Li esse livro inteiro em voz alta. Sem isso, acho que não conseguiria. Essa história faz parte da minha história. Tentei ler pela primeira vez aos 15 anos. Depois disso, tentei novamente inúmeras outras vezes. Consegui chegar ao final no início deste ano. Se precisasse escolher um livro apenas para ler e reler o resto da vida, seria esse. É inesgotável!
“..eu não sentia nada. Só uma transformação, pesável. Muita coisa importante falta nome”. O que Riobaldo faz, ao narrar a sua história, é um mergulhar psicológico. A cada trecho, a busca por compreender o sentido daquilo. Virou meu livro favorito da vida, sem dúvida! ❤ ❤ ❤ Melhor conselho pra quem vai ler: leiam sem pressa!
- Nonada. Antesmente eu li o livro em 2020. Imaginalmente eu acreditava no meu despoder da travessia, bobeia minha. Pr’ sinhá eu digo meu muito agradecido por esse vídeo, pois muito acrescentou na minha conhecença! Amável, você nos acompanha no desbravamento dos sertões literários, aqui é sistema jagunço! Feliz Diadorim pra quem atravessou o Grande Sertão e não se perdeu nas Veredas! Travessia. ♾
Assim como existe o Bloomsday para comemorar e reverenciar Ulysses, o Grande Sertão: Veredas merecia um dia assim também, o Dia dorim. rsrs Poderia ser no dia do aniversário da paixão de Riobaldo, no 11 de setembro.
Sendo um "geraizeiro" dos rincões de minas vivi um pouco desse mundo do Rosa em minha infância, é um assombro ver um escritor transformar com tanta propriedade o bruto em delicadeza, a intolerância em amor, Rosa é tudo! "Amor é a gente querendo achar o que é da gente"🌸
Diadorim é minha neblina 😍😍😍 Meu personagem preferido, gosto tanto de Diadorim que sempre que penso nele me dá uma dorzinha no coração. Minha introdução no mundo do Rosa foi engraçada, eu trabalhava numa empresa que tinha alguns livros num armário e lá tinha Sagarana. No horário do almoço lá vai eu pegar esse livro sem saber quem era o autor, comecei O burrinho pedrês e não entendi nada, abandonei. Dias depois peguei de novo e comecei a ler e a chavinha virou e nossa... 😍😍😍😍😍. Me apaixonei de um jeito! Amo esse autor demais.
Eu amo "Grande Sertão: Veredas". Creio que seja o livro da minha vida, aquele refúgio que sempre retorno. Amei seu jeito de explicar e o título "O fausto sertanejo", é o jeito que o próprio rosa atribui a sua obra na entrevista em alemão na época que ele era cônsul ... Até cheguei a procurar e ler o Fausto épico do Goethe. Parabéns pelo excelente vídeo!!!
Isso que você falou sobre o livro ser inesgotável,sobre "se lermos duzentas vezes,teremos lido duzentos livros diferentes" me ocorre uma frase do próprio GSV. "Vivendo,se aprende; mas o que se aprende,mais,é só a se fazer outras maiores perguntas." 🙌 Sobre o que você disse sobre frases bonitas, que não seriam tão bonitas se não tivessem sido escritas daquele jeito. A que mais me encantou foi: Aqui digo:que se teme por amor; mas que,por amos,também,é que a coragem se faz.
esse livro é muito bacana, no inicio tu não entende nada devido ao mineirés, mas depois de umas paginas tu começa a entender tudo e vai pra outro mundo, o mundo das veredas no norte de minas gerais
Paloma, que resenha sensacional! Você conseguiu traduzir em palavras a sensação que eu tive com a linguagem de Guimarães Rosa! Sem dúvida, o livro é uma experiência, verdadeira travessia! Vale demais a leitura! Obrigada e parabéns por seu trabalho inspirador!
Meu vizinho me emprestou esse livro e deixei na minha estante, quando ele perguntou se eu já tinha lido eu disse que sim (mentira). Só que ele acabou me dando o livro e eu só resolvi ler por causa de uma LC. Eu me apaixonei por essa história ♥️ e depois de ler eu pensei que se tivesse devolvido o livro que arrependimento eu teria tido.
Paloma.... Paloma... que vídeo lindo!!! Grande Sertão é meu livro favorito da vida. Já li 2 vezes e, assim como você, sou apaixonada pela linguagem dele. Eu sou bióloga e trabalhei um período da minha vida no norte de Minas e sul da Bahia. O povo de lá não fala como Guimarães, mas a linguagem do livro faz tanto sentido para quem já viveu um pouquinho daquela realidade!!! E eu não sei explicar porque.... sei que a linguagem não foi um ponto de dificuldade pra mim e atribuo a essa vivência. Já a falta de pausas foi mais desafiadora. Você me deixou com vontade de mais uma releitura! Obrigada!
Terminei hoje a leitura. Cerca de vinte dias para ler e o resto da vida para mastigar e aprofundar. Li sabendo o final e isto não afetou a apreciação da obra. Ao contrário, foi intrigante acompanhar a vereda até ele.
Fico muito feliz em começar o Domingo assistindo seu vídeo! Você me inspira sempre e minha biblioteca vem crescendo: Ana Karienina, Felicidade Conjugal, As meninas, O Tempo e o Vento, Grande Sertões Veredas, Crônica da casa assassinada (este último comecei a ler ontem e os outros estão na fila). Também amei o anime Fullmetal Alchemist! Muito obrigada por ser assim tão maravilhosa em suas análises e recomendações!
Guimarães é de outro mundo. Está além da nossa realidade. Descortina um universo que não enxergamos .. junto com Machado e agora Veríssimo formam a tríade masculina da nossa literatura!
Eu li sem saber nada do enredo também. Levei 6 meses para fazer a travessia, pois foi lenta e árdua no início. Desisti muitas vezes, mas eu sempre retornava. Depois de um tempo consegui engrenar e fui até o final. As últimas páginas me deixaram sem fôlego, fiquei atônita e chorei de soluçar. É uma experiência incrível. Anotei as mesmas frases que você leu rsrs. Um outro trechinho do qual eu gosto bastante é: "Sertão: é dentro da gente." Que resenha impecável, Paloma! Seu trabalho é feito com excelência, capricho e muita dedicação. 🌻
Esse trechinho que você comentou é lindo e diz tanto sobre o livro, não é? E muito obrigada, Rayssa! Elogio de quem leu esse livro e gostou da resenha vale em dobro, rs!
