Como Os Livros Da Bíblia Foram Escolhidos? Entenda O Processo De Formação Do Cânon Bíblico
Вставка
- Опубліковано 6 лют 2025
- Neste vídeo, exploramos a fascinante jornada de como o cânon bíblico foi formado ao longo dos séculos. Descubra os detalhes sobre a seleção dos livros sagrados do Antigo e do Novo Testamento, incluindo a importância dos concílios regionais como o de Hipona e Cartago na definição oficial das Escrituras.
Vamos mergulhar na origem dos textos sagrados, desde as tradições orais e escritas até a formação dos livros do Antigo Testamento e do Novo Testamento. Entenda os critérios de seleção dos livros canônicos, incluindo apostolicidade, ortodoxia, uso litúrgico e universalidade.
Veja também como o processo de canonização envolveu a rejeição de textos apócrifos e gnósticos e como a Septuaginta influenciou a tradição cristã. Finalmente, refletimos sobre a importância de reconhecer a ação divina na formação do cânon e incentivamos você a aprofundar seu conhecimento das Escrituras.
😃 VÍDEOS QUE VOCÊ PODE GOSTAR DE VER
🔵 Como a Bíblia foi escrita? • Como a Bíblia Se Torno...
🔵 Inspiração o Manipulação? Afinal, quem realmente escreveu a Bíblia • Inspiração ou Manipula...
Realmente este canal catequiza católicos com clareza, fervor, sabedoria e segurança. Um farol na noite escura da modernidade fluída.
Não estou aqui para criticar 😊 estou aprendendo muita coisa com seu canal
Que alegria saber que tudo isso foi feito pela Igreja Católica com muito rigor e critérios importantes!
Como diz o Padre Paulo Ricardo: "É lindo ser católico" 😃😃
Foi um trabalho muito importante. Mas infelizmente a mesma igreja gue fez isso é a mesma igreja gue proibio as pessoas de ter contato com a bíblia sagrada gueimou bíblias e condenava a morte gualguer pessoa que seguissse fielmente a bíblia sagrada desprezando os dogmas da igreja católica Romana. Hoje ela não precisa mas fazer aguilo gue fez no passado mas infelizmente essa proibição ainda existe na igreja católica Romana pelo menos agui na minha cidade os cristãos católicos Romanos não levam suas bíblias para a igreja só o famoso catecismo mas o catecismo está cheio de mentiras claro tem alguma verdade mas existe mentiras também. Tenho certeza se um cristão católico apostólico verdadeiro e não Romano abrir a bíblia sagrada dentro da igreja católica Romana no livro de êxodo 20 e começar a ler em voz alta com certeza sai demônios por todos os lados pulando pelas janelas ou esse verdadeiro católico apostólico nunca mais voltaria para a igreja até porque se um cristão católico Romano colocar a bíblia sagrada acima das tradições da igreja católica Romana já se tornou protestante e vc sabe muito bem gue a reforma protestante foi um salto para o cristianismo principalmente guando a igreja católica Romana pregava indulgências para a salvação mas infelizmente essa prática das indulgências ainda existe na igreja católica Romana claro de uma forma mas moderna mas sua essência é a mesma.
Interessante todos os livros bíblicos foram escritos por judeus.
Numa época que não existia cristianismo, e os livros eram cartas enviadas a sinagogas que eram de judeus.
Muito interessante
@@fulvioteixeira4938na verdade nenhuma carta foi enviada às sinagogas, pois os judeus rejeitavam a pregação do evangelho. As cartas eram enviadas às comunidades cristãs que por diversas cidades viviam escondidas, pois eram perseguidas pelos líderes judeus e pelos romanos
Qual igreja católica? Pois existem várias igrejas católicas
Excelente explicação.
Parabéns. Deus abençoe este canal.
Obrigado pelo elogio 😃😃😃😃
Parabéns irmão pela excelente trabalho catequético inspirados pelo Espírito Santo 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏
Muito obrigado 🙌João.
Sem palavras. Só alegria.
Muito bem explicado.
Amém Lazaro, fico feliz em ajudar 😃😃
Seu conteúdo é simplesmente maravilhoso.
Muito obrigado 😊
Conteúdo maravilhoso. Cremos que a Bíblia é a palavra de Deus, porque a Igreja nos leva a crer.
Amém, 😃😃
Estudo bastante honesto 👏👏👏🙏 Glória a Deus!
