Marcel você é fantástico,esse canal é incrível uma verdadeira enciclopédia,me atrevo a dizer que no Brasil não existe um canal rico em informação como o Minicastle,Parabéns.
Por coincidência tô lendo o livro Guerra dos Consoles, e ver esses vídeos do crônicas tá sendo uma delícia de conhecimento. É maravilhoso ver esse grande caso de marketing, dentro de um assunto q eu amo tanto que são os vídeos games. Agradeço demais por vc ter feito esse vídeo. Com certeza me agregou como profissional. Parabéns pelo trabalho. Keep castling
Marcel , eu estou encantado com o seu canal ! Consertesa é o melhor canal de games da plataforma , estou impressionado com a profundidade e do conhecimento dos consoles , como em sua maioria somos leigos nessas questões burocráticas , produção e etc ... é fantástico parabéns e estou maratonando tudooo kk um abraço fique na paz do Senhor Jesus , Deus te abençoe querido
Um video com tanta informação que nem parece que tem 2:13 minutos. Parabéns Marcel assisti tanto a primeira quanto a segunda parte concentrado como se estivesse vendo um filme. Abraço
Caramba, eu como um eterno fanboy da Sega (até hoje só tive consoles da Sega, à exceção do atari 2600) cheguei a ficar emocionado em alguns momentos dos 2 vídeos sobre o Dreamcast. Que trabalho excelente e respeitoso sobre a empresa que é a minha favorita de videogames até os dias de hoje. Keep up the great work!
Um vídeo muito bom, história cimpleta com detalhes que creio que faltou apenas um, falar sobre Shemue, que foi tido como uma cartada final para o dreamcast e nem foi citado de maneira superficial. Ao menos que a parte 3 fale especificamente dele, pois esse jogo merece uma vez que foi considerado na época como o projeto mais ambicioso e caro de um jogo de video game.
Caramba a história do comercial na Inglaterra foi incrível, isso deveria ser usado aqui no Brasil, já estou cansado de ser passado pra trás aqui por marketing e publicidade. Fora isso excelente vídeo Marcel e ótimas informações e curiosidades novamente.
depois de ouvir tudo isso se eu fosse um executivo da sega eu teria até crise de panico só de ouvir falar no nome do Dreamcast, eu tinha esse console quando crianca e não sabia que a sega tinha passado por tanta coisa na producão dele
1:22:01 isso bate com algo que já ouvi... Quando uma empresa aumenta demais o investimento na propaganda, é que ela já está com a corda no pescoço e só as pontas dos dedões do pé no banquinho.
E eu pensando que o crônicas do Dreamcast ia se tornar uma lenda tal como o do Saturno... Vocês foram muuuuuuito rápidos dessa vez!!!! Meus sinceros parabéns!!
@@abotoadura O Stolar fez péssimas escolhas comerciais, impedindo que muitos dos melhores jogos para o Saturn viesse para o ocidente, além de outros fatores já explicados em outros vídeos do Mini
@@juliocsdantas Pelo menos fez dois acertos: não abrir as pernas para a EA e peitar a Sega Japonesa no lance do preço do Dreamcast - mesmo que isso tenha custado o seu cargo.
Stolar foi muito mal, mas o ódio dos seguistas deve ser direcionado para a SEGA do Japão, os executivos japoneses que destruíram tudo que foi construído por Tom Kalinske.
Bernard Stolar fez decisões ruins, porém não acho que seja merecedor de tanto ódio, não como a SEGA do Japão merece. Tudo que aconteceu com Dreamcast se deve ao fracasso monumental do Saturn, e esse fracasso do Saturn aconteceu porque a SEGA do Japão era uma péssima empresa.
Eu estava doido para saber a história da NAOMI, da ATOMISWAVE e da CHIHIRO! E isso foi só o começo do que eu achei fantástico no vídeo. Todas as outras informações são um show! Parabéns pelo belíssimo trabalho, pessoal!
Sou fã até hoje da Sega e desta máquina maravilhosa chamada Dreamcast e vejo com o decorrer dos anos o quanto incrível ele era e ainda é mas brigar com o PS2 e o DVD logo de início era uma batalha perdida ,mas admiro o quanto criativa a empresa estava naquela época em se tratando de gêneros de games ,parabéns meu amigo novamente um arraso seus vídeos um grande abraço pra você e pro junião.
Antes de assistir já estou deixando um like. Continue assim produzindo qualidade e informação dos videogames que nos trouxeram muitas alegrias e felicidades para todos nós jogadores.
Parabéns Marcel,ótimo vídeo...eu na época eu tinha acabado de adquirir meu dreamcast como o tenho até hj funcionando aqui,pena que o console não decolou como a sega queria.
Muito show esse crônicas, parabéns É uma história para triste no meu ponto de vista, a Sega tinha a ambição de ser a líder do mercado mundial de vídeo games, tinha uma postura orgulhosa, porém foi incapaz de notar a mudança que ocorriam. Ela acreditava que ter o hardware mais forte lhe daria a liderança, o Master era melhor que o NES mas não derrubou ele, o mega drive foi um sucesso não pelo hardware mas porque soube aproximar produtores. Até chegar a era 32BITS onde eu vejo uma corrida para ter o aparelho mais poderoso sem notar que criava dificuldades para os programadores. O katana seguiu a mesma linha, salvo facilidade de programar, a Sega não enxergou o declínio dos arcades e achar que podia parar o sucesso do Playstation. A Nintendo não teve esse problema pois seu software exclusivo é que vende o hardware.
Ótima ''crônicas'' Marcel, sempre assisto todas, apesar de não comentá-las muito (geralmente assisto pela smartTV) adoro a Sega! Bom só não esqueça de mencionar o rio de dinheiro que a Sega ganha hoje além dos games por exemplo, com os shows da Hatsune Miku que apesar da IP não ser da Sega, ela é responsável pela tecnologia e os jogos também, abraços!
