Grande Fábio! Algumas observações e sugestões pro próximo vídeo: - acho que fita dupla-face funcionaria também, pra botar a lixa em cima; - o tal "canetão" é melhor ser um marcador permanente, senão sai muito fácil; - 120 talvez seja ok pra inox, mas pra outros metais acho áspera demais; - na hora de lixar, tem que tomar cuidado pra seguir o raio da escala (claro que você fez isso, mas não lembro se falou), senão periga ficar tudo reto (a minha primeira retífica eu fiz essa bobagem... quase estraguei o braço! kkkkkk) . Parabéns pela coragem de fazer um vídeo sobre isso... hehehe Abraço!
Ótimas considerações! 1) Dupla face: acho que não segura muito bem, na verdade. Aquelas dupla face "gordinha" de prender frisos de carro são moles e a superfície pode ficar irregular. 2) Sim, o canetão sai muito fácil. Eu acabo passando várias vezes... 3) Realmente, para níquel pode começar com 220 (eu falei isso no vídeo?) 4) Isso mesmo! Por isso eu digo para não apertar a barra contra os trastes, é só movimentar para frente e para trás com uma leve pressão. Obrigado, o assunto é polêmico mesmo...
Cara, muito boa essa dica. Eu to pra arriscar e fazer isso numa Gibson Chinesa Custom (mané Gibson nada né, Chibson mesmo) que eu tenho, ela veio bem desnivelada nos trastes, mas to com certo receio de fazer aquela cagada....
Muito obrigado pela resposta. Então, neste caso, eu acho que não vou arriscar mesmo, vou tirar 500 escorpiões do bolso e mandar pro luthier da cidade vizinha colocar trastes inox de uma vez nela. Mais pra frente quando pegar uma guitarra mais baratinha na casa dos 350 a 500 pilas eu me arrisco a fazer esse trabalho nela, aliás, trabalhão bem complicado.
Muito legal o vídeo, Fábio! Eu tava considerando a possibilidade de eu mesmo fazer a retífica dos trastes da minha LTD, mas é um pouquinho mais chato do que eu pensava hahahah e pra piorar eu sou meio atrapalhado e desastrado, então acho melhor pedir socorro a um luthier mesmo
+Luthieria de Banheiro é nescessário a barra de lixa ter o mesmo raio do braço?? Tenho um violão e preciso fazer a retifica,tenho a lima de acabamento que arredonda e uma lima normal,nao tenho a régua e nem o taco pra verificar o raio,sera que da pra fazer a retifica assim mesmo?
Sim, dá. Mas é importante não fazer força para baixo, e manter a régua se movimentando na direção do braço. Ainda vou fazer um vídeo respondendo aos comentários que tive nessa série, e com certeza vou falar disso. Obrigado pelo comentário.
Essa regua de pedreiro poderia ter uma curvatura, na face da lixa, com raio igual ao do braço da escala pra que a curvatura dos trastes lixados tenha a curvatura da escala?
salve Fabio, esse jeito que vc fez vai dar um bom resultado, porem , e quanto ao raio da escala? P quem não tem muita habilidade não seria mais seguro lixar com a parte estreita da regua movimentando-a " da regiaõ do mizinho para a região do mizão ? Há esqueci , aguardamos como fazer o arredondamento depois da retifica!!!!
Ótimo comentário. Vamos falar de acabamento no próximo vídeo. Mas é importante não apertar a lixa, porque aí você pode comprometer o raio da escala mesmo.
Show de bola demais! Parabéns pelo vídeo! Sobre a régua, sempre vi vídeos em que a pessoa usa ela na vertical. Você acha que na horizontal fica melhor o resultado? Talvez, a régua na vertical permita ver o progresso enquanto passa, especulo. Outra coisa interessante que já vi também em alguns vídeos é fazer o que eles chamam de "Fall away". Esse processo é basicamente nivelar somente os últimos trastes (Em média do traste 16 pra frente) com um pequeno ângulo formado colocando 2 ou 3 camadas de fitas crepe em cima do traste 16, e assim retirando muito muito pouco material. O pessoal garante que com isso você consegue uma ação ainda mais baixa.
