@Claudio Ricardo O estado é burguês e capitalismo. O estado moderno nasceu, cresceu e solidificou, e sem ele deixaria de existir, graças ao capital. Fato histórico básico! Se for para falar qualquer coisa ligada a o tal " Anarcocapaliismo" nos poupe, por favor.
Comte explica. Eu acho importantíssimo ler Comte pra se ter uma ideia dessa transição de revolução pra situação. Tem gente diz hoje que ele era um intelectual medíocre, mas ele é a cara da ciência moderna e lê-lo ajuda a entender mais do pensamento liberal, inclusive o desenvolvimento do pensamento científico. Ele diz no seu Curso de Filosofia Positiva que o momento de revoluções já teria passado e que o negócio era por ordem (e progresso) na casa. Ora, se já tomaram o poder, agora é hora de lançar as base ideológicas pra mantê-los lá, e penso que ele deixa a intenção da classe bem explícita
Tem razão Fernando. Comte é fundamental para entendermos outra faceta da moeda. Como a ideia de progresso foi incorporada em uma concepção conservadora.
@@orientacaomarxista aliás, Comte serviu de base "freestyle" pro Júlio de Castilhos lançar sua doutrina que regeria o seu partido e o estado do Rio Grande do Sul durante quase 40 anos, base "freestyle" essa onde o Getúlio foi criado e que nos ajuda entender melhor a figura do "revolucionário"/ditador/populista
@@orientacaomarxista sobre David Ricardo. O jose paulo netto fala que n tem nada escrito para confirma. Mas ele fala que alguns socialistas viriam a ser ricardianos.
a internet carece de bons vídeos que se proponham a explicar o que de fato foi o holodomor, numa perspectiva verdadeiramente marxista e que não tente justificar os crimes provenientes do stalinismo. seria legal se você fizesse um vídeo com foco total nisso para torná-lo esclarecedor em sua totalidade, embora ja tenha abordado superficialmente o tema algumas vezes. agradeço pelo conteúdo que nos oferece há anos, sempre foi muito importante na minha formação que ainda está e que sempre estará em curso
Em todos os meus anos de estudo, sempre entendi como antagônicos o pensamento liberal e o conservador. E nunca entendi esse "cavalo de pau ideológico" e a nova formação do "liberal-conservador". Vídeo essencial, obrigado!
Os liberais querem diminuir a intervenção do Estado na economia. Ora, isso não é conservadorismo em relação às tentativas dos governos de esquerda que tentam corrigir as desigualdades da economia?
Os conservadores foram se tornando liberais ao longo da história, mas isso se tornou mais urgente pra eles com o neoliberalismo. Eu falo do campo econômico porque no campo social e político conservador e liberal ainda são antagônicos.
O senhor tem que gravar uma playlist direcionada para os reaças, camarada!!! Uma didática para os abduzidos. Não somente para os "convertidos". Grava vídeos questionando as estultices reacionárias e bombardeia as redes dos direitistas. Pode ser uma batalha interessante.
15:49 Eu li um livro ("The Calculus Wars"), há uns anos atrás, no qual o autor descrevia que o Leibniz fora muito menosprezado pelos seus contemporâneos devido à má interpretação desse termo "o melhor mundo possível". Sem falar que Isaac Newton o difamou demasiadamente por achar que Leibniz plagiara seus trabalhos em cálculo diferencial e análise matemática. O consenso dos historiadores é de que os dois provavelmente chegaram juntos às mesmas conclusões, sem um "roubar" o outro. Leibniz, ao meu ver, foi um intelectual incrível. Mais uma vez ótimo vídeo, Gustavo.
Deve ser essa concepção antiga (de que liberais eram rebeldes e revolucionários) e essa rivalidade que existia em relação aos conservadores que deu origem à ideia superficial, e bastante aceita entre a população dos EUA, de que você ou é republicano (conservador) ou democrata (liberal)
Sim, exato. Os próprios termos "esquerda" e "direita" são, em certo sentido, usados de maneira bem mais "tradicional" no contexto da política dos EUA que em qualquer outro lugar do mundo. Vale lembrar que esses termos nasceram na revolução francesa e expressavam justamente essa oposição entre liberais (revolucionários) e conservadores (reacionários).
Meddle é fácil, mas o "In the wake of Poseidon" do King Crimson mostra que o Gustavo está testando o conhecimento musical da audiência! E obrigado por mais um bom vídeo.
Se puder e quiser faça gentileza d fazer um vídeo sobre o PCO e a figura do Rui Costa Pimenta. Ficarei extremamente grato Forte abraço e parabéns pelo trabalho
Otimo video como sempre! Gustavo, uma sugestaozinha so pra melhorar um pouco a qualidade do video seria comprar um pop filter, pra filtrar um pouco esses "soquinhos" que o audio da quando voce fala mais perto do microfone.
