Mas, o que é exatamente esse crescimento econômico? E pra que precisamos? "desenvolvimento", "progresso" são palavras com diferentes sentidos e valores pra diferentes pessoas. Sustentabilidade não é compatível com capitalismo, acúmulo de capital gera desigualdade e desequilíbrio social e ecológico. Não adianta querer proteger o meio ambiente e continuar explorando os recursos para continuar lucrando sempre. Basta o necessário para vivermos suficientemente bem.
Eu tenho um livro muito conceituado que realizou pesquisas sobre os hábitos culturais dos brasileiros. E lá falava do padrão de vida. Exatamente o qe você falou. Se todos do planeta fossem viver como uma pessoa de classe média brasileira, precisaríamos de 1 planeta Terra e meio pra ter os recursos! E se todas as pessoas do planeta fossem viver como uma pessoa de classe média dos Estados Unidos, precisaríamos de 5 planetas Terra!!!
@@isabelalima4887 desculpa eu não citei o nome do livro. O nome é "HÁBITOS CULTURAIS DOS PAULISTAS - Cultura em SP", lançado pela JLeiva, qe realizou os trabalhos de pesquisa e dados junto ao Datafolha, em parceria com o SESC. É um ótimo livro. Eu não consegui colar o link aqui, mas é só buscar no Google qe tu acha fácil, aparece logo no começo, inclusive pra baixar em pdf. 😉 Um esclarecimento: como você notou o nome, é sobre hábitos paulistas, mas tem várias abordagens do Brasil e do mundo, como esse trecho sobre a quantidade de recursos necessários para todo planeta ter um determinado padrão de vida de um lugar específico.
Olá, bom dia!!! Nós do itinerário de ciências humanas adoramos sua explicação!! Deus abrençoe enormemente a sua vida e de todos os seus familiares. Um grande abraço dos aluninhos do Colégio Espaço Anglo de Mirassol,SP. (Mirassol é aquela cidade que possui um bom time de futebol, já ganhamos do São Paulo, Palmeiras, Grêmio e etc.).....
A Economia Verde precisa ser mais bem pensada por ser algo novo, mas com a ajuda da tecnologia, das pessoas e do apoio delas é algo totalmente possível, basta bom empenho e dedicação. Principalmente se as pessoas não ficarem tentando frear isso ou colocar obstáculos.
Deve ser aquelas enormes filas ocasionadas pela falta de bens de consumo tipica de "democracias populares" afinal sem o que consumir não pode existir excesso de consumo. Né?
É a mesma bosta do socialismo fracassado de sempre, só que verde. O socialismo de tempos em tempos troca de roupa, mas a podridão autoritária e miserável é a mesma.
Boa tarde! As eleições presidenciais estão se aproximando, então será que tem como vocês fazerem um vídeo comentando sobre os candidatos e as suas posições políticas?
Ixi, Isabela! Boa ideia, mas as eleições ainda estão bem indefinidas. Muito difícil dizer, com certeza mesmo, quais são os candidatos para 2022. Mas, fica ligada, que logo logo vamos começar a falar sobre isso aqui no nosso canal ;)
essa mina fala muito bem, entendi o conteúdo do vídeo assistindo só uma vez, e olha q pensei q teria dificuldade p entender o tema, brigada mulher cê salvou meu dia!✌🏻
Gostei do vídeo!, mas pessoalmente, o capitalismo e a sustentabilidade são coisas totalmente opostas, porque para expandir o lucro das grandes corporações os recursos naturais precisam ser cada vez mais explorados
Me tirem uma dúvida por favor, Tenho uma empresa que instala micro gerador de energia solar, como posso reivindicar os créditos de carbono e se isso é possível?
Pensando positivamente, bastante positivamente, desde os anos 70, ou seja, em pouco mais de 50 anos conseguimos ao menos uma nova roupagem para o capitalismo. O que é fato mesmo é que nosso futuro, como espécie, é cada vez mais incerto.
Realmente, o ecocapitalismo realmente é contraditório, dado em vista a exploração massiva de recursos para a obtenção de maior lucro. Eu ainda acho que o rompimento total do modo de produção capitalista é inviável. Acho que apenas o avanço da ciência para o desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis, as ações de organizações e governos pela proteção do meio ambiente e conscientização da população pode fazer alguma mudança por enquanto
A sustentabilidade de fato exige mudança de hábitos, de todas as pessoas seja em qual for a classe social. Penso ainda passarmos por muitos "pandemônios" para (re)pensarmos a sustentabilidade em nível planetário; quem sabe a descoberta de um novo paradigma. No demais, penso que o autor que mais chegou perto de uma proposta interessante de ser estudada e abordada foi Georgescu Hoegen, com sua obra O Decrescimento - Entropia, ecologia e economia. Foi banido pelos economistas de sua época; estava à frente de seu tempo.
A sustentabilidade só vai dar certo quando o povo, dentro de suas organizações sociais, começarem a responsabilizar os verdadeiros agentes dessa crise, ao invés de ficar internalizando a responsabilidade cada um pra si próprio e deixando o verdadeiro responsável isento de culpa e invisível aos olhos da sociedade! Pedir pra cada um reciclar é fácil e bonito, mas só isso não muda absolutamente nada!
Ações políticas reais estruturantes, a nível global, que criem um ambiente seguro e sustentável. Ou é isso, ou estamos fadados ao fracasso. Consciência de classe (principalmente!) e participação popular, além de pressão política, é nossa única alternativa!
O capitalismo selvagem que vivemos hoje é completamente antagônico a qualquer iniciativa sustentável mas talvez o Ecocapitalismo seja um passo importante pra uma ideia de sistema econômico mais responsável. Ótimo tema!
