Estive em Paris 3 vezes. Conheço os Inválidos. Até hj os parisienses não gostam de falar sobre esse período. É uma chaga incurável. Mas é preciso conhecer a história. Parabéns pelo trabalho.
Excelente trabalho, professor. Documentário deveria ser obrigatório em salas de aulas. A partir dessas histórias se tiraria consciência do que é uma guerra. A estupidez do que é ceifar vidas. Vergonha por que passam os oprimidos. Com certeza muitos que gozam de uma liberdade hoje e não sabem valorizar.
@ *04:37** "opressor invasor?" Não foi a Alemanha que declarou guerra à França e sim o contrário. Mesmo vencendo não a destruiu como todos aliados a Stalin fizeram sobretudo em 13 de fevereiro de 1945*
O que se sente ao assistir esse programa é uma mistura de admiração e desprezo. Ao mesmo tempo, a constatação do quanto a humanidade pode ser, covarde, venal, fraca, corajosa, vingativa, enfim, humanidade como ela é…
Excelente, como sempre, Mariano ! Um detalhe: a cantora Frida, do Grupo ABBA , é filha de "incógnito" solado alemão das SS, dentro daquele conhecido programa de Hitler e assesores, de "produção de bebês" puros.da raça ariana. Cordial abraço !
O pai dela não era um "incógnito"... Era o sargento alemão chamado Alfred Haase e chegaram a se encontrar antes dele morrer... Nem todo Alemão era Nazista de ideologia, eram obrigados a se filiar ao partido....dá uma olhada nisso: abba-brazil.blogspot.com/2010/05/bravo-1977-alfred-haase-o-pai-de-anni.html
Interessante imagino como foi para essas pessoas acusadas de trairem o povo francês, principalmente as mulheres até o fim de suas vidas onde passavam eram julgadas. Gotei muito do assunto abordado vocês nos levam a um túnel do tempo.
Excelente canal! Cultura e história. Uma das tragédias do século XXI é relegar o século XX (e toda história) ao exílio do esquecimento e , pior ainda, reescrever o passado para atender a ideologias que não serviriam de nada às nações que lutaram pela liberdade. Hoje vejo, espantado, pessoas fracas aplaudindo líderes totalitários. Que o sangue de nossos filhos não tenha sido derramado em vão nos campos de batalha. Que Deus, em sua infinita misericórdia, resgate em nossos corações o apreço à vida e à liberdade, nossas e de todas as nações.
Muito bem explicado prof Mariano, na série irmãos de guerra que está passando na NF aparece umas cenas com mulheres tendo a cabeça raspada como forma de punição.
Professor, bom dia. Concordo com o senhor que para sobreviver em tempos de guerra vale quase tudo; só não aceito a delação de judeus feita por milhares de franceses para manter seus privilégios.
Sensacional abordagem sobre o colaboracionismo francês Prof. Mariano. Lembro que até pouco tempo, os franceses eram acusados de entregar fácil seu território e sua capital , Paris, aos invasores alemães. Só perguntar para uma mãe de soldado aliado que perdeu seu filho em solo francês ou no próprio Dia D.
Tb não acho que entregaram, tanto q tb teve a Resistance. Questão é que no início exército alemão era imbatível, mesmo o melhor exército perderia pra eles. Tb os líderes franceses claramente subestimaram a capacidade do exércio alemão e isso foi fatal para perderem tão rápido o país...
No lo hubo, nunca, toda la población francesa era simpatizante de los alemanes y hasta colaboraron, y no me explico estás escenas tan estúpidas que la población acusa de colaboraciónistas a esos trabajadores públicos , si la misma población francesa colaboro con los nazis.
Procure o filme "Retratos da Guerra". Fala da Paris ocupada, da resistência francesa e dos espiões ingleses que eram lançados de pára-quedas durante a noite para nunca mais voltarem para casa. Eles ficaram lá, ajudando a resistência, até a tomada de Paris de volta pelos aliados. Este filme é dramático. Vale muito a pena.
Anni-Frid Lyngstad, do grupo ABBA, teve muita dificuldade em se socializar com seu pai, soldado alemão, mas que não era nazista e que resolveu fugir para não ser estigmatizado na Europa pós-guerra como membro do partido de Hitler. Frida nunca conseguiu falar alemão e após anos de procura achou um irmão australiano, filho do mesmo pai.