PALOMA!!! Nossa! Eu estou impressionada com essa resenha, sinto que estivemos numa conversa, porque eu tenho impressões muito semelhantes com as suas. Preciso reler este monumento, é fantástico o que Rosa consegue fazer. Todos os brasileiros que valorizam nossa literatura precisam ler esse livro! Parabéns pelo vídeo. Abraços!
Estou começando a leitura (nem passei das 50 páginas), mas já concordo com o comentário de ler em voz alta. Nesse aspecto, me lembrou dos livros do Faulkner, que eu precisava ler em voz alta para entender. Mas, depois de um tempo, a gente se acostuma com o ritmo e com a linguagem mesmo.
Umas das, dezenas de citações dessa perfeição: " O senhor sabe o que o silêncio é? É a gente mesmo, demais." "Fui fogo, depois de ser cinza" "Só eu que sou capaz de fazer acontecer. Sendo porque fui eu só que nasci para tanto" "E, o que mais foi, foi um sorriso. Isso chegasse? As vezes chega, as vezes." "Vivendo minha sorte, com lutas e guerras" "Naqueles olhos e tanto de Diadorim, o verde mudava sempre, como a água de todos os rios em seus lugares ensombrados. Aquele verde arenoso, mas tão moço, tinha muita velhice, muita velhice querendo me contar coisas que a ideia da gente não dá pra entender - e acho que é por isso que a gente morre." ♥️
Como eu amo grande sertão! Li apenas uma vez, mas tenho certeza absoluta que não absorvi o suficiente. Espero reler em breve ! Excelente vídeo, Paloma!!
Aí que livro lindo, eu amei tanto! Grata demais pela leitura conjunta. Só fiquei triste que só consegui terminar agora e perdi o vídeo do clubinho e a live 😭😭 mas só pelos comentários valeu muito, estou meio obcecada por Guimarães 😂💖💖
Resenha excelente! É um dos meus favoritos da vida, que até anda precisando de uma releitura. Adorei as dicas finais, a de ler com alguém é muito adequada! Eu li sozinha e como PRECISAVA falar sobre o que ia lendo, todo dia de manhã eu ficava contando para meus colegas do trabalho, e eles nem eram do tipo que leem, mas era mais forte que eu 😂. Na releitura, vou convidar alguém para me acompanhar.
Que livro e que experiência ter lido com esse grupo fantástico. Só você para conseguir resumir tudo num vídeo sem entregar. A live foi pura emoção de apaixonados! Obrigada por mais uma LC fantástica!
Esse livro abarca a vida INTEIRA!!!!! Me arrepio toda vez que eu olho pra esse livro de novo depois de terminar e eu tive a impressão que as últimas páginas passaram todas no curso de um único batimento cardíaco! Acho que a linguagem também cria uma imersão tão grande que, a medida que vai chegando no final do livro, quando o próprio Riobaldo começa a retomar alguns momentos da travessia dele, vai dando uma sensação de aperto no peito meio de nostalgia, como se a gente tivesse vivido tudo junto com ele mesmo. Amei tudo o que você pontuou, sobre a linguagem e principalmente sobre a ambiguidade, porque eu sentia que TUDO que acontecia ali, num grupo de jagunços do interior de minas, tinha um significado pra mim e pra minha vidinha de apartamento na capital! Foi transformador! E foi tão especial ter fugido desse spoiler e ter lido o livro sem saber de nada, porque terminei pensando “que prazer indescritível ter lido pela primeira vez” e, com esse spoiler, eu tenho a certeza que quando eu reler vai ser toda uma nova história - como vc bem disse, é inesgotável! Obrigada!!!! Foi pela sua leitura conjunta que eu tive coragem de embarcar nessa história e, meu Deus, que gratidão ter vivido esse livro
- Muito completa sua resenha. obrigada; - Em 1985 a emissora Globo de TV apresentou uma minissérie sobre esta obra - Bruna Lombardi foi muito elogiada; - A esposa de Guimarães Rosa, se não me engano, tem o nome dela em memorial, em Israel, aos que ajudaram os judeus no Holocausto.
Fico feliz em ver GSV aqui no canal. Sou morador de Brasília de Minas (a "Brasília" rapidamente citada nesse livro). Muitos elementos do livro fazem parte de várias histórias que ouvi nessa região do sertão norte mineiro. Guimarães Rosa é um absurdo de bom! Acredito que você vai gostar bastante de Manuelzão e Miguilim
E um deleite ouvi-la Pa ! Sua empolgação é contagiante . Terminando Amos Oz também indicação sua .. vou direto para ele. Vou ler o começo em voz alta … já tinha começado mas desisti pq encontrei uma certa dificuldade . Muito obrigada por mais um vídeo incrível ! Bjs 🥰
Li ano passado e se tornou um dos favoritos da vida! * Sobre a linguagem, tem palavras que só faz mais sentido lendo em voz alta, e outras que, como minha mãe é baiana, ela já conhecia; então eu ia lá perguntar pra ela 😂 *O começo é penoso pra quem, assim como eu, nunca leu nada dele. Mas realmente, depois de umas 30 páginas ou menos, isso se torna natural, as palavras, as mudanças de temas, etc e fica bem mais fácil de ler. Parece até magia rsrs *A passagem em que ele conta sobre o tiroteio (lá pro final) ficou marcada na alma! Como pode alguém descreve algo tão bárbaro de forma tão linda? " Como vou contar, e o senhor sentir em meu estado? O senho sobrenasceu lá? O senhor mordeu aquilo? [...] Ah o senhor pensa que morte é choro e sofisma - terra funda e ossos quietos. O senhor havia de conceber alguém aurorear de todo amor e morrer como só para um. O senhor devia de ver homens a mão tente se matando a crer! Ou a arte de um: tá - tá, e o que já defunto era quem mais matava... O senhor... Me dê um silêncio. Eu vou contar" ♥️ Sem dúvidas vou reler esse ano ainda! É um daqueles livros, que depois que vc termina, vc sente que precisa reler e reler, até sua alma absorver tudo que há nele ✨
Que vídeo incrível! Você conseguiu transmitir muito da sua experiência de leitura e nos ajudar na nossa! Eu consegui atravessar o grande sertão, mas não foi fácil, principalmente por causa da linguagem, mesmo, mais do que pela falta da divisão em capítulos e do vai e vem no tempo. E demorei tanto pra terminar! 🙈 Mas valeu muuuito a pena, pois foi uma experiência inédita e tudo (até mesmo a linguagem 😏) me pareceu "apaixonante". Eu já conhecia o "segredo" principal, mas isso não atrapalhou em nada, pois a riqueza desse livro é tão grande que há muito mais pra nos surpreender... Concordo plenamente com o Antônio Cândido quando ele diz que nesse livro "há de tudo para quem souber ler", pois mesmo com toda a dificuldade que senti consegui perceber as inúmeras "camadas" contidas nele, sujeitas, penso, a muitas interpretações. O léxico de Guimarães Rosa me ajudou demais e também é outra maravilha, na minha opinião, dentro do que se propõe. 👏🏻💜
Esse é um dos livros do meu coração, ele é perfeito. É como o Cândido disse (e você cita): "há de tudo nele, para os que souberem ler". Sobre o interlocutor, por vezes fiquei com a impressão do Willy Bolle, que se trata de Euclides da Cunha. Enfim, "pão ou pães, é questão de opiniães". O que é indiscutível é que esta é mais uma resenha maravilhosa sua.
