Novo Ensino Médio: Pondé analisa projeto que terá início em 2025 nas escolas brasileiras

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 7 жов 2024
  • O aumento da carga horária das disciplinas básicas e o chamado itinerário formativo, escolhido pelo próprio estudante, são as principais novidades do projeto do novo ensino médio, aprovado pela Câmara dos Deputados.
    No #JornalDaCultura, o professor e filósofo Luiz Felipe Pondé reflete sobre o histórico de educação do Brasil e quais mudanças do projeto do Novo Ensino Médio podem ser positivas.
    “O aumento de horas para disciplinas básicas é fundamental”, afirma Pondé.
    #JC #EnsinoMédio #Educação #Brasil
    ▶️ BAIXE O APLICATIVO CULTURA PLAY ▶️
    Play Store: bit.ly/3KUUHhI
    Apple Store: apple.co/3LgEK72
    Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!
    Siga as redes do Jornalismo TV Cultura!
    Facebook: / jornalismotvcultura
    Twitter: / jornal_cultura
    Instagram: / jornalismotvcultura
    TikTok: www.tiktok.com...
    Site: tvcultura.com.br/

КОМЕНТАРІ • 161

  • @mariaferreira-xg8py
    @mariaferreira-xg8py 2 місяці тому +145

    Só perguntam para quem não está na sala de aula trabalhando com o ensino médio...

    • @TheChamps2001
      @TheChamps2001 2 місяці тому +4

      É ERRADO AGORA ENSINAR OS JOVENS A EMPREENDER NÉ!? TEM QUE ENSINAR SOCIOLOGIA PRO CARA QUE VAI SER ENGENHEIRO NÉ!? KKKKK

    • @Tiago0483
      @Tiago0483 2 місяці тому +29

      ​@@TheChamps2001e ele vai passar no enem para ser engenheiro como sem saber sociologia, história, filosofia e geografia? Sei não viu

    • @mariaferreira-xg8py
      @mariaferreira-xg8py 2 місяці тому +26

      @@TheChamps2001 O engenheiro que não ouve o usuário que conhece o problema não pode dar a solução. Antes de mais nada ele precisa conhecer a sociedade para quem ele vai construir ou produzir.

    • @TheChamps2001
      @TheChamps2001 2 місяці тому

      @@mariaferreira-xg8py SOCIOLOGIA NÃO SERVE PRA POHA NENHUMA!!! SÓ SERVE PRA PROFESSOR MAL CARATER DOUTRINAR, AINDA BEM QUE O PROFESSOR QUE EU TIVE ERA BOM PROFISSIONAL (MESMO DE ESQUERDA) E NÃO DOUTRINADA NINGUÉM, MAS TAMBÉM A GENTE NÃO FAZIA NADA DEMAIS NA AULA!!! MUITOS DORMIAM OU CAGAVAM PRA AULA, ATÉ PQ ERA A ULTIMA AULA DE SEXTA!!! E ISSO DE OUVIR O PROBLEMA NEM PRECISA APRENDER A OUVIR, É BASICAMENTE O CARA PERGUNTAR OQ ACONTECEU E O CLIENTE SER SINCERO E FALAR OQ HOUVE!!! NÃO TEM MUITO OQ FAZER, É INTUITIVO SABER SE COMUNICAR!!! QUEM TEM BOCA, VAI A ROMA, NÃO TEM NENHUM SEGREDO!!!!

    • @TheChamps2001
      @TheChamps2001 2 місяці тому +7

      @@Tiago0483 ELE VAI FAZER ITA E IME, QUE NÃO COBRAM ESSAS BABOSEIRAS DE HUMANIDADES!! E SE ISSO É UM QUESTIONAMENTO, TALVEZ DEVERIAMOS REVER O ENEM, FAZER COM QUE SEJAM PROVAS ESPECIFICAS PARA CADA AREA DO CONHECIMENTO, ABRAGENDO MAIS ASSUNTOS DE EXATAS PARA QUEM FOR FAZER ENGENHARIA E NADA DE HUMANIDADES, COMO É A PROVA DO ITA

  • @bingusereua
    @bingusereua 2 місяці тому +27

    Terminei o ensino médio em 2003. Era um bom aluno. Boas notas. Sempre estudei em escola pública. Perdi oportunidade de trabalhar em um banco, para um aluno da rede particular porque eu não sabia usar uma calculadora científica e por não saber calcular juros na prova prática. Da quinta do fundamental à terceira série do ensino médio com a mesma professora de matemática que não permitia o uso de calculadora. Pra mim a escola foi uma perca absurda de tempo pois tudo o que foi ensinado não serviu pra nada. Hoje tenho formação em letras, língua inglesa, porque paguei um cursinho de inglês e fiz intercâmbio. Também sou bacharel em contábeis porque paguei uma faculdade privada e paguei aulas particulares de matemática para aprender o que realmente eu uso no meu dia a dia. O ensino médio não me preparou nem para o meu primeiro emprego. Sou bem "burrinho" mas o pouco que eu sei corri atrás para aprender.

    • @SentoSe
      @SentoSe 2 місяці тому +4

      @@bingusereua infelizmente não fui seu professor.