Mais uma "Crônicas" EXTREMAMENTE interessante feita pelo EXTREMAMENTE competente Marcel! 👍👍 Vou DOWNLOADAR (esse termo é ótimo!) Para assistir depois 😊
"Mamilos alienígenas" aos 32:00 foi para acabar com a areia do mar e a agua do deserto, kkkkkk, rindo litros aqui. Mia um excelente vídeo sobre o dreamcast, rapaz, essa obra deve ter dado trabalho, se brincar foi a série de videos que mais foi trabalhosa de produzir.
Só faltou tocar a Marcha Fúnebre no finalzinho do vídeo, quando o Peter Moore chegou lá no Japão e mandou na lata: "FALIU!" Brinks, hein? O Dreamcast tinha tudo para ser o novo "Mega Drive" da Sega, mas a sangria de grana infelizmente tornou o projeto insustentável... Já no aguardo da Parte 03.
Erros após erros, após erros, após erros... era impossivel mesmo o Dreamcast dar certo... Vencer o Playstation acho que era impossivel mesmo, mas poderia fazer ao menos igual a Nintendo, se manter no mercado... é muito triste pois o Dreamcast era um console muito bom com belos e jogos, sendo algum deles muito inovadores como Phantasy Star Online e Shenmue
Eai Marcel, eai Junião! É o Raul da feira dos pássaros na Gametec Zone! Estava ansioso por esse vídeo, Dreamcast é o console que eu ainda quero muito desenvolver um jogo. Adoro a forma detalhada que vocês apresentam suas pesquisas, sempre com muito conteúdo, fatos e dados, simplesmente incrível o trabalho de vocês! Sei que esse vídeo segue esse padrão de excelência, um um trabalho esplêndido!
Olá Raul, tudo bem ? Vocês ainda estão na Sta Cruz ? Estou precisando levar um SNES para reparo... E tbm preciso da placa metálica de proteção. Abraços
Parabéns nunca vi um conteúdo tão detalhado a respeito, longo eh verdade mas muito esclarecedor, colocar os fatos em uma linha de tempo ajuda muito em casos complicados como o Dreamcast, realmente muitas decisões hoje são criticadas mas na época seguiam uma lógica até que razoável. E eu tenho hoje dois Dreamcast, e infelizmente meu primeiro acabou sendo passado adiante pelo clássico defeito nos contatos da fonte, tentei recomprar mas sem sucesso infelizmente.
Excelente essa segunda parte e detalha muito bem os pontos onde a SEGA errou e a chegada do PlayStation 2, onde não tinha mais o que fazer e a solução era essa mesma, se tornar uma produtora de software integral pra não falir, espero também na terceira parte sobre o desempenho dele no Brasil, a concordata da Tectoy por alguns fatores, incluindo o Dreamcast e como a SEGA está no mercado. Forte abraço Marcel e Junião!
Excelente vídeo!!! Senti muito o fracasso do Dreamcast. Um sistema que teve TUDO pra dar certo, mas as mancadas administrativas da Sega e um Tsuname chamado Playstation, ofuscaram o console que talvez iria repetir o sucesso do Gênesis. A Sony acertou em cheio no psx, acertou onde o N64 e Saturn erraram, criou um nome extremamente sólido. Praticamente correu sozinha... E a grande massa queria a continuação desse sucesso no PS2 e resolveu esperar. Mas esse foi o tiro de misericórdia no último e saudoso console da Sega...TB acho que a Square enix tem "culpa" em não ter desenvolvido jogos e franquias que eram system sellers pro DC. A mesma coisa a Konami... Mas o mundo da voltas, essas developers hj não são a sombra do que foram naquela época e mesmo na época do PS2.
A questão da síndrome de "vira latas" se resume a brasileiros dizem que são sacanas, o ianques documentão que são sacanas e deixam isso bem claro nos contratos "não importa o quanto as partes são honestas uma vai tentar f...der a outra, por isso os contratos tem que prever TUDO!!!"
Não sou o Marcel, mas acho que posso responder: a Sega nunca deve ter considerado a retrocompatibilidade, pois precisaria incluir no hard do DC os muitos chips do Saturn, encarecendo demais a sua produção. Emulação? Sem chance.
Como a Sega faz jogos até agora, o cara que ganhou a promoção tem direito até hoje, a Sega lança jogos ainda, a menos que no contrato especifique videogames fabricados pela Sega.... Mas jogos..