Muito obrigado, Gustavo. Os "porquês" históricos, são os que mais colocam sentido na bizarrice, aparentemente sem sentido, q é o mundo de hj. Grande abraço
Seria interessante um vídeo sobre as revoluções de 1848. O que mais me choca é que, mesmo sendo um dos eventos mais importantes do século XIX, elas são raramente mencionadas nas escolas
Em relação ao que você falou do protestantismo, tem um vídeo antigo, da década de 1970 de um pastor adventista faz um elogio aos batistas justamente por eles terem sempre [sic] terem defendido o Estado laico, como foi dito aqui: "a total independência entre a esfera civil e religiosa".
Publiquei um corte no meu canal de uma apresentação do André Guimarães do NIEP-Marx sobre Escola Austríaca e Religião de Mercado. Assistam, vale muito a pena.
Gustavo, no mesmo sentido do vídeo do Monark, talvez seja interessante comentar o “caso Djokovic”, cujas justificativas para não se vacinar, não apresentar seus registros médicos etc., se baseiam no “ter direito a” fazer todas essas coisas, sem jamais explicar o porquê de as fazer. É um caso tanto ilustrativo quanto sintomático.
@Claudio Ricardo eu estudei em escola pública e nunca recebi kit gay. Tenho diversos parentes professores de escola pública, diretores etc e nenhum nunca comentou sobre kit gay, sequer mostrou um. Sua verborragia é bem típica de quem tem uma revolta dentro de si e procura culpa no Estado, nas feministas... Não queria te falar não, mas acho que vc... 😂
@Claudio Ricardo no momento que você, enquanto um animal naturalmente social, você oferta o seu corpo a um coletivo. Tudo que está a sua volta,o seu simples ato de falar e escraver m* na internet se deu a uma relação social que está predisposta a você. Se não consegue cumprir regras que favorecem tanto o coletivo quanto a você, já deveria ter se mudado pra uma ilha deserta incomunicável,mas até mesmo as habilidades que usaria pra sobreviver(se tiver alguma)você com certeza aprendeu de uma relação social. Se você não se vacina você automaticamente coloca a vida de outros indivíduos em risco e logo tais indivíduos podem tomar uma medida coletiva para protegerem sua própria segurança. Você vende parte de sua liberdade para ganhar outra, que é não ser morto, o que acontece com certos animais em estado de natureza quando um membro do grupo é fraco ou doente. Ele pode comprometer o grupo interio, mas ele não escolhe isso, mas o ser humano pode ter consciência dessa necessidade. O que você prefere?
Eu não sou especialista, mas de acordo com a doutrina social da igreja, o liberalismo é revolucionário até hoje. Ao menos, muitos youtubers e teólogos católicos enfatizam isso. Ótimo vídeo, Professor Gustavo!
O liberalismo tem significados diferentes, nos EUA você ser chamado de liberal é quase ser um comuna, porem nos meus tempos de coroinha na igreja católica conservadora significava a condenação ao fogo do inferno
13:30 Considero imperioso falar sobre as mortes causadas pelo capitalismo! Não é questão de contar qual sistema carrega mais defuntos mas de fazer parar o discurso dos neolibelês anti-comunistas doentes de acusar o socialismo/comunismo de causar mortes e o capitalismo é lindo, maravilhoso e pacífico.
Um ponto interessante também a tratar seria sobre o fascismo e o quanto a proibição do comunismo, esse anticomunismo, gera violência, tanto no quesito autoritarismo, liberdade de expressão, disputa de poder.
não comecei o vídeo ainda, mas ó o MEDDLE lá atrás! Grande álbum! Caro Gustavo, existe alguma forma de você relacionar música (e arte, no geral, como de certa forma já fez no vídeo sobre NÃO OLHE PARA CIMA) com o tópico do Marxismo? Se sim, acredito que seriam vídeos bacanas! Um abraço 😁
Uma pergunta sincera Gustavo... Falar em Liberalismo hoje, na fase atual do capitalismo monopolista, do ponto de vista de Marx, é um erro? Vi uma discussão esses dias e o expoente dessa ideia induz a pensar que o liberalismo nasce e morre com Smith e Ricardo, e que o que atacamos hoje não é liberalismo. E te pergunto isso pq quem propôs esse debate é um professor marxista de vertente trotskista lá do Ceará.
@@harleyking88 Ele quis dizer anti-judaísmo(religião judaica) e não sobre etnias, e mesmo assim ele fez ligações completamente ridículas no vídeo. Ancap é esquizofrenia pura
Fala Gustavo, tudo beleza? Por favor, faça mais vídeos sobre a China. Outra coisa, você acha que tem um keynesianismo por de trás da China? Se você puder fazer um vídeo explicando o modelo que ocorre lá com mais detalhes iria ser muito esclarecedor. E parabéns pelo seu trabalho e pelos vídeos, são fodas demais mano e muito esclarecedor. E o Cruzeiro? Sobe ou não? Kkkkk Abraço mano!
