Caro Leonardo. Creio que assisti uns 95% dos seus vídeos e só tenho a lhe agradecer o tempo que você está dedicando a este projeto pois, além de mim, creio que muitos outros interessados e estudiosos da filosofia devem estar sendo orientados e estimulados a caminhar neste mundo maravilhoso do pensamento e da reflexão. Desde o início entendi e admirei seu estilo de aula, ou seja, a bem do entendimento você realmente veste a camisa do autor que está comentando, realizando, por vezes, interpretações que já foram fruto de meus elogios. No entanto, especialmente com relação á obra de Nietzsche, tenho percebido um "empenho" maior nas interpretações (rs). Sou um livre-pensador (ou pelo menos acho que sou! rs) e procuro me inteirar de teorias às vezes bastante antagônicas, mas certamente tenho minhas preferências. Apesar de ter minhas convicções nas possibilidades "além-túmulo" confesso que fiquei fascinado com o raciocínio afiado e cirúrgico de Nietzsche. A lucidez de seus argumentos são realmente "marteladas". E você, Leonardo? Se sentiria a vontade para externar suas próprias convicções? Um grande abraço. Mario.
Olha Mário, pessoalmente não tenho religião, nem acredito em deuses. No entanto, ainda tenho minhas dúvidas sobre estes ideais de Nietzsche. Acho que sou mais da turma do Erasmo: a vida é uma comédia, represente-a. E não tente tirar as máscaras dos atores, pois senão o público ficará nervoso. Assim, todos nós temos nossos delírios, e precisamos deles pra viver. A vida seria insuportável sem isso. Talvez tenha sido isto que Nietzsche não entendeu?
Escola de Filosofia É uma boa linha "de visada". Passei por alguns estágios bastante radicais em minha vida. Fui Espírita Kardecista bastante fervoroso na juventude. Com a maturidade e um curso de licenciatura em Física migrei para o outro extremo: a incredulidade total no que não é matéria. Depois, com o tempo, comecei a enxergar o quanto de fé existe na ciência e isto arrefeceu um pouco meu ceticismo. Hoje tenho "espasmos" (rs) de fé e descrença. Pode ser deslumbre de um neófito na prática do pensamento, mas fiquei realmente impressionado com a agudeza e sofisticação dos argumentos de Nietzsche. Por outro lado, devido a algumas experiências pessoais e talvez pelo próprio instinto de sobrevivência, ainda me resta uma esperança na continuidade, na permanência de algo que transcenda o túmulo. Mas concordo plenamente contigo sobre não arrancar as máscaras dos atores. Com muitos, em meio ao grande público, seria uma verdadeira judiação. Grande abraço.
@@mariobandim Nietzsche, acusado por muitos de ser ateu, auto-declarava-se discípulo de "Dionísio", um deus pagão. Até escreveu poemas em honra a Evoè.
Assisti duas vezes. Parabéns ao Professor Leonardo Zocaratto Ferreira por fazer diferença e ser tão relevante nas vidas de tantas pessoas. Um exemplo para todos nós. Parabéns!
Caro, Leonardo Zocaratto Ferreira. Agradeço muitíssimo suas aulas sobre o livro “Genealogia da moral “ de Friedrich Nietzsche. Abordou de forma didática, diria magnífica, conceitos de Nietzsche que ficaram bastante claros para a minha pessoa. O meu “eu”absorveu de tal forma os conceitos que vc expôs que nao tem como ser o mesmo de antes. Te agradeço e peço que continue passando essa sabedoria a todos nós !
Obrigado pelo seu trabalho de divulgação da filosofia. Essas aulas são uma ótima oportunidade tanto pra quem está iniciando agora quanto pra quem deseja aumentar seu repertório. Realmente aulas memoráveis!
Você é um verdadeiro "artista" nas explanações!!! O público só tem muito a aprender...(aplausos). A vida realmente é um palco onde se transmite apenas a o valor da própria vida cabendo ao público aplaudir o entendido e aplaudir também o não entendido! De qualquer forma precisamos um dos outros!!! Valeu mestre!!!