Olá, Marcel. Tudo bem? Eu vi este episódio algumas vezes e uma coisa não sai da minha cabeça, porém, nunca formulo meu comentário... mas vamos a ele... Sempre que alguém fala sobre o Dreamcast, acaba falando em "como o Dreamcast falhou" ou mesmo "havia algo que a SEGA poderia fazer?"... Nas terceira parte deste especial esse tema acaba sendo abordado... Usando uma fala sua em algum episódio ao qual não me recordo, olhando para o passado com a visão do presente, eu acabo tendo um pensamento sobre o Dreamcast que não invalida ou desvaloriza o fator "PlayStation 2", que viria no horizonte, ou a adoção da mídia em DVD, ou mesmo a SEGA simplesmente não ter dinheiro em caixa o suficiente para aguentar as pancadas que vinham de todas as direções... Se me permite, e posso estar errado, isso era algo que a Nintendo tinha, pois mesmo que o Nintendo 64 não fosse o sucesso esperado, a Nintendo não "sangrava dinheiro" como a SEGA. E ainda havia o fator Game boy... Pois bem. Meu pensamento gira em torno do comprador médio de videogames, alguém como eu, que gosto, sim, de videogames e jogos novos, mas espero satisfeito uma baixa considerável de preço de um aparelho (você menciona isso varias vezes em seus videos), em que existam jogos que façam minha compra valer a pena. Agora, como isso era possível no Dreamcast? Pensando no consumidor médio, que não se importa se está jogando um lançamento ou um game de 5 anos atrás, ou mesmo se meu aparelho entrega gráficos fantásticos que a concorrência não o faz, para mim, não comprar o Dreamcast em 1999 ou 2000 fazia todo o sentido... Quem tinha um PlayStation em 1998 ou 1999 (mesmo que tivesse comprado o aparelho há um ano, por exemplo), tinha uma leva incrível de jogos à disposição que nem preciso citar. Além disso, muitos dos jogos lançados para o Dreamcast tinham versões (mais pobres, é claro, devido às capacidades dos aparelhos vigentes) dos mesmo jogos. Imagino eu mesmo, hoje em dia, indo comprar um hardware novo (por mais em conta que fosse seu valor) para jogar os mesmo jogos que eu encontrava no meu PlayStation. (hum... veio à cabeça meu Xbox One... o Xbox Series X e o PS5, não entendo...) Muitos desses jogos tinham versões até mesmo para o Nintendo 64... Ready 2 Rumble, Resident evil 2, Dino Crisis, Monaco Grand Prix, F1 Racing. Tomb Raider... Até Vanishing Point! (ok, este não é exatamente conhecido, mas a ideia está ai...) Valeria a pena comprar o hardware da SEGA em 1999, que tinha sim, vários jogos muito bem feitos, mas que compartilhava títulos que meu PlayStation ou mesmo meu Nintendo 64 já tinha? E na concorrência, vale lembrar, que grandes jogos estavam sendo lançados na mesma época. (Agora vale citar... Metal Gear Solid, Resident Evil, Final Fantasy... Pelo Amor... ZELDA!!!!) Fora que, como você mesmo cita, o PlayStation 2 vinha por aí... Eu concordo com todos os seus pontos e não teria dito ou escrito nada melhor, mas, falando como consumidos médio, daqueles que comprava um aparelho de video cassete e não me importava se tinha 4 ou 7 cabeças ou se eram de diamante ou que rebobinavam em 15 segundos, desde que eu precisasse apenas inserir a fita e sentar no sofá, a ideia de comprar um aparelho para rodar os mesmo jogos que meu aparelho já localizado ao lado da minha TV rodava (mesmo que com qualidade inferior), não fazia sentido. Seria melhor guardar meu dinheirinho suado para algo realmente novo... Entenda, eu não escrevi algo inovador, escrevi "novo"... Espero ter conseguido expressar meu pensamento. Sou um feliz proprietário de 2 Dreamcasts e ainda hoje jogo uma ou duas vezes por mês. Acho um aparelho fantástico e, para mim, tem um valor maior do que meu PlayStation 2, por exemplo, mas não posso deixar de notar que, "ademais" ele tenha grandes e poderosos títulos (Shenmue! Shenmue!), ele pecou em trazer algo que as pessoas realmente desejassem além de jogos que eu já poderia jogar sem ter um Dreamcast em casa... Sabe aquela discussão (obviamente criada por mim) na hora do recreio? - Meu Dreamcast é o melhor aparelho! Tem Resident Evil 2 e ontem zerei Dino Crisis!! - Pois é, cara! Eu já joguei esses jogos faz tempo e ontem terminei Final Fantasy 8... De um jogador que não se importa com 4K ou um SSD Super Saiyajin, muito obrigado por esses vídeos... T+
Vendo todas as informações que foram expostas, não só nesse crônicas, mas em todos relacionados a Sega chego a conclusão que a empresa NUNCA respeitou o mercado dos EUA e os consumidores de lá. Eles queriam mais Mega Drive, socaram o Sega Saturn, queriam o Katana, o batizaram de Dreamquest. E como consequência direta dessa falta de consideração vemos o fato da Sega do Japão ter sido tão feladaputa com a Sega da América o quanto a Nintendo foi feladaputa com a Sony e produtoras, talvez a Sega até ganhe nesse quesito, pois eu não consigo conceber, a não ser feladaputagem no sentido mais bruto, uma empresa empresa chegar ao equivalente a enfiar uma banana no ânus e depois dar para a filial comer e ficar rindo como se tivesse saído com as pregar impunes nessa história. A história poderia ter sido diferente, mas não temos como estudar o "se" mas apenas os fatos. Um pouco triste saber que, não podem nem ser consideradas idiotas, porque foram friamente calculadas para terem o efeito que tiveram e atingiram o objetivo de formar tão cirúrgica definiram o fim de uma era!!! O império romano caiu por ser grande demais?! O império da Sega caiu por não ser pequeno o bastante!!!
Ai sim.....mais uma vez obrigado marcel pelo otimo conteudo, nao nos deixe sem o cronicas do ps2, e lembre-se, nerds adoram detalhes tecnicos.. kkkkk Abraços amigo
Olá Sr. Marcel. Pergunta: Os patrocinadores do Minicastle aprovam essa explicação técnica de vossa senhoria (ótima, por sinal) com um game play aleatório em tela cheia ao fundo? Se sim, por favor desconsidere meu comentário. Se não, por Deus meu bom homem, não consigo prestar-lhe atenção com um jogo aleatório tomando toda a tela, quero ver sua bela face. Quando me tornar patrocinador do Mini, serei mais incisivo nesse assunto. No mais, obrigado pelo "documentário". Vidas Infinitas!
