Baixe o Sofascore 100% de graça - bit.ly/3hirP21 Vamos anaisar tudo o que Romário representou para a seleção brasileira de 1994. Uma Copa do Mundo absurda do Baixinho.
Eu sou suspeito pra falar do baixinho. Romário com essa atuação primorosa em 94 me fez amar o futebol aos 9 anos. Foi amor à primeira vista. Aquela Copa PRA MIM foi emblemática demais. E Romário SEMPRE terá um lugar especial pra mim.
Perfeita sua análise formiga. Vi um tempo atrás a decisão do campeonato carioca entre Vasco e Flamengo de 87 aqui no UA-cam e o baixinho fazia muito essa função aí vindo pegar a bola atrás e criando as jogadas. Depois de campeão do mundo e com mais idade acho que Romário deixou os outros correr mais pra ele essa é minha impressão
Romário tinha 28 anos nessa época tava no auge Neymar tem 30 e pode muito bem fazer essa função que ele fez em 94 aliás já tá fazendo vindo buscar o jogo e chegando pra finalizar boa sorte Ney que venha o hexa.
Não sou fã do neymar como pessoa mas jogador é um crack mas na copa ele que jogar para o time e nada de ficar prendendo a bola sem objetividade ou ficar simulando faltas.
Não existe FOGO sem OXIGÊNIO. Formiga o Romário foi soberano em 1994, mas o Bebeto também foi fundamental. Se possível faça um vídeo da Copa dele também.
Romário jogava com a 11, mas fazia as funções de 10 e de 9 ao mesmo tempo criava e fazia gols e na história da dupla com Bebeto ele deu mais assistência ao Bebeto do que o Bebeto pra ele. Diferente de 2002 por exemplo o ronaldo tinha 2 camisas 10 criando pra ele e o Brasil vinha de duas finais, no contexto totalmente diferente 24 anos sem ganhar e nem chegar em final Romário chamou a responsa e junto com Bebeto e um grupo aguerrido fez o Brasil além voltar ao topo e ter egemonia foi o único jogador pedido pela massa nas 3 copas 94, 98 e 2002 se não fosse boicotado pela CBF teria 2 ou 3 copas e seria o maior artilheiro resumindo melhor jogador que eu vi jogar! Só para fechar Messi precisou jogar 5 copas pra ganhar 1 o Romário jogou uma e ganhou.
@@brunofalcao09 foi convocado machucado praticamente não jogou falo jogar de fato disputar, entrou em apenas 1 jogo no segundo tempo e interessante com ele e Bebeto em 89 foi sacode na Argentina caneta em Maradona assistência para o golaço do Bebeto fez gol deu distribuiu chapéus foi um baile fora os ameaços... Aí em 90 sem eles perdeu.
Melhor Copa do Mundo que assisti na vida. A primeira que acompanhei pra valer e assisti todos os jogos. Grandes equipes como Romênia de Hagi, Dumitrescu, Popescu, Raduciouiu. Suécia de Larson, Brolin, Kennet Anderson, e do goleiro Ravelli doidão. Bulgaria de Stoichcov. Doping do Maradona. O carismático ruivo Lalas, da seleção norte americana, o jogador roqueiro. Colombia de Valderrama, Rincon. Grande e inesquecível Copa de 1994. E ah, não poderia esquecer do Romário, ah o Romário, inesquecível e eterno Romário, meu primeiro grande ídolo no futebol.
Pra mim 94 foi muito emblemático pois foi a primeira vez que vi o Brasil campeão. Foi uma atmosfera bem legal e me traz nostalgia. Lembro vagamente da copa de 86 e de 90.
Formiga, precisa lembrar tb a importância dos gols do Romário: 1º jogo contra Rússia (fez o 1º gol do 2x0), 2º jogo contra Camarões (fez o 1º gol do 3x0), 3º jogo contra Suécia (fez o gol do empate 1x1), 4º jogo contra os EUA (deu assistência no 1x0), 5º jogo contra a Holanda (fez o 1º gol do 3x2), 6º jogo contra Suécia (fez o gol do 1x0)... Romário foi praticamente perfeito na Copa do Mundo de 1994. Só não fez gol no tempo regulamentar da final.
Romario foi o melhor!!! Uma pena que era preguiçoso, pq se tivesse vontade de ter um Legado na europa teria muito mais reconhecimento mundialmente, mais pra mim que vi durante anos foi o melhor centroavante da história
Porque você comprou a ideia da mídia de que ele era rei da pequena área, ele começou a ficar mais parado depois que começou chegar a idade antes disso era rei do campo todo, é só ver aqui no UA-cam os gols na época da Europa, mais da metade partindo de trás.
@@tbppuglia sim ele escolheu, o que eu quis falar é que ele não tinha aquela mentalidade de deixar um legado incontestável na Europa, qual jogador escolhe sair do barcelona pra jogar no brasil sendo o melhor do time e do mundo? Mais pra mim foi o melhor que já vi
@@fabiobittencourtgre O Brasil fazia 24 anos que não ganhava uma Copa, o Romário tinha 28 anos, ou seja, a última vez que o brasil ganhou o Romário tinha 4 anos, nem lembrava, não sabia o que era isso. Então, Romário que nunca viu o brasil ser campeão, na cabeça dele isso era o grande acontecimento na carreira dele. O Brasil havia sido tri campeão com Pelé, e agora 24 anos depois era campeão com Romário. Não era só a Copa do Mundo, em 89 o Brasil fazia 40 anos que não ganhava Copa América. Todos os títulos do brasil até então haviam sido com Pelé. O peso disso na época era muito grande, claro, hoje em dia depois de muitos títulos parece besteira, mas na época isso era surreal. Então, ele queria curtir esse momento com os brasileiros. Contexto totalmente diferente dos dias de hoje, que se o Brasil ganhar a Copa, vai ser apenas mais um título. Não terá o mesmo impacto de 94.
