas,. tuas mãos doces plenas de carinhos! "
Eu gostaria de ir visitar estes sites históricos mas ter o Paulo ou a Cládia como Turistic Guide. Deve ser um passeio fenomenal. Ah! Como gostaria. Já imaginou sentar em algum lugar aconchegante junto com um ou o outro e poder ouvir as histórias que eles tem pra contar. I would love it very much, but right now it is just a big dream.
Fui comentar meu próprio comentário específico de dois anos atrás sobre a Florbela Espanca e apaguei tudo não sei recuperar😢 mas revendo e pensando que a Florbela bem merecia um vídeo só pra ela ❤ Belíssima a declamação da Claudia ❤
Florbela, grande poetisa portuguesa, que amo. O cantor brasileiro, Fagner, musicou um poema lindo de Florbela Espanca: "Minha alma de sonharte, anda perdida. Meus olhos andam cegos de te ver Não és sequer a razão do meu viver Pois que tu és já toda minha vida...."
Mais um vídeo feito no Alentejo onde eu nasci. Gostei muito, e tenho-me apercebido que o Paulo Rezzutti é uma pessoa muito querida no seu país; pois aqui pode querer que também é muito admirado por todos os que se interessam pela História, e que tiveram o orgulho de poder estar muito perto a ouvi-lo contar como só ele sabe. Parabéns Paulo Rezzutti e também para Cláudia Witte .
Florbela Espanca é minha paixão, sorvo cada palavra dessa criatura única: " Tudo no mundo é frágil, tudo passa...Quando me dizem isto, toda a graça. Duma boca divina fala em mim! E, olhos postos em ti, vivo de rastros: Podem voar mundos, morrer astros, Que tu és como Deus: princípio e fim!..." "Invoco o nosso sonho! Estendo os braços! E ele é, ó meu amor pelos espaços. Fumo leve que foge entre os meus dedos... " Jesus !!!! Que é isso ???? Pqp !
@@claudiawitte6022 Ela tinha palavras muito poderosas. Mario Quintana é algo similar. São palavras que nos levam a outras dimensões. Meus olhos são dois velhos pobrezinhos, perdidos pelas noites invernosas ...Jesus !
@@shayvajasjeet6804 no ano passado estive em duas comemorações no dia 8 de dezembro, nascimento e morte de Florbela. Uma foi um recital de poesias dela em espanhol que desconhecia completamente, e que aconteceu na biblioteca municipal de Lisboa, em um antigo palácio muito bonito. A outra foi ainda mais emocionante, um concerto de um amigo pianista e barítono que compôs inspirado nas poesias dela. Acho incrível quando a arte de alguém inspira o talento de outros e tem esse poder que você menciona. Também amo Mário Quintana. "Eles passarão, eu passarinho" é um lema de vida!
@@claudiawitte6022 Florbela encarnou o melhor do povo português, o mais refinado senso de vida. A melhor do Quintana , para os que gostam de História, é esta ; PASSADO: É O FUTURO USADO ! Minha mãe era portuguesa , e a alma portuguesa mora em mim, o bom e o ruim. São um povo depressivo, sentem as maiores saudades do mundo, o passado glorioso enaltece, a realidade do séc XX deprimiu. Fernando Pessoa e Florbela são divinos, como o bacalhau ao Zé do Pipo que faço ...kkkk. Modifiquei a receita, uso também queijos parmesão e provolone ralados , com pedacinhos de gorgonzola na massa de batatas. . Levo ao forno, depois deixo 24hs na geladeira ( nunca no freezer ) para descansar e apurar sabor, e depois vai para gratinar de novo no forno. Dá briga na mesa, comem tudo. Sirvo só com arroz branco japonês, macio e grudadinho, fica um contraste espetacular. . Vinho do Douro acompanha, gosto de uns Romaneira que acho aqui. Assim sobrevivo na polaca Curitiba e seus pastéis de repolho..
Faz tempo, mas li alguns poemas da Florbela Espanca. Em uma Antologia Poética de autores brasileiros e portugueses. Um livro pequeno e bem antigo que ainda tenho. Essa Família de Bragança, agora entendi, vive por uma Fundação., que preserva o patrimônio!
Oi Paulo, oi Cláudia, estive aqui, vi , ouvi e amei. Muito obrigada aos dois por me dar a oportunidade de ficar conhecendo estes lugares fantástico. Fico me imaginando andando por aí, quem sabe um dia!
Vendo com 3 anos de atraso e sempre me maravilhando com Rezzutti e Witte. Vcs são imbatíveis em pesquisa e relato histótico. Amo vcs dois. Vida e saúde pra vcs...
Que saga a dos Bragança, amei o vídeo e vejo o quanto nós portugueses apesar de toda narrativa que nos desprestigia especialmente no Brasil, tem seu valor e principalmente seu orgulho de ser uma nação soberana. Amei este ato de humildade de Dom João IV, o primeiro rei de Portugal da casa de Bragança. Lindas imagens!
Fascinante!!! Que presente vc está nos dando com esses vídeos da história dos nossos irmãos portugueses! Apesar da falta que sentimos, valeu a pena esperar a sua volta pacientemente! Obrigada, amigo!