    • @nicolasbatistadossantos996
      @nicolasbatistadossantos996 2 місяці тому +7

      O que mais me chama atenção na sua fala é que com esses Itinerários, aumento da carga horária e plataformas digitais (que pertencem aos secretários de governo e sugam a grana pública) o aluno sai pior que vc do ensino médio

    • @suzanalimalese
      @suzanalimalese 2 місяці тому +5

      Rapaz pois na minha época eu tive aulas com a calculadora cientifica, eu lembro muito bem pois foi quando descobri que ela existia. Agora o que eu senti muita falta foi de dá uma atenção mais focada na matemática financeira para o cotidiano mesmo. Mas a gente sabe que não focar em determinados conteudos é intencional e muito depende da clientela atendida. Quem faz parte do povão geralmente é bem mais sabotado. Por isso que é bom estarmos atentos se essas reformas impactará de fato so a escola publica, vê na pratica se é isso mesmo. Porque tudo é intencional e planejado na educação, inclusive sua precarização. Quem taca pedras na educação pública deveria defendê-la com unhas e dentes, aí sim teriamos menos interferências de bancos, empresários e mercenários na educação publica nacional tentando tirar proveito próprio em detrimento do povão. Cada dia que passa o dinheiro dos impostos estão sendo transferidos das escolas públicas para os bolsos de empresarios ganaciosos cujos os filhos estão na particular e que não vão querer nivelar nunca a educação dos trabalhadores e dos pobres a educação que seus filhos recebem. Essa é a mentalidade brasileira de muito privilegio para alguns e desigualdade e desfavor pra maioria.

  • @mr.franciscoo
    @mr.franciscoo 2 місяці тому +40

    Pontapé inicial,:
    Remunerar melhor os professores... dando-lhes suporte e condições básicas para exercer suas funções

    • @curioso0_0
      @curioso0_0 2 місяці тому +2

      Fazer isso com os professores de português que ensinam a ler e escrever com excelência(corrigindo questões de interpretação de texto com os alunos, assim como a redação que os estudantes escrevem), professores de matemática que ensinam todo o conteúdo do ensino médio(com foco na matemática básica, sendo ela regra de três, porcentagem, razão e proporção) e resolvem questões com os alunos é compreensível, mas os que eu tive em meus estudos em colégios estaduais foram, em sua maioria, péssimos profissionais. Eles deveriam pagar para causar o estrago que fazem na educação, e não ganhar mais.

    • @santos0118
      @santos0118 2 місяці тому +2

      ​@@curioso0_0piso do professor teria que ser 7 mil para 30h semanais, os impedindo de acumular cargos..

  • @objetivista686
    @objetivista686 2 місяці тому +63

    Coitado do professor que agora terá tempo integral para sobreviver dentro das selvas escolares...

    • @DioArthas
      @DioArthas 2 місяці тому +5

      Não se preocupe. De acordo com uma matéria publicada na CNN daqui pra 2036 não teremos mais professores no Brasil.

    • @PauloOrtib
      @PauloOrtib 2 місяці тому

      ​@@DioArthas?

    • @DioArthas
      @DioArthas 2 місяці тому +3

      @@PauloOrtib, eu quis dizer que o calvário do professor acabará, pois não teremos professores daqui pra 2036

    • @belinhabili358
      @belinhabili358 2 місяці тому +2

      Onde eu moro ja vai comecar pm dar aulas😂

    • @DioArthas
      @DioArthas 2 місяці тому +1

      @@belinhabili358 , isso é antigo. Antigamente muitos PM's com licenciatura também davam aula.

  • @objetivista686
    @objetivista686 2 місяці тому +54

    Aumentar o salário seria importante sim, mas sozinho não fará milagres, porque ainda o maior problema é a superlotação e a completa falta de educação e respeito por uma parte nada tímida de estudantes. Muitas escolas públicas em nada se diferem de reformatórios.

    • @i_Renan
      @i_Renan 2 місяці тому +3

      O Pondé tá cada vez mais parecendo o Hugo Strange kk

    • @objetivista686
      @objetivista686 2 місяці тому +2

      @@i_Renan e só falta o Pondé sugerir que o professor deve ganhar uma MBW por ano...

  • @ghabryelrocha9078
    @ghabryelrocha9078 2 місяці тому +5

    Fui aluno do novo ensino médio numa cidadezinha no interior e vou falar que esse modelo de ensino na grande maioria do país não funciona os materiais de estudo são péssimos, os professores incapacitados para lecionar as eletivas (alguns até disseram isso pra mim) e sem contar que é exaustivo para o aluno e para o professor esse tempo todo na escola.
    A maioria dos professores que conheço são contra o novo ensino médio só que infelizmente os políticos ouvem todos menos os que realmente entendem do assunto tratado.

  • @mirai588
    @mirai588 2 місяці тому +5

    Isso só está enchendo minha carga horária de aulas vagas. Tenho que ficar sem dormir pra pegar um ônibus cheio, frio; ir pra escola e ficar suportando bagunça de outros adolescentes nas aulas de “dança”.

  • @feliperibas4151
    @feliperibas4151 2 місяці тому +22

    Aqui, na República Bananítica, tudo está muito cheio de teorias e muita pouca prática realmente oportuna. Incluindo, claro, a Educação.

  • @franciscow.maciel4523
    @franciscow.maciel4523 2 місяці тому +18

    Pode parecer sem importância a princípio, mas uma das tantas coisas que me incomoda nessas reformas é de não deixar claro o máximo de h/a para o aluno em sala aula. Aqui no Ceará há uma pressão de atingir metas em vários exames externos, e as escolas submetem os alunos a 9h diárias de aula, 45h semanais, para obter estes resultados. Mais do que o tempo obrigatório dos trabalhadores da instituição. Os alunos estão ficando esgotados, perdendo cada dia mais o prazer de estar na escola. Não é de se estranhar que cada vez mais se interessem menos em cursar licenciatura. Retornar ao espaço que lhe causou estresse não é muito coerente. Acho preocupante este tipo de formação e os interesses envolvidos. Tenho minhas dúvidas acerca desta educação de "propósitos estatísticos". Os professores estão cansados de analisar os dados dos resultados dessas avaliações e constatarem que não refletem os perfis de seus alunos. Sem contar na superlotação das salas de aula e o tempo mal distribuído aos professores para se dedicar a atender tanta demanda.

    • @suzanalimalese
      @suzanalimalese 2 місяці тому +4

      Ninguém nunca dá voz aqueles que enfrentam todo dia o pesadelo de uma sala de aula, sem recursos pedagogicos, fisicos, psicologicos e emocionais sendo obrigado a botar em pratica decisões advindas de quem nunca pisou numa sala de aula.

