Paranaense com muito orgulho, filho de ferroviário,nasci na turma 29 a margem da ferrovia,acompanhei de perto a evolução dos trens, tbm de Porto Amazonas citado aqui, acompanhei a chegada do último vapor ou(batelão) em 1969,e aos 20 anos entrei para o quadro da empresa na qual trabalhei por 25 anos, hoje é claro estou aposentado.
Que belíssimo presente esse documentário, para nós paranaenses. E hoje perfazem 134 anos...que história linda! Divulguem esse material aos seus amigos...espalhem a semente do bem...do bem querer...do nosso Paraná! :)
As ferrovias ai do sul do Brasil são as lindas que eu já vi.Os lugares por onde elas passam, o traçado, as pontes, viadutos, as estações, é tudo muito bonito.Essa beleza precisa ser preservada , resgatada.
Diz a lenda que meu bisavô quando chegou da Alemanha trabalho na construção dessa estrada nos anos 1880.. Imagens históricas e incríveis. Parabéns pelo documentário....
Linda e maravilhosa história da vida real ferroviária do Paraná me orgulho do meu pai ter trabalhado nessa ferroviária ferroviária nos anos 50. Parabéns pela bem contada história!
Parabéns pelo documentário mostrando q a genialidade de barão de Mauá q agilizou o transporte de cargas e passageiros do interior aos portos vencendo a Serra do Mar, mas desde a déc.de 1930 foi sucateada por sucessivos governos federais vendidos para a indústria automobilística q destruiu e sucateou todo esse patrimônio...sobrou no PR este valente exemplo, percorrido de litorina CWB-Morretes !
Pena o baixo número de Likes, mas quero dizer que admiro esse trem, essa história, e dos vários videos que vi desse assunto esse foi o melhor, com duração razoável e exposição de várias facetas, inclusive mostrando o descaso político. Parabéns mesmo, Joel.
fico feliz de ver nosso historiador palmeirense/ arnoldo bach conta com riqueza de detalhes / quen enteressar ele tem livros publicados sobre transporte de carroçoes muito bom
Tudo muito lindo. Poderia ser resgatado todo este potencial histórico voltado para o Turismo, quantas cidades seriam restauradas e as pessoas poderiam viver ou reviver estes tempos áureos que não se apaga. Falta De interesse de nossos governantes. Acorda Brasil.
Morei em Curitiba, depois fui morar em Pinhais. Tudo no Paraná você tenha certeza disso, desde a capital, municípios, litoral quem não veio para conhecer o Paraná, venha que vai ficar com vontade de morar aqui. Aqui respira muito ar, Briza que refresca até a alma. Deus abençoe todos que tem interesse neste Estado.Muito acolhedor. Gilberto de Pinhais Paraná Brasil.
Deveriam valorizar as mulinhas que tanto contribuiram para o desenvolvimento do Brasil. Hoje elas vivem soltas e sendo atropeladas pelas estradas. Inclusive no Nordeste.
Sempre pensei nisto. Pela contribuição que os muares tiveram para o crescimento de certos lugares deveriam ser sagradas. Entre o litoral do Paraná e o planalto por mais de 300 anos os pobrezinhos que foram os responsáveis pelo crescimento das cidades, caminhos coloniais do itupava, graciosa e arraial aqui em Curitiba por eles mulas penaram e sofreram muito até a inauguração da ferrovia Paranaguá-Curitiba em 1885. No diário da única visita de D. Pedro II no Paraná por exemplo, ele mesmo cita várias mortes de mulas que sucumbiram na subida do caminho colonial da graciosa rumo a Curitiba.
Meu avô. Trabalhou anos no rodoferroviário morou na serra do mar ele era Mecanico. Até hoje tem manuais curso que teve fazer pra mexer com vagões e um lampião ! Ele faleceu ano passado queria te mostrado esse grande vídeo que vocês fizeram parabéns !!!
Claudia Maria Guerreiro eu tenho uma dúvida sera que existia câmera filmadora na quela época pois fotos da queli tempo esta difícil de siver cuanto mais câmera filmadora que precisa mais tequenologia e na queli tempo a ciência nao era avançada como esta hoji e isso ai pelo que elis diz falta pouco para 200 anos eu nao acredito em filmagens da quelis tempos eu acho que um pouco e montagem
Em primeiro lugar é nostálgico e muito emocionante conhecer mais desta historia do Paraná. Parabéns a iniciativa de fazer esse belíssimo trabalho de imagens e som, entrevistas de personagens que fizeram parte disto o que também é uma bela maneira de reconhecimento ao trabalho prestado. Sobre a restauração; espero um dia ao fazer a trilha do Itupava, encontrar a casa o Ipiranga com já vi em outrora... bem como a linda estação do Véu de Noiva!!! O tempo é implacável mas as belas imagens ainda estão congeladas na minha alma. A maior riqueza que qualquer povo pode ter, estará sempre relacionada na sua capacidade de saber valorizar e educar as gerações futuras criando os verdadeiros valores que ligarão passado e futuro, fazendo com muito orgulho um lindo presente. Parabéns a todos que dedicarão seu tempo pra mostrar este maravilhoso lugar; Chamado Serra do Mar!!!
