Os romanos eram conhecidos por criar túmulos para seus cães e lhes deram epitáfios para lembrá-los. Uma dessas inscrições dizia: "Estou em lágrimas, enquanto o carrego para seu último lugar de descanso, tanto quanto me alegrei ao trazê-lo para casa com minhas próprias mãos há 15 anos".
Diz a lenda que o canis pugnax era treinado para atacar na garganta e "degolar" o inimigo, aproveitando o potencial agressivo da raça. E também havia um ditado popular em roma que até hoje é usado: "ele foi jogados aos cães". Esse ditado surgiu porque os romanos alimentavam os Canis Pugnax jogando seus inimigos de guerras nos canis cheios de Canis Pugnax, dai nasceu a famosa expressão, "jogados aos cães"! Detalhe, eles acreditavam que essa pratica aumentava o instinto predatório dos cães em relação aos homens, sendo mais eficazes quando levassem eles para a guerra.
Legionários, nada se compara ao Poderoso, Destemido, Sanguinário e Bravo das Estepes. O Pinscher! Esse nome fez ordas de bárbaros temerem a Legiões de Roma. Pinscher, seu uivo ecoa pelas planícies... ❤️😘👏👏👏👏👏
Também eram usados, como tu falou, no Coliseu quando tinha alguma apresentação de Gladiadores e etc, eram muito populares. Tive um que foi o Mastin Napolitano, era lindo demais, maior do que eu, pesava 80 quilos, infelizmente morreu com 6 anos, ele tinha cardiopatia e sofreu um ataque cardíaco quando estava dormindo, vai fazer 1 mês e sinto muita falta dele, se chamava Pompeu.
" Deus criou o homem, e achando o muito frágil... Deu lhe um cão". Fascinante este episódio, os cães sempre foram nossos companheiros mais leais, desde tempos remotos!!!
Vrdde si deixa uma pessoa qui se diz seu amigo,dentro di um porta mala di um carro ,por 40 mints qando vc abri o primeiro a sai i ti abraça será u cachorro, pq u outro vai fica bravoo..si vc da um tapa no cachorro ele si afasta por alguns mints si vc chama ele vem i ainda será seu amigo,,$agora da um tapa meio fort em pessoa qi si diz amigo seu ,vai qere ate ti bate ,briga cm vc ,,os cães sempre foi o melhor amigo leal do homem...
@@Maremoto123 Você que acredita no mito de cães terem super poderes, eles só observam as coisas numa ótica diferente da nossa, e podem sim perceber algo suspeito, mas nada de extraordinário, se fosse assim cães fugiriam quando alguém maldoso os chama-se pra lhes fazer algum mal. E infelizmente isso acontece e muito.
Mano da hora os animais merecem reconhecimento mesmo ótima matéria parabéns os animais vivem bem com humanos e entre eles mesmo os humanos não vivem bem nem entre eles .
O cachorro sempre encontrará um lugar na história! São seres fenomenais, participando do dia a dia na vida do homem, o "melhor amigo do homem, justifica toda nossa homenagem, respeito e amor, pois salvam vidas, nos acompanham, protegem e dão suas vidas pela lealdade que está presente em sua personalidade. Defendo com ímpeto essa homenagem, pois amo esse animal! Ao meu ver o melhor bicho de estimação do mundo!
Excelente documentários vem do exército romano oque hoje definimos em nossas forças militares a divisão de cães usados em guerra , guarda, salvamento e procura de entorpecentes ilícitos. todas as instituições militares, mundial usam cães em suas atividades .
Seus vídeos são maravilhas para quem é apaixonado por história e, em específico, pela do Império Romano. Mesmo eu sendo um curioso e já tendo lido e pesquisado sobre e até mesmo assistido aulas de latim, gostaria que um dia fizesse um vídeo sobre o idioma oficial do Império.
Se puder, faça uma série sobre animais usados em campo de batalha, além dos cavalos, como 🐘elefantes, camelos🐫 ou outras raças de cães, que faziam parte dos exércitos romanos ou bárbaros. Excelente trabalho o seu!👍
Se não há tantos relatos de uso deles EM GUERRA pode ser pelo fato de não terem conseguido adestra-los muito bem, considerando o empurra-empurra que pode ter no meio da batalha, os cães podem não conseguirem distinguir os soldados. Sendo assim atrapalhando mais do que ajudando. Minha opinião.
@@cks3602 desde os 15 anos treinando cachorros de trabalho.....não tenho que provar nada....você pesquise estude ! Nos dias de hoje cães militares reconhecem de inmediato um terrorista do issis a um militar da tropa a qual ele presta serviços
Pelo que consegui apurar com o passar dos anos os romanos cruzaram várias raças até chegarem talvez já na parte final do imério a raça conhecida como Cani corso, que dura até os dias de hoje na Itália e em todo mundo.
Teu canal é sensacional. Agradeço ao seu trabalho e digo, melhor canal de assuntos Romanos, não exista. Forte abraço camarada!
