Estes três exercícios eram as minhas maiores dúvidas neste tipo de movimento. Agora sei que finalmente os aprendi mas, para gravar ainda melhor, assistirei novamente esta aula. É excelente a sequência das aulas que você compartilha conosco.
Booooa Luiz Realmente é muito informação de uma única vez. Assistindo novamente você absorve uma ou duas coisas que tinha deixado passar. Forte abraço!
@@Fisica2.0 professor, só não entendi uma coisa, o parafuso não saiu a partir dos 75 metros? Ué, então porque contou com os 5 metros acima sendo que ele caiu a partir dos 75?
@@matheusviegas373 pelo que eu entendi, o parafuso saiu com a mesma velocidade do helicóptero orientada para cima. Então ele vai primeiro subir esses 5 metros e depois descer em queda livre até o chão
Para quem não entendeu a interpretação da questão 1, vou tentar explicar narrando. O helicóptero saiu do chão ( 0m) e foi subindo até chegar a uma altura de 75m. Nessa altura de 75m um parafuso voo do helicóptero. Contudo, esse parafuso não vai pro chão diretamente. O helicóptero para na altura de 75m e o parafuso voa pra cima, na mesma direção e velocidade que o helicóptero seguia. ( tipo um ônibus que freia de uma vez e todo mundo lá dentro é jogado pra frente). Então o PARAFUSO voa mais 5m pra cima, e não o helicóptero ( que continua na altura de 75). O parafusos vai cair, no total, de uma altura de 80m em 4 segundos. Contudo, quando ele é arrancando do helicóptero, antes de começar a cair por 4 segundos, ele sobe mais 1 segundo. Por isso 5 segundos ao todo. Espero ter ajudado.
mas se o parafuso está com uma velocidade de 10m/s para cima e a gravidade uma aceleração de 10m/s² para baixo, o parafuso já não tinha que parar de subir assim que fosse soltado do helicóptero visto que são vetores com sentidos opostos?
@@___freitasz Seria assim se o parafuso tivesse sido soltado. Mas a situação que a questão quer que a gente imagine é a de que o parafuso estava "pegando carona" na força do helicoptero pra cima e o helicoptero "para" de uma vez, pela inercia o parafuso continuaria pra cima na mesma velocidade que estava o helicoptero. Fica bem mais fácil de entender se a gente imaginar o helicoptero se deslocando pra frente e nao pra cima. Até porque essa noções de cima, baixo e lados são relativas. Ou seja, elas de fato só existem como referencia... Como nosso irmão @andreluizpereznunes2887 citou o exemplo do onibus, é só imaginar o onibus indo pra "cima" e nao pro "lado" e imaginar o parafuso como um "passageiro". Nunca nos esquecamos de imaginar! Muitos físicos fizeram descobertas importantíssimas apenas imaginando...
Olá, professor! Seis anos após o senhor postar essa aula, aqui estou eu assistindo ela. Estou no 1° ano do E.M e quero cursar medicina, então estou aproveitando esse ano para ganhar uma base de todos os conteúdos do ENEM. O senhor está me ajudando imensamente com suas aulas! Muito obrigada pelo seu esforço e comprometimento com seus alunos, o senhor é demais! No meu 3° ano, volto aqui para te dizer se passei na minha faculdade desejada. Abraços!
Um dos melhores metodos de ensinar é esse que o professor faz: resumido, sem brincadeiras com exercicios pra fixar o que foi dito na aula. Isso é muito bom porque economiza tempo, é dificil achar canais assim. O canal matematica equaciona é assim, muito bom tambem
Oi, professor Davi!! Gostaria de parabenizar o senhor pelo seu trabalho lindo no youtube. Eu odeio física e tenho muitas dúvidas em muita coisa, mas assistindo os seus vídeos estou conseguindo aprender muito tranquilamente e me divertindo de mais. Adoro ver o senhor interagindo consigo mesmo, como se fossem os alunos kkkk é show
Po essa forma de realizar a terceira questão foi muito melhor que a minha. Muito obrigado professor. Eu achei a altura máxima do móvel A e o tempo da subida, e fiz uma proporção 1,5s está para 11,25m e achei que 1 segundo está para 7,5 metros. ai eu peguei os dois segundos do móvel B e descobri que quando o Móvel B estivesse saindo o móvel A estaria na posição 2 segundos que seria 1 segundo voltando, e que eles se encontrariam na posição 2 segundos e meio (bolinha A caindo) ou meio segundo (bolinha B subindo), deu muito mais trabalho e agora aprendi a fazer esse tipo de exercício da ''forma correta''.