Uma pergunta, sobre os “costumes”. A direita usa esse argumento para criticar a esquerda, de que somos depravados, decadentes e etc. Mas eu vejo e conheço algumas pessoas de esquerda tbm que n curtem muito essa libertinagem. Eu sou aquele que simplesmente não dou a mínima para a vida alheia, no sentido do que ela faz ou gosta de fazer. Cada um com suas peculiaridades, desde que não atinja outrem. Pois bem, vcs acham que isso poderia afetar a esquerda de certa forma? Em outros termos, num possível governo revolucionário, a falta de foco, as inclinações a curtições e coisas do tipo, poderiam afetar no desenvolvimento do país? É evidente que as pessoas do partido não seriam qualquer uma, mas as massas gostam dessas coisas, se o partido proibir certos costumes relacionados à essa libertinagem, não poderia ocorrer levantes e etc? Até lembrei da propaganda soviética contra a bebida. Se fizessem isso aqui no Brasil…
Em muitos aspectos o liberalismo venceu... depois de se tornar a ideologia dominante se acomodou buscando mais mudanças graduais que revolucionárias, esse processo aconteceria com qualquer revolução bem sucedida. Basicamente toda revolução bem implantada se torna conservadora o que é curioso pois de certa forma implica que todo revolucionário sonha em um dia se torna conservador.
18:05 confere mesmo essa informação? Será que eu interpretei errado o Anti-Dühring? "Enquanto um modo de produção se encontrar na linha ascendente do seu desenvolvimento, ele será saudado até por aqueles que são menos favorecidos pelo modo de distribuição que lhe corresponde. Foi o caso dos trabalhadores ingleses no despontar da grande indústria. Até mesmo enquanto esse modo de produção permanecer o socialmente normal, reinará, em termos gerais, satisfação com a distribuição; e, se for levantada alguma objeção, esta advirá do seio da própria classe dominante (Saint-Simon, Fourier, Owen) e, por isso mesmo, não terá repercussão nenhuma entre a massa espoliada. Somente quando o modo de produção em questão já tiver percorrido um bom trecho na sua linha descendente, somente quando ele já tiver passado da idade, somente quando as condições da sua existência tiverem em grande parte desaparecido e seu sucessor já estiver batendo à porta - somente então a distribuição cada vez mais desigual parecerá ser injusta, somente então se apelará à assim chamada justiça eterna diante dos fatos com o prazo vencido. Do ponto de vista científico, esse apelo à moral e ao direito não permite avançar nem uma polegada; a ciência econômica não tem como encarar a indignação moral, por mais justificada que seja, como uma prova, podendo ver nela tão somente um sintoma. Sua tarefa é, muito antes, demonstrar que as anomalias sociais novas que começam a aparecer são consequências necessárias do modo de produção vigente e são, ao mesmo tempo, indicativos de sua iminente dissolução, bem como revelar, no interior da forma do movimento econômico em dissolução, os elementos da futura nova organização da produção e da troca que eliminará ditas anomalias. A ira que faz o poeta tem seu lugar bem próprio na descrição dessas anomalias ou no ataque contra os harmonizadores que negam essas anomalias ou querem dourá-las a serviço da classe dominante; mas o pouco que ela serve de prova para cada caso já ressalta do fato de que, em toda e qualquer época de toda a história até aqui, encontra-se material suficiente para provocá-la."
Então liberalismo e conservadorismo se tornaram meras denominações de pensamentos oportunísticos, para justificar o capital, quando a classe trabalhadora assumiu caráter revolucionário. Posso pensar assim?
Qual seria a visão econômica de um conservador? Eles se dizem liberais na economia. Conservadores dizem defender menos impostos. Menos estado, livre mercado. É isso?
Os liberais se caracterizavam por ser racionalistas, buscando um contraponto ao tradicionalismo conservador, tanto que no período mesmo socialista se diziam liberais. E outro ponto, o valor trabalho foi inicialmente teorizado pelos liberais, sendo anterior a Marx, entretanto a teoria foi descartada pelos liberais na revolução marginalista, até por isso muitos liberais não gostam tanto de Adam Smith, a qual ainda seguia essa teoria. Uma outra questão e que apesar do apresentador criticar a as ditas "leis universais do liberalismo", o Marxismo postula suas próprias leis como o "julgo do capital", "conflito de classes", e um certo "determinismo histórico", o que é curioso, pois apesar de possuir essas leis o socialismo não é cientifico no sentido de ser falseável e muito menos possui uma base moral solida carecendo de uma ontologia e axiomas, ao meu ver é mais uma corrente de analise sociológica hegeliana e dialética que uma ideologia em si.
Marxismo nao postula lei universal nenhuma, Marx deixa bem claro que sua analise serve apenas pro capitalismo, já que ele concluiu tudo atraves de estudo e nao de leis universais. Nao tem nenhum determinismo historico tb, vc ta falando bobagem. O socialismo cientifico é cientifico no sentido de ser contra a ideia de construir uma sociedade utopica planejada na cabeça de alguem. Nem tudo é possivel de ser falseavel, nada de errado nisso.
Isso é normal, direita x direita. Se o mundo fosse socialista existiriam rivalidades entre marxistas, científicos, stalinistas e trostkistas e correntes econômicas dentro do socialismo, assim como existem correntes econômicas diversas no capitalismo. Pessoas agem e tem pensamentos e comportamentos diferentes, isso em qualquer sistema.
