Parabéns pelo conteúdo Bea! Eu fiz faculdade de Cinema na Anhembi Morumbi, os dois primeiros anos foram basicamente teoria, e tivemos aulas de Roteiro nos quatro primeiros semestres. Me formei em 2012, os professores realmente vinham desse pensamento de "filme de autor" (que são importantes, mas é apenas uma das possibilidades), confesso que aprendi muito mais com os livros. Sempre acreditei que primeiro devemos aprender as "regras" para depois conscientemente quebra-las quando necessário. Cinema no Brasil é uma questão bastante complexa, basicamente alguns filmes estão "pagos" quando chegam nas salas de cinema, então não existe essa preocupação em fazer bilheteria, outros porém, visam somente bilheteria e se adaptam ao gosto popular (essas comédias que você comentou). Os filmes brasileiros mais celebrados são esses que conseguem o feito de mesclar essas duas vertentes, ou os filmes biográficos, que apesar de dramas tem o apelo da pessoa retratada ser conhecida do público. Mas, como você disse, os realizadores no Brasil tem evoluído nesse quesito, de pensar no roteiro, acredito que parte dessa evolução venha pelo público ter mais acesso a conteúdo diverso e ficar mais "criterioso" com o tempo que gasta consumindo audiovisual. Mais uma vez Parabéns pelo conteúdo, acho muito importante esse papel que você desempenha, ensinar sobre roteiro com uma linguagem acessível e abordando diversas vertentes. Acompanho seu canal desde o início do ano e me estimulou a voltar a escrever. Inclusive, consegui aprovação num edital para curtas-metragens com um argumento que escrevi depois de assistir seus vídeos. Muito obrigado e continue com esse trabalho fantástico, você está fazendo a diferença, acredite!
Sensacional! Você foi na mais profunda raiz do problema do cinema nacional. O dia em que no Brasil a maioria estiver pensando em consciência narrativa, nosso país dará um UP! Excelente conteúdo, Bea
Bea vc tá linda. E muito obrigado pelas dicas. Vc sempre arrebenta. Eu não faço cinema nem TV. Eu escrevo , mas sempre aprendo com seus vídeos. Abração.
Que canal maravilhoso. Estava há anos criando histórias e as aperfeiçoando apenas com instinto ou conforme a inspiração surgia e, ao acompanhar seu canal (um vídeo por dia), consegui melhorar imensamente a qualidade delas, portanto: MUITO OBRIGADO! Lá pra março do ano que vem já estarei apto a estudar pra valer com o seu curso (no momento terminando 2 pós ao mesmo tempo), vou acompanhando e ficando por dentro até lá! See ya!
Que vídeo! Ufa! 👏🏻👏🏻👏🏻 Uma das minhas broncas com as nossas produções é justamente essa. Por que nossos roteiros são tão medíocres. Nada como ouvir uma profissional da área focando nesse ponto.
Olá. Sou escritor iniciante e meu gênero preferido é terror. Já fiz alguns roteiros porém sem nenhum conhecimento técnico a respeito e baseado em dicas da Internet. Como posso evoluir nessa atividade?
Maravilhosa! Estudo Dança e uma das infinitas possiblidades da Dança é a parceria com a linguagem fílimica. Então, tenho tentando entender linguagem de cinema e tudo o que se relaciona com essa arte. Vi agora que terei de estudar roteiro. Para sempre... Amei! Grata, Bea! 💖
Se eu escrevo e dirijo um curta por mim mesmo e escrevo para um canal pequeno que ainda não dá remuneração mas cria portifólio, eu posso me definir ROTEIRISTA?
Bea, por favor, faz um vídeo de como escrever cenas de ação q envolva golpes e lutas msm.Se é o roteirista q escreve ou ele só escreve o q o direto de arte ou um especialista naquele determinado tipo de luta fala.Adoro seus vídeos
Entendo o ponto. Mas fiquei pensado que, se por um lado não há escolas ou, nas próprias escolas o roteiro não é tão explorado, temos as escolas de teatro que abordam dramaturgia de modo mais amplo - levando em conta que dramaturgia é o texto para a ação (palco ou tela). Por isso em alguns lugares se fala drmaturgia para teatro ou cinema ou roteiro de cinema ou roteiro de teatro. Digo isso, pois, acredito que o défcit não é exatamente a falta de cursos ou uma melhor abordagem do roteiro nas escolas de arte dramática (pra citar um exemplo), mas o aprofundamento na teoria dramatúrgica. Ou seja, a arte de escrever textos narrativos para a ação, "mise en scene" (tela ou palco). Bem, pelo menos no que se refere a narrativa clássica.
