Posso não concordar com 100% das coisas que Lincel fala (e não existe coisa mais saudável que isto, principalmente no mundo do áudio), mas gosto de ver suas colocações e teus pontos de vista (afinal foi um cara que experimentou bastante). Tem meu respeito!
Baita vídeo, mano! Como eu não tenho uma caixa de som no meu quarto, eu uso o headphone e depois vou testar no carro para verificar a intensidade do grave. Tô pra mandar logo uma no quarto. O vídeo abriu mais a mente sobre. Brabo. Mixar é arte! FDS 🙅🏽♂️
Cara essa parada de ter que tá bem pra mixar é muito verdade! Sempre que eu sento pra mixar algo que eu deixei lá na dúvida se tava bom, quando eu mexo só por mexer, o trem piora de um jeito que não vale nem a pena comentar… dai tu volta lá depois e vê o estrago.
Estou na caminhada de produção de música eletrônica, mas mesmo assim o canal me ajuda muito. Ouvi metal a minha vida inteira porém escolhi essa caminhada. Na falta de recurso de não ter um monitor, estou usando de referência um fone akg e pego outras referências em varios dispositivos tipo celular, caixinha jbl, televisão e diversos fones de ouvido. Sempre, um desses dispositivos me ajuda a perceber algum elemento que esteja alto ou baixo demais e sempre tento fazer uma média que soe bem em todos. Um abraço Lisciel!
Eh tjpo o cara que compra um jogo de 300 lapis da Faber Castel achando que por isso vai desenhar melhor, enquanto tem gente fazendo ARTE com pó de café
Meu jogo da Faber é 1000 reais e facilita muito o trabalho, pois solta a cor com muita precisão.. os baratos são muito ruins e as cores são ruins... Mas é possível usar materiais ruins, mas vc precisa ter muita técnica e paciência pra compensar de outras formas 😢
Me lembro de uma vez quando eu estava iniciando no áudio (ainda considero estar nesse início) que precisei fazer uma pré-produção de um arranjo, apenas para mostrar a uma banda, e na época com recursos bem limitados, usei como referência os alto-falantes de uma TV Samsung de tubo (alto-falantes full range). Fiquei impressionado com o resultado quando eu testei numa caixa ativa de PA. Ai na mesma época fiz uma usando como referência o fone AKG 414P, que tem um boost nos graves e subs e não tinha consciência disso. Quando eu fui testar novamente, o som tava magro demais sem graves, ou seja, cortei onde não precisava por me faltar referência. Então, ainda que hoje eu consiga fazer algumas coisas por fones, ainda sim nada se compara a caixas de som, desde que não sejam deficientes em certa frequência. Elas tem que ter pelo menos uma resposta decente, diria que uma boa qualidade, alta definição, e tem caixas que não são as Genelec ou Yamaha da vida, mas que tem uma resposta realmente decente.
No começo, sem amp de guitarra, eu usava um Polyvox Stereo receiver 900pra estudar e tocar em casa mesmo, com aquelas "caixinhas"parrudas que vinham nele, as CML, eu peguei tanta estima pelo som delas que decidi transformar elas em monitores, troquei os falantes, tweeters, fiz um divisor de freq para elas e usei por muito tempo, quando finalmente tive grana para comprar monitores, as guardei, seguem comigo por anos. O aprendizado dos videos do Lisciel te livra de anos de "modismos, estimas erradas, manias" e por ai vai! Se a galera que esta começando agora entender isso, já largou bem!
Irmão por gentileza!!...como eu faço para usar duas caixas jbl antigas modelo lc 31o-1 ...queria usá-la como caixa para meu teclado. Se você puder me orientar e deixar algum contato desde já agradeço.
Dr Lisciel Franco parabéns pelo que você é mineiro arretado!!! Obrigado por ser sincero com as termologias e técnicas do mundo musical, pois não aguento mais ver gente aprendendo o básico de produção e com isto saem se exibindo no youtube pseudo truques e tentando vender cursos por ai sem nenhuma objetividade instrutiva. Sabe o que parece? Que o mundo é so deles e ninguém mais tem o direito de aprender o correto ou de tentar entrar no célere mundo da suposta panelinha musical. Meu sonho é achar um curso básico, com preço justo e que me ensine a trabalhar no meu quarto, inbox com meu monitor baratex somente para produzir meus Houses como hobby sem passsar vergonha.
mano! eu já tive alguns dos monitores mais caros do mercado, mas não tinha experiencia... hoje tenho home estudio e faço mix com fone e tenho uma qualidade melhor que tinha antes!! (hoje tenho experiencia )
Cara, eu assisti o podcast com o Mateus, manão.. é genuíno o que vou te falar! Vc é incrível... aprendo muito com vc, e seu jeito de ser é verdadeiro, precisamos evoluir sempre, mas não perca a essência! Um abraço irmão!
to com um parzinho de caixa fulero q custou 700 reais da micro lab. sempre usei como ferramenta e tento extrair o melhor possivel dali. mas atualmente me incomoda mt uma distorçao no grave q ele causa em algumas musicas, ja tentei mudar coisas no estudio pra ver se nao era so resonancia mas de fato tem uma frequencia especifica q ela toca toda errado, se nao fosse por isso continuava com ela. juntando grana pra um par de yamaha hs8 agora. video excelente obrigado lisciel!
cara, eu concordo com quase tudo kkk mas uso krk há mais de 15 anos... a questão é saber se voce consegue mixar naquela referencia e entregar um resultado que vai rolar bem em qualquer som...é possível. A própria NS-10 não nasceu como nearfield....era pra ser pra uso doméstico. Como vc falou...tudo vira moda kkk mas é por aí...