1:20:00 em diante: essas estratégias sacerdotais de pastoralismo também são parte da cultura corporativa. Aqueles motivacionais que vemos no Facebook o tempo todo: "ame seu trabalho", "você é o que você produz", "um café quentinho de manhã antes do trabalho, alegria nas pequenas coisas"
Sobre o tema do eterno retorno, lembrei-me do filme Feitiço do Tempo, em que o repórter sempre revive o mesmo dia até a vida dele decididamente valer a pena, e ser como que "aprovada" pelo critério proposto por Nietzsche. Ocorre que ali o personagem se alegra ao ser ao final... altruísta. Parece que o diretor se apropria desse critério para dar uma solução à questão do sentido da vida bem diferente daquela imaginada por Nietzsche. Ótima aula. Parabéns!!
excelente meu professor passou o assim falou zaratustra na sala do ensino médio, se você poder e estiver com tempo gostaria de ver esses videos sobre ele, ja li o crepusculo dos idolos e o seu video me ajudo muito, muito, muito mesmo a entender este genio.
Minha perspectiva a respeito do eterno retorno. Ele é uma prova para o além do homem aquele que superou o ressentimento Aquele que afirmou a o destino Porque se você não desejasse viver sua vida totalmente igual E infinitas vezes isso ocorre porque algo te marcou e você não superou.
O Professor Leonardo é show de bola, com a sua didática única e palpável para iniciantes ,parabéns por nos presentear com esses excelentes video aula. ...
Estou re assistindo agora depois de anos é o melhor professor que já vi e esse magnifico autor Nietzsche exerceram toda sua vontade de poder sobre mim kkk obrigado professor por me tirar da maldita matrix
O Leonardo acompanhei desde de o primeiro vídeo da série, e esta mesma série foi por onde conheci o seu canal, bom queria agradecer por fazer esses vídeos estão sendo de grande ajuda para entender tanto a obra do Nietzsche quanto a de outros autores, muito obrigado.
Excelente esta trilogia sobre Nietzsche, assim como a anterior. Muito obrigada Leonardo, por proporcionar um entendimento acessível do autor e importantes e interessantes reflexões sobre o mundo e sobre a vida. Além de tudo ainda me divirto com você, ri muito da parte da anestesia. Obrigada :)
Cara, eu já tinha percebido isso e falei nos meus vídeos, mas vc me deu toda a lucidez da coisa nessa série de 3 vídeos. Obrigado e parabéns pelo trabalho
cara esse professor aí nos brindar com o Zaratustra zoroastro seria um presente Magno mega blaster rsrsrs daria umas sete aulas pq eh um livro denso com muita informações nos seus aforismas mas professor Leonardo deve tah em outros projetos , mas tudo oque tem aí no canal dele eh uma ótima iniciação na filosofia grande professor Leonardo
Gostei muito das aulas de Nietzsche. Quando teremos mais? Poderia requisitar uma aula sobre o livro ´´Assim falou Zaratrusta``? Muito obrigado Professor.
Seu guilherme Baracho,você não entendeu ainda a ideia de eterno retorno,o que ela expressa é exatamente, não que você deva querer se foder com a doença,mas que você precisa afirmar e aceitar a incondicional existência do aqui e do agora, e isso,implica dor,sofrimento como também estado de momentânea felicidade,essa é a alegria do trágico em Nietzsche,tudo junto e misturado.
Suas aulas são top.,👏👏👏👏 Vc poderia fazer ou me indicar uma aula sobre os sofistas, os mestres da retórica Górgias , Protágoras etc. ??? Valeu professor 👊
ótimo!!! caso possível, poderia fazer um especial sobre consciência, estilo "dicionario ferrater mora" mesmo.. rs gostaria muito de ver sua explicação!!! OBRIGADO.
Volte a fazer vídeos, Leonardo! Seus vídeos são muito fodas! Vc tem um talento do caralho para dar aula. Sua didática para explicar coisas complexas são fodas!
Suas aulas são realmente espetaculares. Essa aqui e as aulas do Crepúsculo dos Ídolos especialmente. Só me ficou uma certa discordância, ou incômodo, em relação à maneira como Nietzsche trata a Ciência, colocando no mesmo "saco" do cristianismo, dos sofistas, do comunismo, etc. Mas, não sei refutar...... talvez um dia..... .
Para a aula ficar perfeita, poderia ter a 4ª parte, onde falaria da pessoa Nietzsche , o miserável, ressentido, ignorado, sifílico, louco, desprezado sentimentalmente, submetido aos cuidados da mãe e a irmã. Vamos aguardar para ver se o autor é congruente com a obra.
