Gosto muito de ouvir o Pondé, porque ele consegue, através de seu raciocínio lógico, me deixar mais leve, menos exigente comigo. São tantas obrigações impostas pela sociedade, que se pararmos para refletir um pouco, muitas dessas imposições não fazem nenhum sentido. Ele consegue muitas vezes tirar alguns fardos dos meus ombros. É muito sincero em suas explanações. Com ele não tem mimimi.
Uma vez um monge budista me falou que sempre fazia longas caminhadas, sozinho, pelas montanhas geladas em busca de si mesmo. Mas, o que ele entendeu é que deveria voltar e conviver com todos porque as respostas estavam nele mesmo e não em algum lugar distante e isolado.
Excellent podcasts, félicitation monsieur Pondé,vous êtes quelqu’un,à mon avis,pas encore découvert par les brésiliens,vous m’a fait penser à quelqu’un qui disparu a quelques année le monsieur Clodovil avec une sincérité incomparable, merci beaucoup par cette excellent podcasts!!!❤❤❤
Thais e Pondé... tenho acompanhado o vosso trabalho, mando-vos Kandando TV Cultura em particular as Linhas Cruzadas, não apreciado em directo, mas as sextas-feiras tenho tido oportunidade de encontrar o vídeo, recebam as minhas saudações a partir de Angola - Cunene - Curoca é a Banda. Sugiro que um dia Falacem da Filosofia Africana...
Um toque reflexivo no que tange as relações no poder da fala e das ações humanas, e em sua aplicabilidade cerceada do silêncio, já não existente na prática da vida, tanto no mundo interior e no mundo prático do cotidiano humano em sua trajetória existestente, frente ao mundo interno e cotidiano! Reflexão sobre a capacidade e não capacidade do silêncio, incluindo nele a beleza de sua existência!!!
As pessoas não suportam o silêncio. Ficam incomodados. Precisa sempre falar qualquer besteira quando entra no elevador. Ficam horrorizados quando digo que moro sozinho, viajo sozinho, vou ao cinema/ teatro sozinho. Me chamam de estranho, De orgulhoso, pois , não tenho necessidade de falar o tempo todo. Conheço pessoa que senta na mesa do restaurante e já começa a puxar conversa, rir de suas próprias piadas sem graça. O silêncio é insuportável para ela. Não cala a boca Nem dentro de um museu. Eu não suporto gente que fala demais, o tempo todo.. Se você está calado, admirando a paisagem, essa pessoa chega, quebra o seu silêncio e pergunta se você está bem. Que ódio. A gente não tem direito de ficar calado.
Te entendo e concordo plenamente. O Ponde repete uma frase de um filósofo que diz que o inferno são os outros. Verdade, vivemos neste mundo em que as criaturas não têm modos, educação, cultura bem respeito pelo outro. Enfim, o silêncio vale ouro.
É isso mesmo que o Pondè falou. Os animais nos humanizam mais do que os humanos. Humanizar, no sentido de nos tornar menos cruéis, mais empáticos, bondosos. Eles são simples. Na simplicidade deles, não têm maldade, vivem muito menos anos do que nós, e, ainda assim, não ficam buscando freneticamente a libertação, a felicidade. Estão muito mais próximos de Deus do que nós. Muito boa essa conversa. Chamou minha atenção, além da questão dos animais, quando o Pondè falou sobre o ruído do marketing fora de lugar. Pensei em todo tipo de marketing que entendo estar fora do lugar, o tele-marketing, o marketing disfarçado de pessoas que se aproximam de nós, simulando amizade, com interesse velado, ou até explícito, em vender seus produtos. Sem contar os tantos ruídos que nós humanos produzimos, que são verdadeira poluição. Muito bom pra gente repensar o barulho externo e interno. Aquele livro que falei, "O Poder do Agora" fala muito nisso, no barulho interno, na nossa mente barulhenta, que nos impede de viver no presente, que é o único tempo que existe. Aliás, os animais são mestres nisso, de viver no Agora.
