Não é tão complexo, pelo menos pra mim. Web 1.0 - Sem dados vendidos; Web 2.0 - Os dados dos usuários são vendidos; Web 3.0 - Os usuários obtém propriedade dos seus próprios dados.
@@bardobarros890 As pessoas tentam dificultar algo que é simples. Cada versão da web adiciona algo que não existia na versão anterior. A web 1.0 só exibia dados, não gravava. A web 2.0 adicionou a gravação dos dados, dados esses que são vendidos para agências de publicidade. Web 2.0 já possuía descentralização com o surgimento do torrent, já possuía inteligência artificial (algoritmos de redes sociais são exemplos), metaverso já existia desde o Second Life - essas tecnologias não são específicas da web 3.0. Web 3.0 adiciona a blockchain e os NFTs para criar a propriedade dos dados - seus dados, seus documentos, suas fotos ficam salvas cada uma em um NFT na sua carteira crypto, e não mais nos servidores da Google, Facebook ou de governos.
@@luizjunior727 Pode até ser somente um dos tópicos, só que é o principal, o mais importante: os dados. Você não irá criar um UA-cam descentralizado sem que o vídeo do criador, que é o principal dado na plataforma, seja vendido pelo criador diretamente para uma agência de publicidade sem intermediários. Hoje, pra você ser UA-camr, você tem que ter X horas de vídeos assistidos, ter Y visualizações, ter Z inscritos pro UA-cam pensar em monetizar o seu canal, e enquanto você não possui esses requisitos, ele vende seus vídeos (que você posta de graça) pra agências de publicidade. Ou seja, no início você trabalha de graça pro UA-cam. Ah, fora que se você falar de algo que ele não goste, você perde o canal (seu trabalho). O principal da web3 é a venda dos dados pelos criadores e a não a oferta quase gratuita como é na Web 2.0, além de ser incensurável.
Não conhecia o canal, mas devo dizer levando em consideração a data do video e os projetos que voces citaram da Web3, vocês fizeram uma excelente pesquisa! Parabens!
Venho acompanhando o crescimento da DAO's a quase 2 anos, já vi países, Exchanges DeFi...entre outros, que já utilizam e estão tendo resultado (mesmo tendo aquele problema em 2017). Vai ser ótimo quando se propagar ainda mais.❤
Obrigado mais uma vez! Eu nem sei se vocês tem noção do quanto são importantes pra nós! Sempre que começo a estudar algo novo tenho que passar por aqui. Por isso já dou like logo no início do vídeo. Obrigado Deus por esse casal!!!!
Finalmente vcs fizeram um vídeo abordando o tema. Só chamo a atenção para o fato de que há projetos de blockchain que não utilizam RPC, como a Polkadot.
Sim, já estou pesquisando sobre e em 2022 quero me aprofundar nesse mundo e conseguir a primeira vaga programando um DApp, por exemplo. Tem até curso na Udemy de Solidity, to pensando em pegar. :D
@@gestaltlatseg Pra programar um Dapp, você precisar saber tanto criar uma API, como consumir a API no seu site e também fazer o frontend do seu site, fora os testes - fullstack total. Se você faz tudo isso, não há necessidade alguma de trabalhar para ninguém. Pra quê você vai trabalhar por R$ 250 a hora em algo que pode lhe dar R$ 2500 por dia sem mexer um palito?
Acho que uns dos principais ponto que esqueceram de citar é que a web 3.0 remunera todos os elos, desde o produtor de conteúdo até os usuários, um exemplo são os games play-to-earn e NFTs. E não necessariamente será tudo descentralizado, um exemplo é a blockchain da Solana que é centralizada, e que está ganhando muita força por oferecer uma boa escalabilidade e preços mais baixos se comparados com a da Ethereum.