Rapaz, eu particularmente nunca vi sobre isso em português, e parece ser algo não muito popular mesmo em inglês. Alguns dizem que não faz tanta diferença, outros dizem que para raios de escala acima de 9,5 (stratocasters) não faz diferença, etc. Um grande canal de luthieria, o da Crimson Guitars, diz que se fosse algo muito incrível mesmo todas as empresas fariam porém deixa a entender que pode ser uma coisa boa. Os dois vídeos que eu vi no youtube sobre o assunto, os caras dizem que na experiência deles isso realmente ajuda. Eu particularmente acredito que funcione pela razão de que o tensor não curva o braço da guitarra de maneira homogênea, deixando a porção do braço dos últimos 6 ou 8 trastes um pouco mais reta. Nesse vídeo, não sei se o link irá aparecer para você, o cara faz esse procedimento: Ele coloca uma fita mais grossa no traste 14, repinta com caneta permanente os trastes seguintes, e começa a lixar bem cuidadosamente, sem pressão, os trastes seguintes, até todas as marcas de caneta -> ua-cam.com/video/YtFs3FQ-d3s/v-deo.html
Irei testar isso tudo em breve (se tudo correr bem, esse mês) numa guitarra que estou fazendo, e volto aqui depois para compartilhar o resultado para o futuro da humanidade..
Me tira um dúvida por favor. Estou vendo que essa guitarra você está fazendo do zero, e quando a guitarra é usada, precisa mexer no tenso para deixar o braço reto ou simplesmente passar a lixa sem mexer no tensor?
Em quanto tempo em quanto tempo é bom fazer uma retifica nos traste? É que eu fiz retifica nos traste do meu violão vai fazer 1 ano, mas já está representando desgaste, é normal os trastes desgastar tão rápido?
Boa tarde amigo, primeiramente parabéns pelo trabalho, excelente me ajudou bastante. Agora uma dúvida, se a escala não estiver reta? Qual o caminho antes de alinhar os trastes?
Fala Fábio, parabéns pelo trabalho, eu limei os trastes da minha guitarra e fiz a regulagem ficou muito bom, só que pra ficar melhor gostaria de arredondar os trastes, vc teria alguma sugestão que possa ser feita em casa mesmo? Abraço...
Top o vídeo, feito a retifica de trastes não precisa fazer mais?! Ouvi dizer de um luthier que feito a retifica de traste uma vez numa guitarra não precisa fazer novamente!
Depende, se forem trastes de inox, faz sentido. Trastes de níquel podem durar muito tempo, mas com os anos de uso podem ter um desgaste desigual e pode ser necessário retificar. Ou ainda podem ficar com dentes nos trastes que impossibilitam de tocar.
Eu não faço isso, porque: 1) Pode lascar o taco 2) O taco precisa ser comprido 3) A lixa precisa estar totalmente aderida ao taco (o que é difícil fazer) Mas, tem gente que faz. Acho que a preferência é pessoal. O objetivo é nivelar os trastes, e não destruir completamente.
@@andersonsantos4700isso que imagino também e perguntei em outros lugares. Vi alguns luthiers nivelando os trastes mas fazendo questão de regular as cordas da guitarra acompanhando o raio da escala. Não entendi o sentido de ter escala e cordas obedecendo uma medida e os trastes retos
Grande Fábio! Algumas observações e sugestões pro próximo vídeo:
- acho que fita dupla-face funcionaria também, pra botar a lixa em cima;
- o tal "canetão" é melhor ser um marcador permanente, senão sai muito fácil;
- 120 talvez seja ok pra inox, mas pra outros metais acho áspera demais;
- na hora de lixar, tem que tomar cuidado pra seguir o raio da escala (claro que você fez isso, mas não lembro se falou), senão periga ficar tudo reto (a minha primeira retífica eu fiz essa bobagem... quase estraguei o braço! kkkkkk) .
Parabéns pela coragem de fazer um vídeo sobre isso... hehehe
Abraço!
Ótimas considerações!
1) Dupla face: acho que não segura muito bem, na verdade. Aquelas dupla face "gordinha" de prender frisos de carro são moles e a superfície pode ficar irregular.
2) Sim, o canetão sai muito fácil. Eu acabo passando várias vezes...