Ai Paulo, tenho tanta vontade de conhecer Portugal e pisar nos mesmos lugares que você e a Cláudia visitaram. É simplismente ver a história de perto, sentir-se mais próximo de todo esse mistério que faz a humanidade caminhar ao longo dos séculos. E assistindo aos vídeos dessa viagem eu me sinto mais perto...e bem.
Nós, fãs do canal, devemos agradecer muito à vcs dois pelas informações q para mim são muito mais preciosas q as joias da coroa. Impossivel não se interessar por história. Fundamental para entendermos nosso momento atual. Muitíssimo obrigada e... se na proxima viagem vcs precisarem de fotografa voluntária, posso entrar na fila de espera?
@@claudiawitte6022 UEBA!!! morri de inveja da dama de companhia da Princesa Therese of Bavaria... carregar tripé pra ela seria uma honra, assim como carregar equipamento pra vocês.
Maravilhoso!!!!! Nao sei porque o BR Nao ten apreco por sua historia. Me corta o coracao Quando vejo o povo demolindo belissimas edificacoes para construirem predios.
Celia Al-Sukini Pois é uma pena os governantes brasileiros não providenciaram para que nas escolas seja ensinada a verdadeira história do Brasil. A história do Brasil está intimamente ligada à de Portugal, não tem como esconder. Em Portugal, onde os monumentos históricos são aos montes, é expressamente proibido demolir seja o que for, nem sequer uma simples pedra. Até nas casas das muitas cidades medievais portuguesas ninguém pode mexer na sua traça original exterior. Claro por dentro têm todo o conforto.
Mais uma vez obrigada Senhor Paulo Rezzutti. Como se diz aqui em Portugal até parece que estou a dar "gracha", mas não é. Como se diz aí no Brasil, "valeu" Senhor Paulo Rezzutti. 🙂
Será que sou descendente de Flor Bela Lobo? Meus antepassados são portugueses minha tia se chamava Florisbela Lobo. Tenho parentes em Portugal com sobrenome igual ao meu. Estará, sei que muito improvável mas é o que meus avós e pais falavam. Abraço.
Tão bom ver os brasileiros a descobrir Portugal, nunca percebi o porquê do ódio vísceral que alguns dos seus concidadãos destilam por Portugal e pelos portugueses. Enfim, cada um fáz como quer. Seja bem vindo ao nosso país.
Cláudia Witte e Florbela Espanca .....muito obrigado barão !!!! PII soprou agora, aqui no meu ouvido, que ele, lá no céu dos sábios, te fez Marquês de Rezzzutti pelo belo e fluído livro que vc a ele dedicou.
Obrigada! Eu, muito ignorante, só vim a conhecer a obra de Florbela Espanca em Vila Viçosa, há relativamente pouco tempo, mas me apaixonei para sempre!
O cantor Fagner celebrou no passado e em em bela música, dois poemas de Florbela. Pensei que a letra era dele , mas era dela, ele só musicou. Considero Florbela uma profetiza mais que poetisa. E vc se consubstancie e faça História porque mesmo discreta e tímida já tem incontáveis fãs ! Já tem um padrinho de magnitude, falta só arquitetar o futuro Abraço ae !
@@shayvajasjeet6804 ouvi a música, ficou linda, não conhecia! Vou transformar o verbo "consubstanciar-se" em lema! Obrigada pelas palavras simpáticas e motivadoras!
Vc tem valor inequívoco. Nestes dias tão desgostosos que vivemos, mutos procuram nos porões do passado um refúgio mais agradável. Pelo menos o passado já passou, já é algum alento existencial. Seu vídeo que iluminou a Amélia foi um marco aqui na fazendinha virtual do Marquês de Rezzutti. Agradou a todos. Há pessoas querendo mais de vc. Tomara q vc divida conosco sua percepção histórica tão apurada.
Paulo ficou maravilhoso esse vídeo. Podia ter alguma poesia nos vídeos que virão hein. Queria muito que alguém descobrisse as poesias que o Dom Pedro I escreveu. No seu livro há menção mas não tem nada preservado desse material né, lembro que vc já me respondeu sobre isso. Video excelente ❤️
Obrigado por esclarecer algumas coisas sobre os duques de Bragança no início do vídeo, eu havia ficado com algumas dúvidas. Mas, sobre o Paço Ducal, poderia explicar melhor sobre como foi encontrado o aparelho de mesa da imperatriz Leopoldina?
Ei Paulo! Você já pensou em escrever livros de história infanto-juvenil? Fui procurar algum voltado para da a minha sobrinha de 8 anos e não encontrei, penso que seria uma ótima você investir nesse público também e excelente vídeo parabéns.
#rezzuttiresponde Oi, Paulo, tudo bem? Quando Dom João VI morreu em 1826 e Dom Pedro I se tornou Pedro IV de Portugal, entre o período de sua ascensão e abdicação ao trono português Dom Pedro II não se tornou automaticamente Príncipe Real de Portugal? Durante os 2 meses de reinado, antes da abdicação do trono para D. Maria II, o herdeiro não seria o futuro D. Pedro II?