Já viajei até Morretes e é lindo passeio, porém a sociedade de que se atentar para que nosso patrimônio não fique abandonado, e cobrar dos órgãos públicos e políticos e dos concessionários que as preservem incondicionalmente.
Fato que o Paraná foi o ultimo estado a construir a ferrovia ao mar. Tida como impossivel devido as dificuldades da serra foi iniciada pelos franceses que abandonaram. Então o grupo brasileiro liderado pelo mineiro Eng. João Teixeira Soares concluiu a maior obra ferroviaria da engenharia nacional da epoca com 14 tuneis e varios viadutos abismais. A serra de Santos foram os ingleses,as do Rio os americanos.
@@ALBERTO4601eles não idealizaram bosta nenhuma eles apenas definiram o traçado mal tinham dinheiro pra abrir uma empresa quem dira construir uma obra dessa
Muito bem feita esta reportagem. É isso que temos que aprender nas escolas, muito mais AINDA sobre o nosso Paraná e também sobre o nosso LINDO BRASIL ...
fizeram uma ferrovia na mata atlântica em 5 anos, a porra da linha verde não tem nem 30 km e faz mais de 10 anos que estão masturbando essa obra que e um lixo
Bacana é sair de Morretes - Pico do Marumbi, contornar a montanha e cair no trilho até quase perto de Quatro Barras fazendo trilha pelo trilho de trem, passando por pontes e tuneis que não se vê o fim e no escuro pq esquecemos as lanternas! Emoção imensa e ver o Véu de Noiva de perto! Quem tem coragem, vale a pena!
So far away Emoção mesmo é tu ta dentro do túnel bem no meio e o trem te surpreender, e ter que rapidamente tirar as mochilas deixa-las a favor do trem e se jogar pro lado. Assim conta meu primo que ja fez essa aventura, com cerca de 8 a 10 horas de caminhada.
Fernando Bittencourt haha ohh se é hein. Fizemos em 10hs, mas compensou a vista. Nós tivemos que entrar no meio do vão da ponte onde tem a foto clássica do trem contornando a montanha e o trem passando por cima dando descarga do banheiro. Saimos parecendo os Smurfs. Atravessamos os tuneis sem lanterna e rezando pra não ter trem haha
So far away Sem contar o barulho ensurdecedor do motor dois tempos de 3300 hp, tendo que colocar as mãos nos ouvidos e manter a boca aberta, e na ponte ala balança. Na época, em 94 meus primos tinham me convidado, mas não tive coragem de ir. Mas fui somente no anhangava.
Nunca entendo isto, André e Antônio Rebouças principais responsáveis pelo projeto da ferrovia sempre são esquecidos, deixados em segundo plano. Cor da pele?!
as casas que beiram a estrada de ferro não tem uma conservação pela ALL hoje esta toda abandonada destruída dizem que essa manutenção não estava no contrato com a América Latina Logística (ALL) que raios de diabo de contrato foi esse ? o estado Paraná perdeu com isso
Isso mesmo, esse "contrato" foi feito pelos políticos ladrões de 1997 e vai até 2027, enquanto a Argentina rompeu o contrato por falta de investimentos, ou seja, ela só interessa aproveitar e deixar o bagaço no fim, porque aqui também não há investimentos dela. E o governo não vê nada.
Sonho em ver a maravilhosa casa do Ipiranga, onde morou Alfredo Andersen, e todas as outras casas e construções beirando a estrada revitalizadas. É um crime privatizar essa obra magnífica que tanto custou ao nosso estado para uma empresa que não tem nenhum interesse em manter e exaltar nossa história. Que ao menos exigissem no contrato a manutenção dos pontos turísticos históricos.....
Faltou falar que foi construída pelos irmãos Engenheiros Rebouças e terminada pelo Engenheiro Teixeira Soares em 5 anos. Também falaram tanto no ouro verde e esqueceram de falar que o Maior Barão do mate do mundo na época, foi o Barão do Cerro Azul e que no km 65 dessa mesma ferrovia foi morto por encomenda de Dom Pedrito, quem fizer o passeio turístico poderá verificar a cruz de metal que marca o km. A reportagem só foi boa pelas imagens e depoimentos das pessoas que trabalharam na empresa, mas acho que a Gazeta poderia ter feito um documentário muito mais profundo e rico se esta tratando de uma homenagem a essa que ainda é uma das ferrovias mais importantes do país em questão econômica e é uma das mais belas no mundo do ponto de vista turístico... Mas já valeu a intenção!
os irmão rebouças não construiram nada eles apenas definiram o traçado quem projetou as pontes e viadutos e os tuneis foi Teixeira Soares e foi uma empresa belga quem executou desculpe te desanimar mas definir traçado é apenas colocar uma linha no papel que é muito diferente de construir
Lamentável o descaso com a memória histórica, social e humana, tanto por parte do Governo quanto da ALL. Isso demonstra a pobreza moral dos nossos governantes. Uma das mais belas e bucólicas viagens que se pode fazer no nosso belíssimo país.