  • @homemconsciente00
    @homemconsciente00 2 місяці тому +15

    "Emburrecimento Programado" sempre estará em voga. John Teylor Gatto foi certeiro em sua análise desse hospício escolar que chamam de "educação".

    • @gomes2151
      @gomes2151 2 місяці тому +2

      Belo conselho dado por um especialista que foi dar aula porque ficou desempregado na área da publicidade...

  • @velostiltfm3428
    @velostiltfm3428 2 місяці тому +9

    Eu sai do ensino médio em 2019, e eu estava no terceiro ano, e meus colegas de sala apresentavam trabalhos lendo papeizinhos com as falas, e passavam de ano copiando atividades dos outros, pegando embalo em trabalhos e projetos feitos por somente uma pessoa. A organização dos trabalhos escolares e projetos deveriam ser melhores

    • @aliforeman5532
      @aliforeman5532 14 днів тому

      Quem teve a grande sorte de assistir aulas de bons professores de portugues e matemática conseguiu escapar no autodidatismo. Quem não teve, infelimente levou o ensino médio aos trancos e barrancos.

  • @rosemarydeoliveira2703
    @rosemarydeoliveira2703 2 місяці тому +8

    Ponde está certíssimo...difícil educação neste país.

  • @orciluizschaefer593
    @orciluizschaefer593 2 місяці тому +11

    O salário atrairia mais profissional para a área que ninguém quer. Só sobra para àqueles que optaram pela 2ª ou 3ª opção. E difícil alguém querer ser professor de 1ª opção.
    🎉

  • @m.phantomhive1875
    @m.phantomhive1875 2 місяці тому +12

    O problema é que nem sempre vai ter mais do que uma opção de itinerário para escolher, e as novas disciplinas tomam muito tempo das diciolinas fundamentais... não funciona como deveria, e quem vive pode dizer com propriedade, é muito bonito e inspirador na teoria, mas não está sendo nem um pouco benefício, pelo menos não em boa parte do país, principalmente em cidades menores e regiões mais pobres... só deixa os alunos mais cansados e os professores ainda mais perdidos.

    • @felipebarroso1242
      @felipebarroso1242 2 місяці тому +1

      Mas eles aumentaram a carga horária das disciplinas básicas, ou seja, as disciplinas dos itinerários não irão mais consumir horas das disciplinas obrigatórias. Agora o único problema é q por falta de itinerários muitos alunos não vão ter acesso a aulas q poderiam ajudá-los a desenvolver suas habilidades mais específicas e a se tornar mais preparado pra a vida adulta e o mundo profissional..

  • @WagnerASimplicio
    @WagnerASimplicio 2 місяці тому +13

    Na verdade o jovem tem que aprender direitos e deveres, o básico da constituição, direito civil e porque não, o criminal, eu disse básico, da engrenagem política, deveres de cada cargo político, suas diferenças e importâncias, os preparando a vida cidadã, principalmente da importância no seu voto e de como cobrar de seus representes, seja em quem tenha votado ou não, nas decisões que prejudicam o país, esse deveria ser o básico e é ignorado.

    • @andrerodrigo9929
      @andrerodrigo9929 2 місяці тому

      Sim e também aulas de educação financeira, abordando temas de bolsa de valores, juros simples e compostos, investimentos e controle de gastos, e o mais importante, saber como investir e como agir em uma crise financeira, seria ser o básico e não é surpresa que o brasileiro é que mais acomula dívidas de cartão de crédito.

    • @WagnerASimplicio
      @WagnerASimplicio 2 місяці тому +1

      @@andrerodrigo9929 sim, eu concordo plenamente, até porque são coisas que pautam as políticas públicas também, mas me parece que essas coisas são negadas porque fica mais fácil de manipular a politicamente a população, evitando que a mesma seja reativa a certos absurdos que eles propõem com desculpas mais absurdas ainda, não à toa o Brasil gigante como é ainda vive como se fosse uma colônia em vez de competir com países de primeiro mundo.

    • @FabricioHBC
      @FabricioHBC 2 місяці тому +2

      se os pais tão acusando até os professores de matemática de doutrinação, imagina de tivesse um professor de constituição falando que todos tem direito a segurança, trabalho e moradia kkkkkk

    • @FabricioHBC
      @FabricioHBC 2 місяці тому +1

      ​​@@andrerodrigo9929 e quem ia dar essas aulas? Um professor de economia? Duvido muito que o governo vá abrir vaga para mais professores.
      A disciplina seria dada por alguém que já está contratado ou chamariam um coach quântico que aceitasse uns trocados para falar mrda.

    • @WagnerASimplicio
      @WagnerASimplicio 2 місяці тому +1

      @@FabricioHBC eu concordo, mas isso é culpa de uma negligência do Estado em suas políticas públicas que em vez de fortalecer os professores, enfraqueceram a classe, aí temos essa geração de pais que marginalizam professores.

  • @Ana-qg7do
    @Ana-qg7do 2 місяці тому +3

    Quem deveria está sugerindo mudança são os professores que estão com salas super lotadas, que lidam com a indisciplina de alunos e a violência escolar. São eles que deveriam ser ouvidos e contribuindo diretamente com a renovação desse ensino médio. Dizem que é um país democrático, mas não fazem uso do conselhos de educação! Conselho para quê? Apenas para dizer que é democrático!?

  • @brenolima9569
    @brenolima9569 2 місяці тому +2

    que valioso esse Pondé. que venham mais como ele no futuro.

  • @med.pauloxavier
    @med.pauloxavier 2 місяці тому +7

    Quando a profissão de Professor for a mais DESEJADA de todas as profissões talvez tenhamos algum avanço. Do contrário, enquanto a pessoa entrar em um curso de licenciatura com 450 de média no ENEM, sem chance de dar certo!

