Isso foi EXTREMAMENTE esclarecedor. Sempre me perguntei porque algumas tubas pareciam ter um som mais "durinho" com as notas mais definidas parecendo um estacatto ou até como alguns tubistas faziam apoggiatura na tuba. Muito obrigado por esse vídeo, Dante
Nossa, eu estudei o principio da tuba na minha antiga escola, no começo toquei bombardino em si....mas além de bonita, tive facilidade na tuba, to gostando do seus vídeos, principalmente umas dicas sobre a respiração, que é bastante importante e fundamental...... obrigado por esse canal♥️🎼
A paz de Deus querido! Minha Tuba é uma Besson antiga, com receptor com diâmetro menor que o “padrão Americano”, elas vinham com bocal Denis Wick originalmente, então os demais bocas não entram totalmente. Compensa eu substituir o receptor e lid pipe por um “normal” ? Pois o bocal que uso sai muito fácil e cheguei a derrubar algumas vezes por esse motivo. Caso substitua o receptor e Lid Pipe por um do diâmetro vou ter alguma diferença no som ou resistência do ar? E qual material você indicaria em caso de substituição, alpaca, latão amarelo, latão branco ou cobre? Ou outro material que não conheço? E quem você indicaria para realizar o serviço? Ou preservo a originalidade e compro um bocal Denis Wick 2 Tradicional e um Perantucci PT-83S que são próprios para o meu receptor?
Eu toquei por uns 5 anos com tuba de rotor, agora estou tocando com pisto, na minha opinião, parece que o rotor é mais rápido, concordo com o que vc disse Dante, elas tem um som mais centrado, mais firme, em determinados ambientes ela soa melhor.
Gostaria que você fizesse um vídeo explicando se compensa reformar a tuba, se não vai alterar o som se vai desvalorizar a tuba entre outras coisas.... Deus abençoe...
@@tubanoyoutube2802 Dante a paz de Deus .Tô negociando uma tuba Besson inglesa.prototype não sei se é isso a pronúncia,só me dá uma dica elas são boas??
Jessezao Sandes obrigado. Sobre os vídeos de respiração e articulação eu já fiz. De uma olhada nos meus vídeos anteriores. Em Janeiro faço mais. Meus filhos estão de férias e está bem corrido além disso vou viajar. Deus abençoe.
Eu sempre toquei tuba de pisto, agora peguei uma de rotor mais tô com dificuldade tem notas que não quer sair ,tem notas que parece que não afina , será que é embocadura? Alguma dica mestre para melhorar isso e acertar essas notas. Obs: sai da conn 20j e tô com uma QUASAR 5 rotor em dó
A paz de Deus, meu irmão, como vai? Me tira uma dúvida? Eu percebo que uma Weril J981 (ou tuba de pisto) tem o som mais seco, mais cortado, mais oco e as notas graves não são macias e cheias. No caso das tubas de rotor, percebo esse som aveludado, macio e os graves ficam bem cheios e suaves (como se fosse um violão celo). Estou correto nessa opnião leiga?
A paz de Deus irmão Dante!!!! Já estou tocando nos ensaios, seus vídeos me ajudaram muito! Deus abençoe! Uma segestão para um vídeo: será bom um vídeo para entendermos o que é um som brilhante ou escuro, aveludado etc....
Jamesson Alves amém fico feliz em ajudar. Porém um vídeo como esse seria bem difícil de eu fazer, não entro nessas questões pois esses termos são abstratos, escuro claro, aveludado ou não e suas definições na música e na sonoridade da tuba além de serem bastante pessoais vai de cada um, ou seja da experiência que cada um tem em tocar, não são todos que teriam a oportunidade de testar diferentes tubas. Mas quem sabe no futuro. Por enquanto deixarei na manga 😉
Vídeo maravilhoso meu irmão, uma absorção de conhecimento enorme a cada vídeo. Meu querido tenho uma Tuba Conn 20J, gosto mto dela mais queria uma opinião profissional sobre ela, o que o irmão pode me dizer sobre essa Tuba em todos os sentidos possíveis? Deus abençoe
Jasson Soares Cordeiro a 20J ela foi criada na década de 30 e seu uso era para as big bands da época. Eh um instrumento criado para ter muita projeção. O que posso te dizer é isso. 😉 Deus abençoe.