Meu pedido foi atendido😍 Esse assunto é muito interessante tenho lido muito no medium e estou pensando seriamente em me focar nesse mundo descentralizado, estou só estudando JS e Node e espero no futuro ir para um Solidity(ETHER), Haskell Plutus(ADA) ou Rust(SOL). Tem muita coisa pra explorar, obrigado melhor casal!🥳🥳
Muito bem explicado o conceito, embora acredito que há uma confusão no que tange aos conceitos de web3 e web3.0 (que se trata da web semântica) o conteúdo do vídeo se trataria de web3 (sem o ".0").
Quais as soluções apresentadas para a autenticação das pessoas? Como por exemplo pra questão de votos. Pq hj em dia algumas pautas discutidas em redes sociais são contaminadas por bots, dando uma volume falso de representatividade.
Simples: biometria. Somente um endereço ligado à uma biometria poderá votar. Pegue qualquer app de banco digital e você vai entender como funciona a biometria.
@@theoivlisnet Simples até demais pra mim. Pro banco isso vale, pq é uma relação autenticação entre cliente e aplicação, qualquer combinação sigilosa vale desde senhas até leituras biométricas (leitura de relações geométricas de partes do corpo humano, facilmente fraudáveis por softwares). Mas independente da forma de autenticação de conexão, quando se trata de CRIAR uma conta em algo descentralizado e tão importante para democracia, qm me garante que essa conta é de uma pessoa real, já q dados biométricos podem ser gerados? Q eles serão conferidos com dados de pessoas reais? Que em países ditatoriais esses dados governamentais que respaldariam a documentação de uma pessoa não serão fraudados? Eu acho q temos que buscar soluções que não dependam de governos, como por exemplo uma rede de autenticação, onde as contas sejam selecionadas aleatoriamente pela aplicação para validar umas as outras com diversas técnicas como por exemplo comparação de imagem de registro e vídeo ao vivo...
@@pedroxs1 O que garante que essa conta é de pessoal real? Oras, a biblioteca de biometria da qual eu trabalhei (pra criar apps de identidade digital) funcionam verificando se a pessoa que está na frente da câmera frontal do celular é uma pessoa real, está viva e não é uma foto ou vídeo. Todo os bancos usam esse tipo de verificação biométrica nos seus apps. Nenhum governo ou empresa poderá ter acesso aos dados dos usuários sem a permissão dos mesmos. Pois os dados vão ser criptografados, ou seja, somente o dono do NFT do título de eleitor, do passaporte, da identidade ou da carteira de motorista, por exemplo, irá poder acessar os dados (a imagem digital do documento) com uma senha. É quase o mesmo funcionamento das criptomoedas: apenas aquele que possui a chave privada (senha) é dono das moedas. Comparação de imagem de registro e vídeo ao vivo é justamente aquilo que falei sobre a biometria dos apps de banco.
Por favor, façam um mão no código com pub-sub e os outros temas como Websockets e RPC, acho que seria top demais pra gente ter uma ideia do que vem por aí. Pode ser?
A dúvida que me vem a cabeça é, se nós formos os "hospedeiros" de conteúdo, imagine o espaço em HD ou SSD que teremos que ter nos computadores e celulares. Como ficará isso?
Eu acredito que como será o "padrão" em todos os PCs do mundo. Se hoje a internet tem por volta, uma estimativa apenas, de 30 exabytes e chutando muito baixo que tenha "só" 3 BI de aparelhos conectados na web. Seria coisa de 10gb por aparelho para dar o todo. Se considerar que precisam de diversos backups do mesmo conteúdo, coloca uns 100gb. Mas lógico que esse números de dados e aparelhos conectados são muito baixos. Deve ter muito mais do que 3bi de aparelhos conectados na web.
@@theoivlisnet sim sim, que "usar" ou "hospedar" dados vai ganhar com isso. Mas acredito que nem TUDO ficará "hospedado" na rede blockchain e consequentemente nos nossos dispositivos, mas só as informações importantes. Não será isso?