    • @felipebarroso1242
      @felipebarroso1242 2 місяці тому +1

      Eles poderiam desenvolver uma pós-graduação em didática que desse a oportunidade de profissionais formados em outras áreas se tornarem professores sem precisar fazer mais 4, 5 anos de licenciatura pra ficar ouvindo balela q pouco se aplica à realidade da sala de aula. Já vi engenheiro que dá aula boa de matemática e se interessa por ensinar, professor de inglês formado em outras humanidades que dão boa aula em escolas de idiomas (eu), mas é absurdo exigir que esses profissionais façam mais uma graduação de 4-5 anos. Nesse caso, o título de licenciatura poderia ser concedido por meio de uma pós-graduação em didática e talvez mais um teste de conhecimento na área que a pessoa quer ensinar pra ele estar apto a ensinar no ensino básico.

    • @med.pauloxavier
      @med.pauloxavier 2 місяці тому

      @@felipebarroso1242 cara, excelente observação. Aliás, o próprio sistema de exigência de Mestrado e Doutorado para atuar na docência é uma coisa que, na prática, não funciona. Muitos pós-doutores são HORROROSOS dando aula enquanto há simples graduados que manjam do assunto, têm experiência prática DA VIDA REAL e ainda possuem ótima didática. O sistema mata o próprio sistema

    • @nicolasbatistadossantos996
      @nicolasbatistadossantos996 2 місяці тому

      ​@@felipebarroso1242isso já existe meu amigo, se vc for engenheiro e quer dar aula de matemática vc faz apenas as matérias básicas de pedagogia e em 1 ano já está habilitado. Só que vc esqueceu de um detalhe, profissão que não é respeitada, não recebe uma boa remuneração e é exigido muito profissionalismo com pouco recurso...

  • @Drkdiniz
    @Drkdiniz 2 місяці тому +8

    Falando como um graduado na área de exatas, eu me formei no ensino médio em 2008 e naquela época no ensino médio se ensinava tópicos em matemática que só tem utilidade para os alunos que decidem seguir seus estudos na área de exatas, eu pergunto qual a utilidade de números complexos para alguém de humanas? Nenhuma, desde a época em que eu me formei já se falava da necessidade da adequação do curriculum do ensino médio.

    • @Ellanore____
      @Ellanore____ 2 місяці тому +1

      Tive parte da minha vida escolar arruinada devido a obrigação com exatas!

    • @felipebarroso1242
      @felipebarroso1242 2 місяці тому +1

      Números complexos, limites, geometria analítica 😅 tudo tópico q é cobrado por vestibulares específicos mas q faziam/ fazem parte do currículo de matemática quando eu era aluno do ensino médio (também me formei 2008).

    • @felipebarroso1242
      @felipebarroso1242 2 місяці тому +2

      Pra mim, ensino médio tem q ensinar bem funções de 1o e 2o grau, geometria plana e espacial, probabilidade, matemática financeira, e isso já tá de bom tamanho. Quem quisesse seguir a área de exatas que tivesse a possibilidade de matérias eletivas que aprofundassem mais o conhecimento na área

    • @El_Jhod
      @El_Jhod 24 дні тому

      @@felipebarroso1242 sou professor de matemática e concordo com isso.

  • @lainesantos3859
    @lainesantos3859 2 місяці тому +2

    Só vejo essas tais reformas sem nunca perguntar ou falar com que está na linha de frente.

  • @EuIIo
    @EuIIo 2 місяці тому +3

    Boa, Pondé! Sem valorização e melhores estruturas pouco muda.

  • @mariaferreira-xg8py
    @mariaferreira-xg8py 2 місяці тому +20

    Ler e escreve e fazer contas é no primário. No ensino médio, além de ler e escrever e fazer contas, o aluno precisa saber história geografia, biologia, química fisica, conhecer pensadores, aprender línguas e conhecer outras culturas.

    • @RicardoSantosGalilew
      @RicardoSantosGalilew 2 місяці тому +8

      Você não entendeu. "Ler" significa "compreender". Isso que ele quis dizer. Mas sim, você tem razão em não se contentar só com isso. Porém, ele disse sobre "o mínimo" esperado

    • @samuelsilva-wi5wm
      @samuelsilva-wi5wm 2 місяці тому +5

      Mas é no ensino médio que eles não sabem do básico

    • @mariaferreira-xg8py
      @mariaferreira-xg8py 2 місяці тому

      @@samuelsilva-wi5wm Há também uma boa parte de retórica nisso.

  • @notname6546
    @notname6546 2 місяці тому +4

    Tem 2 anos já q dizem q a gnt vai poder escolher itinerário 😂

  • @layss3439
    @layss3439 2 місяці тому +2

    e os professores estao preparados para o novo?

  • @simredacted1367
    @simredacted1367 2 місяці тому +12

    Se salario fosse o unico fator para melhorar alguma coisa, a saude publica no br seria maravilhosa. Dizer que medico ganha mal chega a ser um insulto a inteligencia, e mesmo assim a incompetencia nessa area eh absurda. Medico que da diagnostico sem nem pedir um exame sequer, medico que bate ponto e vai embora, medico que fica no celular enquanto tem paciente morrendo de dor a espera... O que faria de fato melhorar a qualidade eh investir na area, mais escolas (classes com menor numero de alunos), exigir melhor qualidade do profissional (que mtas vezes nao sabe nem escrever o nome do curso que ele fez), colocar um ajudante para o professor dentro da sala de aula, integrar mais a comunidade na escola (para os pais participarem mais da educacao dos filhos, pois mts pais veem a escola como deposito de crianca) e sim, aumento de salario para motivar mais os profissionais de fato qualificados.

    • @AlissoNascimento
      @AlissoNascimento 2 місяці тому +4

      Essa de exigir uma qualidade melhor nos professores é a mais importante diga-se de passagem... eu passei por vários °passadores de conteudo° (me recuso a chamar eles de professores), simplesmente chegavam na sala, pedia pros alunos copiar alguma coisa do quadro e metia o pé logo em seguida. Nunca chegava a explicar a matéria e muito menos tirar dúvidas dos alunos.