Olá davi, estou vendo suas aulas e fiquei com uma divida na primeira questão abordada no vídeo, vulgo a do helicóptero, no caso você usa a altira máxima que o helicóptero atingiu para calcular o tempo da queda do prafuso que seria os 80 metros, mas no caso a questão diz que o parafuso caiu dos 75 metros e não dos 80 metros, fiquei consfuso sobre isso, mas de restante, parabéns você é uma das pessoas que move o mundo pra frente.
Tô no final da primeira série, nos últimos meses decidir estudar, e Física tá sendo um terror, com esse assunto eu termino Cinemática, mas mesmo assim, ainda sinto muitas dificuldades em interpretação de questão, que Deus me ajude a conquistar meus sonhos
Que aula!! Que professor!!!! Seus vídeos estão me ajudando muito, já contei pra geral da minha turma sobre o teu canal. Muito obrigado, professor! RUMO A EEAR!
Queria que os professores do UA-camr e até o meu próprio professor na sala explicasse de uma gradativa e didática igual ao senhor. Muito bom as suas aulas, tô acompanhando todas suas playlist. Dando like e compartilhado.
Se eu estou em um helicóptero e vejo um parafuso se desprendendo a 75 metros do solo, eu não vou saber em quanto tempo ele atinge o solo, mas sei que minha alma medrosa sairá do corpo imediatamente.
Acertei todas! 😍 A primeira eu saquei a velocidade do parafuso lembrando da lei da inércia. E sabendo as equações do MUV, não precisa gravar essas fórmulas, pq é a mesma coisa, só que organizado de outra forma. Fico menos perdida gravando só as do MUV.
A última questão dá pra resolver a parte do instante usando o bizu dos instantes no MUV (d, 3d, 5d...). Achei o instante 2,5 fazendo isso. Me livrei desses cálculos todos. Kkk
@@JosueEryk cada “d” equivale a distância do 1º segundo. Desta forma, conseguimos montar uma proporção com os números impares, ou seja, a cada segundo, multiplicamos o “d” (ou seja, a distância encontrada no 1º segundo) pelo próximo numero impar. Ex: 1º segundo - distância 2m (d) 2º segundo - distância 3d (ou seja 3.2 = 6)
Aula incrível professor, só um acréscimo de conhecimento, na questão 1 bastava usar MRUV, ( S = So + Vot + at^2/2 ) com o eixo y para cima, ficaria assim : 0 = 75 + 10t - 10t^2/2 , isso daria uma equação de segundo grau: -t^2 + 2t + 15 = 0, com t ≥ 0 que por soma e produto tem as raízes 5 e -3, logo temos t = 5 s
Professor, suas aulas têm sido muito importantes pra mim! Seria ótimo se vc tivesse uma lista de exercícios e gabaritos pra disponibilizar pra gente! Eu to com dificuldade de encontrar...
2/3. A última só achei o instante na malandragem, mas não estava ligado que pode coloca o (g) no lugar do (a) na função horária do espaço kkkk. Mas agora sei!
Ótima aula professor, mas não consegui entender a parte no comando diz que o helicóptero atingiu uma altura de 75m e diz que o parafuso se desprendeu então não seria dessa altura o cálculo da queda livre?? Se despreza a resistencia do ar?
Professor, obrigada pela aula. Mas, dessa vez, tenho uma súplica a fazer hahahaha Eu consigo dominar a equação, depois que descubro quais fórmulas devo usar, eu dificilmente erro a conta, aliás, não tem mais erro kk só se você tiver dificuldade com matemática básica. Massss, por obséquio, quando o senhor tiver um tempinho, o senhor poderia fazer um vídeo exclusivo sobre fórmulas? Tipo, em quais ocasiões deverei usar tais fórmulas. Isso resolveria 95% dos meus problemas com física kkk Isso pode ser relacionado a MU e MUV, e se o senhor puder adicionar umas fórmulas sobre queda livre e vertical, que acredito que todos eles se relacionam, seria ótimooo! :) Obrigada prof, o senhor é top!