Kkkkkk Esse canal é cheio de palhaços. Mal devem saber que o termo "liberal" varia de país em país. Além do mais, o pensamento liberal econômico (vindo de John Locke) é anterior ao liberalismo francês.
Eu sinto que falta, toda vez que se fala de liberalismo, lembrar de dizer que a primeira e mais importante coisa a se combater é o escravismo. Fica parecendo que só existe liberalismo econômico.
O liberalismo só vem a defender pautas abolicionistas depois que o ocorre a inovação dos meios de produção. Uma vez que a Revolução Industrial acontece, certo liberais perceberam que seria muito mais lucrativo se o africano e o indígena se tornassem trabalhadores assalariados e passassem a ser consumidores ativos. Lembre-se, Locke e Montesquieu eram explicitamente a favor da escravidão.
"Sao universais mesmo que tenham sido descobertos recentemente 🤣🤣🤣" se alguem se da conta de algo recentemente nao significa que algo é ou nao é universal... "Foi descoberto recentemente entao é verdadeiro" -e suas variantes- pode ou nao pode ser verdadeiro, mas nao depende de quando foi descoberto o suposto universal, claramente um vicio
Não aguento mais esperar a continuação de "As mortes do capitalismo"!
Mas como tudo que o Gustavo faz é bom, então aguento esperar sim.
em breve
Faço minhas suas palavras!
@@orientacaomarxista Também estou no aguardo, Gustavão.
@Claudio Ricardo O estado é burguês e capitalismo. O estado moderno nasceu, cresceu e solidificou, e sem ele deixaria de existir, graças ao capital. Fato histórico básico! Se for para falar qualquer coisa ligada a o tal " Anarcocapaliismo" nos poupe, por favor.
Comentário de engajamento 🙌
Comte explica.
Eu acho importantíssimo ler Comte pra se ter uma ideia dessa transição de revolução pra situação. Tem gente diz hoje que ele era um intelectual medíocre, mas ele é a cara da ciência moderna e lê-lo ajuda a entender mais do pensamento liberal, inclusive o desenvolvimento do pensamento científico. Ele diz no seu Curso de Filosofia Positiva que o momento de revoluções já teria passado e que o negócio era por ordem (e progresso) na casa.
Ora, se já tomaram o poder, agora é hora de lançar as base ideológicas pra mantê-los lá, e penso que ele deixa a intenção da classe bem explícita
Tem razão Fernando. Comte é fundamental para entendermos outra faceta da moeda. Como a ideia de progresso foi incorporada em uma concepção conservadora.
@@orientacaomarxista aliás, Comte serviu de base "freestyle" pro Júlio de Castilhos lançar sua doutrina que regeria o seu partido e o estado do Rio Grande do Sul durante quase 40 anos, base "freestyle" essa onde o Getúlio foi criado e que nos ajuda entender melhor a figura do "revolucionário"/ditador/populista
@@orientacaomarxista sobre David Ricardo.
O jose paulo netto fala que n tem nada escrito para confirma. Mas ele fala que alguns socialistas viriam a ser ricardianos.
a internet carece de bons vídeos que se proponham a explicar o que de fato foi o holodomor, numa perspectiva verdadeiramente marxista e que não tente justificar os crimes provenientes do stalinismo. seria legal se você fizesse um vídeo com foco total nisso para torná-lo esclarecedor em sua totalidade, embora ja tenha abordado superficialmente o tema algumas vezes. agradeço pelo conteúdo que nos oferece há anos, sempre foi muito importante na minha formação que ainda está e que sempre estará em curso
Seria bom mesmo um vídeo sobre isso.
Esse é o teu melhor video, Gustavo. Tá, assim ó, de gente que pinta o liberalismo paz e amor.
Cheguei
Tchu tcha tcha tchuku tchuku tcha
Engajamentário check
Ótimo vídeo, Gustavo. Ansioso pelo vídeo sobre a Lei de Say
em breve
Em todos os meus anos de estudo, sempre entendi como antagônicos o pensamento liberal e o conservador. E nunca entendi esse "cavalo de pau ideológico" e a nova formação do "liberal-conservador". Vídeo essencial, obrigado!
Os liberais querem diminuir a intervenção do Estado na economia. Ora, isso não é conservadorismo em relação às tentativas dos governos de esquerda que tentam corrigir as desigualdades da economia?
@@andyisdead querem diminuir a intervenção regulatória, registre-se. Jamais a intervenção financeira. Lucros privados, riscos socializados.
Os conservadores foram se tornando liberais ao longo da história, mas isso se tornou mais urgente pra eles com o neoliberalismo. Eu falo do campo econômico porque no campo social e político conservador e liberal ainda são antagônicos.
Já deixar meu comentário pra fomentar o vídeo
Excelente vídeo e muito importante neste momento.
In the wake of Poseidon! UAU! Parabéns pelas excelentes análises e pelo excelente gosto musica!
A contracultura é nossa. O rock progressivo é progressista como já afirmava o Valdir Montanari.
Muito interessante!
Aí sim
MANOLO, tu é muito bom!!
Grato pela aula.