Saudades professor! Amamos você! Estive em Portugal no mesmo período que você mas não tive recursos financeiros para te ver. Estou de volta em Marrocos com meu diploma de super fã! #rezzuttiresponde.
Paulo acho simplesmente sensacional o seu trabalho e curto muito cada vídeo que você faz especialmente este ultimo sobre este castelo em Viçosa; gostaria de saber e se é possível você abordar como anda hoje em dia a questão da monarquia em Portugal, se existe algum movimento monarquista; porque penso eu que se um dia restaurar a monarquia em Portugal tal como aconteceu na Espanha seria um grande incentivo para que o mesmo possa vir acontecer aqui. Grande abraço.
Está definido na Constituição portuguesa que Portugal é uma "República" soberana... Por isso está implícita a impossibilidade de se transformar numa monarquia! O caso espanhol é diferente porque não é um Estado que se sobrepõe a uma nação, como em Portugal, mas sim a várias nações (daí os movimentos independente como na Catalunha, nos bascos, nos galegos, e outros...). Como tal têm a figura mais ou menos "decorativa" do rei , que funciona como um elemento de união (psicológico). Quanto aos partidos monárquicos em Portugal são legais, existe o PPM (partido popular monárquico), sem expressão, e normalmente diluído no Centro Democrático Social.
#paulorezzutti Olá Paulo! Tudo bem? Paulo falando em Castelos qual a história não contada do Castelo de If na França? Existe mesmo alguma relação com o Conde de Monte Cristo? Ou é apenas romance?
É impressionante a dimensão da muralha do castelo, fiquei imaginando as tentativas de invasão que ocorreram. Que bom que foi preservada. Pena que o castelo não mais existe, mas dá para imaginar como deveria ser. #REZZUTTIRESPONDE A ponte elevadiça é original ou não?
Sem querer explicar sobre história, até porque não é a minha área, segundo consta aqui em Portugal, Florbela Espanca, amava o irmão e sofreu muito por isso.
Paulo , tenho assistido os seus vídeos, as suas aulas sobre os personagens de nossa História, tenho vibrado e curtido cada pedacinho do que tem mostrado e falado. Adquiri e acabei de ler o livro d Leopoldina, e é engraçado, sempre abominei o tratamento que d Pedro deu à primeira esposa, mas admirei o modo dele com os filhos.Você em sua obra ressalta essa qualidade dele .Obrigada pelo que tem me proporcionado e vou continuar a adquirir outras obras suas. Tenho gostado da Cláudia, mas da Priole não gostei de certas colocações que fez .Achei-a um tanto tendenciosa.
O Dom Afonso primeiro Duque de Bragança não era filho bastardo mas sim filho natural, pois Dom João I não era casado quando o filho nasceu Bastardos eram os filhos de pessoas casadas com outras pessoas que não o cônjuge e que cometiam adultério Ainda bem que tudo é diferente nos dias de hoje Filho é FILHO!
Essa história de portugal está cheia de mentiras que vem já de 1280 nascimento bispo católico d. Gonçalo Gonçalves Pereira bipo de Braga (cidade) liderada pelo bispo de tui(galiza).d.g.g.pereira teve uma amante, dona tereza peres vilarinho, e um filho de ambos d. Alvaro gonçalves pereira nascido em 1300 em salamanca (galiza) univeridade onde seu pai estudou, morre em 1375. Este galdério teve trinta e tal filhos com diferentes amantes, foi nomeado pelo pai, padre e reitor, e foi reitor da freguesia de cambezes até 1362 data em que foi transferido por via de ter feito um filho a uma jovem de 20 anos de nome Iria gonçalves do carvalhal. (carvalhal era a zona agora chamada Supegal , quinta e arredores desde pereira a palmeira, zona de carvalhos,castanheirs,sobreiros e lavradío agrícola, oferecido pelo primeiro rei de portugal a d. Gonsalo rodriguez pelos serviços de conquistas aos mouros e chamou lhe d. Gonçalo rodrigues de pereira e palmeira ,palmeira fica perto do supegal castelo e casa nobre onde viveu toda esta família interligada por laços familiares, o castelo já não existe tem história trágica, ).Então em1362 o bispo de tui galiza hoje espanha) para evitar muito escaândalo ttansfere o reitor para a montanha em riba de mouro ,não sei ainda até quando, o historiador fernão lopes tratou de abafar tudo, e consruir uma história mentirosa a pedido de d.joão e d.fernando. Verdade é que a grávida já tinha sido levada para longe, e longe nesse tem já era na cifade do porto, foi aí que nasceu numa aldeia do bomjardim, na área da atual rua do bomjardim na cidade do porto, em 1362. Daí perdi o rasto do paradeiro da agora mãe de nuno alvares pereira e agora se auto intitúla iria gonçalves pereira , pq já era pereira e até palmeira ou castro, todas estas figuras saão da mesma família (um típo de incesto nobre) . nuno alvares pereira foi feito cavaleiro de guerra, entrou em várias batalhas que venceu, a avó matera d. Aldonça rodrigues do carvalhal morreu no supegal, a avó paterna prdi o rasto, o avô paterno morre em 1349 está sepultadono mais ríco túmulo de portugal na sé da cidadede braga, d.nuno alvares pereira teve uma fiha, d. Beataviz 1382-1439 esta senhora casou com um (filho) de d.joão l feito a meias com o mestre de aviz , numa mulher amante de ambos, dois amiguinhos entendiam se a pegar de empurrão, essa mulher encomendadeira de santos, chamava se Inês pires, Pois, como havia já um programa para fezer de d.nuno alvared santo d.beatriz. forjou tudo para que a dinastia fosse tambem braganças já porque tinham nomeado o marido o yal bastardo conde de bragança. E dinastia de bragança????? Passou a apagar toda a verdade e vergonha que foi a descendência ser gerada numa grande familía com os mesmos laços e avô e pai de nuno alvares pereira bispo e reitor. Inventando histórinhas de nomes , locais, santidados mosyeiros etc que nunca existiram.e forjaram documentos para santificar um guerreiro lutador. Só se for por ser filho e neto de clérigos, nessa época avreditava se que ter um filho padre ajudava a subir ao séu...isso no povo rude.... Para mim que investiguei a fundo e com provas vivas, a descendência da corôa de portugal e brazil não é nem tem nada de bragança mas de supegal, foltaleza de monção.é daí que nascem desde d.afonso henrriques pr rimeiro rei de portugal filho de d.teresa de castela e de seu amente o conde fernão peres de trava.