Professor, fiz o último exercício de um outro jeito, achei o espaço variado em meio segundo, e a velocidade final em meio segundo por torricelli, a velocidade final seria raiz quadrada de 150 que dá aproximadamente 12,24. Multiplicado por meio segundo o espaço que achei foi 6,12, passei muito perto.
Professor! tenho uma duvida, na primeira questão eu considerei os 10m/s inicias negativos pois estava indo contra a gravidade , Vo=-10 , depois eu joguei as informações dadas pela questão na formula de altura (H) de lançamento vertical com Vo diferente de zero (H=Vo+at²/2), depois de resolver isso acabou ficando 75=10t+5t² , organizei a equação do segundo grau -5t²-10t+75 e encontrei as raízes S{5,-3} (fiz a soma pelo produto) mas como tempo nunca e negativo a resposta só poderia ser 5s, fiz certo?
A última questão me bugou demais, no final meu resultado de 1/2 de tempo, porém o S foi o mesmo de 6,25. Depois de 20 minutos pensando porq deu resultado diferente eu me atentei, eu usei a equação horária da posição no segundo instante, depois dos 2 segundos que a bola foi lançada, desse jeito os resultados batem
Olá professor, tudo bem? Prossegui na primeira questão usando a formula de torricelli para descobrir a velocidade com que o parafuso cai. 1º) V²= Vo² + 2 . g . H (adotei -10 para Vo, já que o parafuso esta subindo primeiramente na velocidade do helicóptero e posteriormente se desprende. Gostaria de saber se esse raciocínio esta correto? fiquei com grande duvida.) Achei uma velocidade de 40 m/s 2º) Usei V=Vo+g.T e cheguei na resposta de T= 5s Posso utilizar desse raciocínio na prova ou acertei a questão por coincidência? Um grande abraço professor, voltei a estudar para vestibular depois de alguns anos de graduação e sou grande fã da sua didática!!!
Professor, tenho muita dificuldade na interpretação de alguns problemas de física. No exemplo 1, por exemplo, eu nunca teria a ideia de calcular um novo lançamento vertical para cima para o parafuso e em seguida calcular em queda livre. Não encontrei na questão nenhuma pista que me levasse a ter esse raciocínio. Como faço para ter esse tipo de percepção? Tem alguma dica na leitura, ou trata-se apenas de pratica e memorização?
@@estellarodrigues1015 Vou tentar explicar, o prego esta junto ao helicóptero, sendo assim se o helicóptero está com uma velocidade de 10m/s o prego tmb estará a 10m/s, então qnd o prego se solta do helicóptero ele ainda tem velocidade sobre ele atuando pra cima (qnd o prego se solta ele ainda vai subir mais um pouco, pra dps descer).
@@marcossantos4182 nn entendi o porquê de o prego ter subido, já q, assim q se desprendeu, ele deveria bater na região inferior do helicóptero e imediatamente descer
@@dgw8661 Não, porque a questão não diz que o helicóptero parou, ele ainda estava subindo quando se desprendeu, então o parafuso continuar subindo, para e desce!
Estes três exercícios eram as minhas maiores dúvidas neste tipo de movimento. Agora sei que finalmente os aprendi mas, para gravar ainda melhor, assistirei novamente esta aula. É excelente a sequência das aulas que você compartilha conosco.
Booooa Luiz
Realmente é muito informação de uma única vez.
Assistindo novamente você absorve uma ou duas coisas que tinha deixado passar.
Forte abraço!
Gente este professor e maravilhoso gostaria muito de ver todas as sulas dele
@@Fisica2.0 professor, só não entendi uma coisa, o parafuso não saiu a partir dos 75 metros? Ué, então porque contou com os 5 metros acima sendo que ele caiu a partir dos 75?
Sem sombra de dúvidas!
@@matheusviegas373 pelo que eu entendi, o parafuso saiu com a mesma velocidade do helicóptero orientada para cima. Então ele vai primeiro subir esses 5 metros e depois descer em queda livre até o chão
Para quem não entendeu a interpretação da questão 1, vou tentar explicar narrando.