Inacreditável que a Sega parou de produzir consoles.... A Nintendo se não for bem vai fazer o mesmo, mas é claro que isso é horrível, o mercado perdeu muito sem a criatividade da Sega. A Sony inova pouco, a Micro também, a Nintendo tem mais inovação, por isso renasceu com o Switch, apesar de não ter a máquina mais rápida, tem inovado. A Sega teve muitos erros, se a Sony não fosse tão gigante, e não dependente do mercado de games, talvez tivesse fracassado, mas o poder dela a fez ter todos os recursos para fazer sua plataforma. A Sega com recursos limitados, teve erros que foram mortais para seu sistema Dreamcast... Acho ridículo quando a empresa preferiu gastar milhares de dólares em propagandas e festas e não baixar o preço do aparelho.... Cinquenta dólares a menos fazem uma grande diferença no lançamento!!!
Eu preferia que os japoneses estivessem na liderança do mercado do que os americanos. Os eua deixou o mercado de arcades murchar sem levar em conta toda a maravilhosa história que havia sido construida. Sem esquecer que os eua tem políticas muito mais predatórias de negócios.
Nao nao. La eles nao sabem fazer mais consoles usam toda tecnologia dos unidos estados. O playstation e o unico pilar que restou ele so pode se apoiar em si mesmo
muito bom, mas pra quem ta concentrado ouvindo enquanto trabalha, esse sapinho com voz irritante atrapalha toda a dinâmica do vídeo! ele aparece gritando no meio de um assunto sério, e o volume fica mais alto que sua voz ;) .
Cara como que pode a sega vinha se esforçando para agradar os consumidores . Hoje vemos com clareza o mal que foi essa ps . A sega deveria ter dado dreamcast gratis em troca de ps2. As politicagemcda firma era ruim ela pegou o mercado da sega sem perguntar . hj a firma o ps4 e ps5 nao tem mais sossego e as vendas de hardware ja estao muito mais equilibradas e a empresa do Mario nao tem interesse em disputar vendas com a firma do ps4 entao sobra esses promissores anos onde aos poucos a firma que faz o xbox quer recuperar a parte da sega e com as vendas do ps5 apesar de boas estarem em disputa acirrada os proximos 2 anos do ps5 vao definir os rumos da empresa. Ainda mais com um dos principais estudio first do ps5 sendo comprado pela concorrencia e os servicos em nuvem estarem em melhor qualidade AA firma do sonic acredito que logo ira comemorar os resultados
Plastation 2 -era uma mulher Loira Linda que faz massagens nas suas costas ri de suas piadas e toma banho junto com vc. Dreamcast - Era aquela Mulher bebada que não sabe cuidar dos Filhos e vai para o Bar beber e que ideixa oas filhos coma mae. Lembro que em 1998 as pessoas eram Totalmente decepcionada com o SATURN nao por qu eo console era Ruim , mas sim Por que a Sega o Abandonou Tinah que ser bem Bobo mas bem bobo para acreditar na Sega mais uma Vez eu ia de PLASTATION 2 resultado Fui feliz quem foi de Dreamcast quem comprou em 2000 em 2001 não não tinha mais jogos.
Marcel você é fantástico,esse canal é incrível uma verdadeira enciclopédia,me atrevo a dizer que no Brasil não existe um canal rico em informação como o Minicastle,Parabéns.
São poucos no mundo.
Concordo plenamente. O resto é muito superficial. Aqui as informações são riquíssimas.
Marcel, você é demais cara, que conteúdo fantástico.
[Marcel] Muito muito obrigado mestre Fernando!
Meu amigo vc é um globo repórter gamer,que delícia ver teus vídeos, meus parabéns
eu gosto quando ele conecta coisas
"PTCHÚUUR"
cara esses videos são maravilhosos, fico espantado com tanta informação
Que canal maravilhoso parabéns
Por coincidência tô lendo o livro Guerra dos Consoles, e ver esses vídeos do crônicas tá sendo uma delícia de conhecimento.
É maravilhoso ver esse grande caso de marketing, dentro de um assunto q eu amo tanto que são os vídeos games.
Agradeço demais por vc ter feito esse vídeo. Com certeza me agregou como profissional. Parabéns pelo trabalho. Keep castling
Melhor canal do Ytb em matéria de Games, só tem fera, 2h de video e quando acaba a gente fala MAS JÁ ?
Este canal não para de me surpreender! Continue este trabalho incrível, Marcel!!
canal incrivelmente incrível!
Marcel , eu estou encantado com o seu canal ! Consertesa é o melhor canal de games da plataforma , estou impressionado com a profundidade e do conhecimento dos consoles , como em sua maioria somos leigos nessas questões burocráticas , produção e etc ... é fantástico parabéns e estou maratonando tudooo kk um abraço fique na paz do Senhor Jesus , Deus te abençoe querido
Um video com tanta informação que nem parece que tem 2:13 minutos. Parabéns Marcel assisti tanto a primeira quanto a segunda parte concentrado como se estivesse vendo um filme. Abraço
Vídeo ótimo e ainda tem mais um!! S2!!
Excelente assistindo pela vigésima vez ! kkk abcs
Caramba, eu como um eterno fanboy da Sega (até hoje só tive consoles da Sega, à exceção do atari 2600) cheguei a ficar emocionado em alguns momentos dos 2 vídeos sobre o Dreamcast. Que trabalho excelente e respeitoso sobre a empresa que é a minha favorita de videogames até os dias de hoje. Keep up the great work!
Um vídeo muito bom, história cimpleta com detalhes que creio que faltou apenas um, falar sobre Shemue, que foi tido como uma cartada final para o dreamcast e nem foi citado de maneira superficial. Ao menos que a parte 3 fale especificamente dele, pois esse jogo merece uma vez que foi considerado na época como o projeto mais ambicioso e caro de um jogo de video game.