@Henrique de Carvalho como crianças mimada você não compreende que desejar e ter não são consubstanciais. Uma coisa é clara, não sera fora dos incentivos de mercado que a natureza se salvara. A não ser é claro que você proponha que todos voltemos para as cavernas.
Mais impostos para as empresas produtoras é igual a custo de vida mais cara para o pobre, pois elas repassam os tributos no preço final. O rico continuará consumindo do mesmo jeito, já o pobre não. Isso aumenta mais a disparidade no poder de consumo de ambos. Então não, não é uma boa medida. Na minha opinião, a melhor medida seria a conscientização do consumidor para que ELE force as empresas a rever seus métodos de produção, assim para não perder mercado elas serão obrigadas a adotar novas medidas entrando numa espécie de competição com pilar sustentável como base. Isso é mais natural.
@@hbeiroz com certeza você já leu o livro que eu indiquem, para ter uma opinião tão forte sobre o autor, você poderia me responder qual a sua critica a ciência praxeológica? onde ela falha em descrever a ação humana? Espero ansioso por sua analise embasada.
N temos como saber se consumimos mais do q o q a terra pode repor pq ainda tem muitos recursos q a gente nem sabe q existe como no oceano por exemplo a gente n conhece nem 10 porcento ou a Antártica q de baixo do gelo tem petroleo, ouro, prata, e mesmo q a conta n feche a humanidade tende a gasta mais energia de qualquer forma, então olhar um pouco para o espaço não é uma utopia
Então vc sugere que nada seja feito? É igual a quando você está andando na rua e todo mundo joga lixo na rua, você tem o poder de decisão de ser diferente e fazer a coisa certa. Não quer dizer que o impacto seria o mesmo se muitas fizessem, porém esse tipo de pensamento faz com que muitos não queiram mudar ou usam como desculpa para não o fazer. Embora, seja um câncer e não está recebendo o devido tratamento, eu prefiro fazer algo (mesmo que o impacto seja mínimo) do que ficar sentada assistindo, dizendo "aí isso não funciona"
É sim possível, há recursos quase ilimitados como comida onde através da reprodução e da plantação podemos produzir uma quantidade constante de alimento no mesmo espaço e, com auxílio da tecnologia, em quantidades cada vez maiores. Outros exemplos são o reflorestamento, as energias renováveis e a lei da química que "nada se perde, tudo se transforma".
Tipo as águas que grandes empresas usam adoidado e quando acaba foda-se a população, o que importa é os lucros? As consequências da mineração em rios que poluem com mercúrio e infectam os peixes, e por mais irônico logo o ser humano que come esse mesmo peixe e outros animais, ou com agrotóxicos mesmo como na cidade de Caxias-MA que vários peixes morreram com os agrotóxicos que desceram das plantações de soja.
@DionisoBaco. Nenhuma pessoa morreu intoxicada por agrotóxico com a atual legislação, ele é importante para evitar a perda da produção para pragas e, consequentemente, manter o alimento barato e acessível a população. Se todos os alimentos fossem orgânicos haveria muita fome e miséria pois a produção não acompanharia a demanda e muita vegetação teria que ser desmatada para abrir novas áreas de cultivo para compensar a perda da eficiência. É muito raro encontrar mineradoras que poluem os rios atualmente, se vc encontrar pode denunciar pois está fora da lei.
A verdade é que já era! Não tem mais como parar esse sistema de produção atual, estamos devorando o planeta e vamos continuar assim até não sobrar nada!
Só depois de certo nível de prosperidade (criado pelo capitalismo) surge a preocupação dos cidadãos com o meio ambiente. Imagine-se que esta a beira de morre de fome e consegue caçar um pato. Mas tem um problema: trata-se de um animal em extinção, talvez o ultimo sobrevivente daquela espécie rara de pato. Quem preza pala própria vida até lamentaria o fim da espécie, mas comeria o infortunado pato sem pensar demais. Já se se estiver com a bariga cheia, fica mais fácil poupar o animal. Só países enriquecidos pelo capitalismo podem se dar ao luxo de se importar com a natureza.
isso reflete quando eles proporam como solução proibir o crescimento dos países e os países em desenvolvimento se contraporam afirmando que era injusto pois eles precisam se desenvolver. enfim, é um assunto muito interessante e controverso.
E esse é o problema, os países enriquecidos pelo capitalismo são dependentes dos países em desenvolvimento para crescer, por causa disso os países em desenvolvimento nunca alcançam um estado completo de desenvolvimento, por conta disso eles serão os que mais poluem e destroem, isso reflete também o quanto que as nações unidas, a Europa, os países ricos e os bilionários no geral se preocupam com o "Meyu Ambienti", é mais fácil você jogar a culpa pros outros do que assumi-la.
Muito bom o seu trabalho de divulgação e explicação de temas abordados na Economia e Ciência Política. Este tema (EcoCapitalismo) soa como um antagonismo, mas, na realidade, essa deverá ser a tendência mundial! Até porque, os recursos naturais, além de ser escassos, também estão acabando de verdade!!!