nada à ver, Térésa de léon (nada tem à ver com à castela) Et nao tevr filho, com o amante peres.. Mas com o Henri de Bourgogne (borgoha em português) que era francês ! Pai de Afonse Henriques 1rei de portugal. "Henriques" quer dizer filho do Henri!!
Através da narração do Paulo,eu até fiquei a conhecer mais aoormenor, certos acontecimentos da História do meu País Muito obrigado.
Ele voltou! Que alegria! Paulo, conheci um padre português no Museu Imperial de Petrópolis. Indiquei seus livros para ele e disse que você é a melhor referência sobre a história da família imperial brasileira.
Obrigado!
Vc é pop. Fique convencido ! Sonho em te ver na novela sobre PII que vem ae. Sucesso na certa !
Trabalho magnífico lindas obras abraço do norte do distrito de Aveiro 🇵🇹🇪🇺🇧🇷
Lindo vídeo! Amo as poesias de Florbela Espanca
A melancolia e as saudades portuguesas são as melhores do mundo ! Em Portugal, o fado, o destino, é cultuado com luxuosa depressão. Quem disse que depressão não é arte ??? Os portugueses sofrem como ninguém !! A elegância plena deste sofrer é imensa. Meus olhos são dois velhos pobrezinhos Perdidos pelas noites invernosas...Abertos, sonham mãos cariciosas,. tuas mãos doces plenas de carinhos! "
Eu gostaria de ir visitar estes sites históricos mas ter o Paulo ou a Cládia como Turistic Guide. Deve ser um passeio fenomenal. Ah! Como gostaria. Já imaginou sentar em algum lugar aconchegante junto com um ou o outro e poder ouvir as histórias que eles tem pra contar. I would love it very much, but right now it is just a big dream.
Florbela Espanca teve duas poesias musicadas por Fagner... "Fanatismo" e "Fumo".
Gratidão Paulo Rezzutti e Cláudia Witte por tanto conhecimento!
Maravilhoso documentário , parabéns Mestre Paulo
Paulo Rezutti você é referência da história do Brasil imperial
Os videos do José Hermano Saraiva também são ótimos para se conhecer a história de Portugal.
Maravilhoso. Conta a historia de Portugal como ninguém!!
Verdade. Ele era excelente.
Fui comentar meu próprio comentário específico de dois anos atrás sobre a Florbela Espanca e apaguei tudo não sei recuperar😢 mas revendo e pensando que a Florbela bem merecia um vídeo só pra ela ❤ Belíssima a declamação da Claudia ❤
Florbela, grande poetisa portuguesa, que amo.
O cantor brasileiro, Fagner, musicou um poema lindo de Florbela Espanca:
"Minha alma de sonharte, anda perdida.
Meus olhos andam cegos de te ver
Não és sequer a razão do meu viver
Pois que tu és já toda minha vida...."
Ah ! tem ate leitura de poesia...... que lindo
Guimarães, estivemos lá.
Creio que numa muralha está escrito:
"Aqui nasceu Portugal".
Tudo muito grandioso e magnífico!
Mais um vídeo feito no Alentejo onde eu nasci. Gostei muito, e tenho-me apercebido que o Paulo Rezzutti é uma pessoa muito querida no seu país; pois aqui pode querer que também é muito admirado por todos os que se interessam pela História, e que tiveram o orgulho de poder estar muito perto a ouvi-lo contar como só ele sabe.
Parabéns Paulo Rezzutti e também para Cláudia Witte .