2 роки тому+1
Muito obrigado cara. Eh sempre bom ouvir elogios como os seus. Tbm te agradeço por vc ta sempre trazendo boas ideias e compartilhando oq sabe nos comentarios. Estamos sempre a aprender. Tmj
Excelente vídeo com um grande conteúdo Histórico , eu sou fascinado pela História do Império Romano e antes conhecido como República de Roma com as Legiões Estrangeiras Romanas , suas táticas de se defenderem e de combate , foram os pioneiros na formação tartaruga que consiste em pelotões de soldados colocando os escudos na frente e os soldados atrás colocavam os escudo acima da cabeça , esperando o inimigo atacar e se perder no que se diz em estratégias de ataques ofensivos. A espada Gladio no meu ver é a mais bonita que já foi criada no período da antiguidade.☝🏾☝🏾☝🏾👏🏾👏🏾👏🏾🤝🏾🤝🏾🤝🏾👍🏾👍🏾👍🏾👊🏾👊🏾👊🏾💪🏾💪🏾💪🏾💀💀💀🗡🗡🗡🦅🦅🦅
Eu nao diria que foram " os pioneiros " mas com certeza foram alguns dos primeiros , tem-se relato de serem feitas tais formações desde +- a época do início do império Macedônio, mas com certeza eles foram os que mais usaram e popularizaram essa formação. Obs : já ouvi dizer que os gregos usavam as vezes , mas ao meu ver , nunca vi nenhuma prova , pelo que sei os gregos assim como a maioria dos macedonios usavam a falange mais " comum " famosa muralha de escudos , e não a formação tartaruga . " a cavalaria é o martelo e a falange é a bigorna " ~ felipe II da Macedônia
Há uma ligação, principalmente se considerarmos que um é um molossoide mais recente e o outro mais primitivo. Mas dizer que ambos são a mesma coisa é um erro, tanto que, se não estiver enganado, a descendência do Cane corso é atribuída ao mastim napolitano, esse que derivaria diretamente do cão romano original.
Tem ancestrais em comum pois todos descendem do lobo, mas o Shitzu é uma raça asiática que no seu início era utilizada para caçar ratos... Bem diferente de um molosso (fila brasileiro, rotweiler, presa canário, mastins, dogue brasileiro, etc) são cães com linhagem mto diferente além de ter uma separação mto grande entre cães orientais e ocidentais.
Muito interessante. No Brasil, curiosamente os cães de guerra, mais especificamente o Fila brasileiro, foi uma raça muito usada pelos bandeirantes em suas guerras de conquista sobre os índios, nos séculos XVI e XVII.
já vi o nome do canal histórias romanas já me escrevi e dei like show. massa que tem muitas histórias romanas e isso gosto pra Caraí. no meu Pc o que mais tem eh jogos do antigo império romano kkk. parabéns pelo canal, não sabia que tinha canal assim!.
Acho que eles deviam ser úteis em batalhas contra cavalaria já que assustaria os cavalos oque faria que seus cavaleiros caírem, porque contra uma infantaria usando de lanças e em um formação organizada poderia facilmente lidar com eles a não ser que fosse usado na reta final da batalha quando as formações estão desorganizadas e também para perseguir inimigos
com certeza é na reta final, não faz sentindo soltar cães em uma legião em formação...deveriam ser usados em assaltos rápidos pra finalizar pelotões antes da chegada de reforços ou caçar soldados batendo em retirada....deveriam ser o inferno pra um soldado ferido imagina, atiçados pelo sangue...pulando no rosto de um soldado com o braço ferido e exausto, sem condições de se defender.
@@canaldojoe4214 acredito que os cães nem eram utilizados para matar os inimigos mas sim para capturá-los e dominalos para que fossem capturados e escravizados, imagina um animal de 50kg pulando em cima de um soldado cansado e ferido enquanto o morde ferozmente, não acho que ele seria tão eficiente em finalizar alguem, mas duvido que um soldado em tal estado conseguiria se livrar do cão e escapar
Interessante, tudo que é dito! Em 6:38, a gravura do homem é parecida com a do general Maximus, do filme "Gladiador", no início do filme, na batalha constra os povos germanos. Nessa batalha há um cão que, no filme, parece com um pastor alemão, vestindo uma espécie de armadura e que participa da batalha.
Existem alguns equívocos em algumas partes do vídeo pelo apresentador não ser um entusiasta ou especialista em cães... Mas o vídeo é mto bom e bem explicativo.
Muito interessante. Desconhecia a importância dos cães para o exército romano. Obrigado. Uma observação: A maioria dos desenhos do post mostra os legionários usando densas barbas. Porém, é sabido que no exército romano era proibido os cabelos compridos e, no geral, devia-se prescindir da barba.
Magnífico, se não morasse em apartamento iria criar um cane corso ou presa canário!! No filme Conan, o Bárbaro de 1982 eles usam rottweilers no ataque à aldeia de Conan, inlusive eles finalizam o pai do bárbaro, bem violento!! Acho que o diretor se inspirou nessas histórias de batalhas dos romanos!!