2:30 A analogia da "Lógica de Produção ser Sistema Capitalista" não me parece ser a melhor abordagem para o tema. Afinal, não é o sistema capitalista que define a lógica de produção, mas sim, a lógica de consumo quem define a lógica de produção (Demanda vs. Oferta). E claro que a comunicação tão instantânea e novas tecnologias fazem com que as pessoas conheçam mais novidades e queiram mais novidades em tempos cada vez menores e por sua vez, a propaganda e comunicação massiva por parte da industria também tentam vender, vender e vende cada vez mais. Então é claro que estão atrelados, tem causa e consequência. Porém, mesmo em um sistema capitalista, onde existe a liberdade do capital para todos, nem sempre uma população é consumista dessa forma que é "pintada" a exemplo disso, temos o Japão onde a população mais poupa do que consome e quando consome, no geral, gasta muito mais em bens de serviços onde a pegada ecologia é sempre menor e/ou em bens de serviços que tem uma pegada ecologia mínima. O cálculo é simples, em bens de serviços, no geral, todas as pessoas passam pelo local e utilizam todos a mesma estrutura, mesmo equipamentos, etc. Ou seja, diferente da comercio de carros onde cada pessoa quer ter seu próprio carro
N temos como saber se consumimos mais do q a terra pode repor pq ainda tem muitos recursos q a gente nem sabe que existe, como por exemplo o oceano q a gente nem conhece 5 porcento de lá ou a Antártica q de baixo do gelo tem petroleo, ouro, prata, e mesmo q a conta n feche a humanidade tende a gasta mais energia de qualquer forma, então olhar um pouco para o espaço não é uma utopia
o ser humano demorou todo esse tempo para descobrir o pouco que sabemos hoje. hoje, vivemos de acordo com o seu pouco que conhecemos, e ele está acabando. você acha que teremos tempo para descobrir tudo isso antes que esse pouco acabe?
1:00 A comparação que em 2017 precisaria de "1 planeta inteiro + 70% de outro" com certeza está BASTANTE equivocada. Afinal se em 2017 "precisou" de quase DOIS PLANETAS TERRA e a gente continua aqui consumindo tudo que consumimos e ainda temos planeta para mais uns 40 anos, a conta não bate. Mas isso não muda o fato que o mundo precisa mudar ou chegaremos a um ponto insustentável até economicamente mesmo, fora de ser todos os dias insustentável para o planeta.
É um fato que graças ao capitalismo que tivemos um desenvolvimento tão próspero e com um aumento monumental da nossa qualidade de vida, porém temos um obstáculo, a escassez de alguns dos nossos recursos. Isso justificaria uma ruptura desse sistema? NÃO,pois vamos ignorar os nossos avançados que tivemos com ele? Qual seria a solução? Voltar para idade média, e sua vida precária? Na minha opinião a solução é através de uma maior adoça de políticas de mercado em mais países para termos economias mais fortes, que conseguiremos mais avanços ciêntificos. Pois com mais pesquisadores e nações envolvida nesse assunto(que cada vez mais estar em destaque), temos mas chances de avanços nessa ária,onde conseguiremos ter solução para uma melhor utilizam de recursos e reaproveitamento. E se o recurso já é escasso um "ecosocialismo" apenas atrasaria o fim deles e não resolveria o problema!!!
Estamos tentando avançar nos conteúdos. Mas não chegamos na prioridades: Educação da seleta do lixo. Educação do recolhimento das vidas humanas em todas as calçadas, ruas, praças e esquinas. Isto é a maior Prioridade!
Totalmente inviavel. Tão preocupados de mais com lucros a curto prazo, e mesmo que tenha um esforço por mais que seja fraco existe todo um mercado tentador disponibilozando lucro facil aos investidores, e caso superem essa tentação e bem provavel que a capacidade de construção da infraestrutura seria extremamente limitada já que sustentabilidade não da lucro a não ser que o estado banque ja que por conta propia não vão fazer ou vão demorar a faser.
É justamente a busca do lucro que impulsiona e proporciona o avanço tecnológico, inclusive na aria da energia verde. Somente países enriquecidos pelo capitalismo se dão o luxo de se preocupar com o ecossistema. É mais fácil se preocupar com a extinção do sagui com a bariga cheia.
@@pedrojunior2812 Kkk, Ate parece, praxeologia e uma coisa inventada, entre traficar drogas, com um bando de viciados como clientela com uma lucratividade absurda vedendo merda e construir uma ponte pra ligar um ponto a outro melhorando a acessiblidade, e ter lucro baixo sem ninguem disposto a bancar a construção por que estão preocupados de mais seguindo quilo que e racional para eles propios, pela logica vagabunda da praxeologia os individuos deveria traficar drogas. E seguindo a mesma logica vagabunda os usuarios de droga como seres racionais estariam corretos em roubar e depois CAPITALIZAR os objetos roubados pra comprar drogas. Praxeologia e o equivalente a dizer coisa que a terra e plana.
@@vitotrtty5594 A praxeologia descreve a ação humana na realidade como ele é e não como deveria ser (este deveria obviamente é um conceito moral arbitrário) Ou você não compreende o conceito de praxeologia ou não concorda com ele, o que o seu comentário não faz é refutá-lo. Leia de novo o livre de Mises talvez dessa vez você o compreenda. (pressupondo que você o leu, claro).
imposto... pra ser cobrado e gerenciado por governos perdulários que é quem pode cobrá-los; se quer mudar o rumo de tudo não dá pra coagir e cercear por legislações incoerentes e confisco; a saída é boicote e, principalmente, iniciativas com alternativas assentadas em "tecnologia e boas práticas verdes"; se um grupo quer oferecer o modelo de economia verde pra humanidade deve fazer uma empresa verde para competir com as empresas tradicionais jogando o mesmo jogo que elas, não dá pra chamar a mamãe pra forçar que ela vá mandando as empresas obedecerem as regras de quem não participa comprometido no dia a dia de riscos delas; a solução de governar a empresa dos outros com parâmetros seus é igual o pensamento adolescente de chegar no avião e achar que pode ir sentando na janelinha sem ter comprado a passagem; somente a concorrência das empresas tradicionais com uma empresa verde que você pode montar (já que sabe que funciona muito bem) é que pode dar uma alternativa de consumo aos consumidores fazendo-os participar conscientemente da mudança de paradigma inclusive porque a sua empresa verde fornece produtos e serviços com maior qualidade e menores preços que as empresas tradicionais; o resto é balela infantil de criança mandona de tão pouca idade.