    • @edu22218
      @edu22218 2 місяці тому +1

      Médico ganha 18 a 20k por mes, enquanto um enfermeiro ganha 4 mil e um técnico 3 mil. Isso não faz sentido.

    • @piratasdosgames4118
      @piratasdosgames4118 2 місяці тому +1

      ​​​@@edu22218 Só comparar a carga teórica dos dois cursos, a dificuldade do vestibular, a mensalidade dos cursos, a duração da graduação, etc. O seu comentário é muito leviano

    • @edu22218
      @edu22218 2 місяці тому

      @@piratasdosgames4118 Se comparar as atribuições de um enfermeiro e um médico em um posto de saúde vai perceber que as diferenças entre as profissões é mínima, exceto pela receita das medicações. Tanto que tem técnico de enfermagem ou enfermeira se passando por médico que ninguém percebe.

    • @piratasdosgames4118
      @piratasdosgames4118 2 місяці тому +1

      @@edu22218 Mas não se paga um médico só pelo que ele faz, mas pelo o que ele sabe (pelo menos deveria saber, pois há médicos que nem mereceriam o CRM). Posto de saúde trata casos mais simples e ainda assim necessita de um médico... Maioria das medicações um enfermeiro não pode "receitar"/indicar e a farmácia só vai vender com receita.
      Já viu a frase: "Não se paga o mecânico só por ele ter trocado um parafuso, mas por ele saber qual dos 1000 parafusos trocar."

  • @maripaixao3795
    @maripaixao3795 2 місяці тому +7

    É sempre isso, enchem a escola de inúmeras necessidades e os estudantes, infelizmente, tem dificuldade no básico (leitura, interpretação e escrita de um texto simples). É muito melhor a cabeça bem feita do que bem cheia, aí ficam inserindo esses mil itinerários formativos, extremamente fragmentado e conteudistas que não contribuem em nada para a formação técnica.
    Seria mil vezes melhor a escola continuar apenas com a formação básica e encaminhar os estudantes para escolas técnicas que, de fato, tenham o rigor que precisam para que esses adolescentes saiam da escola com um ofício ou dar continuidade nos seus estudos no ensino superior.
    Os burocratas e políticos NUNCA vão enfrentar o problema da educação brasileira, que é de sentido e significado do ensino para as crianças e adolescentes. O sistema é todo desmotivador, conteudista e que aprova o estudante continuamente sem ele aprender. Os professores são sobrecarregados com várias demandas, inclusive, de corrigir atividades, provas, trabalhos de uma média de 300 alunos por bimestre, sabe? Não se trata só de salário. A profissão tem se tornado cada vez mais insalubre, com professores e alunos estressados e doentes.
    É interessante para esses tomadores de decisão a educação ficar assim pq eles querem vender a nossa educação para o sistema privado, terceirizar a educação para o grande mercado privado (Fundação Leimman, Itaú Educação, Somos Educação, Instituto Airton Senna etc.). No Estado de SP até a Multilaser entrou no balaio com a promessa de inserir recursos digitais na educação. Esse dinheiro público da educação vai pra onde e pra quem?
    É sobre isso, gente. Estão desmantelando a nossa educação a troco da inteligência dos nossos jovens e do adoecimento dos professores.

  • @RicardoSantosGalilew
    @RicardoSantosGalilew 2 місяці тому +3

    "Descer em cima" não dá, Podré 😅 No mais você está correto, finalmente 👏🏻👏🏻👏🏻

    • @JW177
      @JW177 2 місяці тому +4

      Ele não disse esse trecho e, quase sempre, fala com propriedade. A ironia faz sentido para você, mas não para muitos outros.

  • @juliasofia3659
    @juliasofia3659 2 місяці тому

    Eu acho essa ideia dos itinerários maravilhosa!!!!

  • @otheseus
    @otheseus Місяць тому

    Só acho que o Governo deveria investir mais em esportes e campeonatos intercolegial como ocorre no USA, China, Japão, Alemanha e outros países... O esporte muda vidas e dar aos jovens outra opção para se divertir, invés de drogas, bebidas, festas etc...

  • @CamilaSouza-lp6ol
    @CamilaSouza-lp6ol 2 місяці тому +1

    Em vez de colocar 1000 itinerário poderiam colocar cursos profissionalizantes para os estudantes já saírem do ensino médio com pelo menos uma base de alguma carreira. E conseguirem talvez seu primeiro emprego.

  • @alessandroyuriAlegrette
    @alessandroyuriAlegrette 2 місяці тому +2

    Concordo com o Pondé. O aluno tem que sair do ensino fundamental sabendo ler, escrever e fazer operações matemáticas. No entanto, muitos deles terminam o colegial, sem saber fazer isso o que é básico!
    Também acho um absurdo a carga horária dos estudantes ser estipulada pelo congresso, porque o MEC é um "balaio ideológico", onde ninguém se entende. Um que saber mais que outro e não sai nada, daí dá nisso.
    Sobre os professores, eu sou professor na rede pública de ensino e sou protagonista deste drama. Além de mal remunerados, os professores também que lidar com a "burrocracia", em vários aspectos. É muito injusto um professor da rede pública ganhar três vezes menos que um professor de uma universidade pública. Deveria haver um nivelamento salarial, afinal todos trabalham as mesmas quantidades de horas e têm atribuições.

    • @franciscosousa3368
      @franciscosousa3368 2 місяці тому +1

      Esse é um debate muito amplo e complexo. Por exemplo, como ter ânimo e estratégia didática para ensinar em um ambiente sem recursos físicos e humanos adequados?? Como lidar com um sistema educacional baseado em aparências, mal remunerado, burocrático e com cada vez menos autonomia docente?? Bom... esse é um debate longo e que dificilmente chega-se a um consenso.