18:10 Os HS8 da Yamaha são fantásticos! Atualmente trabalho com um par de HS5 pra produção audiovisual pra radio e TV e pra minha sala (pequena) já da conta do recado. 😃
Se você estiver em paranoia por sempre está em busca da perfeição ( E ISSO ACONTECE ) é só vir no terapeuta do áudio LISCIEL . Em 20 min ele resolve tua paranoia e te livra de um surto ! kkkkk Muito bom
Fazia muito tempo que eu não via os vídeos do lisciel,e por acaso estou montando o meu Home estúdio mais por hobbye mesmo e estava numa dúvida cruel em relação a monitoração,pois estou acostumado a mixar as minhas paradas com fone mesmo e estou querendo partir para as caixas porém com muitas dúvidas sobre qual comprar ainda mais pq estou começando,e vendo vídeos e mais vídeos hj cai justamente aqui neste conteúdo dele,é engraçado que o lisciel é 8 e 80 sem massagem kkkkk e me ajudou a compreender a minha dúvida sobre... Valeu lisciel vc é um cara importante nesse cenário aonde muitos tentam te enfiar goela a baixo vc vem e ilucida com a sua verdade nua e crua...muito obrigado..🙏🏾🙏🏾✔️
Eu acho que ter um monitor de referência faz mais sentido se vc for alugar o home pra outras pessoas mixarem! Agora se apenas você grava e mixa em seu home vc pode ter uma caixa ou um monitor mais acessível que vc esteja acostumado a ouvir música neles, e com isso tem conhecimento de como as músicas soam neles!
Parabéns Lisciel, sempre uma aula... Realmente em cada plataforma o som sai diferente... É muito louco isso... As vezes não é legal... Valeu, obrigado! 😁👍🏻
Obrigado, tirei esse peso, sempre me encontrei nesse conflito, se é de referencia, por que é necessário testar em outros locais p garantir?😂 E cheguei nessa conclusão! Penso montar 1 som decente de referencia, que me deixe confortável! Obrigado!
Bom demais! Acho importantíssimo a galera começar por baixo se virando no perengue. Galera hoje em dia fica muito pilhada em “setups” de equipamento e ficam escravos eternamente da condição perfeita. Quando eles passam perengue não conseguem tirar som naquela situação. Saudade das caixas do meu Aiwa 3 em 1❤. Passei anos trabalhando com elas vei
Mestre boa tarde, uso caixas com falante e twitter para voz e violão,caixas estas que fabriquei com madeira de um roupeiro antigo 😊 , mas me falaram sobre caixas com drive tem melhor qualidade , o que você acha ?
Gravei mixei e lancei um disco em 1999 com um pc Celeron 450, o Daw era o Acid, e os monitores eram jbl control 1 (aquelas de consultório médico). aprendi a mixar com a NS10. Hoje tenho a Yamaha HS8, mas sinto falta da tosqueira das NS10 que me forçavam a fazer uma mix melhor. Tô tentando contornar isso com volume, vedando o furo de trás, enfim... pra mim a referência pra mixar de verdade ainda é a NS10 mesmo. As outras são lindas, mas todas um pouco mentirosas.
Usei caixas de microsystem um tempão, há uns dois anos atrás comprei um par de ROKIT7 G4 da KRK, já respondem bem ao que eu quero, realmente o som delas é bem duro comparadas as outras krks, próximo passo é pegar um par de HS8 😻
Obrigado Gabriel miranda pela sugestão, e Obrigado Lisciel pro mais um aulão como sempre! bom de mais! me deixou bem mais tranquilo simceramente. eu uso uma Amvox aca480 aqui em casa pra brincar de estúdio. e estou um pouco mais feliz agora rssss.Forte abraço!
Depois de ver vc construindo seus equipos e os preços absurdos dos monitores de estúdio, decidi construir o meu do zero. Não to falando de miguelagem não, isso realmente me inspirou haha. Se vai ficar tão bom quanto o que vendem, ou tão útil como um ns10 eu não sei, eu quero que se ''foda-se'' hahaahaha. Eu não sabia poha nenhuma sobre poha nenhum, mas com um pouco de estudo e cerveja peguei pra fazer essa bagaça, baseado num sc3070 da EVE audio, tri amplificado com crossover digital e o acabamento estilo as caixas vintage da jbl, em mdf com veneer de mogno africano e o cagalho a quatro... Já to fazendo o acabemento da caixa e planejo terminar no inicio de abril agora e fazer um churrasco com o som no talo pra comemorar... O importante é q tá ficando bunito pra cagalho, e como todo mundo sabe, a aparência influencia 100% no desempenho do equipamento.