2 роки тому
Em apartamento eh complicado mesmo. Ja eu nao teria coragem de criar um kkkkk
Muito interessante saber sobre isso eu não fazia ideia que eles poderiam usar cachorros da guerra, só uma pergunta, com qual raça hoje em dia esses cachorro se pareceriam?
CANIS PUGNAX ..Mt parecido com o nosso amado e lindíssimos CANNE CORSO 💚💚💚💚💚 LINDOS !!!!! MInha raça PREDILETA, PIT BULL !!!!! Mas CANE CORSO é muito especial LUTAS COVARDES entre os animais ,para a alegria e DIVESÂO do HOMEM q desde sempre foi e É um ANIMAL IRRACIONAL !!!!
Antes um Cachorro Amigo, do que um Amigo cachorro... Cães espetaculares. Uma pergunta eles são os Ancestrais do Cane Corso ? Aparentemente são parecidos...
Acho muito interessante o uso de cães e os valores que eles representavam para os romanos como lealdade e força. Uma duvida que autores romanos em específico tratam dos cães fiquei interessado e os corsos são a raça moderna mais próxima desses animais
Nesta época os cães não eram divididos em raças . .Mas em tipos físicos. Os molossos eram um deles. Com tipos diferentes nas regiões . Era do tempo dos bandogs .
Muitas imagens de Cane Corsos Italianos! São descendentes dos cães de guerra romanos. O meu foi criado pra ser manso, mas tem um instinto protetor q eu nunca vi igual! Mto territoriais!
No filme gladiador aparece esses cães junto às legioes até participando das batalhas. Mas no filme aparece cães mas de raça siberiano. ⚔🦅🏛🛡🐕🦺🦮🐕🐶👍 . Tem uma cara de pitbull esses cães deviam ter muita força. Imagina na batalha de teutoburgo os germânicos venceram mas os cães se fartaram dos Germânos.
Gostei muito do vídeo, eu acho que foram mais usados na questão de guardas e rastreio e etc visto que atendiam comandos ou seja mais uma vez os Romanos contribuindo no que hoje vemos na polícia e exército, e o adestramento leva tempo não valia a pena levá-los para morrer se serviam mais em outras funções
Agora,diz aí: voce sabe porque os soldado veteranos são chamados de "cães de guerra"? A expressão vem do grande inimigo de Roma ,Aníbal Barca, que usava cães treinados para destruir as cavalarias inimigas. Esse cachorro ainda existem e se chamam "dog de Boudeaux" e um deles até fez um filme com Tom Hanks!!! A maneira de usá-los contra a cavalaria era fantástica,se alguém ficar curioso eu posso explicar...
@@everaldogomes3595 sem dúvida cães treinados para combate são usados até hoje,alguns até são treinados para saltar de para quedas com seus parceiros humanos mas essa prática (de usar cães treinados para guerra e não de fazê-los saltar de para quedas apesar do para quedas ter sido inventado entre os seculos quinze e dezesseis por ninguém menos que Leonardo da Vince...é,ele mesmo,o cara que pintou a Mona Lisa...)começou na antiguidade e um dos usos mais eficazes foi exatamente o utilizado por Aníbal Barca,para desabilitar a cavalaria inimiga. Quer ter uma idéia do estrago de um ataque de cavalaria? Assista "o senhor dos anéis- o retorno do rei"!! Aníbal ainda tinha em seu exército vários mercenários de lugares diferentes como o norte da África e o norte da europa,sua própria cavalaria e até mesmo uma tropa de elefantes!!
Excelente matéria. Parabéns. Fale sobre o Rottweiler. Diz a história que foi essa a raça que os romanos usavam ao invadir a Germânia (Alemanha), e foi somente nessa cidade germânica que a raça original foi preservada. Os comerciantes locais guardavam dinheiro no pescoço dos Rottweilers.
O curioso é que pelo menos em filmes, não me lembro de ter visto essa questão dos cães serem dramatizadas. Agora que o coliseu deveria ser um circo de horrores, era viu. O entretenimento macabro! Um aspecto tenebroso da sociedade!
Quando o imperador estava com problemas promovia essas matanças para distrair o povo e distribuía pães. Daí a expressão "pão e circo", hoje em dia é mais ou menos a mesma coisa.
Os romanos usavam muito cães de guerra contra seus inimigos no campo de batalha, ele era muito usado pra tentar neutralizar exércitos que o seu ponto forte era a cavalaria, esses cães de guerra era muito efetivo contra cavalaria inimigas
Sendo um cinotécnico pós moderno, arrisco a dizer que os cães antigos não eram adestrados. Esses animais agiam mais pelo seu estado de natureza (instintos), do que por treinamento humano. Acredito também que eram mais utilizados como sentinelas do que em combate. Até o cão moderno, melhor selecionado pelo homem, não é plenamente capaz de discernir amigos e inimigos num grupo grande de homens. Existem muitos mitos sobre as histórias do passado.