Minuto 11:20 - aristocracia é o setor arrendador (não arrendatário)
Que aula, camarada! Excelente 👏👏👏👏
Video exceleeeeeeeente! 👏🏾👏🏾👏🏾
O senhor tem que gravar uma playlist direcionada para os reaças, camarada!!! Uma didática para os abduzidos. Não somente para os "convertidos". Grava vídeos questionando as estultices reacionárias e bombardeia as redes dos direitistas. Pode ser uma batalha interessante.
o foda é ter que explicar "racismo é errado amiguinho, exploração tambem" como se nao fosse obvio
15:49 Eu li um livro ("The Calculus Wars"), há uns anos atrás, no qual o autor descrevia que o Leibniz fora muito menosprezado pelos seus contemporâneos devido à má interpretação desse termo "o melhor mundo possível". Sem falar que Isaac Newton o difamou demasiadamente por achar que Leibniz plagiara seus trabalhos em cálculo diferencial e análise matemática.
O consenso dos historiadores é de que os dois provavelmente chegaram juntos às mesmas conclusões, sem um "roubar" o outro. Leibniz, ao meu ver, foi um intelectual incrível.
Mais uma vez ótimo vídeo, Gustavo.
Você é foda! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Muito bom
Parabéns pelo vídeo, só me responde uma coisa, pq não tem o estado de Goiás na ficha de pré filiação do pstu?
Olá Igor. Rapaz, não sei dizer. Provavelmente não tem uma regional organizada no estado de goias. Certamente tem em Brasília.
@@orientacaomarxista 😔
O famoso jargão desses caras: "Liberal na economia, conservador nos costumes".
Deve ser essa concepção antiga (de que liberais eram rebeldes e revolucionários) e essa rivalidade que existia em relação aos conservadores que deu origem à ideia superficial, e bastante aceita entre a população dos EUA, de que você ou é republicano (conservador) ou democrata (liberal)
Sim, exato. Os próprios termos "esquerda" e "direita" são, em certo sentido, usados de maneira bem mais "tradicional" no contexto da política dos EUA que em qualquer outro lugar do mundo. Vale lembrar que esses termos nasceram na revolução francesa e expressavam justamente essa oposição entre liberais (revolucionários) e conservadores (reacionários).
Espero ansioso pelos vídeos prometidos.
Meddle é fácil, mas o "In the wake of Poseidon" do King Crimson mostra que o Gustavo está testando o conhecimento musical da audiência! E obrigado por mais um bom vídeo.
Meus parabéns, camarada Gustavo! Seus vídeos, estão a cada vez melhores! Este, então, posso dizer q foi um dos melhores, até agora!
Se puder e quiser faça gentileza d fazer um vídeo sobre o PCO e a figura do Rui Costa Pimenta.
Ficarei extremamente grato
Forte abraço e parabéns pelo trabalho
Fogo na burguesia 🔥🔥🔥
Otimo video como sempre! Gustavo, uma sugestaozinha so pra melhorar um pouco a qualidade do video seria comprar um pop filter, pra filtrar um pouco esses "soquinhos" que o audio da quando voce fala mais perto do microfone.
Muito obrigado, Gustavo. Os "porquês" históricos, são os que mais colocam sentido na bizarrice, aparentemente sem sentido, q é o mundo de hj. Grande abraço
Engajamento
Revendo.
Seria interessante um vídeo sobre as revoluções de 1848. O que mais me choca é que, mesmo sendo um dos eventos mais importantes do século XIX, elas são raramente mencionadas nas escolas
Esse vídeo soma muito ao debate!
História da filosofia é massa!
Excelente tema, camarada Gustavo.
bom dia e bom video, Li recentemente um livro sobre o liberalismo que nem de Adam Smith aparece. Somente pensadores pre revolução industrial.
Gosto da precisão das explicações, aprendo muito!
Em relação ao que você falou do protestantismo, tem um vídeo antigo, da década de 1970 de um pastor adventista faz um elogio aos batistas justamente por eles terem sempre [sic] terem defendido o Estado laico, como foi dito aqui: "a total independência entre a esfera civil e religiosa".
Gustavo, faz um vídeo sobre teoria da dependência/imperialismo.
Faz react do Alexandre Porto bostejando sobre a suavemente comentando pr favor 🙏🏿
Publiquei um corte no meu canal de uma apresentação do André Guimarães do NIEP-Marx sobre Escola Austríaca e Religião de Mercado. Assistam, vale muito a pena.
Gustavo, no mesmo sentido do vídeo do Monark, talvez seja interessante comentar o “caso Djokovic”, cujas justificativas para não se vacinar, não apresentar seus registros médicos etc., se baseiam no “ter direito a” fazer todas essas coisas, sem jamais explicar o porquê de as fazer. É um caso tanto ilustrativo quanto sintomático.
@Claudio Ricardo Ou seja: se o estado proibir os cidadãos de comer bosta, você será o primeiro a comer
@Claudio Ricardo sua lógica vale pro aborto também?
@Claudio Ricardo Uma pergunta simples e vocês já soltam um monte de merda na resposta. Só de falar de kit gay já sabemos a índole do cidadão.
@Claudio Ricardo eu estudei em escola pública e nunca recebi kit gay.
