ETARISMO: o que é e como podemos lidar com isso?
Вставка
- Опубліковано 28 гру 2024
- O etarismo tem sido uma preocupação cada vez maior, assim entendido com o preconceito direcionado a determinadas faixas etárias, sejam as mais jovens ou as mais maduras, normalmente as mais comuns.
Vários outros "ismos" já são objeto de discussão e combate há mais tempo, mas o etarismo entrou no radar da sociedade há menos tempo, mas nem por isso pode ser considerado menos importante.
Neste episódio do programa pensa bem da TV Alterosa (SBT Varginha MG), Stefano Gazzola entrevista três profissionais, dentre eles Alexandre Correa Lima, fundador do portal Revolução Prateada e autor do livro "Longevidade Inteligente - como se preparar para uma vida de 100 anos" (NOVATEC - 2020).
Se gostou do vídeo, curta, compartilhe e assine nosso canal para ficar por dentro das novidades do Canal da Revolução Prateada. Curta nossa página no Facebook e acesse o site www.revolucaopr... para mais informações.
📚 Para adquirir o livro "Longevidade Inteligente", acesse este link: amzn.to/3mHJsxg
👍 Vamos nos conectar?
➡️ Site: www.revolucaop...
➡️ Facebook: / revolucaoprateada
➡️ Linkedin: / revolucao-prateada
➡️ Instagram: / revolucao.prateada
👍 Siga também o Canal do Criador da RP, Alexandre Correa Lima: / alexandrecorrealima
Discussão extremamente relevante. Todos temos que trabalhar desconstruir nossos preconceitos.
Exatamente. Muitas vezes replicamos preconceitos sem nem nos dar conta disso.
Primeira vez no canal . Amei! Tenho 64 anos , caminhando a passos largos para 65 . Gosto muito de aprender e de ouvir pessoas inteligentes .
Gratidão pela sua visita e comentário gentil, Juliana! Apareça sempre por aqui.
Eu terminei a graduação em enfermagem com 65 anos
Parabéns Cícero! Você é um exemplo que sempre é tempo de estudar e aprender coisas novas. Continue assim e sucesso em todas as suas iniciativas! Obrigado pela visita ao canal.
Pra nós mulheres é ainda mais cruel, sofremos ainda mais com etarismo, pois o machismo nos objetifica e a medida que envelhecemos vamos sentindo mais isso. Pra mulheres negras, então.. sentimos o racismo, machismo e o etarismo na pele.
Você tem razão Tainá. O etarismo é ruim para todos, mas pras mulheres pode ser particularmente mais cruel, porque pode ser um preconceito em múltiplas camadas: mulher, “velha”, negra, etc… É uma mudança cultural que começa com a conscientização da existência do problema. Obrigado pela sua participação.
Estou sentindo na pele.
Entrei na faculdade aos 51 anos, formei com 56 anos em Sistemas de Informação e até hoje não conseguir um vaga no mercado de trabalho.
Muito triste tudo isso...
De fato o mercado de trabalho parece ser um bocado restritivo para profissionais acima dos 50 anos… espero que essa realidade mude junto com o perfil da população, cada vez mais maduro. Obrigado pela visita ao canal! Um abraço e boa sorte na busca de uma vaga!
Empreenda
@ o problema é que não existe população madura, o brasil é o país que mais tem jovens no mundo
Faz concursos!!
@@llrrssg, não se iluda , dentro do setor público tem muito etarismo tbm.
A perversidade dos que estão na faixa dos 30 e poucos anos está demais, seja no setor público ou privado .
Algo que não deveria acontecer, já que temos aí uma reforma na aposentadoria que irá obrigar as pessoas a trabalharem por mais tempo, então seria bom que as empresas particulares e os setores públicos comecem a trabalhar isso aí nas relações interpessoais dentro das empresas, maioria dos brasileiros irão morrer trabalhando.
Uau, o fechamento do Alexandre valeu todo conteúdo abordado! Fechou com chave de ouro!
Olá Kleiman! Ficamos felizes que tenha assistido ao vídeo todo. Vamos transmitir seu relato ao Alexandre e tenho certeza que ele ficará feliz em ouvir! Obrigado pela visita ao canal!
Uma discussão SENSACIONAL, vim ver esse vídeo para fazer um seminário da universidade e sai me sentindo muito mais a par do assunto e vendo a real relevância dessa discussão, parabéns!!!
Oi Thiago! Que legal que o vídeo foi útil pra você. É super importante entender e combater o etarismo. Obrigado pela visita ao canal da Revolução Prateada!
Também vim ver o vídeo para fazer um trabalho na Universidade e adorei. Tenho 59 anos e entrei na Universidade a pouco tempo é minha primeira graduação.
@@taniabarbaradasilva9964 parabéns!!! Te desejo tudo de bom e sucesso na sua graduação.
Passando outra vez por aqui, quando vim da outra vez estava pesquisando opiniões sobre o etarismo e hoje passei para dizer que consegui nota 10,0 no meu TCC, e com certeza teve ajuda de suas opiniões. Obrigada!
Puxa, que legal poder ler esse seu relato! Fico feliz que o vídeo sobre etarismo tenha ajudado no seu trabalho. Obrigado pela visita ao canal da Revolução Prateada!
Acabei de fazer uma redação com esse tema no vestibular ufpi
Isaías 40:30-31 ARA
Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.