Amei a resenha! A parte que você fala sobre a linguagem quase me faz pausar o vídeo e correr para a estante e começar essa leitura kkkk. Por motivos de fila de leituras em andamento não será exatamente agora, mas sem dúvidas esse vídeo me deu impulsos a mais para querer desbravar esse livro do Rosa ❤️
Como eu estava ansiosa por esse vídeo, desde que vc anunciou a leitura conjunta não via a hora de saber sua opinião kkk Grande sertão veredas é daqueles livros que você tem vontade de ler novamente como se fosse a primeira vez, é inesgotável, um monumento. Meu livro preferido da vida! Obrigada pelo vídeo, Paloma, vc como sempre foi incrível ❤️
Bom dia, terminei de ler O Tempo E O Vento, parte 1, Érico Veríssimo, O Continente ❤️, vou continuar a ler as outras partes, mais para frente, agora vou ler outros autores. Estou lendo 1808 , Laurentino Gomes, boas leituras 👏👏👏👏👏
Li esse livro com um grupo de amigas no início da pandemia. Foi uma leitura difícil mas proporcionalmente gratificante. Certeza um dos livros da minha vida, irei reler algum dia. Parabéns pelo vídeo 👏🏽"viver é perigoso"
Muito obrigada, Ju! E que delícia que conseguiu ler com amigas! Acho que esse é daqueles livros em que compartilhar a experiência de leitura com outras pessoas engrandece ainda mais a leitura =)
Que resenha incrível Paloma! Uma das suas melhores neste canal. Sem spoilers sobre a trama, você fala sobre as várias camadas dessa narração de Riobaldo, as novas criações linguísticas, as relações com Diadorim e Otalicia, as reflexões filosóficas sobre a culpa e a turbulência da vida e deixa claro que esta obra é uma das grandes da literatura mundial. Infelizmente, como alemão, a obra original é muito difícil para mim, a tradução alemã não está mais disponível comercialmente (e não é mais considerada uma tradução adequada, uma nova tradução está em andamento há muitos anos). Mas seu vídeo me fez querer saber mais sobre a obra (Wikipedia). Descobri que também tem grande linguagem poética e inspiração e fiquei feliz com a interpretação da Maria Bethânia | Grande Sertão Veredas [Diadorim] em vídeo no youtube terminando assim: "Abracei Diadorim, como asas de todos os pássaros, Diadorim é minha neblina. --- Amor é a gente querendo achar o que é da gente"
Parabéns!!! Como sempre penso ao ver seus vídeos, vc consegue contagiar com sua clareza de idéias e a sensibilidade com que fala de suas impressões sobre a leitura. Vc me fez reviver as emoções tão intensas que essa leitura me despertou ao ler no ano passado e muita vontade de reler.
Você não lê e não resenha livro ruim, ou um livro qualquer. Sou encantado com o seu canal e o seu gosto literário. Já falei isso antes né?! Gosto muito dos russos, dos alemães, dos ingleses, especialmente dos clássicos e já comprei muitos livros resenhados por você kkkkkkkkkkk. Faulkner, Zweig e Mann são belos exemplos, mas poderia citar outros... Agradeço sua contribuição e desejo vida longa ao canal e muito sucesso na sua jornada!
Passando para compartilhar o link dessa composição inspirada no livro "Grande Sertão: veredas" de Guimarães Rosa. "Grande Sertão: veredas" é bibliografia de uma disciplina do meu doutorado. Nessa disciplina tinhamos que fazer uma atividade chamada "ATOS DE FALA E PERFORMATIVIDADE". Então, resolvi fazer a canção. No refrão faço uma "brincadeira" com o nome Diadorim, o dividindo. Dedico esta música a todos os amantes desse belo livro! Espero que gostem! ua-cam.com/video/QU4XlDyVOxk/v-deo.html
Simplesmente um dos melhores livros que já li na vida (senão o melhor). Inclusive a melhor coisa p mim foi ter feito essa leitura em conjunto no clubinho S2
Adorei a resenha! Fiquei muito tocada pelas frases que você compartilhou e outras aqui que deixaram nos comentários, me deixou com vontade de ler a obra!