Bom dia, professor! Parabéns pelas excelentes aulas! Fiquei com uma dúvida... Você menciona que a filosofia até Nietzsche, segundo ele próprio, tinha uma vontade de deserto. Mas isso inclui Aristóteles e Espinoza?
Aristóteles tentou reconciliar os dois mundos. Spinoza fez o mesmo. Entretanto, o Motor Imóvel (Deus Supremo) e seus outros motores (deuses inferiores) de Aristóteles ainda eram transcendentes. O que Spinoza faz, a partir daí, é dizer que só existe o Todo (Omnia) e nada fora dele, defendendo, portanto, um Deus Imanente em vez de Transcendente, o que lhe custou a excomungação da sociedade judaica. Para Spinoza, nós estamos em Deus e Deus está em nós. Mas não apenas em nós, mas também em tudo o que existe, ou seja, a Natureza e o Cosmos, o que se aproxima de um importante e desconhecido conceito da religião persa chamado Yazata. Na verdade, um deus transcendente não faz o menor sentido.
Estou revendo todas as suas aulas sobre Nietzche muito fodaa vou rever todos , e olha escola de filosofia já vi todas as aulas fantástica , sou um entusiasta pela sua volta professor , sua última aula do filosofo descarte muito boaa aprendi mto sobre as escolas de pensamento , mas Nietzche eh a vedete K K K K K k
Entretanto, ascéticos defendem que essa restrições auto-impostas trazem grande liberdade em várias áreas de suas vidas, tais como aumento das habilidades para pensar limpidamente e para resistir a potenciais impulsos destrutivos.
eu chorei muito quando eu descobri que eu joguei muita coisa fora por religiao, chorei e e so de pensar eu choro agora, eu evito pensar nessas coisas pra nao chorar.
Muito bom o vídeo! Em 58:43, ao afirmar que você não tem opinião de nada, que é só um autômato, robô, reproduzindo ideias, não estaria também querendo colocar-se como um emissor neutro, e assumindo um ideal asceta de que seria possível uma postura neutra e desinteressada?
Pensava que ele seria um filho pródigo, mas está mais para Dimas As últimas palavras do alemão teriam sido, segundo Tarr: "Mutter, Ich bin Dumm", ou algo como "Mãe, eu sou um idiota". Friedrich Nietzsche
Q surpresa! acabei de entrar na área de videos do canal e constatei q vcs enviou vários video recentemente! fico feliz por vc voltar a fazer vídeos! Vc é um grande professor de filosofia, pra mim vc é o melhor do UA-cam, junto com o Clóvis de Barros, outro mestre da filosofia.
Obrigado, Vc salvou minha vida. O eterno retorno parece possivel para mim, uma vez que causas e efeitos são reversiveis e o tempo pode fluir tanto para frente quanto para trás, Entao acho possível que o universo seja ciclico.
Cara parabens pelo seu trabalho gosto mt das suas aulas sou filosofo e tb estou escrevendo um livro,tem pagina no face,grupo ou alguma coisa ? vai fazer uma sobre o Heidegger ? vi que vc fez uma do Sartre entao deve conhecer o Heidegger rs pelo menos um pouco.Abss
Escola de Filosofia me perdoa a minha ignorancia leonardo, mas e que eu achei muito interesante o fato de o leonardo afirmar não ter religão nem acreditar em Deus e na aula no 38.38 mencionar " por amor de Deus "
Ah isso é uma expressão cultural. Não tenho religião mas cresci, como você, numa cultura cristã. Então isso é normal, minha linguagem é repleta dessas coisas. Não fico me policiando. Abraços.
Escola de Filosofia ok, obrigado pela resposta, fico aguardando mais dessas fantasticas aulas, se for possivel dar uma dica gostaria de ver aqui um estudo de kierkegaard,.... parabens e abraços
muito bom os seus vídeos, porém uma ressalva parecem muito com as aulas do professor Clóvis de Barros filho, até mesmo os gestos,rss mais o que importa é o conteúdo, valeu
Caro Leonardo. Creio que assisti uns 95% dos seus vídeos e só tenho a lhe agradecer o tempo que você está dedicando a este projeto pois, além de mim, creio que muitos outros interessados e estudiosos da filosofia devem estar sendo orientados e estimulados a caminhar neste mundo maravilhoso do pensamento e da reflexão. Desde o início entendi e admirei seu estilo de aula, ou seja, a bem do entendimento você realmente veste a camisa do autor que está comentando, realizando, por vezes, interpretações que já foram fruto de meus elogios. No entanto, especialmente com relação á obra de Nietzsche, tenho percebido um "empenho" maior nas interpretações (rs). Sou um livre-pensador (ou pelo menos acho que sou! rs) e procuro me inteirar de teorias às vezes bastante antagônicas, mas certamente tenho minhas preferências. Apesar de ter minhas convicções nas possibilidades "além-túmulo" confesso que fiquei fascinado com o raciocínio afiado e cirúrgico de Nietzsche. A lucidez de seus argumentos são realmente "marteladas". E você, Leonardo? Se sentiria a vontade para externar suas próprias convicções? Um grande abraço. Mario.
