Obrigado Jádson! Aproveita e compartilha com os colegas da Faculdade! :D Já faz parte do nosso grupo do Telegram? O link esta na descrição do vídeo, abraço!
No meu entender a rede mesh que significa malha, nao funciona como repetidor isso se for ligado com rede cabeada. funciona com um sistema inteligente de distribuição de wi-fi onde cada torre ligada através da rede cabeada gerencia qual o melhor local de origem do sinal assim permitindo com que os dispositivos conectado tenha um melhor performance . já fiz dezenas de projetos com rede mesh utilizando o TP-LINK M4 onde acabou sendo mais interessante do que o próprio unifi, onde a interface e mais acessível ao cliente. experimente utilizar esse M4 e depois me conta oque achou... mais tem que ser configurado de forma correta e utilizar cabos de qualidade.... não e uma critica, somente mostrando outras opções no mercado afim de aumentar o conhecimento. Seus vídeos tem me ajudado muito obrigado.
Marcelo, acho que vc tocou num ponto que eu venho buscando resposta faz tempo. Não sou profissional da área e já pesquisei e não encontrei respostas para minhas perguntas. E parece que você tem experiência com algo que tinha imaginado com ideal para o meu caso. Se eu instalar Xiaomi AX3000 com duas torres, ambos ligados em rede r45 com cat 6, em pontos extremos do meu apto, eu consigo transitar entre os ambientes, permanecendo no mesmo SSID embora conectado em torres diferentes por conta da potencia do sinal? Ou necessariamente o ideal é adquirir aparelhos access point que permitam configurar o rooming entre eles? Desde já obrigado.
@@fabiodilucia teria que ver a questão do tamanho do apartamento localização das Torres mais na maioria das vezes funciona perfeitamente. Costumo colocar em uma casa com 3 a 4 quantos, área de lazer ampla, coloco 3 Torres do deco m4 e funciona perfeitamente rodo a casa toda sem sombras entro no quarda roupa para testar (hahahha) e continuar com a conexão oscilando pouco entre 400mb e 300mb nas áreas com menos cobertura.
Amigo fazendo no cabo então eu não vou ter esse problema de latência?,outra coisa posso fazer as ligações via switch ou precisa ligar os decos entre eles.
tenho uma rede dessa em casa! um apartamento de 180m2 com 3 Deco X60 ligado via cabo, tenho cobertura 100% em todas as areas e transitando de um AP para o outro de forma transparente e sem perder a qualidade em absolutamente nada. Estou fazendo uma migração da rede para melhor gerenciamento porém com Unifi mas vou manter uma parte dele rodando nos Decos X60.
Era isso que queria saber. Se eu ligar por cabo dois access points não terei perda, correto? A perda ocorre por haver extensão de sinal sem cabo, é isso?
Lembrando que se você quiser manter o mesmo nome de rede (SSID) nos access point, tem que manter eles em canais diferentes, para que não sofram interferência entre eles, em 2.4GHz, os canais são, 1, 6 e 11 em 20Mhz de largura de canal. Já em 5GHz tem uma diversidade maior de canais que você pode trabalhar isso. O WDS (mesh) trabalha no mesmo canal que no caso causa muita interferência entre os APS, já tentei usar aqui em casa mas não ficou legal, tive que passar o cabo. No final das contas o melhor cenário é com cabo de rede.
É isso ai Cezar, acabei esquecendo de mencionar essa informação muito importante! Essa sobreposição de canais gera uma grande interferência que pode comprometer o desempenho! Já faz parte do nosso grupo do Telegram? O link esta na descrição do vídeo, abraço!
Top!! Alguns APs permitem determinar o tempo ou a potência que os clientes ficarão atrelados ao seu range, antes de serem liberados para o AP mais próximo. Evitando que o próprio aparelho determine qual wi-fi será melhor para ser conectado.
na rede mesh nao precisa se preocupar com canal. e mesmo na rede roaming é relativo você pode ou nao usar o mesmo canal depoente da poluição. e do equipamento. é so tentando para ter o resultado. mais o SSID e senha são iguais.
WDS não é mesh, mesh parece ser a coisa mais incompreendida pelos mestres gurus de redes, impressionante. Porque isso acontece? Cursinho não estava atualizado? Porra bicho site da Huawei tem material explicando absolutamente tudo e de graça, só ler, fora os chat GPT da vida aí. Não vai na onda desses vovô amante de coisa velha, aceite a nova tecnologia, ok é interessante trabalhar numa camada inferior de rede, mas basta não fazer uma rede de aloprado com repetidor do repetidor e colocar MPPs suficientes pra não ficar tendo perca com o pinga pinga de dados, não fazer igual no exemplo que o cara deu aí no vídeo. Se atualizem, parem de enfiar equipamento velho, fodido e mais caro prós seus clientes
Gratidão João Carlos! Já se inscreveu na semana do TI Avançado? Serão 3 aulas ao vivo aqui no canal sobre um conteúdo top, se cadastra para entrar para o grupo do WhatsApp www.tiavancado.com.br/semana-do-ti-avancado Abraço!
Olá amigo, percebi que meu comentário no vídeo anterior te deixou bastante incomodado e isso é bom, vejo como ponto positivo! Sua indicação foi assertiva, mas me permita aqui fazer uma colocação sobre Mesh. Eu percebi e me desculpe se estou errado, que você talvez não intencionalmente é um opositor ao uso de Mesh e que talvez por isso deixe de salientar pontos negativos da estrutura que vc indica e também deixa de lado pontos importantíssimos sobre Mesh. Primeiro ponto que posso frisar, e isso tendo em vista o uso residencial é o preço deste aparelho que vc mostra no vídeo, um outro que julgo muito importante e que vc sempre deixa passar é que a rede Mesh pode ser cabeada, e pasme, podemos conectar de 3 ou 4 formas. Vou exemplificar, 1ª Forma: Posso pegar o principal derivar uma porta Lan para um suíte (caso o principal não tenha mais de uma porta Lan) e deste espalhar quantos cabos eu quiser para os nós. 2ª Forma: Posso também cascatear esta conexão, onde o principal liga-se a um nó, este 1º nó liga-se a um segundo nó, este segundo nó liga-se ao 3º e assim sucessivamente. 3ª Forma: Se me for conveniente posso mesclar estas duas formas. Querendo saber a 4ª forma? Posso ainda em meio a isso tudo adicionar a conexão via wifi entre os nós, e não pense que aquele nó que recebeu a conexão wifi ficaria bloqueado a só dar continuidade via wifi, ele pode dar continuidade a Mesh via cabo tb. Percebe com isso que seus dois vídeos dimensionam a rede Mesh de forma equivocada, que ela é muito mais que um simples sistema de repetição? E se eu te disser que cubro 270m² de uma casa com dois pavimentos, pontos em que a laje é dobrada (não me pergunte pq) com equipamentos Mesh que me custaram a um ano atrás R$1.100? e se te disser que mesmo estando no meu ultimo nó, o nó mais distante meu ping e velocidade são os mesmos que estando no meu escritório onde fica o principal roteador da minha rede, vc ainda continuaria sendo opositor ao uso de Mesh?