No passado, as raças puras, não estavam definidas. Os cães eram criados de acordo com o tipo e para o trabalho pretendido. A genética destes cães deverá estar com certeza dispersa, sobretudo entre os molossoides. Ex: cane corso, presa canario, alano Español, dogue de bordéus, para citar somente alguns. Bom trabalho posto neste vídeo.
Tem uns comentários aqui que é de uma Imperatividade tão grande que o comentador me faz pensar que além de ter vivido naquela época ainda vai atravessar a nossa e afirmar numa outra era ainda ! 🤔
Os romanos eram conhecidos por criar túmulos para seus cães e lhes deram epitáfios para lembrá-los. Uma dessas inscrições dizia: "Estou em lágrimas, enquanto o carrego para seu último lugar de descanso, tanto quanto me alegrei ao trazê-lo para casa com minhas próprias mãos há 15 anos".
Profundo, os doguinhos merecem funerais dignos também, afinal são eles que nos impedem de ficar insanos com o stress da vida em sociedade moderna
que epitáfio bonito!!!
que eran esos tumulo¿?
@@diegopendinorodriguez4829 eran tumbas a menudo acompañadas de una lápida con grabado o escrito en honor al perro fallecido.
@@matheusexpedito4577 caramba quanta informaçao valiosa ! tanto no video como no que vc escreveu
O melhor amigo do homem, em qualquer época e civilização.
Na China também
@@guinter89 Kek
@@guinter89 KKKKKKKK ! Prefiro não comentar para não levar um BLOCK
@@guinter89 Também, amigo kk
Sim o cão é o Cavalo.
Diz a lenda que o canis pugnax era treinado para atacar na garganta e "degolar" o inimigo, aproveitando o potencial agressivo da raça.
E também havia um ditado popular em roma que até hoje é usado: "ele foi jogados aos cães". Esse ditado surgiu porque os romanos alimentavam os Canis Pugnax jogando seus inimigos de guerras nos canis cheios de Canis Pugnax, dai nasceu a famosa expressão, "jogados aos cães"! Detalhe, eles acreditavam que essa pratica aumentava o instinto predatório dos cães em relação aos homens, sendo mais eficazes quando levassem eles para a guerra.
Nossa!!! 😳
Vish
será daí que os espanhóis se inspiraram pra fazer seus cães de guerra serem um grande terror aos povos indígenas que atacavam?
Como tive um Dogue-alemão, há 20 anos, posso atestar a lealdade e a noção de território desse cão, um amigo que sinto falta até hoje.
Cara eu tenho um livro relíquia chamado cave canem da era romana e neste livro tem de tudo que se refere a roma antiga inclusive Os cães
Amigo, nunca tinha ouvido falar desse livro, e muito obrigado pela dica, de verdade!
ja na caça! sou comportamentalista e adestrador. voce me largou O Osso pra roer! grato!
Legionários, nada se compara ao Poderoso, Destemido, Sanguinário e Bravo das Estepes. O Pinscher!
Esse nome fez ordas de bárbaros temerem a Legiões de Roma.
Pinscher, seu uivo ecoa pelas planícies...
❤️😘👏👏👏👏👏
😂😂😂😂😂😂
Esses ai destruiram reinos e exercitos
Tenho dois comigo. É a minha "tropinha" 😂
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk😁😁
😂🤣😂🤣
O cão 🐕 de combate foi de grande valia pras legiões.
Parabéns pelo canal, gostaria de conhecer mais sobre a vida cotidiana em roma, casamento, hierarquia social, educação infantil.
Valeu César! Em breve aos poucos vou fazendo mais videos sobre o cotidiano dos romanos obg
@ vini vidi vici 👊🤞❤
@@juliuscaesar4574 kkkk Cesar
@@rudelheinsinchrudel4070 qual a graça?
Também eram usados, como tu falou, no Coliseu quando tinha alguma apresentação de Gladiadores e etc, eram muito populares. Tive um que foi o Mastin Napolitano, era lindo demais, maior do que eu, pesava 80 quilos, infelizmente morreu com 6 anos, ele tinha cardiopatia e sofreu um ataque cardíaco quando estava dormindo, vai fazer 1 mês e sinto muita falta dele, se chamava Pompeu.
Que pena 😪
Pesares...esses caras fazem parte de nossas vidas..seres especiais.
Lucas, sinto muito por ter perdido seu amigo! 😔
" Deus criou o homem, e achando o muito frágil... Deu lhe um cão". Fascinante este episódio, os cães sempre foram nossos companheiros mais leais, desde tempos remotos!!!
Vrdde si deixa uma pessoa qui se diz seu amigo,dentro di um porta mala di um carro ,por 40 mints qando vc abri o primeiro a sai i ti abraça será u cachorro, pq u outro vai fica bravoo..si vc da um tapa no cachorro ele si afasta por alguns mints si vc chama ele vem i ainda será seu amigo,,$agora da um tapa meio fort em pessoa qi si diz amigo seu ,vai qere ate ti bate ,briga cm vc ,,os cães sempre foi o melhor amigo leal do homem...