Florbela Espanca é minha paixão, sorvo cada palavra dessa criatura única: " Tudo no mundo é frágil, tudo passa...Quando me dizem isto, toda a graça. Duma boca divina fala em mim! E, olhos postos em ti, vivo de rastros: Podem voar mundos, morrer astros, Que tu és como Deus: princípio e fim!..." "Invoco o nosso sonho! Estendo os braços! E ele é, ó meu amor pelos espaços. Fumo leve que foge entre os meus dedos... " Jesus !!!! Que é isso ???? Pqp !
Não sei onde eu estive nas últimas décadas que só fui descobri-la depois de mudar para cá!!
@@claudiawitte6022 Ela tinha palavras muito poderosas. Mario Quintana é algo similar. São palavras que nos levam a outras dimensões. Meus olhos são dois velhos pobrezinhos, perdidos pelas noites invernosas ...Jesus !
@@shayvajasjeet6804 no ano passado estive em duas comemorações no dia 8 de dezembro, nascimento e morte de Florbela. Uma foi um recital de poesias dela em espanhol que desconhecia completamente, e que aconteceu na biblioteca municipal de Lisboa, em um antigo palácio muito bonito. A outra foi ainda mais emocionante, um concerto de um amigo pianista e barítono que compôs inspirado nas poesias dela. Acho incrível quando a arte de alguém inspira o talento de outros e tem esse poder que você menciona. Também amo Mário Quintana. "Eles passarão, eu passarinho" é um lema de vida!
@@claudiawitte6022 Florbela encarnou o melhor do povo português, o mais refinado senso de vida. A melhor do Quintana , para os que gostam de História, é esta ; PASSADO: É O FUTURO USADO ! Minha mãe era portuguesa , e a alma portuguesa mora em mim, o bom e o ruim. São um povo depressivo, sentem as maiores saudades do mundo, o passado glorioso enaltece, a realidade do séc XX deprimiu. Fernando Pessoa e Florbela são divinos, como o bacalhau ao Zé do Pipo que faço ...kkkk. Modifiquei a receita, uso também queijos parmesão e provolone ralados , com pedacinhos de gorgonzola na massa de batatas. . Levo ao forno, depois deixo 24hs na geladeira ( nunca no freezer ) para descansar e apurar sabor, e depois vai para gratinar de novo no forno. Dá briga na mesa, comem tudo. Sirvo só com arroz branco japonês, macio e grudadinho, fica um contraste espetacular. . Vinho do Douro acompanha, gosto de uns Romaneira que acho aqui. Assim sobrevivo na polaca Curitiba e seus pastéis de repolho..
Shayva Jasjeet usar parmesão é um crime de lesa pátria kkkkkkk, mas ok está perdoada pelo seu enorme fervor lusitano!! Um forte abraço de Portugal 🇵🇹!
Faz tempo, mas li alguns poemas da Florbela Espanca. Em uma Antologia Poética de autores brasileiros e portugueses. Um livro pequeno e bem antigo que ainda tenho. Essa Família de Bragança, agora entendi, vive por uma Fundação., que preserva o patrimônio!
Oi Paulo, oi Cláudia, estive aqui, vi , ouvi e amei.
Muito obrigada aos dois por me dar a oportunidade de ficar conhecendo estes lugares fantástico.
Fico me imaginando andando por aí, quem sabe um dia!
Vendo com 3 anos de atraso e sempre me maravilhando com Rezzutti e Witte. Vcs são imbatíveis em pesquisa e relato histótico. Amo vcs dois. Vida e saúde pra vcs...
Beijos para você, querida!
Que saga a dos Bragança, amei o vídeo e vejo o quanto nós portugueses apesar de toda narrativa que nos desprestigia especialmente no Brasil, tem seu valor e principalmente seu orgulho de ser uma nação soberana. Amei este ato de humildade de Dom João IV, o primeiro rei de Portugal da casa de Bragança. Lindas imagens!
Fascinante!!! Que presente vc está nos dando com esses vídeos da história dos nossos irmãos portugueses! Apesar da falta que sentimos, valeu a pena esperar a sua volta pacientemente! Obrigada, amigo!
Que lugar lindo e rico em histórias. Parabéns pelo vídeo ❤👏👏👏👏👏
Saudade também, Paulo e Cláudia.🥰🤩❤️❤️🥰
Q passeio maravilhoso, q lugar lindo 🤩🌻
Estou a descobrir os seus vídeos e a adorar!!
Muito obrigado 🙏!
Um forte abraço lusitano!! 🇵🇹
Continuamos viajando com Rezzutti!!!!
Um vídeo melhor que o outro!!!
Obrigada meu amigo, vc me fez uma pessoa mais culta!!! 😉
Obrigado, querida!
Lindo
Nossa Sra da Conceição, Rainha de Portugal
Ai Paulo, tenho tanta vontade de conhecer Portugal e pisar nos mesmos lugares que você e a Cláudia visitaram. É simplismente ver a história de perto, sentir-se mais próximo de todo esse mistério que faz a humanidade caminhar ao longo dos séculos. E assistindo aos vídeos dessa viagem eu me sinto mais perto...e bem.
Paulo, que bom que subimos à igreja, ao cemitério, às ruínas romanas e ao castelo naquele dia. Amei o vídeo pronto! Obrigada.