@@gugasevero76 As informações importantes poderão estar salvas na blockchain, mas serão criptografadas, já que tudo na blockchain é público. Imagine um app de carteira de motorista. A imagem da carteira de motorista estará inserida num NFT e criptografada. Somente o dono poderá acessar a imagem através de uma senha.
@@nandomax3 A descentralização tem preço. Se bem que muitos contratos inteligentes estão sendo feitos porcamente, de forma que as transações vão ser caras de qualquer jeito.
Vai ser interessante quando isso atingir as lojas de aplicativos, que até pouco tempo chegavam a cobrar 30% do faturamento do dev em taxas. É um oligopólio similar ao que tivemos na famosa guerra dos navegadores no final dos anos 90. Apple Store e Google Play simplesmente podem banir um app que não use o meio de pagamentos deles se o app se enquadrar no "digital goods", nesse caso o dev só tem a opção de pagar as taxas (leia-se extorsão) ou ficar de fora da loja onde perderia um enorme público.
3:24 Vcs poderiam ter inventado um site onde qualquer pessoa poderia compartilhar conteúdo seja de entretenimento ou educação no geral, mas n tiveram essa ideia jkk
@@gillall4828 Cara, foi uma piada kk o youtube n foi o responsável por criar o conceito UA-camR foi os próprios criadores de conteúdos, essa ideia de youtube teens e tutorial foi q começou a fazer isso n foi a plataforma foi os usuários. Eles n inventaram isso pq essa é uma IDEIA como como todo produto e serviços q existem partiu primeiro de uma IDEIA, essa ideia de q todo mundo pode compartilhar conteúdo através de video é revolucionário. Se n tem uma ideia revolucionaria n existe esse negócio de custo, vc daria um jeito, se eles tivessem tipo essa ideia e soubesse o quanto ela poderia ser valiosa, se soubesse q ela se transformaria nisso q é hoje, claro, q eles teriam criado, até eu kkk
Na época desse emule eu era bem novão, havia acabado de ganhar um pc e já comecei me traumatizando. Era cada coisa que a gente baixava de pc alheio, que rolou até investigação das polícias internacionais. Só fui descobrir deep web anos depois disso, mas naquela época não era tão deep não.
bom, mesmo correndo o risco de fazer uma pergunta sem sentido, vou fazer kkk As blockchains precisam dos mineradores para fazer a validação dos elos da corrente certo ? e para fazer isso recebem um partezinha dos custos das operações. Na Web 3.0 rodando na blockchain será necessária essa validação ? A quantidade de requisições de mineração vai aumentar ? porque se for o volume vai ser absurdo...
Opa, blz! Ainda vale a pena comprar dominios .eth? pois estava vendo que a maioria dos vídeos, tipo esse seu, são de 1 ano, 2 anos, e até agora, não vemos muitas empresas utilizando os dominios .eth, e, nem muitos vídeos novos sobre isso, será que a WEB 3.0, parou no tempo?
Toda essa ideia de criptomoedas e nft explodiu muito rápido, lembro de ver a notícia da primeira coisa vendida como NFT e achei bizarro e agora parece que tá todo mundo nessa onda, eu ainda acho bizarro e a impressão que tenho é que se eu não entrar nessa vou ficar "fora do planeta"...
O Governo não vai permitir que isso avance muito, não por que estão preocupados com você, mas por causa de que muita gente está ganhando uma grana na internet com crypto, movimentando pra lá e pra cá e eles não tem nem noção disso... Logo logo o governo vai querer dar um jeito de ferrar com isso tudo.
Vídeo excelente, mais a Web 3.0 me assusta sinto que há uma ilusão sobre ter controlo sobre os meus dados numa rede onde terei de estar conectado 100% para fazer parte dela
Esse assunto merece uma live de 2 horas é muito conteúdo e bem complexo!
Não é tão complexo, pelo menos pra mim.