3) Realmente, para níquel pode começar com 220 (eu falei isso no vídeo?)
4) Isso mesmo! Por isso eu digo para não apertar a barra contra os trastes, é só movimentar para frente e para trás com uma leve pressão.
Obrigado, o assunto é polêmico mesmo...
Essa da régua de pedreiro não sabia,mais uma coisa que aprendi,muito humilde você mano, parabéns.
Obrigado pelo comentário.
Tutorial definitivo para retificar trastes! Perfeito!!!
Obrigado! Mas não deixe de ver os outros vídeos do canal, tem mais detalhes e informações.
Muito legal cara, obrigado por compartilhar conhecimento com todos, parabéns
Obrigado pelo comentário
Parabéns meu irmão . Canal show de bola 👍🏽
Valeu
Muito bom o vídeo, parabéns! Aprendi muito.
Que bom que ajudou
Cara, muito boa essa dica. Eu to pra arriscar e fazer isso numa Gibson Chinesa Custom (mané Gibson nada né, Chibson mesmo) que eu tenho, ela veio bem desnivelada nos trastes, mas to com certo receio de fazer aquela cagada....
Pense 3 vezes, meça 2 vezes e faça uma vez só. Comece com uma lixa leve e vá testando. Ou mande para um profissional colocar trastes de inox.
Pense 3 vezes, meça 2 vezes e faça uma vez só. Comece com uma lixa leve e vá testando. Ou mande para um profissional colocar trastes de inox.
Muito obrigado pela resposta. Então, neste caso, eu acho que não vou arriscar mesmo, vou tirar 500 escorpiões do bolso e mandar pro luthier da cidade vizinha colocar trastes inox de uma vez nela.
Mais pra frente quando pegar uma guitarra mais baratinha na casa dos 350 a 500 pilas eu me arrisco a fazer esse trabalho nela, aliás, trabalhão bem complicado.
Muito legal o vídeo, Fábio! Eu tava considerando a possibilidade de eu mesmo fazer a retífica dos trastes da minha LTD, mas é um pouquinho mais chato do que eu pensava hahahah e pra piorar eu sou meio atrapalhado e desastrado, então acho melhor pedir socorro a um luthier mesmo
...e depois da retífica tem o acabamento
Arte de luthieria tem que amar .. amar o instrumento, e a profissão.
Para escalas com raio não seria melhor usar a parte lateral (mais estreita) da régua de pedreiro?
Não faria diferença...
Sensacional, baita conhecimento compartilhado
Perfeito ... preciso fazer isso na minha guitarra porém não acho uma mão de obra especializada aqui onde eu moro
Dá pra fazer... é só ir com cuidado.
Cara que diga ótima. Pena que vi seu vídeo depois de cagar os trastes do meu baixo hahahaha. Valeu pelo conteúdo. Abraço
Que pena! Hoje tem live com anúncio de novidades do canal!
Dah pra colar com fita dupla face, fica top
Verdade! Obrigado pelo comentário
+Luthieria de Banheiro é nescessário a barra de lixa ter o mesmo raio do braço?? Tenho um violão e preciso fazer a retifica,tenho a lima de acabamento que arredonda e uma lima normal,nao tenho a régua e nem o taco pra verificar o raio,sera que da pra fazer a retifica assim mesmo?
Sim, dá. Mas é importante não fazer força para baixo, e manter a régua se movimentando na direção do braço. Ainda vou fazer um vídeo respondendo aos comentários que tive nessa série, e com certeza vou falar disso. Obrigado pelo comentário.
@@LuthieriadeBanheiro ah sim, obrigado pela dica !!
Essa regua de pedreiro poderia ter uma curvatura, na face da lixa, com raio igual ao do braço da escala pra que a curvatura dos trastes lixados tenha a curvatura da escala?
Obrigado pelo comentário!
Muito bom Man parabéns
Muito obrigado
Uma guitarra que eu comprei parece que as pontas de um traste está meio solta e está trastejando muito
Mto boa ideia a régua de pedreiro
Obrigado pelo comentário
Show Fabio...
Vc já usou aquele guitarrista fret q encontramos nos sites chineses...
De lixar trastes individualmente arredondado?
Já usei, mas achei meio esquisito. No próximo vídeo vou falar sobre acabamento.