O helicóptero saiu do chão ( 0m) e foi subindo até chegar a uma altura de 75m. Nessa altura de 75m um parafuso voo do helicóptero. Contudo, esse parafuso não vai pro chão diretamente. O helicóptero para na altura de 75m e o parafuso voa pra cima, na mesma direção e velocidade que o helicóptero seguia. ( tipo um ônibus que freia de uma vez e todo mundo lá dentro é jogado pra frente). Então o PARAFUSO voa mais 5m pra cima, e não o helicóptero ( que continua na altura de 75). O parafusos vai cair, no total, de uma altura de 80m em 4 segundos. Contudo, quando ele é arrancando do helicóptero, antes de começar a cair por 4 segundos, ele sobe mais 1 segundo. Por isso 5 segundos ao todo. Espero ter ajudado.
nossa mt obg!!
mas se o parafuso está com uma velocidade de 10m/s para cima e a gravidade uma aceleração de 10m/s² para baixo, o parafuso já não tinha que parar de subir assim que fosse soltado do helicóptero visto que são vetores com sentidos opostos?
Nossa!!! Agora faz muito sentido. Obggg
@@___freitasz Seria assim se o parafuso tivesse sido soltado. Mas a situação que a questão quer que a gente imagine é a de que o parafuso estava "pegando carona" na força do helicoptero pra cima e o helicoptero "para" de uma vez, pela inercia o parafuso continuaria pra cima na mesma velocidade que estava o helicoptero. Fica bem mais fácil de entender se a gente imaginar o helicoptero se deslocando pra frente e nao pra cima. Até porque essa noções de cima, baixo e lados são relativas. Ou seja, elas de fato só existem como referencia... Como nosso irmão @andreluizpereznunes2887 citou o exemplo do onibus, é só imaginar o onibus indo pra "cima" e nao pro "lado" e imaginar o parafuso como um "passageiro". Nunca nos esquecamos de imaginar! Muitos físicos fizeram descobertas importantíssimas apenas imaginando...
valeu cara!
Definitivamente o melhor professor de física do youtube!
Olá, professor! Seis anos após o senhor postar essa aula, aqui estou eu assistindo ela. Estou no 1° ano do E.M e quero cursar medicina, então estou aproveitando esse ano para ganhar uma base de todos os conteúdos do ENEM. O senhor está me ajudando imensamente com suas aulas! Muito obrigada pelo seu esforço e comprometimento com seus alunos, o senhor é demais! No meu 3° ano, volto aqui para te dizer se passei na minha faculdade desejada. Abraços!
Não há professor igual a este. Excelentes explicações, com muita dedicação e organização. Parabéns, professor. O mundo merece te conhecer!
Muitíssimo obrigado pela força
Eu procurei tanto por um professor de física que me ajudasse a entender de verdade e encontrei! Obrigada, professor! Você é demais!
Eu amo ele, sério. Nunca pare de gravar videos, você está me fazendo amar física. ❤️
Melhor professor de física que eu já vi. Top demais. Obrigado pela força e um forte abraço.
Muito bacana, aulas de altíssimo nível.
Um dos melhores professores de física 👏🏼👏🏼 acompanhando aqui em 2022
você é, com certeza, o MELHOR professor de física!!!! nunca entendi nada, juro! agora entendo tudinho! muito obrigada!!!
Um dos melhores metodos de ensinar é esse que o professor faz: resumido, sem brincadeiras com exercicios pra fixar o que foi dito na aula. Isso é muito bom porque economiza tempo, é dificil achar canais assim. O canal matematica equaciona é assim, muito bom tambem
Melhor canal de matemática do UA-cam: Equaciona Matemática.
De física: Física 2.0.
eu entendo tudo com vc, professor!! vc é MUITO BOM. continue fazendo vídeos! Tirei 10 em física pois assisti suas aulas. muito obrigada!!!
To assistindo desde as aulas de cinemática e estou adorando seu ensinamento.
O senhor é tão FERA que assisto os vídeos do senhor do que o próprio curso que assinei rsrs,ABS!!!💪🏻
Oi, professor Davi!! Gostaria de parabenizar o senhor pelo seu trabalho lindo no youtube. Eu odeio física e tenho muitas dúvidas em muita coisa, mas assistindo os seus vídeos estou conseguindo aprender muito tranquilamente e me divertindo de mais. Adoro ver o senhor interagindo consigo mesmo, como se fossem os alunos kkkk é show
Po essa forma de realizar a terceira questão foi muito melhor que a minha. Muito obrigado professor.