A parte foda é fazer os crossover pq são bobinas enroladas, daí até chegar na parte onde vai ficar calibrado é uma equação jajahhaha. Fazer pré é ligar falante e fácil, foda e embutir trato na caixa entre outras coisas.
Caralho irmão muito foda sua visão ...só o conhecimento mesmo para derrubar as barreiras da modernidade / eu tenho um par de caixas jbl antigas lc 31o-1...queria usar com meu teclado / voce poderia deixar algum contato para me dar um breve esclarecimento para saber oque preciso comprar para conectar o instrumento nas caixas
Cara muito obrigado pelo vídeo, foi esclarecedor e (como vc disse) "decepcionante", no sentido que é isso, todo mundo só fala oq nós queremos ouvir e acabam criando uma insegurança do krl na gente... esqueci de mandar pra ti eu acho, mas eu tenho um par de alesis aqui q eu acho fod4 pra c4ralho, sonzeira mesmo! Mas por insegurança de não saber oq é "bom" acabei deixando elas de lado, realmente um peso gigante a menos nas costas kkkkk, agora é só botar as alesis para jogo e trabalhar! tamo junto Lisciel!
Eu fiquei muito com essa dúvida porque pesquisei na Internet e em geral o pessoal recomendava mixar de fone porque como eu não tenho uma sala tratada (gravo a mim mesmo em um dos quartos da minha casa) ter monitores de referência nao faria diferença alguma. Cheguei a cogitar um tempo atrás a comprar umas caixas da Edifier a MR4 em específico.
comprei hs8 achei horrivel ........ até que vendi para um cara que tinha tratamento acustico quando ele ligou desacreditei ... top demais ... em casa na comparação com minha b2031a da behringer achava que era melhor só que não rs
Minha sala tem uma sobra em Dó e Fá sustenido 😂😂😂😂, e eu que lute. Tenho um par de Presonus Éris 5, acho eles bem honestos 🤷🏽♂️, sempre busco fazer uma apreciação musical neles pra entender como eles se comportam, depois de 5 anos com eles, o que não é nada, já conheço eles bem... Infelizmente status é muita coisa, você tem duas opções de estúdio pra gravar e não conhece nenhum dos dois, mas um dos estúdios tem Neumann U87, C414, C12 e etc, o outro tem Avantone, Lewitt, Rode e etc, bons microfones... Mas e aí, vc vai em qual?
O segredo é usar um processador bom, alinhar os monitores no ambiente, qualquer monitor serve, basta alinhar, você bota o mic analisador na altura dos ouvidos e distância e equilibra as frequências no processador, ou equalizador analógico com várias bandas. Dá para fazer essa correção insertando um eq plugin na master da DAW também, mas gosto de fazer isso pelo processador externo, aí tudo que eu escutar, Spotfy, UA-cam, estará equilibrado, com isso o ouvido acostuma. Mixagem é calejar os ouvidos, o cara tem que conhecer o equipamento, até onde ele vai, o que ele emtrega.
Tirando a questão do trabalho com produção, você ouve musica em casa em que tipo de aparelho? Micro system, receiver com caixas ou caixas ativas, tipo Edifier ou Microlab?
A questão de escolha de monitores de estúdio deve ser das coisas mais pessoais que existe na vida de um técnico. No fundo, temos que evocar a honestidade da transmissão de sinal, sim. No entanto, nem sempre interessa exactamente qual é o tipo de monitor de estúdio. No meu entender, os monitores de estúdio destinam-se a ajudar a entender o que se está a misturar, sendo que essa é apenas uma parte do trabalho. O maior trabalho de todos está situado nas nossas tentativas de misturar, vez após vez, até que se chegue a um consenso. É com esse método que se vai percebendo o que é que é possível fazer com o tipo de monitores que se tem, ajustando a nossa percepção na mistura até que o resultado final bata certo com o que é necessário.
Рік тому+1
E Eu aqui há muitos anos mixei com um Som da Aiwa. Bons tempos kkkk
Então o lance, se eu entendi direito, é: aprenda como o seu monitor do seu estúdio soa. Use para isso os discos que você tem como referência de som bom, de disco bem gravado e entenda como esses discos soam no seu aparelho. A partir deste conhecimento, faça as suas mixes de acordo com o que você quer, entendendo como a sua aparelhagem funciona. É isso?
Eu comecei a mixar com caixas de som daqueles que tem 3 CDs ruim pra caramba as caixas kkk Depois passei pra uns monitores passivos handmade que eu ligava em um reciver, agora eu tenho uns monitores da sanson , que é antiguinho sanson studio acho o nome os monitores já tem interface neles mesmo... Tô me virando, do jeito que dá... acho que o mais importante é fazer, testar ir se virando... principalmente quando não tem dinheiro pra investir...
