@@gaiaatlascarnivoras Oi, tudo bem? Faz uns seis meses que comprei, estava na promoção, porque estava sem jarros. Então fui pesquisar sobre a planta e o que dizia era que ela gostava de terra pobre,mas sempre úmida. Então usei a terra vermelha meu quintal que na verdade molhada vira um barro mesmo. Deu super certo, ela desenvolveu demais e está linda cheia de jarros.Fica na sombra,mas com muita claridade. Rego todos os dias 🌷
@@marialuciasabino7213Interessante! É um teste a ser feito. Nunca soube de ninguém que cultiva carnívoras usando barro como substrato. Vou fazer esse teste e ver o que vai acontecer. Talvez eu faça até um vídeo. Muito obrigada.
Moça, comprei um substrato na shopee que se diz ser para plantas carnívoras, porém nele contém pó de coco, além do esfagno e da perlita. Vc acha que isso possa afetar minha planta? Pq tem tanino, só q em baixa quantidade
E na natureza, como é o solo em que elas se proliferam? Não existe um método mais próximo da natureza delas, algo como areia grossa e algum outro elemento natural e fácil de achar na natureza?
Boa pergunta, Marco! Nós fizemos um vídeo sobre a evolução das plantas carnívoras em que eu mostro justamente os diferentes tipos de solo que elas habitam na natureza. Dá uma olhada lá que tá bem legal. Mas sobre outro material que possa ser mais fácil de encontrar pra substituir o esfagno, infelizmente não tem, justamente pela questão do pH. Existem pessoas que usam areia misturada sim para algumas espécies de Pinguicula principalmente, mas precisa ser areia de filtro de piscina na granulação média pra não compactar, também usam fibra de coco e chips de coco (pra algumas Nepenthes), turfa sem correção de pH (rara de encontrar), argila expandida na granulação fina, akadama..... Mas tudo isso são testes e não funcionam para todos os tipos de plantas carnívoras, às vezes dá certo pra algumas plantas em algumas condições, mas pra outras não. Então se você for testar algo do tipo, pesquise muito antes e faça por sua conta e risco! O mais fácil, garantido e que fornece os melhores resultados pra gente hoje é mesmo o musgo esfagno com perlita. Abraço!
Oi, Gabriel. Seja bem-vindo. Sarracenias, assim como as outras carnívoras, não podem ser plantadas em terra. Elas precisam de um substrato pobre em minerais e nutrientes. Musgo esfagno misturado com perlita é o mais recomendado.
Muito bom o video, parabéns. Estou utilizando musgo verde, pois não encontrei o esfagno. E acredito que começou a apodrecer pois está cheirando um pouco mal. Isso é um problema ? Devo trocar o substrato.
Oi, tudo bem? Outros tipos de musgo causam problemas pra elas, principalmente pelo pH errado, excesso de matéria orgânica e pela falta de retenção adequada de água. Precisa trocar sim. Você pode procurar numa floricultura perto de você ou comprar no nosso site, mas enquanto você espera, você pode manter ela num pote apenas com água (eu mostro isso no meu último vídeo aqui no canal). Abraço!
Oi, Jhe. Turfa é muito usada na Europa e nos EUA, mas não pode ser qualquer turfa. A turfa vendida na Brasil vem com correção de pH e adição de adubos e nutrientes. Essa não serve. Tem que ser a turfa natural, com pH ácido e sem adição de nutrientes. Então, a turfa que você encontra à venda nos garden e nos mercados não serve. Eu já usei muita turfa no meu cultivo, mas era importada da Estônia.
Olá, tudo bem? Parabéns pela qualidade dos vídeos e conteúdo do canal. Uma pergunta: vi várias indicações sobre o uso de areia juntamente com o musgo e na mesma proporção, ao invés da perlita. Qual a sua sugestão sobre isso? Obrigado!
Oi, Luciano. Não costumo usar areia no meu cultivo. Tenho algumas plantas aqui que vieram de uma amiga cultivadora que está apenas na areia, sem mais nada misturado, e elas estão super bem. Eu costumo usar apenas sphagnum e perlita, mas não tenho nada contra em usar uma parte de areia, desde que seja uma areia limpa.