Nisso tudo o que está ficando para traz que é mais importante em nossa vida AMOR
Fazendo uma especialização aos 68 anos e minha tese será sobre "Etarisno no Serviço Público".
Parabéns pela filosofia de aprendizado contínuo e pelo tema que você escolheu para o seu trabalho. Sucesso! Obrigado pela visita ao canal e apareça sempre por aqui!
Absolutamente necessário 🙄
Boa tarde , estava vendo o vídeo pq estou me preparando para escrever um TCC sobre Etarismo, estou procurado materiais e as mais diversas opiniões. Vi que vcs citaram o nome de uma comunidade formada para preparar pessoas de 50 ou + , para realizar mentorias, chamada Berto , já pesquisei e não a encontro, gostaria de saber um pouco mais sobre esse trabalho. Poderia me dar dicas de como faço para identifica-lá no mundo digital? Obrigada.
Oi Érica, creio que a comunidade seja a Berthô, do Grupo UNIS de Varginha/MG.
Super
Etarismo é mais comumente praticado aos mais velhos, mas também ocorre com jovens, principalmente em busca do primeiro emprego. Estamos numa população que está envelhecendo... Ora lidamos com: "você é jovem demais" ora "você é velho(a)". Serão desafios para gestores: conflitos geracionais e gestão da idade.
Perfeito o seu argumento, Kelly. Etarismo é uma forma de preconceito baseado na idade, seja ela por "muita" idade ou por "pouca" idade. Embora a manifestação mais notória de etarismo seja direcionada aos mais velhos, no mercado de trabalho os mais jovens enfrentam uma montanha colossal de desafios e preconceitos, seja por suposta falta de experiência (e como obter "experiência" se ninguém der o direito a começar a ter experiência?) ou então por conflitos geracionais, divergências na forma como cada geração enxerga o mundo e o trabalho. Obrigado pela sua contribuição com o assunto e pela visita ao canal da Revolução Prateada. Apareça sempre por aqui. Um abraço.
Eu também sofro etarismo diariamente mas não baixo a cabeça
Olá Luciano! Infelizmente o Etarismo (preconceito baseado na idade) ainda é muito comum no mundo e no Brasil. Mas a gente espera com conscientização a gente possa acabar com esse problema. Obrigado pelo seu depoimento e pela visita ao canal. Um abraço.
se voce tem mais de 30 e vai fazer uma faculdade, pra conseguir estagio vai enfrentar o etarismo, ai vem aquele problema, pra conseguir vaga tem que ter experiência, mas pra ter experiência tem que conseguir estagio, e pra se aposentar só com 65 anos 🤡
Exatamente! O Etarismo existe nas duas pontas e atinge tanto maduro quanto jovens. Existe preconceito contra profissionais mais velhos e contra os mais jovens também.
É lamentável esse aspecto no nosso meio mas até mesmo o Estado se comporta dessa forma quando promove concursos e as idades só vai até os 40 anos
Exatamente Laércio. A cultura do Etarismo está impregnada até mesmo em leis e em concursos públicos! Obrigado pela visita ao canal!
Queria comentar, mas é tanta coisa que seria melhor gravar um vídeo pra vocês.
Oiiii! Pode comentar a vontade ou gravar um vídeo, fique a vontade! 😆
Faltando profundidade nesse debate
😢
Concordo, cada um muito centrado em si mesmo e opiniões pessoais. Faltou um diálogo baseado em estudo social. As perguntas eram boas, as respostas e diálogo rasos.
Meu avô tá muito bem; sobe escada, troca luz rsrsrs
Que legal o relato sobre seu avô. Essa geração prateada atual tem muito pique e disposição.
@ Na verdade, essa foi uma fala do rapaz jovem que participa aí do vídeo. Destaquei o trecho porque justamente na discussão do tema etarismo, ele expressa que o avô está muito bem porque sobe escada e troca luz. Precisamos urgentemente observar o que dizemos e o que pensamos. Não estamos conscientes da nossa própria limitação.
Por analogia, guardadas as devidas proporções, essa fala dele se assemelha a dizer "não sou racista porque tenho amigo negro". Não sei se consegui me expressar com clareza.
@@anneevanshumanas Desculpe, não tínhamos captado que você fazia menção a um trecho específico da entrevista. Mas compreendemos perfeitamente seu ponto, muitas vezes esses vieses estão tão inconscientes e enraizados que a gente nem percebe.
@ Sim. Eu mesma me incluo. Tenho 49 anos e meu julgamento a meu próprio respeito é conflituoso nessa questão. A boa notícia é que já percebemos que precisamos trabalhar nisso. Estamos avançando.
@ Pois é, você disse a pslavra mágica: Disposição. Se tem msis disposição porque oferecem lugar no ônibus?
Ser velho no Brasil é quase um crime.
😢
@ Temos que lutar contra o etarismo
Por causa dessa cultura cruel que Luis Gustavo e Leila Lopes se mataram.
O nome que deve ser usado para preconceito de idade
é: PRECONCEITO DE IDADE E NUUNCA JAMAIS EM TEMPO ALGUM, ETARISMO...PALAVRA QUE QUASE NINGUÉM SABE O QUE É, E QUE PREJUDICA A LUTA PELA CRIMINALUZACAO DESSE PRECONCEITO QUE É O MAIS PODRE E BURRO QUE EXISTE, PORQUE VAI ATINGIR AMANHÃ, O PRECICEITUOSO DE HOJE!
😂
HeroÍSMO!