Hoje há o ESG! Uma atitude super assertiva. Na minha visão é sim possível e real essa nova lógica. O ESG está alinhado com os pactos globais e os objetivos das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável. O vídeo só aborda a questão ambiental. Deveria ser mais completo. A economia verde já está ultrapassada e foi o princípio de uma evolução.
O capitalismo não é o melhor sistema financeiro, só o menos pior. O lucro serve como motivação e o seu ambiente de competição gera um movimento de evolução contínua. Porém, o sistema competitivo costuma estar em conflito o bom convívio na relação com o ambiente, seja na organização social (com busca de privilégios para alcançar melhores resultados), ou seja no uso de recursos naturais. Creio q precisamos criar limites para essa competição, q devem ser baseados em promover um desenvolvimento mais equilibrado do ambiente. Precisamos da competição inerente ao capitalismo para continuarmos progredindo, mas precisamos fazer isso com um limite de cooperação, seja com o uso dos recursos naturais quanto dos recursos humanos.
Precisamos mesmo da competição? Nas relações competitivas em ecologia ocorre perda pra ambos. Mimetizando os sistemas naturais teremos mais sucesso do que utilizando o egocentrismo como ideologia de vida. O modelo de produtividade é antinatural e a vida mostra isso de diversas formas, só não ver quem não quer ou não pode (pois está refém do sistema e é mais fácil viver na ignorância).
@@GuiGuiRedecker eu não sei se precisamos, mas é um tipo de relação natural. A competição gera aumento de desempenho em velocidade elevada, mas q tem seu custo. Eu penso q, se delimitados os custos aceitáveis por princípios éticos um pouco de competição tende a ter um benefício/custo positivo. A dificuldade está na adoção de limites q sejam exequíveis.
@@Luizgraton mas pra que pressa? pressa do que? relação natural que tem seu custo elevado, estresse, interferencia na vida de outras espécies e da nossa própria... A gente só quer progresso pq associamos progresso a dinheiro e dinheiro como liberdade pra ficar de boas...Não precisamos de dinheiro pra isso. Criticam "retornar a caverna" mas me pergunto quem estava mais feliz, aquele que respeita sua liberdade e vive em harmonia com a natureza ou aquele que vive uma relação de ansiedade e desrespeito com sua própria natureza... Vai muito além da economia
"Ambientalistas são pessoas que vêem grandes benefícios em comunidades naturais prístinas, em baixas taxas de extinção e em baixos níveis de poluição, preocupando-se com essa suposta destruição do planeta. Tudo isso é muito bonito, mas é um tanto irrelevante. Quem em sã consciência, afinal, discordaria desses benefícios? Todos nós queremos ter a oportunidade de admirar paisagens bucólicas, repletas de vida selvagem, respirando ar puro, bebendo água limpa e permitindo que as próximas gerações também possam usufruir a natureza - ninguém quer que tudo isso seja destruído. Mas o que significa destruir algo? O químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier já havia escrito em 1743: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” De fato, quando uma árvore é queimada, ela é transformada: gera-se calor, parte dos elementos se volatiliza e parte se deposita como cinzas. Quando uma floresta é derrubada, ela desaparece, mas uma fazenda, uma estrada ou uma cidade surge em seu lugar. Aliás, exatamente onde você está lendo este livro, em que hoje, muito provavelmente, há toda uma infra-estrutura urbana, existia há não muito tempo cobertura vegetal nativa. Parece que temos outras demandas que não as ambientais, não? Na verdade, o que deveríamos nos perguntar é se esse tipo de transformação vale a pena dadas essas várias demandas que temos." Marco Batalha
Economia verde é um nicho de mercado de alta lucratividade... No capitalismo tudo iniciativa pode virar um negocio de sucesso, basta ser viavel em sua concepção. É um mercado quenesta crescendo e sai do discurso de demagocia e coloca em prática as ideias...
Sustentabilidade e capitalismo são antagônicos desde as origens de seus significados. Falar qualquer coisa tentando achar razões pra justificar algo contrário a isso é PURA BRAVATA!
Mas, o que é exatamente esse crescimento econômico? E pra que precisamos? "desenvolvimento", "progresso" são palavras com diferentes sentidos e valores pra diferentes pessoas. Sustentabilidade não é compatível com capitalismo, acúmulo de capital gera desigualdade e desequilíbrio social e ecológico.
Não adianta querer proteger o meio ambiente e continuar explorando os recursos para continuar lucrando sempre.
Basta o necessário para vivermos suficientemente bem.
Perfeito!
Eu tenho um livro muito conceituado que realizou pesquisas sobre os hábitos culturais dos brasileiros. E lá falava do padrão de vida. Exatamente o qe você falou. Se todos do planeta fossem viver como uma pessoa de classe média brasileira, precisaríamos de 1 planeta Terra e meio pra ter os recursos! E se todas as pessoas do planeta fossem viver como uma pessoa de classe média dos Estados Unidos, precisaríamos de 5 planetas Terra!!!
Que livro é esse?
@@isabelalima4887 desculpa eu não citei o nome do livro. O nome é "HÁBITOS CULTURAIS DOS PAULISTAS - Cultura em SP", lançado pela JLeiva, qe realizou os trabalhos de pesquisa e dados junto ao Datafolha, em parceria com o SESC. É um ótimo livro. Eu não consegui colar o link aqui, mas é só buscar no Google qe tu acha fácil, aparece logo no começo, inclusive pra baixar em pdf. 😉 Um esclarecimento: como você notou o nome, é sobre hábitos paulistas, mas tem várias abordagens do Brasil e do mundo, como esse trecho sobre a quantidade de recursos necessários para todo planeta ter um determinado padrão de vida de um lugar específico.
Muito obrigada!