    • @alessandroyuriAlegrette
      @alessandroyuriAlegrette 2 місяці тому +3

      @@franciscosousa3368 Olá, Francisco. Não se chega a um consenso, porque os principais envolvidos não estão interessados. Todos mundo faz "o jogo do contente" e fica nisso. Quando houver realmente interesse por mudanças, principalmente, entre os docentes, o cenário com certeza vai mudar. Se não, continua do mesmo jeito.

    • @franciscosousa3368
      @franciscosousa3368 2 місяці тому

      @@alessandroyuriAlegrette Concordo com seu raciocínio.

  • @romanj.israelesq.2758
    @romanj.israelesq.2758 2 місяці тому +2

    Parem de mentir para a sociedade! Falem a verdade! . Professor não pode dar nota vermelha senão precisa preencher um monde de relatórios justificando sua nota. Precisa provar que deu recuperação, trabalho de compensação, atividade adaptada e ainda vir nas férias recuperar um aluno que o bimestre inteiro não quis estudar. Se depois de tudo isso o aluno ainda assim não aprendeu, a culpa é toda do professor! Isso é uma vergonha! Tiraram a credibilidade e a fé pública do professor. A palavra do professor não vale mais nada! Toda a mídia deveria mostrar o nível de analfabetos funcionais que estão se formando, recebendo certificado de conclusão do Ensino Médio sem o mínimo de formação básica.

  • @EmersonPapai
    @EmersonPapai Місяць тому

    Cara essa galera tá reclamando do quê? velho, professor ganhando quase 5mil reais ... aluno tendo mais oportunidade de aprender e fica criticando.

  • @tuii-gt7li
    @tuii-gt7li 2 місяці тому +1

    Para ser um bom ensino deve se focar na alfabetização e dps no ensino de forma sólida em português e matemática, pois dessa base q se deriva todas as outras. Algo interessante seria fazer com q as escolas só ensinarem conceitos superficiais de ciências e que houvesse um ano preparatório para entrar na faculdade q seria disponibilizado fora da escola. Já as ciências humanas deveriam ser disciplinas q tivessem uma forma de ensino diferente como forma de dar ênfase as mesmas. E também, ensino sobre cidadania, matemática financeira e política. Dessa forma, se formaria alunos com boa compreensão em matemática e português, que compreendem o meio social e q fomentam a política e mudança do país e se houver interesse d ingressar nas ciências a própria faculdade seria responsável por dar base ao aluno, q só entraria se passar por esse ano preparatório, e sem limites de vagas para haver a regulação própria do mercado. Assim, n iria favorecer algumas profissões em detrimento de outras.

    • @gomes2151
      @gomes2151 2 місяці тому +2

      _''e dps no ensino de forma sólida em português e matemática, ''_
      Pois é, só me consulto com médicos que saibam derivativas e integrais no cálculo alternativo. Ah, e que saibam conjugar o verbo fazer no futuro do subjuntivo.

    • @andrealberto6361
      @andrealberto6361 2 місяці тому

      @@gomes2151 O resto o médico vai aprender na faculdade, oras

    • @tuii-gt7li
      @tuii-gt7li 2 місяці тому +1

      @@andrealberto6361 exatamente, é por causa de situações como a do @Gomes2151 q é necessário reforçar a interpretação textual e matemática q nos faz ter uma visão abrangente d mundo por podermos ler e compreender oq se lê. Em concordância com meu argumento é um fato q o Brasil tem muitos alfabetizados q não são letrados.

    • @tuii-gt7li
      @tuii-gt7li 2 місяці тому +2

      @@gomes2151 a questão não é a instrumentalização dessas áreas, mas sim a forma q elas auxiliam na compreensão de mundo, por exemplo: você só pode ler um livro complexo se tem capacidade para tal ou mesmo estudar genética e química se não souber matemática. Pode até parece q não mas as áreas de ciências da natureza derivam d muita matemática, como a física e medicina (na ortopedia é pura física aplicada) e equipamentos como tomógrafo é basicamente o uso da física e matemática juntas.

    • @tuii-gt7li
      @tuii-gt7li 2 місяці тому +1

      *remover o "não" em (...) se não souber matemática

  • @SoniaTissot-q8m
    @SoniaTissot-q8m 2 місяці тому

    Em 32 anos de experiência pedagógica, nunca fomos ouvidos, nunca nos perguntaram pq vocês acham que não funciona?
    Por que temos analfabetos funcionais que chegam a universidade?
    Por que crianças não conseguem ser alfabetizadas ou não conseguem ler até o sexto ano?
    Onde está o fracasso escolar?
    Um ano após outro, assisti projetos elaborados por intelectuais de gabinete sem a menor noção do que faziam, e os professores meros executores.
    O professor sabe que está trabalhando com um aluno abstrato, só existe na cabeça deles...
    Mas, é um assunto demasiado complexo para um comentário.
    Não há projeto sério até que alguém queira se perguntar pela base, a causa, razão pelo qual a decadência da educação só cresce.

  • @thiagoferreiradeoliveira7893
    @thiagoferreiradeoliveira7893 2 місяці тому +8

    Falou, falou e não falou nada.

    • @r.ma77a17
      @r.ma77a17 2 місяці тому +2

      seu comentário fez mais sentido o que o Pondé falou kkkkkkk

  • @silvanaaparecidademello9956
    @silvanaaparecidademello9956 2 місяці тому

    Sim e para os elegíveis?

  • @arozendojr
    @arozendojr 2 місяці тому

    Os 3 últimos anos de ensino médio, na minha opinião já estão privatizados, se não fizer pre vestibular não passa. Se fosse removido os 3 últimos anos do BNCC e Vestibulares, poderia reposicionar os professores para jornada integral de português, matemática e inglês, planejamento familiar e finanças, assistencia social preventiva. Será impossível, pois o mercado de cursinhos vestibulares é gigantesco.