Gabriel Laurentino essa comparação se da em qualquer afinação. Tuba de rotor eh diferente de pisto. Por isso que eu não mencionei a questão de afinação. Uma tuba em F de pisto eh completamente diferente em som de uma tuba em F de rotor alemã. Deus abençoe.
@@tubanoyoutube2802 ñ entendo isso, se a tuba de pisto tem um som mais espalhado e abraça melhor a orquestra por que a tuba de rotor é melhor para grande salões ?
Antônio Lopes veja, a Campana é só a ponta de um instrumento que mede 5 metros e meio. Existe questões de acústica que levariam bastante tempo para explicar, mas entenda uma coisa, mesmo a tuba de pisto tendo uma campana maior a tuba de rotor sempre terá o calibre maior, então imagina em questões de acústica e cubagem interna do instrumento? Imagina o volume métrico! Tudo isso influencia. Porém estou falando aqui de instrumentos bons e de mesmo tamanho, como comparar duas tubas 4/4 padrão! A tuba de rotor vai preencher mais a tuba de pisto vai aparecer mais hehehehe. Deus abençoe.
Apdd Dante, seus vídeos estão muito show de bola. Uma pergunta. Eu conheço um pouco a escola francesa e italiana de música, para tuba e eufonios qual seria a maior referência na sua opinião?
Gabriel Valadares da Silva obrigado pelo carinho. Então vamos lá: eu conheço a escola de tuba apenas hehehehe. Existe sim escola francesa de trombone, tuba eu considero duas escolas; alemã e americana, mesmo por que as Orquestra Alemãs so admitem tubistas que tocam tuba de rotor em Sib e não em C como nos Estados Unidos. Porém muitos que já estudei levam em conta a pedagogia do Arnold Jacobs. Espero ter ajudado.
@@tubanoyoutube2802 Formulei mal a pergunta mas voce tirou minha dúvida, nosso hinário foi criado com base na escola italiana uma batida mais puxada para banda e agora estamos tentando introduzir o modelo francês quiz saber qual escola de tuba seria as mais adotadas mas já me respondeu. Deus abençoe.
Gabriel Valadares da Silva então o hinário eh escrito pensando em um coro. Você só tem 4 vozes não é? A formação de orquestra é uma adaptação para apenas 4 vozes dentro do hinário. A ideia de tocar batido não eh herança mas sim algo cultural. Se fez assim no decorrer do tempo, tudo bem que a interpretação de obras italianas são mais enérgicas mas isso não tem ligação com tocar rachado hehehehe Vou fazer um vídeo não sobre as escolas mas sobre tuba em C e Bb. Deus abençoe.
Dante, poderia fazer um vídeo ou mesmo me ajudar por aqui? Toco na banda do colégio militar de santa Maria, aqui eu uso um Sousafone Bb Weril já bem velho com o bocal padrão. O bocal não é dos melhores, é um VBB 25C, Borda larga, bastante material, cálice pequeno, mas eu dou meu jeito. Mas reparei de um tempo pra cá que algumas notas desafinam. Geralmente começa no dó mais agudo, o dó fica um pouquinho desafinado pra baixo, o ré já mais ainda, o mi quase meio tom pra baixo e a partir do fá fica tudo afinadinho. Acho estranho pois se fosse só pelo agudo as notas mais agudas também desafinariam, mas são só essas. Quando faço o mi agudo vejo que está quase meio tom abaixo do que deveria, aí tento corrigir puxando na embocadura, mas aí a nota acaba mudando para o sol de tanto que eu puxei, e mesmo assim não corrigiu a afinação. Alguma dica?