Acho que volta para a falta de profissionais com todo esse conhecimento técnico também o que, por consequência, faz com que os cursos e as faculdades não sejam tão profundos. Mas agora a barra está subindo e precisamos cada vez mais nos profissionalizar.
Exposição forçada Por exemplo : INT. SALA GRANDE E LUXUOSA--DIA John e Jane sentados em um sofá de seda ,bebendo martinis. JOHN Meu Deus ,querida ,faz quanto tempo que nós nos conhecemos e nos amamos ? Uns doze anos ,né ? JANE Sim, desde que a gente foi para a universidade juntos e sua fraternidade fez uma festinha e convidou o clube das mulheres socialistas. Sua casa era tão rica que nós, garotas pobres ,chamamos a Beta Tau Zeta de Bilhões, Trilhões e Zilhoes . JOHN ( olhando para sua casa magnífica)É, aí eu perdi minha herança. Mas conseguimos trabalhar duro por muitos anos para transformar nossos sonhos em realidade ,né, minha trotskista linda ? Essa troca de falas conta ao público sete fatos ficcionais. O casal é rico, eles tem uns 40 anos ,eles se encontraram em festa de elite de sua universidade, ele nasceu em família rica, ela veio de família pobre,antes eles tinham visões políticas opostas,mas não tem mais , e ao longo dos anos eles desenvolveram uma conversinha mole que é difícil de aguentar . A cena é fraca e seu diálogo é fraco porque a escrita é desonesta. As personagens não estão fazendo o que deveriam estar fazendo. Elas parecem estar rememorando, mas, na verdade ,estão ditando informações para o público. Escritores de prosa podem evitar essas cenas falsas decalcando uma breve história do casal que una os fatos com um estilo prazeroso. Se quiserem, os escritores de prosa podem, dentro de limites , simplesmente contar aos leitores/ espectadores o que eles precisam saber.Alguns dramaturgos é roteiristas imitam romancistas usando o recurso da narração, mas, com raras exceções, discurso direto no palco e narrações em voice- over na tela não conseguem demarcar a exposição com o poder intelectual e emocional de um diálogo completamente dramatizado. Para entender melhor, faça um exercício de exposição como munição. Reescreva a cena anterior de modo que as duas personagens usem esses fatos de exposição como armas durante uma briga, na qual cada personagem força as outra a fazer o que não que. Agora repita o exercício. Mas, dessa vez,coloque os mesmos fatos em uma cena de sedução, na qual cada personagem usa o que sabe como munição para manipular a outra com sutileza,tentando convence- la a fazer algo que ela não deseja faze- lo. Escreva a cena de forma qua a exposição se torne invisível e o comportamento das personagens ,verossímil. Em outras palavras ,escreva- a de modo que o conflito ou a sedução fascine o leitor/ espectador e que a exposição necessária seja assimilada pelo público de maneira desapercebida ,invisível .
Parabéns pelo conteúdo Bea!
Eu fiz faculdade de Cinema na Anhembi Morumbi, os dois primeiros anos foram basicamente teoria, e tivemos aulas de Roteiro nos quatro primeiros semestres. Me formei em 2012, os professores realmente vinham desse pensamento de "filme de autor" (que são importantes, mas é apenas uma das possibilidades), confesso que aprendi muito mais com os livros. Sempre acreditei que primeiro devemos aprender as "regras" para depois conscientemente quebra-las quando necessário.
Cinema no Brasil é uma questão bastante complexa, basicamente alguns filmes estão "pagos" quando chegam nas salas de cinema, então não existe essa preocupação em fazer bilheteria, outros porém, visam somente bilheteria e se adaptam ao gosto popular (essas comédias que você comentou). Os filmes brasileiros mais celebrados são esses que conseguem o feito de mesclar essas duas vertentes, ou os filmes biográficos, que apesar de dramas tem o apelo da pessoa retratada ser conhecida do público. Mas, como você disse, os realizadores no Brasil tem evoluído nesse quesito, de pensar no roteiro, acredito que parte dessa evolução venha pelo público ter mais acesso a conteúdo diverso e ficar mais "criterioso" com o tempo que gasta consumindo audiovisual.