FICO IMPRESSIONADO! NINGUEM FAZ NADA PRA ATIVAR O RESTO DO TRECHO QUE É DE MORRETES ATÉ A ESTAÇAO DE PARANAGUA,, EITAH BRASIL QUE É BONITO SÓ DO LADO NATURAL
Por que no Brasil a burocracia é tanta que o estado não permite que iniciativas privadas realizem os serviços. Olha esse documentário mostrando o que aconteceu na época que um empresário americano veio investir no Brasil: ua-cam.com/video/U3-JhPVn5_U/v-deo.html
@@ernestolohmann5648 NA VDD O TRECHO DE TREM DE PASSAGEIROS DA SERRA VERDE EXPRESS QUE IA DE CURITIBA ATE PARANAGUA SO VAI ATE MORRETES DESDE 2011 SE NAO ME ENGANO
Depois que privatizou a ferrovia da RFFSA e FEPASA passou para a ALL essa mesma comeu toda a carne e hoje estás só os ossos. Eu fui ferroviário da FEPASA e RFFSA até quando privatizou daí se foi tudo nossos tempos bom.
PARABENS PELA REPORTAGEM,MOREI EM.ASTORGA ,PENA QUE DESATIVARAM MUITAS LINHAS FÉRREAS, ENQUANTO EM OUTROS PAÍSES DESENVOLVEM TRENS MODERNOS, DE PASSAGEIROS, NO BRASIL VAI AO CONTRARIO.TRISTEZA
Meu avô contava as histórias da rede ferroviária de Curitiba e as lendas que existia naquela época ele era maquinista da abpf é uma pena que nunca mais vou ouvir as histórias porque já faz mais de 5 anos que ele faleceu mais é bom lembrar o passado
Essas coisas eram caras na época, raras por aqui, mas eram comuns no exterior. As locomotivas eram a tecnologia de ponta para a época, assim como todo ferramental e insumos para manutenção. Muita coisa estava chegando, inclusive a fotografia e o vídeo. Só para efeito de comparação, nessa época os Estados Unidos tinham locomotivas à vapor que chegavam a 180 - 200 km/h Infelizmente não temos algo assim até hoje.
Eram raros os fotógrafos nesta época. Parte destas fotografias que você viu foi feita por fotógrafos contratados pela construção da ferrovia como Max Kopf, depois Arthur Wischral pela RVPS.
e porque eles nao construiram estrada de ferro apenas idealizaram o seu projeto, o irmaos Rebouças nao conseguiram ter uma empresa financeiramente solida que conseguisse assegurar contruçao da estrada de ferro assim eles cederam em 1873 direito para Barao de Maua que tambem nao consegue satisfazer exigencias do contrato o que leva uma empresa francesa e uma outra belga adiquirir o direito de construçao em 1879 e a realmente construir estrada de ferro.
Porque em nenhum momento e mencionado o nome de André Rebouças que foi um dos engenheiros responsável pelo projeto da ferrovia Curitiba à Paranaguá, porque era um negro ?
Ponte *são João* "Aquela bela ponte que ao passar por ela, a pé, faz parecer de estar indo para trás e você continuará andar para frente (é como andar numa escada rolante no sentido oposto)". A experiência que tive ao passar por ela, foi de medo e ao mesmo tempo uma emocionante adrenalina correndo por suas veias dos seus pés á suas mãos...
Linda história meu avô meu tio foram ferroviários aqui em Araquari sc . Com a privatização da RFFSA! A estação ferroviária esta indo a ruina lamentável uma linda estação. 😢
O transporte ferroviário é 15 vezes mais barato que o transporte rodoviário e mais seguro,o transporte rodoviário sai mais caro pelo preço do combustível,pneus,borracharia,custo motorista(hotel,banho,alimentação)mecânica do equipamento,estradas congestionadas,estradas esburacadas e estradas sem nenhum asfalto.Todo ano morrem milhares de pessoas nas estradas do Brasil devido a sua super utilização,muitos veículos transitando causando acidentes graves com muitas mortes e feridos deixando jovens em cadeiras de rodas,com problemas mentais qdo batem a cabeça num acidente,pessoas aleijadas isso é muito triste.As ferrovias no Brasil devem voltar e sem causar desemprego p/ninguém,nem caminhoneiros e donos de veículos menores ninguém vai perder pelo contrário todos vão ganhar,haverá transporte rodoviário nas cidades p/caminhões todo dia ninguém vai ter que perder seu ganha pão por causa da ferrovia,vai ter fretes p/caminhões e caminhonetes e táxi tbém,os trens podem trafegar junto com carros em estradas dos lados(esquerdo,direito)em cruzamentos nas cidades e ruas das cidades perto de ciclo vias perto de pessoas sempre foi.Por que seria diferente?Trens p/o Brasil hoje é um investimento de pequeno porte pois as linhas principais do país já foram abertas,precisam de cuidados precisam de manutenção e em alguns casos precisam serem arrumadas pois o traçado já existe,em alguns trechos tem até trilhos bons mas é preciso dormentes novos de concreto p/propiciar uma linha firme e segura p/dar mais velocidade aos trens,dessa forma se resolve muitos problemas um é reduzir o número de acidentes nas rodovias outro baratear o custo Brasil outro é o prazer de viajar em um modo de transporte seguro,barato e rápido.Trem no mundo inteiro é uma solução e não um problema.
quanto ao relato do quarto 21 nao e asombraçao e facilmente acabar com isso pois existe um nome que se da para isso basta dar a luz a este espirito para que se desalegue das coisas materiais .
