Ave Maria cheia de graça o Senhor é convosco bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus, Santa Maria mãe de Deus rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte Amém!🙏
Só sinto ter conhecido Chesterton aos 80 anos de vida, e ter perdido tanto tempo buscando lutar contra heresias e ortodoxias. Mas fico feliz por ter conhecido O Homem Eterno.
Guilherme, acompanho isso aqui desde que tens pouquissimos seguidores, e eu já sabia que ia estourar. Quero expor minha gratidão... diante do mundo enlouquecido e esse dilema (falso) felicidade x sanidade vc é quem mais me ajuda a mostrar: vc nao está louco, nao está sozinho. Faça o seu. Reze. Faça o certo. A Verdade é a verdade!!! Quando sofro por defender isso diante do mundo, esses videos acaletam minha alma. Muito obrigado. Deus abençoe voce e sua familia! Amém
Só li um livro do Chesterton até agora, Ortodoxia, e amei, amei, fiquei realmente deslumbrada com Chesterton, obrigada por falar sobre outros livros dele, quero ler muitos, mas estou focada nos clássicos, agora estou lendo "Um conto de duas cidades", do Dickens, maravilhoso! Obrigada, vc é ótimo, Deus o abençoe!
Eu assisti esse seu vídeo de distributismo a um tempão atrás, aí a alguns dias vi você no Brasil paralelo de novo, e passei a te acompanhar. Seu trabalho é muito bom.
Eu gostei muito da Live, sinceramente nunca tinha ouvido falar de Token e Chesterton, fico horrorizada com nível de ensino no qual diria que a esmagadora maioria dos brasileiros tiveram. Sinceramente sou analfabeta funcional !
Não acompanhei a live ao vivo mas é surreal o quanto Chesterton impactou até mesmo os ideologos da esquerda do seu tempo como Bernard Shaw e, principalmente, Antonio Gramsci que em uma de suas cartas no cárcere elogia o "Padre Brown" - subsequente o Chesterton também - e crítica "o modo de pensar protestante" (nas palavras do próprio Gamsci): "O padre Brown é um católico que zomba do modo mecânico de pensar dos protestantes e o livro é fundamentalmente uma apologia da Igreja Romana contra a Anglicana. Sherlock Holmes é o policial 'protestante' que encontra o fio da meada do crime partindo do exterior, baseando-se na ciência, no método experimental, na indução. O padre Brown é o sacerdote católico que através de refinadas experiências psicológicas fornecidas pelas confissões e pela trabalhada casuística moral dos padres, embora sem menosprezar a ciência e a experiência, mas baseando-se especialmente na dedução e na introspecção, supera Sherlock Holmes em cheio, fazendo-o aparecer como um rapazola pretensioso, revelando sua angústia e mesquinhez". Até Gramsci, um dos maiores ideologos Marxistas reconhece o cerne da obra de Chesterton - um romance policial de cunho apologista católico - e a elogia, criticando o "rapazola pretensioso" (Sherlock Holmes), não sei se foi o sangue italiano do Gramsci falando também pois por essa carta ele mostrou uma certa adimiração - não sei nem se pode falar isso - à Igreja Católica - surreal mesmo, o Chesterton era carismático ao ponto de conseguir ser amigo de pessoas influentes da esquerda de seu tempo e ter se mantido fiel a sua fé, ainda mais, reafirmou ela e convenceu seus amigos de seus pontos. A carta do Gramsci completa está no site "Sociedade Chesterton Brasil", quem quiser le-lâ: www.sociedadechestertonbrasil.org/o-dia-em-que-gramsci-se-rendeu-a-g-k-chesterton/
Muito interessante o vídeo, comprei o livro O que há de errado com o mundo cerca de 2 a 3 anos atrás e quando tentei ler fiquei muito confuso. Na black do ano passado comprei a biografia de São Tomás que Chesterton escreveu, foi uma leitura mais tranquila. Este período da faculdade cheguei em história contemporânea e pude voltar a ler O que há de errado, ainda está sendo uma leitura bem "técnica" e detalhista mas desta vez estou conseguindo entendê-lo melhor.
A verdade é que ler Chesterton é muito difícil. Me senti um analfabeto funcional quando fui ler uma obra dele, há 3 anos atrás. Eu havia começado pelo "O que há de errado com o mundo" também, e quando fui ler as outras obras, percebi que essa era na verdade a mais fácil delas!
24:00 Sobre a Inglaterra virar islâmica, eu, que sou a ignorância em pessoa, nunca tinha ouvido falar disso até o dia quando o professor Olavo comentou que o agora rei Charles tinha contato com um mestre islâmico, tinha simpatia por ele, suas idéias etc. Ele também disse que esse mestre (ou outro termo, não lembro) nunca procura (ou procurava, não sei se já morreu) ninguém. Ninguém. Quem quiser que vá ou fosse a ele. Se a gente considerar que Olavo acerta 9 em 10...
Muito bom, Guilherme. Obrigada por nos transmitir seus conhecimentos. Estou lendo Hereges. Começando a conhecer Chesterton e ficando literalmente apaixonada por ele.
Gostei muito do video. Vim para tentar decidir qual livro do G. K. Chesterton ler primeiro, mas no final das contas me deixou com mais dificuldade para escolher. Autor bom é assim, tantas obras engrandecedoras que não se sabe por onde começar.