Web 1.0 - Sem dados vendidos;
Web 2.0 - Os dados dos usuários são vendidos;
Web 3.0 - Os usuários obtém propriedade dos seus próprios dados.
@@theoivlisnet se você pensa assim.. com certeza tem muito mais do que só isso aí que você falou.
@@bardobarros890 As pessoas tentam dificultar algo que é simples.
Cada versão da web adiciona algo que não existia na versão anterior.
A web 1.0 só exibia dados, não gravava.
A web 2.0 adicionou a gravação dos dados, dados esses que são vendidos para agências de publicidade.
Web 2.0 já possuía descentralização com o surgimento do torrent, já possuía inteligência artificial (algoritmos de redes sociais são exemplos), metaverso já existia desde o Second Life - essas tecnologias não são específicas da web 3.0.
Web 3.0 adiciona a blockchain e os NFTs para criar a propriedade dos dados - seus dados, seus documentos, suas fotos ficam salvas cada uma em um NFT na sua carteira crypto, e não mais nos servidores da Google, Facebook ou de governos.
@@theoivlisnet Cara, esse é só um dos tópicos ...
@@luizjunior727 Pode até ser somente um dos tópicos, só que é o principal, o mais importante: os dados.
Você não irá criar um UA-cam descentralizado sem que o vídeo do criador, que é o principal dado na plataforma, seja vendido pelo criador diretamente para uma agência de publicidade sem intermediários.
Hoje, pra você ser UA-camr, você tem que ter X horas de vídeos assistidos, ter Y visualizações, ter Z inscritos pro UA-cam pensar em monetizar o seu canal, e enquanto você não possui esses requisitos, ele vende seus vídeos (que você posta de graça) pra agências de publicidade. Ou seja, no início você trabalha de graça pro UA-cam.
Ah, fora que se você falar de algo que ele não goste, você perde o canal (seu trabalho).
O principal da web3 é a venda dos dados pelos criadores e a não a oferta quase gratuita como é na Web 2.0, além de ser incensurável.
Qualquer assunto passado por esse simpático Casal, se torna muito prazeroso!!! Ótimo trabalho pessoal!
Primeiro vídeo que assisto no canal e já gostei! Não sei nada de programação, boiei em 100% do vídeo, mas é um bom canal para começar a aprender.
Conteúdo de fácil entendimento e bem redondo. Obrigada, pessoal!
Finalmente o primeiro! kkk
Pra mim, esse é o melhor canal pra ficar por dentro dos novos termos que surgem no mundo da tecnologia!
Aeeee First!!! Muito obrigado por nos acompanhar Mateus!
@@codigofontetv Tamo junto!!😁
Simplesmente o futuro 💙🔥
Excelente conteúdo!!! Top D+++
Não conhecia o canal, mas devo dizer levando em consideração a data do video e os projetos que voces citaram da Web3, vocês fizeram uma excelente pesquisa! Parabens!
A descentralização e o futuro , quem nao gostou deste video foi o estado e as grandes big techs
Gostei muito da maneira que é repassada a aula.
Vcs são excelentes!!!
Que vídeo galera! Parabéns. Bem explicado !
Venho acompanhando o crescimento da DAO's a quase 2 anos, já vi países, Exchanges DeFi...entre outros, que já utilizam e estão tendo resultado (mesmo tendo aquele problema em 2017). Vai ser ótimo quando se propagar ainda mais.❤
Obrigado mais uma vez! Eu nem sei se vocês tem noção do quanto são importantes pra nós! Sempre que começo a estudar algo novo tenho que passar por aqui. Por isso já dou like logo no início do vídeo.
Obrigado Deus por esse casal!!!!
Ganhamos o dia com suas palavras carinhosas... faz muita diferença para nós esse carinho.
Fique com Deus!
Fico feliz em saber!
Então vai aqui um abraço virtual pra cada 🤗🤗 haha
Amééém!!