Paranaense com muito orgulho, filho de ferroviário,nasci na turma 29 a margem da ferrovia,acompanhei de perto a evolução dos trens, tbm de Porto Amazonas citado aqui, acompanhei a chegada do último vapor ou(batelão) em 1969,e aos 20 anos entrei para o quadro da empresa na qual trabalhei por 25 anos, hoje é claro estou aposentado.
Meu avô trabalhou na ferrovia por 28 anos ele era guarda freio e se aposentou em 1978
Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá e a Estrada da Graciosa, duas estradas que Emocionam. Parabéns Paraná. Um abraço aqui de Seara/SC
Houve uma contribuição muito grande dos dois engenheiros baiano no traçado dessa majestosa estrada.
Pois é, incrível nem ao menos citarem o nome de André e Antônio Rebouças, principais autores do plano e contrução da ferrovia.
Parabéns pela matéria,parabéns pro povo do estado do Paraná,que no passado,lutaram muito para construir essa belíssima ferrovia.
Francisco dos Santos um país que não tem ferrovia não tem HISTÓRIA !
Vivi sempre ao lado dessa ferrovia que fez parte da minha infancia e faz ate hj a causadora do meu intenso fascinio pelos trens
Quando funcionários da RFFSA falam, consegue sentir a paixão que tinham pela empresa.
Que história linda pra guardar nas nossas memórias.
Que belíssimo presente esse documentário, para nós paranaenses. E hoje perfazem 134 anos...que história linda! Divulguem esse material aos seus amigos...espalhem a semente do bem...do bem querer...do nosso Paraná! :)
parabéns,pelo belíssimo estado do Paraná que ainda que tem essa linda estrada de ferro preservado.
Acho que vivi essa época em outra vida. Incrível minha paixão por trêns e pelo Paraná. Ainda vou morar aí. ❤
As ferrovias ai do sul do Brasil são as lindas que eu já vi.Os lugares por onde elas passam, o traçado, as pontes, viadutos, as estações, é tudo muito bonito.Essa beleza precisa ser preservada , resgatada.
Diz a lenda que meu bisavô quando chegou da Alemanha trabalho na construção dessa estrada nos anos 1880..
Imagens históricas e incríveis. Parabéns pelo documentário....
😮😮😮😮😮👏👏👏👏👏👏👏👏
Qual o nome de seu bisavô? Trabalharam muitos engenheiros estrangeiro na construção da ferrovia, tenho fotos de vários deles.
Linda e maravilhosa história da vida real ferroviária do Paraná me orgulho do meu pai ter trabalhado nessa ferroviária ferroviária nos anos 50. Parabéns pela bem contada história!
Puxa, que coincidência! Hoje a Ana Maria Braga mostrou a reprise da visita dela a essa ferrovia. Um passeio bonito e charmoso!
Parabéns pelo documentário mostrando q a genialidade de barão de Mauá q agilizou o transporte de cargas e passageiros do interior aos portos vencendo a Serra do Mar, mas desde a déc.de 1930 foi sucateada por sucessivos governos federais vendidos para a indústria automobilística q destruiu e sucateou todo esse patrimônio...sobrou no PR este valente exemplo, percorrido de litorina CWB-Morretes !
Pena o baixo número de Likes, mas quero dizer que admiro esse trem, essa história, e dos vários videos que vi desse assunto esse foi o melhor, com duração razoável e exposição de várias facetas, inclusive mostrando o descaso político. Parabéns mesmo, Joel.
fico feliz de ver nosso historiador palmeirense/ arnoldo bach conta com riqueza de detalhes / quen enteressar ele tem livros publicados sobre transporte de carroçoes muito bom
Tudo muito lindo. Poderia ser resgatado todo este potencial histórico voltado para o Turismo, quantas cidades seriam restauradas e as pessoas poderiam viver ou reviver estes tempos áureos que não se apaga. Falta De interesse de nossos governantes. Acorda Brasil.
Parabéns pelo seu vídeo muito bom ! Um país que não tem ferrovia não tem HISTÓRIA !
Maravilha de reportagem
Morei em Curitiba, depois fui morar em Pinhais. Tudo no Paraná você tenha certeza disso, desde a capital, municípios, litoral quem não veio para conhecer o Paraná, venha que vai ficar com vontade de morar aqui. Aqui respira muito ar, Briza que refresca até a alma. Deus abençoe todos que tem interesse neste Estado.Muito acolhedor. Gilberto de Pinhais Paraná Brasil.
Que espetáculo esse documentário!!
