@TV Grabois @Fábio Palácio , sou licenciado em física. Durante o ano letivo, acho muito importante separar o que é ciência (Teoria Darwiniana da Adaptação das Espécies, por exemplo), de pseudociência (Racismo "científico"), e que o que é considerado ciência ou não... (Veja, não é o que é, é o que é considerado) ... Ciência, está diretamente ligado, e subserviente, as classes dominantes da sociedade na qual foi produzido o conhecimento científico e ou tecnologia que estamos estudando naquele eixo temático/aula; e dou aquela "carteada" de exemplos históricos. Então, logo em seguida, correlaciono os interesses das classes dominantes, com a forma de pensar das massas (o dito "senso comum"), daí, separo o que "seria" cultura, a relação dos seres humanos com o meio ambiente em que estão inseridos, e as relações dialéticas desses homens, entre si, e com o meio ambiente. Dessa forma, ideologia, seria qualquer estrutura de ideias que sirva para justificar com causas "místicas/metafísicas", à física. (E é por isso que o Materialismo Histórico Dialético não é uma ideologia). Então "pra quê" servem as ideologias? Pra dominar os seres humanos de uma sociedade alienada de sua natureza humana... (político coletivista [se estiver todo mundo são], haja vista nossos elos de adaptação das espécies) ... Para que ela consiga se submeter, e ser submetida, à situações extremamente contrárias à nossa própria natureza. Dessa forma, a própria ciência, o método científico e a filosofia da ciência, sofrem influência direta, indireta e constante das ideologias que permeiam o senso comum da sociedade observada, e os interesses das classes dominantes. Por isso que ideologia e pseudociência "andam de mãos dadas" nesses eventos históricos como a Pandemia da Covid. As pessoas mais susceptíveis à pseudociência, à sofrerem estelionato, a serem vítimas de charlatanismo e curandeirismo, são justamente as pessoas mais imersas em ideologias, e, consequentemente, mais alienadas. Pra quem tem 2 aulas por semana pra construir o processo de ensino aprendizagem dos conhecimentos de física, estou atrapalhando o professor de sociologia e ou prejudicando os estudantes? Sou muito pobre em literatura marxista sobre essa área de discussão. Você poderia indicar alguns autores introdutórios pra eu conseguir "me achar" dentro do estado da arte dessa discussão?
A questão é inescapável: a ideologia constitui ontologicamente o discurso, inclusive toda a obra marxiana. O pressuposto metaideológico de Marx é em sua origem apenas um pretensão de natureza positivista tipicamente oitocentista, embora os marxistas mais ortodoxos costumem negar este fato apelando para uma suposta sofisticação dialética originada de Hegel, o que também está equivocado hermeneuticamente.
Adorando essa série
Que ótimo saber disso, Breno! Já ative o sininho aqui no canal para não perder nenhuma novidade
Um dos melhores vídeos sobre o tema q eu já vi por aqui no YT! Parabéns e muito obrigado!
Nós que agradecemos!
Muito bom vídeo!
Obrigado ❤️
Boa
Ótimo vídeo, faz um vídeo falando o que são os sovietes.
@TV Grabois @Fábio Palácio , sou licenciado em física. Durante o ano letivo, acho muito importante separar o que é ciência (Teoria Darwiniana da Adaptação das Espécies, por exemplo), de pseudociência (Racismo "científico"), e que o que é considerado ciência ou não...
(Veja, não é o que é, é o que é considerado)
... Ciência, está diretamente ligado, e subserviente, as classes dominantes da sociedade na qual foi produzido o conhecimento científico e ou tecnologia que estamos estudando naquele eixo temático/aula; e dou aquela "carteada" de exemplos históricos.
Então, logo em seguida, correlaciono os interesses das classes dominantes, com a forma de pensar das massas (o dito "senso comum"), daí, separo o que "seria" cultura, a relação dos seres humanos com o meio ambiente em que estão inseridos, e as relações dialéticas desses homens, entre si, e com o meio ambiente.
Dessa forma, ideologia, seria qualquer estrutura de ideias que sirva para justificar com causas "místicas/metafísicas", à física. (E é por isso que o Materialismo Histórico Dialético não é uma ideologia). Então "pra quê" servem as ideologias? Pra dominar os seres humanos de uma sociedade alienada de sua natureza humana...
(político coletivista [se estiver todo mundo são], haja vista nossos elos de adaptação das espécies)
... Para que ela consiga se submeter, e ser submetida, à situações extremamente contrárias à nossa própria natureza. Dessa forma, a própria ciência, o método científico e a filosofia da ciência, sofrem influência direta, indireta e constante das ideologias que permeiam o senso comum da sociedade observada, e os interesses das classes dominantes.
Por isso que ideologia e pseudociência "andam de mãos dadas" nesses eventos históricos como a Pandemia da Covid. As pessoas mais susceptíveis à pseudociência, à sofrerem estelionato, a serem vítimas de charlatanismo e curandeirismo, são justamente as pessoas mais imersas em ideologias, e, consequentemente, mais alienadas.
Pra quem tem 2 aulas por semana pra construir o processo de ensino aprendizagem dos conhecimentos de física, estou atrapalhando o professor de sociologia e ou prejudicando os estudantes?
Sou muito pobre em literatura marxista sobre essa área de discussão. Você poderia indicar alguns autores introdutórios pra eu conseguir "me achar" dentro do estado da arte dessa discussão?
A questão é inescapável: a ideologia constitui ontologicamente o discurso, inclusive toda a obra marxiana. O pressuposto metaideológico de Marx é em sua origem apenas um pretensão de natureza positivista tipicamente oitocentista, embora os marxistas mais ortodoxos costumem negar este fato apelando para uma suposta sofisticação dialética originada de Hegel, o que também está equivocado hermeneuticamente.