Napoleão de Notting Hill te lembra O Alienista no aspecto de denúncia que o crescimento do poder das instituições traria o perigo de tiranias mais abomináveis (que realmente se concretizou no século XX)? Abraço
2 роки тому+12
"C.S. Lewis era protestante, se converteu lendo Chesterton". Guilherme, C.S. Lewis era Anglicano, ele nunca foi Católico, apesar de muitos acharem isso. Ele se converteu ao Cristianismo, mas não ao Catolicismo. Isso até onde eu sei.
Sim, ele sabe disso. Ele quis dizer que C. S. Lewis se converteu do ateísmo para o cristianismo por influência de Tolkien e outros autores....
2 роки тому+2
@@lucasvinicios4687 Ah, valeu. Eu fiquei a principio confusa, mas acho que as lives as vezes pode deixar o Guilherme tao cheio de perguntas do pessoal que ele vai respondendo como dá. Valeu!
Isso, ele quis dizer que C.S Lewis se converteu ao Cristianismo lendo Chesterton! Na hora que escutei ele falando, interpretei como você, mas depois percebi o que de fato ele estava dizendo!
50:11 Mestre Guilherme mitando , mais uma vez, em cima de gente q tem preguiça, preconceito ou covardia, ou estas tres coisas , de estudar a história da unica Igreja de verdade que existe ( católica, obvio) , aquela fundada por nosso Senhor Jesus Cristo. Faz o curso e estuda pra nao passar vergonha 😂👏. E outra: parem de questionar a pureza e santidade da Virgem Maria. De que adianta ser fanático por Jesus e ao mesmo tempo ofender e menosprezar a Santa mae do nosso Senhor? Maria eh a OBRA PRIMA da criaçao, filha predileta de Deus, preparada por Deus para carregar Jesus. Vao estudar antes de falar e escrever bobagens. Se vc despreza a Virgem Maria vc vai pro fogo da geena, pode ter certeza.
Sim, é nescessário entender que quem cria o ser humano é Deus, e por isso faz todo sentido que Deus, ao escolher de onde ele iria nascer, ele escolheria uma Santa.
Chesterton junto com Rene Guenon e Oswald Spengler me fizeram conhecer a direita antiliberal, isso me salvou e muito. Eu nao gosto da esquerda moderno, menos ainda do liberalismo.
Concordo e vi isso dentro de um livro chamado Café Criminal, quando, em reflexão, o personagem comenta com seus botões: que sentido teria a passagem bíblica, quando afirma que Jesus transformou a água em vinho? Se álcool fosse proibido, a transformação seria ao contrário. Abraço e sucesso para ti! Te acompanho nos vídeos...
Já que você fez um vídeo sobre a amizade do Tolkien e do Lewis ("A Conversão do Lewis", é o nome do vídeo), por quê não fazer uma live sobre a amizade do Chesterton e Bernard Shaw? Distintos no campo das ideias mas amigos na vida: "Não estou preocupado com o Sr. Bernard Shaw como o homem vivo mais brilhante e um dos mais honestos; estou preocupado com ele como um herege - isto é, um homem cuja filosofia é muito sólida, muito coerente, e muito errada". (G.K. Chesterton). É um tema muito interessante e que desmistificar que não existe amizade entre pessoas de pensamentos distintos - até mesmo Gramsci tem uma de suas cartas elogiando o "Padre Brown", do Chesterton e criticando o "Sherlock Holmes".
Guilherme vejo que o chat atrapalha muito. O pessoal faz perguntas nada a ver e vc acaba desfocando do assunto proposto. Uma pena pq fica rasa a explanação do assunto proposto. Se puder repensar o modelo da live.
O cavalo branco é um dos símbolos de clã (utilizados nos escudos) destacados por Bernard Cornwell durante a saga das Crônicas Saxonicas. Existe também uma série no Netflix muito fiel aos livros, apesar de menos detalhada.
22:35 se Deus me permite, Jesus é muito based. Nem existem palavras suficientes para descrever, mas é bem engraçado o que o pessoal fala ''A Bíblia não permite" seguido de algo que torna a afirmação falsa kkkkk
Uma dúvida é essa suposta unidade do catolicismo romano que é uma afirmação de perspectiva relativa. Os ortodoxos consideram que foram os romanos que se ramificaram depois do sétimo concílio acho. Pra Roma, é lógico que ela vai ser a única já que ela monopoliza o termo católico. Qualquer corpo da igreja que discorde é descartado.
Ainda peguei isso. Ser de esquerda muitas vezes revelava um lado da pessoa preocupada com as injustiças e com empatia pelo próximo. Os maiores pensadores entre todas as categorias foram de esquerda, a imensa maioria não tinha qualquer ideia do que era a aplicação prática das ideias socialistas e a grande maioria, pelo menos os que deixaram de acreditar em papai Noel, abandonou essas convicções. Faz parte da maturidade da pessoa e da sua percepção de que o mundo não é um mar de rosas e as injustiças não são o que parecem ser.
@@luisaugustobonilha8210 Não é preto no branco porque não é oito ou oitenta. Individualismo extremo x coletivismo extremo. Mas existe o lado certo que é o do socialismo. As ideologias `direita representam o mal.
Prezado, se você lê inglês existe a série "Puritan Paperbacks". Eu gosto muito do Thomas Watson. Um livro que eu recomendo é "The Valley of Vison". É um livro de orações. Belíssimo.