Muito bom mesmo , Gabriel e Vanessa , isso vai ajudar bastante os programadores autônomo e usuários....
Cara, mais um grande video do casal, talvez um dos melhores. Sim! Por favor falem sobre o Pub/Sub!!
Parabéns!
Muito ansioso sobre isso. Vai ser bom para povo.
Lembra bastante a idéia da nova internet, do seriado Silicon Valley.
Hahaha lembra mesmo.
Será que vai ter o mesmo resultado? 🤣
Silicon Valley
@@ne0nmancer , o bitcoin já tá aí faz 13 anos...
Sucesso , show mesmo!!!
Eu precisava desse VIDEO.
Obg Código Fonte.
Nossa... ótimo video pessoal.
Chega!! Num guento mais... Seguindo pra eletrotécnica e projeto camelô Supervia!!
Finalmente vcs fizeram um vídeo abordando o tema.
Só chamo a atenção para o fato de que há projetos de blockchain que não utilizam RPC, como a Polkadot.
Qual linguagem de programação ela usa?
Caramba mano vai ser uma revolução mesmo, e como programador eu estarei ajudando
Sim, já estou pesquisando sobre e em 2022 quero me aprofundar nesse mundo e conseguir a primeira vaga programando um DApp, por exemplo. Tem até curso na Udemy de Solidity, to pensando em pegar. :D
@@gestaltlatseg Pra programar um Dapp, você precisar saber tanto criar uma API, como consumir a API no seu site e também fazer o frontend do seu site, fora os testes - fullstack total. Se você faz tudo isso, não há necessidade alguma de trabalhar para ninguém.
Pra quê você vai trabalhar por R$ 250 a hora em algo que pode lhe dar R$ 2500 por dia sem mexer um palito?
@@theoivlisnet Dapp?
@@tiktoktoktik3376 Decentralized Application.
@@gestaltlatseg Eu não entraria em nenhuma dapp de BR, só vai ter ruggpull
Acho que uns dos principais ponto que esqueceram de citar é que a web 3.0 remunera todos os elos, desde o produtor de conteúdo até os usuários, um exemplo são os games play-to-earn e NFTs.
E não necessariamente será tudo descentralizado, um exemplo é a blockchain da Solana que é centralizada, e que está ganhando muita força por oferecer uma boa escalabilidade e preços mais baixos se comparados com a da Ethereum.
Bora pra cima dessa nova versão web. \O/
.Gratidão 🥰❤🙏
Meu pedido foi atendido😍
Esse assunto é muito interessante tenho lido muito no medium e estou pensando seriamente em me focar nesse mundo descentralizado, estou só estudando JS e Node e espero no futuro ir para um Solidity(ETHER), Haskell Plutus(ADA) ou Rust(SOL). Tem muita coisa pra explorar, obrigado melhor casal!🥳🥳
Vídeo excelente!! Grande qualidade principalmente de conteúdo!! Vocês são incríveis!!
ôtimo video! muito obrigada!
muitooooooooooooooo obrigado pelo vídeo, vcs são top d+, acompanho a tempo o casal e nunca comento, mas fiquei feliz com essa novidade, obrigado.
Saudades de ver esse canal casal!!
FICA COM DEUS!
GOSTEI
Muito bem explicado o conceito, embora acredito que há uma confusão no que tange aos conceitos de web3 e web3.0 (que se trata da web semântica) o conteúdo do vídeo se trataria de web3 (sem o ".0").
siiiim e eu aqui assistindo para entender a web 3.0 hahaha
Muito bom o vídeo, recomendo.
Vocês são demais! Valeu pelo vídeo.
Muito obrigado pelo carinho Igor!
Muito bom pqp, casal monstro o entendimento entrou certinho na cabeça!
ótima explicação !!!! 18/11/2022
Muito bom o vídeo
É absurda a quantidade informação que a internet em plena evolução nos proporciona!
Nesse sentido, faz todo sentido!