Eu ouvi dizer que as NS-10 na época do seu auge nos anos 70 foi implantada justamente para se ter uma ideia de como a maioria do som que o ouvinte ia ouvir nos alto falantes das TV’s, radinho de pilha, tape e toca disco portáteis.
Eu estou tão acostumado com meus Rokit que, quando precisei mixar um som num HS8, acabei jogando a toalha e deixei pro outro técnico que estava junto (dono do estúdio) finalizar. Só dei uma organizada nas tracks, mas deixei o grosso pra ele mesmo.
Isso é interessante. Eu tava com grana (mentira, sou irresponsável com meu dinheiro) e fui lá e comprei um par de HS 5 e tou gostando bastante porque sinto que tem mais "nitidez" no som. É engraçado porque qualquer mexida nela "estraga" a música, não precisa mexer. Mas pra ouvir mesmo, nem sempre eu gosto, às vezes me contento com meu fone mais baratinho ou minhas caixinhas de som de 500 conto da Edifier e tá ok. Não sei explicar, é uma questão de hora certa pra usar esse ou aquele.
Pergunta de leigo. A maioria das pessoas ouve música no celular e com fone. Não seria melgor usar monitor peoximo dessa realidade? Do que usar um monitor que vai ter um som "muito melhor" do que a maioria das pessoas vai ouvir?
Caro Lisciel, caso eu queira tocar guitarra usando monitor ( com uma pedaleira interfce de audio etc).. em casa pra curtir .. um heavy metal vc indicaria algum monitor?
Posso não concordar com 100% das coisas que Lincel fala (e não existe coisa mais saudável que isto, principalmente no mundo do áudio), mas gosto de ver suas colocações e teus pontos de vista (afinal foi um cara que experimentou bastante). Tem meu respeito!
O mais maneiro de tudo é que vc vai ensinando a gente a aceitar as coisas como elas são...
Lisciel, cria um Pod Cast…convida produtores, bandas, donos de estúdio…mano, vai bombar! 😅😅😅
Puta verdade mano ia ser mto dahora obter os ensinamentos
Baita vídeo, mano! Como eu não tenho uma caixa de som no meu quarto, eu uso o headphone e depois vou testar no carro para verificar a intensidade do grave. Tô pra mandar logo uma no quarto. O vídeo abriu mais a mente sobre. Brabo.
Mixar é arte! FDS 🙅🏽♂️
Cara essa parada de ter que tá bem pra mixar é muito verdade! Sempre que eu sento pra mixar algo que eu deixei lá na dúvida se tava bom, quando eu mexo só por mexer, o trem piora de um jeito que não vale nem a pena comentar… dai tu volta lá depois e vê o estrago.
Excelentes colocações, valeu pelos ensinamentos de sempre mestre ! 🔉
Estou na caminhada de produção de música eletrônica, mas mesmo assim o canal me ajuda muito. Ouvi metal a minha vida inteira porém escolhi essa caminhada. Na falta de recurso de não ter um monitor, estou usando de referência um fone akg e pego outras referências em varios dispositivos tipo celular, caixinha jbl, televisão e diversos fones de ouvido. Sempre, um desses dispositivos me ajuda a perceber algum elemento que esteja alto ou baixo demais e sempre tento fazer uma média que soe bem em todos. Um abraço Lisciel!
Eh tjpo o cara que compra um jogo de 300 lapis da Faber Castel achando que por isso vai desenhar melhor, enquanto tem gente fazendo ARTE com pó de café
😂😂😂😂😂 o seu exemplo foi engraçado mais a verdade seja dita !👏👏👏👏👏
Meu jogo da Faber é 1000 reais e facilita muito o trabalho, pois solta a cor com muita precisão.. os baratos são muito ruins e as cores são ruins... Mas é possível usar materiais ruins, mas vc precisa ter muita técnica e paciência pra compensar de outras formas 😢
@@herley50🎉 casa z
@@herley50mas como vc mesmo disse indiretamente, o lápis bom na mão de alguém sem talento não muda nada.
É o mesmo equivale pra instrumento não adianta eu ter um stradivarius se eu nem sei tocar violino, e qd tentar vai soar horrível kkk
Fantástico o vídeo.. Pra quem entende o recado ... isso é libertador !!!!! Mais música !!! Menos modismo!!!!! parabéns irmão !!!
Baita vídeo ! " Mixagem é uma arte ." Vai ,inclusive do gosto do artista . Por isso ,álbuns diferentes ,na sua equalização e volume.