Amém 😃
Parabéns pelo excelente trabalho! Deus abençoe vocês!
Obrigado, Renato, Deus te abençoe irmão 😃😃
PARABENS PELA SIMPLICIDADE DO TEXTO
Obrigado, Ernani 😃
Conhecimento de fé.
Amém, Adriana 😃
Graças a Deus a Igreja está acordando, 🙏🙏🙏🙏🙏 alguém para explicar sobre a nossa Igreja, porque as outras deitam e rolam em cima da desinformação, Obrigada pela iniciativa.Deus seja louvado🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Amém, obrigado pelas palavras.
E maravilhoso ser Católico, eu amo ser
CATÓLICOS NÃO TINHAM ACESSO A BÍBLIA, NÃO PODIAM LER A BÍBLIA. NA MINHA ÉPOCA A MISSA TODA EM LATIM SÓ SABÍAMOS DIZER AMÉM. MISERICÓRDIA SENHOR POR TER VIVIDO PRECEITOS HUMANOS POR TANTOS ANOS EM MINHA VIDA . GLÓRIA AO PAI CRIADOR AO FILHO SALVADOR LIBERTADOR REDENTOR E AO ESPÍRITO SANTO PARACLITO CONSOLADOR ALELUIA ALELUIA ALELUIA! JESUS É O CAMINHO A VERDADE E A VIDA. JOÃO 17,17 " SANTIFICAI-VOS PELA VERDADE, TUA PALAVRA É A VERDADE. "
Belíssimo trabalho. Glória de Deus. Deus altíssimo vós abençoe.
Obrigado 🙌 Amém, Antônio 😃
Que canal maravilhoso.Deus abençoe muito vocês e cubra de muitas bênçãos 🙏
Amém 😃
Muito bem elaborado... Didático! Parabéns ao canal!
Muito obrigado. Fico feliz em ajudar 😃
Muito bom
Parabéns
Obrigado César 😃😃😃
Lindo trabalho,sugestão incluir o tempo : período cronologia
Ótima sugestão! 😃
Olá, Muito bem explicada a visão católica acerca das escrituras.
Não sou católico, gostaria de saber porque mesmo depois de fazer toda essa curadoria e montar o cânon, a igreja proibiu traduções em língua vernacula, e também chegou a proibir a leitura da bíblia várias vezes (por parte dos leigos)?
*não dá pra colocar tudo aqui, mas há muitas fontes que comprovam o que eu disse acima.
Dá uma impressão (talvez falsa) de que a igreja detém os direitos autorais de um livro que é a palavra "de Deus".
Creio eu q fosse pelo custo q era pra imprimir a bíblia
Excelente
Obrigado 😃
Muito obrigado pela mensagem
Amém 😃
ótima explicação.
Que bom que ajudou, Antonio 😃
excelente!
Obrigado 😃
Parabéns pela aula! Se o estado nao fosse laico teriamos isso nas escolas!
Amém 😃😃😃
Exatamente, muitos não perceberam que esse conhecimento agrega na formação do indivíduo, usaram de falácias e doutrinação . O homem vive eternamente na busca, perguntas de onde viemos e pra onde vamos permeia a séculos, e essa busca cessa quando temos nossa alma preenchida pelo amor de Deus por nós, e isso só acontece quando buscamos conhecimento e nos entregamos aos cuidados do pai. A fé vem pelo ouvir e ler, batam na porta, as ovelhas ouvem o seu pastor, vinde a mim , esse é o chamado. Parabéns pelo trabalho. Deus te abençoe!❤
Desejo sucesso nesse trabalho de catequese ou apologética,é necessário para formação do católico que em sua maioria é ignorante na fé.
Muito-obrigado pelas palavras 😃
Ótimo vídeo. Uma aula de história da bíblia.
Obrigado pelas palavras, Sérgio 🙌
É muito bom ser católico onde nós fazemos parte do corpo vivo de CRISTO formado por vários membros e não por um só membro (1Corintios12,12-14/Efésios 4,16/Romanos 12,4-5/Colossenses 1,18).
Verdade João, como diz o Pe. Paulo Ricardo: "É lindo ser católico" 😃
Poderia fazer um video sobre ls livros deuterocanicos por favor,se ele contradizem ou não a biblia.