Deveriam valorizar as mulinhas que tanto contribuiram para o desenvolvimento do Brasil. Hoje elas vivem soltas e sendo atropeladas pelas estradas. Inclusive no Nordeste.
Sempre pensei nisto. Pela contribuição que os muares tiveram para o crescimento de certos lugares deveriam ser sagradas. Entre o litoral do Paraná e o planalto por mais de 300 anos os pobrezinhos que foram os responsáveis pelo crescimento das cidades, caminhos coloniais do itupava, graciosa e arraial aqui em Curitiba por eles mulas penaram e sofreram muito até a inauguração da ferrovia Paranaguá-Curitiba em 1885. No diário da única visita de D. Pedro II no Paraná por exemplo, ele mesmo cita várias mortes de mulas que sucumbiram na subida do caminho colonial da graciosa rumo a Curitiba.
uma maravilha da engenharia me dá felicidade por ser Paranaense
Tenha orgulho mesmo.Eu sou de Americana SP, estive ai no Paraná , perto de Cascavel em 2015.Fiquei maravilhado do que vi.
Meu avô. Trabalhou anos no rodoferroviário morou na serra do mar ele era Mecanico. Até hoje tem manuais curso que teve fazer pra mexer com vagões e um lampião ! Ele faleceu ano passado queria te mostrado esse grande vídeo que vocês fizeram parabéns !!!
VALEU GRANDE REPORTAGEM GRANDE DOCUMENTÁRIO NÓTA 10
Muito obrigado por este documentário!
Parabéns GAZETA DO POVO por nos emocionar ...
Claudia Maria Guerreiro eu tenho uma dúvida sera que existia câmera filmadora na quela época pois fotos da queli tempo esta difícil de siver cuanto mais câmera filmadora que precisa mais tequenologia e na queli tempo a ciência nao era avançada como esta hoji e isso ai pelo que elis diz falta pouco para 200 anos eu nao acredito em filmagens da quelis tempos eu acho que um pouco e montagem
Claudia Maria Guerreiro um país que não tem ferrovia não tem HISTÓRIA !
Em primeiro lugar é nostálgico e muito emocionante conhecer mais desta historia do Paraná. Parabéns a iniciativa de fazer esse belíssimo trabalho de imagens e som, entrevistas de personagens que fizeram parte disto o que também é uma bela maneira de reconhecimento ao trabalho prestado. Sobre a restauração; espero um dia ao fazer a trilha do Itupava, encontrar a casa o Ipiranga com já vi em outrora... bem como a linda estação do Véu de Noiva!!! O tempo é implacável mas as belas imagens ainda estão congeladas na minha alma. A maior riqueza que qualquer povo pode ter, estará sempre relacionada na sua capacidade de saber valorizar e educar as gerações futuras criando os verdadeiros valores que ligarão passado e futuro, fazendo com muito orgulho um lindo presente. Parabéns a todos que dedicarão seu tempo pra mostrar este maravilhoso lugar; Chamado Serra do Mar!!!
resta saber oque o poder público tem feito afim de preservar essa linda história dessa parte do BRASIL .
Muito lindo a história
Já viajei até Morretes e é lindo passeio, porém a sociedade de que se atentar para que nosso patrimônio não fique abandonado, e cobrar dos órgãos públicos e políticos e dos concessionários que as preservem incondicionalmente.
Parabéns aos envolvidos no documentário. História para se passar na escola 👏👏👏👏
se precisarem de mim trabalharia de graça só para ter o prazer de ver restaurada essas estações maravilhosas que existiram um dia.....
Falar é fácil, fazer é o que são elas!
Tá bom. 😁😁😁😁😁
Um dos melhores documentários já produzidos! (Gilson)
a muitos anos morei perto de uma ferrovia na cidade de Andira que saudade da quela época
juscelino sobral sou filho de ferroviário morei muito anos casa de Ferroviário ! UM país que não tem ferrovia não tem HISTÓRIA !
Brasil,precisamos. de. mais. ferrovias. Precisamos. de. mais
ferrovias. pelo. menos. entrar. no. Rankin. das. ferrovias. no
Mundo, Governantes. sejam.
Patriotas....!!!
MUITO. OBRIGADO....
Desci a serra de trem, nos anos 70, junto com meu irmão Jair Santos, uma viagem inesquecível, lembro dos tuneis, das pontes e a paisagem!
Aqui na estação Barão de Mauá está abandonada podia ser um grande moseu Ferroviário brasileiro ! UM país que não tem ferrovia não tem HISTÓRIA !
Esplêndido documentário. Quantas verdades, a família do meu pai era formada de profissionais Ferroviários ou militares do Exército.
Um país que nao cuida de sua história é um país sem futuro.
Brasil do jeito q tá indo não tem futuro mais e questão de tempo cada vez cair mais
Um país que não tem ferrovias não tem Histórias !
correto concordo e muito com vc chegou o celula deixa o orelhão acaba e assim vem vindo ao longo do tempo
conheça a Perus-Pirapora
ua-cam.com/video/NOu8SavAHuo/v-deo.htmlsub_confirmation=1
Quem não cuida da sua historia, não merece futuro.