Nós, fãs do canal, devemos agradecer muito à vcs dois pelas informações q para mim são muito mais preciosas q as joias da coroa. Impossivel não se interessar por história. Fundamental para entendermos nosso momento atual. Muitíssimo obrigada e... se na proxima viagem vcs precisarem de fotografa voluntária, posso entrar na fila de espera?
Sua aula sobre Amélia foram formidáveis @claudiawitte
@@paularomano2713 contratada!
@@gutembergsoares3338 Obrigada!
@@claudiawitte6022 UEBA!!! morri de inveja da dama de companhia da Princesa Therese of Bavaria... carregar tripé pra ela seria uma honra, assim como carregar equipamento pra vocês.
Maravilhoso!!!!! Nao sei porque o BR Nao ten apreco por sua historia. Me corta o coracao Quando vejo o povo demolindo belissimas edificacoes para construirem predios.
Celia Al-Sukini
Pois é uma pena os governantes brasileiros não providenciaram para que nas escolas seja ensinada a verdadeira história do Brasil. A história do Brasil está intimamente ligada à de Portugal, não tem como esconder.
Em Portugal, onde os monumentos históricos são aos montes, é expressamente proibido demolir seja o que for, nem sequer uma simples pedra. Até nas casas das muitas cidades medievais portuguesas ninguém pode mexer na sua traça original exterior. Claro por dentro têm todo o conforto.
Mais uma vez obrigada Senhor Paulo Rezzutti.
Como se diz aqui em Portugal até parece que estou a dar "gracha", mas não é.
Como se diz aí no Brasil, "valeu" Senhor Paulo Rezzutti. 🙂
Não sou estou aprendendo muito sobre a história do Brasil, mas estou estudando a história do Ceará também!
Vc é uma inspiração!
É uma alegria sempre conta com vc
Portugal... milhares de histórias.
Maravilha...
Bem vindo de volta...
👏👏👏👏👏👏
Bem-vindo Paulo
Te perguntei muito no insta e vc geralmente sempre respondia... Mas era puro entusiasmo de um amante da história... Muito legal o seu trabalho!
Obrigado por nos mostrar a igreja, queria muito vê-la.
Estou amando acompanhar a dupla dinâmica Cláudia e Paulo. Adorei ver o túmulo de Florbela Espanca e ouvir a Cláudia declamando um de seus poemas.
Obrigada!
Saudades demais também! Rsrs
Espetacular...
E quanto conhecimento adquirido.
👏🏻👏🏻👏🏻 Paulo e Cláudia, vocês são inspiradores.
Bom ter vc de volta...
Saudade!!!! Que bom que você trouxe muitas novidades!!!!!😍🥰
Também estava com saudades, beijos direto de Osasco, sp.🤗🤗😘♥️
Ooiiiiii professor. Saudades... Que bom que o Sr está de volta. É lindo lá!!!!
Será que sou descendente de Flor Bela Lobo? Meus antepassados são portugueses minha tia se chamava Florisbela Lobo. Tenho parentes em Portugal com sobrenome igual ao meu. Estará, sei que muito improvável mas é o que meus avós e pais falavam. Abraço.
Que bom q voltou, sentimos sua falta !
Tão bom ver os brasileiros a descobrir Portugal, nunca percebi o porquê do ódio vísceral que alguns dos seus concidadãos destilam por Portugal e pelos portugueses. Enfim, cada um fáz como quer.
Seja bem vindo ao nosso país.
Nós também!!! Benvindo de volta!!!
Eu também
Que bom que está de volta! Adoro os vídeos e a história do Brasil e Portugal bem contadas. Parabéns pelo trabalho!
Gostei muito do vídeo.
D Nuno ALVARES Pereira - Alvares significa filho ou descendente de ALVARO (guerreiro nobre ou forte)
D. Nuno AlvaRes Pereira. Não é Alves. Bom vídeo. Boa resenha histórica. Parabéns
E nem Nunes, tropiquei o começo do vídeo todo rsrs
@@PauloRezzuttiEscritor Tenho pelo menos dois ascendentes diretos que lutaram sob o comando de Nuno em Aljubarrota.
Foi o irmão D Duarte rei de Portugal que lhe deu o titulo de duque de Bragança.
Cláudia Witte e Florbela Espanca .....muito obrigado barão !!!! PII soprou agora, aqui no meu ouvido, que ele, lá no céu dos sábios, te fez Marquês de Rezzzutti pelo belo e fluído livro que vc a ele dedicou.
Olá!!! Saudades das tuas mensagens! Agradeça ao Pedrinho por mim!
Obrigada! Eu, muito ignorante, só vim a conhecer a obra de Florbela Espanca em Vila Viçosa, há relativamente pouco tempo, mas me apaixonei para sempre!
O cantor Fagner celebrou no passado e em em bela música, dois poemas de Florbela. Pensei que a letra era dele , mas era dela, ele só musicou. Considero Florbela uma profetiza mais que poetisa. E vc se consubstancie e faça História porque mesmo discreta e tímida já tem incontáveis fãs ! Já tem um padrinho de magnitude, falta só arquitetar o futuro Abraço ae !