"Não há nada que valha a dignidade do silêncio." Júlio Dantas, 1876-1962 "O homem calado não presta testemunho contra si mesmo." Aldous Huxley, 1894-1963
❤ certos principios de culturas orientais, principalmente pela natureza do silêncio, proteção da natureza e respeito. SE intensificou após ter alguns vizinhos que apreciam música alta
Odeio barulho e gente barulhenta. Quando fui com dois amigos de São Paulo ao Rio de Janeiro de bicicleta, um dia antes do Réveillon de 2018 eles foram comprar passagens de metrô para o Réveillon e eu como odeio barulho fingi que ainda estava dormindo e esperei eles saírem assim que eles saíram troquei de roupa enchi a mochila de mantimentos peguei minha barraca de camping e pé na estrada do Pontal rumo às praia deserta. Me embrenhei na mata e sozinho cheguei até uma pequena praia lá só o som do mar e dos animais da mata o melhor final de ano da minha vida.
Saí da Capital por causa da total falta de silêncio e respeito no bairro (baderna, conversas aos gritos, botecos, pagode madrugadas adentro, falta de fiscalização...). Hoje, moro no ABC, onde ouço passarinhos de dia e o próprio silêncio à noite. Como disse Pondé: vivo uma vida luxuosa. E ADORO o silêncio! Música ruim não é música - é porcaria! Excelente programa 👏👏👏👏
Segundo Nise da Silveira, na metodologia ocupacional que ela empiricamente desenvolveu para o grupo de pacientes sob seu direcionamento, lá no Engenho de Dentro, os animais são como co-terapeutas devido à estabilidade de seus afetos. Levemos para os dias de hoje, o quanto se apóia uma pessoa solitária, adoecida mentalmente, nascida com alguma particularidade ou simplesmente ansiosa, essa sutil verdade....
Pessoas que não estão na defensiva. Perfeito! Uma das poucas coisas assertivas que ouvi nos últimos anos. Isso é a verdeira beleza , principalmente nos dias atuais. Parabéns!!!
Muito bom para um público muito específico. Sons são manifestações da vida, os nossos e de tudo que nos rodeia, sim são vozes, gritos, barulhos, sons de tudo que nos rodeia. Coisa louca de querer um mundo silencioso pra você pensar. Somos um monte de gente, vivemos e pensamos tudo embolado. Queria ver quanto um chique desses aguentaria um silêncio, um nada, nenhuma voz, nenhum som, o nada, a surdez completa. Ah, vá
Prezadas Thais, Pondé e equipe. Tema bacana, muito sensível. Faltou falar do silêncio da floresta. Há uma regra dos povos originários, que prega que devemos viver sem ruído. Então, faltou abordar a questão do silêncio e a relação com a ecologia geral. Nossa relação com a natureza, coisa que os indígenas, por exemplo, sabiam intuitivamente a ponto de se recusarem a entrar nessa onda progressista. Não precisaram ler Jonh Gray. Mas valeu muito o programa. Parabéns.
Eu não sofro desse mal eu sempre gostei do silêncio acalma faz relaxar mente e corpo e nem sou religioso ou faço ioga o duro é as pessoas me compreender nessa questão barulho sempre me incomodou as pessoas ficam ansiosas se não escutam o som de nada já o que me causa ansiedade é o barulho infernal de hoje em dia viva o silêncio!
Quando estamos sozinhos conversamos consigo mesmos, e nem sempre essa conversa é boa. Por isso buscamos distração em alguma coisa. Às vezes o silêncio me deprime, daí ligo o rádio ou a TV, mesmo que não assista. Dizem que tv ligada dá a impressão de ter mais gente em casa.
Sinto falta da Taís💕 nos programas atuais🙏
Gosto muito de ouvir o Pondé, porque ele consegue, através de seu raciocínio lógico, me deixar mais leve, menos exigente comigo. São tantas obrigações impostas pela sociedade, que se pararmos para refletir um pouco, muitas dessas imposições não fazem nenhum sentido. Ele consegue muitas vezes tirar alguns fardos dos meus ombros. É muito sincero em suas explanações. Com ele não tem mimimi.
This is the sound of silence...
Vida longa ao Linhas Cruzadas!!
Vivemos num país barulhento pois o silêncio depende de educação.
Esse programa é top ,assuntos atuais com excelentes reflexões.Ponde e Thais são massa !!
Este programa é esplêndido!
Mais um excelente tema abordado com muita profundidade pelo inspirado Pondé e como sempre muito bem conduzido pela Thaís.