Big like ótimo vídeo parabéns 👏👏👏👏👏👏
Obrigado pelo comentário.
como ver se o braço, a escala esta reto antes de começar a retifica dos trastes? nao tenho essa regua com os furos dos trastes, um nivel funciona?
O jeito é ver pelos trastes mesmo.
@@LuthieriadeBanheiro sim, mas usando oq? uma regua de aluminio?
Opa, maravilha de vídeo
Valeu!
salve Fabio, esse jeito que vc fez vai dar um bom resultado, porem , e quanto ao raio da escala? P quem não tem muita habilidade não seria mais seguro lixar com a parte estreita da regua movimentando-a " da regiaõ do mizinho para a região do mizão ? Há esqueci , aguardamos como fazer o arredondamento depois da retifica!!!!
Ótimo comentário. Vamos falar de acabamento no próximo vídeo. Mas é importante não apertar a lixa, porque aí você pode comprometer o raio da escala mesmo.
Show de bola demais! Parabéns pelo vídeo! Sobre a régua, sempre vi vídeos em que a pessoa usa ela na vertical. Você acha que na horizontal fica melhor o resultado? Talvez, a régua na vertical permita ver o progresso enquanto passa, especulo. Outra coisa interessante que já vi também em alguns vídeos é fazer o que eles chamam de "Fall away". Esse processo é basicamente nivelar somente os últimos trastes (Em média do traste 16 pra frente) com um pequeno ângulo formado colocando 2 ou 3 camadas de fitas crepe em cima do traste 16, e assim retirando muito muito pouco material. O pessoal garante que com isso você consegue uma ação ainda mais baixa.
esse comentário é interessante...pra mim q uso ação baixa...tens algum link...sobre o assunto em português?
Rapaz, eu particularmente nunca vi sobre isso em português, e parece ser algo não muito popular mesmo em inglês. Alguns dizem que não faz tanta diferença, outros dizem que para raios de escala acima de 9,5 (stratocasters) não faz diferença, etc. Um grande canal de luthieria, o da Crimson Guitars, diz que se fosse algo muito incrível mesmo todas as empresas fariam porém deixa a entender que pode ser uma coisa boa. Os dois vídeos que eu vi no youtube sobre o assunto, os caras dizem que na experiência deles isso realmente ajuda. Eu particularmente acredito que funcione pela razão de que o tensor não curva o braço da guitarra de maneira homogênea, deixando a porção do braço dos últimos 6 ou 8 trastes um pouco mais reta. Nesse vídeo, não sei se o link irá aparecer para você, o cara faz esse procedimento: Ele coloca uma fita mais grossa no traste 14, repinta com caneta permanente os trastes seguintes, e começa a lixar bem cuidadosamente, sem pressão, os trastes seguintes, até todas as marcas de caneta -> ua-cam.com/video/YtFs3FQ-d3s/v-deo.html
Irei testar isso tudo em breve (se tudo correr bem, esse mês) numa guitarra que estou fazendo, e volto aqui depois para compartilhar o resultado para o futuro da humanidade..
+Diego Padovani opa...tô no aguardo, man!
Me tira um dúvida por favor. Estou vendo que essa guitarra você está fazendo do zero, e quando a guitarra é usada, precisa mexer no tenso para deixar o braço reto ou simplesmente passar a lixa sem mexer no tensor?
amigo traste DHP inox é bom ?
Se for inox mesmo, é.
Se for seu primeiro instrumento, não recomendo trastes de inox. Vai na alpaca (níquel) mesmo.
pq nao inox ?
@@madeiraforte muito mais difícil de trabalhar e a chance de ficar ruim é alta
ok obrigado.....depois te conto como ficou
@@madeiraforte Ainda vai sair outro vídeo aqui sobre trastes de inox e a última instalação que eu fiz.
Minha guitarra tá sem som na 15 casa. Lixar pode ser a solução?
Se o problema um um traste só, talvez, ou verificar se ele não está levantado.
Não é o saddle baixo?
top mano!
Em quanto tempo em quanto tempo é bom fazer uma retifica nos traste? É que eu fiz retifica nos traste do meu violão vai fazer 1 ano, mas já está representando desgaste, é normal os trastes desgastar tão rápido?