@@shayvajasjeet6804 ouvi a música, ficou linda, não conhecia! Vou transformar o verbo "consubstanciar-se" em lema! Obrigada pelas palavras simpáticas e motivadoras!
Vc tem valor inequívoco. Nestes dias tão desgostosos que vivemos, mutos procuram nos porões do passado um refúgio mais agradável. Pelo menos o passado já passou, já é algum alento existencial. Seu vídeo que iluminou a Amélia foi um marco aqui na fazendinha virtual do Marquês de Rezzutti. Agradou a todos. Há pessoas querendo mais de vc. Tomara q vc divida conosco sua percepção histórica tão apurada.
Amei!
Muito bom
Paulo ficou maravilhoso esse vídeo. Podia ter alguma poesia nos vídeos que virão hein. Queria muito que alguém descobrisse as poesias que o Dom Pedro I escreveu. No seu livro há menção mas não tem nada preservado desse material né, lembro que vc já me respondeu sobre isso. Video excelente ❤️
Obrigado por esclarecer algumas coisas sobre os duques de Bragança no início do vídeo, eu havia ficado com algumas dúvidas. Mas, sobre o Paço Ducal, poderia explicar melhor sobre como foi encontrado o aparelho de mesa da imperatriz Leopoldina?
Rumo aos 💯 mil !
“Eu não só estou....”
A auto- correção mudou totalmente o sentido da minha frase!
Entendido!
Ei Paulo! Você já pensou em escrever livros de história infanto-juvenil? Fui procurar algum voltado para da a minha sobrinha de 8 anos e não encontrei, penso que seria uma ótima você investir nesse público também e excelente vídeo parabéns.
Penso sim!
#rezzuttiresponde Oi, Paulo, tudo bem? Quando Dom João VI morreu em 1826 e Dom Pedro I se tornou Pedro IV de Portugal, entre o período de sua ascensão e abdicação ao trono português Dom Pedro II não se tornou automaticamente Príncipe Real de Portugal? Durante os 2 meses de reinado, antes da abdicação do trono para D. Maria II, o herdeiro não seria o futuro D. Pedro II?
Saudades professor! Amamos você! Estive em Portugal no mesmo período que você mas não tive recursos financeiros para te ver. Estou de volta em Marrocos com meu diploma de super fã! #rezzuttiresponde.
Paulo acho simplesmente sensacional o seu trabalho e curto muito cada vídeo que você faz especialmente este ultimo sobre este castelo em Viçosa; gostaria de saber e se é possível você abordar como anda hoje em dia a questão da monarquia em Portugal, se existe algum movimento monarquista; porque penso eu que se um dia restaurar a monarquia em Portugal tal como aconteceu na Espanha seria um grande incentivo para que o mesmo possa vir acontecer aqui. Grande abraço.
Está definido na Constituição portuguesa que Portugal é uma "República" soberana... Por isso está implícita a impossibilidade de se transformar numa monarquia!
O caso espanhol é diferente porque não é um Estado que se sobrepõe a uma nação, como em Portugal, mas sim a várias nações (daí os movimentos independente como na Catalunha, nos bascos, nos galegos, e outros...). Como tal têm a figura mais ou menos "decorativa" do rei , que funciona como um elemento de união (psicológico). Quanto aos partidos monárquicos em Portugal são legais, existe o PPM (partido popular monárquico), sem expressão, e normalmente diluído no Centro Democrático Social.
#paulorezzutti
Olá Paulo! Tudo bem?
Paulo falando em Castelos qual a história não contada do Castelo de If na França? Existe mesmo alguma relação com o Conde de Monte Cristo? Ou é apenas romance?
👍👍
#RezzuttiResponde - Tem-se ideia de quanto tempo durava a construção desses castelos do séc. XIII?
Muito tempo!
A família Alvim tem alguma relação com os Aluvis
Nessa época as lutas com os mouros já tinham acabado há quase 200 anos!!
#REZZUTTIRESPONDE : Vc já sonhou com algum personagem dessa linda história que vc conta?
Menos do que eu gostaria
É impressionante a dimensão da muralha do castelo, fiquei imaginando as tentativas de invasão que ocorreram. Que bom que foi preservada. Pena que o castelo não mais existe, mas dá para imaginar como deveria ser.
#REZZUTTIRESPONDE A ponte elevadiça é original ou não?
O castelo existe!! é aonde está a ponte levadiça e sim!! é original.
O castelo está lá todo inteirinho. Quem disse que não está?
Sem querer explicar sobre história, até porque não é a minha área, segundo consta aqui em Portugal, Florbela Espanca, amava o irmão e sofreu muito por isso.
Que bafão! Como dizem cá.
@@zitarodrigues4789 Informe-se melhor.
🤗🥰
Rezzuti....quanto material você gravou em Portugal?E disso tudo,o que realmente vai virar vídeo no You Tube?
Nossa, mas vc é mais ansioso que eu!!!!!
@@PauloRezzuttiEscritor ansioso estou eu para ver mais vídeos seus, especialmente o de Queluz e os da Áustria.