@@caffedasinukms1008Se eu te desse um tapa ou te prendesse no porta-malas você ainda ficaria feliz? Que comparação mais BURRA
Se o seu cachorro não gostar de seu melhor amigo, livre-se de seu amigo.
Crio cão, e acho esse seu argumento falacioso, os motivos de cães cismarem com alguém, são multifatoriais.
@@solinvictus4171 SABE DE NADA INOCENTE.
@@Maremoto123 Você que acredita no mito de cães terem super poderes, eles só observam as coisas numa ótica diferente da nossa, e podem sim perceber algo suspeito, mas nada de extraordinário, se fosse assim cães fugiriam quando alguém maldoso os chama-se pra lhes fazer algum mal. E infelizmente isso acontece e muito.
Estou jogando Roma total war e tenho vários desses cães,não sabia que realmente eram usados. Obrigado por nós informar e pelo trabalho.
Parabéns pela matéria.
DEUS te proteja.
Abraço!!
Valeu Wilson
Mano da hora os animais merecem reconhecimento mesmo ótima matéria parabéns os animais vivem bem com humanos e entre eles mesmo os humanos não vivem bem nem entre eles .
Cada vez mais admiro seu canal pelo excelente conteúdo.
O cachorro sempre encontrará um lugar na história! São seres fenomenais, participando do dia a dia na vida do homem, o "melhor amigo do homem, justifica toda nossa homenagem, respeito e amor, pois salvam vidas, nos acompanham, protegem e dão suas vidas pela lealdade que está presente em sua personalidade. Defendo com ímpeto essa homenagem, pois amo esse animal! Ao meu ver o melhor bicho de estimação do mundo!
Excelente documentários vem do exército romano oque hoje definimos em nossas forças militares a divisão de cães usados em guerra , guarda, salvamento e procura de entorpecentes ilícitos. todas as instituições militares, mundial usam cães em suas atividades .
10:02 o romAno sendo romano demonstravam muito desrespeito a vida animal na arena incluindo os próprios cães.
2:30 TÃO FOFO E LINDO
Seus vídeos são maravilhas para quem é apaixonado por história e, em específico, pela do Império Romano. Mesmo eu sendo um curioso e já tendo lido e pesquisado sobre e até mesmo assistido aulas de latim, gostaria que um dia fizesse um vídeo sobre o idioma oficial do Império.
Se puder, faça uma série sobre animais usados em campo de batalha, além dos cavalos, como 🐘elefantes, camelos🐫 ou outras raças de cães, que faziam parte dos exércitos romanos ou bárbaros. Excelente trabalho o seu!👍
As tropas brasileiras do amazonas se acompanha de felinos de grande porte
Os romanos chegaram a levar ursos nas batalhas contra Spartacus 🔥🔥🔥
Produção muito bacana, parabéns!!!!!👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Se não há tantos relatos de uso deles EM GUERRA pode ser pelo fato de não terem conseguido adestra-los muito bem, considerando o empurra-empurra que pode ter no meio da batalha, os cães podem não conseguirem distinguir os soldados. Sendo assim atrapalhando mais do que ajudando. Minha opinião.
Errado....os cães distinguem muito bem.....!
Ainda mais as roupas armas romanas
@@jaimeluthier prove isso que falou
@@cks3602 desde os 15 anos treinando cachorros de trabalho.....não tenho que provar nada....você pesquise estude !
Nos dias de hoje cães militares reconhecem de inmediato um terrorista do issis a um militar da tropa a qual ele presta serviços
Caes de guerra existem ate hj!
@@cks3602 é possivel treinar um cao para atacar! Ta cheio de video no you tube
Este é um dos melhores vídeos já postados pelo canal
Muito bom este relato. Por essas e outras é que se diz que o cão é o melhor amigo do homem.
Pelo que consegui apurar com o passar dos anos os romanos cruzaram várias raças até chegarem talvez já na parte final do imério a raça conhecida como Cani corso, que dura até os dias de hoje na Itália e em todo mundo.
Teu canal é sensacional. Agradeço ao seu trabalho e digo, melhor canal de assuntos Romanos, não exista. Forte abraço camarada!
Muito obrigado cara. Eh sempre bom ouvir elogios como os seus. Tbm te agradeço por vc ta sempre trazendo boas ideias e compartilhando oq sabe nos comentarios. Estamos sempre a aprender. Tmj
Excelente vídeo com um grande conteúdo Histórico , eu sou fascinado pela História do Império Romano e antes conhecido como República de Roma com as Legiões Estrangeiras Romanas , suas táticas de se defenderem e de combate , foram os pioneiros na formação tartaruga que consiste em pelotões de soldados colocando os escudos na frente e os soldados atrás colocavam os escudo acima da cabeça , esperando o inimigo atacar e se perder no que se diz em estratégias de ataques ofensivos. A espada Gladio no meu ver é a mais bonita que já foi criada no período da antiguidade.☝🏾☝🏾☝🏾👏🏾👏🏾👏🏾🤝🏾🤝🏾🤝🏾👍🏾👍🏾👍🏾👊🏾👊🏾👊🏾💪🏾💪🏾💪🏾💀💀💀🗡🗡🗡🦅🦅🦅
Eu nao diria que foram " os pioneiros " mas com certeza foram alguns dos primeiros , tem-se relato de serem feitas tais formações desde +- a época do início do império Macedônio, mas com certeza eles foram os que mais usaram e popularizaram essa formação.