''Extremamente Poderosa'
Caramba a história do comercial na Inglaterra foi incrível, isso deveria ser usado aqui no Brasil, já estou cansado de ser passado pra trás aqui por marketing e publicidade. Fora isso excelente vídeo Marcel e ótimas informações e curiosidades novamente.
Marcel e Junião , sou fã de vocês! Sempre me dando conteúdo que adoro consumir.
[Junião] Uhul, valeu mestre Andre! Super abraço!
Muito bom! Parabéns Marcel e Junião!
depois de ouvir tudo isso se eu fosse um executivo da sega eu teria até crise de panico só de ouvir falar no nome do Dreamcast, eu tinha esse console quando crianca e não sabia que a sega tinha passado por tanta coisa na producão dele
1:22:01 isso bate com algo que já ouvi... Quando uma empresa aumenta demais o investimento na propaganda, é que ela já está com a corda no pescoço e só as pontas dos dedões do pé no banquinho.
e Naquela parte quando abaixa preço demais para forçar aumenta das vendas outro sinal ruim.
E eu pensando que o crônicas do Dreamcast ia se tornar uma lenda tal como o do Saturno... Vocês foram muuuuuuito rápidos dessa vez!!!! Meus sinceros parabéns!!
[Junião] Quando a parada toda é feita no cafofo do Marcel as coisas andam rápidas!
Quem aqui, jogou mais Dreamcast que PS2 na época?
Quem odeia o Bernie Stolar deixa seu like aqui, só para confirmar mesmo...
@@abotoadura O Stolar fez péssimas escolhas comerciais, impedindo que muitos dos melhores jogos para o Saturn viesse para o ocidente, além de outros fatores já explicados em outros vídeos do Mini
@@juliocsdantas Pelo menos fez dois acertos: não abrir as pernas para a EA e peitar a Sega Japonesa no lance do preço do Dreamcast - mesmo que isso tenha custado o seu cargo.
Stolar foi muito mal, mas o ódio dos seguistas deve ser direcionado para a SEGA do Japão, os executivos japoneses que destruíram tudo que foi construído por Tom Kalinske.
Stolar é um idiota.
Bernard Stolar fez decisões ruins, porém não acho que seja merecedor de tanto ódio, não como a SEGA do Japão merece. Tudo que aconteceu com Dreamcast se deve ao fracasso monumental do Saturn, e esse fracasso do Saturn aconteceu porque a SEGA do Japão era uma péssima empresa.
Mais um ótima vídeo!
Eu estava doido para saber a história da NAOMI, da ATOMISWAVE e da CHIHIRO! E isso foi só o começo do que eu achei fantástico no vídeo. Todas as outras informações são um show! Parabéns pelo belíssimo trabalho, pessoal!
Sou fã até hoje da Sega e desta máquina maravilhosa chamada Dreamcast e vejo com o decorrer dos anos o quanto incrível ele era e ainda é mas brigar com o PS2 e o DVD logo de início era uma batalha perdida ,mas admiro o quanto criativa a empresa estava naquela época em se tratando de gêneros de games ,parabéns meu amigo novamente um arraso seus vídeos um grande abraço pra você e pro junião.
1 hora,1hora e meia no máximo,já seria o suficiente, para contar toda a historia desse console.
Antes de assistir já estou deixando um like. Continue assim produzindo qualidade e informação dos videogames que nos trouxeram muitas alegrias e felicidades para todos nós jogadores.
Minicastle sempre trazendo esses vídeos monstruosos e excelentes!! Tem mais informação aqui do que em vários livros e revistas que li!!
Parabéns Marcel,ótimo vídeo...eu na época eu tinha acabado de adquirir meu dreamcast como o tenho até hj funcionando aqui,pena que o console não decolou como a sega queria.
O Velberan pira nessa historia...onde o Marcel consegue garimpar todas essas informaçoes obscuras? na deep web?
1:34:44 Marcel mitando! kkk
já estou ansioso pelo crônicas das placas naomi, atomiswave e outras...
Só vem a parte 3 que esse trem tão bão demais... (não, não sou mineiro... XD)
Enfim, tá legal demais esse "Crônicas"! :D
1:36:08 e pula pra 1:57:55 excelente transição (e triste pra Sega)
Muito show esse crônicas, parabéns
É uma história para triste no meu ponto de vista, a Sega tinha a ambição de ser a líder do mercado mundial de vídeo games, tinha uma postura orgulhosa, porém foi incapaz de notar a mudança que ocorriam. Ela acreditava que ter o hardware mais forte lhe daria a liderança, o Master era melhor que o NES mas não derrubou ele, o mega drive foi um sucesso não pelo hardware mas porque soube aproximar produtores. Até chegar a era 32BITS onde eu vejo uma corrida para ter o aparelho mais poderoso sem notar que criava dificuldades para os programadores.
O katana seguiu a mesma linha, salvo facilidade de programar, a Sega não enxergou o declínio dos arcades e achar que podia parar o sucesso do Playstation.
A Nintendo não teve esse problema pois seu software exclusivo é que vende o hardware.
Eu imagino a Sega do Japão levantando de manhã e falando : ok como vamos falir a empresa hoje ?
Ótima ''crônicas'' Marcel, sempre assisto todas, apesar de não comentá-las muito (geralmente assisto pela smartTV) adoro a Sega! Bom só não esqueça de mencionar o rio de dinheiro que a Sega ganha hoje além dos games por exemplo, com os shows da Hatsune Miku que apesar da IP não ser da Sega, ela é responsável pela tecnologia e os jogos também, abraços!
A maior burrada da Sega:
1) Demitir Tom Kalinske;
2) Contratar Bernard Stolar.
Parabéns ao Mestre Marcel pelo excelente trabalho.
Vídeo incrível !!