Mais uma vez Parabéns pelo conteúdo, acho muito importante esse papel que você desempenha, ensinar sobre roteiro com uma linguagem acessível e abordando diversas vertentes. Acompanho seu canal desde o início do ano e me estimulou a voltar a escrever. Inclusive, consegui aprovação num edital para curtas-metragens com um argumento que escrevi depois de assistir seus vídeos. Muito obrigado e continue com esse trabalho fantástico, você está fazendo a diferença, acredite!
É isso! Disse tudo! E obrigada eu!
Sensacional! Você foi na mais profunda raiz do problema do cinema nacional.
O dia em que no Brasil a maioria estiver pensando em consciência narrativa, nosso país dará um UP!
Excelente conteúdo, Bea
Bea vc tá linda. E muito obrigado pelas dicas. Vc sempre arrebenta. Eu não faço cinema nem TV. Eu escrevo , mas sempre aprendo com seus vídeos. Abração.
So passei aqui pra falar que eu amo esse canal ♥️♥️
Melhor canal para desenvolver seu projeto narrativo!
Obrigada conteúdo incrível como sempre 😘🥳
Terminei de escrever meu primeiro longa há um mês. Você me ajudou muito. Obrigado.
Esse video é um tesouro de conhecimento artístico. Junto com o vídeo do raoni marqs formam uma mina de ouro
Concordo 100%, mais teoria e prática e menos achismo, kkkk. Parabéns pelo canal Bea.
Vídeo excelente e atemporal.
Amei a atuação sobre a janela kkkkkkklkl
Menina, é uma delícia ouvir vc falando, com essa leveza e didática impecável. Conheci hoje seu canal. TOP. PARABÉNS!!!
Obrigada, Djalma!
Bea você é sensata demais
Que canal maravilhoso. Estava há anos criando histórias e as aperfeiçoando apenas com instinto ou conforme a inspiração surgia e, ao acompanhar seu canal (um vídeo por dia), consegui melhorar imensamente a qualidade delas, portanto: MUITO OBRIGADO!
Lá pra março do ano que vem já estarei apto a estudar pra valer com o seu curso (no momento terminando 2 pós ao mesmo tempo), vou acompanhando e ficando por dentro até lá!
See ya!
Olá Bea🙋🏻♀️
Seu canal é um dos meus favoritos do UA-cam BR. Obrigado pelo ótimo conteúdo! 💛💛
Poderia dar exemplos para ilustrar o que está dizendo.
Seria ótimo.
amoooo esse canal
Video maravilhoso!!!!
Que vídeo! Ufa! 👏🏻👏🏻👏🏻
Uma das minhas broncas com as nossas produções é justamente essa. Por que nossos roteiros são tão medíocres.
Nada como ouvir uma profissional da área focando nesse ponto.
Olá. Sou escritor iniciante e meu gênero preferido é terror. Já fiz alguns roteiros porém sem nenhum conhecimento técnico a respeito e baseado em dicas da Internet. Como posso evoluir nessa atividade?
Maravilhosa! Estudo Dança e uma das infinitas possiblidades da Dança é a parceria com a linguagem fílimica. Então, tenho tentando entender linguagem de cinema e tudo o que se relaciona com essa arte. Vi agora que terei de estudar roteiro. Para sempre... Amei! Grata, Bea! 💖
Fantástico! Obrigado pelos seus vídeos!
Fiquei mt feliz vendo esse vídeo, ouvindo de alguém q admiro conceitos que eu sempre preguei
isso q é video de qualidade, adorooo!!
Perfeito. Conferindo se eu estava no caminha certo.
Muito bom o vídeo, Bea 💫
Muito obrigada! 😊
Se eu escrevo e dirijo um curta por mim mesmo e escrevo para um canal pequeno que ainda não dá remuneração mas cria portifólio, eu posso me definir ROTEIRISTA?
Bea, por favor, faz um vídeo de como escrever cenas de ação q envolva golpes e lutas msm.Se é o roteirista q escreve ou ele só escreve o q o direto de arte ou um especialista naquele determinado tipo de luta fala.Adoro seus vídeos
Ela já fez um vídeo assim
Clica nesse link: ua-cam.com/video/SBZtVZQSiCk/v-deo.html
E vc vai ser direcionada para o vídeo
Vingança, tapa na cara, morte e gravidez, ééé kkkkkkk
O Último me fez rachar
Bea, eu vi tu usando o exemplo de filmes e séries. Mas vale para livros também?