Obs : já ouvi dizer que os gregos usavam as vezes , mas ao meu ver , nunca vi nenhuma prova , pelo que sei os gregos assim como a maioria dos macedonios usavam a falange mais " comum " famosa muralha de escudos , e não a formação tartaruga . " a cavalaria é o martelo e a falange é a bigorna " ~ felipe II da Macedônia
Os primeiros veterinários surgiram para cuidar dos animais romanos, especialmente os que lutavam.
Melhor vídeo que eu vi hoje 😃
Muito bom conteúdo
O cão utilizado pelos romanos existe até hoje; é o Cane Corso, um molosso que inspira medo de longe só com seu olhar.
Na verdade o Cane Corso e o Mastim Napolitano são descendentes do Pugnax Romano
São reconstituição. Geneticamente falando, os caes mais romanos, hoje estariam mais perto do old Collie, rotweiler, dálmata e outros
Há uma ligação, principalmente se considerarmos que um é um molossoide mais recente e o outro mais primitivo. Mas dizer que ambos são a mesma coisa é um erro, tanto que, se não estiver enganado, a descendência do Cane corso é atribuída ao mastim napolitano, esse que derivaria diretamente do cão romano original.
@@vitorcalembo cane corso é um mastino "Fit", sem rugas
@@evertondossantos5202 dálmata não, ele se quer tem estrutura para ser usado como cão de guerra, nem molossoide é
Se os romanos usassem o pintcher estariam em pé até hoje.
Nem me fale cara kkkkkk. Ri demais aki
Rapaz só o ódio kkk
Pinscher, o cão do capeta
Desorienta qualquer pessoa
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
O meu pintcher é uma ferinha kkk.
Com certeza o meu Shitzu, que mais parece uma pelúcia, é descendente de um cão de guerra desses 😎👍
Tudo indica que não, mas com certeza tem um mesmo ancestral em comum
Tem ancestrais em comum pois todos descendem do lobo, mas o Shitzu é uma raça asiática que no seu início era utilizada para caçar ratos... Bem diferente de um molosso (fila brasileiro, rotweiler, presa canário, mastins, dogue brasileiro, etc) são cães com linhagem mto diferente além de ter uma separação mto grande entre cães orientais e ocidentais.
@@umapessoa1031 Dogue Brasileiro!! Onde ??
Que vídeo foda, excelente conteúdo de ótima qualidade, e realmente os cane corsos são cães fascinantes
Canis semper fidelis!
a relação entre homens e cães sempre foi e sempre sera a de amizade lealdade e amor seja na paz ou na guerra
Vídeo foi ótimo!
Parabéns. Excelente apresentação, com ótima narrativa. Esse vídeo mostra o quanto devemos aos cães, ao longo da "nossa" história.
Muito interessante. No Brasil, curiosamente os cães de guerra, mais especificamente o Fila brasileiro, foi uma raça muito usada pelos bandeirantes em suas guerras de conquista sobre os índios, nos séculos XVI e XVII.
Fonte ?
@@Lajs657 procura filhinho aqui ninguém é teu tutor não....😂😂😂😂
Exato,os tropeiros também usavam,esses cães enfrentavam índios inimigos,ladrões e até onças!
Vídeo muito bom! Parabéns!
Parabéns pelo trabalho
Os câes são animais muito fiéis ao dono por isso a grande utilidade.
Uma ideia, poderia ser criado um grupo no whatsapp somente para membros, somente para o compartilhamento de conteúdo sobre o império romano
Muito bom. Muito completo
já vi o nome do canal histórias romanas já me escrevi e dei like show. massa que tem muitas histórias romanas e isso gosto pra Caraí. no meu Pc o que mais tem eh jogos do antigo império romano kkk. parabéns pelo canal, não sabia que tinha canal assim!.
Acho que eles deviam ser úteis em batalhas contra cavalaria já que assustaria os cavalos oque faria que seus cavaleiros caírem, porque contra uma infantaria usando de lanças e em um formação organizada poderia facilmente lidar com eles a não ser que fosse usado na reta final da batalha quando as formações estão desorganizadas e também para perseguir inimigos
com certeza é na reta final, não faz sentindo soltar cães em uma legião em formação...deveriam ser usados em assaltos rápidos pra finalizar pelotões antes da chegada de reforços ou caçar soldados batendo em retirada....deveriam ser o inferno pra um soldado ferido imagina, atiçados pelo sangue...pulando no rosto de um soldado com o braço ferido e exausto, sem condições de se defender.