A copa de 94 foi a mais emocionante,aquela seleção com Romário,Bebeto,Jogando muito o dunga destruindo no meio,ganhando muitos jogos na raça...mas o que Romário jogou foi foda,que o neymar se inspire no baixinho e arrebente na copa...
@Tião karadkú Pelé foi decisivo não pô, só 4 gols e 6 assistências sendo na final 1 gol e 2 assistências. NINGUÉM foi mais decisivo em final de Copa que Pelé, ninguém.
Bruno uma sugestão…faz um vídeo com a sua análise sobre os bons times da Holanda , que deram azar de cruzar com o Brazil em duas copas, fora a geração de 74, a famosa laranja Mecânica…..abraço
Q saudades de ver o baixinho jogando... Época mto boa. Essa copa pra mim foi a melhor devido a quantidade de ícones do futebol reunidos em um evento. Suécia tinha brolin, Bulgária tinha Stoichkov. Romênia tinha Hagi. Argentina tinha Maradona. Itália tinha o R. Baggio q era o melhor do mundo na época. Alemanha tinha o time campeão do mundo atual com Klinsmann e mathaus. Holanda com aquele time bizarro de craques... O álbum de figurinhas de 94 era muito divertido colecionar. Vc abria um pacotinho e não se arrependia de tirar um jogador ruim... Q saudades.
@@srbrunoav ele era demais, mas curiosamente nessa Copa, ele perdeu muitos gols. Porém, os gols que o Romário perdia na Copa, não era do nível do "inacreditável futebol clube". Quase todos os gols que ele perdeu foi fazendo uma grande jogada, como esse que mostrou no video do Formiga, onde ele faz um drible bonito passando entre dois jogadores, dribla o goleiro e chuta dentro do gol mas o zagueiro conseguiu tirar na linha.
Que quadro bacana, Formiga! Gostaria, se possível, que falasse da Polônia de Lato e Boniek, terceira colocada nos mundiais de 74 e 82, quinta colocação em 78, além do ouro olímpico em 72 e da prata em 76.
Romário jogava com a 11, mas fazia as funções de 10 e de 9 ao mesmo tempo criava e fazia gols e na história da dupla com Bebeto ele deu mais assistência ao Bebeto do que o Bebeto pra ele. Diferente de 2002 por exemplo o ronaldo tinha 2 camisas 10 criando pra ele e o Brasil vinha de duas finais, no contexto totalmente diferente 24 anos sem ganhar e nem chegar em final Romário chamou a responsa e junto com Bebeto e um grupo aguerrido fez o Brasil além voltar ao topo e ter egemonia foi o único jogador pedido pela massa nas 3 copas 94, 98 e 2002 se não fosse boicotado pela CBF teria 2 ou 3 copas e seria o maior artilheiro resumindo melhor jogador que eu vi jogar! Só para fechar Messi precisou jogar 5 copas pra ganhar 1 o Romário jogou uma e ganhou.
E Tanto que Deus nao da asas a cobra... Que o maior genio dentro da area de todos os tempos.. Perdeu um gol no segundo tempo da final da Copa do Mundo.. Debaixo da trave sem goleiro.. Iai vcs imagina,,, Ja pensou se o Romario faz aquele gol e o Brasil é campeao com o gol dele??!!
Fala Formiga, sempre ótimos vídeos. Comenta sobre grandes sistemas de defesa. Ou atuações defensivas memoráveis (tipo Gamarra em 1998). É muito raro ver análises sobre isso. Valeu, abraço!
Formiga, no olhando no aplicativo o Dunga é quem tem as melhores notas na copa de 94. E ele sempre foi muito cornetado. Seria interessante fazer um vídeo dele.
Ótima análise! Assiste essa copa toda, e não sei pq cargas d'água, tive a impressão dele ter sido mas plantado na área que parecia. Talvez pela construção da imagem do Romário junto com memória afetiva. Parabéns por suas análises!
a equipe de 94 teve um padrão tático perfeito, impossível de ganhar daquela equipe brasileira, bem estruturada, tinha controle do meio de campo, e uma defesa que não dava oportunidades para os adversários, e na frente a genialidade do Romário e o Bebeto de coadjuvante. O Romário era o dono da equipe.
Não consigo de forma nenhuma colocar o Romário abaixo do Ronaldo fenômeno. Justa a comparação pela posição apesar de jogarem de forma diferente. Romário era mortal com a bola nos pés.