  • @viniciuscampello4947
    @viniciuscampello4947 2 місяці тому

    Pondé excelente

  • @mariareginaaydos3631
    @mariareginaaydos3631 2 місяці тому

    Quanta dificuldade em estabelecer um ensino, nas escolas deste Brasil. Bla,bla,bla

  • @gabriel.sobral826
    @gabriel.sobral826 2 місяці тому

    Ué vai ter o novo ensino médio que será o 4° mas vai ser no próximo ano né de 2025 né, é pra está no 3 ensino médio como seria teria que terminar o 4° também estou numa dúvida

  • @odisseu5082
    @odisseu5082 2 місяці тому

    Atualmente uma turma de ensino médio tem 21 disciplinas. Minha gente, isso é desnecessário. Sobrecarrega o estudante. Outra coisa: a maioria das escolas nao tem estrutura para isso. Imagina a menina no periodo menstrual numa escola sem banheiro para banho. A msioria das escolas não tem essa estrutura. O período do almoço tb é muito curto. Os alunos so tem 1h de almoço. Onde ja se viu isso? So o tempo que passa na fila ja toma o tempo todo. Enfim...do jeito que tá não tá bom não

  • @franciscowilliam9510
    @franciscowilliam9510 2 місяці тому

    Teoricamente, tal projeto, tal reforma no Ensino Médio com aumento das disciplinas obrigatórias, menos carga horária para as optativas( 600 h, se não me engano), a disponibilidade de itenerários formativos para focar nas habilidades dos estudantes parece-me algo muito bonito, mas é só isso PARECE! Por que na realidade a história vai ser outra.
    Para além, é claro, da questão salarial dos professores - que é vergonhosa e desigual de região para região - , há outros fatores dos quais não vejo repercussão como a respeito da infraestrutura das escolas públicas em todo o país. Principalmente aquelas que estão em cidades pequenas, em estados de regiões com realidades diferentes às do Sudeste e Sul como no Nordeste e no Norte. E claro quanto ao desinteresse, a alienação, a falta de perspectivas futuras ( no ensino superior, técnico ou ao empreendedorismo) dos próprios alunos e a falta de respeito de muitos desde e de seus pais para com os professores.
    Além de também outros fatores igualmente importantes como: o distanciamento dos pais com seus filhos "depositando-os" na escola, a realidade de cada aluno (principalmente aqueles que vivem em favelas, zona rural, matagal - dependendo de transporte escolar ou nem isso -, aqueles que convivem na violência, na agonia financeira e alimentícia etc), a capacitação adequada dos professores, material pedagógico digno, respeitável, as avaliações externas que atrapalham tudo - que dizem que é pra "melhorar", no caso das estaduais, mas NÃO muda nada ou pouca coisa - com o governo estadual "reconhecendo" uma ou duas escolas estaduais na cidade e não tá nem aí pras outras 8 ou 10 existentes, a falta de suporte da Seduc - que muito se preocupa mais com uma imagem - , a falta de material tecnológico, escassez de muitos outros profissionais como no secretariado, a falta de concurso público e estabilidade da carreira, a distância dos alunos à Universidade e ao Mercado de Trabalho, a falta de investimento ( havendo muita corrupção no que já há) e etc (são muitos os fatores ignorados) tudo isso atrela-se as adversidades do ensino público no Brasil.
    E, ao serem ignorados, JAMAIS o Brasil irá ter de fato uma educação de qualidade como há na Europa, na Austrália, na Nova Zelândia ou na América do Norte.

  • @silviamariabrahmaraujo926
    @silviamariabrahmaraujo926 2 місяці тому

    Falou bem experi.ento de outro país cultura história

  • @davidallagnol4035
    @davidallagnol4035 2 місяці тому

    Na realidade esse projeto prevê o sucateamento completo da educação! Na teoria se teria a separação de itinerários, entretanto na prática as escolas dão ao aluno apenas um itinerário!( Por que não tem professor suficiente ou estrutura na escola ).Agora as crianças não vão aprender mais filosofia, história, geografia, física, química, etc. E sabe o engraçado? Tudo isso cai nos vestibulares!

  • @fabioazevedorodrigues93
    @fabioazevedorodrigues93 2 місяці тому

    "câmeras", "intinerarios", pelo comentarista, vemos a crise da educação

  • @joaopaulorodrigues4063
    @joaopaulorodrigues4063 2 місяці тому

    Uma boa rede

  • @Beunic1
    @Beunic1 2 місяці тому +1

    Puts, o Pondé é muito fraco em matéria de educação kkkkkk

  • @EsquiloFedend
    @EsquiloFedend Місяць тому

    O Tanto de caso de gravidez e suicídio que vai sair disso

  • @mnmlst1
    @mnmlst1 2 місяці тому

    Parem de chamar o Pondé pra entrevistas, Cultura. Chamem pessoas com mais conhecimento, pelo amor de todos os deuses e deusas.

  • @Kayky_Ferreira
    @Kayky_Ferreira 2 місяці тому

    Vai piorar mais do que já tava vem ai verbo to be não vi nada de melhoria

  • @lgks1897
    @lgks1897 2 місяці тому +5

    Enquanto Paulo Freire for tratado como pop star a educação continuará o lixo que sempre foi!

    • @sheilah_
      @sheilah_ 2 місяці тому +3

      Vc ainda cai e repete essas frases prontas sobre Paulo Freire?! Por favor, se informe fora dos grupos de zapzap. O método do Paulo Freire nunca foi adotado nas escolas do Brasil, mas sim em escolas na Finlândia, por exemplo.

    • @lgks1897
      @lgks1897 2 місяці тому +1

      @@sheilah_ Paulo Freire foi secretário de educação no governo da Erundina em São Paulo e foi que implementou a aprovação automática dos alunos!
      Você se informou direito?