Fato que o Paraná foi o ultimo estado a construir a ferrovia ao mar. Tida como impossivel devido as dificuldades da serra foi iniciada pelos franceses que abandonaram. Então o grupo brasileiro liderado pelo mineiro Eng. João Teixeira Soares concluiu a maior obra ferroviaria da engenharia nacional da epoca com 14 tuneis e varios viadutos abismais. A serra de Santos foram os ingleses,as do Rio os americanos.
Marcos Ribeiro 2
Marcos Ribeiro Dizem que o engenheiro se matou com medo de dar errado a obra.
Lembrando que quem idealizou a Ferrovia Curitiba- Paranaguá foram os engenheiros irmãos Rebouças
@@ALBERTO4601eles não idealizaram bosta nenhuma eles apenas definiram o traçado mal tinham dinheiro pra abrir uma empresa quem dira construir uma obra dessa
José Augusto, você é estúpido e pior ainda demonstra ser um racista.🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮
Muito bem feita esta reportagem. É isso que temos que aprender nas escolas, muito mais AINDA sobre o nosso Paraná e também sobre o nosso LINDO BRASIL ...
Muito lindo a história da Ferrovia no PR., sou ferroviário muito lindo
Excelente conteúdo! Parabéns! Que documentário maravilhoso.
acho tudo tao maravilhoso . fiquei impressionada com tanta beleza . eu ja estive nesse trem mas nao sabia de todos esses fatos ...
1884? sério nem existia automoveis.,. e fizeram em menos de 5 anos hoje em dia passam 20 anos e nao terminavam,,
Exatamente meu amigo. Hoje só existe ladrões que o povo elege para nós roubarem de todas as formas.
O Metrô de Salvador durou mais que 20 anos, a ferrovia, fora as compras dos vagões... $
norte sul em construção desde 1980, ja se faz 40 anos e em 2020 so terminaram de construir metade da ferrovia.
Nessa época não tinha o pt por isso q foi rápido rss
fizeram uma ferrovia na mata atlântica em 5 anos, a porra da linha verde não tem nem 30 km e faz mais de 10 anos que estão masturbando essa obra que e um lixo
Já fiz esaa viagem de Curitiba/Paranaguá,beleza indescritível!!
Massa! Andei demaaaia nesses trilhos, Itupava... Inesquecível.
Amei esse canal perfeito
Nossa que aula de cultura adorei .
muito bom a historia da Ferrovia !!!!!!!!
Bacana é sair de Morretes - Pico do Marumbi, contornar a montanha e cair no trilho até quase perto de Quatro Barras fazendo trilha pelo trilho de trem, passando por pontes e tuneis que não se vê o fim e no escuro pq esquecemos as lanternas! Emoção imensa e ver o Véu de Noiva de perto! Quem tem coragem, vale a pena!
So far away Emoção mesmo é tu ta dentro do túnel bem no meio e o trem te surpreender, e ter que rapidamente tirar as mochilas deixa-las a favor do trem e se jogar pro lado. Assim conta meu primo que ja fez essa aventura, com cerca de 8 a 10 horas de caminhada.
Fernando Bittencourt haha ohh se é hein. Fizemos em 10hs, mas compensou a vista. Nós tivemos que entrar no meio do vão da ponte onde tem a foto clássica do trem contornando a montanha e o trem passando por cima dando descarga do banheiro. Saimos parecendo os Smurfs. Atravessamos os tuneis sem lanterna e rezando pra não ter trem haha
So far away Sem contar o barulho ensurdecedor do motor dois tempos de 3300 hp, tendo que colocar as mãos nos ouvidos e manter a boca aberta, e na ponte ala balança. Na época, em 94 meus primos tinham me convidado, mas não tive coragem de ir. Mas fui somente no anhangava.
TENS IDÉIA QUEM FOI O ENGENHEIRO DESTA GRANDE ESTRADA DE FERRO COM TÚNEIS E PONTES ?
André Rebouças e seu irmão Antonio Rebouças apresentaram o projeto pra D.Pedro II em 1871.
Muito bom esse documentário.
muito lindo este video curto dimais trem
Faltou falar dos Irmãos Rebouças os dois engenheiros que idealizaram essa ferrovia
Lamentável!!!
Nunca entendo isto, André e Antônio Rebouças principais responsáveis pelo projeto da ferrovia sempre são esquecidos, deixados em segundo plano. Cor da pele?!
When you love old railroads in a tropical forest and you are in Curitiba , IT IS A MUST TO MAKE THIS TRIP
muito bom historia do nosso pais
Lindo o lugar filmagem
Que história linda muitos morcos nesse lugar!!!👏👏👏👏😍😍😍
Salve André Rebouças e Antônio Rebouças 🙏🏽👏
Linda documentário
👏👏👏parabéns pela publicação desse vídeo 👏👏👏
Emocionante.