Qualquer seleção de todos os tempo não ter Romário não está certa. O cara ė considerado o gênio da pequena área ,exímio finalizador e mesmo assim arrebentou como armador . Qual outro centroavante faz isso?
tecnicamente o Romário tem uma assistência, mas no primeiro jogo ele faz um e sofre o penalti (tem gente que conta como assistência), no segundo jogo ele faz toda jogada que sobra pro Bebeto fazer um dos gols, e também faz um, no terceiro jogo ele faz o gol, no quarto, ele dá a assistência pro Bebeto. No quinto ele faz um gol. No sexto ele faz o gol. Na final ele bate um dos penaltis o Brasil fez 11 gols e o Romário participou diretamente de 8 acho que a única atuação mais decisiva do que essa (e por poucos %) é a do maradona em 86
Zinho e Mazinho e Mauro Silva não deram nenhuma assistência e nem fizeram gols, o Dunga deu uma assistência só pra comprovar o tanto que o Romário armava nesse time agora, o que o Jorginho jogou essa copa não foi brincadeira também
Cara Romário!!! O melhor que eu vi jogar, depois Ronaldo fenômeno...tenho 37 anos e não vi ninguém jogar o que esse cara jogou, depois Ronaldo fenômeno se não tivesse se machucado tanto seria melhor que Messi...
Tem um vídeo mostrando o Dunga na final de 94, meu oq foi aquilo como era criança não tinha a noção,dava lançamento,passe ,roubava bola. Sugestão de vídeo: Zidane 2006
A de 82 Bruno, prá mim a teimosia do Telê foi fundamental para a derrota contra a Itália:era só tirar o Cerezo, que não estava jogando nada! E por o Batista que estava voando, acho que ia consertar o meio que estava uma peneira. O que tú acha? Faça uma análise mais minuciosa desse jogo que pra mim é o mais dolorido de todos os tempos.
Fiz um comparativo dos goleiros destaques que jogaram a copa do mundo, peguei 1 edição(melhor de cada goleiro) entre as quais participaram, vou listar meu top. 1- Buffon: Média de Sofascore nota 7,69: 25 defesas totais sendo que 17 foram finalizadas dentro da área. 2- Manuel Nuer: Média sofascore 7,57: 24 defesas totais, sendo que 13 foram finalizadas dentro da área. 3- Michel Preud'homme: Média sofascore 7,75: 22 defesas totais, sendo que 13 foram finalizadas dentro da área. 4- Courtois Média Sofascore 7,30: 27 defesas totais, sendo que foram 11 foram finalizadas dentro da área. 5- Oliver Khan: Média Sofascore 7,31: 20 defesas totais 20, sendo que 13 foram finalizadas dentro da área, (falha abaixou o seu ranking). 6- Marcos: Média sofascore 7,29: 19 defesas totais, sendo que 10 foram finalizadas dentro da área. 7- Dida: Média nota sofascore 7,38: 18 defesas totais, sendo que 9 foram finalizadas dentro da área. 8- Schmeichel: Média nota sofadcore 7,06: 19 defesas totais, sendo que 8 foram finalizadas dentro da área. 9- Goycochea: Média nota sofascore 7,38: 16 defesas totais, sendo que 8 foram finalizadas dentro da área. 10- Casillas: Média nota sofascore 7,37: 15 defesas totais, sendo que 5 foram dentro da área. 11- Taffarel: Média nota sofascore 7,11: 11 defesas totais, sendo que 5 foram dentro da área. 12- Barthez: Média nota sofascore 7,26: 12 defesas totais, sendo que 7 foram dentro da área. 13- Hugo Lloris: Média nota sofascore 6,73: 13 defesas totais, sendo que 9 foram dentro da área. 14- Julio Cesar: Média nota sofacore 6,84: 10 defesas totais, sendo que 4 foram dentro da área.
O que falta/faltou pra Holanda ganhar a Copa, se é um jogador que não treme em final, carregue na decisão, um coletivo forte... talvez seja a seleção sem Copa que mais craques e esquadrões históricos teve.
Bruno Formiga, acho que isso explica também os placares magros, mesmo Brasil tendo uma alta posse de bola na maioria dos jogos. Se Romário jogou a maior parte do tempo fora da área, ajudando a criar, a construir as jogadas, como um ponta de lança, teoricamente alguém com cacoete teria que estar na área no lugar dele (revesando), e pelo mapa de calor do Bebeto ele pouco entrou na área, ou seja, o Brasil jogou sem uma referência lá na frente. Nessa ausência de uma presença dentro da área, o Zinho e principalmente o Mazinho, se infiltravam na área com frequência como elemento surpresa, fazendo o box-to-box. Essa jogada de o Romário sair da área e o Mazinho entrar ocorreu várias vezes e não deu certo nenhuma vez. A grande verdade é que o Parreira era muito ruim. Nós ganhamos apesar do Parreira. A sorte é que a geração era muito boa (Romário, Bebeto, Jorginho, Leonardo, Dunga, Tafarel, etc), mas o Parreira quase estragou o time. Sabe aquela pessoa bonita mas que parece se esforçar para ficar feio?? Assim era o Parreira com a seleção de 94, tinha um baita elenco, mas fazia de tudo para o time jogar burocrático. Querendo imitar os técnicos Alemães da época.
Maior erro do Romário foi ter saído tão cedo da Europa. Se tivesse voltado pro Brasil depois da Copa 98, com o penta antecipado, teria sido ainda maior que foi.
Romário muito superior ao Ronaldo. O Gordo era abastecido por Ronaldinho e Rivaldo, ambos no auge, ambos vencedores do Ballon D'Or. Romário, coitado, só via o Zinho girando sobre a bola, que nem uma enceradeira.
Essas notas estão zoadas demais. Se você for na sessão da Copa de 94, no top players ( que se baseia na média dessas notas) Romário, Baggio e Stoichkov não aparecem nem entre o Top 20. Como assim?? Na da Copa de 2002 em primeiro lugar está Joseph Yobo da Nigéria. heheh Ronaldo em 4º e Rivaldo em 18º.