Olá, bom dia!!! Nós do itinerário de ciências humanas adoramos sua explicação!! Deus abrençoe enormemente a sua vida e de todos os seus familiares. Um grande abraço dos aluninhos do Colégio Espaço Anglo de Mirassol,SP. (Mirassol é aquela cidade que possui um bom time de futebol, já ganhamos do São Paulo, Palmeiras, Grêmio e etc.).....
A Economia Verde precisa ser mais bem pensada por ser algo novo, mas com a ajuda da tecnologia, das pessoas e do apoio delas é algo totalmente possível, basta bom empenho e dedicação. Principalmente se as pessoas não ficarem tentando frear isso ou colocar obstáculos.
Politize fale sobre prisão política.
Fala sobre o ecosocialismo
Dica anotada, Pedro! 😉💛
Deve ser aquelas enormes filas ocasionadas pela falta de bens de consumo tipica de "democracias populares" afinal sem o que consumir não pode existir excesso de consumo. Né?
@@pedrojunior2812 kkkkkkkkkkkkkkk, desse jeito
É a mesma bosta do socialismo fracassado de sempre, só que verde. O socialismo de tempos em tempos troca de roupa, mas a podridão autoritária e miserável é a mesma.
Boa tarde! As eleições presidenciais estão se aproximando, então será que tem como vocês fazerem um vídeo comentando sobre os candidatos e as suas posições políticas?
Ixi, Isabela! Boa ideia, mas as eleições ainda estão bem indefinidas. Muito difícil dizer, com certeza mesmo, quais são os candidatos para 2022. Mas, fica ligada, que logo logo vamos começar a falar sobre isso aqui no nosso canal ;)
@@Politize tudo bem! Muito obrigada❤️
Ótima ideia Isabela 😃
essa mina fala muito bem, entendi o conteúdo do vídeo assistindo só uma vez, e olha q pensei q teria dificuldade p entender o tema, brigada mulher cê salvou meu dia!✌🏻
Gostei do vídeo!, mas pessoalmente, o capitalismo e a sustentabilidade são coisas totalmente opostas, porque para expandir o lucro das grandes corporações os recursos naturais precisam ser cada vez mais explorados
S I M
N Ã O
T A L V E Z
U É
Me tirem uma dúvida por favor,
Tenho uma empresa que instala micro gerador de energia solar, como posso reivindicar os créditos de carbono e se isso é possível?
Pensando positivamente, bastante positivamente, desde os anos 70, ou seja, em pouco mais de 50 anos conseguimos ao menos uma nova roupagem para o capitalismo. O que é fato mesmo é que nosso futuro, como espécie, é cada vez mais incerto.
Realmente, o ecocapitalismo realmente é contraditório, dado em vista a exploração massiva de recursos para a obtenção de maior lucro. Eu ainda acho que o rompimento total do modo de produção capitalista é inviável. Acho que apenas o avanço da ciência para o desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis, as ações de organizações e governos pela proteção do meio ambiente e conscientização da população pode fazer alguma mudança por enquanto
O rompimento total do modo de produção capitalista deu muito certo, você poderia me dizer aonde mesmo?
@@pedrojunior2812 vc leu errado, ele disse ser inviável 🙃
@@Luizgraton impossível. Provavelmente ele editou seu comentário posteriormente ao meu comentário. Rsss...
@@pedrojunior2812 😝
@@pedrojunior2812 😝
Tenho uma dúvida, como seria usado o dinheiro dos impostos pagos pelas empresas poluidoras?
A sustentabilidade de fato exige mudança de hábitos, de todas as pessoas seja em qual for a classe social. Penso ainda passarmos por muitos "pandemônios" para (re)pensarmos a sustentabilidade em nível planetário; quem sabe a descoberta de um novo paradigma. No demais, penso que o autor que mais chegou perto de uma proposta interessante de ser estudada e abordada foi Georgescu Hoegen, com sua obra O Decrescimento - Entropia, ecologia e economia. Foi banido pelos economistas de sua época; estava à frente de seu tempo.
A sustentabilidade só vai dar certo quando o povo, dentro de suas organizações sociais, começarem a responsabilizar os verdadeiros agentes dessa crise, ao invés de ficar internalizando a responsabilidade cada um pra si próprio e deixando o verdadeiro responsável isento de culpa e invisível aos olhos da sociedade!
Pedir pra cada um reciclar é fácil e bonito, mas só isso não muda absolutamente nada!
Ações políticas reais estruturantes, a nível global, que criem um ambiente seguro e sustentável.
Ou é isso, ou estamos fadados ao fracasso.
Consciência de classe (principalmente!) e participação popular, além de pressão política, é nossa única alternativa!
Enquanto houver capitalismo, haverá crise, não importa se é eco, se é verde, se é isso ou aquilo... É sua essência!
O capitalismo selvagem que vivemos hoje é completamente antagônico a qualquer iniciativa sustentável mas talvez o Ecocapitalismo seja um passo importante pra uma ideia de sistema econômico mais responsável. Ótimo tema!
@Henrique de Carvalho Quais método de desenvolvimento sustentável falharam?
@Henrique de Carvalho então a resposta é continuar do jeito que tá?
@Henrique de Carvalho Quais?
@Henrique de Carvalho como crianças mimada você não compreende que desejar e ter não são consubstanciais.
Uma coisa é clara, não sera fora dos incentivos de mercado que a natureza se salvara. A não ser é claro que você proponha que todos voltemos para as cavernas.
É impossível existir ecocaptalismo
Mais impostos para as empresas produtoras é igual a custo de vida mais cara para o pobre, pois elas repassam os tributos no preço final. O rico continuará consumindo do mesmo jeito, já o pobre não. Isso aumenta mais a disparidade no poder de consumo de ambos. Então não, não é uma boa medida. Na minha opinião, a melhor medida seria a conscientização do consumidor para que ELE force as empresas a rever seus métodos de produção, assim para não perder mercado elas serão obrigadas a adotar novas medidas entrando numa espécie de competição com pilar sustentável como base. Isso é mais natural.
