Fim da marcenaria criativa no Brasil - Desabafo
Вставка
- Опубліковано 27 лис 2024
- Infelizmente a situação da marcenaria criativa no Brasil não é das melhores e se continuar nesse caminho a coisa não vai terminar bem.
Minha loja online - bit.ly/34Cwb3N
Programa de treinamento Essencial da Marcenaria Criativa - bit.ly/46QaKre
Venha fazer parte da Comunidade Mestres da Madeira - mestresdamadei...
Meu canal de dicas no WhatsApp - chat.whatsapp....
Conheça a Escola Oficina 44 - bit.ly/2Szq3Qe
Meu canal de empreendedorismo - / escolaoficina44
#marcenaria
#oficina44
#façavocemesmo
#mestresdamadeira
Onde mais me encontrar
Instagram:@canaladilsonpinheiro
Blog: www.oficina44.com.br
Facebook:goo.gl/skjGsE
......................................
Parceiros :
Parceiros :
Loja Ébano: bit.ly/34Cwb3N
A minha loja oficial
Palácio das Ferramentas: bit.ly/3506qoE
A ferramenta que você precisa. Quando precisa.
Redelease: bit.ly/2Ekz6x6
Resinas, silicones, fibra de vidro e carbono e muito mais
Escuta o Véio - bit.ly/2IsZTNJ
Cola aprova d'água e atóxica, vernizes e muito mais
Fresul Ferramentas: bit.ly/3l1ch7v
Fabricante de acessórios para usinagem
Cupins e Aço: bit.ly/3dd1xCd
Discos de fagulhas de diamante
...............................
Sempre acreditei que a maior barreira para a melhora das pessoas é a falta ou conhecimento insuficiente sobre um determinado assunto e com base nesse principio o foco do canal é levar conhecimento e inspiração para que as pessoas possam desenvolver seu hobby com segurança ou mesmo evoluir profissionalmente com sustentabilidade.
Aqui falamos de:
Negócios artesanais uma das formas de economia criativa;
Ferramentas elétricas e manuais para que possam escolher o melhor para si com informações seguras;
Trabalhos e técnicas de marcenaria;
Acabamentos e cuidados com móveis madeira;
Resina epóxi e river table;
Pintura com pistola e compressor:
Trabalhos com ferro e solda:
...................................
Musicas:
Song: Miguel Johnson - Good Day To Die
License: Creative Commons (CC BY 3.0) creativecommon...
Music powered by BreakingCopyright: breakingcopyri...
Song: Scott Buckley - Stars In Her Skies
License: Creative Commons (CC BY 3.0) creativecommon...
Music powered by BreakingCopyright: breakingcopyri...
Song: Keys Of Moon - Lonesome Journey
License: Creative Commons (CC BY 3.0) creativecommon...
Music powered by BreakingCopyright: breakingcopyri...
Não sei se sou marceneiro, mas trabalho com madeira. Canais só fazem aquilo que dá vizualização, marceneiro não precisa trabalhar apenas por dinheiro, trabalha pq gosta de criar, consertar, reformar. Ferramentas caras é o sonho de qualquer um, mas começar lá de baixo, trabalhar com que tem está em falta. Meu canal é pequeno, mas a minha alegria é saber que tenho trabalhos meus na casa de alguém. Mas é o mundo, as pessoas estão idiotas, preguiçosas e mal educadas. Educação não existe mais. Falta o homem raiz!
Sou professor de matemática, faço projetos de móveis planejados e sou entusiasta da marcenaria. Para embasar sua fala, vou colocar uma experiência minha. Vejo nas escolas a falta de vontade de pensar, montar estratégias, passo a passo, dá preguiça. Já querem tudo pronto ou o mais simplificado possível. Coloquei um jogo de celular que precisa pensar um pouquinho e elaborar uma estratégia, as crianças não gostaram, até falaram que precisa pensar demais. Isso só tende a piorar.