    • @barbarakronberger4864
      @barbarakronberger4864 2 місяці тому +3

      ​@@lgks1897 A "aprovação automática" (que, na verdade, não é bem isso) é praticada quase que no mundo inteiro, caso tu não saibas. Essa medida foi adotada, há anos, porque, em todo o mundo, os índices mostravam que a reprovação piorava a situação.

    • @lgks1897
      @lgks1897 2 місяці тому +1

      @@barbarakronberger4864 Se a reprovação piorava então por que não foi adota em sua plenitude já que você diz que 'não é bem isso'?

    • @sheilah_
      @sheilah_ 2 місяці тому +3

      @@lgks1897 , não se preocupe com a influência do método Paulo Freire no Brasil. Ele tem muito mais influência na educação na Filnândia, Suécia e Inglaterra, como explicado numa matéria da BBC entitulada Quem foi Paulo Freire: Como o legado do educador brasileiros é visto no exterior.

  • @alinesamara2913
    @alinesamara2913 2 місяці тому +1

    Graças a Deus irá aumentar a FGB

    • @felipee9177
      @felipee9177 2 місяці тому

      o que é FGB?

    • @maripaixao3795
      @maripaixao3795 2 місяці тому

      @@felipee9177 Formação Geral Básica, ou seja, irá aumentar as aulas das disciplinas português, matemática, história, geografia etc.

  • @samuelsilva-wi5wm
    @samuelsilva-wi5wm 2 місяці тому +1

    Não é salário. Imagina ganhar 8.000 reais por mês, o professor consiguirá dar excelentes aulas e haverá realmemte ensino e aprendizado?? Melhora para o professor, e os alunos?

    • @daniellago85
      @daniellago85 2 місяці тому

      Maior salário, concursos mais concorridos, seleção melhor, melhores professores

    • @otaviogodoy1605
      @otaviogodoy1605 2 місяці тому +2

      ​@@daniellago85 já caiu por terra a ideia de que os melhores professores são os que ganham mais. Hoje em dia os melhores são aqueles que treinam e educam seus alunos para serem melhores do que eles. Pisa numa universidade pública pra você ver como é. Tem professor ganhando MUITO dinheiro e que não está nem aí para os alunos.

  • @guilhermematias2099
    @guilhermematias2099 2 місяці тому

    Impressionante como esse cara opina sobre tudo. Ele finge não conhecer a situação da educação brasileira, só finge.

  • @raimundalopes-fr8vm
    @raimundalopes-fr8vm 2 місяці тому

    Belíssimo raciocínio. Sociologia deveria ser substituído por ciências tecnológica, até porque, a História inclui socialismo e como prática temos que vivenciar a partir do lar de cada um.

  • @bioforce140
    @bioforce140 2 місяці тому

    Não precisamos de intinerarios formativos, bastava acrescentar empreendedorismo e alfabetização financeira que já seria muito avanço, nem precisava ser integral

    • @otaviogodoy1605
      @otaviogodoy1605 2 місяці тому

      O que um aluno focado no vestibular vai fazer com empreendedorismo?

    • @bioforce140
      @bioforce140 2 місяці тому

      @@otaviogodoy1605 e o que isso tem haver? Eu disse que não precisamos de itinerários etc... As outras disciplinas permanecem, e são elas que são cobradas no vestibular. Eu colocaria no lugar dos itinerários formativos empreendedorismo e alfabetização financeira, pois são essenciais.

    • @otaviogodoy1605
      @otaviogodoy1605 2 місяці тому +2

      @@bioforce140 empreendedorismo e educação financeira ensinados por um professor formado em outra área e "aprendidos" por alunos do ensino médio da rede pública que mal sabem matemática básica? Você vive numa bolha né?

  • @LUCAS-gt3pq
    @LUCAS-gt3pq 2 місяці тому

    se cada professor ganhasse no mínimo 10 mil por mês a única educação que mudaria seria de seus dependentes, salários altos só mudaria a vida dos professores e nada mais que isso.

    • @daniellago85
      @daniellago85 2 місяці тому

      @@LUCAS-gt3pq até porque cargos de remuneração alta são pouquíssimo concorridos e só entra gente desqualificada né. Sqn

    • @Beunic1
      @Beunic1 2 місяці тому

      Muitos professores de escola publica já ganham isso. Tem o plano de cargos e carreiras

    • @barbarakronberger4864
      @barbarakronberger4864 2 місяці тому +3

      ​@@daniellago85Mas tbm é válido dizer que os professores não são desqualificados. Na minha experiência (trabalho em mais de uma escola pública gaúcha), não vejo ninguém com pouca qualificação na educação. Metade dos meus colegas são mestres ou doutores. Todo professor tem especialização (principalmente depois do advento do EAD). E nós vivemos fazendo cursos de formação continuada. Tbm não podemos dizer que faltam recursos nas escolas (ao menos aqui no RS, já somos bem tecnologizados).
      Os dois principais fatores que eu vejo, dentro da minha realidade, que atrapalham a educação, são: (1) desgaste do professorado pela burocracia absurdamente impraticável e (2) perfil socioeconômico do alunado (que o torna completamente desrespeitoso e desinteressado)

    • @josecosta3878
      @josecosta3878 2 місяці тому

      @@Beunic1 ganho 2700 reais por mês aqui no estado de Mg. Sou doutor. Aqui vc recebe pelo doutorado depois de 20 anos de efetivo exercício e eu dou aula há apenas 3 (aumentaria para 5mil). É importante você se informar. Não dá pra comprar nem comida direito com esse salário.

    • @Beunic1
      @Beunic1 2 місяці тому

      @@josecosta3878 É importante vc se informar que depende do estado e/ou municipio. Incorporar doutorado depois de 20 anos?! Amigão, lê o edital direitinho antes sair por aí fazendo qualquer prova ou se informa mais sobre o plano de cargos e carreira da localidade onde vai fazer. Esse é um daqueles certames que claramente não valem a pena.