Sugestão: Criem um curso sobre web 3.0! Seria fantásticooo!
Muito interessante este assunto. Para nos aprofundarmos, tem alguma literatura ou curso que se aprofunde mais sobre este assunto?
muito bom seu conteudo, ganhaou mais 1 escrito.
Quais as soluções apresentadas para a autenticação das pessoas? Como por exemplo pra questão de votos. Pq hj em dia algumas pautas discutidas em redes sociais são contaminadas por bots, dando uma volume falso de representatividade.
Bots? Ninguém perde tempo fazendo bot pra discussão em rede social.
@@ilovemacross tem q ver isso daí, talkei? 👉👉🇧🇷
Simples: biometria. Somente um endereço ligado à uma biometria poderá votar.
Pegue qualquer app de banco digital e você vai entender como funciona a biometria.
@@theoivlisnet Simples até demais pra mim. Pro banco isso vale, pq é uma relação autenticação entre cliente e aplicação, qualquer combinação sigilosa vale desde senhas até leituras biométricas (leitura de relações geométricas de partes do corpo humano, facilmente fraudáveis por softwares).
Mas independente da forma de autenticação de conexão, quando se trata de CRIAR uma conta em algo descentralizado e tão importante para democracia, qm me garante que essa conta é de uma pessoa real, já q dados biométricos podem ser gerados? Q eles serão conferidos com dados de pessoas reais? Que em países ditatoriais esses dados governamentais que respaldariam a documentação de uma pessoa não serão fraudados?
Eu acho q temos que buscar soluções que não dependam de governos, como por exemplo uma rede de autenticação, onde as contas sejam selecionadas aleatoriamente pela aplicação para validar umas as outras com diversas técnicas como por exemplo comparação de imagem de registro e vídeo ao vivo...
@@pedroxs1 O que garante que essa conta é de pessoal real? Oras, a biblioteca de biometria da qual eu trabalhei (pra criar apps de identidade digital) funcionam verificando se a pessoa que está na frente da câmera frontal do celular é uma pessoa real, está viva e não é uma foto ou vídeo. Todo os bancos usam esse tipo de verificação biométrica nos seus apps.
Nenhum governo ou empresa poderá ter acesso aos dados dos usuários sem a permissão dos mesmos. Pois os dados vão ser criptografados, ou seja, somente o dono do NFT do título de eleitor, do passaporte, da identidade ou da carteira de motorista, por exemplo, irá poder acessar os dados (a imagem digital do documento) com uma senha. É quase o mesmo funcionamento das criptomoedas: apenas aquele que possui a chave privada (senha) é dono das moedas.
Comparação de imagem de registro e vídeo ao vivo é justamente aquilo que falei sobre a biometria dos apps de banco.
DOT🚀 e GRT🚀
Ficou muito bom o conteúdo, como sempre kkk
Poderiam falar sobre Solidity?
Informações de qualidade como sempre. Obrigado pelo video!😎
Obrigado Thyéz! Ficamos honrados. Grande abraço!
Poderia falar sobre aplicativos existentes que funcionam como web 3.0
Diz mais a fundo sobre as aplicações do dia a dia e dando até uma ideia profunda que vocês tem sobre mesmo q possa ou não acontecer
Mais um excelente conteúdo.
#QueremosMaoNoCodigo!!!
Porque alguns locais falam de web 3.0 (inclusive para falar sobre o que existe atualmente) e outros de web 4.0? Há divergência de definição?
Agora poderemos dizer com 100% de certeza de que quando algo caiu na internet, não vai poder ser deletado ou sumir
Gente esse conjunto que vocês usam ficou lindo!
Por favor, façam um mão no código com pub-sub e os outros temas como Websockets e RPC, acho que seria top demais pra gente ter uma ideia do que vem por aí. Pode ser?