Comprei loucamente meu Dreamcast japonês com soul Calibur !! De tão louco não esperei o lançamento americano /nacional
Adoro essa série.
Mais uma "Crônicas" EXTREMAMENTE interessante feita pelo EXTREMAMENTE competente Marcel! 👍👍
Vou DOWNLOADAR (esse termo é ótimo!) Para assistir depois 😊
"Mamilos alienígenas" aos 32:00 foi para acabar com a areia do mar e a agua do deserto, kkkkkk, rindo litros aqui. Mia um excelente vídeo sobre o dreamcast, rapaz, essa obra deve ter dado trabalho, se brincar foi a série de videos que mais foi trabalhosa de produzir.
Caramba, ja tem parte 2!?! Ai sim. :V
Um crônica mais foda que o outro marcel sempre se supera meus parabéns.
Só faltou tocar a Marcha Fúnebre no finalzinho do vídeo, quando o Peter Moore chegou lá no Japão e mandou na lata: "FALIU!"
Brinks, hein? O Dreamcast tinha tudo para ser o novo "Mega Drive" da Sega, mas a sangria de grana infelizmente tornou o projeto insustentável...
Já no aguardo da Parte 03.
Ok, agora nós precisamos de um vídeo sobre a história da Pepsi e da Cheetos :)
1:27:59 na TV Cruj do SBT eles fizeram uma promoção para presentear pessoas com o Dreamcast também. Eu tentei, não consegui. 😁
44:33 Queria saber que jogo é esse de moto, parece ser legal
Head Hunter do Dremcast
Erros após erros, após erros, após erros... era impossivel mesmo o Dreamcast dar certo... Vencer o Playstation acho que era impossivel mesmo, mas poderia fazer ao menos igual a Nintendo, se manter no mercado... é muito triste pois o Dreamcast era um console muito bom com belos e jogos, sendo algum deles muito inovadores como Phantasy Star Online e Shenmue
Eai Marcel, eai Junião! É o Raul da feira dos pássaros na Gametec Zone! Estava ansioso por esse vídeo, Dreamcast é o console que eu ainda quero muito desenvolver um jogo.
Adoro a forma detalhada que vocês apresentam suas pesquisas, sempre com muito conteúdo, fatos e dados, simplesmente incrível o trabalho de vocês!
Sei que esse vídeo segue esse padrão de excelência, um um trabalho esplêndido!
Valeu garoto! Forte abraço!
Olá Raul, tudo bem ?
Vocês ainda estão na Sta Cruz ? Estou precisando levar um SNES para reparo... E tbm preciso da placa metálica de proteção. Abraços
@@acasadosom Sim, a gametec ainda está na Santa Cruz, na rua Machado Bitencourt. O atendimento é feito das 09:00 às 18:00 e de segunda a sábado.
@@Kniksis muito obrigado... Vou dar uma passada aí... Abraços
Parabéns nunca vi um conteúdo tão detalhado a respeito, longo eh verdade mas muito esclarecedor, colocar os fatos em uma linha de tempo ajuda muito em casos complicados como o Dreamcast, realmente muitas decisões hoje são criticadas mas na época seguiam uma lógica até que razoável.
E eu tenho hoje dois Dreamcast, e infelizmente meu primeiro acabou sendo passado adiante pelo clássico defeito nos contatos da fonte, tentei recomprar mas sem sucesso infelizmente.
muita coisa e muito bom
Excelente essa segunda parte e detalha muito bem os pontos onde a SEGA errou e a chegada do PlayStation 2, onde não tinha mais o que fazer e a solução era essa mesma, se tornar uma produtora de software integral pra não falir, espero também na terceira parte sobre o desempenho dele no Brasil, a concordata da Tectoy por alguns fatores, incluindo o Dreamcast e como a SEGA está no mercado. Forte abraço Marcel e Junião!
Esse cara é multo Kidult! Igual eu kkkk
Excelente vídeo!!! Senti muito o fracasso do Dreamcast. Um sistema que teve TUDO pra dar certo, mas as mancadas administrativas da Sega e um Tsuname chamado Playstation, ofuscaram o console que talvez iria repetir o sucesso do Gênesis. A Sony acertou em cheio no psx, acertou onde o N64 e Saturn erraram, criou um nome extremamente sólido. Praticamente correu sozinha... E a grande massa queria a continuação desse sucesso no PS2 e resolveu esperar. Mas esse foi o tiro de misericórdia no último e saudoso console da Sega...TB acho que a Square enix tem "culpa" em não ter desenvolvido jogos e franquias que eram system sellers pro DC. A mesma coisa a Konami... Mas o mundo da voltas, essas developers hj não são a sombra do que foram naquela época e mesmo na época do PS2.
A questão da síndrome de "vira latas" se resume a brasileiros dizem que são sacanas, o ianques documentão que são sacanas e deixam isso bem claro nos contratos "não importa o quanto as partes são honestas uma vai tentar f...der a outra, por isso os contratos tem que prever TUDO!!!"
Test drive le Mans foda demais no Dreamcast
Vai ser difícil esperar até segunda 25/02 para ouvir o restante . . .
Se eu tiver uma filha, o nome dela será Naomi. Kkkkkkk
Rindo litros 1:57:04 , tadinha da sega
sem duvidas o dreamcast pagou pelos erros do saturn
Marcel, e a sega nunca pensou em fazer o dreamcast ser retro com o saturn ? isso nunca passou pela cabeça deles ?
Não sou o Marcel, mas acho que posso responder: a Sega nunca deve ter considerado a retrocompatibilidade, pois precisaria incluir no hard do DC os muitos chips do Saturn, encarecendo demais a sua produção. Emulação? Sem chance.