Concordo. As pessoas estão muito imediatistas, acostumaram a resolver tudo rápido e assim acabaram ficando relaxadas, com preguiça como vc disse. Talvez isso seja um efeito colateral da propria tecnologia. Lembro Que se a gente quisesse mandar uma msg, teria que escrever uma carta e ela demorava 1 semana ou mais p chegar no destinatário, hj as coisas estão tão rápidas que as vezes a pessoa que recebe uma msg no telefone n consegue ou tem PREGUIÇA responder😂
Verdade, tudo agora é produtividade e velocidade, o prazer do operacional contemplativo e de reflexão não tem espaço no mundo hoje, a velocidade tornou a vida fugaz e sem sentido. Na internet a maior parte dos conteúdos de todos os assuntos estão saturados e redundantes, pois não da pra encher um copo que ja esta cheio.
Celular fudeu com a mente das crianças, tenho raiva de gente preguiçosa, eles tem preguiça de ver video de 8min..rs
Kkkkkkkkkkkkkk. Também sou professor de ciências e faço minhas as suas palavras. O pior é que o sistema estimula eles a não pensarem. Gente burra é mais fácil de manipular.
sistema cartesiano, em vez de produzir pensadores, estão produzindo repetidores de informações, ta no livro do Augusto Cury - O colecionador de lágrimas.
Muito bem colocado Adilson, o volume de conteúdo exigido pelo "patrocinador" está levando a isso, claro que a preguiça anda junto. Forte Abraço...
Caro amigo, conheci a marcenaria lá pelos meus 15 anos.
De tanto observar meu vizinho marceneiro, e sempre o questionar, ele resolveu me ensinar o básico.
Nesse período da minha adolescência fiz um armário para minha mãe que durou uns 30 anos.
Quando te conheci, aqui, fiquei encantado com tanta informação que você passava, tanta didática em expor as técnicas que você utiliza, e aprendi muito.
Sempre fiz várias "coisas" para dentro de casa e fiz ou consertei coisas de amigos.
Sempre fui comprando uma ou outra ferramenta e durante o lockdown resolvi ajudar uma amiga e comecei a produzir cestas artesanais para ela.
As clientes dela começaram a pedir outras peças, personalizadas ou até que elas "bolavam" e eu fui criando cada dia mais.
Nessa sequência, fui produzindo peças que eu criei e buscando novas técnicas e inspirações.
De repente eu me deparei com "professores" ministrando cursos onde mostravam as peças que eles produziam, e fiquei abismado pois muitos não possuem técnica, não conhecem os nomes das ferramentas ou das técnicas, muitos não possuem cuidado na finalização de uma peça, no entanto se dizem "criadores/ influenciadores/ professores".
Sempre que me deparo com uma dessas pessoas eu me pergunto "onde está a criatividade nesse trabalho"?
Realmente a Criatividade deve estar com os dias contados.
No entanto pretendo continuar Criando.
Parabéns pelo seu trabalho e em especial pela coragem de expor o que estamos vivendo e muitos parecem não enxergar
Parabéns Adilson, você está com toda razão!.
Meu Deus do céu Adilson, você falou tudo que eu penso. Graças a Deus que ainda existe pessoas como você, para alertar principalmente os jovens, que somente o aprendizado e que trará desenvolvimento.
Sou aposentado e robista da marcenaria.
Sigo você há bastante tempo e aprendi muito.
Obrigado por você existir...!!!!
Boa noite Adilson, vc também mudou, já faz tempo que vc não cria e nem mostra fazendo uma peça nova passo a passo, vc e outros que me inspiraram estão fazendo propaganda de ferramentas, esse vídeo é prá vc também, te admiro e comecei me inspirando em vc e outros, fica em paz, um grande abraço...
Manoel semana passada mesmo postei vídeo de peças. É raro uma semana que não tem um vídeo de projeto. Talvez você não seja notificado. Uma das últimas lives que fiz foi ensinando resina epóxi. Te pergunto quantos tem coragem de dar aula de resina ou uso de ferramentas ao vivo como eu faço?