"Ecologia sem luta de classes é jardinagem" -Chico Mendes
Dica de leitura: Ação Humana de Ludwig V.Mises.
@@pedrojunior2812 Dica de Leitura: A loucura da razão econômica de David Harvey (para ler algo que seja de um cientista social de verdade)
@@hbeiroz com certeza você já leu o livro que eu indiquem, para ter uma opinião tão forte sobre o autor, você poderia me responder qual a sua critica a ciência praxeológica? onde ela falha em descrever a ação humana?
Espero ansioso por sua analise embasada.
Economia Verde é como por um band-aid sobre um câncer...
Você propõem o que: voltarmos para as cavernas? Olha que lá não vai ter UA-cam em.
mano por favor denuncia esse server, ele faz discurso de ódio,
@@fibonacceli8265 ???😶
N temos como saber se consumimos mais do q o q a terra pode repor pq ainda tem muitos recursos q a gente nem sabe q existe como no oceano por exemplo a gente n conhece nem 10 porcento ou a Antártica q de baixo do gelo tem petroleo, ouro, prata, e mesmo q a conta n feche a humanidade tende a gasta mais energia de qualquer forma, então olhar um pouco para o espaço não é uma utopia
Então vc sugere que nada seja feito? É igual a quando você está andando na rua e todo mundo joga lixo na rua, você tem o poder de decisão de ser diferente e fazer a coisa certa. Não quer dizer que o impacto seria o mesmo se muitas fizessem, porém esse tipo de pensamento faz com que muitos não queiram mudar ou usam como desculpa para não o fazer. Embora, seja um câncer e não está recebendo o devido tratamento, eu prefiro fazer algo (mesmo que o impacto seja mínimo) do que ficar sentada assistindo, dizendo "aí isso não funciona"
Politizar é discutir, entender através do diálogo. Colocar dois polos faz-me entender duas posições.
Massa, o tema, e bem colocado. Parabéns!
Valeu, Marcelino! 😉
derrube esse server
Adorei o blog, site, vim ao video através dela. Parabéns pelo trabalho
É sim possível, há recursos quase ilimitados como comida onde através da reprodução e da plantação podemos produzir uma quantidade constante de alimento no mesmo espaço e, com auxílio da tecnologia, em quantidades cada vez maiores. Outros exemplos são o reflorestamento, as energias renováveis e a lei da química que "nada se perde, tudo se transforma".
Tipo as águas que grandes empresas usam adoidado e quando acaba foda-se a população, o que importa é os lucros?
As consequências da mineração em rios que poluem com mercúrio e infectam os peixes, e por mais irônico logo o ser humano que come esse mesmo peixe e outros animais, ou com agrotóxicos mesmo como na cidade de Caxias-MA que vários peixes morreram com os agrotóxicos que desceram das plantações de soja.
@DionisoBaco. Nenhuma pessoa morreu intoxicada por agrotóxico com a atual legislação, ele é importante para evitar a perda da produção para pragas e, consequentemente, manter o alimento barato e acessível a população. Se todos os alimentos fossem orgânicos haveria muita fome e miséria pois a produção não acompanharia a demanda e muita vegetação teria que ser desmatada para abrir novas áreas de cultivo para compensar a perda da eficiência. É muito raro encontrar mineradoras que poluem os rios atualmente, se vc encontrar pode denunciar pois está fora da lei.
A verdade é que já era! Não tem mais como parar esse sistema de produção atual, estamos devorando o planeta e vamos continuar assim até não sobrar nada!
Só depois de certo nível de prosperidade (criado pelo capitalismo) surge a preocupação dos cidadãos com o meio ambiente.
Imagine-se que esta a beira de morre de fome e consegue caçar um pato. Mas tem um problema: trata-se de um animal em extinção, talvez o ultimo sobrevivente daquela espécie rara de pato. Quem preza pala própria vida até lamentaria o fim da espécie, mas comeria o infortunado pato sem pensar demais. Já se se estiver com a bariga cheia, fica mais fácil poupar o animal.
Só países enriquecidos pelo capitalismo podem se dar ao luxo de se importar com a natureza.
isso reflete quando eles proporam como solução proibir o crescimento dos países e os países em desenvolvimento se contraporam afirmando que era injusto pois eles precisam se desenvolver. enfim, é um assunto muito interessante e controverso.
E esse é o problema, os países enriquecidos pelo capitalismo são dependentes dos países em desenvolvimento para crescer, por causa disso os países em desenvolvimento nunca alcançam um estado completo de desenvolvimento, por conta disso eles serão os que mais poluem e destroem, isso reflete também o quanto que as nações unidas, a Europa, os países ricos e os bilionários no geral se preocupam com o "Meyu Ambienti", é mais fácil você jogar a culpa pros outros do que assumi-la.
Muito bom o seu trabalho de divulgação e explicação de temas abordados na Economia e Ciência Política. Este tema (EcoCapitalismo) soa como um antagonismo, mas, na realidade, essa deverá ser a tendência mundial! Até porque, os recursos naturais, além de ser escassos, também estão acabando de verdade!!!