Me esclarece uma dúvida: se o livro do Gênesis pode ser entendido de forma figurada e não literal, como explicar a genealogia presente na Bíblia que vai de Adão até Jesus Cristo? Seria essa geneologia falsa, ou devo encará-la igualmente de forma figurada?
É preciso estudar o estilo literário usado por cada um dos autores e o século que foi escrito para saber usar s " lente adequada " de cada um dos autores, já que a Bíblia é um grande apanhado de livros diferentes de culturas e séculos diferentes
@Lameque não sei se já lhe comentaram. Sei que o Guilherme gosta muito da Historia da Igreja de Daniel Rops que foi publicado pela editora Quadrante. Encontra ainda fácil os volumes novos. O problema é que são 12 volumes mais ou menos extensos. Mas é obra maravilhosa
Interessante é que enquanto o professor fala do espírito cristão de querer converter as pessoas, no chat a glr tá descendo a lenha nos protestantes. Vocês sabiam que há debates teológicos dentro da nata intelectual da igreja católica? Mas num chat de yt não, tem que saber tudo, ou pode ser chamado de protestontos e outras desqualificações de 5º série. Meu, desanimador isso, na boa.
Eu sou evangélico, e nunca vi algo equivalente (não que evangélicos sejam perfeitos) no meio envagélico, de xingamentos, pelo menos nas 3 igrejas que frequentei ao longo de 18 anos
@@Eduardofchvs Não precisa pedir perdão se você nunca fez. Após refletir apaguei os comentários, vi que poderia gerar mais discussões. Porém, chat de UA-cam não é lugar para debater teologia, se alguém quiser entender qual a doutrina da Igreja sobre determinado assunto deve pesquisar, na internet facilmente se encontra os documentos da igreja e tem o catecismo da igreja católica no Google, qualquer um pode acessar gratuitamente.
Jesus amado, eu preciso rapidamente estudar mais e ler mais. mas uma coisa eu dou graças a Deus, que foi me ter feito nascer dentro da assembleia porque o catolicismo é medonho. idolatria sendo tratado como normal, maria nasceu sem pecado original??/ de onde tiraram isso. a biblia não existe sem a igreja????
@@walterguimaraes6348 sim vou a missa todas as manhãs as 6, numa igreja na minha cidade, para começar o dia e aguentar as loucuras das pessoas nos Tribunais onde trabalho e no trânsito movendo de um lado para o outro. E, você vai as missas?
Sem Cristo não há salvação. João 14:6 - Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vem ao Pai se não por mim. Portanto não há salvação sem Cristo. Cristo deu a vida pela igreja, portanto a Igreja depende de Cristo e sem Cristo a Igreja com certeza sucumbirá. A salvação vêm através de Cristo e não pela Igreja. A Igreja somos nós (seres humanos) e não um prédio feito de tijolo e cimento. Deus quer escrever em nossos corações suas leis e seus mandamentos. Portanto a Bíblia afirma que Cristo é que nos leva à Deus. Sem ele nada podemos fazer.
Seu julgo é desonesto, assim como todo protestante, que na realidade não passa de um jegue. Nenhum católico, nenhum documento nega que não seja Cristo, no catecismo maior está quem há pessoas que podem serem salvas até sem serem batizadas, justamente pela misericórdia de Deus e pelo coração da mesma, mas quando digamos isso, estamos no referindo a quem salva, não existe igreja fora de Cristo, se tal está em Cristo, tal é cristo, portanto tal possui a salvação. Fora da igreja católica apostólica romana, não há salvação, há não ser por ignorância.
"Cristandade", "igreja primitiva", "igreja católica", tudo isso é RELIGIÃO. A salvação só importa a fé em Jesus Cristo o filho do Deus vivo. E só o que basta. O resto é lorota.
Não creio q a igreja deu origem a Bíblia. Na vdd historicamente todos os livros são anteriores a igreja tal como conhecemos, inclusive antes mesmo da vinda de Yeshua. Todavia, creio que a igreja tem origem com a organização dos livros, assim é a Bíblia que origina a igreja e não contrário.
Maria não foi concebida pelo Espírito Santo, não há nada no evangelho que comprove isso. Se assim foi, por que não foi mencionado em algum lugar com a Trindade? JESUS foi o único a ser concebido pelo Espírito Santo. 1Tm 2:5: "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,"
Maria não faz parte da trindade. Adão e Eva foram criados sem o Pecado Original, eles só foram contraí-los logo após comerem o frut proibido. Se Deus criou os dois primeiros humanos sem pecado, o que O impediria de criar sua própria mãe sem pecado? Isso não faria dela Deus. Isso seria tão lógico quanto considerar Adão e Eva deuses. Nem Maria, nem Eva e nem Adão são deuses, mas todos eles foram criados sem pecados. Com a diferença que Maria não caiu em pecado.
@@davialmeida5916 O simples fato de não haver nenhuma mensão nos textos originais e aceito pelos apostolos no primeiro século. Diga uma passagem biblica no novo testamento que assegure isso, que Maria foi concebida pelo Espirito Santo e sem pecado.
@@wellingtonhenriquemartins6668Quanto a ser concebida sem pecado, faça um pequeno exercício: pense na comida e na bebida que você mais gosta. Agora pense nessa comida sendo colocada em recipientes sujos de todo tipo de imundície, com micróbios dos mais mortais. Pergunta: você comeria uma comida e beberia de um copo no estado citado anteriormente. Quero pensar que não. Da mesma forma, Jesus, que é Deus, o Verbo Encarnado como aponta São João Evangelista, veio para o meio do seu povo. Você acha que Deus, sendo divino, Santo e fonte de toda santidade, habitaria o ventre de uma mulher manchada pelo pecado original? Eu acredito que não também. No mais, sendo que para Deus, nada é impossível, seria impossível para Ele manter pura e sem o pecado original um ser que Ele separou para Si como parte de mistério da Encarnação?