Nessa seleção quem armava o time era o dunga .... Mauro Silva, Mazinho e o zinho não atacava e o Branco que não apoiava.... quem o ajudava muito era o Bebeto que se movimentava o jogo td ....
Ela funcionou, mas um ano antes. Em 2005 o time estava jogando o fino. Porém, o salto alto atrapalhou eles. Achavam que a copa já estava no papo e não se prepararam direito. Muitos chegaram fora de forma. O Parreira não teve coragem de barrar quem estava mal.
Romário indiscutível o craque desse time, mas o que jogava o tal do Bebeto tbm é sacanagem bicho! Hj seria titular nessa seleção nossa brincando. Um dos verdadeiros pouca mídia e muitíssimo futebol!
Pq vc nao faz um especial sobre os vices campeões em copas q o brasil foi o campeão?!! Ninguém sabe nada daquela Suécia de 58, da tchecolosvaquia de 62, da Itália de 70, da italia de 94 e da Alemanha de 2002. Qual delas era a mais forte?
@@alexandrerocha7897 queria saber o que levou duas seleções sem tradição a finais de mundiais, no caso da tchecolosvaquia e Suécia. Nunca vi um documentário focado nos vice q foram derrotados pelo Brasil. É uma pena. Sinto até q há uma burrice no jornalismo esportivo brasileiro de nao se aprofundar nesse tema, em mais de 60 anos da primeira conquista.
Sofascore é tão bom e 100% de graça que me pergunto como os produtores conseguem sobreviver. Não lucram com anúncio, nem nada pago e ainda patrocinam canais. Doidera
Romário gênio melhor do mundo
Eu sou suspeito pra falar do baixinho. Romário com essa atuação primorosa em 94 me fez amar o futebol aos 9 anos. Foi amor à primeira vista. Aquela Copa PRA MIM foi emblemática demais. E Romário SEMPRE terá um lugar especial pra mim.
Perfeita sua análise formiga. Vi um tempo atrás a decisão do campeonato carioca entre Vasco e Flamengo de 87 aqui no UA-cam e o baixinho fazia muito essa função aí vindo pegar a bola atrás e criando as jogadas. Depois de campeão do mundo e com mais idade acho que Romário deixou os outros correr mais pra ele essa é minha impressão
O Romário brilhou numa seleção totalmente defensiva, ele foi meia, atacante pelas pontas e centro avante nessa copa....
Romário tinha 28 anos nessa época tava no auge Neymar tem 30 e pode muito bem fazer essa função que ele fez em 94 aliás já tá fazendo vindo buscar o jogo e chegando pra finalizar boa sorte Ney que venha o hexa.
Não sou fã do neymar como pessoa mas jogador é um crack mas na copa ele que jogar para o time e nada de ficar prendendo a bola sem objetividade ou ficar simulando faltas.
ESQUECE NEYMAR. NO MAXIMO QUE ELE VAI FAZER É UMA DANCINHA DE TIK TOK E COLOCAR LINGUINHA PRA FORA.
Supera Neymar piveti
A diferença é que o Romário estava muito melhor que o Neymar. Ele já tinha sido o segundo melhor em 93 e estava ainda melhor em 94.
@@aroldomarcospereiraprimo6156 E você conhece o Neymar como pessoa?
O baixinho era monstruoso
Não existe FOGO sem OXIGÊNIO. Formiga o Romário foi soberano em 1994, mas o Bebeto também foi fundamental. Se possível faça um vídeo da Copa dele também.
Mazinho que em 1994 foi importante também para a consistência do meio de campo, Dunga sendo o regente, Mauro Silva.
@@paulomelo5011 Sim, totalmente
Romário jogava com a 11, mas fazia as funções de 10 e de 9 ao mesmo tempo criava e fazia gols e na história da dupla com Bebeto ele deu mais assistência ao Bebeto do que o Bebeto pra ele. Diferente de 2002 por exemplo o ronaldo tinha 2 camisas 10 criando pra ele e o Brasil vinha de duas finais, no contexto totalmente diferente 24 anos sem ganhar e nem chegar em final Romário chamou a responsa e junto com Bebeto e um grupo aguerrido fez o Brasil além voltar ao topo e ter egemonia foi o único jogador pedido pela massa nas 3 copas 94, 98 e 2002 se não fosse boicotado pela CBF teria 2 ou 3 copas e seria o maior artilheiro resumindo melhor jogador que eu vi jogar! Só para fechar Messi precisou jogar 5 copas pra ganhar 1 o Romário jogou uma e ganhou.
@@adsondeoliveirateixeira1995 o romario jogou 2 copas ele estava em 90 também
@@brunofalcao09 foi convocado machucado praticamente não jogou falo jogar de fato disputar, entrou em apenas 1 jogo no segundo tempo e interessante com ele e Bebeto em 89 foi sacode na Argentina caneta em Maradona assistência para o golaço do Bebeto fez gol deu distribuiu chapéus foi um baile fora os ameaços... Aí em 90 sem eles perdeu.
O baixinho era excelente e sempre chamava o jogo pra ele👍👏👏👏🇧🇷⚽
Romário é o melhor centro avante que a seleção brasileira já teve. Sem achismo, os números mostram.