Ouçam bastante músicas em seus monitores e respectivas salas. Adoro quando ele fala "Cheiro de Miguelagem". 😂😂😂😂
Me lembro de uma vez quando eu estava iniciando no áudio (ainda considero estar nesse início) que precisei fazer uma pré-produção de um arranjo, apenas para mostrar a uma banda, e na época com recursos bem limitados, usei como referência os alto-falantes de uma TV Samsung de tubo (alto-falantes full range). Fiquei impressionado com o resultado quando eu testei numa caixa ativa de PA. Ai na mesma época fiz uma usando como referência o fone AKG 414P, que tem um boost nos graves e subs e não tinha consciência disso. Quando eu fui testar novamente, o som tava magro demais sem graves, ou seja, cortei onde não precisava por me faltar referência. Então, ainda que hoje eu consiga fazer algumas coisas por fones, ainda sim nada se compara a caixas de som, desde que não sejam deficientes em certa frequência. Elas tem que ter pelo menos uma resposta decente, diria que uma boa qualidade, alta definição, e tem caixas que não são as Genelec ou Yamaha da vida, mas que tem uma resposta realmente decente.
No começo, sem amp de guitarra, eu usava um Polyvox Stereo receiver 900pra estudar e tocar em casa mesmo, com aquelas "caixinhas"parrudas que vinham nele, as CML, eu peguei tanta estima pelo som delas que decidi transformar elas em monitores, troquei os falantes, tweeters, fiz um divisor de freq para elas e usei por muito tempo, quando finalmente tive grana para comprar monitores, as guardei, seguem comigo por anos. O aprendizado dos videos do Lisciel te livra de anos de "modismos, estimas erradas, manias" e por ai vai! Se a galera que esta começando agora entender isso, já largou bem!
Irmão por gentileza!!...como eu faço para usar duas caixas jbl antigas modelo lc 31o-1 ...queria usá-la como caixa para meu teclado.
Se você puder me orientar e deixar algum contato desde já agradeço.
seus videos são mto bons, parece que to trocando ideia com um amigo, é muito real. Obrigado!!!
Tá.
Qual comprar então? Pra nós meros mortais.
Yamaha? JBL? Mackie?
Dr Lisciel Franco parabéns pelo que você é mineiro arretado!!! Obrigado por ser sincero com as termologias e técnicas do mundo musical, pois não aguento mais ver gente aprendendo o básico de produção e com isto saem se exibindo no youtube pseudo truques e tentando vender cursos por ai sem nenhuma objetividade instrutiva. Sabe o que parece? Que o mundo é so deles e ninguém mais tem o direito de aprender o correto ou de tentar entrar no célere mundo da suposta panelinha musical. Meu sonho é achar um curso básico, com preço justo e que me ensine a trabalhar no meu quarto, inbox com meu monitor baratex somente para produzir meus Houses como hobby sem passsar vergonha.
Sensacional!!!! Só verdades, por mais gente que fale a verdade, porque só se acha quem "sabe de tudo " vendendo uma marca ou um curso.
Vi de novo, muito obrigado pela aula.verdade sempre em 1° lugar.
Lisciel como sempre mandando o papo mais reto e direto e acertando 10/10 na explicação linha yamaha pra vida! em especial HS7
Uso as JBL Control 5 há mais de 15 anos. Gosto muito. Já usei as Yamaha NS10 também.
Tô satisfeito com meu Edifier MR4
mano! eu já tive alguns dos monitores mais caros do mercado, mas não tinha experiencia... hoje tenho home estudio e faço mix com fone e tenho uma qualidade melhor que tinha antes!! (hoje tenho experiencia
)
Estava com esse dilema sobre esse assunto, obrigado pela suas considerações.Tenho você como referencia valeu.......
fui muito chama de doido ..e agora vejo que não sou louco.
obrigado lisciel
Show demais. Tu é fera, Lisciel. Valeu!
Vlw meu velho, realmente tirou um peso dos meus ombros, tava pilhado com isso já
Eu sofro com mixagem, e já tinha percebido que o resultado fica diferente dependendo de onde coloco pra tocar. Esse vídeo esclarece muita coisa.
Massa Liscel!!! Haha! Top!
Melhor video sobre o tema! Obrigado por compartilhar seu conhecimento! 👌👌
Que massa irmão!
Cara, eu assisti o podcast com o Mateus, manão.. é genuíno o que vou te falar! Vc é incrível... aprendo muito com vc, e seu jeito de ser é verdadeiro, precisamos evoluir sempre, mas não perca a essência! Um abraço irmão!
Mole pra nós!!! Um abração
Que canal fera 🙏🏻🙏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
to com um parzinho de caixa fulero q custou 700 reais da micro lab. sempre usei como ferramenta e tento extrair o melhor possivel dali. mas atualmente me incomoda mt uma distorçao no grave q ele causa em algumas musicas, ja tentei mudar coisas no estudio pra ver se nao era so resonancia mas de fato tem uma frequencia especifica q ela toca toda errado, se nao fosse por isso continuava com ela. juntando grana pra um par de yamaha hs8 agora. video excelente obrigado lisciel!
Check my brain...sonzeira demais
Vc é fantasticamente fodastico
cara, eu concordo com quase tudo kkk mas uso krk há mais de 15 anos... a questão é saber se voce consegue mixar naquela referencia e entregar um resultado que vai rolar bem em qualquer som...é possível. A própria NS-10 não nasceu como nearfield....era pra ser pra uso doméstico. Como vc falou...tudo vira moda kkk mas é por aí...