@@canaldojoe4214 acredito que os cães nem eram utilizados para matar os inimigos mas sim para capturá-los e dominalos para que fossem capturados e escravizados, imagina um animal de 50kg pulando em cima de um soldado cansado e ferido enquanto o morde ferozmente, não acho que ele seria tão eficiente em finalizar alguem, mas duvido que um soldado em tal estado conseguiria se livrar do cão e escapar
@@leonardomarquesdelima887 um Cane Corso finaliza uma pessoa ferida em segundos.
Interessante, tudo que é dito! Em 6:38, a gravura do homem é parecida com a do general Maximus, do filme "Gladiador", no início do filme, na batalha constra os povos germanos. Nessa batalha há um cão que, no filme, parece com um pastor alemão, vestindo uma espécie de armadura e que participa da batalha.
Bem no início do filme (Gladiador) aparece um cão de guarda ali q obedece alguma ordem dada a ele, me lembrei dessa cena agora.
Parabéns pelo canal!
Existem alguns equívocos em algumas partes do vídeo pelo apresentador não ser um entusiasta ou especialista em cães... Mas o vídeo é mto bom e bem explicativo.
Muito interessante. Desconhecia a importância dos cães para o exército romano. Obrigado. Uma observação: A maioria dos desenhos do post mostra os legionários usando densas barbas. Porém, é sabido que no exército romano era proibido os cabelos compridos e, no geral, devia-se prescindir da barba.
Cachorro grande e valente sempre teve respeito.
Magnífico, se não morasse em apartamento iria criar um cane corso ou presa canário!! No filme Conan, o Bárbaro de 1982 eles usam rottweilers no ataque à aldeia de Conan, inlusive eles finalizam o pai do bárbaro, bem violento!! Acho que o diretor se inspirou nessas histórias de batalhas dos romanos!!
Em apartamento eh complicado mesmo. Ja eu nao teria coragem de criar um kkkkk
@ não sabe o que estar a perder, tenho vários pitmonster o que é uma satisfação enorme
Ate alguns dos corações mais duros , não ficam insensíveis aos Cães.
Quanta monstruosidade com os animais na arena. Por que o ser humano faz isso, é surreal. Sem contar com as pessoas,tamanha barbaridade.
Muito show!!!
No filme "Gladiador", no começo do filme...o Maximus usava um cachorro ao seu lado no ataque aos bárbaros !!!!
Em casa temos 3 cães e no meu trabalho dois de vigilância e mais 3 gatos para caçar ratos são uma boa companhia também.
Muito interessante saber sobre isso eu não fazia ideia que eles poderiam usar cachorros da guerra, só uma pergunta, com qual raça hoje em dia esses cachorro se pareceriam?
Valeu Romulo. Eled se parecem com o Cane corso
CANIS PUGNAX ..Mt parecido com o nosso amado e lindíssimos CANNE CORSO 💚💚💚💚💚
LINDOS !!!!! MInha raça PREDILETA, PIT BULL !!!!! Mas CANE CORSO é muito especial
LUTAS COVARDES entre os animais ,para a alegria e DIVESÂO do HOMEM q desde sempre foi e É um ANIMAL IRRACIONAL !!!!
Parabéns amigo.no filme gladiador o general máximos usa um cachorro que salva a vida dele mordendo o braço de um bárbaro
Antes um Cachorro Amigo, do que um Amigo cachorro... Cães espetaculares. Uma pergunta eles são os Ancestrais do Cane Corso ? Aparentemente são parecidos...
Sao.
Nunca tinha ouvido isso muito interessante
5:47
Carai! Cachorros legionários. Dessa eu não sabia.
Excelente!
Em qual região viviam os Simbros ou cimbros ?
Acho muito interessante o uso de cães e os valores que eles representavam para os romanos como lealdade e força.
Uma duvida que autores romanos em específico tratam dos cães fiquei interessado e os corsos são a raça moderna mais próxima desses animais
Muito bom esse tema 👍🏻👍🏻👍🏻
Nesta época os cães não eram divididos em raças . .Mas em tipos físicos. Os molossos eram um deles. Com tipos diferentes nas regiões . Era do tempo dos bandogs .
Como esses caras conseguiam trazer essas feras de seus habitat naturais que era difícil....
O melhor amigo de um homem 👏👏
tenho um cane corso, um dos descendentes de canis P. é um cao mt forte e amavel com a familia, melhor cachorro na minha opinião
Vídeo fantástico
Muito interessante um grande abraço Marcelo pimenta falcão Vespasiano Mg
que cão maravilhoso e que civilização fantástica era a Romana
A pronuncia correta de pugnax no latim é punhax. O encontro consonantal gn é equivalente ao nh do português.
Sabendo utilizar os cães realmente eles podem ajudar muito
Muitas imagens de Cane Corsos Italianos! São descendentes dos cães de guerra romanos. O meu foi criado pra ser manso, mas tem um instinto protetor q eu nunca vi igual! Mto territoriais!
Muito obrigado
Faz um vídeo sobre " Os 12 Césares ".
