Certificação Planetree

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 12 вер 2024
  • VISITE: geracaodevalor...
    Certificação Planetree
    O Planetree é uma certificação internacional que reconhece as instituições que possuem a filosofia do cuidado centrado na pessoa.
    Fundado em 1978, nos EUA por Angelica Thierot após ter passado por uma experiência de internação na qual sentiu falta de muitos itens de acolhimento ela decidiu que se dedicaria a criação de um Projeto cujo cuidado centrado na pessoa fosse o foco.
    Angélica escolheu esse nome inspirando-se no cenário de Hipócrates que ensinava medicina aos seus primeiros alunos embaixo de uma árvore.
    Atualmente o Planetree está presente em mais de 700 organizações de saúde em 25 países, com o objetivo de transformar o modo de prestação de assistência em cuidados continuados.
    No Brasil, desde 2012 o Escritório Planetree Brasil, com sede no Hospital Israelita Albert Einstein, é responsável por disseminar e treinar as instituições de saúde nos países de língua portuguesa interessadas em obter a certificação.
    A versão 1.0 do programa foi revisada e a partir de 2019 estão sendo considerados, no Brasil, os critérios da versão 2.0 que inclui 26 itens divididos em cinco Direcionadores.Esses Direcionadores apresentam uma descrição geral do que é preciso para se criar uma cultura de cuidado centrado na pessoa.
    1. Criação de estruturas organizacionais que promovam o engajamento - Estruturas organizacionais e físicas que quebrem as barreiras, literais e figurativas, entre profissionais de saúde e pacientes/residentes e famílias. Ex: Conselho Consultivo de Pacientes e Familiares ou Conselho de Residentes; Agenda de integração de novos funcionários, indicando onde e como os conceitos, iniciativas e expectativas de cuidado centrado na pessoa são compartilhados com os novos contratados; Minimização de barreiras físicas para promover a comunicação e interações compassivas; Incorporação de espaços para familiares; Sinalizações; Acomodações para manter a dignidade e privacidade dos pacientes/residentes entre outros
    2. Conexão entre valores, estratégias e ações - Esforços para criar coerência entre o que é feito, ou seja, comportamentos e ações, e por que é feito, ou seja, valores e missão. Ex: A liderança interage regularmente com a equipe de todas as áreas e em todos os níveis para estimular melhorias na organização; Rondas da liderança, Caminhadas; Almoço com líderes; A organização utiliza evidências para identificar populações vulneráveis dentro da comunidade local ou população de pacientes, etc.
    3. Implementação de práticas que promovam parceria - Métodos, processos e comportamentos adotados pelas equipes para orientar interações de saúde que cultivem a confiança, construam relações recíprocas e melhorem a comunicação entre pacientes/residentes/familiares e profissionais de saúde. Ex: Relato de turno à beira-leito; Envolvimento do paciente/residente/familiar nas reuniões de planejamento da assistência; Rondas multidisciplinares; Prontuário médico compartilhado: Protocolos de presença de acompanhantes; Sumários de alta/transição são fornecidos para o próximo nível de assistência; Navegadores de saúde ou técnicos de saúde etc.
    4. Conhecimento daquilo que realmente importa - Esforços para oferecer atendimento individualizado e integral. O cuidado é personalizado de acordo com as necessidades, preferências e valores individuais, e com base na determinação conjunta de metas. Ex: Treinamento de habilidades de empatia ou compaixão; Treinamento do “toque que se importa”; Iniciativa “ninguém morre sozinho”; Revelação de eventos adversos ou desfechos inesperados para as pessoas afetadas; Respostas a queixas ou preocupações; Campanhas de envolvimento comunitário para a promoção do registro de desejos e preferências de cuidado terminal e paliativo, como Projeto Conversa, Programa de Respeito a Escolhas; respeito a preferências de refeições, banho e terapia alternativa.
    5. Uso de evidências para impulsionar melhorias - Capacidade organizacional para criar mudanças mensuráveis. Ex: Pesquisas de cultura de segurança; Pesquisas de satisfação e envolvimento de médicos, equipe, pacientes e familiares; Indicadores de qualidade; Exemplos de medidas de eficiência: tempos de espera, acesso a consultas, tempo médio de hospitalização, taxas de re-internação, etc
    Após a avaliação as instituições recebem a certificação conforme os seguintes níveis de reconhecimento:
    • Certificado Planetree Bronze (96 -119 pontos) ou pelo menos 60% dos pontos totais disponíveis.
    • Certificado Planetree Prata (120 - 143 pontos) ou 75%-89% dos pontos totais disponíveis.
    • Certificado Planetree Ouro (144 pontos ou mais) ou 90% ou mais dos pontos totais disponíveis.
    Programas que valorizem a participação do paciente e de sua família no cuidado e na tomada de decisão são fundamentais para que a geração de valor em saúde seja implementada no Brasil.

КОМЕНТАРІ • 4

  • @annemeditsch6044
    @annemeditsch6044 Рік тому

    Ótima tua explicação e esclarecimento; Este é um modelo de filosofia empresarial cada vez mais necessario no Brasil!

  • @moongames1
    @moongames1 3 роки тому +1

    São três, a Rede MATERDEI de Saúde também possui. Parabéns pelo vídeo muito bom 💞👏

    • @giselenaderbastos3668
      @giselenaderbastos3668  3 роки тому +1

      Perfeito, Mattheus!!! Agora temos 3 mesmo e mais algumas instituições que já fizeram o processo de preparação para certificação e aguardam a avaliação. Que bom que gostaste! Abs

  • @dr.andrechiga5769
    @dr.andrechiga5769 10 місяців тому

    Parabéns Gisele.