Esse é um assunto delicado, Alice. Têm cultivadores que usam terra de rio como substrato, mas ela precisa ser esterilizada. É um processo complicado tanto conseguir a terra de rio, quanto esterilizá-la.
Boa noite, eu preciso trocar o substrato da minha carnívora só que eu tenho uma dúvida sobre a perlita expandida ela é bem fina tipo um pó eu posso fazer a troca dele mesmo assim ou não? Preciso da sua ajuda urgente!.
Além de ser ácido e pobre em nutrientes, como é o substrato em que as Dionaeas normalmente se desenvolvem na natureza? É tipo uma lama, tipo detritos entre rochas... A minha de super veio com Sfagnum vivo na terra com húmus. Como será que eles conseguiram criar ali?
Oie, tudo bem? Tem que trocar sim, mas não tem uma fórmula exata de tempo. No meu último vídeo "AS MAIORES DÚVIDAS DE UM INICIANTE" eu explico direitinho quais sinais indicam que o substrato precisa ser trocado. Abraço!
Ótimo vídeo! Queria saber de quanto em quanto tempo eu troco o substrato, tenho uma dionea faz pouco tempo, que aliás, comprei aquelas de mercado. E acabou que elas morreram. Juntei essas do mercado com outras carnívoras(dionea) novas, para crescerem juntas, e gostaria de saber o cuidado com esse substrato.
Oi, Nanashara. Se planta pegar sol suficiente, o substrato só vai precisar ser trocados depois de uns 2 anos. O que acontece é que algumas pessoas não dão a quantidade de sol ideal e o substrato acaba ficando com algas e fungos, nesse caso, ele tem que ser trocado.
Tenho umas duvidas. Pra trocar o vaso da nepanthes, eu preciso colocar so esse substrato que ensinou nesse video? Não vai terra preta ou outro tipo de terra? E fazer a rega dela, posso por um pote com agua embaixo do vaso da planta pra ela sugar a água sozinha ou isso é uma péssima ideia?
Oie! Não pode ter terra, nem deixar água embaixo. A terra tem nutrientes que pode queimar as raízes (elas são sensíveis e são acostumadas a absorver nutrientes pelas armadilhas) e a água embaixo o tempo todo pode apodrecer ela. Abraço!
bom dia, ótimas dicas, acabei de comprar uma Nepanthes na loja, daí 3 Droseras online e sementes no Mercado Livre, espero não ter muitas fatalidades. Mas comprei sementes da Carnivora californiana, será que vai?
Nina, depende da planta. Dionaea, droseras e sarracenias precisam ficar num pratinho com água, então, a rega é enchendo o pratinho. No caso das nepenthes, a rega é por cima, sem vaso por baixo, e sem deixar o substrato secar.
Oi, Adriana! Não tenho nada sobre isso, mas não tem problema elas ficarem pendentes. E mesmo se você colocar um tutor desses de orquídeas, ela vai se apoiar até a altura do tutor e a parte do galho que passar daquela altura vai cair de novo. O ideal pra ela (e o que ela faz na natureza) é se prender em algo pelas gavinhas dos jarros, como uma trepadeira mesmo. Então se você conseguir algo em que ela possa se agarrar, vai ser melhor do que um tutor. 😉
Entendo que o substrato não deve ser muito nutritivo, mas esse esfagno + perlita não deixa o ambiente zerado de nutrientes? Planta não vive só de água e CO2
O habitat natural das carnívoras é justamente um solo pobre em nutrientes. Os nutrientes ela consegue com os insetos que capturam. As raízes são muito sensíveis ao solo rico em matéria orgânica. Aliás, elas só desenvolveram armadilhas para suprir a falta de nutrientes no solo.
Não. O Carolina Soil é um substrato rico em nutrientes. As plantas carnívoras não gostam de nutrientes no substrato. Recomendamos sempre o esfagno com perlita, ou só o esfagno. Mas, como alternativa emergencial, você pode usar areia de construção, desde que seja uma areia limpa. Mas jamais use terra vegetal ou outro substrato que contenha adubo e outros nutrientes. O nosso esfagno compramos no Mercado Livre. Têm ótimos vendedores por lá. Um abraço.