No filme gladiador aparece esses cães junto às legioes até participando das batalhas. Mas no filme aparece cães mas de raça siberiano. ⚔🦅🏛🛡🐕🦺🦮🐕🐶👍 . Tem uma cara de pitbull esses cães deviam ter muita força. Imagina na batalha de teutoburgo os germânicos venceram mas os cães se fartaram dos Germânos.
Gostei muito do vídeo, eu acho que foram mais usados na questão de guardas e rastreio e etc visto que atendiam comandos ou seja mais uma vez os Romanos contribuindo no que hoje vemos na polícia e exército, e o adestramento leva tempo não valia a pena levá-los para morrer se serviam mais em outras funções
Agora,diz aí: voce sabe porque os soldado veteranos são chamados de "cães de guerra"? A expressão vem do grande inimigo de Roma ,Aníbal Barca, que usava cães treinados para destruir as cavalarias inimigas.
Esse cachorro ainda existem e se chamam "dog de Boudeaux" e um deles até fez um filme com Tom Hanks!!!
A maneira de usá-los contra a cavalaria era fantástica,se alguém ficar curioso eu posso explicar...
Bacana!
Cães de guerra são usados ate hj! Qualquer cachorro com fins militares é chamado cão de guerra!
@@everaldogomes3595 sem dúvida cães treinados para combate são usados até hoje,alguns até são treinados para saltar de para quedas com seus parceiros humanos mas essa prática (de usar cães treinados para guerra e não de fazê-los saltar de para quedas apesar do para quedas ter sido inventado entre os seculos quinze e dezesseis por ninguém menos que Leonardo da Vince...é,ele mesmo,o cara que pintou a Mona Lisa...)começou na antiguidade e um dos usos mais eficazes foi exatamente o utilizado por Aníbal Barca,para desabilitar a cavalaria inimiga. Quer ter uma idéia do estrago de um ataque de cavalaria? Assista "o senhor dos anéis- o retorno do rei"!! Aníbal ainda tinha em seu exército vários mercenários de lugares diferentes como o norte da África e o norte da europa,sua própria cavalaria e até mesmo uma tropa de elefantes!!
Explique aí
Estou apaixonado por esse cachorro vou compra um.
Eu acho que vou ter pesadelos ou ataque de cinofobia/medo de cães
Excelente matéria. Parabéns. Fale sobre o Rottweiler. Diz a história que foi essa a raça que os romanos usavam ao invadir a Germânia (Alemanha), e foi somente nessa cidade germânica que a raça original foi preservada. Os comerciantes locais guardavam dinheiro no pescoço dos Rottweilers.
Interessante ainda não tinha ouvido falar .
Você Mencionou os Cimbrios Você Tem Que Fazer Um Vídeo sobre Caio Mário e As Guerras Cimbrias incluindo á Terrível Batalha de Aurasio.
As vestimentas dos soldados romanos de antigamente são iguais retratados nos filmes e jogos ?? Ou e tudo invenção ??
TOOOOOOOOOOOOP
Se eu não tiver enganado, os romanos usam o Mastin Napolitano nas arenas com gladiadores ursos e tigres
O curioso é que pelo menos em filmes, não me lembro de ter visto essa questão dos cães serem dramatizadas. Agora que o coliseu deveria ser um circo de horrores, era viu. O entretenimento macabro! Um aspecto tenebroso da sociedade!
Quando o imperador estava com problemas promovia essas matanças para distrair o povo e distribuía pães. Daí a expressão "pão e circo", hoje em dia é mais ou menos a mesma coisa.
Os romanos usavam muito cães de guerra contra seus inimigos no campo de batalha, ele era muito usado pra tentar neutralizar exércitos que o seu ponto forte era a cavalaria, esses cães de guerra era muito efetivo contra cavalaria inimigas
Gostei do vídeo 👍
Poderia fazer um video sobre as corridas de biga da roma antiga
Sou moto táxi e notei recentemente, um caramelo, que veste capa vermelha e usa uma coleira escrito SPQR. Devo me preocupar?
Fala sobre raças de cavalos romanos por favor
Sendo um cinotécnico pós moderno, arrisco a dizer que os cães antigos não eram adestrados. Esses animais agiam mais pelo seu estado de natureza (instintos), do que por treinamento humano. Acredito também que eram mais utilizados como sentinelas do que em combate. Até o cão moderno, melhor selecionado pelo homem, não é plenamente capaz de discernir amigos e inimigos num grupo grande de homens. Existem muitos mitos sobre as histórias do passado.
No passado, as raças puras, não estavam definidas.
Os cães eram criados de acordo com o tipo e para o trabalho pretendido.
A genética destes cães deverá estar com certeza dispersa, sobretudo entre os molossoides. Ex: cane corso, presa canario, alano Español, dogue de bordéus, para citar somente alguns.
Bom trabalho posto neste vídeo.
Tem uns comentários aqui que é de uma Imperatividade tão grande que o comentador me faz pensar que além de ter vivido naquela época ainda vai atravessar a nossa e afirmar numa outra era ainda ! 🤔