Olha Mário, pessoalmente não tenho religião, nem acredito em deuses. No entanto, ainda tenho minhas dúvidas sobre estes ideais de Nietzsche. Acho que sou mais da turma do Erasmo: a vida é uma comédia, represente-a. E não tente tirar as máscaras dos atores, pois senão o público ficará nervoso. Assim, todos nós temos nossos delírios, e precisamos deles pra viver. A vida seria insuportável sem isso. Talvez tenha sido isto que Nietzsche não entendeu?
Escola de Filosofia É uma boa linha "de visada". Passei por alguns estágios bastante radicais em minha vida. Fui Espírita Kardecista bastante fervoroso na juventude. Com a maturidade e um curso de licenciatura em Física migrei para o outro extremo: a incredulidade total no que não é matéria. Depois, com o tempo, comecei a enxergar o quanto de fé existe na ciência e isto arrefeceu um pouco meu ceticismo. Hoje tenho "espasmos" (rs) de fé e descrença. Pode ser deslumbre de um neófito na prática do pensamento, mas fiquei realmente impressionado com a agudeza e sofisticação dos argumentos de Nietzsche. Por outro lado, devido a algumas experiências pessoais e talvez pelo próprio instinto de sobrevivência, ainda me resta uma esperança na continuidade, na permanência de algo que transcenda o túmulo. Mas concordo plenamente contigo sobre não arrancar as máscaras dos atores. Com muitos, em meio ao grande público, seria uma verdadeira judiação. Grande abraço.
+Escola de Filosofia
Agora q eu fiquei sabendo q o professor aprecia as ideias de Erasmo, essa será a próxima video aula q eu vou assistir.
Fui me meter a assistir e a ler Erasmo e foi mais um baque no castelinho de areia que são minhas convicções...
@@mariobandim Nietzsche, acusado por muitos de ser ateu, auto-declarava-se discípulo de "Dionísio", um deus pagão. Até escreveu poemas em honra a Evoè.
Assisti duas vezes. Parabéns ao Professor Leonardo Zocaratto Ferreira por fazer diferença e ser tão relevante nas vidas de tantas pessoas. Um exemplo para todos nós. Parabéns!
Professor Leonardo, reative o canal, é um excelente meio para divulgação da Filosofia.
Excelente
Up.
Dito e feito.
Emancipação. É a definição dessa aula.
Caro, Leonardo Zocaratto Ferreira.
Agradeço muitíssimo suas aulas sobre o livro “Genealogia da moral “ de Friedrich Nietzsche.
Abordou de forma didática, diria magnífica, conceitos de Nietzsche que ficaram bastante claros para a minha pessoa. O meu “eu”absorveu de tal forma os conceitos que vc expôs que nao tem como ser o mesmo de antes. Te agradeço e peço que continue passando essa sabedoria a todos nós !
Já assisti o vídeo umas 3x, e li o livro pela segunda vez.
Você faz a diferença, professor. Obrigado pelos vídeos!
Obrigado pelo seu trabalho de divulgação da filosofia. Essas aulas são uma ótima oportunidade tanto pra quem está iniciando agora quanto pra quem deseja aumentar seu repertório. Realmente aulas memoráveis!
Obrigada pelas excelentes aulas! Por contribuir para a minha introdução na literatura de Nietzsche e para a minha prática clínica.
Você é um verdadeiro "artista" nas explanações!!! O público só tem muito a aprender...(aplausos). A vida realmente é um palco onde se transmite apenas a o valor da própria vida cabendo ao público aplaudir o entendido e aplaudir também o não entendido! De qualquer forma precisamos um dos outros!!! Valeu mestre!!!
valeu cara. Você faz muitos elogios às minhas aulas. Agradeço a todos!