@@horaciodesousaramalho2313 legal essa metáfora sua para insinuar que Maria não tinha pecado original. Mas, essa questão não tem nada a ver. Por isso ela era virgem e deveria ser virgem mesmo. JESUS não tinha como nascer com pecado original porquê não foi fruto de uma relação de um homem e uma mulher, mas Maria foi. Os requisitos exigidos por Deus foi, uma mulher pura, nesse caso, que não havia tido relação sexual, e alguem que se dispusesse a cumpri a vontade de Deus. Maria foi essa mulher. Mateus e Lucas que trazem a árvore genealógica de Jesus, não cita a família de Maria. Era comum citar a familia do homem. Mas um historiador do primeiro século por nome Eusébio de Cesaréia relata seus descendentes. Mostrando seu parentesco, cai por terra essa teoria de Maria não ter nascido com o pecado original. Maria não é mãe de Deus. Maria é mãe de Jesus o homem. O Deus encarnado existe eternamente.
@@wellingtonhenriquemartins6668 Como ela não é Mãe de Deus se o próprio Arcanjo Gabriel diz que o "menino que vai nascer dela vai ser chamado Filho de Deus"? Como pode o Filho de Deus nascer de uma mulher e esta não ser a Sua mãe? Quando a Virgem Maria visita Santa Isabel e a saúda, a criança pula no seu ventre e Santa Isabel, ficando cheia do Espírito Santo diz: "Como posso merecer que a MÃE DO MEU SENHOR me venha visitar"? Quer dizer que o Espírito Santo, que inspirou Isabel a declarar isso, estava errado?
Fora tu, G K Chesterton, cristianismo para uso dos prestidigitadores, barril de cerveja ao pé do altar, adiposidade da dialética cockney com o horror ao sabão influindo na limpeza dos raciocínios! - Fernando Pessoa in Ultimatum
Ave Maria cheia de graça o Senhor é convosco bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus, Santa Maria mãe de Deus rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte Amém!🙏
Só sinto ter conhecido Chesterton aos 80 anos de vida, e ter perdido tanto tempo buscando lutar contra heresias e ortodoxias. Mas fico feliz por ter conhecido O Homem Eterno.
Nunca é tarde, de uma olha na Expedições pelo mundo da cultura do Monir Nasser.
Guilherme, acompanho isso aqui desde que tens pouquissimos seguidores, e eu já sabia que ia estourar. Quero expor minha gratidão... diante do mundo enlouquecido e esse dilema (falso) felicidade x sanidade vc é quem mais me ajuda a mostrar: vc nao está louco, nao está sozinho. Faça o seu. Reze. Faça o certo. A Verdade é a verdade!!! Quando sofro por defender isso diante do mundo, esses videos acaletam minha alma. Muito obrigado. Deus abençoe voce e sua familia! Amém
Sou protestante, estou fazendo o curso “história da igreja”e lendo o livro do Daniel-Rops.
verdade limda pasa zap
@@semnome.a 💍
@@andrearscotrim Kkkkk
Melhor coisa na vida de um ex protestante é se livrar de todo protestantismo, eu lhe garanto.
@@JardelFilho23 Tenho muitas dúvidas ainda.
Só li um livro do Chesterton até agora, Ortodoxia, e amei, amei, fiquei realmente deslumbrada com Chesterton, obrigada por falar sobre outros livros dele, quero ler muitos, mas estou focada nos clássicos, agora estou lendo "Um conto de duas cidades", do Dickens, maravilhoso! Obrigada, vc é ótimo, Deus o abençoe!
Eu assisti esse seu vídeo de distributismo a um tempão atrás, aí a alguns dias vi você no Brasil paralelo de novo, e passei a te acompanhar. Seu trabalho é muito bom.
Lucas, você poderia compartilhar o link do - distributismo - fiquei interessada em ver. Obrigada
Eu gostei muito da Live, sinceramente nunca tinha ouvido falar de Token e Chesterton, fico horrorizada com nível de ensino no qual diria que a esmagadora maioria dos brasileiros tiveram. Sinceramente sou analfabeta funcional !
Kkkkk eu também
Eles foram bastiões na luta contra ofensiva na guerra cultural .
Aproveite e comece a ler, são maravilhosos!!! Leia "Cristianismo puro e simples", do C.S.Lewis, incrível!!!