Explicação MUITO interessante. O único ponto que não consegui entender completamente, mesmo depois de pesquisar muito, é qual a diferença entre uma rede mesh cabeada e uma rede com vários access points cabeados com o mesmo SSID e senha. Pelo que eu entendi, na prática, dá na mesma (mas imagino que eu esteja errado). Você consegue me explicar a diferença, por favor?
@@YgorCortes quando se tem uma rede comum mesmo que ela tenha o mesmo SSID e senha vc pode por várias vezes observar que mesmo estando próximo a um determinado acess point seu dispositivo estará conectado a outro mais distante e que esta conexão apenas se desfaz quando vc fica distante o suficiente para que o sinal caia e seu dispositivo procure por outra ponto de acesso mais próximo. Isso tem fim quando vc usa aparelhos mais caros como os apresentados neste vídeo ou com uma rede mesh. Com o mesh configurado e funcionando vc poderá deslocar-se por todo o ambiente e a medida que vc distancia-se de um nó automaticamente conecta-se a outro.
@@YgorCortes sempre tive problemas por morar em casas grandes e longas, exemplo disso, por várias vezes estava no meu escritório (fundão da casa) e meu celular ainda estava conectado ao ponto da sala, com um péssimo sinal mas ainda conectado, sendo que a 1 metro de distancia eu tinha outro roteador, hoje moro numa casa bem maior que esta do exemplo, da entrada até o fundo são 30 metros cheios de paredes e obstáculos, lajes, pontos em que a laje é dobrada, faço uma chamada de vídeo na entrada e vou até o ponto mais distante da casa sem ter queda de conexão, neste trajeto eu passo pela conexão de 4 roteadores sem perder sinal. Hoje vc encontra alguns access point que não são mesh e fazem algo muito similar a isso, porém quando vc filtra por gigalan e quantidade de acessos simultâneos o preço não fica muito atrativo para uso simples residencial e se no filtro vc incluir outras funções como por exemplo MU-MIMO, beamforming... pode preparar o limite do cartão de crédito.
Aqui em casa utilizo a rede Mesh mas 100% cabeada, não tenho perda de sinal em lugar nenhum da casa, alias, em todos os locais que tem opção de cabeamento sempre utilizo para maior eficácia.
Top Daniel, é isso que devemos fazer! Preparar uma estrutura cabeada independentemente da tecnologia que vamos utilizar, pois ainda não podemos depender totalmente da tecnologia Mesh! Abraço!
Professor quero usar 3 pontos de roteador e interliga-los via cabo. O ssid da rede e senha devo colocar o mesmo ? Ou ssid diferentes? Ao se distanciar dr um roteador e se aproximar de outro. Como a conexão deve se comportar?
Muito bom e esclarecedor o seu conteúdo, Ramon! Eu pensava que a rede Mesh tivesse resolvido bem tecnologicamente a queda da latência dos saltos, mas pelo visto, o melhor, dependendo do caso, é mesmo confiar no cabeamento bem feito! Tenho percebido que o mercado está vendendo os repetidores Mesh como uma grande solução, mas vi com o seu vídeo que tem seus problemas. Parabéns pelo conteúdo! 😊
Latência é relativo dependendo da sua necessidade , nao só equipamentos locais podem fazer isso mais tampem seu provedor dependendo da tecnologia que use os NAT que a maioria fazem em rede CGNAT ou em até com ip local, nao entrega bloco de IPV6 e nem usam IPV6, que a maioria sem sabe quebra um bloco para fazer subredes. a rede mesh vc pode fazer sem latência nenhuma é só cabear cada NÓ.
No meu quarto e em uma parte da cobertura a internet do meu wifi é fraca, porém, tenho cabo de internet em todos os cômodos. Posso usar os dois aparelhos mesh covr 1102 direto no cabo para não ter perda da internet? O que seria melhor para mim? Não quero repetidor e não duas redes distintas.
Parabens Ramon, ótimo vídeo. Voce pode me dizer onde consigo o Wifiman Wizar? Para medir em video areas de sombra o aplicativo pede uma conexão com esse equipamento.
Ramon, pode me tirar uma duvida? Vou instalar uma rede mesh so que tenho a casa inteligente ja configurada. A duvida e o seguinte.. posso mudar o nome da rede wifi antes de configurar a mesh? essa mudanca do nome ( nao da senha ) vai desconfigurar os aparelhos?
Mano, os equipamentos de casa conectada geralmente se conectam pelo SSID, que é o "nome" da rede propriamente dito. Se você alterar o SSID, vai ter que realizar o "pareamento" desses dispositivos novamente. Num outro cenário, se você alterar os equipamentos e permanecer o mesmo SSID e SENHA/CRIPTOGRAFIA(MUITO IMPORTANTE) na hora da troca, não será necessário a alteração da configuração de Wi-Fi dos equipamentos.
nenhum HSDKSJDHARKSJAHASSR É muito caro, pode pegar um gigabit (1200) de qualquer marca que ja da conta. Voce passa um cabo e usa junto com o roteador da provedora que fica bala
Assunto top! Sempre misturei o roaming com mesh. É possível configurar um sistema de roaming com roteadores comuns ou necessita do equipamento específico? Por exemplos dois roteadores tplink configurados com mesmo SSID, já teria um roaming automático ao transitar entre eles?
Galera, este vídeo foi top e antes mais nada, queria agradecer ao RAMON VALENTIM por trazer este temo aqui no youtube de forma simples e didática. Entendo que existem necessidades diversas e para cada uma, há uma solução mais adequada. Eu por exemplo, procuro estabilidade (não ficar caindo), qualidade (velocidade/performance) e simplicidade (mobilidade entres os ambientes sem precisar ficar mudando de "rádio"). Moro em um apto onde ter apenas um aparelho de WIFI não me proporciona uma cobertura em todos os ambientes, mas tenho cabo rj45 (com cabo CAT 6) em praticamente todos eles onde posso instalar aparelhos WIFI. Assim, tenho WIFI saindo do modem da operadora (com um SSID) e outro WIFI no lado oposto cobrindo as sombras do primeiro (com outro SSID), assim, tenho que ficar mudando de SSID conforme mudo de ambiente. Meu sonho é caminhar de um lado a outro, e olhando no celular (por exemplo) aparece apenas um SSID SSID independente do ambiente onde esteja (simplicidade), embora o "rádio" ao qual estou conectado mude conforme vou transitando entre os ambientes cujo sinal seja mais forte entre eles (qualidade / estabilidade). Eu estava analisando a compra do Xiaomi AX3000 com duas torres, onde substituirias o WIFI do modem da operadora em um ponto (SSID por exemplo 001), e o aparelho que tenho na outra ponta do apto (com outro SSID por exemplo 002), mas ambos ligados de forma cabeada para manter a qualidade e estabilidade da rede. Por fim quais indicações de modelos usar e qual esquema de comunicação indicado: Mesh ou access point (com roaming) ? Eu não teria problemas em investir até uns 2k nisso. Desde já obrigado a todos.