Romário foi melhor jogador do mundo
Melhor Copa do Mundo que assisti na vida. A primeira que acompanhei pra valer e assisti todos os jogos. Grandes equipes como Romênia de Hagi, Dumitrescu, Popescu, Raduciouiu. Suécia de Larson, Brolin, Kennet Anderson, e do goleiro Ravelli doidão. Bulgaria de Stoichcov. Doping do Maradona. O carismático ruivo Lalas, da seleção norte americana, o jogador roqueiro. Colombia de Valderrama, Rincon. Grande e inesquecível Copa de 1994. E ah, não poderia esquecer do Romário, ah o Romário, inesquecível e eterno Romário, meu primeiro grande ídolo no futebol.
Pra mim 94 foi muito emblemático pois foi a primeira vez que vi o Brasil campeão. Foi uma atmosfera bem legal e me traz nostalgia. Lembro vagamente da copa de 86 e de 90.
Grande baixinho Romário, o cara ! 😎⚽🇧🇷
Melhor atacante que vi jogar, Romário!!
Formiga, precisa lembrar tb a importância dos gols do Romário: 1º jogo contra Rússia (fez o 1º gol do 2x0), 2º jogo contra Camarões (fez o 1º gol do 3x0), 3º jogo contra Suécia (fez o gol do empate 1x1), 4º jogo contra os EUA (deu assistência no 1x0), 5º jogo contra a Holanda (fez o 1º gol do 3x2), 6º jogo contra Suécia (fez o gol do 1x0)... Romário foi praticamente perfeito na Copa do Mundo de 1994. Só não fez gol no tempo regulamentar da final.
Perdeu gol na final, mas compensou na cobrança do penal haha
fui ver os melhores momentos desse Brasil x Suécia.. rapaz, que golaço da Suécia pqp
Assistiu o jogo errado. O do video do formiga é o da semi final com vitória de 1 a 0 para o Brasil.
@@jasj2308 Ele fala do primeiro jogo, e realmente foi um golaço da Suécia.
Romario foi o melhor!!! Uma pena que era preguiçoso, pq se tivesse vontade de ter um
Legado na europa teria muito mais reconhecimento mundialmente, mais pra mim que vi durante anos foi o melhor centroavante da história
Porque você comprou a ideia da mídia de que ele era rei da pequena área, ele começou a ficar mais parado depois que começou chegar a idade antes disso era rei do campo todo, é só ver aqui no UA-cam os gols na época da Europa, mais da metade partindo de trás.
Falou bobagem. Romário ESCOLHEU DESPREZAR a Europa. Ele tinha MUITO ESPAÇO lá, e ESCOLHEU voltar pro Brasil. MONSTRO, MATADOR, GÊNIO!
@@tbppuglia sim, ele acabou com o jogo na final de champions que jogou. 4 pirocadas na Cara.
@@tbppuglia sim ele escolheu, o que eu quis falar é que ele não tinha aquela mentalidade de deixar um legado incontestável na Europa, qual jogador escolhe sair do barcelona pra jogar no brasil sendo o melhor do time e do mundo? Mais pra mim foi o melhor que já vi
@@fabiobittencourtgre O Brasil fazia 24 anos que não ganhava uma Copa, o Romário tinha 28 anos, ou seja, a última vez que o brasil ganhou o Romário tinha 4 anos, nem lembrava, não sabia o que era isso. Então, Romário que nunca viu o brasil ser campeão, na cabeça dele isso era o grande acontecimento na carreira dele. O Brasil havia sido tri campeão com Pelé, e agora 24 anos depois era campeão com Romário. Não era só a Copa do Mundo, em 89 o Brasil fazia 40 anos que não ganhava Copa América. Todos os títulos do brasil até então haviam sido com Pelé. O peso disso na época era muito grande, claro, hoje em dia depois de muitos títulos parece besteira, mas na época isso era surreal. Então, ele queria curtir esse momento com os brasileiros. Contexto totalmente diferente dos dias de hoje, que se o Brasil ganhar a Copa, vai ser apenas mais um título. Não terá o mesmo impacto de 94.
De 90 a 2000 o Romário era pra está em todos os campeonatos da seleção brasileira que disputasse.
Até 2002.
A copa de 94 foi a mais emocionante,aquela seleção com Romário,Bebeto,Jogando muito o dunga destruindo no meio,ganhando muitos jogos na raça...mas o que Romário jogou foi foda,que o neymar se inspire no baixinho e arrebente na copa...
Formiga, a questão que o Romario foi esse jogador por MUITAS temporadas, não só no barcelona, mas também no PSV.
Minha primeira copa, tinha 8 anos, ali virei fã do baixinho, até hj o mais brabo que ví!
Então posso deduzir que você nasceu em 1986, Certo?
@@alexandrerocha7897 sim
Polêmicas vazias :
Quem foi mais decisivo
ROMÁRIO 94, MARADONA 86, RONALDO 2002 , PELÉ 70 , Paolo Rossi 82 , Garrincha 62 ??
Maradonna en 86 sin dudas
Maradona fez a melhor copa da história
Messi em... ah não pera KKKKKKKKKK
Maradona cheirado, não pode entrar nessa conta
@Tião karadkú Pelé foi decisivo não pô, só 4 gols e 6 assistências sendo na final 1 gol e 2 assistências. NINGUÉM foi mais decisivo em final de Copa que Pelé, ninguém.