Eu sou um estudioso da história militar e gosto muito desses documentários ! Normalmente vejo sempre que posso e desde garoto, faço isso todas as vezes que a vida me faz lembrar o quanto é asqueroso uma guerra ! O quanto se sofre inutilmente; inimigos de outrora, se tornam amigos e os amigos inimigos e quem paga com o sangue, são suas populações ! O ser humano que vive arrotando Deus em tudo o que faz, devia ser exterminado por ele ou pelo menos, aqueles que acham que resolver as coisas entrando em guerras e sacrificando a vida de inocentes é algo razoável ! Não sou um pacifista ingênuo, sei que muitas vezes não fazer nada pode trazer muito mais sofrimento; mas será que depois de tanto sangue derramado atoa ou em nome de ideologias idiotas como Nazismo, Fascismo, Comunismo e Capitalismo; não estaria na hora da humanidade parar um pouco para pensar e ver que o sangue que corre na minha veia é da mesma cor do que corre na de meus inimigos ? E principalmente, o que é o inimigo ? Numa guerra, alguém que poderia estar com você num bar tomando uma cerveja ou vendo uma partida de futebol; e só é seu inimigo porque um idiota eleito ou não, definiu isso para você ! Eu venho de uma família que abandonou a Itália pelas questões políticas e econômicas e achou aqui a resposta de seus sonhos, trabalharam e criaram seus filhos; até que num belo dia, um marginal, corrupto e sem vergonha chamado Getúlio Vargas, resolveu que todos os descendentes e italianos morando no Brasil eram inimigos do país e cheguei a ver o quanto isso foi devastador para meus parentes que já sentiam mais brasileiros do que o próprio bandido Getúlio ! É isso que a guerra traz, até quando se está bem longe dos campos de batalha, as suas consequências são sentidas na pele ! Talvez algum dia, de tanto ver esses documentários e de tantas mortes desnecessárias fruto da loucura de ideologias nojentas, a humanidade pare de matar, em nome delas ou em nome do tal Deus que julgam entender o pensamento !
Paranacity-PR. Me permita uma correção, Professor. Aos 14 minutos e alguns segundos foi dito que Paris é a "cidade eterna". Há equívoco: "cidade eterna" é Roma e Paris a "cidade luz". Gostei muito. Parabéns pela brilhante exposição!
Acabei de assistir o filme "Paris está em chamas" DVD adquirido em sebo, apesar de ser em branco e preto, é um ótimo filme e registra os momentos de tensão vivida pelos franceses que viviam na cidade pouco antes dos alemães baterem em retirada da capital francesa.
Cómo cambia, fueron la población francesa que se entregaron sin luchar en las calles de París que recibieron con flores, comilones, agasajos a los Alemanes , mantenieron sus fuentes de trabajos en el sector público trabando o entrada do a trabajar en el régimen alemán . Lo que no puedo aceptar es la chapa de colaboraciónistas , si fue la misma población en su totalidad trabajaron para el régimen alemán.
A resistência francesa foi muito importante. Sou de fé judaica 🇮🇱 Meus avós foram perseguidos e vieram pro Brasil. A Alemanha não perdeu a guerra, perdeu até hoje o respeito
Impossivel ignorar os alemães em Paris. Trabalhar normalmente , comércio, atender a qualquer um , era naturl. Iriam para onde? Ficar econdidos no mato?
Há algum tempo ouvi essa história dos prazeres na França nessa época e sobre as mulheres com as cabeças raspadas e sem roupas em público. Nesse balaio de gato umas e outras foram expostas por engano também...só imagino que no efeito manada muitas foram acusadas injustamente,mas é o tal negócio que em um caos total as situações acontecem,não tem jeito...
Os franceses podem-se envergonha de fato do trato que deram aos chamados colaboracionistas e em especial as mulheres. Muito fácil julgar quando vc está salvando a tua vida. Na guerra no final são todos perdedores.
Sendo que o próprio governo foi. Mas tinham que ter uma cortina de fumaça. O francês, em si ,é covarde e arrogante. Podiam ter continuado a luta, mas resolveram deixar a população a Mercer de um país invasor e ser capacho dos mesmos, apenas para não perder suas regalias. Podres.
França Vivi de turismo e exploração dos países africanos e ninguém fala disso é um país de um povo extremamente preguiçoso que a grande parte tem no estado sua fonte de renda seja trabalhando ou recebendo ajuda . O mesmo que acontece no nordeste um povo dependente do estado e aqueles que trabalha por estado explora os pobres pagando salário miserável.