Excelentes informações👏👏👏👏, melhor vídeo! Achei muito muito interessante DAO (decentralized autonomous organisation), seria uma utopia 🤔
Muito boa explicação!! Valeu
Falar um pouco mais sobre rede ethereum, estou estudando ela é aprendendo como funciona esses games NTFS.
Aaaa... vcs são de Petrópolis??! Eu também kkkk
Sensacional!!! 👏🏻👏🏻👏🏻🚀🚀🚀. Estou projetando um game em NFT 😁🙌🏻🚀
Excelente vídeo. Obrigado pela explicação.
A dúvida que me vem a cabeça é, se nós formos os "hospedeiros" de conteúdo, imagine o espaço em HD ou SSD que teremos que ter nos computadores e celulares. Como ficará isso?
Eu acredito que como será o "padrão" em todos os PCs do mundo. Se hoje a internet tem por volta, uma estimativa apenas, de 30 exabytes e chutando muito baixo que tenha "só" 3 BI de aparelhos conectados na web. Seria coisa de 10gb por aparelho para dar o todo. Se considerar que precisam de diversos backups do mesmo conteúdo, coloca uns 100gb. Mas lógico que esse números de dados e aparelhos conectados são muito baixos. Deve ter muito mais do que 3bi de aparelhos conectados na web.
Gerson Tavares desculpe, não entendi.
É simples: Diferentemente dos seeders em torrents, você será PAGO pra hospedar esses conteúdos, da mesma forma que os mineradores na blockchain.
@@theoivlisnet sim sim, que "usar" ou "hospedar" dados vai ganhar com isso. Mas acredito que nem TUDO ficará "hospedado" na rede blockchain e consequentemente nos nossos dispositivos, mas só as informações importantes. Não será isso?
@@gugasevero76 As informações importantes poderão estar salvas na blockchain, mas serão criptografadas, já que tudo na blockchain é público.
Imagine um app de carteira de motorista. A imagem da carteira de motorista estará inserida num NFT e criptografada. Somente o dono poderá acessar a imagem através de uma senha.
Vídeo top
Conteúdo bom demais, acho que uma linguagem top pra se acrescentar nesse combo web 3.0 seria a Solidity
Único problema da solidity é o gas fee na Ethereum. Tá muito cara
@@nandomax3 A descentralização tem preço. Se bem que muitos contratos inteligentes estão sendo feitos porcamente, de forma que as transações vão ser caras de qualquer jeito.
@@theoivlisnet sim, acho que é um grande gargalo e muito projeto tenta resolver isso né
Falem mais de WebSockets por favor!!!
🤯🤯 adoro esse assunto, é o futuro do mundo
Desenvolvedores terão um mar de possibilidades
Vai ser interessante quando isso atingir as lojas de aplicativos, que até pouco tempo chegavam a cobrar 30% do faturamento do dev em taxas. É um oligopólio similar ao que tivemos na famosa guerra dos navegadores no final dos anos 90. Apple Store e Google Play simplesmente podem banir um app que não use o meio de pagamentos deles se o app se enquadrar no "digital goods", nesse caso o dev só tem a opção de pagar as taxas (leia-se extorsão) ou ficar de fora da loja onde perderia um enorme público.
Um JR que caiu de paraquedas nesse vídeo pode pensar em desistir :o
3:24 Vcs poderiam ter inventado um site onde qualquer pessoa poderia compartilhar conteúdo seja de entretenimento ou educação no geral, mas n tiveram essa ideia jkk
O problema era o custo/infra BR, lá fora era bem mais facil conseguir fazer algo.
@@gillall4828 Cara, foi uma piada kk o youtube n foi o responsável por criar o conceito UA-camR foi os próprios criadores de conteúdos, essa ideia de youtube teens e tutorial foi q começou a fazer isso n foi a plataforma foi os usuários. Eles n inventaram isso pq essa é uma IDEIA como como todo produto e serviços q existem partiu primeiro de uma IDEIA, essa ideia de q todo mundo pode compartilhar conteúdo através de video é revolucionário. Se n tem uma ideia revolucionaria n existe esse negócio de custo, vc daria um jeito, se eles tivessem tipo essa ideia e soubesse o quanto ela poderia ser valiosa, se soubesse q ela se transformaria nisso q é hoje, claro, q eles teriam criado, até eu kkk
Qual curso vcs indicam para se tornar um desenvolvedor?