Interessante! nao te conhecia, parabéns!
irado o vídeo.Deus abençoe brother, forte abrax!
fala meu camarada! Lisciel,
coisa doida o que você disse! fez todo sentido,
sem palavras, explicação TOP!
Mestre Liciel!!!!! falou tudo!!!!
Boa, o melhor vídeo que eu já vi sobre o assunto!!!!
18:10 Os HS8 da Yamaha são fantásticos! Atualmente trabalho com um par de HS5 pra produção audiovisual pra radio e TV e pra minha sala (pequena) já da conta do recado. 😃
Se você estiver em paranoia por sempre está em busca da perfeição ( E ISSO ACONTECE ) é só vir no terapeuta do áudio LISCIEL . Em 20 min ele resolve tua paranoia e te livra de um surto ! kkkkk Muito bom
Boaa! Baita explicação, arrumando a mentalidade da galera!
Video esclarecedor uai!!!!! Bom demais Lisciel! Valeu cara.
Máximo respeito Lisciel brabo
Fazia muito tempo que eu não via os vídeos do lisciel,e por acaso estou montando o meu Home estúdio mais por hobbye mesmo e estava numa dúvida cruel em relação a monitoração,pois estou acostumado a mixar as minhas paradas com fone mesmo e estou querendo partir para as caixas porém com muitas dúvidas sobre qual comprar ainda mais pq estou começando,e vendo vídeos e mais vídeos hj cai justamente aqui neste conteúdo dele,é engraçado que o lisciel é 8 e 80 sem massagem kkkkk e me ajudou a compreender a minha dúvida sobre...
Valeu lisciel vc é um cara importante nesse cenário aonde muitos tentam te enfiar goela a baixo vc vem e ilucida com a sua verdade nua e crua...muito obrigado..🙏🏾🙏🏾✔️
Fala Lisciel, cara faz todo sentido oq vc falo parabéns
Eu acho que ter um monitor de referência faz mais sentido se vc for alugar o home pra outras pessoas mixarem! Agora se apenas você grava e mixa em seu home vc pode ter uma caixa ou um monitor mais acessível que vc esteja acostumado a ouvir música neles, e com isso tem conhecimento de como as músicas soam neles!
A linha Msp da Yamaha é maravilhosa. Tenho um par de msp5, que monitor fantástico. Existe o msp7 que é melhor ainda também.
Encomendei um monitor de referência com o Zanette hi-fi no ano passado, depois de você comentar rapidamente em um vídeo, baita somzera. Valeu Lisciel!
Parabéns Lisciel, sempre uma aula... Realmente em cada plataforma o som sai diferente... É muito louco isso... As vezes não é legal... Valeu, obrigado! 😁👍🏻
Obrigado, tirei esse peso, sempre me encontrei nesse conflito, se é de referencia, por que é necessário testar em outros locais p garantir?😂 E cheguei nessa conclusão!
Penso montar 1 som decente de referencia, que me deixe confortável! Obrigado!
Que papo maneiro 😉🤙🏻
Bom demais! Acho importantíssimo a galera começar por baixo se virando no perengue. Galera hoje em dia fica muito pilhada em “setups” de equipamento e ficam escravos eternamente da condição perfeita. Quando eles passam perengue não conseguem tirar som naquela situação. Saudade das caixas do meu Aiwa 3 em 1❤. Passei anos trabalhando com elas vei
Fã de mais desse cara véi 👏👏👏👏👏👏 acompanhando sempre aqui na Bahia
Mestre boa tarde, uso caixas com falante e twitter para voz e violão,caixas estas que fabriquei com madeira de um roupeiro antigo 😊 , mas me falaram sobre caixas com drive tem melhor qualidade , o que você acha ?
Gravei mixei e lancei um disco em 1999 com um pc Celeron 450, o Daw era o Acid, e os monitores eram jbl control 1 (aquelas de consultório médico). aprendi a mixar com a NS10. Hoje tenho a Yamaha HS8, mas sinto falta da tosqueira das NS10 que me forçavam a fazer uma mix melhor. Tô tentando contornar isso com volume, vedando o furo de trás, enfim... pra mim a referência pra mixar de verdade ainda é a NS10 mesmo. As outras são lindas, mas todas um pouco mentirosas.
Usei caixas de microsystem um tempão, há uns dois anos atrás comprei um par de ROKIT7 G4 da KRK, já respondem bem ao que eu quero, realmente o som delas é bem duro comparadas as outras krks, próximo passo é pegar um par de HS8 😻
Tirou um peso das minhas costas. Valeu !
Tirei muitos pesos das costas por milhares de conceitos travados, é brano demais buscar esclarecimento
Obrigado Gabriel miranda pela sugestão, e Obrigado Lisciel pro mais um aulão como sempre! bom de mais! me deixou bem mais tranquilo simceramente. eu uso uma Amvox aca480 aqui em casa pra brincar de estúdio. e estou um pouco mais feliz agora rssss.Forte abraço!