Tem beleza tem preciosidade!
Pondé conseguiu nos deixar calados. Excelente programa! Muito agradecido.
Uma vez um monge budista me falou que sempre fazia longas caminhadas, sozinho, pelas montanhas geladas em busca de si mesmo. Mas, o que ele entendeu é que deveria voltar e conviver com todos porque as respostas estavam nele mesmo e não em algum lugar distante e isolado.
Essa historia de que Todos tem tesouros dentro de seu interior, sao lendas Urbanas.
O melhor canal cultural da tv Brasileira 🙏🏻 tv Cultura, linhas cruzadas. 👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻
Gratidão universo de luz 💫
Que trabalha lindo da Taís
Programa maravilhoso, ou citando Pondé com o olhar da filosofia - "sublime".
Grande Conteúdo .
Obrigado pela atenção.
De Genebra na Suíça 🇨🇭.
Excellent podcasts, félicitation monsieur Pondé,vous êtes quelqu’un,à mon avis,pas encore découvert par les brésiliens,vous m’a fait penser à quelqu’un qui disparu a quelques année le monsieur Clodovil avec une sincérité incomparable, merci beaucoup par cette excellent podcasts!!!❤❤❤
Thais e Pondé... tenho acompanhado o vosso trabalho, mando-vos Kandando TV Cultura em particular as Linhas Cruzadas, não apreciado em directo, mas as sextas-feiras tenho tido oportunidade de encontrar o vídeo, recebam as minhas saudações a partir de Angola - Cunene - Curoca é a Banda.
Sugiro que um dia Falacem da Filosofia Africana...
Programa excelente
Utopia; este programa Linhas Cruzadas começando passar há 30 anos atrás em horários nobres da tv brasileira! Q sonho! Kkk
Um toque reflexivo no que tange as relações no poder da fala e das ações humanas, e em sua aplicabilidade cerceada do silêncio, já não existente na prática da vida, tanto no mundo interior e no mundo prático do cotidiano humano em sua trajetória existestente, frente ao mundo interno e cotidiano!
Reflexão sobre a capacidade e não capacidade do silêncio, incluindo nele a beleza de sua existência!!!
Maravilhoso.
Uma das melhores e grandes entrevistas que já vi e ouvi!
Pondé Quem azedou esse coraçãozinho hein!?
Aos 38 minutos o Pondé falou de uma ideia que muito me deixou interessado...a tal "Caixa do nada". Muito bom!
Um dos melhores programas do Brasil!
Essas conversas são tão interessantes quanto engraçadas!! Amo esse programa ❤
As pessoas não suportam o silêncio. Ficam incomodados. Precisa sempre falar qualquer besteira quando entra no elevador. Ficam horrorizados quando digo que moro sozinho, viajo sozinho, vou ao cinema/ teatro sozinho. Me chamam de estranho, De orgulhoso, pois , não tenho necessidade de falar o tempo todo. Conheço pessoa que senta na mesa do restaurante e já começa a puxar conversa, rir de suas próprias piadas sem graça. O silêncio é insuportável para ela. Não cala a boca Nem dentro de um museu. Eu não suporto gente que fala demais, o tempo todo.. Se você está calado, admirando a paisagem, essa pessoa chega, quebra o seu silêncio e pergunta se você está bem. Que ódio. A gente não tem direito de ficar calado.
Você deveria ter ficado quieto.
Te entendo e concordo plenamente. O Ponde repete uma frase de um filósofo que diz que o inferno são os outros. Verdade, vivemos neste mundo em que as criaturas não têm modos, educação, cultura bem respeito pelo outro. Enfim, o silêncio vale ouro.
Te entendo e concordo. Poucas pessoas serão sensatas o suficiente para te entender.
excelente tema!
Thaís e Pondé, muita excelência!
Mais um programa repleto de referências e reflexões em benefício de nosso autoconhecimento!
Amo muito. Muito os animais. Dói
Boa noite Pondé e Thais! Amo assistir vcs!!!!
Oiiiiii Thais e Pondé ❤❤❤
Esse programa eh uma luz unica . Thais e Ponde sao rigorosas exceçoes que funcionam ( quase sempre ) como balsamo.