Eu achei a altura máxima do móvel A e o tempo da subida, e fiz uma proporção 1,5s está para 11,25m
e achei que 1 segundo está para 7,5 metros. ai eu peguei os dois segundos do móvel B e descobri que quando o Móvel B estivesse saindo o móvel A estaria na posição 2 segundos que seria 1 segundo voltando, e que eles se encontrariam na posição 2 segundos e meio (bolinha A caindo) ou meio segundo (bolinha B subindo), deu muito mais trabalho e agora aprendi a fazer esse tipo de exercício da ''forma correta''.
Olá davi, estou vendo suas aulas e fiquei com uma divida na primeira questão abordada no vídeo, vulgo a do helicóptero, no caso você usa a altira máxima que o helicóptero atingiu para calcular o tempo da queda do prafuso que seria os 80 metros, mas no caso a questão diz que o parafuso caiu dos 75 metros e não dos 80 metros, fiquei consfuso sobre isso, mas de restante, parabéns você é uma das pessoas que move o mundo pra frente.
Muito bom seus videos, parabéns professor.
Uma sugestão, você poderia montar um site com uma área de exercícios em PDF.
Abraços
Muito bom Davi, muito obrigado pelo seu trabalho, Deus te abençoe.
E só para resaltar, estou amando suas aulas, parabéns. Estou reaprendendo o que levei um ano para aprender no ensino médio. Parabéns ❤
Tô no final da primeira série, nos últimos meses decidir estudar, e Física tá sendo um terror, com esse assunto eu termino Cinemática, mas mesmo assim, ainda sinto muitas dificuldades em interpretação de questão, que Deus me ajude a conquistar meus sonhos
Excelente aula, professor Davi! Obrigada
ótimo professor, obrigada pelas aulas incríveis!🥰
Bons estudos!
N existe professor de física melhor q o Davi
Excelente explicação.Obrigado
Suas aulas são ótimas professor!!!
Obrigada!
Como de costume, incrível aula. Valeu professor!!
LINDO demais. Aliás, na última questão, se fizeres o gráfico do espaço pelo tempo para os dois móveis, a resposta sai ABSURDAMENTE mais fácil :)
Que aula!! Que professor!!!! Seus vídeos estão me ajudando muito, já contei pra geral da minha turma sobre o teu canal.
Muito obrigado, professor! RUMO A EEAR!
Te agradeço muito , Daniel.
Tmj
eu: já ia inventar uma coisa
professor: não inventa nada.
KKKKKKKKKKKKKKKK
KSKKSKSSKSKKSKS
Essa questão 3 realmente me surpreendeu
Queria que os professores do UA-camr e até o meu próprio professor na sala explicasse de uma gradativa e didática igual ao senhor. Muito bom as suas aulas, tô acompanhando todas suas playlist. Dando like e compartilhado.
Professor. O sr é nota 1000
Muito boa a aula
Se eu estou em um helicóptero e vejo um parafuso se desprendendo a 75 metros do solo, eu não vou saber em quanto tempo ele atinge o solo, mas sei que minha alma medrosa sairá do corpo imediatamente.
Acertei todas! 😍 A primeira eu saquei a velocidade do parafuso lembrando da lei da inércia. E sabendo as equações do MUV, não precisa gravar essas fórmulas, pq é a mesma coisa, só que organizado de outra forma. Fico menos perdida gravando só as do MUV.
Conteúdo top!!! Kudos to you teacher!
certamente o mais brabo da física! parabéns, professor!!
Tmj !
Forte abraço!
Aprendendo muito, muito bom esse canal.
Excelente!!!
muito recomendo❤❤❤😘😘😘
Simplesmente incrível, muito obrigada!!!
Parabéns pelo trabalho professor!
bom dms prof, ta me ajudando dms. abraços
muito obrigado professor. Grande aula
Não me vejo em física, sem o professor Davi❤️
🥰
Melhor professor
muito bom prof!
Manow vc explica muito bem ou melhor ótimo!! PARABÉNS 😆😆
ACC GAMES
Muito obrigado pelo feedback.
Espero que o canal ajude bastante o/
Grande abraço!
Muito brigada, professor! Ótima aula!
Grande professor!🥳
você está me fazendo amar física S2, parabéns pelo desempenho nos vídeos.
👏🏼👏🏼💙
Obrigado pelo aprendizado
Você é maravilhoso!!!! Ótimo profissional e tá me salvando muito
Excelente playlist professor, me ajudou muito!