Tenho diversos parentes professores de escola pública, diretores etc e nenhum nunca comentou sobre kit gay, sequer mostrou um.
Sua verborragia é bem típica de quem tem uma revolta dentro de si e procura culpa no Estado, nas feministas... Não queria te falar não, mas acho que vc... 😂
@Claudio Ricardo no momento que você, enquanto um animal naturalmente social, você oferta o seu corpo a um coletivo. Tudo que está a sua volta,o seu simples ato de falar e escraver m* na internet se deu a uma relação social que está predisposta a você. Se não consegue cumprir regras que favorecem tanto o coletivo quanto a você, já deveria ter se mudado pra uma ilha deserta incomunicável,mas até mesmo as habilidades que usaria pra sobreviver(se tiver alguma)você com certeza aprendeu de uma relação social.
Se você não se vacina você automaticamente coloca a vida de outros indivíduos em risco e logo tais indivíduos podem tomar uma medida coletiva para protegerem sua própria segurança. Você vende parte de sua liberdade para ganhar outra, que é não ser morto, o que acontece com certos animais em estado de natureza quando um membro do grupo é fraco ou doente. Ele pode comprometer o grupo interio, mas ele não escolhe isso, mas o ser humano pode ter consciência dessa necessidade. O que você prefere?
Esse tema muito me interessa
Eu não sou especialista, mas de acordo com a doutrina social da igreja, o liberalismo é revolucionário até hoje. Ao menos, muitos youtubers e teólogos católicos enfatizam isso.
Ótimo vídeo, Professor Gustavo!
O liberalismo tem significados diferentes, nos EUA você ser chamado de liberal é quase ser um comuna, porem nos meus tempos de coroinha na igreja católica conservadora significava a condenação ao fogo do inferno
O liberalismo é revolucionário pela Igreja Católica por razões metafísicas e espirituais.
Muito boa explicação.
13:30 Considero imperioso falar sobre as mortes causadas pelo capitalismo! Não é questão de contar qual sistema carrega mais defuntos mas de fazer parar o discurso dos neolibelês anti-comunistas doentes de acusar o socialismo/comunismo de causar mortes e o capitalismo é lindo, maravilhoso e pacífico.
vai sair em breve
Um ponto interessante também a tratar seria sobre o fascismo e o quanto a proibição do comunismo, esse anticomunismo, gera violência, tanto no quesito autoritarismo, liberdade de expressão, disputa de poder.
manda video manda video manda video
aí sim
metendo o logo do mal algor
bora caraio
Gustavo Machado me dá um coração
Engajamentário check!
Ótimo conteúdo! 👏🏿👏🏿👏🏿
não comecei o vídeo ainda, mas ó o MEDDLE lá atrás! Grande álbum! Caro Gustavo, existe alguma forma de você relacionar música (e arte, no geral, como de certa forma já fez no vídeo sobre NÃO OLHE PARA CIMA) com o tópico do Marxismo? Se sim, acredito que seriam vídeos bacanas! Um abraço 😁
Alguém me recomenda fontes de estudo sobre conservadorismo e aristocracia pfvr?? eu agradeço se me indicarem livros e afins pra estudar o tema.
Esperando um vídeo sobre o Mao Tse
Caraca, CD do In The Wake of Poseidon e do Meddle no fundo, o cara é do prog mesmo! Kkkkkk de novo ótimo gosto!
Tá na hora de começar a fazer live..
Uma pergunta sincera Gustavo... Falar em Liberalismo hoje, na fase atual do capitalismo monopolista, do ponto de vista de Marx, é um erro? Vi uma discussão esses dias e o expoente dessa ideia induz a pensar que o liberalismo nasce e morre com Smith e Ricardo, e que o que atacamos hoje não é liberalismo. E te pergunto isso pq quem propôs esse debate é um professor marxista de vertente trotskista lá do Ceará.
Engajamento 😎👍🏻
Uma aula de História Contemporânea
Gustavo, você viu a provocação que Alexandre Porto fez a você no vídeo que ele associa Marx à perseguição de judeus?
Gustavo devia fazer um podcast.
Up!
Faça um podcast, gustavo
Pode mencionar a base bibliográfica desse vídeo, por favor?
A burguesia já foi uma classe revolucionária, hj é decadente e reacionária
13:33 professor, o senhor recomenda algum livro sobre essa BEIC (British East Indian Company)?
Também queria saber da verdadeira história dos sádicos britânicos que por séculos denegriram a Espanha
@@antonioguts Eu li "Impérios Coloniais" do professor Marcelo Andrade e fiquei estupefato e interessado por mais material...
@@pastaconcurso6371 Ok.
Gustavo, o Porto fez um vídeo chamando Marx de antisemita. Você pretende reagir?
Essa fica fácil pro Gustavo até, seria bom ele gravar mesmo
@@RodrigoSilva-tp9ux Tenho muito nojo de ancaps, a burrice deles beira à esquizofrenia
Rodrigo Silva eu pensei em comentar e responder a questão, mas acabei desistindo kkkk
Um judeu anti semita. Kkkkkkk
Gente, esse povo iinventa as coisas mais ridiculamente absurda pra difamar o velho cara, na moral.