Eu revi o vídeo e se bem entendi (me corrijam por favor), o MESH é um repetidor de sinal que também faz o rooming, mas tem perda de performance pelo aumento na latência em cada salto. Pode ser que eu use um aparelho MESH que possui a opção para MESH, porém configurado para ser utilizado como access point (cabeado) e parametrizado para fazer o rooming entres os rádios. É isso?
@Guilherme Oliveira muito obrigado por sua resposta. Consigo fazer esta dupla com ax3000 da xiaomi? Ou seja, em uma torre cabeada ser o controlador e o outro torre tb cabeada ser um AP mesh?
Ramon, top os esclarecimentos!! Na segunda parte tu usou o Corel para exemplificar a rede. Vc já ouviu falar sobre a ferramenta de documentação de rede, o Netbox? Nela, dá pra fazer de maneira prática, todo esse teste de desempenho na rede.
o ruim da rede mesh não pode distribuir as frequencias como na rede tradicional, mas fiz a distribuição em tres rede uma mesh e duas de 5 ghz e outra de 2.4 ghz
E no caso de equipamentos de rede Mesh, também não poderiam ao invés de se comunicarem apenas sem fio eles tiverem cabeamento independente como foi feito com access poit?
sim cada nó pode ser cabeado e vc so vai usar wds nos lugares que nao existe cabos vc pode ligar todos a um switch e depois ligar para o principal e depois o modem.
Ramon o vídeo ficou muito bom, mas estou querendo instalar um switch mas estou em dúvida se compro de 8 ou 16 portas, sei que o de 8 portas me atende agora, fico com receio de precisar de mais portas em um futuro próximo. E outra coisa qual Acess Point você me recomendaria para comprar no valor na casa de R$400,00? Para uma residência de 100 metros quadrados.
Ramon eu comprei o m5 deco todavia a minha operadora diz que ele não é compatível com o modem wifi deles que e da Huawei, tem alguma forma de fazer minha rede mesh funcionar ainda assim utilizando o podem da minha operadora?
Esses dispositivos Wi-Fi Mesh só tem uma antena 2,4 GHz e outra 5 GHz, assim half-duplex, dessa forma o throughput é afetado se comparado com dispositivo Wi-Fi com 2 pares de antenas (4 antenas), um par para 2,4 GHz e o outro par para 5 GHz, além de latência também tem essa desvantagem, confere?
Olá, excelente vídeo. Em minha residência possuo 2 roteadores da Huawei AX3, sendo um quad-core (PRO) e o outro dual-core, ambos ligados via cabo. O roteador principal é o AX3 PRO. Tenho em minha casa um plano de Internet 100% fibra ótica de 500megas. Acontece que na maior parte do tempo a velocidade fica limitada a 100megas (download e upload), além de cai a conexão com a operadora por causa da configuração do roteador principal. Assim, quando verifico tais problemas preciso reiniciar o roteador principal, ou tirá-lo da tomada por alguns segundos, o que faz voltar a velocidade contratada da operadora; até mais que os 500megas. Já realizei todo tipo de teste de configuração e eliminei possíveis interferência, mas continua os problemas. Alguma dica?
Se ambos possuem interface gigabit, pode ser o cabo com defeito. Há uma negociação de link, quando o cabo não está em boas condições os dispositivos utilizam protocolos mais lentos para possibilitar a conexão.
Como configurar um AP qdo disponho de dois links ( Vivo e Claro) com um Load Balancer e distribuindo numa suite de 24 portas? Meu esritorio da empresa.
Fala Ramon! Parabéns pelo vídeo! Fiquei com três dúvidas: 1- Alguns aparelhos (como a linha Deco da TP-LINK), suportam realizar a rede mesh de modo cabeado. Você uma boa solução? 2- Existe uma forma de fazer o roaming com aparelhos mais baratos (com um roteador mais simples)? 3- Apesar da qualidade, a ubiquiti é um pouco salgado. Qual roteador voce indica pra essa finalidade?
1- Provavelmente o aparelho pega as informações do primeiro AP e faz a configuração de nome de rede e senha automaticamente. O nome MESH é mais pra falar que faz sozinho, mas os dados são cabeados! 2- SIM! Voce só precisa colocar o mesmo nome de rede e senha e nçao deixar ficar em canal igual (eu faço isso em casa desde 2012 com roteador da speedy e aquela DLINK cinza véio). Hoje eu uso o roteador da Vivo Fibra e um Tenda AC configurados com canais diferente e mesmo SSID e senha, o roaming em casa é perfeito e no 5GHz pego 250 mega em todo lugar da casa! (e comprei o tenda gigabit usado por 120 reais!) 3- O que couber no seu bolso! Mas tem que ser gigabit, senao vai ficar obsoleto rápido demais. Tem os Tenda, tem os Intelbras, TP Link, etc. Qualquer um serve, mas procura um 5GHz gigabit, se possivel com MUMIMO (um pouco mais moderno)
Bom dia. Eu tenho o modem roteador da operadora da marca fiberhome no andar de baixo. Um switch no quadro de distribuição recebendo a internet cabeada do piso de baixo e distribuindo a internet pro piso de cima. Comprei um roteador xiaomi ax3000t para deixar no andar de cima de casa. Quero andar pela casa sem precisar ficar trocando de rede no smartphone. É possível fazer isso com estes aparelhos que tenho?
Ramon, parabéns pelo vídeo! Aqui em casa tenho um roteador que leva internet cabeada para todos os cômodos. Porém como é uma casa de 2 andares e com 600 m2 o wi-fi é sofrível. Comprei esse roteador M5. A pergunta é: posso conectar os roteadores M5 no cabo que sai do roteador principal e vai até os cômodos? É que toda explicação que assisti na internet, apenas o M5 principal é conectado via cabo e os outros M5 se conectam pelo Wifi. Talvez conectando o M5 do roteador da operadora de internet via cabo, a internet chegue mais potente para ser distribuída via wi-fi. Pode?
Fala Marcelo! O correto seria a seguinte topologia: Roteador da Operadora>Roteador Principal M5>Distribuir via cabo para os outros Roteadores que estejam espalhados (se existir mais de uma unidade do Deco, será necessário adicionar um Switch após o Deco Principal para poder aumentar o numero de portas e interligar via cabo todas as unidades) Abraço!
Tanto é vdd que sempre tem perda de latência, que liguei aqui meus 2 ax3 pro quadcore em mesh entre 2 quartos colados pra testar, tenho uma internet de 500mb. A velocidade não perdeu nada, mas mesmo perto perdeu cerca de 3ms (testei com cabo conectado no link que tá em mesh pra ter ctz). Era interessante fazer teste de conexão interna pra ver se chega na velocidade gigabit das portas, com ctz perde em estabilidade.
dúvida que se puder esclarecer agradeço tb, técnico da operadora de internet aconselhou desativar o wifi do modem e manter ativo apenas o do powerline (tplink p7) para evitar ter varias redes wifi, pois segundo ele o motivo da minha internet estar lenta seria essa sobrecarga de redes wifi sem necessidade, uma vez que o powerline já faz o papel de roteador e que para isso só necessita que a internet chegue até ele via cabo para transportar os dados pela rede elétrica e distribui-los via wifi, isso procede? É aconselhável desativar o wifi do modem mesmo e deixar o gerenciamento todo pelo powerline? Obrigada desde já.