Nss amei muito essas aulas, muito obrigada professor 👏♥️
Laysa Silva
Eu que agradeço!
Espero que o canal ajude bastante o/
E se puder me ajudar a divulgar o meu trabalho te agradeço muito.
aulas muito top!!!
melhor prof de fisica do youtube
Muitíssimo obrigado!
Espero que o canal ajude muito mais o/
Se puder me ajudar a divulgar o meu trabalho te agradeço muito.
Grande abraço!
Ótima aula 😸
obrigada! você me ajudou demais
Aula perfeita! Obrigada
Meu problema é interpretar a questão. Irei rever novamente
É Davi, te amo novamente kkkk
nossa so fico imaginando se vc fosse meu prof, o meu explica bem mastigado e na prova passa cada monstros de exercício.
Hehehehe
Muito obrigado!
Espero que o canal ajude bastante o/
E se puder me ajudar a divulgar o meu trabalho te agradeço muito.
Grande abraço!
essa primeira foi dms hahaha
aula nota 10000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000...
Graças a você consegui tirar 8 em física 😍😍👏
Meus parabéns pela ótima nota o/
Muito Obrigada!
Melhor professor
Obrigada, professor!
Salvo mais uma vez 🙏🏻
Ótima AULA
Show!!!
Muito bom véi namoral
Muito obrigado!
A última questão dá pra resolver a parte do instante usando o bizu dos instantes no MUV (d, 3d, 5d...). Achei o instante 2,5 fazendo isso. Me livrei desses cálculos todos. Kkk
Mano me explica melhor
@@JosueEryk cada “d” equivale a distância do 1º segundo. Desta forma, conseguimos montar uma proporção com os números impares, ou seja, a cada segundo, multiplicamos o “d” (ou seja, a distância encontrada no 1º segundo) pelo próximo numero impar.
Ex: 1º segundo - distância 2m (d)
2º segundo - distância 3d (ou seja 3.2 = 6)
VALEU DAVII
Top demais
essa ultima foi cabulosa
Aula incrível professor, só um acréscimo de conhecimento, na questão 1 bastava usar MRUV, ( S = So + Vot + at^2/2 ) com o eixo y para cima, ficaria assim : 0 = 75 + 10t - 10t^2/2 , isso daria uma equação de segundo grau: -t^2 + 2t + 15 = 0, com t ≥ 0 que por soma e produto tem as raízes 5 e -3, logo temos t = 5 s
Fala ai davi, ótima aula! Não passei na EEAR ainda, mas irei passar e você será aquele que me ajudou nessa. Sinto falta do TÁ LEGALLLL! kkkkkk
Rodrigo Pereira
Kkkkkkk
Bem lembrado.
Vamos juntos nessa jornada então 👊🏼
Passou?
passou?
Professor, suas aulas têm sido muito importantes pra mim! Seria ótimo se vc tivesse uma lista de exercícios e gabaritos pra disponibilizar pra gente! Eu to com dificuldade de encontrar...
Espero poder atender a esse pedido em breve.
@@Fisica2.0 obaaa!! 🙏🙏
Uma festa 🎉😂😂😂😂
Além de abranger em Queda Livre, reforça M.U e M.U.V 🧠👏
professor vc é top
Renata Gomes
Muitíssimo obrigado pela força!
Puts que questão massa essa primeira kkkkkkkk eu fiz de todas as formas deu 2 e a outra deu 4 era só ter considerado o 1s kkkkk boa professor
2/3. A última só achei o instante na malandragem, mas não estava ligado que pode coloca o (g) no lugar do (a) na função horária do espaço kkkk. Mas agora sei!
Olá professor! No exercício 1, por que não podemos calcular a queda livre primeiro e direto? Por que tem que calcular o lançamento vertical primeiro?
Essa 1° questão me pegou de um jeito rsrsrsrsrsrsrsrs
Ótima aula professor, mas não consegui entender a parte no comando diz que o helicóptero atingiu uma altura de 75m e diz que o parafuso se desprendeu então não seria dessa altura o cálculo da queda livre?? Se despreza a resistencia do ar?
Professor, obrigada pela aula. Mas, dessa vez, tenho uma súplica a fazer hahahaha
Eu consigo dominar a equação, depois que descubro quais fórmulas devo usar, eu dificilmente erro a conta, aliás, não tem mais erro kk só se você tiver dificuldade com matemática básica.