Primeira vez no canal. Gostei do vídeo. Deu pra entender porque eu fiz M... Quando fiz o teste de por casca de arroz carbonizada junto ao musgo num vaso de dioneia, kkkk Para pinguicula é o mesmo esquema?
Mas casca de arroz carbonizada vai bem no substrato pra PCS sim! Eu não uso com frequência por acho que mesmo com perlita já atende perfeitamente as plantas. Não coloquei CAC no vídeo porque ela é mais um extra, e eu queria manter o substrato mais simples pros iniciantes. Abraço!
Ah, sim, pinguiculas. Depende da pinguicula. Algumas vão pedir um substrato mais mineral, mais arenoso, e outras vão curtir esse substrato do vídeo perfeitamente.
Oi, Ivan. Provavelmente, ela precisava de uma adaptação mais demorada. Diminua a quantidade de sol e vá aumentando aos poucos, uma hora por dia, pra dar tempo de ela acostumar. Abraço!
Tenho uma nephente , plantei com terra vermelha do meu quintal,ela está linda. O vaso está cheio de jarros, rego todos os dias ❤
Oi, Maria Lúcia. Qual terra vermelha? Barro? Há quanto tempo você tem essa nepenthes?
@@gaiaatlascarnivoras Oi, tudo bem? Faz uns seis meses que comprei, estava na promoção, porque estava sem jarros. Então fui pesquisar sobre a planta e o que dizia era que ela gostava de terra pobre,mas sempre úmida. Então usei a terra vermelha meu quintal que na verdade molhada vira um barro mesmo. Deu super certo, ela desenvolveu demais e está linda cheia de jarros.Fica na sombra,mas com muita claridade. Rego todos os dias 🌷
@@marialuciasabino7213Interessante! É um teste a ser feito. Nunca soube de ninguém que cultiva carnívoras usando barro como substrato. Vou fazer esse teste e ver o que vai acontecer. Talvez eu faça até um vídeo. Muito obrigada.
@@gaiaatlascarnivoras Eu que agradeço pela sua atenção. Deus te abençoe 🙏🏽
Gratidão 🙏🙌
Mt simples de fazer msm 💕
Obrigado pela informação! Vou fazer para as minhas plantas. E já me inscrevi no canal.
Obrigado! Era o que estava procurando.
Ótimas dicas! Parabéns, Luiza!
Parabéns Lúcia é de extrema ajuda seu trabalho. Otima explicação ! Muito obrigado 👏👏👏
Moça, comprei um substrato na shopee que se diz ser para plantas carnívoras, porém nele contém pó de coco, além do esfagno e da perlita. Vc acha que isso possa afetar minha planta? Pq tem tanino, só q em baixa quantidade
"Ta pronta a nossa plantinha" a planta com quase 1 metro🤣
É se eu não encontrar esse musgo
Muito boa a dica. Vou testar na minha planta
Oi minha linda ganhou uma nova inscrita acabei de comprar uma planta carnivora e vim aprender
Obrigada. Seja muito bem-vinda!
Oii eu acho isso nas floriculturas??
GRATIDÃO 🙏❤😊
Você explica super bem, eu amei
🥰🥰
Muito obrigado pela ajuda
Mas serrapilheira é melhor né?
Fantástico
Gratidão ❤
E na natureza, como é o solo em que elas se proliferam? Não existe um método mais próximo da natureza delas, algo como areia grossa e algum outro elemento natural e fácil de achar na natureza?