Linda a estaría da ferrovia PARABÉNS
as casas que beiram a estrada de ferro não tem uma conservação pela ALL hoje esta toda abandonada destruída dizem que essa manutenção não estava no contrato com a América Latina Logística (ALL) que raios de diabo de contrato foi esse ? o estado Paraná perdeu com isso
Isso mesmo, esse "contrato" foi feito pelos políticos ladrões de 1997 e vai até 2027, enquanto a Argentina rompeu o contrato por falta de investimentos, ou seja, ela só interessa aproveitar e deixar o bagaço no fim, porque aqui também não há investimentos dela. E o governo não vê nada.
Sonho em ver a maravilhosa casa do Ipiranga, onde morou Alfredo Andersen, e todas as outras casas e construções beirando a estrada revitalizadas. É um crime privatizar essa obra magnífica que tanto custou ao nosso estado para uma empresa que não tem nenhum interesse em manter e exaltar nossa história. Que ao menos exigissem no contrato a manutenção dos pontos turísticos históricos.....
Faltou falar que foi construída pelos irmãos Engenheiros Rebouças e terminada pelo Engenheiro Teixeira Soares em 5 anos. Também falaram tanto no ouro verde e esqueceram de falar que o Maior Barão do mate do mundo na época, foi o Barão do Cerro Azul e que no km 65 dessa mesma ferrovia foi morto por encomenda de Dom Pedrito, quem fizer o passeio turístico poderá verificar a cruz de metal que marca o km. A reportagem só foi boa pelas imagens e depoimentos das pessoas que trabalharam na empresa, mas acho que a Gazeta poderia ter feito um documentário muito mais profundo e rico se esta tratando de uma homenagem a essa que ainda é uma das ferrovias mais importantes do país em questão econômica e é uma das mais belas no mundo do ponto de vista turístico... Mas já valeu a intenção!
os irmão rebouças não construiram nada eles apenas definiram o traçado quem projetou as pontes e viadutos e os tuneis foi Teixeira Soares e foi uma empresa belga quem executou desculpe te desanimar mas definir traçado é apenas colocar uma linha no papel que é muito diferente de construir
Parabens pelo belo documento.
Eu sou uma curitibana que adorou ANTONINA PR Brasil seu lugar maravilhoso de viver
Lamentável o descaso com a memória histórica, social e humana, tanto por parte do Governo quanto da ALL. Isso demonstra a pobreza moral dos nossos governantes. Uma das mais belas e bucólicas viagens que se pode fazer no nosso belíssimo país.
Belo documentário. Parabéns
nasceu nos tempos do Império de Dom Pedro II
o Brasil era primeiro mundo. daí para os portos e dos portos para o mundo
Incrível isso!
O BRASIL PRECISA VOLTAR AOS TRILHOS EM MEIO ESSE CRESCIMENTO ECONÔMICO E MAIS AGORA COM O NOVO A PARTIR DE 2019
Que riqueza!
FICO IMPRESSIONADO! NINGUEM FAZ NADA PRA ATIVAR O RESTO DO TRECHO QUE É DE MORRETES ATÉ A ESTAÇAO DE PARANAGUA,, EITAH BRASIL QUE É BONITO SÓ DO LADO NATURAL
Por que no Brasil a burocracia é tanta que o estado não permite que iniciativas privadas realizem os serviços. Olha esse documentário mostrando o que aconteceu na época que um empresário americano veio investir no Brasil: ua-cam.com/video/U3-JhPVn5_U/v-deo.html
E uma vergonha.
julio cezar UM PAÍS QUÊ NÃO TEM FERROVIAS NÃO TEM HISTÓRIA !
Julio, nunca foi desativado o trecho Morretes a Paranaguá.
@@ernestolohmann5648 NA VDD O TRECHO DE TREM DE PASSAGEIROS DA SERRA VERDE EXPRESS QUE IA DE CURITIBA ATE PARANAGUA SO VAI ATE MORRETES DESDE 2011 SE NAO ME ENGANO
É muito belo esse vídeo , tbm uma vergonha para os governantes desvalorizarem esta máquina e os trilhos. Parabéns pelo vídeo.
Otimo documentario,parabens.
Então : "Que Voltem os Trens"...É o meu Desejo.
MUITO SHOW
Ainda bém que no Paraná.ainda tém os tréns de carga cortano todo o nosso Paraná
Depois que privatizou a ferrovia da RFFSA e FEPASA passou para a ALL essa mesma comeu toda a carne e hoje estás só os ossos. Eu fui ferroviário da FEPASA e RFFSA até quando privatizou daí se foi tudo nossos tempos bom.
concordo com vc Claudia Maria.
PARABENS PELA REPORTAGEM,MOREI EM.ASTORGA ,PENA QUE DESATIVARAM MUITAS LINHAS FÉRREAS, ENQUANTO EM OUTROS PAÍSES DESENVOLVEM TRENS MODERNOS, DE PASSAGEIROS, NO BRASIL VAI AO CONTRARIO.TRISTEZA
Muito bom!
Meu avô contava as histórias da rede ferroviária de Curitiba e as lendas que existia naquela época ele era maquinista da abpf é uma pena que nunca mais vou ouvir as histórias porque já faz mais de 5 anos que ele faleceu mais é bom lembrar o passado
Alguém pode me ajudar, por favor , a entender como naquela época tinham tantos registros fotográficos e até vídeos
Essas coisas eram caras na época, raras por aqui, mas eram comuns no exterior.