Como a Sega faz jogos até agora, o cara que ganhou a promoção tem direito até hoje, a Sega lança jogos ainda, a menos que no contrato especifique videogames fabricados pela Sega.... Mas jogos..
Pelo q entendi é só em videogames da Sega msm
Muito bom, Seria otimo ver as cronicas do game cube tambem ;)
Olá, Marcel. Tudo bem?
Eu vi este episódio algumas vezes e uma coisa não sai da minha cabeça, porém, nunca formulo meu comentário... mas vamos a ele...
Sempre que alguém fala sobre o Dreamcast, acaba falando em "como o Dreamcast falhou" ou mesmo "havia algo que a SEGA poderia fazer?"... Nas terceira parte deste especial esse tema acaba sendo abordado...
Usando uma fala sua em algum episódio ao qual não me recordo, olhando para o passado com a visão do presente, eu acabo tendo um pensamento sobre o Dreamcast que não invalida ou desvaloriza o fator "PlayStation 2", que viria no horizonte, ou a adoção da mídia em DVD, ou mesmo a SEGA simplesmente não ter dinheiro em caixa o suficiente para aguentar as pancadas que vinham de todas as direções... Se me permite, e posso estar errado, isso era algo que a Nintendo tinha, pois mesmo que o Nintendo 64 não fosse o sucesso esperado, a Nintendo não "sangrava dinheiro" como a SEGA. E ainda havia o fator Game boy...
Pois bem. Meu pensamento gira em torno do comprador médio de videogames, alguém como eu, que gosto, sim, de videogames e jogos novos, mas espero satisfeito uma baixa considerável de preço de um aparelho (você menciona isso varias vezes em seus videos), em que existam jogos que façam minha compra valer a pena. Agora, como isso era possível no Dreamcast? Pensando no consumidor médio, que não se importa se está jogando um lançamento ou um game de 5 anos atrás, ou mesmo se meu aparelho entrega gráficos fantásticos que a concorrência não o faz, para mim, não comprar o Dreamcast em 1999 ou 2000 fazia todo o sentido...
Quem tinha um PlayStation em 1998 ou 1999 (mesmo que tivesse comprado o aparelho há um ano, por exemplo), tinha uma leva incrível de jogos à disposição que nem preciso citar. Além disso, muitos dos jogos lançados para o Dreamcast tinham versões (mais pobres, é claro, devido às capacidades dos aparelhos vigentes) dos mesmo jogos. Imagino eu mesmo, hoje em dia, indo comprar um hardware novo (por mais em conta que fosse seu valor) para jogar os mesmo jogos que eu encontrava no meu PlayStation. (hum... veio à cabeça meu Xbox One... o Xbox Series X e o PS5, não entendo...)
Muitos desses jogos tinham versões até mesmo para o Nintendo 64... Ready 2 Rumble, Resident evil 2, Dino Crisis, Monaco Grand Prix, F1 Racing. Tomb Raider... Até Vanishing Point! (ok, este não é exatamente conhecido, mas a ideia está ai...) Valeria a pena comprar o hardware da SEGA em 1999, que tinha sim, vários jogos muito bem feitos, mas que compartilhava títulos que meu PlayStation ou mesmo meu Nintendo 64 já tinha? E na concorrência, vale lembrar, que grandes jogos estavam sendo lançados na mesma época. (Agora vale citar... Metal Gear Solid, Resident Evil, Final Fantasy... Pelo Amor... ZELDA!!!!)
Fora que, como você mesmo cita, o PlayStation 2 vinha por aí...
Eu concordo com todos os seus pontos e não teria dito ou escrito nada melhor, mas, falando como consumidos médio, daqueles que comprava um aparelho de video cassete e não me importava se tinha 4 ou 7 cabeças ou se eram de diamante ou que rebobinavam em 15 segundos, desde que eu precisasse apenas inserir a fita e sentar no sofá, a ideia de comprar um aparelho para rodar os mesmo jogos que meu aparelho já localizado ao lado da minha TV rodava (mesmo que com qualidade inferior), não fazia sentido. Seria melhor guardar meu dinheirinho suado para algo realmente novo...
Entenda, eu não escrevi algo inovador, escrevi "novo"...
Espero ter conseguido expressar meu pensamento. Sou um feliz proprietário de 2 Dreamcasts e ainda hoje jogo uma ou duas vezes por mês. Acho um aparelho fantástico e, para mim, tem um valor maior do que meu PlayStation 2, por exemplo, mas não posso deixar de notar que, "ademais" ele tenha grandes e poderosos títulos (Shenmue! Shenmue!), ele pecou em trazer algo que as pessoas realmente desejassem além de jogos que eu já poderia jogar sem ter um Dreamcast em casa...
Sabe aquela discussão (obviamente criada por mim) na hora do recreio?
- Meu Dreamcast é o melhor aparelho! Tem Resident Evil 2 e ontem zerei Dino Crisis!!
- Pois é, cara! Eu já joguei esses jogos faz tempo e ontem terminei Final Fantasy 8...
De um jogador que não se importa com 4K ou um SSD Super Saiyajin, muito obrigado por esses vídeos...
T+
Vendo todas as informações que foram expostas, não só nesse crônicas, mas em todos relacionados a Sega chego a conclusão que a empresa NUNCA respeitou o mercado dos EUA e os consumidores de lá. Eles queriam mais Mega Drive, socaram o Sega Saturn, queriam o Katana, o batizaram de Dreamquest. E como consequência direta dessa falta de consideração vemos o fato da Sega do Japão ter sido tão feladaputa com a Sega da América o quanto a Nintendo foi feladaputa com a Sony e produtoras, talvez a Sega até ganhe nesse quesito, pois eu não consigo conceber, a não ser feladaputagem no sentido mais bruto, uma empresa empresa chegar ao equivalente a enfiar uma banana no ânus e depois dar para a filial comer e ficar rindo como se tivesse saído com as pregar impunes nessa história. A história poderia ter sido diferente, mas não temos como estudar o "se" mas apenas os fatos. Um pouco triste saber que, não podem nem ser consideradas idiotas, porque foram friamente calculadas para terem o efeito que tiveram e atingiram o objetivo de formar tão cirúrgica definiram o fim de uma era!!! O império romano caiu por ser grande demais?! O império da Sega caiu por não ser pequeno o bastante!!!