Depois de ver vc construindo seus equipos e os preços absurdos dos monitores de estúdio, decidi construir o meu do zero. Não to falando de miguelagem não, isso realmente me inspirou haha. Se vai ficar tão bom quanto o que vendem, ou tão útil como um ns10 eu não sei, eu quero que se ''foda-se'' hahaahaha. Eu não sabia poha nenhuma sobre poha nenhum, mas com um pouco de estudo e cerveja peguei pra fazer essa bagaça, baseado num sc3070 da EVE audio, tri amplificado com crossover digital e o acabamento estilo as caixas vintage da jbl, em mdf com veneer de mogno africano e o cagalho a quatro... Já to fazendo o acabemento da caixa e planejo terminar no inicio de abril agora e fazer um churrasco com o som no talo pra comemorar... O importante é q tá ficando bunito pra cagalho, e como todo mundo sabe, a aparência influencia 100% no desempenho do equipamento.
Isso tbm pretendo fazer o meu mostra o resultado do teu quando terminar
A parte foda é fazer os crossover pq são bobinas enroladas, daí até chegar na parte onde vai ficar calibrado é uma equação jajahhaha. Fazer pré é ligar falante e fácil, foda e embutir trato na caixa entre outras coisas.
Parabéns pelo empenho! Algum Instagram que está compartilhando essa montagem? Queria acompanhar? Parece estar ficando muito bom!
Que aula ! Eu tenho umas yamaha NS BP 101 de algum sistema de som antigo da yamaha e eu curto muito a cor delas ❤ uso sem medo !
Boa Lisciel! Os únicos até hoje que falaram sobre monitores Bem! Voce e Brendan Duffey . Duffey eu assisti em 2012 no Vamos Fazer A Boa na íntegra.
Guns'N Roses Appetite for desteuction é um disco muito massa, tenho um aqui e já vou até ouvir, valeu por lembrar
Caralho irmão muito foda sua visão ...só o conhecimento mesmo para derrubar as barreiras da modernidade / eu tenho um par de caixas jbl antigas lc 31o-1...queria usar com meu teclado / voce poderia deixar algum contato para me dar um breve esclarecimento para saber oque preciso comprar para conectar o instrumento nas caixas
Cara muito obrigado pelo vídeo, foi esclarecedor e (como vc disse) "decepcionante", no sentido que é isso, todo mundo só fala oq nós queremos ouvir e acabam criando uma insegurança do krl na gente... esqueci de mandar pra ti eu acho, mas eu tenho um par de alesis aqui q eu acho fod4 pra c4ralho, sonzeira mesmo! Mas por insegurança de não saber oq é "bom" acabei deixando elas de lado, realmente um peso gigante a menos nas costas kkkkk, agora é só botar as alesis para jogo e trabalhar! tamo junto Lisciel!
Eu fiquei muito com essa dúvida porque pesquisei na Internet e em geral o pessoal recomendava mixar de fone porque como eu não tenho uma sala tratada (gravo a mim mesmo em um dos quartos da minha casa) ter monitores de referência nao faria diferença alguma. Cheguei a cogitar um tempo atrás a comprar umas caixas da Edifier a MR4 em específico.
"MIGUELAGEM" foi boa hahaha, sem coloração bem dificil né, só do yamaha que é branco
Ja ouvi de algumas pessoas que, se nao tem uma sala tratada, a melhor opção seria mixar com fone. Procede isso?
up
Sempre deixando tudo muito claro para nós, valeu Lisciel!!
comprei hs8 achei horrivel ........ até que vendi para um cara que tinha tratamento acustico quando ele ligou desacreditei ... top demais ... em casa na comparação com minha b2031a da behringer achava que era melhor só que não rs
Hs8 horrível kkkkkkkkk doido
Rapaz 20 minutos de verdades
Ate criei coragem pra comprar umas Edifier. Só pra ouvir meus rocks e gravar a guitarra nas backtrack.
Faz um video analisando umas mix que são referências pra você? Comentando sobre as nuances que você percebe e gosta, ou não. Seria muito interessante
Espetacular, obrigado pela informação.
Abrazo fuerte grande Liciel 😁😁
Minha sala tem uma sobra em Dó e Fá sustenido 😂😂😂😂, e eu que lute. Tenho um par de Presonus Éris 5, acho eles bem honestos 🤷🏽♂️, sempre busco fazer uma apreciação musical neles pra entender como eles se comportam, depois de 5 anos com eles, o que não é nada, já conheço eles bem... Infelizmente status é muita coisa, você tem duas opções de estúdio pra gravar e não conhece nenhum dos dois, mas um dos estúdios tem Neumann U87, C414, C12 e etc, o outro tem Avantone, Lewitt, Rode e etc, bons microfones... Mas e aí, vc vai em qual?
Ah! O Adriano Daga do Malta estava na fita também com o Duffey.
Eu usava um mini system da philips, recentemente comprei o HS8. O som é bem mais equilibrado. Mas é td isso que o filósofo Lisciel falou.