Paloma, eu já tentei ler a ficção de Guimarães Rosa, contudo não consegui. O único livro que li dele foi Uma pequena História da República. Obrigado pela resenha com boas doses de biografia 🙌🏻📚🎬
Que vídeo interessante! Uma aula! Foi para a minha Wish list, mas vou ler em um futuro próximo e verei este vídeo outras vezes para me ajudar. Linda está edição. Vc é incrível Paloma… mais uma vez… falou, falou, fez um vídeo incrível e não entregou nada da história, vou ter que ler🤦🏼♀️ kkk amo vc🥰❤️💜💙💖
Eu anotei tanta coisa desse livro, meu livro ta todo grifado, que se fosse reler só o que anotei já seria uma releitura! 📚 A minha primeira experiência no Clubinho será inesquecível!! 🤩😍🌻
Para quem nunca leu: sigam os conselhos da Paloma. A travessia pelo Grande Sertão será inesquecível. Vai fazer valer a pena cada neurônio que morreu de sede durante a viagem, confiem 😅
Olá Paloma! Vou começar a lê-lo assim que terminar os que tô lendo -- A Insustentável leveza do ser e O Sol desvelado -- não consigo mais de dois ao mesmo tempo haha, minha piriguetagem ainda é pouca kkk
@@PalomaLima estou gostando, mas tem umas horas que ele dá uma viajada, mas como tô lendo em grupo, então de vez em quando eu comento com o pessoal e alguém me explica o que eu acabei de ler kkkk
Ahhh amo tanto esse livro, que quero em breve reler. Comprei a versão de bolso que tem uma capa linda!!! E se eu tinha vontade de reler, vc me atiçou mais Paloma!!!
uma das minhas maiores tristezas literárias foi ter pegado, sem querer, o spoiler desse livro. confesso que isso me desanimou tanto que vivo adiando a leitura :(
Eu tenho o livro mas está guardado, sem coragem de enfrentar a "fera literária." Talvez esses livros de suporte me ajude a entender melhor porque o livro parece tão difícil.
Eu estou na luta contra a linguagem... Já estou em 70% do livro, mas ainda assim, às vezes, Riobaldo entra a falar coisas muito sem nexo pra mim... Palavras estranhas, construção de orações estranhas... Depois volta a uma maneira mais entendível... Vou até o final pra ver se lá consigo ver um sentido em tudo...
Li esse livro inteiro em voz alta. Sem isso, acho que não conseguiria. Essa história faz parte da minha história. Tentei ler pela primeira vez aos 15 anos. Depois disso, tentei novamente inúmeras outras vezes. Consegui chegar ao final no início deste ano. Se precisasse escolher um livro apenas para ler e reler o resto da vida, seria esse. É inesgotável!
Eu não consegui, infelizmente!
“Essa história faz parte da minha história” coisa mais linda 💜
“..eu não sentia nada. Só uma transformação, pesável. Muita coisa importante falta nome”. O que Riobaldo faz, ao narrar a sua história, é um mergulhar psicológico. A cada trecho, a busca por compreender o sentido daquilo. Virou meu livro favorito da vida, sem dúvida! ❤ ❤ ❤
Melhor conselho pra quem vai ler: leiam sem pressa!
A cada momento descubro uma nova frase genial. Não me lembrava dessa!
Essa passagem 🥹💜 e adorei o “mergulhar psicológico”! E muito obrigada por ter feito parte da nossa “jagunçada”, Laissa!
- Nonada. Antesmente eu li o livro em 2020. Imaginalmente eu acreditava no meu despoder da travessia, bobeia minha. Pr’ sinhá eu digo meu muito agradecido por esse vídeo, pois muito acrescentou na minha conhecença! Amável, você nos acompanha no desbravamento dos sertões literários, aqui é sistema jagunço! Feliz Diadorim pra quem atravessou o Grande Sertão e não se perdeu nas Veredas! Travessia. ♾
Assim como existe o Bloomsday para comemorar e reverenciar Ulysses, o Grande Sertão: Veredas merecia um dia assim também, o Dia dorim. rsrs
Poderia ser no dia do aniversário da paixão de Riobaldo, no 11 de setembro.
Concordo com você Leandro. Podia ser tbm 27 de Junho, data do nascimento de Guimarães Rosa.
Amei!😍
Sendo um "geraizeiro" dos rincões de minas vivi um pouco desse mundo do Rosa em minha infância, é um assombro ver um escritor transformar com tanta propriedade o bruto em delicadeza, a intolerância em amor, Rosa é tudo! "Amor é a gente querendo achar o que é da gente"🌸
Diadorim é minha neblina 😍😍😍
Meu personagem preferido, gosto tanto de Diadorim que sempre que penso nele me dá uma dorzinha no coração.
Minha introdução no mundo do Rosa foi engraçada, eu trabalhava numa empresa que tinha alguns livros num armário e lá tinha Sagarana. No horário do almoço lá vai eu pegar esse livro sem saber quem era o autor, comecei O burrinho pedrês e não entendi nada, abandonei. Dias depois peguei de novo e comecei a ler e a chavinha virou e nossa... 😍😍😍😍😍. Me apaixonei de um jeito! Amo esse autor demais.
Aaaaaah 😍 que legal sua história com o Rosa! Por aqui também fiquei com muita vontade de seguir com a leitura da obra dele =)
@@PalomaLima sim, leia Manoelzão e Miguilim, a história do Miguilim é linda e doída
Eu amo "Grande Sertão: Veredas". Creio que seja o livro da minha vida, aquele refúgio que sempre retorno. Amei seu jeito de explicar e o título "O fausto sertanejo", é o jeito que o próprio rosa atribui a sua obra na entrevista em alemão na época que ele era cônsul ... Até cheguei a procurar e ler o Fausto épico do Goethe. Parabéns pelo excelente vídeo!!!
Isso que você falou sobre o livro ser inesgotável,sobre "se lermos duzentas vezes,teremos lido duzentos livros diferentes" me ocorre uma frase do próprio GSV.
"Vivendo,se aprende; mas o que se aprende,mais,é só a se fazer outras maiores perguntas." 🙌
Sobre o que você disse sobre frases bonitas, que não seriam tão bonitas se não tivessem sido escritas daquele jeito. A que mais me encantou foi:
Aqui digo:que se teme por amor; mas que,por amos,também,é que a coragem se faz.
Pra mim, o melhor romance brasileiro.
Rosa e Clarice são autores que a gente lê pra vida.