Paulo , tenho assistido os seus vídeos, as suas aulas sobre os personagens de nossa História, tenho vibrado e curtido cada pedacinho do que tem mostrado e falado. Adquiri e acabei de ler o livro d Leopoldina, e é engraçado, sempre abominei o tratamento que d Pedro deu à primeira esposa, mas admirei o modo dele com os filhos.Você em sua obra ressalta essa qualidade dele .Obrigada pelo que tem me proporcionado e vou continuar a adquirir outras obras suas. Tenho gostado da Cláudia, mas da Priole não gostei de certas colocações que fez .Achei-a um tanto tendenciosa.
O Dom Afonso primeiro Duque de Bragança não era filho bastardo mas sim filho natural, pois Dom João I não era casado quando o filho nasceu Bastardos eram os filhos de pessoas casadas com outras pessoas que não o cônjuge e que cometiam adultério Ainda bem que tudo é diferente nos dias de hoje Filho é FILHO!
Dom Nuno ÀLVARES Pereira e não Alves OK? ALVARES =filho de àlvaro
Essa história de portugal está cheia de mentiras que vem já de 1280 nascimento bispo católico d. Gonçalo Gonçalves Pereira bipo de Braga (cidade) liderada pelo bispo de tui(galiza).d.g.g.pereira teve uma amante, dona tereza peres vilarinho, e um filho de ambos d. Alvaro gonçalves pereira nascido em 1300 em salamanca (galiza) univeridade onde seu pai estudou, morre em 1375. Este galdério teve trinta e tal filhos com diferentes amantes, foi nomeado pelo pai, padre e reitor, e foi reitor da freguesia de cambezes até 1362 data em que foi transferido por via de ter feito um filho a uma jovem de 20 anos de nome Iria gonçalves do carvalhal. (carvalhal era a zona agora chamada Supegal , quinta e arredores desde pereira a palmeira, zona de carvalhos,castanheirs,sobreiros e lavradío agrícola, oferecido pelo primeiro rei de portugal a d. Gonsalo rodriguez pelos serviços de conquistas aos mouros e chamou lhe d. Gonçalo rodrigues de pereira e palmeira ,palmeira fica perto do supegal castelo e casa nobre onde viveu toda esta família interligada por laços familiares, o castelo já não existe tem história trágica, ).Então em1362 o bispo de tui galiza hoje espanha) para evitar muito escaândalo ttansfere o reitor para a montanha em riba de mouro ,não sei ainda até quando, o historiador fernão lopes tratou de abafar tudo, e consruir uma história mentirosa a pedido de d.joão e d.fernando. Verdade é que a grávida já tinha sido levada para longe, e longe nesse tem já era na cifade do porto, foi aí que nasceu numa aldeia do bomjardim, na área da atual rua do bomjardim na cidade do porto, em 1362. Daí perdi o rasto do paradeiro da agora mãe de nuno alvares pereira e agora se auto intitúla iria gonçalves pereira , pq já era pereira e até palmeira ou castro, todas estas figuras saão da mesma família (um típo de incesto nobre) . nuno alvares pereira foi feito cavaleiro de guerra, entrou em várias batalhas que venceu, a avó matera d. Aldonça rodrigues do carvalhal morreu no supegal, a avó paterna prdi o rasto, o avô paterno morre em 1349 está sepultadono mais ríco túmulo de portugal na sé da cidadede braga, d.nuno alvares pereira teve uma fiha, d. Beataviz 1382-1439 esta senhora casou com um (filho) de d.joão l feito a meias com o mestre de aviz , numa mulher amante de ambos, dois amiguinhos entendiam se a pegar de empurrão, essa mulher encomendadeira de santos, chamava se Inês pires, Pois, como havia já um programa para fezer de d.nuno alvared santo d.beatriz. forjou tudo para que a dinastia fosse tambem braganças já porque tinham nomeado o marido o yal bastardo conde de bragança. E dinastia de bragança????? Passou a apagar toda a verdade e vergonha que foi a descendência ser gerada numa grande familía com os mesmos laços e avô e pai de nuno alvares pereira bispo e reitor. Inventando histórinhas de nomes , locais, santidados mosyeiros etc que nunca existiram.e forjaram documentos para santificar um guerreiro lutador. Só se for por ser filho e neto de clérigos, nessa época avreditava se que ter um filho padre ajudava a subir ao séu...isso no povo rude.... Para mim que investiguei a fundo e com provas vivas, a descendência da corôa de portugal e brazil não é nem tem nada de bragança mas de supegal, foltaleza de monção.é daí que nascem desde d.afonso henrriques pr rimeiro rei de portugal filho de d.teresa de castela e de seu amente o conde fernão peres de trava.
nada à ver, Térésa de léon (nada tem à ver com à castela)
Et nao tevr filho, com o amante peres..
Mas com o Henri de Bourgogne (borgoha em português) que era francês !
Pai de Afonse Henriques 1rei de portugal.
"Henriques" quer dizer filho do Henri!!
e à casa de bragança es portuguesa "porque eles sao do portugal e à constituçao... Etc