Eu queria esse texto na escrita, a cópia digitada. Com o referencial da autora e tudo
😃😃
Boa noite,foi muito importante este belíssimo esclarecimento,estou repassando para todos do grupo.Salve Rainha.R vamos ler a Bíblia.
Amém, Marina. Fico feliz em saber que ajudou a você 😃
❤
Amém 😃
Boa noite, deve ser utiluzado o termo deuterocanônico e não apócrifo.
Só faltou falar sobre o concílio rabínico de Jâmnia.
Concílios rabinícos não tem autoridade depois da vinda de Jesus. Se tivessem, você seria judeu, nao cristão, até porque esse concílio obviamente exclui todo o Novo Testamento.
Então a bíblia não caiu do céu com zíper e tudo?
😂😂😂😂😂 Ru também esse vídeo do Padre Paulo com o Professor Felipe Aquino.
Orgulho de ser católico
Amém 😃
👋🏻👋🏻🙏🏻🙏🏻
👏👏😃😃
Esse vídeo revela mais ainda que o cânone bíblico foi escolhido para a imposição das idéias que a igreja queria passar e não que os textos poderiam revelar verdades históricas. Enfim, acho importante ler os apócrifos, afinal, se você construiu sua fé sobre a rocha ou sobre a areia, eles podem te revelar, será mesmo que a igreja passa a verdade ou tem muita ilusão? Buscar a verdade pode ir além do canone imposto por séculos.
Qual seria a graça de pertencer à Igreja e não confiar nela? É só não ser católico. Paz de Cristo.
@@IgorRizzoContarini Não seria bem a questão da igreja, mas da Bíblia, há muitos livros que poderiam ser inclusos, ou algum dos inclusos pode ter entrado despercebido. É como se houvesse uma briga de ideologias sobre o que Yeshua(Jesus) quis realmente passar, e a igreja escolheu os que seriam interessantes para eles. Não lî todos os apócrifos mas eles mostram umas ideias diferentes e alguns podem tanto trazer revelação quanto alguns podem ler e querer sair da igreja, por isso não há interesse de encorajar aos membros ler os apócrifos. Mas eu encorajo, bote sua fé a prova, se ela for verdadeira mesmo, ela não se abalará.
@@duga7845 putz, pior que eu gostaria que as epístolas de Inácio de Antioquia estivessem na Bíblia, elas são muito belas e faziam parte do cânon de muitas comunidades. Eliminariam muito discussões boas do tipo "onde tá a Igreja Católica na Bíblia????" vinda de alguns analfabetos (pprque quem é protestante raíz diz que se considera verdadeiramente católico, mas com "c" minúsculo). Por outro lado eu entendo, Inácio não viu Jesus pessoalmente e não é apóstolo, aceitar o escrito dele tornaria mais embaçada a fronteira entre escritos dos seguidores de Jesus e escritos dos Pais da Igreja, os quais a gente não é obrigado a considerar 100% infalíveis.
Eu não cheguei a ler muitos apócrifos, li Atos de Pedro e me parece um roteiro de novela. Dizem que outros livros como Pastor de Hermas também eram populares, porém esse tem um erro cristológico de dizer que Jesus não nasceu como Deus.
@@duga7845Você mesmo se respondeu, o Espirito que guia a Igreja que é o Santo não é o mesmo que guia o espirito do mundo, por isso existe coesão nos textos escolhidos por ela e não contradição.
Não foi uma reforma protestante, foi um revolta protestante.
😃😃😃😃😃 SIm
A mensagem única da bíblia representa o autor Deus e a salvação da humanidade em todos os livros jesus estáva lá
Sim,😃
Você se esqueceu também de falar outro critério do novo testamento 😊a igreja formou NT porque as igrejas estava recebendo muito livros Apócrifos ( falso) dizendo que tal Apóstolo escreveu essa carta
Que alegria, deste modo cai por terra a mentira ou mentiras contadas por alguns que dizem só a Bíblia 🤥🤔
Né 😃😃
Não
Na verdade afirma mais veemente que a Bíblia é a Palavra do Deus vivo e único: Sola Scriptura
@@gome2011 Claro, afinal de contas está escrito na Bíblia quais livros deveriam compor o cânon. Ops !!... Parece que foram o Magistério e a Tradição que montaram o cânon. Fique em Paz e volte para a Única e Verdadeira Igreja, a edificada por Jesus Cristo sobre Pedro.