Gabriel Leão boa pergunta. Todos os instrumentos de bocal tem o que chamamos de 5th harmônico baixo alguns mais outros menos. O 5th harmônico eh o Mi natural. No Souza ele é bem baixo, tem tubas em Do que esse mi eh quase meio tom a baixo. Para corrigir você tem que tocar ele não solta mas apertando 1-2 igual o mi natural de baixo. Deus abençoe.
Muito bom Dante! Muito interessante a questão do tubular x cônico! E, caramba... Eu toco uma tuba de rotores e já tive experiência com tubas de pistos e sinceramente foi muito esclarecedor! Com relação a amplitude de movimento do pisto e do rotor é a mesma coisa ou o rotor é mais curto? Por que existe aquela polêmica de qual possibilita maior velocidade na execução das notas! Deus abençoe meu querido irmão!
max evangelista esse comentário que os americanos usam não está em nenhum vídeo do UA-cam. Quando me referi ao que os americanos falam, são comentários com amigos que tenho e em fóruns que existe de discussão sobre isso nos EUA. Deus abençoe
A PAZ DE DEUS a todos.
Excelente explicação.
Mais uma excelência em forma de vídeo aula. Top esse assunto
Deus abençoe grandemente... continue...
Só falta o irmão voltar a fazer vídeos tbm
@@izaque909 tbm acho
Simeão, mais de mês sem lançar vídeo. O q houve?? Tô com saudades
Queridos, Deus vos abençoe pelo carinho e companheirismo... em breve pretendo voltar com os vídeos, se Deus quiser.
Mil likes por esse vídeo. Sempre muito bem explicado. Deus abençoe a paciência de fazer isso com tanto amor e dedicação.
Volta fazer video, e fala sobre bombardino também
Isso foi EXTREMAMENTE esclarecedor. Sempre me perguntei porque algumas tubas pareciam ter um som mais "durinho" com as notas mais definidas parecendo um estacatto ou até como alguns tubistas faziam apoggiatura na tuba. Muito obrigado por esse vídeo, Dante
Gabriel Leão disponha.
A paz de Deus excelente explicação ,que tuba é essa tua ???
Minha preferência, sem dúvida, é o rotor, porém a manutenção e higienização no rotor é um pouco mais difícil.
Vídeo esclarecedor e muito didático.
Waldners Wall 🙏🏻😉
Nossa, eu estudei o principio da tuba na minha antiga escola, no começo toquei bombardino em si....mas além de bonita, tive facilidade na tuba, to gostando do seus vídeos, principalmente umas dicas sobre a respiração, que é bastante importante e fundamental...... obrigado por esse canal♥️🎼
Tiago Anjos obrigado pelo comentário!!!!! 🙏🏻
@@tubanoyoutube2802 espero aperfeiçoar mais meu conhecimento, e ser um grande nome como o seu.
Tiago Anjos ❤️
Seja melhor 😉🙏🏻
Aí sim. Glória a Deus meu irmão. Desta forma vamos ficar mau acostumados. Deus te abençoe grandemente.
Alex
KJ do Porto amém amado.
Top, muito bom a comparação, ansioso já pelo próximo vídeo!
Parabéns Mestre...ótima aula...Show
Irmão Dante é isso mesmo ,tenho uma chinesinha com uma marca bastante estranha mas enfim é de pisto e não precisa apertar pisto até o fim!!!!!
Ótimo vídeo
Amém!!!Pistos vs rotor,muito bom.
Excelente explicação!!!
Excelente explicação!!! Parabéns e muito obrigado!!!
Betotuba 😉🙏🏻
Ótima explicação!
Grande Dante! Deus abençoe vc.... Saudades do seus vídeos!
Ansioso pelos próximos
amanha farei uma live as 19:30 aparece por aqui Deus abençoe
Vim mais rápido que o Bolt ganhando medalha!