Não acompanhei a live ao vivo mas é surreal o quanto Chesterton impactou até mesmo os ideologos da esquerda do seu tempo como Bernard Shaw e, principalmente, Antonio Gramsci que em uma de suas cartas no cárcere elogia o "Padre Brown" - subsequente o Chesterton também - e crítica "o modo de pensar protestante" (nas palavras do próprio Gamsci): "O padre Brown é um católico que zomba do modo mecânico de pensar dos protestantes e o livro é fundamentalmente uma apologia da Igreja Romana contra a Anglicana. Sherlock Holmes é o policial 'protestante' que encontra o fio da meada do crime partindo do exterior, baseando-se na ciência, no método experimental, na indução. O padre Brown é o sacerdote católico que através de refinadas experiências psicológicas fornecidas pelas confissões e pela trabalhada casuística moral dos padres, embora sem menosprezar a ciência e a experiência, mas baseando-se especialmente na dedução e na introspecção, supera Sherlock Holmes em cheio, fazendo-o aparecer como um rapazola pretensioso, revelando sua angústia e mesquinhez". Até Gramsci, um dos maiores ideologos Marxistas reconhece o cerne da obra de Chesterton - um romance policial de cunho apologista católico - e a elogia, criticando o "rapazola pretensioso" (Sherlock Holmes), não sei se foi o sangue italiano do Gramsci falando também pois por essa carta ele mostrou uma certa adimiração - não sei nem se pode falar isso - à Igreja Católica - surreal mesmo, o Chesterton era carismático ao ponto de conseguir ser amigo de pessoas influentes da esquerda de seu tempo e ter se mantido fiel a sua fé, ainda mais, reafirmou ela e convenceu seus amigos de seus pontos.
A carta do Gramsci completa está no site "Sociedade Chesterton Brasil", quem quiser le-lâ: www.sociedadechestertonbrasil.org/o-dia-em-que-gramsci-se-rendeu-a-g-k-chesterton/
Muito interessante o vídeo, comprei o livro O que há de errado com o mundo cerca de 2 a 3 anos atrás e quando tentei ler fiquei muito confuso. Na black do ano passado comprei a biografia de São Tomás que Chesterton escreveu, foi uma leitura mais tranquila. Este período da faculdade cheguei em história contemporânea e pude voltar a ler O que há de errado, ainda está sendo uma leitura bem "técnica" e detalhista mas desta vez estou conseguindo entendê-lo melhor.
A verdade é que ler Chesterton é muito difícil. Me senti um analfabeto funcional quando fui ler uma obra dele, há 3 anos atrás. Eu havia começado pelo "O que há de errado com o mundo" também, e quando fui ler as outras obras, percebi que essa era na verdade a mais fácil delas!
Estou lendo Ortodoxia e depois lerei o Homem Eterno.
Se puderem, leiam "As Grandes Heresias" do Hilaire Belloc que foi aluno de São John Henry Newman !
24:00 Sobre a Inglaterra virar islâmica, eu, que sou a ignorância em pessoa, nunca tinha ouvido falar disso até o dia quando o professor Olavo comentou que o agora rei Charles tinha contato com um mestre islâmico, tinha simpatia por ele, suas idéias etc. Ele também disse que esse mestre (ou outro termo, não lembro) nunca procura (ou procurava, não sei se já morreu) ninguém. Ninguém. Quem quiser que vá ou fosse a ele. Se a gente considerar que Olavo acerta 9 em 10...
Na obra de Chesterton " a taberna ambulante" enfatiza bastante a influência islâmica sobre os ingleses. Inclusive a influência abstêmica.
Muito bom cara!
Deus abençoe sempre você, sua família e seu trabalho!
Muito bom, Guilherme. Obrigada por nos transmitir seus conhecimentos. Estou lendo Hereges. Começando a conhecer Chesterton e ficando literalmente apaixonada por ele.
ÓTIMA E ESPECIAL LIVE PROF. GUILHERME .
Boa tarde Guilherme Freire!
Gostei muito do video. Vim para tentar decidir qual livro do G. K. Chesterton ler primeiro, mas no final das contas me deixou com mais dificuldade para escolher.
Autor bom é assim, tantas obras engrandecedoras que não se sabe por onde começar.
Comece lendo ortodoxia.
@@David.montford esse me parece o mais difícil. Sugeriram o "why I'm catholic"
@@sarahisatitagain este me parece um bom livro para formação da sua fé católica.
@@sarahisatitagain mas, eu começaria por ortodoxia
Napoleão de Notting Hill te lembra O Alienista no aspecto de denúncia que o crescimento do poder das instituições traria o perigo de tiranias mais abomináveis (que realmente se concretizou no século XX)?
Abraço
"C.S. Lewis era protestante, se converteu lendo Chesterton". Guilherme, C.S. Lewis era Anglicano, ele nunca foi Católico, apesar de muitos acharem isso. Ele se converteu ao Cristianismo, mas não ao Catolicismo. Isso até onde eu sei.
Sim, ele sabe disso. Ele quis dizer que C. S. Lewis se converteu do ateísmo para o cristianismo por influência de Tolkien e outros autores....
@@lucasvinicios4687 Ah, valeu. Eu fiquei a principio confusa, mas acho que as lives as vezes pode deixar o Guilherme tao cheio de perguntas do pessoal que ele vai respondendo como dá. Valeu!
Isso, ele quis dizer que C.S Lewis se converteu ao Cristianismo lendo Chesterton! Na hora que escutei ele falando, interpretei como você, mas depois percebi o que de fato ele estava dizendo!
C.S. Lewis realmente era Anglicano, mas ele aceitava todos os sacramentos da Igreja, inclusive a confissão auricular...
@@cesarlima855 inclusive o purgatório.
Guilherme que bem lhe fica o símbolo dessa camisa com a cruz verde da Ordem de S. Bento de Avis e o amarelo dos Habsburgo ... Um forte abraço.
Curti essa explicação da cruz e da cerveja.
Belo manto, mestre paladino
Guilherme faz um vídeo sobre o livro O Senhor do Mundo
Guilherme faz um vídeo sobre o livro O senhor dos anéis.