@@gome2011onde tá escrito que tudo tem que tá na bíblia, sola só se for de sapato 😂😂
a Bíblia dos crentes tem 66 livros. a Bíblia católica tem 72 e a Bíblia ortodoxa tem 78 livros sendo
I Esdras
II Esdras
III Macabeus
Livro das Odes
Salmo 151
Epístola de Jeremias
e qual das 3 é a certa?
A Católica.
Deuterocanonicos não é mesmo que Apócrifo. Ate hoje só vi protestante chamar os livros deuterocanonicos de apócrifos. Poderias indicar o autor que se refere aos deuterocanonicos como apócrifos?
fala a verdade 😊os judeus não aceita o Deus Apócrifos😊 se os judeus não aceita 😊quem é que tem a maior autoridade 😊Romano 3
Os livros deuterocanônicos são canônicos, não entendi porque eles são também chamados de apócrifos. Livros apócrifos não são considerados inspirados por Deus, diferente dos deuterocanônicos. A igreja católica os considera apócrifos? Qual a diferença com os outros livros apócrifos?
Esses livros não são apócrifos. Eles livros inspirados, são deuterocanonicos. Os protestantes é que consideram eles apócrifos.
Os livros deuterocanónicos não são aceites como inspirados pelos Protestantes e daí serem considerados apócrifos para estes. Para saber se uma Bíblia é católica deve-se verificar se tem as autorizações eclesiásticas: Nihil Obstat ...
Os livros deuterocanônicos embora acolhidos desde a septuaginta e nos concílios, foram decretados somente no Concílio de Trento no movimento de contra reforma; não é?
Os livros deuterocanônicos foram reconhecidos e acolhidos como parte do cânon das Escrituras Sagradas muito antes do Concílio de Trento, embora tenham sido formalmente reafirmados no contexto do Concílio, especialmente em resposta aos desafios da Reforma Protestante. Esses livros incluem Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, 1 e 2 Macabeus e adições aos livros de Ester e Daniel, presentes na versão grega da Septuaginta, que foi amplamente usada pelos primeiros cristãos, incluindo os Apóstolos.
Na história da Igreja, a Septuaginta foi amplamente aceita como a versão das Escrituras usada pelas comunidades cristãs, inclusive no Novo Testamento, que frequentemente cita essa tradução. A aceitação dos deuterocanônicos está evidenciada desde os primeiros séculos do cristianismo. O Concílio de Hipona (393) e os Concílios de Cartago (397 e 419) - regionais, mas influentes - aprovaram um cânon que incluía os deuterocanônicos, o que foi posteriormente confirmado pela Igreja universal no Concílio de Florença (1442).
No entanto, no século XVI, a Reforma Protestante liderada por Martinho Lutero trouxe à tona disputas sobre o cânon bíblico. Lutero e outros reformadores rejeitaram os livros deuterocanônicos, com base em sua ausência do cânon hebraico (Tanakh), adotado pelo judaísmo rabínico. Em resposta a essa rejeição e ao clima de questionamentos teológicos, o Concílio de Trento (1545-1563) reafirmou oficialmente o cânon das Escrituras, incluindo os livros deuterocanônicos, como uma parte essencial da Bíblia católica.
Portanto, os livros deuterocanônicos não foram "decretados" pela primeira vez no Concílio de Trento, mas sim reafirmados como parte do cânon em resposta aos desafios da Reforma Protestante. Eles sempre foram considerados Escritura pela Igreja, especialmente desde os primeiros concílios regionais e na tradição cristã que usava a Septuaginta. O Concílio de Trento confirmou de maneira infalível esse cânon, defendendo a tradição da Igreja em um momento crucial de controvérsia doutrinária.
Espero ter ajudado Samuel 😃😃
@@catequizandocatolicos
Obrigada por esse esclarecimento. Importantíssimo para poder responder aos catequizandos!