@@harleyking88 Ele quis dizer anti-judaísmo(religião judaica) e não sobre etnias, e mesmo assim ele fez ligações completamente ridículas no vídeo. Ancap é esquizofrenia pura
Fala Gustavo, tudo beleza?
Por favor, faça mais vídeos sobre a China.
Outra coisa, você acha que tem um keynesianismo por de trás da China?
Se você puder fazer um vídeo explicando o modelo que ocorre lá com mais detalhes iria ser muito esclarecedor.
E parabéns pelo seu trabalho e pelos vídeos, são fodas demais mano e muito esclarecedor.
E o Cruzeiro? Sobe ou não? Kkkkk
Abraço mano!
Comentário do engajamento
👏👏👏👏👏
boa.
Liberal conservador ou conservador liberal tem isso ainda, prioridades eles dizem.
Abraço
Já disse: o único Jean-Baptiste do sec XIX digno de leitura é o Jean-Baptiste Fourier
hahaha
então foi na comuna de Paris que aconteceu a união ...
O mais engraçado é que nem a turma do MBL nem a turma do Olavo se mete a analisar e criticar os videos do OM. Será pq?
Bagulho deles é tretar com gente sem muito conhecimento ou histérica, não querendo desmerecer ninguém até pq alguns tem boa intenções e faz o que pode
@@ViaDuplaEngenharia trocando em miúdos, eles preferem tretar com o Jonas Manoel...rs
@@GleysonAndradeSilva kkkkkk
@@GleysonAndradeSilva meu deus, mbl é paia! Ate os libertários odeiam esses caras.
Até a turma do meteoro Brasil eles estão evitando de tretar, imagina o Gustavo
👏👏👏👏👏👏🤝
Uma pergunta, sobre os “costumes”. A direita usa esse argumento para criticar a esquerda, de que somos depravados, decadentes e etc. Mas eu vejo e conheço algumas pessoas de esquerda tbm que n curtem muito essa libertinagem. Eu sou aquele que simplesmente não dou a mínima para a vida alheia, no sentido do que ela faz ou gosta de fazer. Cada um com suas peculiaridades, desde que não atinja outrem. Pois bem, vcs acham que isso poderia afetar a esquerda de certa forma? Em outros termos, num possível governo revolucionário, a falta de foco, as inclinações a curtições e coisas do tipo, poderiam afetar no desenvolvimento do país? É evidente que as pessoas do partido não seriam qualquer uma, mas as massas gostam dessas coisas, se o partido proibir certos costumes relacionados à essa libertinagem, não poderia ocorrer levantes e etc? Até lembrei da propaganda soviética contra a bebida. Se fizessem isso aqui no Brasil…
pois é, basta ver com bolsonaro e seus filhos são o suprassumo dos "bons costumes".
Seria bom continuar a playlist "socialismo" para apresentar uma saída histórica para a classe trabalhadora.
Passa por compreender essa nossa situação primeiro, o que nos trouxe aqui e o que nos mantém.
Camarada, seria interessante abordar o outro lado da moeda: também em meados do século XIX, o liberalismo vira socialismo
Em muitos aspectos o liberalismo venceu... depois de se tornar a ideologia dominante se acomodou buscando mais mudanças graduais que revolucionárias, esse processo aconteceria com qualquer revolução bem sucedida.
Basicamente toda revolução bem implantada se torna conservadora o que é curioso pois de certa forma implica que todo revolucionário sonha em um dia se torna conservador.
Hoje, 20.02.2022, os dois volumes do livro - Nova Gazeta Renana - 2 Volumes - está com desconto de 59% na amazon. Traduzido diretamente do alemão.
18:05 confere mesmo essa informação? Será que eu interpretei errado o Anti-Dühring?
"Enquanto um modo de produção
se encontrar na linha ascendente do seu desenvolvimento, ele será saudado até por aqueles que são menos favorecidos pelo modo de distribuição que lhe corresponde. Foi o caso dos trabalhadores ingleses no despontar da grande indústria. Até mesmo enquanto esse modo de produção permanecer o socialmente normal, reinará, em termos gerais, satisfação com a distribuição; e, se for levantada alguma objeção, esta advirá do seio da própria classe dominante (Saint-Simon, Fourier, Owen) e, por isso mesmo, não terá repercussão nenhuma entre a massa espoliada. Somente quando o modo de produção em questão já tiver percorrido um bom trecho na sua linha descendente, somente quando ele já tiver passado da idade, somente quando as condições da sua existência tiverem em grande parte desaparecido e seu sucessor já estiver batendo à porta - somente então a distribuição cada vez mais desigual parecerá ser injusta, somente então se apelará à assim chamada justiça eterna diante dos fatos com o prazo vencido. Do ponto de vista científico, esse apelo à moral e ao direito não permite avançar nem uma polegada; a ciência econômica não tem como encarar a indignação moral, por mais justificada que seja, como uma prova, podendo ver nela tão somente um sintoma. Sua tarefa é, muito antes, demonstrar que as anomalias sociais novas que começam a aparecer são consequências necessárias do modo de produção vigente e são, ao mesmo tempo, indicativos de sua iminente dissolução, bem como revelar, no interior da forma do movimento econômico em dissolução, os elementos da futura nova organização da produção e da troca que eliminará ditas anomalias. A ira que faz o poeta tem
seu lugar bem próprio na descrição dessas anomalias ou no ataque contra os harmonizadores que negam essas anomalias ou querem dourá-las a serviço da classe dominante; mas o pouco que ela serve de prova para cada caso já ressalta do fato de que, em toda e qualquer época de toda a história até aqui, encontra-se material suficiente para provocá-la."