50:11 Mestre Guilherme mitando , mais uma vez, em cima de gente q tem preguiça, preconceito ou covardia, ou estas tres coisas , de estudar a história da unica Igreja de verdade que existe ( católica, obvio) , aquela fundada por nosso Senhor Jesus Cristo. Faz o curso e estuda pra nao passar vergonha 😂👏. E outra: parem de questionar a pureza e santidade da Virgem Maria. De que adianta ser fanático por Jesus e ao mesmo tempo ofender e menosprezar a Santa mae do nosso Senhor? Maria eh a OBRA PRIMA da criaçao, filha predileta de Deus, preparada por Deus para carregar Jesus. Vao estudar antes de falar e escrever bobagens. Se vc despreza a Virgem Maria vc vai pro fogo da geena, pode ter certeza.
Sim, é nescessário entender que quem cria o ser humano é Deus, e por isso faz todo sentido que Deus, ao escolher de onde ele iria nascer, ele escolheria uma Santa.
Por mais homens que se levantam para defender Nosso Senhor !
Muito bem! Faço minha suas palavras, Rubens. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
A paz de Maria!!
Chesterton junto com Rene Guenon e Oswald Spengler me fizeram conhecer a direita antiliberal, isso me salvou e muito. Eu nao gosto da esquerda moderno, menos ainda do liberalismo.
Muito obrigado!
O mundo tem suas coincidências kkkk
Ontem mesmo estava pesquisando sobre ele
Concordo e vi isso dentro de um livro chamado Café Criminal, quando, em reflexão, o personagem comenta com seus botões: que sentido teria a passagem bíblica, quando afirma que Jesus transformou a água em vinho? Se álcool fosse proibido, a transformação seria ao contrário. Abraço e sucesso para ti! Te acompanho nos vídeos...
Já que você fez um vídeo sobre a amizade do Tolkien e do Lewis ("A Conversão do Lewis", é o nome do vídeo), por quê não fazer uma live sobre a amizade do Chesterton e Bernard Shaw? Distintos no campo das ideias mas amigos na vida: "Não estou preocupado com o Sr. Bernard Shaw como o homem vivo mais brilhante e um dos mais honestos; estou preocupado com ele como um herege - isto é, um homem cuja filosofia é muito sólida, muito coerente, e muito errada". (G.K. Chesterton). É um tema muito interessante e que desmistificar que não existe amizade entre pessoas de pensamentos distintos - até mesmo Gramsci tem uma de suas cartas elogiando o "Padre Brown", do Chesterton e criticando o "Sherlock Holmes".
Não sabia dessa amizade deles. Você se lembra qual das cartas/escritos do Gramsci é exatamente? Fiquei curiosa para ler a crítica ao Sherlock Holmes 😊
Guilherme vejo que o chat atrapalha muito. O pessoal faz perguntas nada a ver e vc acaba desfocando do assunto proposto. Uma pena pq fica rasa a explanação do assunto proposto. Se puder repensar o modelo da live.
O cavalo branco é um dos símbolos de clã (utilizados nos escudos) destacados por Bernard Cornwell durante a saga das Crônicas Saxonicas. Existe também uma série no Netflix muito fiel aos livros, apesar de menos detalhada.
Alguém tem esse vídeo do Guilherme dando aula, que ele menciona? Voltei nesse vídeo atrás dessa informação rs
22:35 se Deus me permite, Jesus é muito based. Nem existem palavras suficientes para descrever, mas é bem engraçado o que o pessoal fala ''A Bíblia não permite" seguido de algo que torna a afirmação falsa kkkkk
Parabéns!!! Vc tem realmente a veia do verdadeiro professor, incluindo a coragem em refutar os inadequados: vaza! Kkk acho ótimo 👍
Uma dúvida é essa suposta unidade do catolicismo romano que é uma afirmação de perspectiva relativa. Os ortodoxos consideram que foram os romanos que se ramificaram depois do sétimo concílio acho. Pra Roma, é lógico que ela vai ser a única já que ela monopoliza o termo católico. Qualquer corpo da igreja que discorde é descartado.
53:00
Gratidão
Ainda peguei isso. Ser de esquerda muitas vezes revelava um lado da pessoa preocupada com as injustiças e com empatia pelo próximo. Os maiores pensadores entre todas as categorias foram de esquerda, a imensa maioria não tinha qualquer ideia do que era a aplicação prática das ideias socialistas e a grande maioria, pelo menos os que deixaram de acreditar em papai Noel, abandonou essas convicções. Faz parte da maturidade da pessoa e da sua percepção de que o mundo não é um mar de rosas e as injustiças não são o que parecem ser.
É imaturidade distinguir claramente entre o bem e o mal ?
@@socialistapatriota3444 Imaturidade? Não acho. A vida não é preto no branco, e convicção normalmente é um equívoco.
@@luisaugustobonilha8210 Não é preto no branco porque não é oito ou oitenta. Individualismo extremo x coletivismo extremo. Mas existe o lado certo que é o do socialismo. As ideologias `direita representam o mal.
@@socialistapatriota3444não, essa é a visão utópica e infantil materialista..
@@socialistapatriota3444o marxista não é e nunca foi
Vim do futuro pra dizer que a Alemanha perdeu para o Japão..kk
Por favor, qual o site de inscrições da História da Igreja?