@@Adilsonpinheiro mentiu pro tio
Adilson, eu sou psicólogo de formação, hoje atuo no setor público, e, ouvindo você falar, concordo com tudo o que tu disse, e ainda acrescento que, não somente na área da marcenaria, mas em quase todos os setores e todas as áreas estamos passando por isso. A sociedade como um todo está emburrecendo. Hoje não tenho tempo para exercerr a marcenaria criativa, pois trabalho 40h e tenho um filho com 4 anos que demanda muito, mas aos poucos estou acumulando meu arsenal de ferramentas e material para em algum momento iniciar esse trabalho. Tenho algumas peças guardadas já há 4 anos, esperando ter tempo para iniciar a produção de algumas peças autorais. Adoro teus vídeos e sempre que posso acompanho teu canal. Frote abraço!
❤❤❤❤❤❤
Boa Noite Adilson, passei um bom tempo da minha vida trabalhando em crostrução civil como carpinteiro de obra, trabalhava em bancadas fazendo painel para forma de concreto , hoje eu sento portas ,faço forro Paulista, faço mesas e cadeiras .na fala de hoje que o sr. Publicou uma, me chamou atenção. ESCINAR O QUE ? O senhor foi muito feliz nessa colocação, porque quem não senta para aprender, não pode levantar para ensinar. SUCESSO PROFESSOR, O sr. é um grande profissional ,que Deus continue abençoando a sua vida .parabéns pelo seu trabalho
Excelente explanação. Quero crer que essa profissão sempre existirá, comecei fazendo uma mesa rústica com sobras de madeiras de uma obra e que iriam para o lixo, fiquei vislumbrado, só faço rústicos com madeiras brutas, peças exclusivas que eu mesmo crio (as vezes me baseio por algo das redes sociais), não gosto de MDF, e raramente compro madeira pois pego nas caçambas.
Parabéns pela fala mestre. Muita coragem de um grande marceneiro. Por isso que vc é fera!
Boa tarde Adilson
Eu sou uma mulher que sempre gostou de marcenaria por influencia do meu pai.
Me formei em arquitetura mas ate hoje amo marcenaria. Sigo voce ha muitos anos.
De qualquer forma as duas coisas mudam o mundo
Pela minha experiencia bastante longa aprendi uma coisa . Nem todas as pessoas admiram sofisticaçao e trabalho bem feito.
Cansei de ver moveis antigos de madeira nobre serem trocados por moveis de mdf
Eu pessoalmente estou sempre arrematando esses moveis por um preço irrisorio
Verdadeiras joias jogadas no lixo. Sorte minha
Voce tem uma qualidade exepcional desenvolvida por geraçoes. O Brasil tem madeiras preciosas Acha uma forma de se comunicar com esse publico exigente , e eles sao muitos, no Brasil e no mundo e com grande poder aquisitivo e que vlorizariam muito o teu trabalho
Investe em peças exclusivas com um design sofisticado e com uma tecnica que so voce conhece
Nao joga perolas a porcos
Abraços
Excelente apontamento. Tem muito profissional extremamente genial e que tem seus conteúdos plagiados para aumentar ibope de "influencier". Admiração total ao seu posicionamento Adilson. Parabéns pela coragem.
pura verdade.
Bah Adilson, sei que é difícil... não desisti de quem quer aprender, e fazer as próprias peças..... trabalho em locais que muitas vezes eu não gosto, para conseguir dinheiro e montar meu ATELIER de madeira e ferramentas.... força para ti...tu é inspiração.... NÃO DESISTI 🙏.... FORÇA IRMÃO 💪🙏
Man, Você é um cara no qual aprendi muito. Seu trabalho é técnico , tradicional e ao mesmo tempo inovador. Parabéns pelo seu trabalho. Eu também vim de uma família tradicional da marcenaria e artesanato, faço as coisa apenas por hobby, sua indignação é compreensível e justa, passei pela mesma situação. Toda via, existem coisas que separam os homens dos meninos é é nessa linha de raciocínio que trabalho. Vou deixar aqui algumas coisas que tiraram esse sentimento de mim.