Não consigo nem imaginar o quanto foi ruim para os cidadãos franceses. Não julgo quem colaborou e parabenizo quem resistiu. Cada um dos parisienses se virou como achou melhor.
Os avós da mãe da minha amiga Bárbara Hoffman eram alfaiates em paris antes da Alemanha invadir a França em junho de 1940 eles eram alfaiates em paris na França eles eram imigrantes franceses dos olhos verdes quando a França foi invadida pelos alemães em junho de 1940 eles tiveram a loja deles destruída pelos alemães jogaram bomba em cima da loja de alfaiates deles eles ficaram tristes quando a loja deles foi bombardeada pelos alemães tadinhos ele foram morar no Paraná em Curitiba no município de foz do Iguaçu em agosto de 1940 em março de 1941 eles começaram a construir a loja deles em Curitiba no município de foz do Iguaçu no Paraná
Pode ser que esteja enganado mas julgar as mulheres é meio estranho prq elas o elo fraco da corrente e houve muitos franceses que lutaram a favor da Alemanha complicado
Estive em Paris 3 vezes. Conheço os Inválidos. Até hj os parisienses não gostam de falar sobre esse período. É uma chaga incurável. Mas é preciso conhecer a história. Parabéns pelo trabalho.
Tem razão, há este sentimento por toda Paris. E a cara de revolta que os franceses mais idosos expressam com os turistas alemães também é clara.
Muitos foram obrigados a colaborar , e outros colaboraram para obter vantagens. Muitos sofreram horrores por causa desses colaboracionistas.
Excelente episódio Professor! Isso deveria estar presente no ensino escolar! A história como ela é! Parabéns
Obrigado pelo elogio
Excelente vídeo professor, meus parabéns pelo trabalho!
Obrigado pelo elogio
Excelente trabalho, professor. Documentário deveria ser obrigatório em salas de aulas. A partir dessas histórias se tiraria consciência do que é uma guerra. A estupidez do que é ceifar vidas. Vergonha por que passam os oprimidos. Com certeza muitos que gozam de uma liberdade hoje e não sabem valorizar.
Apreciei muito o seu documentário, parabéns pelo excelente conteúdo.
Obrigado pelo elogio
@ *04:37** "opressor invasor?" Não foi a Alemanha que declarou guerra à França e sim o contrário. Mesmo vencendo não a destruiu como todos aliados a Stalin fizeram sobretudo em 13 de fevereiro de 1945*
Este assunto rende uma infinidade de material.
Parabéns pelo documentário.
Professor, que vídeo fantástico!!! Observei que tem uma vasta coleção de livros também...
O que se sente ao assistir esse programa é uma mistura de admiração e desprezo. Ao mesmo tempo, a constatação do quanto a humanidade pode ser, covarde, venal, fraca, corajosa, vingativa, enfim, humanidade como ela é…
A capacidade humana pro mau vai infinitamente além do você pode imaginar.
Excelente vídeo, guerras não são apenas batalhas militares são principalmente batalhas pela sobrevivência.
Outra aula magistral...com precisão e elegância
Excelente, como sempre, Mariano !
Um detalhe: a cantora Frida, do Grupo ABBA , é filha de "incógnito" solado alemão das SS, dentro daquele conhecido programa de Hitler e assesores, de "produção de bebês" puros.da raça ariana.
Cordial abraço !
O pai dela não era um "incógnito"... Era o sargento alemão chamado Alfred Haase e chegaram a se encontrar antes dele morrer... Nem todo Alemão era Nazista de ideologia, eram obrigados a se filiar ao partido....dá uma olhada nisso: abba-brazil.blogspot.com/2010/05/bravo-1977-alfred-haase-o-pai-de-anni.html
Exatamente, lembrei disso na hora! Ele é "fruto" do Projeto Lebensborn.
Coisa mais bizarra que fizeram a gente acha que essas estranhezas é só na ficção mas a realidade é sempre pior
Interessante imagino como foi para essas pessoas acusadas de trairem o povo francês, principalmente as mulheres até o fim de suas vidas onde passavam eram julgadas. Gotei muito do assunto abordado vocês nos levam a um túnel do tempo.
Viagem na História leva-nos ao túnel do tempo para entendermos melhor acerca da segunda guerra mundial.
Excelente canal!
Cultura e história.
Uma das tragédias do século XXI é relegar o século XX (e toda história) ao exílio do esquecimento e , pior ainda, reescrever o passado para atender a ideologias que não serviriam de nada às nações que lutaram pela liberdade.