Gostei do conteúdo, mas faltou uma informação importante em relação aos roteadores que têm tecnologia Mesh e isso pode causar dúvidas aos consumidores mais leigos. Eu mesmo, adquiri dois roteadores nessa tecnologia pelo fato de ela montar apenas uma rede com um SSID e o próprio roteador master, gerencia a melhor ancoragem do equipamento conectado à rede, ou seja, não é o celular que escolhe o melhor roteador a se conectar, é o próprio sistema que faz isso. Pelo menos, foi isso que entendi e isso que me fez optar pela tecnologia Mesh. E pra constar, o roteador secundário, está conectado no roteador principal por cabo. Me corrija se eu estiver equivocado! Grande abraço e parabéns pelo trabalho!
Em 20:15 mais ou menos você comenta que o desempenho cai pela metade a cada salto, ja no segundo roteador cai 50%. Gostaria de entender melhor de onde essa informação vem. Pois eu tinha 2 roteadores da apple, que um extendia a rede do outro, e nesse que extendia nao tinha perda nenhuma, e estou falando de roteadores que comprei a uns 10 anos atras. Recentemente troquei para 2 roteadores mesh, e mesma coisa, sem perda nenhuma de desempenho. Você poderia explicar melhor de onde vem essa informação da perda de desempenho?
Observação: Apesar de todas as facilidades proporcionadas pelo recurso Wireless Uplink, é importante destacar que seu uso deve ser evitado sempre que possível, visto que haverá cerca de 50% de perda de desempenho para cada salto decorrente do processo de repetição de sinal. Essa degradação ocorre porque todos os APs repetidores (mesh) operam no mesmo canal do AP principal conectado via cabo, criando a concepção de uma macro-célula compartilhada por todas as estações conectadas em todos os APs. Tiago, essa informação foi nos passada durante nossa certificação da Ubiquiti, você encontra também esse trecho que disponibilizei para você no forum oficial da Ubiquiti medium.com/ubntbr/wireless-uplink-como-montar-uma-rede-wifi-mesh-em-locais-de-dif%C3%ADcil-passagem-de-cabos-8d8beb2ef589 Abraço!
Pergunta idiota: O dispositivo cliente tem necessariamente que transitar fisicamente no ponto de intersecção para que seja feito o roaming? Ou uma distância mínima ou moderada não compromete o roaming?
o switch poderia ser eliminado ligado direto no roteador da operadora? o roteador da operadora deve estar como bridge ? tenho 3 covr, e a conexao entre eles esta sem fio, a perca de de velocidade da uns 80%
Só um adendo sobre o Video, o MESH não é apenas para ampliar o sinal WIFI, na verdade esse recurso deve ser evitado justamente por conta da latência dita no video, mas sim, o ideal é todo AP estar no cabo e utilizar a tecnologia MESH pois o principal atrativo da tecnologia MESH é vc ter um SSID igual na casa toda, com sinal bom na casa toda, com velocidade satisfatória na casa toda e isso só é possível se cabear todos os APs e com a tecnologia MESH ativa.
@@YgorCortes A tecnologia mesh, ela conversa com seu dispositivo e troca de wifi sem perda de conexão perceptível. Nos repetidores existe a queda de conexão e antes de cair a conexão vc percebe a perda de qualidade e velocidade pois o dispositivo fica tentando a comunicação com o ponto conectado, não tem a inteligência de ver e saber que tem um ponto wifi melhor e se conectar a ele antes de dar BO na conexão.
só acho que vc misturou o conceito mesh com repetidor universal.... mesh pode ser com cabo ou sem cabo, e apenas no wifi não há percas tão significativas assim, claro que no cabo ficaria melhor mas quando não dá, deve-se escolher direito os equipamentos, aquela casa lá deveria ter usado equipamentos com suporte a rede AX em vez de AC que poderiam se comunicar inclusive em modo estrela. Mas quiseram economizar no equipamento ou foram mal assessorados.
O que tá errado é que tu acha que mesh é igual a acces point não cabeado. Existem (já faz tempo até) roteadores que já vem com tecnologia para gerenciar rede MESH COM CABO, ou seja, é só usar dois ou mais roteadores com essa tecnologia e interligados por CABOS. Dá uma olhada no Huawei AX3000.
Cara, tu confunde repetidor com tecnologia mesh. Roaming quem faz é o dispositivo (celular, laptop...). Pra fazer isso aí não precisa de roteador mesh, qualquer repetidor de 50 reais faz. Mesh é diferente de AP
Se eu for instalar um desses Kit Roteador Mesh CABEADO tipo desses da linha Deco da TP Link não seria a mesma coisa? Sendo cabeado?
E eu estudando esse assunto na Facul, e não entendi, agora com o Vídeo do Ramon tive melhor absorção do tema. 🙌🙌
Obrigado Jádson! Aproveita e compartilha com os colegas da Faculdade! :D Já faz parte do nosso grupo do Telegram? O link esta na descrição do vídeo, abraço!
No meu entender a rede mesh que significa malha, nao funciona como repetidor isso se for ligado com rede cabeada. funciona com um sistema inteligente de distribuição de wi-fi onde cada torre ligada através da rede cabeada gerencia qual o melhor local de origem do sinal assim permitindo com que os dispositivos conectado tenha um melhor performance . já fiz dezenas de projetos com rede mesh utilizando o TP-LINK M4 onde acabou sendo mais interessante do que o próprio unifi, onde a interface e mais acessível ao cliente. experimente utilizar esse M4 e depois me conta oque achou... mais tem que ser configurado de forma correta e utilizar cabos de qualidade.... não e uma critica, somente mostrando outras opções no mercado afim de aumentar o conhecimento. Seus vídeos tem me ajudado muito obrigado.
Marcelo, acho que vc tocou num ponto que eu venho buscando resposta faz tempo. Não sou profissional da área e já pesquisei e não encontrei respostas para minhas perguntas. E parece que você tem experiência com algo que tinha imaginado com ideal para o meu caso. Se eu instalar Xiaomi AX3000 com duas torres, ambos ligados em rede r45 com cat 6, em pontos extremos do meu apto, eu consigo transitar entre os ambientes, permanecendo no mesmo SSID embora conectado em torres diferentes por conta da potencia do sinal? Ou necessariamente o ideal é adquirir aparelhos access point que permitam configurar o rooming entre eles? Desde já obrigado.
@@fabiodilucia teria que ver a questão do tamanho do apartamento localização das Torres mais na maioria das vezes funciona perfeitamente. Costumo colocar em uma casa com 3 a 4 quantos, área de lazer ampla, coloco 3 Torres do deco m4 e funciona perfeitamente rodo a casa toda sem sombras entro no quarda roupa para testar (hahahha) e continuar com a conexão oscilando pouco entre 400mb e 300mb nas áreas com menos cobertura.
Amigo fazendo no cabo então eu não vou ter esse problema de latência?,outra coisa posso fazer as ligações via switch ou precisa ligar os decos entre eles.