Deus abençoe Dante! Outro vídeo top!
Excelente vídeo, só acho que o seu canal deveria se chamar "YouTuba"
Hahaha valeu, mas já tem tuba no começo do nome, daí pensei em manter o UA-cam mesmo valeu.
A paz de Deus querido!
Minha Tuba é uma Besson antiga, com receptor com diâmetro menor que o “padrão Americano”, elas vinham com bocal Denis Wick originalmente, então os demais bocas não entram totalmente.
Compensa eu substituir o receptor e lid pipe por um “normal” ? Pois o bocal que uso sai muito fácil e cheguei a derrubar algumas vezes por esse motivo.
Caso substitua o receptor e Lid Pipe por um do diâmetro vou ter alguma diferença no som ou resistência do ar? E qual material você indicaria em caso de substituição, alpaca, latão amarelo, latão branco ou cobre? Ou outro material que não conheço?
E quem você indicaria para realizar o serviço?
Ou preservo a originalidade e compro um bocal Denis Wick 2 Tradicional e um Perantucci PT-83S que são próprios para o meu receptor?
Eu toquei por uns 5 anos com tuba de rotor, agora estou tocando com pisto, na minha opinião, parece que o rotor é mais rápido, concordo com o que vc disse Dante, elas tem um som mais centrado, mais firme, em determinados ambientes ela soa melhor.
Alessandro Rampini isso mesmo. Tem que ter uma sala com boa acústica para alguns modelos de campana mais estreita soarem bem.
Gostaria que você fizesse um vídeo explicando se compensa reformar a tuba, se não vai alterar o som se vai desvalorizar a tuba entre outras coisas.... Deus abençoe...
Thiago Florido legal vou ver.
@@tubanoyoutube2802 Dante a paz de Deus .Tô negociando uma tuba Besson inglesa.prototype não sei se é isso a pronúncia,só me dá uma dica elas são boas??
Ótimo só gostaria de mais vídeos rsrsrs ajudaria um sobre respiração articulação e quais métodos para está finalidades
Jessezao Sandes obrigado. Sobre os vídeos de respiração e articulação eu já fiz. De uma olhada nos meus vídeos anteriores. Em Janeiro faço mais. Meus filhos estão de férias e está bem corrido além disso vou viajar.
Deus abençoe.
Faz pontos negativos e positivos da tuba weril master j951
Delico esse assunto por que elas não são tão boas quanto a afinação
ApdD Dante se puder faz um vídeo sobre calibre progressivo, Deus abençoe
TheRPS1980 amém. Verei sim
Agora só falta fazer um vídeo sobre bocal
Paulo Junior Castro Pereira mas eu já fiz kkkkkkkkkkkkk Deus abençoe.
Eu sempre toquei tuba de pisto, agora peguei uma de rotor mais tô com dificuldade tem notas que não quer sair ,tem notas que parece que não afina , será que é embocadura? Alguma dica mestre para melhorar isso e acertar essas notas. Obs: sai da conn 20j e tô com uma QUASAR 5 rotor em dó
Elas são completamente diferentes, tem que entender primeiro como soprar, questão de se acostumar.
Então a de pisto tem mais projeção?
Então não. A sensação de pisto é quando se está perto mas de longe não o rotor de perto parece que não projeta mas de longe projeto muito.
conteudo top ... so uma divuda qual e essa tuba que esta no video top demais
Obrigado meu irmão. Essa é uma Schezer Ausburg em Bb dos anos 60. Deus abençoe.
Entre rotor e pisto ,acho importante a peça atrás do bocal
Indiferente do modelo também. Mas que elas tem suas características únicas e diferenças é fato.
A paz de Deus, meu irmão, como vai? Me tira uma dúvida? Eu percebo que uma Weril J981 (ou tuba de pisto) tem o som mais seco, mais cortado, mais oco e as notas graves não são macias e cheias. No caso das tubas de rotor, percebo esse som aveludado, macio e os graves ficam bem cheios e suaves (como se fosse um violão celo). Estou correto nessa opnião leiga?