Entendo o ponto. Mas fiquei pensado que, se por um lado não há escolas ou, nas próprias escolas o roteiro não é tão explorado, temos as escolas de teatro que abordam dramaturgia de modo mais amplo - levando em conta que dramaturgia é o texto para a ação (palco ou tela). Por isso em alguns lugares se fala drmaturgia para teatro ou cinema ou roteiro de cinema ou roteiro de teatro. Digo isso, pois, acredito que o défcit não é exatamente a falta de cursos ou uma melhor abordagem do roteiro nas escolas de arte dramática (pra citar um exemplo), mas o aprofundamento na teoria dramatúrgica. Ou seja, a arte de escrever textos narrativos para a ação, "mise en scene" (tela ou palco). Bem, pelo menos no que se refere a narrativa clássica.
Acho que volta para a falta de profissionais com todo esse conhecimento técnico também o que, por consequência, faz com que os cursos e as faculdades não sejam tão profundos. Mas agora a barra está subindo e precisamos cada vez mais nos profissionalizar.
Queria muito participar do curso mas eu trabalho a noite 😭
💙
"A retenção vai caindo, fica só aqui pros sobreviventes"
COMO que alguém consegue sair antes gente, os vídeos acabam e eu vou procurar mais
Bea como eu apareço no bea responde?
Ou seja escrever roteiro é como um dom a pessoa escreve e se aperfeiçoa
Milésimo gostei
/Assistam HOMEM DO FUTURO... Que roteiro, meu deus, QUE ROTEIRO! E aliás, parabéns, você é tão necessária, sabe?
Bela sou seu fã gosto dos seus videos mas não gostei do seu curta com gusta ficou uma coisa sem pé e sem cabeça
Exposição forçada
Por exemplo :
INT. SALA GRANDE E LUXUOSA--DIA
John e Jane sentados em um sofá de seda ,bebendo martinis.
JOHN
Meu Deus ,querida ,faz quanto tempo que nós nos conhecemos e nos amamos ? Uns doze anos ,né ?
JANE
Sim, desde que a gente foi para a universidade juntos e sua fraternidade fez uma festinha e convidou o clube das mulheres socialistas. Sua casa era tão rica que nós, garotas pobres ,chamamos a Beta Tau Zeta de Bilhões, Trilhões e Zilhoes .
JOHN
( olhando para sua casa magnífica)É, aí eu perdi minha herança. Mas conseguimos trabalhar duro por muitos anos para transformar nossos sonhos em realidade ,né, minha trotskista linda ?
Essa troca de falas conta ao público sete fatos ficcionais. O casal é rico, eles tem uns 40 anos ,eles se encontraram em festa de elite de sua universidade, ele nasceu em família rica, ela veio de família pobre,antes eles tinham visões políticas opostas,mas não tem mais , e ao longo dos anos eles desenvolveram uma conversinha mole que é difícil de aguentar .
A cena é fraca e seu diálogo é fraco porque a escrita é desonesta. As personagens não estão fazendo o que deveriam estar fazendo. Elas parecem estar rememorando, mas, na verdade ,estão ditando informações para o público. Escritores de prosa podem evitar essas cenas falsas decalcando uma breve história do casal que una os fatos com um estilo prazeroso. Se quiserem, os escritores de prosa podem, dentro de limites , simplesmente contar aos leitores/ espectadores o que eles precisam saber.Alguns dramaturgos é roteiristas imitam romancistas usando o recurso da narração, mas, com raras exceções, discurso direto no palco e narrações em voice- over na tela não conseguem demarcar a exposição com o poder intelectual e emocional de um diálogo completamente dramatizado.
Para entender melhor, faça um exercício de exposição como munição.
Reescreva a cena anterior de modo que as duas personagens usem esses fatos de exposição como armas durante uma briga, na qual cada personagem força as outra a fazer o que não que.
Agora repita o exercício. Mas, dessa vez,coloque os mesmos fatos em uma cena de sedução, na qual cada personagem usa o que sabe como munição para manipular a outra com sutileza,tentando convence- la a fazer algo que ela não deseja faze- lo.
Escreva a cena de forma qua a exposição se torne invisível e o comportamento das personagens ,verossímil. Em outras palavras ,escreva- a de modo que o conflito ou a sedução fascine o leitor/ espectador e que a exposição necessária seja assimilada pelo público de maneira desapercebida ,invisível .
A maior produção no Brasil foi o pornô chanchada?
Antes foram os filmes da Vera Cruz e as Chanchadas. Épocas de ouro da indústria cinematográfica brasileira
Não gosto muito de filme nacional, pq realmente só tem peitos e bundas e blablabla Salva alguns de comédia