Faça o seu melhor como sempre fez, trabalhe duro, não se importe com o que pregam por ai, a realidade é bem mais difícil que mostram nos vídeos. Seu lugar ao sol é apenas seu pois dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço.
Existem os criadores e os copiadores que fazem isso exclusivamente para ganhar dinheiro, não acho que estão errados, mas por outro lado como você disse, influencia errado os iniciante.
Só nos resta fazer o nosso trabalho bem feito e seguir com os ensinamentos corretos. Honestamente tem coisa que me dá nojo e esses tipo de coisa eu elimino do meu Instagram para que não contamine a minha mente com coisas ruins.
Forte abraço, fique firme.
Parabéns, Adilson. Força e coragem para expor o que vem acontecendo em todas as áreas: a carência inapelável de inovação, inventividade, criatividade, etc., ficamos para trás em quase tudo em relação ao resto do mundo, assim terminam as civilizações.
Não é só a marcenaria, não! No Brasil a decadência atinge várias profissões! Não há incentivo! Geração vai Geração vem ,tudo muda! Essa geração não quer saber de trabalho antiquado no bom sentido!
kkkkkkkkkkkkk aqui tem monte de serviço
Resultado de má gestão governamental e falta de vontade política de “arrumar” tudo isso, há décadas!!!
_O Brasil será um eterno país subdesenvolvido!!!_
Não é verdade @@claitonleite6000; pra quem tem criatividade não depende de governo!
O problema é que a geração Nutella é a Nem Nem, acham que dinheiro dão em árvore; ficam a sugar seus pais e avós, esquecendo de três princípios básico (analisar, interpretar e executar) para ser um bom profissional!😮😮😮😮
Eu convivo com bolsistas na minha profissão, a gurizada nova tem vontade sim, mas não tem modelos, concordo com a Adilson a midia digital impulsionou o caminho curto. O estudo virou algo a se suportar até que possam copiar o caminho da mediocridade.
O estudo virou algo a suportar @@0102MOA!
Interessante a sua frase, quando afirma conviver com bolsista!
A verdade é que Bolsista deveria ser interessado na aprendizagem, por estar usando dinheiro do povo!
Como você pode explicar para que todos possa entender?🤔🤔🤔🤔
Adilson, sou marceneiro hobista há muitos anos, tudo oq aprendi sobre ferramentas e técnicas, foi vendo vídeos, principalmente, os seus, meu mentor. Concordo literalmente com suas palávras e seu desânimo pelo caminho que se tornou a marcenaria artesanal; cópias, replicas e tréplicas dos mesmos trabalhos, dos outros. Ficando chato até. Mas ñ desanime ñ, meu amigo, pq muitos, assim como eu, continuam sendo fiéis ao aprendizado que vc nos passa e divide seu conhecimento. Continue sendo vc, pq no final, só os melhores sobreviverão....... Grande abraço....
Só espero que você não pare de produzir conteúdos, porque você é uma grande inspiração pra mim, que sou hobista e comecei agora a produzir minhas peças. Nunca copiei uma peça sua. Eu aprendo as suas técnicas. E também nunca divulguei material algum.
Belas palavras Adilson...tu é um profissional e tanto.que Deus te prospere grandemente
Tamo Junto para continuar com a Marcenaria Criativa no Brasil !!!