@@vanderleisilvasantos5343 ja utilizei das duas formas ligando a partir de switch, e tbm jumpeando um com o o utro ficou 100%
tenho uma rede dessa em casa! um apartamento de 180m2 com 3 Deco X60 ligado via cabo, tenho cobertura 100% em todas as areas e transitando de um AP para o outro de forma transparente e sem perder a qualidade em absolutamente nada. Estou fazendo uma migração da rede para melhor gerenciamento porém com Unifi mas vou manter uma parte dele rodando nos Decos X60.
Para residencia tem como ligar o access point direto no reteador ?
Muito bom, obrigado.
Valeu Gilberto, abraço!
Bom dia, lembrando que a rede mesh você pode manter ela cabeada também evitando latência, a perca de desempenho, acho que é isso
Era isso que queria saber. Se eu ligar por cabo dois access points não terei perda, correto? A perda ocorre por haver extensão de sinal sem cabo, é isso?
@@rodrigorodrigues3151 exatamente
E como faz a ligação...todos cabos saem do aparelho principal, ou pode ir conectado em sequência?
Obrigado por me tirar todas as duvidas para minha rede em casa!
Lembrando que se você quiser manter o mesmo nome de rede (SSID) nos access point, tem que manter eles em canais diferentes, para que não sofram interferência entre eles, em 2.4GHz, os canais são, 1, 6 e 11 em 20Mhz de largura de canal.
Já em 5GHz tem uma diversidade maior de canais que você pode trabalhar isso.
O WDS (mesh) trabalha no mesmo canal que no caso causa muita interferência entre os APS, já tentei usar aqui em casa mas não ficou legal, tive que passar o cabo.
No final das contas o melhor cenário é com cabo de rede.
É isso ai Cezar, acabei esquecendo de mencionar essa informação muito importante! Essa sobreposição de canais gera uma grande interferência que pode comprometer o desempenho! Já faz parte do nosso grupo do Telegram? O link esta na descrição do vídeo, abraço!
Top!! Alguns APs permitem determinar o tempo ou a potência que os clientes ficarão atrelados ao seu range, antes de serem liberados para o AP mais próximo. Evitando que o próprio aparelho determine qual wi-fi será melhor para ser conectado.
na rede mesh nao precisa se preocupar com canal. e mesmo na rede roaming é relativo você pode ou nao usar o mesmo canal depoente da poluição. e do equipamento. é so tentando para ter o resultado. mais o SSID e senha são iguais.
Amigo, na verdade pode sim usar os mesma cainai sem problema, estude sobre 802.11K, 802.11V, 802.11R
e sempre use WIFI-6
WDS não é mesh, mesh parece ser a coisa mais incompreendida pelos mestres gurus de redes, impressionante. Porque isso acontece? Cursinho não estava atualizado? Porra bicho site da Huawei tem material explicando absolutamente tudo e de graça, só ler, fora os chat GPT da vida aí. Não vai na onda desses vovô amante de coisa velha, aceite a nova tecnologia, ok é interessante trabalhar numa camada inferior de rede, mas basta não fazer uma rede de aloprado com repetidor do repetidor e colocar MPPs suficientes pra não ficar tendo perca com o pinga pinga de dados, não fazer igual no exemplo que o cara deu aí no vídeo. Se atualizem, parem de enfiar equipamento velho, fodido e mais caro prós seus clientes
Conteúdo necessário e de muita qualidade 👏👏
Gratidão João Carlos! Já se inscreveu na semana do TI Avançado? Serão 3 aulas ao vivo aqui no canal sobre um conteúdo top, se cadastra para entrar para o grupo do WhatsApp www.tiavancado.com.br/semana-do-ti-avancado Abraço!
Valeu professor, grande mestre
Valeu Antônio, abraço! :D
Olá amigo, percebi que meu comentário no vídeo anterior te deixou bastante incomodado e isso é bom, vejo como ponto positivo! Sua indicação foi assertiva, mas me permita aqui fazer uma colocação sobre Mesh. Eu percebi e me desculpe se estou errado, que você talvez não intencionalmente é um opositor ao uso de Mesh e que talvez por isso deixe de salientar pontos negativos da estrutura que vc indica e também deixa de lado pontos importantíssimos sobre Mesh. Primeiro ponto que posso frisar, e isso tendo em vista o uso residencial é o preço deste aparelho que vc mostra no vídeo, um outro que julgo muito importante e que vc sempre deixa passar é que a rede Mesh pode ser cabeada, e pasme, podemos conectar de 3 ou 4 formas. Vou exemplificar, 1ª Forma: Posso pegar o principal derivar uma porta Lan para um suíte (caso o principal não tenha mais de uma porta Lan) e deste espalhar quantos cabos eu quiser para os nós. 2ª Forma: Posso também cascatear esta conexão, onde o principal liga-se a um nó, este 1º nó liga-se a um segundo nó, este segundo nó liga-se ao 3º e assim sucessivamente. 3ª Forma: Se me for conveniente posso mesclar estas duas formas. Querendo saber a 4ª forma? Posso ainda em meio a isso tudo adicionar a conexão via wifi entre os nós, e não pense que aquele nó que recebeu a conexão wifi ficaria bloqueado a só dar continuidade via wifi, ele pode dar continuidade a Mesh via cabo tb. Percebe com isso que seus dois vídeos dimensionam a rede Mesh de forma equivocada, que ela é muito mais que um simples sistema de repetição? E se eu te disser que cubro 270m² de uma casa com dois pavimentos, pontos em que a laje é dobrada (não me pergunte pq) com equipamentos Mesh que me custaram a um ano atrás R$1.100? e se te disser que mesmo estando no meu ultimo nó, o nó mais distante meu ping e velocidade são os mesmos que estando no meu escritório onde fica o principal roteador da minha rede, vc ainda continuaria sendo opositor ao uso de Mesh?
Explicação MUITO interessante. O único ponto que não consegui entender completamente, mesmo depois de pesquisar muito, é qual a diferença entre uma rede mesh cabeada e uma rede com vários access points cabeados com o mesmo SSID e senha. Pelo que eu entendi, na prática, dá na mesma (mas imagino que eu esteja errado). Você consegue me explicar a diferença, por favor?
@@YgorCortes quando se tem uma rede comum mesmo que ela tenha o mesmo SSID e senha vc pode por várias vezes observar que mesmo estando próximo a um determinado acess point seu dispositivo estará conectado a outro mais distante e que esta conexão apenas se desfaz quando vc fica distante o suficiente para que o sinal caia e seu dispositivo procure por outra ponto de acesso mais próximo. Isso tem fim quando vc usa aparelhos mais caros como os apresentados neste vídeo ou com uma rede mesh. Com o mesh configurado e funcionando vc poderá deslocar-se por todo o ambiente e a medida que vc distancia-se de um nó automaticamente conecta-se a outro.