FIQUEI MUITO FELIZ COM SUA RESPOSTA( RETORNO)!! PASSEI
A ADMIRÁ-LO AINDA MAIS!! VALEU MESTRE!!!
1:20:00 em diante: essas estratégias sacerdotais de pastoralismo também são parte da cultura corporativa. Aqueles motivacionais que vemos no Facebook o tempo todo: "ame seu trabalho", "você é o que você produz", "um café quentinho de manhã antes do trabalho, alegria nas pequenas coisas"
O conteúdo do canal é bom, ele se expressa com muito talento, infelizmente o canal foi abandonado, é um desperdício.
Desperdício para quem?
Sobre o tema do eterno retorno, lembrei-me do filme Feitiço do Tempo, em que o repórter sempre revive o mesmo dia até a vida dele decididamente valer a pena, e ser como que "aprovada" pelo critério proposto por Nietzsche. Ocorre que ali o personagem se alegra ao ser ao final... altruísta. Parece que o diretor se apropria desse critério para dar uma solução à questão do sentido da vida bem diferente daquela imaginada por Nietzsche. Ótima aula. Parabéns!!
Amo tuas aulas ! És um bom Professor ! Muito agradecida !
excelente meu professor passou o assim falou zaratustra na sala do ensino médio, se você poder e estiver com tempo gostaria de ver esses videos sobre ele, ja li o crepusculo dos idolos e o seu video me ajudo muito, muito, muito mesmo a entender este genio.
Minha perspectiva a respeito do eterno retorno.
Ele é uma prova para o além do homem aquele que superou o ressentimento
Aquele que afirmou a o destino
Porque se você não desejasse viver sua vida totalmente igual
E infinitas vezes isso ocorre porque algo te marcou e você não superou.
Fantastico! Apreciaria poder retornar eternamente uma vez e outra pra degustar seu talento e tais ideias
Volta professor Leonardo. Felicidades.
mais uma aula fantástica
O Professor Leonardo é show de bola, com a sua didática única e palpável para iniciantes ,parabéns por nos presentear com esses excelentes video aula. ...
Estou re assistindo agora depois de anos é o melhor professor que já vi e esse magnifico autor Nietzsche exerceram toda sua vontade de poder sobre mim kkk obrigado professor por me tirar da maldita matrix
Brother. Tu manjas dos paranauês. Conteúdo e cadência na medida certa. Valeu
O Leonardo acompanhei desde de o primeiro vídeo da série, e esta mesma série foi por onde conheci o seu canal, bom queria agradecer por fazer esses vídeos estão sendo de grande ajuda para entender tanto a obra do Nietzsche quanto a de outros autores, muito obrigado.
obrigada professor pela suas aulas, foram de grande ajuda e muito esclarecedoras.
pura luz para os iniciantes...obrigado...
Excelente esta trilogia sobre Nietzsche, assim como a anterior. Muito obrigada Leonardo, por proporcionar um entendimento acessível do autor e importantes e interessantes reflexões sobre o mundo e sobre a vida.
Além de tudo ainda me divirto com você, ri muito da parte da anestesia. Obrigada :)
Cara, eu já tinha percebido isso e falei nos meus vídeos, mas vc me deu toda a lucidez da coisa nessa série de 3 vídeos. Obrigado e parabéns pelo trabalho
Bom demais aprender muito aprendizado enche de energia vital para batalhar nos nosso objetivos ...!! Bravo Nietzsche!
adoraria mais aulas de Nietzsche,ajuda na síntese de conhecimento de seus livros,
tais como além do bem e do mal e O Anticristo
O senhor faz falta aqui no UA-cam. Amei o desfecho dessa aula, magnífico!
Eu tinha lido e estudado esse livro, mas você é muito bom......quero assistir mais aulas!!!
Espetacular! Fechou a série com Chave de Ouro! Esplêndido!
Volte a fazer vídeos!!!!!!! Por favor!!!!
bom demais as aulas desse cara
cara esse professor aí nos brindar com o Zaratustra zoroastro seria um presente Magno mega blaster rsrsrs
daria umas sete aulas pq eh um livro denso com muita informações nos seus aforismas
mas professor Leonardo deve tah em outros projetos , mas tudo oque tem aí no canal dele eh uma ótima iniciação na filosofia
grande professor Leonardo
Gostei muito das aulas de Nietzsche. Quando teremos mais? Poderia requisitar uma aula sobre o livro ´´Assim falou Zaratrusta``? Muito obrigado Professor.