Boa pergunta, Marco! Nós fizemos um vídeo sobre a evolução das plantas carnívoras em que eu mostro justamente os diferentes tipos de solo que elas habitam na natureza. Dá uma olhada lá que tá bem legal. Mas sobre outro material que possa ser mais fácil de encontrar pra substituir o esfagno, infelizmente não tem, justamente pela questão do pH. Existem pessoas que usam areia misturada sim para algumas espécies de Pinguicula principalmente, mas precisa ser areia de filtro de piscina na granulação média pra não compactar, também usam fibra de coco e chips de coco (pra algumas Nepenthes), turfa sem correção de pH (rara de encontrar), argila expandida na granulação fina, akadama..... Mas tudo isso são testes e não funcionam para todos os tipos de plantas carnívoras, às vezes dá certo pra algumas plantas em algumas condições, mas pra outras não. Então se você for testar algo do tipo, pesquise muito antes e faça por sua conta e risco! O mais fácil, garantido e que fornece os melhores resultados pra gente hoje é mesmo o musgo esfagno com perlita. Abraço!
Posso plantar naqueles vasos autoirrigaveis?
Pode sim. Mas é necessário fazer a limpeza do reservatório de água toda semana pra evitar o proliferação de algas.
@@gaiaatlascarnivoras obrigada ☺
Pode regar com água da torneira mesmo?
Ótimas dicas 😍
Amei a dica
Showwwww
Substrato de pó de coco, perlita expandida, musgo sphagnum e carvão vegetal da marca Helliantus é bom? Se nunca usou, parece bom pra você?
Obrigado!
Acabei de conhecer o canal, gostei muito. Alguma espécie de sarracena a gente pode plantar na terra após certo tamanho? Aqui a terra é vermelha.
Oi, Gabriel. Seja bem-vindo. Sarracenias, assim como as outras carnívoras, não podem ser plantadas em terra. Elas precisam de um substrato pobre em minerais e nutrientes. Musgo esfagno misturado com perlita é o mais recomendado.
❤❤❤❤❤
Ps, esueci de acrescentar, se colocar a água antes da perlita não deve subir tanta poeira.
Qual a forma certa de desidratar o substrato depois de pronto? E como guardar?
O ideal é só molhar o que for usar. Se molhou substrato a mais, só deixar numa bandeja secando e depois guardar num saco bem fechado, longe do sol.
Esse substrato serve também pra planta Dionaea
Sim, atende bem todas as PCs! Abraço!
Muito bom o video, parabéns. Estou utilizando musgo verde, pois não encontrei o esfagno. E acredito que começou a apodrecer pois está cheirando um pouco mal. Isso é um problema ? Devo trocar o substrato.
Oi, tudo bem? Outros tipos de musgo causam problemas pra elas, principalmente pelo pH errado, excesso de matéria orgânica e pela falta de retenção adequada de água. Precisa trocar sim. Você pode procurar numa floricultura perto de você ou comprar no nosso site, mas enquanto você espera, você pode manter ela num pote apenas com água (eu mostro isso no meu último vídeo aqui no canal). Abraço!
Pode fazer só com a turfa?
Oi, Jhe. Turfa é muito usada na Europa e nos EUA, mas não pode ser qualquer turfa. A turfa vendida na Brasil vem com correção de pH e adição de adubos e nutrientes. Essa não serve. Tem que ser a turfa natural, com pH ácido e sem adição de nutrientes. Então, a turfa que você encontra à venda nos garden e nos mercados não serve. Eu já usei muita turfa no meu cultivo, mas era importada da Estônia.
Parabéns, ótima explição.... comprei uma, mas acabou morrendo depois que mudei de substrato. Precisa ferver o musco sfagno?
Oi! Não precisa ferver. Provavelmente ela morreu por outros motivos. :/
Olá, tudo bem?
Parabéns pela qualidade dos vídeos e conteúdo do canal.
Uma pergunta: vi várias indicações sobre o uso de areia juntamente com o musgo e na mesma proporção, ao invés da perlita. Qual a sua sugestão sobre isso? Obrigado!
Oi, Luciano. Não costumo usar areia no meu cultivo. Tenho algumas plantas aqui que vieram de uma amiga cultivadora que está apenas na areia, sem mais nada misturado, e elas estão super bem. Eu costumo usar apenas sphagnum e perlita, mas não tenho nada contra em usar uma parte de areia, desde que seja uma areia limpa.
Vi um vídeo que diz que pode plantar na terra aquela que da jarros.