@@YgorCortes sempre tive problemas por morar em casas grandes e longas, exemplo disso, por várias vezes estava no meu escritório (fundão da casa) e meu celular ainda estava conectado ao ponto da sala, com um péssimo sinal mas ainda conectado, sendo que a 1 metro de distancia eu tinha outro roteador, hoje moro numa casa bem maior que esta do exemplo, da entrada até o fundo são 30 metros cheios de paredes e obstáculos, lajes, pontos em que a laje é dobrada, faço uma chamada de vídeo na entrada e vou até o ponto mais distante da casa sem ter queda de conexão, neste trajeto eu passo pela conexão de 4 roteadores sem perder sinal. Hoje vc encontra alguns access point que não são mesh e fazem algo muito similar a isso, porém quando vc filtra por gigalan e quantidade de acessos simultâneos o preço não fica muito atrativo para uso simples residencial e se no filtro vc incluir outras funções como por exemplo MU-MIMO, beamforming... pode preparar o limite do cartão de crédito.
@@IdneusOliveira1 explicação impecável! Muito obrigado!!
@@IdneusOliveira1Rapaz, me explica aí qual foi situação para construir uma laje dobrada?😂
Aqui em casa utilizo a rede Mesh mas 100% cabeada, não tenho perda de sinal em lugar nenhum da casa, alias, em todos os locais que tem opção de cabeamento sempre utilizo para maior eficácia.
Top Daniel, é isso que devemos fazer! Preparar uma estrutura cabeada independentemente da tecnologia que vamos utilizar, pois ainda não podemos depender totalmente da tecnologia Mesh! Abraço!
Professor quero usar 3 pontos de roteador e interliga-los via cabo. O ssid da rede e senha devo colocar o mesmo ? Ou ssid diferentes? Ao se distanciar dr um roteador e se aproximar de outro. Como a conexão deve se comportar?
@TIAVANCADO
Em função do alto custo do UniFi, recomenda algum outro roteador ligado via cabo funciona bacana o Roaming ?
Eu consigo colocar o mesmo nome de rede np acess pois, igual o mesh?
Muito bom e esclarecedor o seu conteúdo, Ramon! Eu pensava que a rede Mesh tivesse resolvido bem tecnologicamente a queda da latência dos saltos, mas pelo visto, o melhor, dependendo do caso, é mesmo confiar no cabeamento bem feito! Tenho percebido que o mercado está vendendo os repetidores Mesh como uma grande solução, mas vi com o seu vídeo que tem seus problemas. Parabéns pelo conteúdo! 😊
Latência é relativo dependendo da sua necessidade , nao só equipamentos locais podem fazer isso mais tampem seu provedor dependendo da tecnologia que use
os NAT que a maioria fazem em rede CGNAT ou em até com ip local, nao entrega bloco de IPV6 e nem usam IPV6, que a maioria sem sabe quebra um bloco para fazer subredes.
a rede mesh vc pode fazer sem latência nenhuma é só cabear cada NÓ.
No meu quarto e em uma parte da cobertura a internet do meu wifi é fraca, porém, tenho cabo de internet em todos os cômodos. Posso usar os dois aparelhos mesh covr 1102 direto no cabo para não ter perda da internet? O que seria melhor para mim? Não quero repetidor e não duas redes distintas.
VI VC COMENTAR MESH É SEM FIO, MAS EXISTEM SOLUÇÕES MESH QUE USAM CABO TAMBEM COMO O AP
Ramon qual a diferença doa rede MESH para um rede onde os Acess Point fazem Romming ?
Boa noite
Excelente aula 👏👏👏
Parabens Ramon, ótimo vídeo. Voce pode me dizer onde consigo o Wifiman Wizar? Para medir em video areas de sombra o aplicativo pede uma conexão com esse equipamento.
Valeu Luis, você encontra gratuitamente na loja do Google ou na da Apple em seu smartphone! Abraço!
Como ativo esse serviço roaming na controladora ?
Ramon, pode me tirar uma duvida? Vou instalar uma rede mesh so que tenho a casa inteligente ja configurada. A duvida e o seguinte.. posso mudar o nome da rede wifi antes de configurar a mesh? essa mudanca do nome ( nao da senha ) vai desconfigurar os aparelhos?
Mano, os equipamentos de casa conectada geralmente se conectam pelo SSID, que é o "nome" da rede propriamente dito. Se você alterar o SSID, vai ter que realizar o "pareamento" desses dispositivos novamente. Num outro cenário, se você alterar os equipamentos e permanecer o mesmo SSID e SENHA/CRIPTOGRAFIA(MUITO IMPORTANTE) na hora da troca, não será necessário a alteração da configuração de Wi-Fi dos equipamentos.
Bacana! Galera uma duvida qual roteador da UBIQUITI é recomendando para uso residencial ?
nenhum HSDKSJDHARKSJAHASSR É muito caro, pode pegar um gigabit (1200) de qualquer marca que ja da conta. Voce passa um cabo e usa junto com o roteador da provedora que fica bala
Neste caso com este Cenário de três access point , seriam três SSID???
Assunto top! Sempre misturei o roaming com mesh. É possível configurar um sistema de roaming com roteadores comuns ou necessita do equipamento específico? Por exemplos dois roteadores tplink configurados com mesmo SSID, já teria um roaming automático ao transitar entre eles?
aqui sim, um tp-link e um thomson
Galera, este vídeo foi top e antes mais nada, queria agradecer ao RAMON VALENTIM por trazer este temo aqui no youtube de forma simples e didática. Entendo que existem necessidades diversas e para cada uma, há uma solução mais adequada. Eu por exemplo, procuro estabilidade (não ficar caindo), qualidade (velocidade/performance) e simplicidade (mobilidade entres os ambientes sem precisar ficar mudando de "rádio"). Moro em um apto onde ter apenas um aparelho de WIFI não me proporciona uma cobertura em todos os ambientes, mas tenho cabo rj45 (com cabo CAT 6) em praticamente todos eles onde posso instalar aparelhos WIFI. Assim, tenho WIFI saindo do modem da operadora (com um SSID) e outro WIFI no lado oposto cobrindo as sombras do primeiro (com outro SSID), assim, tenho que ficar mudando de SSID conforme mudo de ambiente. Meu sonho é caminhar de um lado a outro, e olhando no celular (por exemplo) aparece apenas um SSID SSID independente do ambiente onde esteja (simplicidade), embora o "rádio" ao qual estou conectado mude conforme vou transitando entre os ambientes cujo sinal seja mais forte entre eles (qualidade / estabilidade). Eu estava analisando a compra do Xiaomi AX3000 com duas torres, onde substituirias o WIFI do modem da operadora em um ponto (SSID por exemplo 001), e o aparelho que tenho na outra ponta do apto (com outro SSID por exemplo 002), mas ambos ligados de forma cabeada para manter a qualidade e estabilidade da rede. Por fim quais indicações de modelos usar e qual esquema de comunicação indicado: Mesh ou access point (com roaming) ? Eu não teria problemas em investir até uns 2k nisso. Desde já obrigado a todos.
Eu revi o vídeo e se bem entendi (me corrijam por favor), o MESH é um repetidor de sinal que também faz o rooming, mas tem perda de performance pelo aumento na latência em cada salto. Pode ser que eu use um aparelho MESH que possui a opção para MESH, porém configurado para ser utilizado como access point (cabeado) e parametrizado para fazer o rooming entres os rádios. É isso?