Massss, por obséquio, quando o senhor tiver um tempinho, o senhor poderia fazer um vídeo exclusivo sobre fórmulas?
Tipo, em quais ocasiões deverei usar tais fórmulas. Isso resolveria 95% dos meus problemas com física kkk
Isso pode ser relacionado a MU e MUV, e se o senhor puder adicionar umas fórmulas sobre queda livre e vertical, que acredito que todos eles se relacionam, seria ótimooo! :)
Obrigada prof, o senhor é top!
Professor, fiz o último exercício de um outro jeito, achei o espaço variado em meio segundo, e a velocidade final em meio segundo por torricelli, a velocidade final seria raiz quadrada de 150 que dá aproximadamente 12,24. Multiplicado por meio segundo o espaço que achei foi 6,12, passei muito perto.
Professor! tenho uma duvida, na primeira questão eu considerei os 10m/s inicias negativos pois estava indo contra a gravidade , Vo=-10 , depois eu joguei as informações dadas pela questão na formula de altura (H) de lançamento vertical com Vo diferente de zero (H=Vo+at²/2), depois de resolver isso acabou ficando 75=10t+5t² , organizei a equação do segundo grau -5t²-10t+75 e encontrei as raízes S{5,-3} (fiz a soma pelo produto) mas como tempo nunca e negativo a resposta só poderia ser 5s, fiz certo?
A última questão me bugou demais, no final meu resultado de 1/2 de tempo, porém o S foi o mesmo de 6,25. Depois de 20 minutos pensando porq deu resultado diferente eu me atentei, eu usei a equação horária da posição no segundo instante, depois dos 2 segundos que a bola foi lançada, desse jeito os resultados batem
obg
Olá professor, tudo bem? Prossegui na primeira questão usando a formula de torricelli para descobrir a velocidade com que o parafuso cai.
1º) V²= Vo² + 2 . g . H (adotei -10 para Vo, já que o parafuso esta subindo primeiramente na velocidade do helicóptero e posteriormente se desprende. Gostaria de saber se esse raciocínio esta correto? fiquei com grande duvida.)
Achei uma velocidade de 40 m/s
2º) Usei V=Vo+g.T e cheguei na resposta de T= 5s
Posso utilizar desse raciocínio na prova ou acertei a questão por coincidência?
Um grande abraço professor, voltei a estudar para vestibular depois de alguns anos de graduação e sou grande fã da sua didática!!!
Pode sim!
Sem problemas!
Por incrível que pareça eu achei as questões do M.U as mais difíceis mais do que as do M.U.V
Professor, tenho muita dificuldade na interpretação de alguns problemas de física. No exemplo 1, por exemplo, eu nunca teria a ideia de calcular um novo lançamento vertical para cima para o parafuso e em seguida calcular em queda livre. Não encontrei na questão nenhuma pista que me levasse a ter esse raciocínio. Como faço para ter esse tipo de percepção? Tem alguma dica na leitura, ou trata-se apenas de pratica e memorização?
Apenas resolvendo muitos exercícios você consegue superar essa barreira.
Espero ter ajudado.
@@Fisica2.0 obrigada!!! Você tem me ajudado muito!
Professor me explique uma coisa...se o parafuso se soltou a tendência é descer, então pq tenho q fazer a altura máxima?
Tenho a mesma dúvida 😓
@@estellarodrigues1015 Vou tentar explicar, o prego esta junto ao helicóptero, sendo assim se o helicóptero está com uma velocidade de 10m/s o prego tmb estará a 10m/s, então qnd o prego se solta do helicóptero ele ainda tem velocidade sobre ele atuando pra cima (qnd o prego se solta ele ainda vai subir mais um pouco, pra dps descer).
@@marcossantos4182 nn entendi o porquê de o prego ter subido, já q, assim q se desprendeu, ele deveria bater na região inferior do helicóptero e imediatamente descer
@@dgw8661 Não, porque a questão não diz que o helicóptero parou, ele ainda estava subindo quando se desprendeu, então o parafuso continuar subindo, para e desce!
Na queda livre eu uso uma das três formas da MUV.
Prof .... Pq o senhor e o prof paulo(equaciona).. Não montam uma plataforma.... Seria muito top .... Abraço ... Ótima aula