Visita a Montalegre num dia de geada

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 7 вер 2024
  • Desde as aldeias e albufeiras, às tradições e festas, motivos não faltam para visitar Montalegre.
    Em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, esta região oferece deslumbrantes paisagens, em que a Natureza ainda conserva todo o seu encanto.
    A vila de Montalegre é dominada pelo castelo construído no séc. XIII sobre restos de uma fortificação mais antiga,
    No alto do monte, na cota dos 980 metros, a Torre de Menagem, gótica, acrescenta mais 27 metros à altivez do Castelo de Montalegre. A fazer-lhe companhia estão mais três torres (Torre Furada, Torre do Relógio e Torre Pequena) unidas por maciças muralhas a proteger um pátio de armas circular. A sua construção data dos séculos XIII e XIV e, após sucessivas intervenções de reconstrução ao longo dos séculos, acolhe agora um núcleo museológico.
    Pitões das Júnias é uma das mais altas aldeias de Portugal, erguendo-se a 1.200 metros de altitude.
    Sua localização que provocou, ao longo de séculos, um certo isolamento que lhe custou a perda progressiva de população mas, por outra via, manteve as tradições. Esta é uma aldeia comunitária onde ainda se realiza o conselho da aldeia e onde o forno do pão, o rebanho, a vezeira e o boi do povo são partilhados pelos aldeãos.
    Entre os locais de visita de Pitões das junias estão o Mosteiro, cascata, mirante, mas andar pelas ruas estreitas da aldeia é se encantar pelas suas tipicas casas de granito e pela sensação de paz.

КОМЕНТАРІ • 1