Bruno uma sugestão…faz um vídeo com a sua análise sobre os bons times da Holanda , que deram azar de cruzar com o Brazil em duas copas, fora a geração de 74, a famosa laranja Mecânica…..abraço
Q saudades de ver o baixinho jogando... Época mto boa. Essa copa pra mim foi a melhor devido a quantidade de ícones do futebol reunidos em um evento. Suécia tinha brolin, Bulgária tinha Stoichkov. Romênia tinha Hagi. Argentina tinha Maradona. Itália tinha o R. Baggio q era o melhor do mundo na época. Alemanha tinha o time campeão do mundo atual com Klinsmann e mathaus. Holanda com aquele time bizarro de craques... O álbum de figurinhas de 94 era muito divertido colecionar. Vc abria um pacotinho e não se arrependia de tirar um jogador ruim... Q saudades.
👏👏👏👏👏parabéns formiga ,analise foda!!! Só uma observação se ele tivesse feito os gols que perdeu teria feito 10 gols na copa
O Romario fez 5 gols nessa copa e poderia tranquilamente ter feito 10.
O que o Baixinho perdeu de gol feito nessa copa foi loucura.
Ue mas ele nao era matador?!?
@@srbrunoav ele era demais, mas curiosamente nessa Copa, ele perdeu muitos gols. Porém, os gols que o Romário perdia na Copa, não era do nível do "inacreditável futebol clube". Quase todos os gols que ele perdeu foi fazendo uma grande jogada, como esse que mostrou no video do Formiga, onde ele faz um drible bonito passando entre dois jogadores, dribla o goleiro e chuta dentro do gol mas o zagueiro conseguiu tirar na linha.
Que quadro bacana, Formiga! Gostaria, se possível, que falasse da Polônia de Lato e Boniek, terceira colocada nos mundiais de 74 e 82, quinta colocação em 78, além do ouro olímpico em 72 e da prata em 76.
Romário jogava com a 11, mas fazia as funções de 10 e de 9 ao mesmo tempo criava e fazia gols e na história da dupla com Bebeto ele deu mais assistência ao Bebeto do que o Bebeto pra ele. Diferente de 2002 por exemplo o ronaldo tinha 2 camisas 10 criando pra ele e o Brasil vinha de duas finais, no contexto totalmente diferente 24 anos sem ganhar e nem chegar em final Romário chamou a responsa e junto com Bebeto e um grupo aguerrido fez o Brasil além voltar ao topo e ter egemonia foi o único jogador pedido pela massa nas 3 copas 94, 98 e 2002 se não fosse boicotado pela CBF teria 2 ou 3 copas e seria o maior artilheiro resumindo melhor jogador que eu vi jogar! Só para fechar Messi precisou jogar 5 copas pra ganhar 1 o Romário jogou uma e ganhou.
A maior atuação de um jogador em uma Copa do Mundo. Romário incrível! Eterno!
Tinha jogadas que era que o Bebeto e o Romário contra seis, sete defensores... às vezes só o Jorginho quem atacava....
Sou muito fã do seu trabalho Brunão , slk um dos melhores comentaristas brasileiros com certeza!!!
Gostaria, pessoalmente, ver a costa rica de 2014. Achava ótimo aquele time, surpreendente para uma seleção daquele tamanho.
Keylor Navas para mim foi o melhor Porteiro daquela copa. Até mais do que o Manuel Neuer
E Tanto que Deus nao da asas a cobra... Que o maior genio dentro da area de todos os tempos..
Perdeu um gol no segundo tempo da final da Copa do Mundo.. Debaixo da trave sem goleiro..
Iai vcs imagina,,,
Ja pensou se o Romario faz aquele gol e o Brasil é campeao com o gol dele??!!
é bom lembrar que se o Brasil não ganhar a copa deste ano, vamos chegar em 2026 com 24 anos sem títulos, o mesmo intervalo entre 70 e 94
Boa ídolo
Zizou em 1998 (um abraço little ant) ❤️
Fala Formiga, sempre ótimos vídeos. Comenta sobre grandes sistemas de defesa. Ou atuações defensivas memoráveis (tipo Gamarra em 1998). É muito raro ver análises sobre isso. Valeu, abraço!
ótimo título pra série, muito massa "Os Eternos"
Formiga, no olhando no aplicativo o Dunga é quem tem as melhores notas na copa de 94. E ele sempre foi muito cornetado. Seria interessante fazer um vídeo dele.
Sugiro uma análise detalhada da seleção de El Salvador na copa de 1982. Abraço.
up
Piada arquivada por falta de graça
Ótima análise! Assiste essa copa toda, e não sei pq cargas d'água, tive a impressão dele ter sido mas plantado na área que parecia. Talvez pela construção da imagem do Romário junto com memória afetiva. Parabéns por suas análises!
Zico em 82 foi absurdo
a equipe de 94 teve um padrão tático perfeito, impossível de ganhar daquela equipe brasileira, bem estruturada, tinha controle do meio de campo, e uma defesa que não dava oportunidades para os adversários, e na frente a genialidade do Romário e o Bebeto de coadjuvante. O Romário era o dono da equipe.
Não consigo de forma nenhuma colocar o Romário abaixo do Ronaldo fenômeno.
Justa a comparação pela posição apesar de jogarem de forma diferente.
Romário era mortal com a bola nos pés.
Conversa pra boi dormir, Dunga jogou demais, muito subestimado
Qualquer seleção de todos os tempo não ter Romário não está certa. O cara ė considerado o gênio da pequena área ,exímio finalizador e mesmo assim arrebentou como armador . Qual outro centroavante faz isso?
Romário campeão do mundo e senador da República.