@Guilherme Oliveira muito obrigado por sua resposta. Consigo fazer esta dupla com ax3000 da xiaomi? Ou seja, em uma torre cabeada ser o controlador e o outro torre tb cabeada ser um AP mesh?
Ramon, top os esclarecimentos!! Na segunda parte tu usou o Corel para exemplificar a rede. Vc já ouviu falar sobre a ferramenta de documentação de rede, o Netbox? Nela, dá pra fazer de maneira prática, todo esse teste de desempenho na rede.
Olá... Não seria necessário um roteador mais parrudo para gerenciar a rede e não deixar tudo no modem da operadora?
o ruim da rede mesh não pode distribuir as frequencias como na rede tradicional, mas fiz a distribuição em tres rede uma mesh e duas de 5 ghz e outra de 2.4 ghz
Se aplicar 1 para 2 Mash ?
Acredito que tem menas perda
E no caso de equipamentos de rede Mesh, também não poderiam ao invés de se comunicarem apenas sem fio eles tiverem cabeamento independente como foi feito com access poit?
sim cada nó pode ser cabeado e vc so vai usar wds nos lugares que nao existe cabos vc pode ligar todos a um switch e depois ligar para o principal e depois o modem.
Muito bom
Ramon o vídeo ficou muito bom, mas estou querendo instalar um switch mas estou em dúvida se compro de 8 ou 16 portas, sei que o de 8 portas me atende agora, fico com receio de precisar de mais portas em um futuro próximo. E outra coisa qual Acess Point você me recomendaria para comprar no valor na casa de R$400,00? Para uma residência de 100 metros quadrados.
Ramon eu comprei o m5 deco todavia a minha operadora diz que ele não é compatível com o modem wifi deles que e da Huawei, tem alguma forma de fazer minha rede mesh funcionar ainda assim utilizando o podem da minha operadora?
Não ser compatível só quer dizer q vc vai ter q desativar o wi-fi do modam da operadora e usar só a rede mesh. Não muda muita coisa.
Dizem isso pq alguns modelos específicos suportam Mesh e se integram a rede, tornando-se a base principal mas geralmente tem que ser da mesma marca.
@@PauloMoreira-tk6eh deu certo aqui foi criado uma rede única mesmo sendo modem de marca diferente
Esses dispositivos Wi-Fi Mesh só tem uma antena 2,4 GHz e outra 5 GHz, assim half-duplex, dessa forma o throughput é afetado se comparado com dispositivo Wi-Fi com 2 pares de antenas (4 antenas), um par para 2,4 GHz e o outro par para 5 GHz, além de latência também tem essa desvantagem, confere?
Olá, excelente vídeo. Em minha residência possuo 2 roteadores da Huawei AX3, sendo um quad-core (PRO) e o outro dual-core, ambos ligados via cabo. O roteador principal é o AX3 PRO. Tenho em minha casa um plano de Internet 100% fibra ótica de 500megas. Acontece que na maior parte do tempo a velocidade fica limitada a 100megas (download e upload), além de cai a conexão com a operadora por causa da configuração do roteador principal. Assim, quando verifico tais problemas preciso reiniciar o roteador principal, ou tirá-lo da tomada por alguns segundos, o que faz voltar a velocidade contratada da operadora; até mais que os 500megas. Já realizei todo tipo de teste de configuração e eliminei possíveis interferência, mas continua os problemas. Alguma dica?
Se ambos possuem interface gigabit, pode ser o cabo com defeito. Há uma negociação de link, quando o cabo não está em boas condições os dispositivos utilizam protocolos mais lentos para possibilitar a conexão.
Como configurar um AP qdo disponho de dois links ( Vivo e Claro) com um Load Balancer e distribuindo numa suite de 24 portas? Meu esritorio da empresa.
não é mais fácil usar uns 4/6 pontos mesh cabeados wifi 7? (existe um modelo da xiaomi be3600 que suporta dois links de sinal)
Fala Ramon! Parabéns pelo vídeo! Fiquei com três dúvidas: 1- Alguns aparelhos (como a linha Deco da TP-LINK), suportam realizar a rede mesh de modo cabeado. Você uma boa solução?
2- Existe uma forma de fazer o roaming com aparelhos mais baratos (com um roteador mais simples)?
3- Apesar da qualidade, a ubiquiti é um pouco salgado. Qual roteador voce indica pra essa finalidade?
Utiliza o deco m4 ligado com cabo vai ver fica show
1- Provavelmente o aparelho pega as informações do primeiro AP e faz a configuração de nome de rede e senha automaticamente. O nome MESH é mais pra falar que faz sozinho, mas os dados são cabeados!
2- SIM! Voce só precisa colocar o mesmo nome de rede e senha e nçao deixar ficar em canal igual (eu faço isso em casa desde 2012 com roteador da speedy e aquela DLINK cinza véio). Hoje eu uso o roteador da Vivo Fibra e um Tenda AC configurados com canais diferente e mesmo SSID e senha, o roaming em casa é perfeito e no 5GHz pego 250 mega em todo lugar da casa! (e comprei o tenda gigabit usado por 120 reais!)
3- O que couber no seu bolso! Mas tem que ser gigabit, senao vai ficar obsoleto rápido demais. Tem os Tenda, tem os Intelbras, TP Link, etc. Qualquer um serve, mas procura um 5GHz gigabit, se possivel com MUMIMO (um pouco mais moderno)
Bom dia. Eu tenho o modem roteador da operadora da marca fiberhome no andar de baixo. Um switch no quadro de distribuição recebendo a internet cabeada do piso de baixo e distribuindo a internet pro piso de cima. Comprei um roteador xiaomi ax3000t para deixar no andar de cima de casa. Quero andar pela casa sem precisar ficar trocando de rede no smartphone. É possível fazer isso com estes aparelhos que tenho?
basta vc ligar mais um ax3000t por cabo e ser feliz. Aqui em casa eu uso a solução mesh da tenda mas todas funcionam da mesma forma
Ramon, parabéns pelo vídeo! Aqui em casa tenho um roteador que leva internet cabeada para todos os cômodos. Porém como é uma casa de 2 andares e com 600 m2 o wi-fi é sofrível. Comprei esse roteador M5. A pergunta é: posso conectar os roteadores M5 no cabo que sai do roteador principal e vai até os cômodos? É que toda explicação que assisti na internet, apenas o M5 principal é conectado via cabo e os outros M5 se conectam pelo Wifi. Talvez conectando o M5 do roteador da operadora de internet via cabo, a internet chegue mais potente para ser distribuída via wi-fi. Pode?
Fala Marcelo! O correto seria a seguinte topologia: Roteador da Operadora>Roteador Principal M5>Distribuir via cabo para os outros Roteadores que estejam espalhados (se existir mais de uma unidade do Deco, será necessário adicionar um Switch após o Deco Principal para poder aumentar o numero de portas e interligar via cabo todas as unidades) Abraço!
Tanto é vdd que sempre tem perda de latência, que liguei aqui meus 2 ax3 pro quadcore em mesh entre 2 quartos colados pra testar, tenho uma internet de 500mb.