Esse é um assunto delicado, Alice. Têm cultivadores que usam terra de rio como substrato, mas ela precisa ser esterilizada. É um processo complicado tanto conseguir a terra de rio, quanto esterilizá-la.
Boa noite, eu preciso trocar o substrato da minha carnívora só que eu tenho uma dúvida sobre a perlita expandida ela é bem fina tipo um pó eu posso fazer a troca dele mesmo assim ou não?
Preciso da sua ajuda urgente!.
Bom dia, Luiz. A gente tem um vídeo novo sobre substrato. Dá uma olhada nele, tá bem legal. ua-cam.com/video/hgdwXnOq9pk/v-deo.html
Além de ser ácido e pobre em nutrientes, como é o substrato em que as Dionaeas normalmente se desenvolvem na natureza? É tipo uma lama, tipo detritos entre rochas...
A minha de super veio com Sfagnum vivo na terra com húmus. Como será que eles conseguiram criar ali?
Eles não criam, eles só colocam substrato errado pra plantar viver mais até ser comprada, sem precisar se alimentar
Tem que trocar de vez em quando?
Oie, tudo bem? Tem que trocar sim, mas não tem uma fórmula exata de tempo. No meu último vídeo "AS MAIORES DÚVIDAS DE UM INICIANTE" eu explico direitinho quais sinais indicam que o substrato precisa ser trocado. Abraço!
Ótimo vídeo! Queria saber de quanto em quanto tempo eu troco o substrato, tenho uma dionea faz pouco tempo, que aliás, comprei aquelas de mercado. E acabou que elas morreram. Juntei essas do mercado com outras carnívoras(dionea) novas, para crescerem juntas, e gostaria de saber o cuidado com esse substrato.
Oi, Nanashara. Se planta pegar sol suficiente, o substrato só vai precisar ser trocados depois de uns 2 anos. O que acontece é que algumas pessoas não dão a quantidade de sol ideal e o substrato acaba ficando com algas e fungos, nesse caso, ele tem que ser trocado.
Pode utilizar fibra de coco ao invés do musgo esfagno?
Oi, Vinicius. Só fibra de coco eu não recomendo. Pode ser misturada ao musgo, depois de ser fervida pra tirar o tanino.
Tenho umas duvidas. Pra trocar o vaso da nepanthes, eu preciso colocar so esse substrato que ensinou nesse video? Não vai terra preta ou outro tipo de terra?
E fazer a rega dela, posso por um pote com agua embaixo do vaso da planta pra ela sugar a água sozinha ou isso é uma péssima ideia?
Oie! Não pode ter terra, nem deixar água embaixo. A terra tem nutrientes que pode queimar as raízes (elas são sensíveis e são acostumadas a absorver nutrientes pelas armadilhas) e a água embaixo o tempo todo pode apodrecer ela. Abraço!
bom dia, ótimas dicas, acabei de comprar uma Nepanthes na loja, daí 3 Droseras online e sementes no Mercado Livre, espero não ter muitas fatalidades. Mas comprei sementes da Carnivora californiana, será que vai?
Comprou a Darlingtonia?
Dps só regar normalmente?
Nina, depende da planta. Dionaea, droseras e sarracenias precisam ficar num pratinho com água, então, a rega é enchendo o pratinho. No caso das nepenthes, a rega é por cima, sem vaso por baixo, e sem deixar o substrato secar.
Poderia indicar um bom lugar online pra comprar Dioneia B52?
Entre no nosso grupo que temos um catálogo. Também podemos indicar um grupo de vendas bem confiável. chat.whatsapp.com/GYLOghSdQx2C1r5jYEYMjW
Oi, tem o link de como tutorial a nephentes? A minha está enorme, linda, linda, mas está tombada
Oi, Adriana! Não tenho nada sobre isso, mas não tem problema elas ficarem pendentes. E mesmo se você colocar um tutor desses de orquídeas, ela vai se apoiar até a altura do tutor e a parte do galho que passar daquela altura vai cair de novo. O ideal pra ela (e o que ela faz na natureza) é se prender em algo pelas gavinhas dos jarros, como uma trepadeira mesmo. Então se você conseguir algo em que ela possa se agarrar, vai ser melhor do que um tutor. 😉
@@gaiaatlascarnivoras blz. Obrigada 😊
Comprei uma dioneia que está bem pequena. Tem época específica para tirar do vaso de plástico da loja para um de barro que pretendo comprar? Obrigado!