Parabéns pelo seu trabalho!
Cada vídeo que assisto, mais quero assistir, independente do tempo de gravação.
Leonardo obrigada ! Volte com a canal !
Nitzche desmascara todos e tudo! Uau!
Mandou bem demais, Leonardo !
Um dos melhores professores que já tive. Você faz falta no instagram
Sartre, certamente leu muito Niet para escrever a teoria existencialista.
A explicação desse professor na moral... É f0d4
Seu guilherme Baracho,você não entendeu ainda a ideia de eterno retorno,o que ela expressa é exatamente, não que você deva querer se foder com a doença,mas que você precisa afirmar e aceitar a incondicional existência do aqui e do agora, e isso,implica dor,sofrimento como também estado de momentânea felicidade,essa é a alegria do trágico em Nietzsche,tudo junto e misturado.
Suas aulas são top.,👏👏👏👏 Vc poderia fazer ou me indicar uma aula sobre os sofistas, os mestres da retórica Górgias , Protágoras etc. ??? Valeu professor 👊
Aula incrível!
Excelente aula!!!!!!!
Parabéns!!!! Volta à gravar vídeos!!!!
ótimo!!! caso possível, poderia fazer um especial sobre consciência, estilo "dicionario ferrater mora" mesmo.. rs gostaria muito de ver sua explicação!!! OBRIGADO.
Sensacional, espero mais aulas sobre Nietzsche.
Excelente abordagem do tema.
Eu adorei. Obrigada!!!!!!!!!!
Volte a fazer vídeos, Leonardo! Seus vídeos são muito fodas! Vc tem um talento do caralho para dar aula. Sua didática para explicar coisas complexas são fodas!
Tu es top professor . Gratidão from USA
Excelente aula 👏👏
Grato pela reflexão!!!
Cara você é muito bom!
Muito bem explicado. Teria como fazer uma aula sobre direito à cidade de Lefevbre?
Suas aulas são realmente espetaculares. Essa aqui e as aulas do Crepúsculo dos Ídolos especialmente.
Só me ficou uma certa discordância, ou incômodo, em relação à maneira como Nietzsche trata a Ciência, colocando no mesmo "saco" do cristianismo, dos sofistas, do comunismo, etc. Mas, não sei refutar...... talvez um dia..... .
Aula perfeita!👏👏👏
Para a aula ficar perfeita, poderia ter a 4ª parte, onde falaria da pessoa Nietzsche , o miserável, ressentido, ignorado, sifílico, louco, desprezado sentimentalmente, submetido aos cuidados da mãe e a irmã. Vamos aguardar para ver se o autor é congruente com a obra.
Bom dia, professor! Parabéns pelas excelentes aulas!
Fiquei com uma dúvida...
Você menciona que a filosofia até Nietzsche, segundo ele próprio, tinha uma vontade de deserto. Mas isso inclui Aristóteles e Espinoza?
Aristóteles tentou reconciliar os dois mundos. Spinoza fez o mesmo. Entretanto, o Motor Imóvel (Deus Supremo) e seus outros motores (deuses inferiores) de Aristóteles ainda eram transcendentes. O que Spinoza faz, a partir daí, é dizer que só existe o Todo (Omnia) e nada fora dele, defendendo, portanto, um Deus Imanente em vez de Transcendente, o que lhe custou a excomungação da sociedade judaica. Para Spinoza, nós estamos em Deus e Deus está em nós. Mas não apenas em nós, mas também em tudo o que existe, ou seja, a Natureza e o Cosmos, o que se aproxima de um importante e desconhecido conceito da religião persa chamado Yazata. Na verdade, um deus transcendente não faz o menor sentido.
Aula fantástica!
Que aula!! Obrigado
Estou revendo todas as suas aulas sobre Nietzche muito fodaa
vou rever todos , e olha escola de filosofia já vi todas as aulas fantástica , sou um entusiasta pela sua volta professor , sua última aula do filosofo descarte muito boaa aprendi mto sobre as escolas de pensamento , mas Nietzche eh a vedete K K K K K k
Que aulão 👏👏👏👏
Muito obrigado!
Ótima aula!!!!!