Livro perfeito!!! Essa história não se esgota. Cada leitura é uma travessia diferente. Amei e lerei muitas vezes ainda!!
esse livro é muito bacana, no inicio tu não entende nada devido ao mineirés, mas depois de umas paginas tu começa a entender tudo e vai pra outro mundo, o mundo das veredas no norte de minas gerais
Paloma, que resenha sensacional!
Você conseguiu traduzir em palavras a sensação que eu tive com a linguagem de Guimarães Rosa!
Sem dúvida, o livro é uma experiência, verdadeira travessia! Vale demais a leitura!
Obrigada e parabéns por seu trabalho inspirador!
Tão feliz em saber que consegui expressar o que você sentiu com a linguagem desse livro 🥹💜 o trabalho que essa resenha deu valeu a pena, rs!
Meu vizinho me emprestou esse livro e deixei na minha estante, quando ele perguntou se eu já tinha lido eu disse que sim (mentira). Só que ele acabou me dando o livro e eu só resolvi ler por causa de uma LC. Eu me apaixonei por essa história ♥️ e depois de ler eu pensei que se tivesse devolvido o livro que arrependimento eu teria tido.
Paloma.... Paloma... que vídeo lindo!!! Grande Sertão é meu livro favorito da vida. Já li 2 vezes e, assim como você, sou apaixonada pela linguagem dele. Eu sou bióloga e trabalhei um período da minha vida no norte de Minas e sul da Bahia. O povo de lá não fala como Guimarães, mas a linguagem do livro faz tanto sentido para quem já viveu um pouquinho daquela realidade!!! E eu não sei explicar porque.... sei que a linguagem não foi um ponto de dificuldade pra mim e atribuo a essa vivência. Já a falta de pausas foi mais desafiadora.
Você me deixou com vontade de mais uma releitura! Obrigada!
Acho esse livro bastante intimidante. Quero muito lê-lo e para isso imagino que vou me superar como leitora.
Grande Sertão veredas é, sem dúvidas, grande obra entre os melhores romances brasileiro.
Que resenha! Empolgada para começar. ❤
Meu escritor preferido mas eu gosto mais do contos do Rosa.Li quase tudo que ele escreveu falta o livro de poemas "Magma".
Meu livro favorito da literatura brasileira, junto com Dom Casmurro. Li ele todo em voz alta, foi uma experiência única
Isso não é um livro é um monumento dos mais lindos que há. Só amo e amo mais. ❤️
Terminei hoje a leitura. Cerca de vinte dias para ler e o resto da vida para mastigar e aprofundar.
Li sabendo o final e isto não afetou a apreciação da obra. Ao contrário, foi intrigante acompanhar a vereda até ele.
Fico muito feliz em começar o Domingo assistindo seu vídeo! Você me inspira sempre e minha biblioteca vem crescendo: Ana Karienina, Felicidade Conjugal, As meninas, O Tempo e o Vento, Grande Sertões Veredas, Crônica da casa assassinada (este último comecei a ler ontem e os outros estão na fila). Também amei o anime Fullmetal Alchemist! Muito obrigada por ser assim tão maravilhosa em suas análises e recomendações!
Aaaaaaah 😍😍😍 TÃO feliz em saber que contribuí com o seu acervo, Denise! Ainda mais sabendo que foi com esses livraços!
Rsse livro e uma reliquia e uma licao de vida , serve para varios aspectos da vida!
Muito bom ter lido essa obra com o Clubinho da Paloma 🥰
E muito bom ter sua companhia! 💜
♥️
Melhor vídeo no UA-cam pra quem AINDA não leu!!!!!! Amei
Esta hoje com 30% de desconto e claro teve de vir para casa. A forma apaixonada como a Paloma fala de livros e leituras faz ter vontade de ler tudo.
Guimarães é de outro mundo. Está além da nossa realidade. Descortina um universo que não enxergamos .. junto com Machado e agora Veríssimo formam a tríade masculina da nossa literatura!
Eu li sem saber nada do enredo também. Levei 6 meses para fazer a travessia, pois foi lenta e árdua no início. Desisti muitas vezes, mas eu sempre retornava. Depois de um tempo consegui engrenar e fui até o final. As últimas páginas me deixaram sem fôlego, fiquei atônita e chorei de soluçar. É uma experiência incrível. Anotei as mesmas frases que você leu rsrs. Um outro trechinho do qual eu gosto bastante é: "Sertão: é dentro da gente."
Que resenha impecável, Paloma! Seu trabalho é feito com excelência, capricho e muita dedicação. 🌻
Esse trechinho que você comentou é lindo e diz tanto sobre o livro, não é? E muito obrigada, Rayssa! Elogio de quem leu esse livro e gostou da resenha vale em dobro, rs!
PALOMA!!! Nossa! Eu estou impressionada com essa resenha, sinto que estivemos numa conversa, porque eu tenho impressões muito semelhantes com as suas. Preciso reler este monumento, é fantástico o que Rosa consegue fazer. Todos os brasileiros que valorizam nossa literatura precisam ler esse livro! Parabéns pelo vídeo. Abraços!
Estou começando a leitura (nem passei das 50 páginas), mas já concordo com o comentário de ler em voz alta. Nesse aspecto, me lembrou dos livros do Faulkner, que eu precisava ler em voz alta para entender. Mas, depois de um tempo, a gente se acostuma com o ritmo e com a linguagem mesmo.
Umas das, dezenas de citações dessa perfeição:
" O senhor sabe o que o silêncio é? É a gente mesmo, demais."
"Fui fogo, depois de ser cinza"
"Só eu que sou capaz de fazer acontecer. Sendo porque fui eu só que nasci para tanto"
"E, o que mais foi, foi um sorriso. Isso chegasse? As vezes chega, as vezes."
"Vivendo minha sorte, com lutas e guerras"
"Naqueles olhos e tanto de Diadorim, o verde mudava sempre, como a água de todos os rios em seus lugares ensombrados. Aquele verde arenoso, mas tão moço, tinha muita velhice, muita velhice querendo me contar coisas que a ideia da gente não dá pra entender - e acho que é por isso que a gente morre." ♥️
Bem grandinho. Tenho essa obra e, quero ler ainda.