Tentar refutar o jusnaturalismo é fácil, quero ver tentar fazer isso com o Direito Natural de John Finnis
Cadê o livro 2?
Acho mais interessante estudar quando os conservadores se tornaram liberais. Na Tradição antiga havia a ideia de comunidade
No Brasil eles inventaram o termo "liberal na economia e conservador nos costumes".
Revendo. Tenho memória ruim kk
Então liberalismo e conservadorismo se tornaram meras denominações de pensamentos oportunísticos, para justificar o capital, quando a classe trabalhadora assumiu caráter revolucionário. Posso pensar assim?
Qual seria a visão econômica de um conservador?
Eles se dizem liberais na economia.
Conservadores dizem defender menos impostos. Menos estado, livre mercado. É isso?
Uau
Único canal marxista que presta
Não sou marxista e concordo!
Os liberais se caracterizavam por ser racionalistas, buscando um contraponto ao tradicionalismo conservador, tanto que no período mesmo socialista se diziam liberais.
E outro ponto, o valor trabalho foi inicialmente teorizado pelos liberais, sendo anterior a Marx, entretanto a teoria foi descartada pelos liberais na revolução marginalista, até por isso muitos liberais não gostam tanto de Adam Smith, a qual ainda seguia essa teoria.
Uma outra questão e que apesar do apresentador criticar a as ditas "leis universais do liberalismo", o Marxismo postula suas próprias leis como o "julgo do capital", "conflito de classes", e um certo "determinismo histórico", o que é curioso, pois apesar de possuir essas leis o socialismo não é cientifico no sentido de ser falseável e muito menos possui uma base moral solida carecendo de uma ontologia e axiomas, ao meu ver é mais uma corrente de analise sociológica hegeliana e dialética que uma ideologia em si.
Marxismo nao postula lei universal nenhuma, Marx deixa bem claro que sua analise serve apenas pro capitalismo, já que ele concluiu tudo atraves de estudo e nao de leis universais. Nao tem nenhum determinismo historico tb, vc ta falando bobagem.
O socialismo cientifico é cientifico no sentido de ser contra a ideia de construir uma sociedade utopica planejada na cabeça de alguem. Nem tudo é possivel de ser falseavel, nada de errado nisso.
Quem cortou a cabeça do rei na França em 1789 foram os liberais!
Isso é normal, direita x direita.
Se o mundo fosse socialista existiriam rivalidades entre marxistas, científicos, stalinistas e trostkistas e correntes econômicas dentro do socialismo, assim como existem correntes econômicas diversas no capitalismo.
Pessoas agem e tem pensamentos e comportamentos diferentes, isso em qualquer sistema.
Kkkkkk Esse canal é cheio de palhaços. Mal devem saber que o termo "liberal" varia de país em país. Além do mais, o pensamento liberal econômico (vindo de John Locke) é anterior ao liberalismo francês.
@@semnome.a serio? nao sabia!!
Esperando uma aula desmascarando o fraudador intelectual Ludwig Mises. Abraço.
Nunca se tornou conservador, e sim conveniente
Eu sinto que falta, toda vez que se fala de liberalismo, lembrar de dizer que a primeira e mais importante coisa a se combater é o escravismo. Fica parecendo que só existe liberalismo econômico.
O liberalismo só vem a defender pautas abolicionistas depois que o ocorre a inovação dos meios de produção. Uma vez que a Revolução Industrial acontece, certo liberais perceberam que seria muito mais lucrativo se o africano e o indígena se tornassem trabalhadores assalariados e passassem a ser consumidores ativos.
Lembre-se, Locke e Montesquieu eram explicitamente a favor da escravidão.
combater escravismo? como assim?
todo vídeo um álbum de rock progressivo diferente atrás do Gustavo
Sandino era considerado liberal
Até os ditos libertários tão sempre flertando com a extrema direita. É uma bagunça.
Direta ou indiretamente, meu pedido foi atendido! Teremos aula sobre o Keynesianismo! Obrigado, Gustavo! Está cada vez melhor o canal.
Conclusão: o conservadorismo vai se vulgarizando cada vez mais!!!!!
"Sao universais mesmo que tenham sido descobertos recentemente 🤣🤣🤣" se alguem se da conta de algo recentemente nao significa que algo é ou nao é universal... "Foi descoberto recentemente entao é verdadeiro" -e suas variantes- pode ou nao pode ser verdadeiro, mas nao depende de quando foi descoberto o suposto universal, claramente um vicio