Hoje vejo, espantado, pessoas fracas aplaudindo líderes totalitários.
Que o sangue de nossos filhos não tenha sido derramado em vão nos campos de batalha. Que Deus, em sua infinita misericórdia, resgate em nossos corações o apreço à vida e à liberdade, nossas e de todas as nações.
Viva Rusija, VIVA PUTIN.
Boa tarde a todos!!!
Todes
Buenas Hombre
Parabéns ao canal pelas História, pesquisa e informação sendo compartilhada e mostrando os lados de um fato. Sucesso sempre.
Obrigado pelo elogio
Paris virou bordel na ocupação alemã na segunda guerra.
Uma bela e excelente pesquisa ,como sempre. Parabenizando toda a equipe pela matéria...sucesso e êxito. 🙏
Muitíssimo obrigado
Que época louca essa época da 2°guerra mundial, sem dúvida paris era a joia da coroa , os soldados fizeram a festa
Este foi na minha opinião um dos maiores crimes de guerra, esta violência humilhante acaba sendo pior que a morte.
Show de bola, Professor Mariano. Grato por mais este Otimo Video!
Eu que agradeço
A história sempre deve ser contada. Sempre um aprendizado. 😊
Uauu que documentário tremendo..parabéns
Muitíssimo obrigado, valeu!!!!
Meus parabéns Professor Mariano Bícego!
Um forte abraço!
Muito interessante! Parabéns e continue postando mais vídeos do gênero!
EXCELENTE, BICEGO! PARABÉNS PELA PRODUÇÃO!
Muitíssimo obrigado
Parabéns pelo trabalho comecei agora a acompanhar o canal e não perco nenhum vídeo meu sonho é fazer essa viagem por esses lugares historicos❤
Muito bem explicado prof Mariano, na série irmãos de guerra que está passando na NF aparece umas cenas com mulheres tendo a cabeça raspada como forma de punição.
Na Holanda.
Parabéns Professor Mariano. Excelente vídeo!!
Ruy Pupo
Obrigado pelo elogio
Professor, bom dia. Concordo com o senhor que para sobreviver em tempos de guerra vale quase tudo; só não aceito a delação de judeus feita por milhares de franceses para manter seus privilégios.
Frances povo covarde.
Fantástico professor. Parabéns.
Excelente vídeo
Parabéns! Excelente conteúdo.
Parabéns pelo seu trabalho 👏 show
Obrigado 👍
Olá Mariano literalmente uma viagem na história 👮
Ótimo vídeo ! Muito bom ! Parabéns !
Fantástica viagem no tempo 👏👏👏
Com sempre muito conhecimento
Parabéns pela exposição!
Sensacional abordagem sobre o colaboracionismo francês Prof. Mariano. Lembro que até pouco tempo, os franceses eram acusados de entregar fácil seu território e sua capital , Paris, aos invasores alemães. Só perguntar para uma mãe de soldado aliado que perdeu seu filho em solo francês ou no próprio Dia D.
Tb não acho que entregaram, tanto q tb teve a Resistance. Questão é que no início exército alemão era imbatível, mesmo o melhor exército perderia pra eles. Tb os líderes franceses claramente subestimaram a capacidade do exércio alemão e isso foi fatal para perderem tão rápido o país...
Parabéns Mariano!
Ótima vídeo aula
Obrigado pelo elogio
Melhor que globo repórter 👏🏻
Muito bacana este documentário.
Muito bom documentário.
Excelente explanação!
Em contrapartida Paris foi uma cidade aonde gerou vários heróis anônimos: homens e mulheres da resistência.
No lo hubo, nunca, toda la población francesa era simpatizante de los alemanes y hasta colaboraron, y no me explico estás escenas tan estúpidas que la población acusa de colaboraciónistas a esos trabajadores públicos , si la misma población francesa colaboro con los nazis.
Procure o filme "Retratos da Guerra". Fala da Paris ocupada, da resistência francesa e dos espiões ingleses que eram lançados de pára-quedas durante a noite para nunca mais voltarem para casa. Eles ficaram lá, ajudando a resistência, até a tomada de Paris de volta pelos aliados. Este filme é dramático. Vale muito a pena.
Desculpe, o nome do filme é "Retratos da Vida".
Muito bm explicada a história, parabéns!!
Muito bom esta reportagem
Excelente !!!
Boa tarde Prof.❤
E isso ai Mariano!!!!