Professor, você pensa em falar algo da filosofia de Arthur Schopenhauer, fora aquele vídeo da Arte de Ter razão?
Entretanto, ascéticos defendem que essa restrições auto-impostas trazem grande liberdade em várias áreas de suas vidas, tais como aumento das habilidades para pensar limpidamente e para resistir a potenciais impulsos destrutivos.
O comentário dele sobre o livro Alice ni país das maravilhas...ja vi 5 vezes
eu chorei muito quando eu descobri que eu joguei muita coisa fora por religiao, chorei e e so de pensar eu choro agora, eu evito pensar nessas coisas pra nao chorar.
Muito bom o vídeo! Em 58:43, ao afirmar que você não tem opinião de nada, que é só um autômato, robô, reproduzindo ideias, não estaria também querendo colocar-se como um emissor neutro, e assumindo um ideal asceta de que seria possível uma postura neutra e desinteressada?
Pensava que ele seria um filho pródigo, mas está mais para Dimas
As últimas palavras do alemão teriam sido, segundo Tarr: "Mutter, Ich bin Dumm", ou algo como "Mãe, eu sou um idiota".
Friedrich Nietzsche
Leonardo, eu gostaria de saber se um dia vc voltará a fazer novos vídeos e se ainda lê os comentários. abs!
Q surpresa! acabei de entrar na área de videos do canal e constatei q vcs enviou vários video recentemente! fico feliz por vc voltar a fazer vídeos! Vc é um grande professor de filosofia, pra mim vc é o melhor do UA-cam, junto com o Clóvis de Barros, outro mestre da filosofia.
Se for possível fazer ainda mais aulas sobre Nietzsche, por favor faça, professor! Parabéns! Aula excelente!
Ótima aula! Deveria retomar o projeto.
Na igreja, os fiéis batem no peito e dizem: minha culpa, minha culpa, minha máxima culpa...
.
Obrigado, Vc salvou minha vida. O eterno retorno parece possivel para mim, uma vez que causas e efeitos são reversiveis e o tempo pode fluir tanto para frente quanto para trás, Entao acho possível que o universo seja ciclico.
todos nós cumpridos uma imposição
Muito bom.
Eu pensava que o professor estava falando para outras pessoas quando olhava para o lado! KKKK
VOLTA A FAZER VÍDEOS!
Fenomenal!
Cara parabens pelo seu trabalho gosto mt das suas aulas sou filosofo e tb estou escrevendo um livro,tem pagina no face,grupo ou alguma coisa ? vai fazer uma sobre o Heidegger ? vi que vc fez uma do Sartre entao deve conhecer o Heidegger rs pelo menos um pouco.Abss
parabens por todas as aulas achei todas muito boas, mas me explica mestre leonardo o que aconteceu no 38,38.....
O video pra mim está normal neste momento que você cita.
Escola de Filosofia me perdoa a minha ignorancia leonardo, mas e que eu achei muito interesante o fato de o leonardo afirmar não ter religão nem acreditar em Deus e na aula no 38.38 mencionar " por amor de Deus "
Ah isso é uma expressão cultural. Não tenho religião mas cresci, como você, numa cultura cristã. Então isso é normal, minha linguagem é repleta dessas coisas. Não fico me policiando.
Abraços.
Escola de Filosofia ok, obrigado pela resposta, fico aguardando mais dessas fantasticas aulas, se for possivel dar uma dica gostaria de ver aqui um estudo de kierkegaard,.... parabens e abraços
muito bom os seus vídeos, porém uma ressalva parecem muito com as aulas do professor Clóvis de Barros filho, até mesmo os gestos,rss mais o que importa é o conteúdo, valeu
10:50 definições de ideal ascético
Fechou com tudo!
Excelente
Os filósofos ou sacerdotes , diziam ter a verdade, ou a criavam. Veio Nietzsche na martelada " para que, e para quem essa " verdade "
Top!!!
Outra coisa que me ocorreu: Você acha precoce montar uma aula sobre Sartre? (O Ser e o Nada). Abç
Acho sim Mário. Na verdade queria comentar outros temas ainda.
Correção
1:47:16 não é o cara q gargalhada, mas as pessoas q acham ele louco. Não haviam pessoas q acreditavam em deus.
Que aula do caralho!!!
Eu fico imaginando em que momento da vida ele comeu isopor por engano
Aula pica
top demais
tú é D+...
gostei
❤