Como eu amo grande sertão! Li apenas uma vez, mas tenho certeza absoluta que não absorvi o suficiente. Espero reler em breve ! Excelente vídeo, Paloma!!
Muito obrigada, Mirella! E eis um livro que merece muitas releituras =)
Fiquei muito curiosa para ler esse livro depois do seu vídeo.
Missão cumprida, rs!
Aí que livro lindo, eu amei tanto! Grata demais pela leitura conjunta. Só fiquei triste que só consegui terminar agora e perdi o vídeo do clubinho e a live 😭😭 mas só pelos comentários valeu muito, estou meio obcecada por Guimarães 😂💖💖
“Conto o que eu sei e o que o senhor não sabe. Mas o que quero contar é o que não sei se sei, e que pode ser que o senhor saiba.”
Livro maravilhoso entrou para a lista dos preferidos da vida! ❤
Resenha excelente! É um dos meus favoritos da vida, que até anda precisando de uma releitura. Adorei as dicas finais, a de ler com alguém é muito adequada! Eu li sozinha e como PRECISAVA falar sobre o que ia lendo, todo dia de manhã eu ficava contando para meus colegas do trabalho, e eles nem eram do tipo que leem, mas era mais forte que eu 😂. Na releitura, vou convidar alguém para me acompanhar.
Lene, bora reler juntas em 2024? ☺️ e vamo chamar a Lu tb.
@@marisecorreia4406 Booooora!
Ahahahahahaha imaginando o povo do trabalho ouvindo as filosofadas do Riobaldo (que devem parecer muito “viajadas” para quem não leu o livro)
Que livro e que experiência ter lido com esse grupo fantástico. Só você para conseguir resumir tudo num vídeo sem entregar.
A live foi pura emoção de apaixonados!
Obrigada por mais uma LC fantástica!
♥️
Melhor jagunçada 💜
Parabéns, Palmas!!!! Sou apaixonado pelo livro e você traduziu lindamente
Bom dia, Paloma, ainda não tive coragem de ler este livro, com você fica fácil, para tentar👏👏👏
Como diz Diadorim: há de se ter coragem!
Esse livro abarca a vida INTEIRA!!!!! Me arrepio toda vez que eu olho pra esse livro de novo depois de terminar e eu tive a impressão que as últimas páginas passaram todas no curso de um único batimento cardíaco! Acho que a linguagem também cria uma imersão tão grande que, a medida que vai chegando no final do livro, quando o próprio Riobaldo começa a retomar alguns momentos da travessia dele, vai dando uma sensação de aperto no peito meio de nostalgia, como se a gente tivesse vivido tudo junto com ele mesmo. Amei tudo o que você pontuou, sobre a linguagem e principalmente sobre a ambiguidade, porque eu sentia que TUDO que acontecia ali, num grupo de jagunços do interior de minas, tinha um significado pra mim e pra minha vidinha de apartamento na capital! Foi transformador! E foi tão especial ter fugido desse spoiler e ter lido o livro sem saber de nada, porque terminei pensando “que prazer indescritível ter lido pela primeira vez” e, com esse spoiler, eu tenho a certeza que quando eu reler vai ser toda uma nova história - como vc bem disse, é inesgotável! Obrigada!!!! Foi pela sua leitura conjunta que eu tive coragem de embarcar nessa história e, meu Deus, que gratidão ter vivido esse livro
Um clássico de peso, substância e densidade! 📚💕
- Muito completa sua resenha. obrigada;
- Em 1985 a emissora Globo de TV apresentou uma minissérie sobre esta obra - Bruna Lombardi foi muito elogiada;
- A esposa de Guimarães Rosa, se não me engano, tem o nome dela em memorial, em Israel, aos que ajudaram os judeus no Holocausto.
Tem mesmo! Se eu não me engano, há até uma série sobre a Aracy na Globoplay.
@@PalomaLima tem tbem, mas esta eu não vi
Obrigada, Paloma! Seus vídeos são sempre perfeitos e nos deixam ávidos pela leitura do livro apresentado.
Muito obrigada, Denise! 🥰
Fico feliz em ver GSV aqui no canal. Sou morador de Brasília de Minas (a "Brasília" rapidamente citada nesse livro). Muitos elementos do livro fazem parte de várias histórias que ouvi nessa região do sertão norte mineiro. Guimarães Rosa é um absurdo de bom! Acredito que você vai gostar bastante de Manuelzão e Miguilim
Está na minha lista para comprar. Acho eu que esse ano ainda.
Aí sim!
E um deleite ouvi-la Pa ! Sua empolgação é contagiante . Terminando Amos Oz também indicação sua .. vou direto para ele. Vou ler o começo em voz alta … já tinha começado mas desisti pq encontrei uma certa dificuldade . Muito obrigada por mais um vídeo incrível ! Bjs 🥰
Boa tarde
Os diálogos de riobaldo me lembraram os de Hans Cartop da " Montanha Mágica"
Que linda resennha. Parabens
Muito obrigada, Leandro!
Li ano passado e se tornou um dos favoritos da vida!
* Sobre a linguagem, tem palavras que só faz mais sentido lendo em voz alta, e outras que, como minha mãe é baiana, ela já conhecia; então eu ia lá perguntar pra ela 😂
*O começo é penoso pra quem, assim como eu, nunca leu nada dele. Mas realmente, depois de umas 30 páginas ou menos, isso se torna natural, as palavras, as mudanças de temas, etc e fica bem mais fácil de ler. Parece até magia rsrs
*A passagem em que ele conta sobre o tiroteio (lá pro final) ficou marcada na alma! Como pode alguém descreve algo tão bárbaro de forma tão linda?