Anni-Frid Lyngstad, do grupo ABBA, teve muita dificuldade em se socializar com seu pai, soldado alemão, mas que não era nazista e que resolveu fugir para não ser estigmatizado na Europa pós-guerra como membro do partido de Hitler. Frida nunca conseguiu falar alemão e após anos de procura achou um irmão australiano, filho do mesmo pai.
Gratidão pelo esclarecimento...❤❤❤❤
Eu sou um estudioso da história militar e gosto muito desses documentários ! Normalmente vejo sempre que posso e desde garoto, faço isso todas as vezes que a vida me faz lembrar o quanto é asqueroso uma guerra ! O quanto se sofre inutilmente; inimigos de outrora, se tornam amigos e os amigos inimigos e quem paga com o sangue, são suas populações ! O ser humano que vive arrotando Deus em tudo o que faz, devia ser exterminado por ele ou pelo menos, aqueles que acham que resolver as coisas entrando em guerras e sacrificando a vida de inocentes é algo razoável ! Não sou um pacifista ingênuo, sei que muitas vezes não fazer nada pode trazer muito mais sofrimento; mas será que depois de tanto sangue derramado atoa ou em nome de ideologias idiotas como Nazismo, Fascismo, Comunismo e Capitalismo; não estaria na hora da humanidade parar um pouco para pensar e ver que o sangue que corre na minha veia é da mesma cor do que corre na de meus inimigos ? E principalmente, o que é o inimigo ? Numa guerra, alguém que poderia estar com você num bar tomando uma cerveja ou vendo uma partida de futebol; e só é seu inimigo porque um idiota eleito ou não, definiu isso para você !
Eu venho de uma família que abandonou a Itália pelas questões políticas e econômicas e achou aqui a resposta de seus sonhos, trabalharam e criaram seus filhos; até que num belo dia, um marginal, corrupto e sem vergonha chamado Getúlio Vargas, resolveu que todos os descendentes e italianos morando no Brasil eram inimigos do país e cheguei a ver o quanto isso foi devastador para meus parentes que já sentiam mais brasileiros do que o próprio bandido Getúlio ! É isso que a guerra traz, até quando se está bem longe dos campos de batalha, as suas consequências são sentidas na pele !
Talvez algum dia, de tanto ver esses documentários e de tantas mortes desnecessárias fruto da loucura de ideologias nojentas, a humanidade pare de matar, em nome delas ou em nome do tal Deus que julgam entender o pensamento !
O próprio inimigo é o ser humano com a sua ganância e poder
Paranacity-PR. Me permita uma correção, Professor. Aos 14 minutos e alguns segundos foi dito que Paris é a "cidade eterna". Há equívoco: "cidade eterna" é Roma e Paris a "cidade luz". Gostei muito. Parabéns pela brilhante exposição!
Boa observação
Que canal sensacional...
Acabei de assistir o filme "Paris está em chamas" DVD adquirido em sebo, apesar de ser em branco e preto, é um ótimo filme e registra os momentos de tensão vivida pelos franceses que viviam na cidade pouco antes dos alemães baterem em retirada da capital francesa.
Acabei de assistir um excelente filme, o qual recomendo ainda em preto e branco só encontrado em sebos: Paris está em chamas ???
EXCELENTE!!!!!!
Temos que analisar os fatos sobre vários aspectos,fome medo fraqueza.
Essas francesas estavam tentando sobreviver , o mais grave foi esse marechal francês que se aliou aos nazistas dividindo a França.
Mais uma aula!
Parabéns por seu trabalho,
Pode comentar sobre o museu do holocausto de Paris?
Grato!!!
Cómo cambia, fueron la población francesa que se entregaron sin luchar en las calles de París que recibieron con flores, comilones, agasajos a los Alemanes , mantenieron sus fuentes de trabajos en el sector público trabando o entrada do a trabajar en el régimen alemán . Lo que no puedo aceptar es la chapa de colaboraciónistas , si fue la misma población en su totalidad trabajaron para el régimen alemán.
Que estante rica e linda.
o filhos dessas relacoes como foram tratados?
Boa tarde
A resistência francesa foi muito importante.
Sou de fé judaica 🇮🇱
Meus avós foram perseguidos e vieram pro Brasil.
A Alemanha não perdeu a guerra, perdeu até hoje o respeito
❤❤❤❤
💞🙏🔯
Fizeram a França de palhaça mesmo, não sabia que até Cabaré fizeram lá . Muito bom o vid .