Boa noite, teria alguma dica para alguém que vai prestar emesp para o terceiro ciclo. abraços
Nathan Marques então. Precisa ver o roteiro das provas.
A paz de Deus irmão Dante!!!! Já estou tocando nos ensaios, seus vídeos me ajudaram muito! Deus abençoe! Uma segestão para um vídeo: será bom um vídeo para entendermos o que é um som brilhante ou escuro, aveludado etc....
Jamesson Alves amém fico feliz em ajudar. Porém um vídeo como esse seria bem difícil de eu fazer, não entro nessas questões pois esses termos são abstratos, escuro claro, aveludado ou não e suas definições na música e na sonoridade da tuba além de serem bastante pessoais vai de cada um, ou seja da experiência que cada um tem em tocar, não são todos que teriam a oportunidade de testar diferentes tubas.
Mas quem sabe no futuro.
Por enquanto deixarei na manga 😉
Vídeo maravilhoso meu irmão, uma absorção de conhecimento enorme a cada vídeo. Meu querido tenho uma Tuba Conn 20J, gosto mto dela mais queria uma opinião profissional sobre ela, o que o irmão pode me dizer sobre essa Tuba em todos os sentidos possíveis? Deus abençoe
Jasson Soares Cordeiro a 20J ela foi criada na década de 30 e seu uso era para as big bands da época. Eh um instrumento criado para ter muita projeção. O que posso te dizer é isso. 😉
Deus abençoe.
@@tubanoyoutube2802 Deus abençoe meu irmão 🙏🙏
No caso então para tirar maior aproveita dela o músico deve ter as técnicas corretas?
rodrigo almeida eh necessário sim hehehe
ApdD. Para tubas baixo essas relações de som focado e escuro / aberto e brilhante também são bem evidentes ou fazem menor diferença?
Gabriel Laurentino essa comparação se da em qualquer afinação. Tuba de rotor eh diferente de pisto. Por isso que eu não mencionei a questão de afinação.
Uma tuba em F de pisto eh completamente diferente em som de uma tuba em F de rotor alemã. Deus abençoe.
@@tubanoyoutube2802 ok, Deus abençoe!
qual nome/modelo dessa tuba?
Olá. Essa é uma Schezer em Sib.
E no caso da igreja irmão, qual você indicaria?
Leonardo Nunes de Almeida vai depender do teto da igreja e tamanho do salão. Se for grande tuba de rotor se for pequeno tuba de pisto. Deus abençoe.
@@tubanoyoutube2802 ñ entendo isso, se a tuba de pisto tem um som mais espalhado e abraça melhor a orquestra
por que a tuba de rotor é melhor para grande salões ?
Antônio Lopes veja, a Campana é só a ponta de um instrumento que mede 5 metros e meio. Existe questões de acústica que levariam bastante tempo para explicar, mas entenda uma coisa, mesmo a tuba de pisto tendo uma campana maior a tuba de rotor sempre terá o calibre maior, então imagina em questões de acústica e cubagem interna do instrumento? Imagina o volume métrico! Tudo isso influencia. Porém estou falando aqui de instrumentos bons e de mesmo tamanho, como comparar duas tubas 4/4 padrão! A tuba de rotor vai preencher mais a tuba de pisto vai aparecer mais hehehehe. Deus abençoe.
Antônio Lopes detalhe: nada disso eh possível se a peça de trás do bocal não fizer a sua parte 😉
Apdd Dante, seus vídeos estão muito show de bola. Uma pergunta.
Eu conheço um pouco a escola francesa e italiana de música, para tuba e eufonios qual seria a maior referência na sua opinião?
Gabriel Valadares da Silva obrigado pelo carinho.
Então vamos lá: eu conheço a escola de tuba apenas hehehehe.