" Como vou contar, e o senhor sentir em meu estado? O senho sobrenasceu lá? O senhor mordeu aquilo? [...] Ah o senhor pensa que morte é choro e sofisma - terra funda e ossos quietos. O senhor havia de conceber alguém aurorear de todo amor e morrer como só para um. O senhor devia de ver homens a mão tente se matando a crer! Ou a arte de um: tá - tá, e o que já defunto era quem mais matava... O senhor... Me dê um silêncio. Eu vou contar" ♥️
Sem dúvidas vou reler esse ano ainda! É um daqueles livros, que depois que vc termina, vc sente que precisa reler e reler, até sua alma absorver tudo que há nele ✨
Que vídeo incrível! Você conseguiu transmitir muito da sua experiência de leitura e nos ajudar na nossa! Eu consegui atravessar o grande sertão, mas não foi fácil, principalmente por causa da linguagem, mesmo, mais do que pela falta da divisão em capítulos e do vai e vem no tempo. E demorei tanto pra terminar! 🙈 Mas valeu muuuito a pena, pois foi uma experiência inédita e tudo (até mesmo a linguagem 😏) me pareceu "apaixonante". Eu já conhecia o "segredo" principal, mas isso não atrapalhou em nada, pois a riqueza desse livro é tão grande que há muito mais pra nos surpreender...
Concordo plenamente com o Antônio Cândido quando ele diz que nesse livro "há de tudo para quem souber ler", pois mesmo com toda a dificuldade que senti consegui perceber as inúmeras "camadas" contidas nele, sujeitas, penso, a muitas interpretações. O léxico de Guimarães Rosa me ajudou demais e também é outra maravilha, na minha opinião, dentro do que se propõe.
👏🏻💜
Sempre ouvi tanto falar da fama do Rosa, mas você me fez ficar com muita vontade de ler esse livro!
Tão bom saber disso! Espero que dê uma chance a ele 💜
Sou do interior de Minas e esse romance faz todo sentido para mim ….
Esse é um dos livros do meu coração, ele é perfeito. É como o Cândido disse (e você cita): "há de tudo nele, para os que souberem ler".
Sobre o interlocutor, por vezes fiquei com a impressão do Willy Bolle, que se trata de Euclides da Cunha. Enfim, "pão ou pães, é questão de opiniães".
O que é indiscutível é que esta é mais uma resenha maravilhosa sua.
Ainda não li “Os sertões”, quem sabe quando ler também tenha essa impressão? Veremos! E muito obrigada pela generosidade, Ignácio!
Um abraço enorme!
@@PalomaLima Quando ler vai descobrir de onde Guima tirou "Nonada". rsrs
Abç
Que vídeo maravilhoso, Paloma! Parabéns! :)
Muito obrigada, Sammer! 🥰
Amei a resenha! A parte que você fala sobre a linguagem quase me faz pausar o vídeo e correr para a estante e começar essa leitura kkkk. Por motivos de fila de leituras em andamento não será exatamente agora, mas sem dúvidas esse vídeo me deu impulsos a mais para querer desbravar esse livro do Rosa ❤️
Missão cumprida, rs! 💜
Como eu estava ansiosa por esse vídeo, desde que vc anunciou a leitura conjunta não via a hora de saber sua opinião kkk Grande sertão veredas é daqueles livros que você tem vontade de ler novamente como se fosse a primeira vez, é inesgotável, um monumento. Meu livro preferido da vida! Obrigada pelo vídeo, Paloma, vc como sempre foi incrível ❤️
Muito obrigada, Sabrina! E entrou para os meus favoritos da vida também 💜 livro fora de série
Bom dia, terminei de ler O Tempo E O Vento, parte 1, Érico Veríssimo, O Continente ❤️, vou continuar a ler as outras partes, mais para frente, agora vou ler outros autores.
Estou lendo 1808 , Laurentino Gomes, boas leituras 👏👏👏👏👏
Bom dia, João!
hoje acordei pensando neste vídeo 🥳❤🤩
Aaaah 😍
Com certeza, um excelente vídeo 🎬
@@lincolnsoares67 muito obrigada, Lincoln!
Li esse livro com um grupo de amigas no início da pandemia. Foi uma leitura difícil mas proporcionalmente gratificante. Certeza um dos livros da minha vida, irei reler algum dia. Parabéns pelo vídeo 👏🏽"viver é perigoso"
Muito obrigada, Ju! E que delícia que conseguiu ler com amigas! Acho que esse é daqueles livros em que compartilhar a experiência de leitura com outras pessoas engrandece ainda mais a leitura =)
Que resenha incrível Paloma! Uma das suas melhores neste canal. Sem spoilers sobre a trama, você fala sobre as várias camadas dessa narração de Riobaldo, as novas criações linguísticas, as relações com Diadorim e Otalicia, as reflexões filosóficas sobre a culpa e a turbulência da vida e deixa claro que esta obra é uma das grandes da literatura mundial. Infelizmente, como alemão, a obra original é muito difícil para mim, a tradução alemã não está mais disponível comercialmente (e não é mais considerada uma tradução adequada, uma nova tradução está em andamento há muitos anos). Mas seu vídeo me fez querer saber mais sobre a obra (Wikipedia). Descobri que também tem grande linguagem poética e inspiração e fiquei feliz com a interpretação da Maria Bethânia | Grande Sertão Veredas [Diadorim] em vídeo no youtube terminando assim: "Abracei Diadorim, como asas de todos os pássaros, Diadorim é minha neblina. --- Amor é a gente querendo achar o que é da gente"
Parabéns!!! Como sempre penso ao ver seus vídeos, vc consegue contagiar com sua clareza de idéias e a sensibilidade com que fala de suas impressões sobre a leitura. Vc me fez reviver as emoções tão intensas que essa leitura me despertou ao ler no ano passado e muita vontade de reler.
Esse comentário fez o meu dia 💜 muito obrigada, Luiza!
Uauuu vc e suas resenhas marabilhosas! Vídeo mais que inspirador. Parabéns f...👏👏👏💜❤
Você não lê e não resenha livro ruim, ou um livro qualquer. Sou encantado com o seu canal e o seu gosto literário. Já falei isso antes né?! Gosto muito dos russos, dos alemães, dos ingleses, especialmente dos clássicos e já comprei muitos livros resenhados por você kkkkkkkkkkk. Faulkner, Zweig e Mann são belos exemplos, mas poderia citar outros... Agradeço sua contribuição e desejo vida longa ao canal e muito sucesso na sua jornada!
Ô, Juan! Eu que agradeço pela companhia e por esse comentário tão generoso! Um abraço enorme!