Você se esqueceu de falar 😊mais importante critério 😊 Bíblia foram escritas somente pelos os judeus da linhagem messiânico de Abraão até João e o resto vc pode dar descarga a vontade 😊Como por exemplo 😊 o livro grande conflito, o livro dos mórmons ... espiritismo segundo Allan Kardec😊 todos autores da Bíblia são judeus da linhagem Messiânica de Abraão o de mais livros que os judeus não aceitaram porque os autores não pertencem a essa linhagem messiânico
Não diga que existe diferença da Bíblia católica para Bíblia evangélica😊 Você acabou de falar que os judeus não aceita os livros Apócrifos que a Igreja Católica adicionou 😊 diga que os judeus não aceitam os livros Apócrifos 😊 😊 sem autorização judaica😊 você sabe que são muitos livros Apócrifos que os judeus rejeitaram até hoje 😊 diga que os evangélicos tem os mesmos livros dos judeus AT
Inspirados pelo "espírito santo" , confia kk
Ótimo vídeo, só gostaria de saber porque o livro de Enoque, que faz parte da bíblia Etíope não é aceito pelos católicos,numa vez que explica e complementa muito do Apocalipse e até mesmo algumas partes de Gênesis.
Alguns pagarão por isso.
Isso mesmo, disse tudo 😃
Tem outro detalhe, alguns livros tinham inseridos em seus textos pequenos trechos contendo heresias. Pelos escritos da Patrística, o livro de Enoque indica que foi muito disputado. Dado o rigor do critério estabelecido nos concílios, é possível que este livro tenha sofrido inserções de heresias. Um indício forte é que a Epístola de Judas menciona uma profecia do livro de Enoque e mesmo assim ficou de fora, indicando que parte era inspirado e outros trechos, não.
@@Leon-fn3dl Bem, o motivo da "igreja" romana ter excluído o livro foi para manter o povo na ignorância e sob controle, a igreja católica nunca incentiva os fiéis a lerem a Bíblia, o livro de Enoque é inspirado e dá luz e completa lacunas do apocalipse que sem ele ficam mal interpretados. Uma pena que tudo isso foi para manter o "sistema" religioso, e não a verdade por detrás da Palavra.
Seria bom convencer os Protestantes que não tem Enoque, e também os Judeus eruditos do séc. III a.C que não incluíram o livro no Cânon de Alexandria dentro da Septuaginta. Esta inclusive usada por Jesus e os Apóstolos. Com isso, já pode fundar a seita número 30.001 no Brasil. Que tal "Igreja dos Vigilantes"? Seriam "Os Enoquistas". Fica legal 😎.
Mas se tiver tal intenção, apare bem as arestas retirando 2 Pedro do cânon particular:
_"Sabendo PRIMEIRAMENTE ISTO: que NENHUMA PROFECIA DA ESCRITURA 📜 É DE PARTICULAR INTERPRETAÇÃO.”_ [2 Pedro 1,20-21]
Não faça como Lutero que falhou miseravelmente em tentar retirar Apocalipse, Epístola de Tiago, Judas e Hebreus da Bíblia para sustentar sua doutrina humana dos "Solas".
Seria bom convencer os Protestantes que não tem Enoque, e também os Judeus eruditos do séc. III a.C que não incluíram o livro no Cânon de Alexandria dentro da Septuaginta. Esta inclusive usada por Jesus e os Apóstolos. Com isso, já pode fundar a seita número 30.001 no Brasil. Que tal "Igreja dos Vigilantes"? Seriam "Os Enoquistas". Fica legal 😎.
A instituição católica acrescentou livros apócrifos para dar base a os seus ensinos; inclusive nestes apócrifos reza se por mortos,segundo a instituição. Os Escritos foram dados primeiramente aos Judeus. Romanos Capítulo 3: 👍
Leia a Patrística. Em cartas de discípulos dos apóstolos já se citam os livros deuterocanônicos, como Judite e Eclesiástico. Os apóstolos utilizavam a Septuaginta.
Exatamente.
os apóstolos utilizavam esses livros
Não acrescentou nada. Os judeus retiraram os deuterocanônicos somente no século II depois de Cristo, no Concílio de Jâmnia, pois estes livros contém menções claras sobre o Messias, e estavam sendo amplamente utilizados pela igreja primitiva para converter centenas de milhares de judeus.
Os protestantes não reconhecem os livros deuterocanônicos adicionados ao Velho Testamento não só porque não faziam parte do conjunto original hebraico. Só isso seria superficial. Mais importante e sério é que esses livros contém heresias/incoerências/contradições com a fé verificada em todo o restante das Escrituras principalmente com o Novo Testamento. Portanto, históricos sim, inspirados pelo Espírito Santo jamais ! Não seria problema nenhum pra nós reconhecermos qualquer coisa estando em harmonia. Simples assim.