É isso mesmo que o Pondè falou. Os animais nos humanizam mais do que os humanos. Humanizar, no sentido de nos tornar menos cruéis, mais empáticos, bondosos. Eles são simples. Na simplicidade deles, não têm maldade, vivem muito menos anos do que nós, e, ainda assim, não ficam buscando freneticamente a libertação, a felicidade. Estão muito mais próximos de Deus do que nós.
Muito boa essa conversa. Chamou minha atenção, além da questão dos animais, quando o Pondè falou sobre o ruído do marketing fora de lugar. Pensei em todo tipo de marketing que entendo estar fora do lugar, o tele-marketing, o marketing disfarçado de pessoas que se aproximam de nós, simulando amizade, com interesse velado, ou até explícito, em vender seus produtos. Sem contar os tantos ruídos que nós humanos produzimos, que são verdadeira poluição. Muito bom pra gente repensar o barulho externo e interno. Aquele livro que falei, "O Poder do Agora" fala muito nisso, no barulho interno, na nossa mente barulhenta, que nos impede de viver no presente, que é o único tempo que existe. Aliás, os animais são mestres nisso, de viver no Agora.
Sim
Os "bichos"
Brilhantes e eleganterrimos como sempre. ❤
Cada vez melhor
Excelente!
Melhor programa da TV brasileira. Maravilhoso!! Parabéns a TV Cultura.
Que preciosidade é esse programa!
O melhor programa da tv brasileira!
Ponde é Thais vcs são maravilhosos, o melhor programa da televisão bjs assisti dia 5/01/24
Excelente!!! Fez-me muito bem!
Muito bom
Obrigado por mais um programa.
Pondé e Thaís Oyama e toda a produção do programa estão de parabéns , obrigado pelo programa seminal ! O resto é silêncio.
Thaís e Luiz, obrigado!
Maravilhosas reflexões! Obrigada!
"Não há nada que valha a dignidade do silêncio."
Júlio Dantas, 1876-1962
"O homem calado não presta testemunho contra si mesmo."
Aldous Huxley, 1894-1963
❤❤❤
O silêncio é uma das minhas melhores companhias
Muito bom 😊
aproveite o silêncio para praticar a humildade
Excelente essse programa!
Silêncio ajuda a reconstruir ações cognitivas do dia a dia
Eu estou viciado no linhas cruzadas da cultura.
Eu adoro o silêncio
So ouvir o som da natureza amo. Passaros, sapos,cantando, o barulho das ondas do mar. Fico sentada a noite so ouvindo
Excelente programa. Thais e Pondé são feras. 👏👏
❤ certos principios de culturas orientais, principalmente pela natureza do silêncio, proteção da natureza e respeito. SE intensificou após ter alguns vizinhos que apreciam música alta
"Silêncio, tão pouco querido...." (Madredeus - "Silêncio" - Álbum "O Espírito da Paz", 1994)
❤tenham uma exelente noite 🌙 forte abraço a todos
Odeio barulho e gente barulhenta. Quando fui com dois amigos de São Paulo ao Rio de Janeiro de bicicleta, um dia antes do Réveillon de 2018 eles foram comprar passagens de metrô para o Réveillon e eu como odeio barulho fingi que ainda estava dormindo e esperei eles saírem assim que eles saíram troquei de roupa enchi a mochila de mantimentos peguei minha barraca de camping e pé na estrada do Pontal rumo às praia deserta. Me embrenhei na mata e sozinho cheguei até uma pequena praia lá só o som do mar e dos animais da mata o melhor final de ano da minha vida.
Pondé é uma máquina 👏👏👏👏👏👏
A palavra é de prata,o silêncio é de ouro.
Linhas cruzadas. Um programa semanalmente necessário. Parabens
Esse foi certamente um dos melhores episódios!! Gostei demais, demais. Baita trabalho jornalístico, cultural. Muito obrigado por isso, TV Cultura!
Saí da Capital por causa da total falta de silêncio e respeito no bairro (baderna, conversas aos gritos, botecos, pagode madrugadas adentro, falta de fiscalização...). Hoje, moro no ABC, onde ouço passarinhos de dia e o próprio silêncio à noite.
Como disse Pondé: vivo uma vida luxuosa.
E ADORO o silêncio!
Música ruim não é música - é porcaria!
Excelente programa 👏👏👏👏
É um prazer ouví-los!