Ansioso por um Mão no Código sobre Pub/Sub.
Estamos preparando!
O futuro é controlado, e cheio de sabedoria, pelos nerds.
Web 3.0 (A Evolução da Interwebs já Começou) // Dicionário do Programador
Caraca muito enriquecedor e maneiro, muito obrigado pela explicação !
Na época desse emule eu era bem novão, havia acabado de ganhar um pc e já comecei me traumatizando. Era cada coisa que a gente baixava de pc alheio, que rolou até investigação das polícias internacionais. Só fui descobrir deep web anos depois disso, mas naquela época não era tão deep não.
Como um dev iniciante e ANCAP que sou, não poderia ficar mais empolgado!
Também tô assim kk
é sobre isse bovino gadoso
Muito interessante mesmo
kkk
Fiquei o vídeo inteiro pensando: nossa, isso parece estar feito à imagem do libertarianismo.
Cara, isso é muito louco antes mesmo de existir Bitcoin eu sempre sonhei com uma web descentralizada
Ótimo vídeo. Contudo, acho que a preocupação em transmitir os nomes dos conceitos foi maior que a necessidade de explicar o real conceito de Web 3.0.
Queria saber qual projeto está a frente na corrida da web 3.0?
bom, mesmo correndo o risco de fazer uma pergunta sem sentido, vou fazer kkk
As blockchains precisam dos mineradores para fazer a validação dos elos da corrente certo ? e para fazer isso recebem um partezinha dos custos das operações. Na Web 3.0 rodando na blockchain será necessária essa validação ? A quantidade de requisições de mineração vai aumentar ? porque se for o volume vai ser absurdo...
Opa, blz!
Ainda vale a pena comprar dominios .eth? pois estava vendo que a maioria dos vídeos, tipo esse seu, são de 1 ano, 2 anos, e até agora, não vemos muitas empresas utilizando os dominios .eth, e, nem muitos vídeos novos sobre isso, será que a WEB 3.0, parou no tempo?
Ta mas a web 3 em si muda experiência de usuário em alguma questão? Ou haverão problemas de comunicação com os dados já existentes? 😓 confuso
2:30 mIRC com barulho de ICQ?
Toda essa ideia de criptomoedas e nft explodiu muito rápido, lembro de ver a notícia da primeira coisa vendida como NFT e achei bizarro e agora parece que tá todo mundo nessa onda, eu ainda acho bizarro e a impressão que tenho é que se eu não entrar nessa vou ficar "fora do planeta"...
O mundo vai ficar radicalmente diferente!
Que venha internet do futuro!!
Falem mais sobre o design pattern pub sub
Faz um mão no código utilizando PHP e a rede etherium
Faz sentido, faz um dApp na prática pfv
caraca quando eu comecei nossa , recem echegou o php que saudades hahehehe
O Governo não vai permitir que isso avance muito, não por que estão preocupados com você, mas por causa de que muita gente está ganhando uma grana na internet com crypto, movimentando pra lá e pra cá e eles não tem nem noção disso... Logo logo o governo vai querer dar um jeito de ferrar com isso tudo.
Gostaria de sugerir meios de trabalhos dentro da web3
Dá para montar loja virtual na web3?
Eu quero saber se pra se cadastra tem que pagar
Kkk muito bom.
Vídeo excelente, mais a Web 3.0 me assusta sinto que há uma ilusão sobre ter controlo sobre os meus dados numa rede onde terei de estar conectado 100% para fazer parte dela
camisas legais
Quais profissões devem surgir com isso tudo?