Existe sim escola francesa de trombone, tuba eu considero duas escolas; alemã e americana, mesmo por que as Orquestra Alemãs so admitem tubistas que tocam tuba de rotor em Sib e não em C como nos Estados Unidos. Porém muitos que já estudei levam em conta a pedagogia do Arnold Jacobs.
Espero ter ajudado.
@@tubanoyoutube2802 Formulei mal a pergunta mas voce tirou minha dúvida, nosso hinário foi criado com base na escola italiana uma batida mais puxada para banda e agora estamos tentando introduzir o modelo francês quiz saber qual escola de tuba seria as mais adotadas mas já me respondeu. Deus abençoe.
@@tubanoyoutube2802 poderia fazer um vídeo sobre as duas escolas alemã e americana e suas diferenças.
Gabriel Valadares da Silva então o hinário eh escrito pensando em um coro. Você só tem 4 vozes não é? A formação de orquestra é uma adaptação para apenas 4 vozes dentro do hinário. A ideia de tocar batido não eh herança mas sim algo cultural. Se fez assim no decorrer do tempo, tudo bem que a interpretação de obras italianas são mais enérgicas mas isso não tem ligação com tocar rachado hehehehe
Vou fazer um vídeo não sobre as escolas mas sobre tuba em C e Bb.
Deus abençoe.
Dante, poderia fazer um vídeo ou mesmo me ajudar por aqui? Toco na banda do colégio militar de santa Maria, aqui eu uso um Sousafone Bb Weril já bem velho com o bocal padrão. O bocal não é dos melhores, é um VBB 25C, Borda larga, bastante material, cálice pequeno, mas eu dou meu jeito. Mas reparei de um tempo pra cá que algumas notas desafinam. Geralmente começa no dó mais agudo, o dó fica um pouquinho desafinado pra baixo, o ré já mais ainda, o mi quase meio tom pra baixo e a partir do fá fica tudo afinadinho. Acho estranho pois se fosse só pelo agudo as notas mais agudas também desafinariam, mas são só essas. Quando faço o mi agudo vejo que está quase meio tom abaixo do que deveria, aí tento corrigir puxando na embocadura, mas aí a nota acaba mudando para o sol de tanto que eu puxei, e mesmo assim não corrigiu a afinação. Alguma dica?
Gabriel Leão boa pergunta. Todos os instrumentos de bocal tem o que chamamos de 5th harmônico baixo alguns mais outros menos.
O 5th harmônico eh o Mi natural. No Souza ele é bem baixo, tem tubas em Do que esse mi eh quase meio tom a baixo. Para corrigir você tem que tocar ele não solta mas apertando 1-2 igual o mi natural de baixo.
Deus abençoe.
@@tubanoyoutube2802 nossa, uma coisa tão simples que faz tanta diferença. Muito obrigado.
Muito bom Dante! Muito interessante a questão do tubular x cônico! E, caramba... Eu toco uma tuba de rotores e já tive experiência com tubas de pistos e sinceramente foi muito esclarecedor! Com relação a amplitude de movimento do pisto e do rotor é a mesma coisa ou o rotor é mais curto? Por que existe aquela polêmica de qual possibilita maior velocidade na execução das notas! Deus abençoe meu querido irmão!
Lucas Couto amém
Então o rotor tem um curso menor. Eu que já toco com rotor um tempo às vezes estranho o pisto. Deus abençoe.
1:08 por que não citou o video na descrição?
max evangelista esse comentário que os americanos usam não está em nenhum vídeo do UA-cam. Quando me referi ao que os americanos falam, são comentários com amigos que tenho e em fóruns que existe de discussão sobre isso nos EUA. Deus abençoe
Eu particularmente não gosto de tubas de rotor esteticamente eu acho feio já tive várias chances de ter tuba de rotor e não quis tuba é gosto
Prefiro pisto frontal.
Ótima explicação!
Rafael Mendes obrigado meu irmão. Deus abençoe.
@@tubanoyoutube2802 amém querido!