Um pouco de sanidade nesse mundo insandecido.
Bom dia
O silêncio é o melhor sorriso que existe.
Excelente
Otimo programa
"Os demais animais nos humanizam mais do que os próprios seres humanos" achei paradigmático
Segundo Nise da Silveira, na metodologia ocupacional que ela empiricamente desenvolveu para o grupo de pacientes sob seu direcionamento, lá no Engenho de Dentro, os animais são como co-terapeutas devido à estabilidade de seus afetos. Levemos para os dias de hoje, o quanto se apóia uma pessoa solitária, adoecida mentalmente, nascida com alguma particularidade ou simplesmente ansiosa, essa sutil verdade....
O ser humano também é um animal
Tais tbem é top 👏👏👏👏
Assistir este programa é muito melhor que ficar em silêncio.
Haha...muito boa essa...
Pessoas que não estão na defensiva. Perfeito! Uma das poucas coisas assertivas que ouvi nos últimos anos. Isso é a verdeira beleza , principalmente nos dias atuais. Parabéns!!!
O silêncio é maravilhoso...paz!
Esse programa é um escândalo!!! Maravilhoso!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito incrível o programa mesmo ❤
Maravilha de programa! que boa companhia Pondé e Thaís fazem! Muito grata 😊
O silêncio, ' e ótimo muitas vezes,pra não ter stresse
Que Bom. Enfim a Paz
Saudade dos retiros de silêncio do grupo jovem PAC. Obrigada pelo programa. CONTINUEM!!!!!!!!!!! Programa difícil!
Muito bom para um público muito específico.
Sons são manifestações da vida, os nossos e de tudo que nos rodeia, sim são vozes, gritos, barulhos, sons de tudo que nos rodeia.
Coisa louca de querer um mundo silencioso pra você pensar.
Somos um monte de gente, vivemos e pensamos tudo embolado.
Queria ver quanto um chique desses aguentaria um silêncio, um nada, nenhuma voz, nenhum som, o nada, a surdez completa.
Ah, vá
Gosto do silêncio, mais confesso assim como vc,que é bom ter uma boa prosa,a gargalhada de uma criança, uma boa piada e etc...kkk
Resta fazer silêncio e agradecer depois de ver e ouvir vocês cruzando a linha...da estupidez 🌺🎶
Que maravilha de programa!
Gostei muito desse programa sobre o silencio, gostaria de ver o filosofo falando sobre o pensamento de Edgar Morin na educação
Prezadas Thais, Pondé e equipe. Tema bacana, muito sensível. Faltou falar do silêncio da floresta. Há uma regra dos povos originários, que prega que devemos viver sem ruído. Então, faltou abordar a questão do silêncio e a relação com a ecologia geral. Nossa relação com a natureza, coisa que os indígenas, por exemplo, sabiam intuitivamente a ponto de se recusarem a entrar nessa onda progressista. Não precisaram ler Jonh Gray. Mas valeu muito o programa. Parabéns.
O silêncio é indispensável para se ouvir bem.
Eu não sofro desse mal eu sempre gostei do silêncio acalma faz relaxar mente e corpo e nem sou religioso ou faço ioga o duro é as pessoas me compreender nessa questão barulho sempre me incomodou as pessoas ficam ansiosas se não escutam o som de nada já o que me causa ansiedade é o barulho infernal de hoje em dia viva o silêncio!
Um dos melhores assuntos dos últimos anos
39:47 Fiquei com vontade de ler esse tal de John Gray
Muito obrigado por mais este excelente episódio do Linhas Cruzadas
Pondé e Taís, que entrosamento intelectual.
Ouvir voces é uma alegria!
Momento para poucos. É um privilégio tê-los em minha companhia.
Quando estamos sozinhos conversamos consigo mesmos, e nem sempre essa conversa é boa. Por isso buscamos distração em alguma coisa.
Às vezes o silêncio me deprime, daí ligo o rádio ou a TV, mesmo que não assista. Dizem que tv ligada dá a impressão de ter mais gente em casa.
Programa sempre fantástico!
Programa incrível! Obrigado por tanto.
Já encontrei me no silêncio, hj tenho neurose ao barulho, intolerância aos ruídos elevados!
Adoro vcsss o programa de vcs, os dois!!!