Veja o link guilhermefreire.net
Faz um video crítica aos conservadores, como fez com libertários
Queria saber a cronologia elencando os principais PURITANOS . Indica algum livro ?
Prezado, se você lê inglês existe a série "Puritan Paperbacks". Eu gosto muito do Thomas Watson.
Um livro que eu recomendo é "The Valley of Vison". É um livro de orações. Belíssimo.
Me esclarece uma dúvida: se o livro do Gênesis pode ser entendido de forma figurada e não literal, como explicar a genealogia presente na Bíblia que vai de Adão até Jesus Cristo? Seria essa geneologia falsa, ou devo encará-la igualmente de forma figurada?
É preciso estudar o estilo literário usado por cada um dos autores e o século que foi escrito para saber usar s " lente adequada " de cada um dos autores, já que a Bíblia é um grande apanhado de livros diferentes de culturas e séculos diferentes
Obrigada por esse conteúdo.🤍👏👏👏🙏🏻.
É pra copa, né?
Eu li Ortodoxia e O que há de Errrado com o mundo. To perdendo muito se n ler esse o homem que era quinta-feira? Porque a lista ta grande.
👋🏻🙋🏽salve🙋🏻👋🏿
⚠️
Cruz e cerveja! Gostei 😊
Você leu a Balada do Cavalo Branco em que língua??
Japonês
Aramaico.
OI GUILHERME! TENHO INTERESSE DE CONHECER A HISTORIA DA IGREJA. ME CITE UM BOM LIVRO PRA INICIAR? CONFIO PELNAMENTE EM TUA INDICAÇÃO.
Acho que ele citou um num vídeo sobre recomendação de livros
@Lameque não sei se já lhe comentaram. Sei que o Guilherme gosta muito da Historia da Igreja de Daniel Rops que foi publicado pela editora Quadrante. Encontra ainda fácil os volumes novos. O problema é que são 12 volumes mais ou menos extensos. Mas é obra maravilhosa
Daniel Rops
"Algo natural que traz a alegria" não pode ser usado para maconha, cogumelos, etc?
Não, porque eles afetam seu estado de consciência.
Interessante é que enquanto o professor fala do espírito cristão de querer converter as pessoas, no chat a glr tá descendo a lenha nos protestantes. Vocês sabiam que há debates teológicos dentro da nata intelectual da igreja católica? Mas num chat de yt não, tem que saber tudo, ou pode ser chamado de protestontos e outras desqualificações de 5º série. Meu, desanimador isso, na boa.
Sim, eu vi uma fazendo um trocadilho de evangélico+ jegue
@@renata25f Muito errado isso. Eu não gosto de mimimi, mas isso aí me deixa chateado
Eu sou evangélico, e nunca vi algo equivalente (não que evangélicos sejam perfeitos) no meio envagélico, de xingamentos, pelo menos nas 3 igrejas que frequentei ao longo de 18 anos
@@MoniqueRibeiro1 ninguém aqui negou isso. Mas pelo menos eu nunca vi e nem fiz. Peço perdão por eles.
@@Eduardofchvs Não precisa pedir perdão se você nunca fez. Após refletir apaguei os comentários, vi que poderia gerar mais discussões. Porém, chat de UA-cam não é lugar para debater teologia, se alguém quiser entender qual a doutrina da Igreja sobre determinado assunto deve pesquisar, na internet facilmente se encontra os documentos da igreja e tem o catecismo da igreja católica no Google, qualquer um pode acessar gratuitamente.
contagiante.
46:49 "...Fora da igreja não há salvacao..."' Fora da igreja Católica??
Basicamente esse é um dogma da Igreja Católica.
"Extra Ecclesiam nulla salus"
33:45 eu acho taça de vinho cafona
Kkkk foda-se?
23:55 KKKKKKKKKKKKKKKKK
Ele errou aqui, são árabes seculares e não islâmicos. No Irã e na Arabia Saudita seriam considerados hereges
A fala foi totalmente molinista mesmo! rsrs
Chadston
ua-cam.com/video/DnJjDESe0uo/v-deo.html (Shen Yun Performing Arts Intro)
😎👍🏽
E a Alemanha perdeu mesmo kkkkkk...os lacradores não passaram da primeira fase...kkkkk
🤩
Excelente aula! Com exceção do Neymar ser preso.
As cartas as igrejas do Apocalipse já demonstram q nao havia uma unidade de igreja... haviam diferentes igrejas com diferentes praticas
Jesus amado, eu preciso rapidamente estudar mais e ler mais. mas uma coisa eu dou graças a Deus, que foi me ter feito nascer dentro da assembleia porque o catolicismo é medonho. idolatria sendo tratado como normal, maria nasceu sem pecado original??/ de onde tiraram isso. a biblia não existe sem a igreja????
Protestantismo moderno é complicado
Guilherme, você vai a igreja (missa) todos os dias?
E você?
@@walterguimaraes6348 sim vou a missa todas as manhãs as 6, numa igreja na minha cidade, para começar o dia e aguentar as loucuras das pessoas nos Tribunais onde trabalho e no trânsito movendo de um lado para o outro.
E, você vai as missas?
Não há missa, veja o canal Catolico Tradicional para saber mais.
@@soniasoares7768 Parabéns! Que exemplo lindo,
continue assim! A missa é o ato mais IMPORTANTE que existe na face da terra, "Padre Paulo Ricardo".