A Sega do Japão nunca compreendeu o consumidor ocidental..
Vai ser um ótimo vídeo sega pós dreancast e sega sami
Ai sim.....mais uma vez obrigado marcel pelo otimo conteudo, nao nos deixe sem o cronicas do ps2, e lembre-se, nerds adoram detalhes tecnicos.. kkkkk
Abraços amigo
sim conte a ajuda da Pepsi
Igual ao Kevin potter
Olá Sr. Marcel. Pergunta: Os patrocinadores do Minicastle aprovam essa explicação técnica de vossa senhoria (ótima, por sinal) com um game play aleatório em tela cheia ao fundo?
Se sim, por favor desconsidere meu comentário.
Se não, por Deus meu bom homem, não consigo prestar-lhe atenção com um jogo aleatório tomando toda a tela, quero ver sua bela face.
Quando me tornar patrocinador do Mini, serei mais incisivo nesse assunto. No mais, obrigado pelo "documentário".
Vidas Infinitas!
Saudades do fred o sapo
Conteúdo de qualidade!
Inacreditável que a Sega parou de produzir consoles.... A Nintendo se não for bem vai fazer o mesmo, mas é claro que isso é horrível, o mercado perdeu muito sem a criatividade da Sega. A Sony inova pouco, a Micro também, a Nintendo tem mais inovação, por isso renasceu com o Switch, apesar de não ter a máquina mais rápida, tem inovado. A Sega teve muitos erros, se a Sony não fosse tão gigante, e não dependente do mercado de games, talvez tivesse fracassado, mas o poder dela a fez ter todos os recursos para fazer sua plataforma. A Sega com recursos limitados, teve erros que foram mortais para seu sistema Dreamcast...
Acho ridículo quando a empresa preferiu gastar milhares de dólares em propagandas e festas e não baixar o preço do aparelho.... Cinquenta dólares a menos fazem uma grande diferença no lançamento!!!
Estou chocado com esse console com quatro mamilos kkkk que Caraí é isso amigo? Eu voltaria no nome Katana também. Continua assistindo...
Votaria: correção
+ de 2h de video
kcet mago marcel
sapos não tem escamas, pousem pele rugosa ,ou lisa dependendo da especies
Se tivesse drive de dvd heim?Acho q seria diferente
Eu preferia que os japoneses estivessem na liderança do mercado do que os americanos. Os eua deixou o mercado de arcades murchar sem levar em conta toda a maravilhosa história que havia sido construida. Sem esquecer que os eua tem políticas muito mais predatórias de negócios.
Nao nao. La eles nao sabem fazer mais consoles usam toda tecnologia dos unidos estados. O playstation e o unico pilar que restou ele so pode se apoiar em si mesmo
50:30 fala isso pra MIDIA PARCIAL e os UA-camrs FANBOY q falam tantas asneiras sem nem conhecer certo console
Primeiro o like... Agora sim vou assistir kkkkk........Muita informação que eu não sabia da SEGA. Loading.......3° parte
muito bom, mas pra quem ta concentrado ouvindo enquanto trabalha, esse sapinho com voz irritante atrapalha toda a dinâmica do vídeo! ele aparece gritando no meio de um assunto sério, e o volume fica mais alto que sua voz ;) .
Opa valew por preencher essa segunda feira de merda . Salvou o início da semana,valeeeeeeew Marcel.
voce é estrangeiro? estranhei o sotaque, no mais, ótimo video
Tudo isso tanta dor de cabeça , nao era mais facil comprar um ps2 e ser feliz
PETER MOORE, ESPERO QUE SEU AVIÃO CAIA!!!
Cara como que pode a sega vinha se esforçando para agradar os consumidores . Hoje vemos com clareza o mal que foi essa ps . A sega deveria ter dado dreamcast gratis em troca de ps2. As politicagemcda firma era ruim ela pegou o mercado da sega sem perguntar . hj a firma o ps4 e ps5 nao tem mais sossego e as vendas de hardware ja estao muito mais equilibradas e a empresa do Mario nao tem interesse em disputar vendas com a firma do ps4 entao sobra esses promissores anos onde aos poucos a firma que faz o xbox quer recuperar a parte da sega e com as vendas do ps5 apesar de boas estarem em disputa acirrada os proximos 2 anos do ps5 vao definir os rumos da empresa. Ainda mais com um dos principais estudio first do ps5 sendo comprado pela concorrencia e os servicos em nuvem estarem em melhor qualidade AA firma do sonic acredito que logo ira comemorar os resultados
Plastation 2 -era uma mulher Loira Linda que faz massagens nas suas costas ri de suas piadas e toma banho junto com vc.
Dreamcast - Era aquela Mulher bebada que não sabe cuidar dos Filhos e vai para o Bar beber e que ideixa oas filhos coma mae.
Lembro que em 1998 as pessoas eram Totalmente decepcionada com o SATURN nao por qu eo console era Ruim , mas sim Por que a Sega o Abandonou Tinah que ser bem Bobo mas bem bobo para acreditar na Sega mais uma Vez eu ia de PLASTATION 2 resultado Fui feliz quem foi de Dreamcast quem comprou em 2000 em 2001 não não tinha mais jogos.
#BOLSONARO17?