As locomotivas eram a tecnologia de ponta para a época, assim como todo ferramental e insumos para manutenção. Muita coisa estava chegando, inclusive a fotografia e o vídeo.
Só para efeito de comparação, nessa época os Estados Unidos tinham locomotivas à vapor que chegavam a 180 - 200 km/h
Infelizmente não temos algo assim até hoje.
Eram raros os fotógrafos nesta época. Parte destas fotografias que você viu foi feita por fotógrafos contratados pela construção da ferrovia como Max Kopf, depois Arthur Wischral pela RVPS.
Não deram destaque algum aos construtores, os Irmãos Rebouças. Lamentável.
Muito triste mesmo!!!
Sim e a história é linda
Na minha cidade existe uma ponte com o nome irmãos rebouças
e porque eles nao construiram estrada de ferro apenas idealizaram o seu projeto, o irmaos Rebouças nao conseguiram ter uma empresa financeiramente solida que conseguisse assegurar contruçao da estrada de ferro assim eles cederam em 1873 direito para Barao de Maua que tambem nao consegue satisfazer exigencias do contrato o que leva uma empresa francesa e uma outra belga adiquirir o direito de construçao em 1879 e a realmente construir estrada de ferro.
Talvez pelo fato dos irmãos Rebouças serem negros lamentável isso muito triste.
Porque em nenhum momento e mencionado o nome de André Rebouças que foi um dos engenheiros responsável pelo projeto da ferrovia Curitiba à Paranaguá, porque era um negro
?
Ponte *são João*
"Aquela bela ponte que ao passar por ela, a pé, faz parecer de estar indo para trás e você continuará andar para frente (é como andar numa escada rolante no sentido oposto)".
A experiência que tive ao passar por ela, foi de medo e ao mesmo tempo uma emocionante adrenalina correndo por suas veias dos seus pés á suas mãos...
Linda história meu avô meu tio foram ferroviários aqui em Araquari sc . Com a privatização da RFFSA! A estação ferroviária esta indo a ruina lamentável uma linda estação. 😢
Fosse na era pt no governo levavam trinta anos pra construir ia ser uma festa muito lindo essa ferrovia muito legal ver isso
ATUALMENTE O NOSSO FERRO É VENDIDO PRA JAPÃO MATRIA PRIMA QUE TEMO EM ABUNDANCIA, PODEMOS PRODUZIR NOSSOS TRILHOS
entrando em 2022 e continua na mesma . e tudo isto foi construido com o esforço de todo um povo .
Que fascinação!!...
Ainda e um estado onde os trens ainda andam mais com seu cargueiros
FABULOSO !
estrada da Graciosa passei por ali, lugar muito bonito.
Alguém sabe sobre um acidente 23/05/1953 foi em Jarariaiva
Um choque entre dois trens gostaria de saber
Tem um vídeo do Richard Rasmussen fazendo um quadro para o governo do Paraná que conta sobre esta cidade e o acidente! Tá no UA-cam..
O transporte ferroviário é 15 vezes mais barato que o transporte rodoviário e mais seguro,o transporte rodoviário sai mais caro pelo preço do combustível,pneus,borracharia,custo motorista(hotel,banho,alimentação)mecânica do equipamento,estradas congestionadas,estradas esburacadas e estradas sem nenhum asfalto.Todo ano morrem milhares de pessoas nas estradas do Brasil devido a sua super utilização,muitos veículos transitando causando acidentes graves com muitas mortes e feridos deixando jovens em cadeiras de rodas,com problemas mentais qdo batem a cabeça num acidente,pessoas aleijadas isso é muito triste.As ferrovias no Brasil devem voltar e sem causar desemprego p/ninguém,nem caminhoneiros e donos de veículos menores ninguém vai perder pelo contrário todos vão ganhar,haverá transporte rodoviário nas cidades p/caminhões todo dia ninguém vai ter que perder seu ganha pão por causa da ferrovia,vai ter fretes p/caminhões e caminhonetes e táxi tbém,os trens podem trafegar junto com carros em estradas dos lados(esquerdo,direito)em cruzamentos nas cidades e ruas das cidades perto de ciclo vias perto de pessoas sempre foi.Por que seria diferente?Trens p/o Brasil hoje é um investimento de pequeno porte pois as linhas principais do país já foram abertas,precisam de cuidados precisam de manutenção e em alguns casos precisam serem arrumadas pois o traçado já existe,em alguns trechos tem até trilhos bons mas é preciso dormentes novos de concreto p/propiciar uma linha firme e segura p/dar mais velocidade aos trens,dessa forma se resolve muitos problemas um é reduzir o número de acidentes nas rodovias outro baratear o custo Brasil outro é o prazer de viajar em um modo de transporte seguro,barato e rápido.Trem no mundo inteiro é uma solução e não um problema.
quanto ao relato do quarto 21 nao e asombraçao e facilmente acabar com isso pois existe um nome que se da para isso basta dar a luz a este espirito para que se desalegue das coisas materiais .
Show!!!