A velocidade não perdeu nada, mas mesmo perto perdeu cerca de 3ms (testei com cabo conectado no link que tá em mesh pra ter ctz). Era interessante fazer teste de conexão interna pra ver se chega na velocidade gigabit das portas, com ctz perde em estabilidade.
dúvida que se puder esclarecer agradeço tb, técnico da operadora de internet aconselhou desativar o wifi do modem e manter ativo apenas o do powerline (tplink p7) para evitar ter varias redes wifi, pois segundo ele o motivo da minha internet estar lenta seria essa sobrecarga de redes wifi sem necessidade, uma vez que o powerline já faz o papel de roteador e que para isso só necessita que a internet chegue até ele via cabo para transportar os dados pela rede elétrica e distribui-los via wifi, isso procede? É aconselhável desativar o wifi do modem mesmo e deixar o gerenciamento todo pelo powerline? Obrigada desde já.
Pode acontecer principalmente se o espectro de frequência mais usado estiver saturado. Acontece mais na 2.4GHz.
Sim.
Mas em relação do DECO 5? Ele recebe a internet via cabo de rede porta giga e ainda tem outra para saída. Qual seria a análise deste equipamento?
Ramom veja minha tipologia tudo cabeada. Modem operadora > roteador Ax 53 tp link > switch sg1016d tplink > Deco m5 principal. Na estrutura com mais 3 Deco m5 tudo cabeado a partir do switch. Tudo certo né?
Gostei do conteúdo, mas faltou uma informação importante em relação aos roteadores que têm tecnologia Mesh e isso pode causar dúvidas aos consumidores mais leigos.
Eu mesmo, adquiri dois roteadores nessa tecnologia pelo fato de ela montar apenas uma rede com um SSID e o próprio roteador master, gerencia a melhor ancoragem do equipamento conectado à rede, ou seja, não é o celular que escolhe o melhor roteador a se conectar, é o próprio sistema que faz isso.
Pelo menos, foi isso que entendi e isso que me fez optar pela tecnologia Mesh.
E pra constar, o roteador secundário, está conectado no roteador principal por cabo.
Me corrija se eu estiver equivocado!
Grande abraço e parabéns pelo trabalho!
esta correto ele ligado por cabo terá um ótimo desempenho.
Desculpe, sou bem leiga... se ligar por cabo, posso manter também o roteador da operadora, para ter um ponto a mais? Que tipo de cabo ligaria eles?
Comprei roteador wi-fi mehs dá Intelbras
Em 20:15 mais ou menos você comenta que o desempenho cai pela metade a cada salto, ja no segundo roteador cai 50%. Gostaria de entender melhor de onde essa informação vem. Pois eu tinha 2 roteadores da apple, que um extendia a rede do outro, e nesse que extendia nao tinha perda nenhuma, e estou falando de roteadores que comprei a uns 10 anos atras. Recentemente troquei para 2 roteadores mesh, e mesma coisa, sem perda nenhuma de desempenho. Você poderia explicar melhor de onde vem essa informação da perda de desempenho?
Observação: Apesar de todas as facilidades proporcionadas pelo recurso Wireless Uplink, é importante destacar que seu uso deve ser evitado sempre que possível, visto que haverá cerca de 50% de perda de desempenho para cada salto decorrente do processo de repetição de sinal. Essa degradação ocorre porque todos os APs repetidores (mesh) operam no mesmo canal do AP principal conectado via cabo, criando a concepção de uma macro-célula compartilhada por todas as estações conectadas em todos os APs.
Tiago, essa informação foi nos passada durante nossa certificação da Ubiquiti, você encontra também esse trecho que disponibilizei para você no forum oficial da Ubiquiti medium.com/ubntbr/wireless-uplink-como-montar-uma-rede-wifi-mesh-em-locais-de-dif%C3%ADcil-passagem-de-cabos-8d8beb2ef589 Abraço!
Booora ....
Pergunta idiota: O dispositivo cliente tem necessariamente que transitar fisicamente no ponto de intersecção para que seja feito o roaming? Ou uma distância mínima ou moderada não compromete o roaming?
Já estou aqui kkkkk
Foi legal mas faltou a comparação com repetidores wi-fi pra que pudéssemos entender a diferença entre um e outro e decidir qual usar...👍
o switch poderia ser eliminado ligado direto no roteador da operadora?
o roteador da operadora deve estar como bridge ?
tenho 3 covr, e a conexao entre eles esta sem fio, a perca de de velocidade da uns 80%
Pode conectar direto numa porta do roteador. Porque quer deixar como bridge?
Ué mas não era "mesh nunca mais"? O que tu tá usando no lugar do mesh?
Só um adendo sobre o Video, o MESH não é apenas para ampliar o sinal WIFI, na verdade esse recurso deve ser evitado justamente por conta da latência dita no video, mas sim, o ideal é todo AP estar no cabo e utilizar a tecnologia MESH pois o principal atrativo da tecnologia MESH é vc ter um SSID igual na casa toda, com sinal bom na casa toda, com velocidade satisfatória na casa toda e isso só é possível se cabear todos os APs e com a tecnologia MESH ativa.
Então qual a diferença entre usar access points normais com o mesmo SSID em todos, e usar uma rede mesh cabeada?
@@YgorCortes A tecnologia mesh, ela conversa com seu dispositivo e troca de wifi sem perda de conexão perceptível.
Nos repetidores existe a queda de conexão e antes de cair a conexão vc percebe a perda de qualidade e velocidade pois o dispositivo fica tentando a comunicação com o ponto conectado, não tem a inteligência de ver e saber que tem um ponto wifi melhor e se conectar a ele antes de dar BO na conexão.
@@araujo20a entendi, muito obrigado!!
Gigbt
só acho que vc misturou o conceito mesh com repetidor universal.... mesh pode ser com cabo ou sem cabo, e apenas no wifi não há percas tão significativas assim, claro que no cabo ficaria melhor mas quando não dá, deve-se escolher direito os equipamentos, aquela casa lá deveria ter usado equipamentos com suporte a rede AX em vez de AC que poderiam se comunicar inclusive em modo estrela. Mas quiseram economizar no equipamento ou foram mal assessorados.
O que tá errado é que tu acha que mesh é igual a acces point não cabeado. Existem (já faz tempo até) roteadores que já vem com tecnologia para gerenciar rede MESH COM CABO, ou seja, é só usar dois ou mais roteadores com essa tecnologia e interligados por CABOS. Dá uma olhada no Huawei AX3000.
Mas o problema naquele projeto que vc refez nao é a tecnologia, e sim como o profissional porco fez.
Cara, tu confunde repetidor com tecnologia mesh. Roaming quem faz é o dispositivo (celular, laptop...).
Pra fazer isso aí não precisa de roteador mesh, qualquer repetidor de 50 reais faz.
Mesh é diferente de AP
Vou lhe enviar 150 reais então para você configurar a rede desse cliente com 3 repetidores! 😅 ua-cam.com/video/NYcjKZyS6TA/v-deo.html
Mesh é marketing de empresa pra vender repetidor caro!
Quase isso... rsrsrs... De toda forma ele pode ser muito útil dependendo do projeto, Abraço!