2:30 A analogia da "Lógica de Produção ser Sistema Capitalista" não me parece ser a melhor abordagem para o tema. Afinal, não é o sistema capitalista que define a lógica de produção, mas sim, a lógica de consumo quem define a lógica de produção (Demanda vs. Oferta). E claro que a comunicação tão instantânea e novas tecnologias fazem com que as pessoas conheçam mais novidades e queiram mais novidades em tempos cada vez menores e por sua vez, a propaganda e comunicação massiva por parte da industria também tentam vender, vender e vende cada vez mais. Então é claro que estão atrelados, tem causa e consequência. Porém, mesmo em um sistema capitalista, onde existe a liberdade do capital para todos, nem sempre uma população é consumista dessa forma que é "pintada" a exemplo disso, temos o Japão onde a população mais poupa do que consome e quando consome, no geral, gasta muito mais em bens de serviços onde a pegada ecologia é sempre menor e/ou em bens de serviços que tem uma pegada ecologia mínima. O cálculo é simples, em bens de serviços, no geral, todas as pessoas passam pelo local e utilizam todos a mesma estrutura, mesmo equipamentos, etc. Ou seja, diferente da comercio de carros onde cada pessoa quer ter seu próprio carro
N temos como saber se consumimos mais do q a terra pode repor pq ainda tem muitos recursos q a gente nem sabe que existe, como por exemplo o oceano q a gente nem conhece 5 porcento de lá ou a Antártica q de baixo do gelo tem petroleo, ouro, prata, e mesmo q a conta n feche a humanidade tende a gasta mais energia de qualquer forma, então olhar um pouco para o espaço não é uma utopia
o ser humano demorou todo esse tempo para descobrir o pouco que sabemos hoje. hoje, vivemos de acordo com o seu pouco que conhecemos, e ele está acabando. você acha que teremos tempo para descobrir tudo isso antes que esse pouco acabe?
1:00 A comparação que em 2017 precisaria de "1 planeta inteiro + 70% de outro" com certeza está BASTANTE equivocada. Afinal se em 2017 "precisou" de quase DOIS PLANETAS TERRA e a gente continua aqui consumindo tudo que consumimos e ainda temos planeta para mais uns 40 anos, a conta não bate. Mas isso não muda o fato que o mundo precisa mudar ou chegaremos a um ponto insustentável até economicamente mesmo, fora de ser todos os dias insustentável para o planeta.
É um fato que graças ao capitalismo que tivemos um desenvolvimento tão próspero e com um aumento monumental da nossa qualidade de vida, porém temos um obstáculo, a escassez de alguns dos nossos recursos. Isso justificaria uma ruptura desse sistema? NÃO,pois vamos ignorar os nossos avançados que tivemos com ele? Qual seria a solução? Voltar para idade média, e sua vida precária?
Na minha opinião a solução é através de uma maior adoça de políticas de mercado em mais países para termos economias mais fortes, que conseguiremos mais avanços ciêntificos. Pois com mais pesquisadores e nações envolvida nesse assunto(que cada vez mais estar em destaque), temos mas chances de avanços nessa ária,onde conseguiremos ter solução para uma melhor utilizam de recursos e reaproveitamento.
E se o recurso já é escasso um "ecosocialismo" apenas atrasaria o fim deles e não resolveria o problema!!!
Parabéns pelos seus vídeos aprendo muito com vcs.
Estamos tentando avançar nos conteúdos.
Mas não chegamos na prioridades:
Educação da seleta do lixo.
Educação do recolhimento das vidas humanas em todas as calçadas, ruas, praças e esquinas.
Isto é a maior Prioridade!
Totalmente inviavel. Tão preocupados de mais com lucros a curto prazo, e mesmo que tenha um esforço por mais que seja fraco existe todo um mercado tentador disponibilozando lucro facil aos investidores, e caso superem essa tentação e bem provavel que a capacidade de construção da infraestrutura seria extremamente limitada já que sustentabilidade não da lucro a não ser que o estado banque ja que por conta propia não vão fazer ou vão demorar a faser.
É justamente a busca do lucro que impulsiona e proporciona o avanço tecnológico, inclusive na aria da energia verde.
Somente países enriquecidos pelo capitalismo se dão o luxo de se preocupar com o ecossistema.
É mais fácil se preocupar com a extinção do sagui com a bariga cheia.
@@pedrojunior2812 , Bobera esse ritual e tradição liberal e um atraso total.
@@vitotrtty5594 Tachar meu argumento de bobo não é refutá-lo.
Uma dica de leitura para uma pessoa esperta como você:
* Ação Humana de Ludwig V.Mises.
@@pedrojunior2812 Kkk, Ate parece, praxeologia e uma coisa inventada, entre traficar drogas, com um bando de viciados como clientela com uma lucratividade absurda vedendo merda e construir uma ponte pra ligar um ponto a outro melhorando a acessiblidade, e ter lucro baixo sem ninguem disposto a bancar a construção por que estão preocupados de mais seguindo quilo que e racional para eles propios, pela logica vagabunda da praxeologia os individuos deveria traficar drogas. E seguindo a mesma logica vagabunda os usuarios de droga como seres racionais estariam corretos em roubar e depois CAPITALIZAR os objetos roubados pra comprar drogas.
Praxeologia e o equivalente a dizer coisa que a terra e plana.
@@vitotrtty5594 A praxeologia descreve a ação humana na realidade como ele é e não como deveria ser (este deveria obviamente é um conceito moral arbitrário)
Ou você não compreende o conceito de praxeologia ou não concorda com ele, o que o seu comentário não faz é refutá-lo.
Leia de novo o livre de Mises talvez dessa vez você o compreenda. (pressupondo que você o leu, claro).