Oie! Não precisa se preocupar muito com época não. Como ela tá agora?
Achei pra venda perlita expandida é a mesma que vc usa? Obrigado pelo conteúdo!
Sim, exatamente. Obrigada pelo comentário!
Precisa ferver o musgo sphagnum para esterelizar ou não?
Oi! Não é necessário. A não ser para plantio de sementes, talvez. Mas eu não fervo. Abraço!
Entendo que o substrato não deve ser muito nutritivo, mas esse esfagno + perlita não deixa o ambiente zerado de nutrientes? Planta não vive só de água e CO2
O habitat natural das carnívoras é justamente um solo pobre em nutrientes. Os nutrientes ela consegue com os insetos que capturam. As raízes são muito sensíveis ao solo rico em matéria orgânica. Aliás, elas só desenvolveram armadilhas para suprir a falta de nutrientes no solo.
Acabei de comprar uma, e não tem musgo de esfagno na minha cidade. Consigo usar o substrato Carolina soil?
Não. O Carolina Soil é um substrato rico em nutrientes. As plantas carnívoras não gostam de nutrientes no substrato. Recomendamos sempre o esfagno com perlita, ou só o esfagno. Mas, como alternativa emergencial, você pode usar areia de construção, desde que seja uma areia limpa. Mas jamais use terra vegetal ou outro substrato que contenha adubo e outros nutrientes. O nosso esfagno compramos no Mercado Livre. Têm ótimos vendedores por lá. Um abraço.
Primeira vez no canal. Gostei do vídeo. Deu pra entender porque eu fiz M... Quando fiz o teste de por casca de arroz carbonizada junto ao musgo num vaso de dioneia, kkkk
Para pinguicula é o mesmo esquema?
Mas casca de arroz carbonizada vai bem no substrato pra PCS sim! Eu não uso com frequência por acho que mesmo com perlita já atende perfeitamente as plantas. Não coloquei CAC no vídeo porque ela é mais um extra, e eu queria manter o substrato mais simples pros iniciantes. Abraço!
Ah, sim, pinguiculas. Depende da pinguicula. Algumas vão pedir um substrato mais mineral, mais arenoso, e outras vão curtir esse substrato do vídeo perfeitamente.
@@gaiaatlascarnivoras Obrigado pela atenção e pelas informações!
Aonde posso compra o esmugu?
Oie! Você encontrou? Se não achou ainda, tem no nosso site www. gaiatlascarnivoras.com.br. O link tá na descrição do vídeo! Abraço 😍
Pode regar por cima?
Oi, Ricardo. No caso de dionaeas, droseras e sarracenias, dê preferência por pratinhos com água em vez de regar por cima.
@@gaiaatlascarnivoras E a dengue?
Minha dioneia tá ficando bem queimada, oq me deixou confuso sobre s quantidade de sol. Alguém tem uma fica
Oi, Ivan. Provavelmente, ela precisava de uma adaptação mais demorada. Diminua a quantidade de sol e vá aumentando aos poucos, uma hora por dia, pra dar tempo de ela acostumar. Abraço!
Ganhei uma dionaea e não entendo NADA de substrato kkkkkk a minha veio em um substrato muito parecido com terra estou bem confusa
Temos um vídeo sobre essa dionaea. Dá uma conferida: ua-cam.com/video/qu9K2gMSq8M/v-deo.html
CompreI uma e está morrendo
Entra no nosso Instagram e manda foto dela no nosso inbox pra eu poder te ajuda rmelhor. 😉
Traduzindo: terra sem adubo, matéria orgânica e um prato com água em baixo do vaso
Terra tem matéria orgânica e pH inadequado pro cultivo de carnívoras. É a pior opção.