Obrigado pelo comentário. Eu acho um ano realmente pouco... A não ser que você toque o dia inteiro, talvez.
Boa tarde amigo, primeiramente parabéns pelo trabalho, excelente me ajudou bastante. Agora uma dúvida, se a escala não estiver reta? Qual o caminho antes de alinhar os trastes?
Obrigado pelo comentário. Jamais retificar os trastes sem ter a escala reta!
Olá Fabio ótimo vídeo.
Me tira uma duvida
Qdo eu troco todos os trastes do meu instrumento,mesmo assim precisa nivelar os trastes novos?
Obrigado pelo comentário. O recomendável é fazer a retífica mesmo.
@@LuthieriadeBanheiro Ok,obrigado!
tensionador solto ou apertado?
O que for necessário para a escala ficar reta
Fala Fábio, parabéns pelo trabalho, eu limei os trastes da minha guitarra e fiz a regulagem ficou muito bom, só que pra ficar melhor gostaria de arredondar os trastes, vc teria alguma sugestão que possa ser feita em casa mesmo?
Abraço...
Obrigado pelo comentário. Eu falo a respeito no outro vídeo dessa playlist, sobre acabamento.
Quantos centímetros tem essa régua
Uns 40.
Top o vídeo, feito a retifica de trastes não precisa fazer mais?! Ouvi dizer de um luthier que feito a retifica de traste uma vez numa guitarra não precisa fazer novamente!
Depende, se forem trastes de inox, faz sentido. Trastes de níquel podem durar muito tempo, mas com os anos de uso podem ter um desgaste desigual e pode ser necessário retificar. Ou ainda podem ficar com dentes nos trastes que impossibilitam de tocar.
Fábio vc usou lixa d'água? Que tipo de lixa usou? Abraço...
Uso lixa comum. Você pode fazer a retificação usando várias lixas, até 360. Vamos falar de acabamento no próximo vídeo. Obrigado pelo comentário!
tenho uma JA2 e preciso nivelar o braço porem os trastes sao """arendondados""
o esquema é o mesmo?
Sim! Recomendo ver a playlist toda sobre trastes, porque a retífica é apenas uma das partes do processo.
se o braço da guitarra tem um raio, passando um bloco reto nao tiraria o raio dos trastes?
Obrigado pelo comentário. Respondi essa questão no outro vídeo dessa série.
Gostei do vídeo
Obrigado pelo comentário
Vou me aventurar a retirar a escala da minha guitarra para trocar o tensor e colocar trastes de inox.
Boa sorte!
E COMO VERIFICAQR SE A ESCALA ESTÁ RETA USANDO A RÉGUA?
Colocando por cima dos trastes mesmo, é o jeito.
Não seria melhor lixar usando um taco raiado?
Fábio, permita-me questionar, retifica com tacos de raiar da certo? Ou é bomba?
Eu não faço isso, porque:
1) Pode lascar o taco
2) O taco precisa ser comprido
3) A lixa precisa estar totalmente aderida ao taco (o que é difícil fazer)
Mas, tem gente que faz. Acho que a preferência é pessoal. O objetivo é nivelar os trastes, e não destruir completamente.
tu é Magaiver! kkkkkkkk
Rs, obrigado pelo comentário.
Já vi alguns "tacos" pra retífica de trastes que seguem o raio da escala, acho que é o mais recomendado pros medrosos "que nem eu" KKKKK
Obrigado pelo comentário, acompanhe o canal que daqui um tempo vou fazer um vídeo respondendo comentários sobre trastes!
@@LuthieriadeBanheiro
Opa, fico no aguardo!
Até pq não tem lógica uma escala raida ter os trastes retos
@@andersonsantos4700isso que imagino também e perguntei em outros lugares. Vi alguns luthiers nivelando os trastes mas fazendo questão de regular as cordas da guitarra acompanhando o raio da escala. Não entendi o sentido de ter escala e cordas obedecendo uma medida e os trastes retos
"COM CERVEJA"!!!! É NOZES!!!
rsrs.
rsrs
Ótimo vídeo! Fiz retífica nos trastes dessa Squier:
ua-cam.com/video/ZkIZCn8Ez2k/v-deo.html