Boa noite. Paz ao mundo. ESTÂNCIA VELHA, RS.
"Retratos da Vida" é produção monumental sobre os alemães em Paris. Filme histórico e necessário a todos os interessados.
Impossivel ignorar os alemães em Paris. Trabalhar normalmente , comércio, atender a qualquer um , era naturl. Iriam para onde? Ficar econdidos no mato?
Obrigado.
Enquanto você narrava eu viajava aqui 😆👍
A guerra acaba revelando o que a de mais sobrio no ser humano, independente do lado ideológico em que se encontra. Todos agem de forma irracional.
Há algum tempo ouvi essa história dos prazeres na França nessa época e sobre as mulheres com as cabeças raspadas e sem roupas em público. Nesse balaio de gato umas e outras foram expostas por engano também...só imagino que no efeito manada muitas foram acusadas injustamente,mas é o tal negócio que em um caos total as situações acontecem,não tem jeito...
Neste contexto na Paris ocupada muitas mulheres eram espiãs e conseguiam saber de segredos militares na cama...
Este e emocionante ja desde o começo
Faltou uma recomendação bibliográfica sobre o tema. Abraço.
Excelente
Obrigado
Muito bom comentário!
Os franceses podem-se envergonha de fato do trato que deram aos chamados colaboracionistas e em especial as mulheres. Muito fácil julgar quando vc está salvando a tua vida. Na guerra no final são todos perdedores.
😂😂😂😂😂😂
Sendo que o próprio governo foi.
Mas tinham que ter uma cortina de fumaça.
O francês, em si ,é covarde e arrogante.
Podiam ter continuado a luta, mas resolveram deixar a população a Mercer de um país invasor e ser capacho dos mesmos, apenas para não perder suas regalias.
Podres.
O que fez o Gal Petain podemos o classificar de quinta coluna ??? Ele foi punido após a liberação por De Gaulle ???
A história contada pelo vencedor
França Vivi de turismo e exploração dos países africanos e ninguém fala disso é um país de um povo extremamente preguiçoso que a grande parte tem no estado sua fonte de renda seja trabalhando ou recebendo ajuda . O mesmo que acontece no nordeste um povo dependente do estado e aqueles que trabalha por estado explora os pobres pagando salário miserável.
O Gal francês ao abandonar a capital indo prá Vichi fez bem ou mal a Paris ???
Ele pode ter sido indigno, mas poupou Paris e a França de serem atrasadas. E sua resistência seria inútil. Ele foi indecente, mas pragmático.
Eu intendo isso como
Meio que traição a pátria
Você deitar e ter filho com o inimigo
Loucura
Não consigo nem imaginar o quanto foi ruim para os cidadãos franceses. Não julgo quem colaborou e parabenizo quem resistiu. Cada um dos parisienses se virou como achou melhor.
Os avós da mãe da minha amiga Bárbara Hoffman eram alfaiates em paris antes da Alemanha invadir a França em junho de 1940 eles eram alfaiates em paris na França eles eram imigrantes franceses dos olhos verdes quando a França foi invadida pelos alemães em junho de 1940 eles tiveram a loja deles destruída pelos alemães jogaram bomba em cima da loja de alfaiates deles eles ficaram tristes quando a loja deles foi bombardeada pelos alemães tadinhos ele foram morar no Paraná em Curitiba no município de foz do Iguaçu em agosto de 1940 em março de 1941 eles começaram a construir a loja deles em Curitiba no município de foz do Iguaçu no Paraná
colaboração horizontal ... são os franceses sendo franceses.
👏👏👏
Pode ser que esteja enganado mas julgar as mulheres é meio estranho prq elas o elo fraco da corrente e houve muitos franceses que lutaram a favor da Alemanha complicado
Foi um verdadeiro filme de terror pra todos os franceses e francesas.
Realmente 4 anos sob o jugo desses infames foi muito tempo. Ainda bem que a resistência francesa era única.
Tem uma senhora fundadora de uma grife famosa; que até hoje endeusada.😢😢😢😢😢😢😢😢😢
Vergonhosos o que essas mulheres tem de culpadas por algo?? Hipócritas quem julga e sentencia
É verdade, a responsabilidade é a kriptonita das mulheres...
👍👍👍
❤
👍
Realmente uma humilhação no orgulho francês
Meu Deus que época Tenebrosa....tudo é muito triste....as mulheres foram abusadas de todas as forma.....
200000 bebês. É muita história envolvida nessa guerra