O segredo é usar um processador bom, alinhar os monitores no ambiente, qualquer monitor serve, basta alinhar, você bota o mic analisador na altura dos ouvidos e distância e equilibra as frequências no processador, ou equalizador analógico com várias bandas.
Dá para fazer essa correção insertando um eq plugin na master da DAW também, mas gosto de fazer isso pelo processador externo, aí tudo que eu escutar, Spotfy, UA-cam, estará equilibrado, com isso o ouvido acostuma.
Mixagem é calejar os ouvidos, o cara tem que conhecer o equipamento, até onde ele vai, o que ele emtrega.
Tirando a questão do trabalho com produção, você ouve musica em casa em que tipo de aparelho? Micro system, receiver com caixas ou caixas ativas, tipo Edifier ou Microlab?
A questão de escolha de monitores de estúdio deve ser das coisas mais pessoais que existe na vida de um técnico. No fundo, temos que evocar a honestidade da transmissão de sinal, sim. No entanto, nem sempre interessa exactamente qual é o tipo de monitor de estúdio. No meu entender, os monitores de estúdio destinam-se a ajudar a entender o que se está a misturar, sendo que essa é apenas uma parte do trabalho. O maior trabalho de todos está situado nas nossas tentativas de misturar, vez após vez, até que se chegue a um consenso. É com esse método que se vai percebendo o que é que é possível fazer com o tipo de monitores que se tem, ajustando a nossa percepção na mistura até que o resultado final bata certo com o que é necessário.
E Eu aqui há muitos anos mixei com um Som da Aiwa. Bons tempos kkkk
ns10 o primeiro a usar foi o bob clearmountain, que mixava em vários estúdios em nova iorque e precisava de um monitor pra rodar por aí
Então o lance, se eu entendi direito, é: aprenda como o seu monitor do seu estúdio soa. Use para isso os discos que você tem como referência de som bom, de disco bem gravado e entenda como esses discos soam no seu aparelho. A partir deste conhecimento, faça as suas mixes de acordo com o que você quer, entendendo como a sua aparelhagem funciona. É isso?
EXATAMENTE
Eu comecei a mixar com caixas de som daqueles que tem 3 CDs ruim pra caramba as caixas kkk
Depois passei pra uns monitores passivos handmade que eu ligava em um reciver, agora eu tenho uns monitores da sanson , que é antiguinho sanson studio acho o nome os monitores já tem interface neles mesmo...
Tô me virando, do jeito que dá... acho que o mais importante é fazer, testar ir se virando... principalmente quando não tem dinheiro pra investir...
Que papo reto do krl 😂
Pra mim tudo depende mesmo do local da acústica onde vai ficar as caixas! E mais na hora de mixar tá com ouvido e cabeça limpa!
Assunto Bacana!
Eu ouvi dizer que as NS-10 na época do seu auge nos anos 70 foi implantada justamente para se ter uma ideia de como a maioria do som que o ouvinte ia ouvir nos alto falantes das TV’s, radinho de pilha, tape e toca disco portáteis.
interessante!
Faziam a mix e master num foda e depois rodavam nela pra entenderem como ia soar e apenas ajustar uma coisa ou outra...Mas era um tipo de revisão só.
@@Vincemachado E na minha opinião, as melhores músicas de todos os tempos foram gravadas em fita, sem auto tune e sem nenhum processamento digital.
Eu estou tão acostumado com meus Rokit que, quando precisei mixar um som num HS8, acabei jogando a toalha e deixei pro outro técnico que estava junto (dono do estúdio) finalizar. Só dei uma organizada nas tracks, mas deixei o grosso pra ele mesmo.
tu es fera mano sou seu fã
Por acaso já teve contato com essas caixas ativas, que são vendidas como se fossem monitores de estudio? Acho que a Edifier é mais famosa mesmo...
Porra Oq ouço de Merda sobre monitor de audio nao eh brincadeira, obrigado Lisciel Visão Sempreee
Isso é interessante. Eu tava com grana (mentira, sou irresponsável com meu dinheiro) e fui lá e comprei um par de HS 5 e tou gostando bastante porque sinto que tem mais "nitidez" no som. É engraçado porque qualquer mexida nela "estraga" a música, não precisa mexer.
Mas pra ouvir mesmo, nem sempre eu gosto, às vezes me contento com meu fone mais baratinho ou minhas caixinhas de som de 500 conto da Edifier e tá ok. Não sei explicar, é uma questão de hora certa pra usar esse ou aquele.
Lisciel, tu ja ouviu falar na caixa antiga lando? Eu já mixei muito trampo com uma caixa dessas kkk, também já escutei muitas músicas nelas
Pergunta de leigo. A maioria das pessoas ouve música no celular e com fone. Não seria melgor usar monitor peoximo dessa realidade? Do que usar um monitor que vai ter um som "muito melhor" do que a maioria das pessoas vai ouvir?
Mixar é como cozinhar.....tem que ter feeling
Caro Lisciel, caso eu queira tocar guitarra usando monitor ( com uma pedaleira interfce de audio etc).. em casa pra curtir .. um heavy metal vc indicaria algum monitor?