Palavras acertadíssimas, disse absolutamente tudo. 😃
@@catequizandocatolicos vocês leram corretamente o que essa pessoa escreveu? Ela está negando a canonicidade dos deuterocanônicos.
Esses livros são citados várias vezes nos evangelhos.
Os protestantes ficaram com os judeus que não aceitaram Jesus.
O canon judeu foi fechado depois do canon católico. Vai confiar mais nos judeus que negavam Jesus do que nos primeiros cristãos?
E se realmente fossem coerentes, confiariam na Igreja de Cristo, que é fisicamente viva, como São Paulo aponta: "Se ele persistir no erro, leve-o para a Igreja". Como levaria alguém para a invisível e subjetiva Igreja?
Seja lá o argumento que apresentarem a um protestante, ele pode só ficar mudando de posição, pois não possui a Igreja para esclarecer a Verdade de Cristo, que é uma só e não se contradiz. Se confiasse na Igreja católica, que Cristo Jesus fundou com Pedro, os livros deuterocanônicos não seriam contraditórios aos seus olhos, pois a tradição apostólica preserveu a Verdade negada por vocês.
Que Deus tenha piedade de vocês, ignorantes, e de todos nós, pecadores.
Viva Cristo Deus Rei e Sua mãe, Rainha Maria Santíssima!
A inspiração dos Evangelhos canônicos nunca existiu. Eles foram impostos pela igreja. Foram escolhidos os 4 evangelhos canônicos baseado nos 4 pontos cardeais (Norte Sul Leste Oeste). Nunca teve nada de inspirado ou divino.
Os concílios da igreja católica eram reuniões onde humanos decidiam o que deveria ser considerado divino ou não, para que outros humanos fossem doutrinados a achar que essas decisões humanas tivessem algo de totalmente divino. O resultado dessas decisões humanas perdura até os dias de hoje como algo totalmente divino.
kkkk tinha que aparecer um falando bobagem
Então o concílio deveria ser composto de anjos? Qual a contradição latente que mostra que os 4 evangelhos não são inspirados?
@@joaonunes2314 No século III do cristianismo, decidiu-se que apenas 4 evangelhos dos mais de 100 existentes, seriam os únicos autênticos, as razões apontadas para isto foram que muitos deles davam excessivos pormenores (detalhes inconvenientes) sobre a infância de Jesus, algo que destoava da imagem que a igreja pretendia passar, de um Jesus "santo", pois apresentava-se estranhamente travesso e humano demais, às vezes, até vingativo e cruel.
Em seguida, porém, motivos mais pitorescos, como o apresentado por Santo Irineu no ano 205: "O evangelho é a coluna da igreja. A igreja está espalhada por todo o mundo. O mundo tem 4 regiões, portanto, convém que existam apenas 4 evangelhos, do mesmo modo que existem apenas 4 pontos cardeais."
Já a decisão oficial da igreja tomada no concílio de Nicéia, no ano de 325, a escolha aconteceu por meio de um "milagre", como consta na obra Lybelus Syndicus. O milagre foi que, de todos os evangelhos presentes na igreja, apenas 4 levantaram voo, e se colocaram sobre o altar num fenômeno sobrenatural que só a alta cúpula presenciou. Kk.. uma verdadeira sessão espírita!
Outra versão diz que todos os evangelhos tinham sido colocados no altar, mas só os 4 permaneceram no altar após todos os outros caírem ao chão.
Já em outra versão fantasiosa, houve outro sinal divino que foi o Espírito Santo (em forma de pombo) entrou, passando pelo vidro da janela da sala dos bispos sem quebra-las, onde estavam reunidos, e pousou nos ombros de cada um deles, sussurrando-lhes aos ouvidos os nomes dos quatro livros que deveriam ser os escolhidos, os hoje conhecidos por Mateus, Marcos, Lucas e João.
Note que tudo que envolve a fé cristã está envolto de muita imaginação.
@@Julio11889- tô recebendo pra corrigir redação do Enem não irmão, seja sucinto, aqui é internet, não tô na sala de aula não.
@@joaonunes2314 KK... preguiçoso! Cuidado hein... preguiça é pecado! Papai do céu fica tisti... KKKK...
Só acredita nessas bobagem quem está perdido
Então você deve ser muito Santo.
Para tudo, que agora falou a quarta pessoa da Santíssima Trindade. Vai procurar o que fazer @wagner