Faz um do show do Brasil contra a Argentina na semifinal da copa do mundo no catar.....ih rapaz, descobriram q sou um viajante do tempo.
tecnicamente o Romário tem uma assistência, mas no primeiro jogo ele faz um e sofre o penalti (tem gente que conta como assistência), no segundo jogo ele faz toda jogada que sobra pro Bebeto fazer um dos gols, e também faz um, no terceiro jogo ele faz o gol, no quarto, ele dá a assistência pro Bebeto. No quinto ele faz um gol. No sexto ele faz o gol. Na final ele bate um dos penaltis
o Brasil fez 11 gols e o Romário participou diretamente de 8
acho que a única atuação mais decisiva do que essa (e por poucos %) é a do maradona em 86
Se Romário estivesse na Copa de 98, a história teria sido outra.
Faz um do MARADONA!
Aula, Formiga. Foda.
Romário foi fundamental e ponto em 94
Tem que falar sobre a copa do Paolo Rossi.
É doído pra gente do Brasil, mas precisa ser feito.
Zinho e Mazinho e Mauro Silva não deram nenhuma assistência e nem fizeram gols, o Dunga deu uma assistência
só pra comprovar o tanto que o Romário armava nesse time
agora, o que o Jorginho jogou essa copa não foi brincadeira também
Po muito bacana o conteúdo, Formiga. Tava precisando de um esquenta pra copa. Abraços!
Olhando os jogos na pandemia, nao foi só o Romário que jogou muito....
Excelente
Cara Romário!!! O melhor que eu vi jogar, depois Ronaldo fenômeno...tenho 37 anos e não vi ninguém jogar o que esse cara jogou, depois Ronaldo fenômeno se não tivesse se machucado tanto seria melhor que Messi...
"Se" não existe. Messi faz muito mais funções que o Fenômeno, dificilmente seria melhor
Tem um vídeo mostrando o Dunga na final de 94, meu oq foi aquilo como era criança não tinha a noção,dava lançamento,passe ,roubava bola.
Sugestão de vídeo: Zidane 2006
A de 82 Bruno, prá mim a teimosia do Telê foi fundamental para a derrota contra a Itália:era só tirar o Cerezo, que não estava jogando nada! E por o Batista que estava voando, acho que ia consertar o meio que estava uma peneira. O que tú acha? Faça uma análise mais minuciosa desse jogo que pra mim é o mais dolorido de todos os tempos.
Fiz um comparativo dos goleiros destaques que jogaram a copa do mundo, peguei 1 edição(melhor de cada goleiro) entre as quais participaram, vou listar meu top.
1- Buffon: Média de Sofascore nota 7,69: 25 defesas totais sendo que 17 foram finalizadas dentro da área.
2- Manuel Nuer: Média sofascore 7,57: 24 defesas totais, sendo que 13 foram finalizadas dentro da área.
3- Michel Preud'homme: Média sofascore 7,75: 22 defesas totais, sendo que 13 foram finalizadas dentro da área.
4- Courtois Média Sofascore 7,30: 27 defesas totais, sendo que foram 11 foram finalizadas dentro da área.
5- Oliver Khan: Média Sofascore 7,31: 20 defesas totais 20, sendo que 13 foram finalizadas dentro da área, (falha abaixou o seu ranking).
6- Marcos: Média sofascore 7,29: 19 defesas totais, sendo que 10 foram finalizadas dentro da área.
7- Dida: Média nota sofascore 7,38: 18 defesas totais, sendo que 9 foram finalizadas dentro da área.
8- Schmeichel: Média nota sofadcore 7,06: 19 defesas totais, sendo que 8 foram finalizadas dentro da área.
9- Goycochea: Média nota sofascore 7,38: 16 defesas totais, sendo que 8 foram finalizadas dentro da área.
10- Casillas: Média nota sofascore 7,37: 15 defesas totais, sendo que 5 foram dentro da área.
11- Taffarel: Média nota sofascore 7,11: 11 defesas totais, sendo que 5 foram dentro da área.
12- Barthez: Média nota sofascore 7,26: 12 defesas totais, sendo que 7 foram dentro da área.
13- Hugo Lloris: Média nota sofascore 6,73: 13 defesas totais, sendo que 9 foram dentro da área.
14- Julio Cesar: Média nota sofacore 6,84: 10 defesas totais, sendo que 4 foram dentro da área.
O que falta/faltou pra Holanda ganhar a Copa, se é um jogador que não treme em final, carregue na decisão, um coletivo forte... talvez seja a seleção sem Copa que mais craques e esquadrões históricos teve.
Parabéns pela análise Bruno.
Bruno Formiga, acho que isso explica também os placares magros, mesmo Brasil tendo uma alta posse de bola na maioria dos jogos. Se Romário jogou a maior parte do tempo fora da área, ajudando a criar, a construir as jogadas, como um ponta de lança, teoricamente alguém com cacoete teria que estar na área no lugar dele (revesando), e pelo mapa de calor do Bebeto ele pouco entrou na área, ou seja, o Brasil jogou sem uma referência lá na frente. Nessa ausência de uma presença dentro da área, o Zinho e principalmente o Mazinho, se infiltravam na área com frequência como elemento surpresa, fazendo o box-to-box. Essa jogada de o Romário sair da área e o Mazinho entrar ocorreu várias vezes e não deu certo nenhuma vez. A grande verdade é que o Parreira era muito ruim. Nós ganhamos apesar do Parreira. A sorte é que a geração era muito boa (Romário, Bebeto, Jorginho, Leonardo, Dunga, Tafarel, etc), mas o Parreira quase estragou o time. Sabe aquela pessoa bonita mas que parece se esforçar para ficar feio?? Assim era o Parreira com a seleção de 94, tinha um baita elenco, mas fazia de tudo para o time jogar burocrático. Querendo imitar os técnicos Alemães da época.