Passando para compartilhar o link dessa composição inspirada no livro "Grande Sertão: veredas" de Guimarães Rosa.
"Grande Sertão: veredas" é bibliografia de uma disciplina do meu doutorado. Nessa disciplina tinhamos que fazer uma atividade chamada "ATOS DE FALA E PERFORMATIVIDADE". Então, resolvi fazer a canção. No refrão faço uma "brincadeira" com o nome Diadorim, o dividindo.
Dedico esta música a todos os amantes desse belo livro!
Espero que gostem!
ua-cam.com/video/QU4XlDyVOxk/v-deo.html
Simplesmente um dos melhores livros que já li na vida (senão o melhor).
Inclusive a melhor coisa p mim foi ter feito essa leitura em conjunto no clubinho S2
Não teria sido a mesma sem vocês 🥹💜 melhor jagunçada
Já preparei o café caprichado, já que o vídeo será longo e sobre esse romance ma-ra-vi-lho-so!😍
Nem com café ☕, eu consegui ler...
Boooooa! 😍
Quase 30 minutos de vídeo do jeitinho que gostamos... 👍 Bom domingo para todos 😍
Bom domingo, Suelen! 🥰
Que deleite de resenha, Paloma!👏👏👏👏
Muito obrigada, Lilian! 😍
💟
Adorei a resenha! Fiquei muito tocada pelas frases que você compartilhou e outras aqui que deixaram nos comentários, me deixou com vontade de ler a obra!
Karoool, você precisa ler esse livro! Pelo que já conversamos, acho que gostará muito dele!
Gostei muito do livro apesar da dificuldade da linguagem!! Obrigada, Paloma...sem vc não teria nem começado!!!
Eu também não teria começado sem vocês 💜
Paloma, eu já tentei ler a ficção de Guimarães Rosa, contudo não consegui. O único livro que li dele foi Uma pequena História da República. Obrigado pela resenha com boas doses de biografia 🙌🏻📚🎬
Acontece! Espero que tenha planos de tentar novamente no futuro. Uma hora vai!
@@PalomaLima obrigado! Prometo voltar a tentar, abraços!
Que vídeo interessante! Uma aula! Foi para a minha Wish list, mas vou ler em um futuro próximo e verei este vídeo outras vezes para me ajudar. Linda está edição. Vc é incrível Paloma… mais uma vez… falou, falou, fez um vídeo incrível e não entregou nada da história, vou ter que ler🤦🏼♀️ kkk amo vc🥰❤️💜💙💖
Ahahahahahahahha juro que o fato de eu eu não ter entregado quase nada da história fará toda a diferença na sua leitura!
Eu anotei tanta coisa desse livro, meu livro ta todo grifado, que se fosse reler só o que anotei já seria uma releitura! 📚
A minha primeira experiência no Clubinho será inesquecível!! 🤩😍🌻
Ahahahahahahhaha te entendo, Mirian!
Para quem nunca leu: sigam os conselhos da Paloma. A travessia pelo Grande Sertão será inesquecível. Vai fazer valer a pena cada neurônio que morreu de sede durante a viagem, confiem 😅
Livro maravilhoso!😍
Olá Paloma! Vou começar a lê-lo assim que terminar os que tô lendo -- A Insustentável leveza do ser e O Sol desvelado -- não consigo mais de dois ao mesmo tempo haha, minha piriguetagem ainda é pouca kkk
Ahahahahah essa piriguetagem é um caminho sem volta! E está gostando do “A insustentável leveza do ser”?
@@PalomaLima estou gostando, mas tem umas horas que ele dá uma viajada, mas como tô lendo em grupo, então de vez em quando eu comento com o pessoal e alguém me explica o que eu acabei de ler kkkk
Adorei sua análise! Estou lendo o livro neste momento - aos poucos. No começo tive bastante dificuldade, agora está fluindo melhor.
Aos poucos o sertão vai ficando menos árido 😅
Ahhh amo tanto esse livro, que quero em breve reler. Comprei a versão de bolso que tem uma capa linda!!! E se eu tinha vontade de reler, vc me atiçou mais Paloma!!!
Aquela leitura que a gente já termina ansiosa para a releitura 😅💜
“Isso é lindo”!!!!
Sagarana vai pra lista dos 12 pra 2023. tá? 😁
Tá! 😂
Dos 12 que agora são 54? Anotado ✅
uma das minhas maiores tristezas literárias foi ter pegado, sem querer, o spoiler desse livro. confesso que isso me desanimou tanto que vivo adiando a leitura :(
Parabéns, Paloma! Belíssima análise. Quem fica comovido com a leitura do seu Rosa, ficará comovido com o vídeo de dona Paloma.
Ô, Caio, muito obrigada! Aliás, recebi seu pacotinho aqui e dei risada com o seu bilhete, rs! Muitíssimo obrigada pela “gaivota”!
@@PalomaLima 😊😊😊
Isso que é uma resenha e não um recontar o enredo do livro. Parabéns.
Muito obrigada, Eva! 💜
Resenha maravilhosa, como sempre!
Muito obrigada, Kelly! 💜
aplaudindo de pé!
🥰
❤❤❤❤❤
Eu tenho o livro mas está guardado, sem coragem de enfrentar a "fera literária." Talvez esses livros de suporte me ajude a entender melhor porque o livro parece tão difícil.
Segue as dicas que eu dei ao fim do vídeo que com certeza vai facilitar sua vida durante a travessia 😃
Paloma, uma dúvida: Se eu assinar o clubinho só ano que vem vou ter acesso ao material desse ano, tipo as lives de discussão de GSV?
Sim, Eva! É só assinar o Plano Tolstói que você tem acesso a todo o material de todas as leituras conjuntas =)
Comecei, mas está dificil de terminar, mesmo com audio ksksk
Persista que a travessia vale a pena =)
Eu estou na luta contra a linguagem... Já estou em 70% do livro, mas ainda assim, às vezes, Riobaldo entra a falar coisas muito sem nexo pra mim... Palavras estranhas, construção de orações estranhas... Depois volta a uma maneira mais entendível... Vou até o final pra ver se lá consigo ver um sentido em tudo...