Sem Cristo não há salvação. João 14:6 - Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vem ao Pai se não por mim. Portanto não há salvação sem Cristo. Cristo deu a vida pela igreja, portanto a Igreja depende de Cristo e sem Cristo a Igreja com certeza sucumbirá. A salvação vêm através de Cristo e não pela Igreja. A Igreja somos nós (seres humanos) e não um prédio feito de tijolo e cimento. Deus quer escrever em nossos corações suas leis e seus mandamentos. Portanto a Bíblia afirma que Cristo é que nos leva à Deus. Sem ele nada podemos fazer.
Perfeito!
Seu julgo é desonesto, assim como todo protestante, que na realidade não passa de um jegue.
Nenhum católico, nenhum documento nega que não seja Cristo, no catecismo maior está quem há pessoas que podem serem salvas até sem serem batizadas, justamente pela misericórdia de Deus e pelo coração da mesma, mas quando digamos isso, estamos no referindo a quem salva, não existe igreja fora de Cristo, se tal está em Cristo, tal é cristo, portanto tal possui a salvação.
Fora da igreja católica apostólica romana, não há salvação, há não ser por ignorância.
🙏👍
Primeiro
!!!
"Cristandade", "igreja primitiva", "igreja católica", tudo isso é RELIGIÃO. A salvação só importa a fé em Jesus Cristo o filho do Deus vivo. E só o que basta. O resto é lorota.
Não creio q a igreja deu origem a Bíblia. Na vdd historicamente todos os livros são anteriores a igreja tal como conhecemos, inclusive antes mesmo da vinda de Yeshua. Todavia, creio que a igreja tem origem com a organização dos livros, assim é a Bíblia que origina a igreja e não contrário.
A Igreja dá origem à Bíblia inclusive no sentido de que os evangelistas são da Igreja
Maria não foi concebida pelo Espírito Santo, não há nada no evangelho que comprove isso. Se assim foi, por que não foi mencionado em algum lugar com a Trindade? JESUS foi o único a ser concebido pelo Espírito Santo.
1Tm 2:5: "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,"
Maria não faz parte da trindade. Adão e Eva foram criados sem o Pecado Original, eles só foram contraí-los logo após comerem o frut proibido. Se Deus criou os dois primeiros humanos sem pecado, o que O impediria de criar sua própria mãe sem pecado? Isso não faria dela Deus. Isso seria tão lógico quanto considerar Adão e Eva deuses. Nem Maria, nem Eva e nem Adão são deuses, mas todos eles foram criados sem pecados. Com a diferença que Maria não caiu em pecado.
@@davialmeida5916 O simples fato de não haver nenhuma mensão nos textos originais e aceito pelos apostolos no primeiro século. Diga uma passagem biblica no novo testamento que assegure isso, que Maria foi concebida pelo Espirito Santo e sem pecado.
@@wellingtonhenriquemartins6668Quanto a ser concebida sem pecado, faça um pequeno exercício: pense na comida e na bebida que você mais gosta. Agora pense nessa comida sendo colocada em recipientes sujos de todo tipo de imundície, com micróbios dos mais mortais. Pergunta: você comeria uma comida e beberia de um copo no estado citado anteriormente. Quero pensar que não.
Da mesma forma, Jesus, que é Deus, o Verbo Encarnado como aponta São João Evangelista, veio para o meio do seu povo. Você acha que Deus, sendo divino, Santo e fonte de toda santidade, habitaria o ventre de uma mulher manchada pelo pecado original?
Eu acredito que não também.
No mais, sendo que para Deus, nada é impossível, seria impossível para Ele manter pura e sem o pecado original um ser que Ele separou para Si como parte de mistério da Encarnação?
@@horaciodesousaramalho2313 legal essa metáfora sua para insinuar que Maria não tinha pecado original. Mas, essa questão não tem nada a ver. Por isso ela era virgem e deveria ser virgem mesmo. JESUS não tinha como nascer com pecado original porquê não foi fruto de uma relação de um homem e uma mulher, mas Maria foi.
Os requisitos exigidos por Deus foi, uma mulher pura, nesse caso, que não havia tido relação sexual, e alguem que se dispusesse a cumpri a vontade de Deus. Maria foi essa mulher.
Mateus e Lucas que trazem a árvore genealógica de Jesus, não cita a família de Maria. Era comum citar a familia do homem. Mas um historiador do primeiro século por nome Eusébio de Cesaréia relata seus descendentes. Mostrando seu parentesco, cai por terra essa teoria de Maria não ter nascido com o pecado original. Maria não é mãe de Deus. Maria é mãe de Jesus o homem. O Deus encarnado existe eternamente.
@@wellingtonhenriquemartins6668 Como ela não é Mãe de Deus se o próprio Arcanjo Gabriel diz que o "menino que vai nascer dela vai ser chamado Filho de Deus"? Como pode o Filho de Deus nascer de uma mulher e esta não ser a Sua mãe?
Quando a Virgem Maria visita Santa Isabel e a saúda, a criança pula no seu ventre e Santa Isabel, ficando cheia do Espírito Santo diz: "Como posso merecer que a MÃE DO MEU SENHOR me venha visitar"?
Quer dizer que o Espírito Santo, que inspirou Isabel a declarar isso, estava errado?
Fora tu, G K Chesterton, cristianismo para uso dos prestidigitadores, barril de cerveja ao pé do altar, adiposidade da dialética cockney com o horror ao sabão influindo na limpeza dos raciocínios! - Fernando Pessoa in Ultimatum