Maior erro do Romário foi ter saído tão cedo da Europa. Se tivesse voltado pro Brasil depois da Copa 98, com o penta antecipado, teria sido ainda maior que foi.
Romário e Bebeto
Uma coisa não exclui a outra
Romário muito superior ao Ronaldo. O Gordo era abastecido por Ronaldinho e Rivaldo, ambos no auge, ambos vencedores do Ballon D'Or. Romário, coitado, só via o Zinho girando sobre a bola, que nem uma enceradeira.
Zidane 2006 , Espanha 2010, robben/messi 2014, mbappe/França 2018
Garrincha - 62🏆
Pelé - 70🏆
Romário - 94🏆
Ronaldo - 2002🏆
Neymar - 2022🏆
Por favor, Deus💚💛
Baixola o terceiro melhor brasileiro da história!!!
concordo, atrás apenas de Pelé e Ronaldo
Copa no bolso? O jogo que mais interessa foi 0x0... kkkkkkk q decisão foi essa.
No sofascore, app que ele indica, Romário, em 94, tem notas menores do que Bebeto. Só foi o melhor jogador das partidas contra EUA e Suécia.
Essas notas estão zoadas demais. Se você for na sessão da Copa de 94, no top players ( que se baseia na média dessas notas) Romário, Baggio e Stoichkov não aparecem nem entre o Top 20. Como assim?? Na da Copa de 2002 em primeiro lugar está Joseph Yobo da Nigéria. heheh Ronaldo em 4º e Rivaldo em 18º.
@@jasj2308 Putz... kkkkkkkkkk Agora fiquei curioso com essas notas.
Faz um video sobre a copa do Garrincha
Nessa seleção quem armava o time era o dunga .... Mauro Silva, Mazinho e o zinho não atacava e o Branco que não apoiava.... quem o ajudava muito era o Bebeto que se movimentava o jogo td ....
Atuação do esquadrão de 70 🏆🏆🏆
Quero ver a análise da Tragédia do Sarriá em 82.
Valia um polêmicas vazias de qual melhor coadjuvante de copas. Bebeto 94 x Rivaldo 02
Cara, fiquei curioso pra ver mais da seleção de 2006 e entender os motivos de aquela seleção não ter funcionado na copa ein
Ela funcionou, mas um ano antes. Em 2005 o time estava jogando o fino. Porém, o salto alto atrapalhou eles. Achavam que a copa já estava no papo e não se prepararam direito. Muitos chegaram fora de forma. O Parreira não teve coragem de barrar quem estava mal.
Cruyff em 74
Não vai fazer nem um vídeo sobre endrick?
Romário indiscutível o craque desse time, mas o que jogava o tal do Bebeto tbm é sacanagem bicho! Hj seria titular nessa seleção nossa brincando. Um dos verdadeiros pouca mídia e muitíssimo futebol!
Pq vc nao faz um especial sobre os vices campeões em copas q o brasil foi o campeão?!!
Ninguém sabe nada daquela Suécia de 58, da tchecolosvaquia de 62, da Itália de 70, da italia de 94 e da Alemanha de 2002.
Qual delas era a mais forte?
Itália de 1970 e 1994. A disputa fica entre as duas
@@alexandrerocha7897 queria saber o que levou duas seleções sem tradição a finais de mundiais, no caso da tchecolosvaquia e Suécia.
Nunca vi um documentário focado nos vice q foram derrotados pelo Brasil. É uma pena.
Sinto até q há uma burrice no jornalismo esportivo brasileiro de nao se aprofundar nesse tema, em mais de 60 anos da primeira conquista.
Romário foi meia, atacante,tudo em 94 e .
Os melhores para o Formiha:
1.Lionel Messi
2. Cristiano Ronaldo
3. Lionel Ronaldo
4. Cristiano Rosmessi
5. Romário
Acho muito parecido as copas vencidas por Brasil94 e Argentina22, dito isso qual o melhor time tirando Messi e Romario?
Formigão faz um vídeo sobre aquela enigmática seleção Dinamarquesa de 1986
Porque ela deu errado ?
Rx da Holanda de 74
rumo ao hexa,fortaco pressa copa neymar,vini jr ,raphinha,rodrygo,richarlison tem muito craque
🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Sobre o campeão do brasileiro, nada ?
Esperava opiniao !
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Romário ganhou a copa sozinho. Goste quem gostar.
Zidane 98 ou 2006
Espanha 2010
Alemanha 2014
Brasil 82 e 86
Argentina 86.
Foi por um triz... lembrem de São Tafarel
Raio X da atuação do Messi em 2014
Só não comecem com a lenda de que ele ganhou sozinho. Se pode dizer que ganharam copa "sozinho" só Garrincha e Maradona
Sofascore é tão bom e 100% de graça que me pergunto como os produtores conseguem sobreviver. Não lucram com anúncio, nem nada pago e ainda patrocinam canais. Doidera
Muita pessoa baixa
Ronaldo era rei da grande e romário da
pequena.
DENNIS BERKAMP