Amei esse canal
💙💛💚
So uma correção: a economia neoclássica é o oposto da economia verde. No vídeo vc cita neoclássica com as características da economia ecologica.
imposto... pra ser cobrado e gerenciado por governos perdulários que é quem pode cobrá-los; se quer mudar o rumo de tudo não dá pra coagir e cercear por legislações incoerentes e confisco; a saída é boicote e, principalmente, iniciativas com alternativas assentadas em "tecnologia e boas práticas verdes"; se um grupo quer oferecer o modelo de economia verde pra humanidade deve fazer uma empresa verde para competir com as empresas tradicionais jogando o mesmo jogo que elas, não dá pra chamar a mamãe pra forçar que ela vá mandando as empresas obedecerem as regras de quem não participa comprometido no dia a dia de riscos delas; a solução de governar a empresa dos outros com parâmetros seus é igual o pensamento adolescente de chegar no avião e achar que pode ir sentando na janelinha sem ter comprado a passagem; somente a concorrência das empresas tradicionais com uma empresa verde que você pode montar (já que sabe que funciona muito bem) é que pode dar uma alternativa de consumo aos consumidores fazendo-os participar conscientemente da mudança de paradigma inclusive porque a sua empresa verde fornece produtos e serviços com maior qualidade e menores preços que as empresas tradicionais; o resto é balela infantil de criança mandona de tão pouca idade.
Parabéns. Ótimo👏👏👏
Conteúdo muito bom,continuem assim.
Hoje há o ESG! Uma atitude super assertiva. Na minha visão é sim possível e real essa nova lógica. O ESG está alinhado com os pactos globais e os objetivos das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável. O vídeo só aborda a questão ambiental. Deveria ser mais completo. A economia verde já está ultrapassada e foi o princípio de uma evolução.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Não, simplesmente nn KKKKKKKKKKKKKKKKKK
O capitalismo não é o melhor sistema financeiro, só o menos pior. O lucro serve como motivação e o seu ambiente de competição gera um movimento de evolução contínua. Porém, o sistema competitivo costuma estar em conflito o bom convívio na relação com o ambiente, seja na organização social (com busca de privilégios para alcançar melhores resultados), ou seja no uso de recursos naturais. Creio q precisamos criar limites para essa competição, q devem ser baseados em promover um desenvolvimento mais equilibrado do ambiente. Precisamos da competição inerente ao capitalismo para continuarmos progredindo, mas precisamos fazer isso com um limite de cooperação, seja com o uso dos recursos naturais quanto dos recursos humanos.
Precisamos mesmo da competição? Nas relações competitivas em ecologia ocorre perda pra ambos. Mimetizando os sistemas naturais teremos mais sucesso do que utilizando o egocentrismo como ideologia de vida. O modelo de produtividade é antinatural e a vida mostra isso de diversas formas, só não ver quem não quer ou não pode (pois está refém do sistema e é mais fácil viver na ignorância).
@@GuiGuiRedecker eu não sei se precisamos, mas é um tipo de relação natural. A competição gera aumento de desempenho em velocidade elevada, mas q tem seu custo. Eu penso q, se delimitados os custos aceitáveis por princípios éticos um pouco de competição tende a ter um benefício/custo positivo. A dificuldade está na adoção de limites q sejam exequíveis.
@@Luizgraton mas pra que pressa? pressa do que? relação natural que tem seu custo elevado, estresse, interferencia na vida de outras espécies e da nossa própria... A gente só quer progresso pq associamos progresso a dinheiro e dinheiro como liberdade pra ficar de boas...Não precisamos de dinheiro pra isso. Criticam "retornar a caverna" mas me pergunto quem estava mais feliz, aquele que respeita sua liberdade e vive em harmonia com a natureza ou aquele que vive uma relação de ansiedade e desrespeito com sua própria natureza... Vai muito além da economia
faz um vídeo sobre escravidão moderna
Up
"Ambientalistas são pessoas que vêem grandes benefícios em comunidades naturais prístinas, em baixas taxas de extinção e em baixos níveis de poluição, preocupando-se com essa suposta destruição do planeta. Tudo isso é muito bonito, mas é um tanto irrelevante. Quem em sã consciência, afinal, discordaria desses benefícios? Todos nós queremos ter a oportunidade de admirar paisagens bucólicas, repletas de vida selvagem, respirando ar puro, bebendo água limpa e permitindo que as próximas gerações também possam usufruir a natureza - ninguém quer que tudo isso seja destruído. Mas o que significa destruir algo?
O químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier já havia escrito em 1743: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” De fato, quando uma árvore é queimada, ela é transformada: gera-se calor, parte dos elementos se volatiliza e parte se deposita como cinzas. Quando uma floresta é derrubada, ela desaparece, mas uma fazenda, uma estrada ou uma cidade surge em seu lugar. Aliás, exatamente onde você está lendo este livro, em que hoje, muito provavelmente, há toda uma infra-estrutura urbana, existia há não muito tempo cobertura vegetal nativa. Parece que temos outras demandas que não as ambientais, não?
Na verdade, o que deveríamos nos perguntar é se esse tipo de transformação vale a pena dadas essas várias demandas que temos." Marco Batalha
Eles propõem que voltemos para as cavernas.
Não acho que muita gente esta disposta a isso.
O meio ambiente precisa de medidas urgentes, não da para ficar esperando revolução socialista.
Economia verde é um nicho de mercado de alta lucratividade... No capitalismo tudo iniciativa pode virar um negocio de sucesso, basta ser viavel em sua concepção. É um mercado quenesta crescendo e sai do discurso de demagocia e coloca em prática as ideias...
Agrosintropia tem tudo a ver com o tema também.
Depende...
até a greta assumiu que o capitalismo é incapaz de salvar-nos do caos climatico
Sustentabilidade e capitalismo são antagônicos desde as origens de seus significados. Falar qualquer coisa tentando achar razões pra justificar algo contrário a isso é PURA BRAVATA!
Tema de redação
super vídeo é 10
A palavra Eco junto com Capitalismo não tem ressonância.
Politize fale sobre o pacifismo.
o modelo produtivo ta errado, economia circular e a solução.
✌️
Só quem mora no campo e vive do campo,sabe que muitas dessas pesquisas são inverdades...
SOCIALISMO OU BARBARIE
Politize fale sobre prisão política.