Eu me sinto culpado pq eu sempre fiz muita coisa em marcenaria criativa, mas os equipamentos são caros e apesar de só ano passado começar a ter um trabalho CLT e estar começando a conquistar as coisas mesmo assim sinto que devo adiquirir mais equipamentos pra seguir com esse projeto. Espero que em breve eu possa ter meus equipamentos básicos para criar peças principalmente em marchetaria que eu amo. Entra e sai ano e eu sempre estou por aqui babando as máquinas ou usando de referência pra comprar um bom equipamento, adoro esse canal e tenho muita simpatia pelo Adilson principalmente pq ele me lembra muito meu primeiro patrão da minha vida, meu tio, na aparência e nós conhecimentos. Sucesso ao canal e a vc Adilson.
Adilson continue assim defendendo o real valor da sublime arte da marcenaria...
Continuarei prestigiando você e os nossos demais heróis da marcenaria criativa! Um beijo no coração de todos vocês que transformam madeira em verdadeira obra de arte
Muitas profissões já desapareceram e muitas outras vão sumir.
Trabalhei 28 anos consertando eletrônicos. Esses aparelhos baratearam a tal ponto que são poucos que compensam ser consertados
As coisas não tem mais valor ..... só preço....a culpa é nossa também, empurrados pela necessidade compramos o que é mais barato....se fala tanto em reciclagem....consertar as coisas e continuar usando é a melhor reciclagem que existe ou seja , tem valor ..
E qdo vc leva um aparelho mais antigo(coisa de 20/30 anos) a uma assistência, o profissional não pega nem pra verificar o problema, já de cara diz que não tem peça no mercado.... até concordo. Mas sei lá, poderia ver se daria pra consertar né.... 😢
@@sandrooliveira3830
Mas vc não tem opção... é o que o mercado oferece.... hoje, tudo, só muda a marca, mas a estrutura é tudo igual....
Tá certo temos que criar
@@SilviaS-.- Já não sabem mais ou não querem identificar os defeitos dentro do aparelho. Antigamente não eram peças, queimava alguma coisa e você tinha que ver aonde queimou e trocar os componentes, esses componentes ainda existem e são fabricados.
Apoiado Mestre...em grau, número e genero...O que se vê hoje em dia é treinamento para desenvolver pessoas sem nada na cabeça...assim é mais fácil de controlar a massa. Parabéns pela coragem e franqueza.
Boa noite Mestre Adilson, é a primeira vez que vejo você bravo !
Sempre faço peças exclusivas, atuando mais intensamente com Artesania, eventualmente faço um Móvel, agora fazer ferramentas é um gosto especial que tenho, e fico muito feliz por isso. Mas o que está acontecendo é o excesso de informações, de produtos e ferramentas, tem muita informação pra todos os lados.
Porém acredito que sempre terá aquela pessoa que fará uma peça com personalidade e criatividade.
Fui Professor de Música durante 20 anos e percebi que o interesse caiu também, mas só quem toca um instrumento, faz um, talha uma peça, pinta, borda, aplaina, serra, monta etc... É que vai ser feliz. Um forte abraço no coração! ! ! !
Mas vou te confessar algo porque gosto muito de você: tem gente que sabe muito, tem muita experiência mas não sabe ensinar ou não ensina tudo ou nem ensina legal, infelizmente nem todo mundo tem dom pra lecionar... eu demorei muito pra entender isso. Sem arrogância nenhuma.
Concordo com você , porque as vezes não é nem por maldade que as pessoas não conseguem ensinar nada , elas parecem ter uma tela interna onde ela esta vendo tudo certinho , mas o que sai para o externo é bem diferente do que ela imagina ter passado , ainda bem que eu percebi esta condição humana bastante cedo , então consigo lidar com a situação.
@@flaviosantos6025 ainda acrescento que as pessoas que utilizam do famoso "marketing" para "venderem sua imagem e produtos" também podem passar por esses problemas de mal acessoramento ou por confiarem nos outros e não perceberem falhas nessa metodologia.
Seu ato de ensinar é muito nobre , quantas pessoas aprendem com vc ,muitas agora quem quer peças exclusivas compra compra mais caro quem réplica compra mais barato, as vezes as pessoas não tem condições financeiras temos que respeitar
Concordo plenamente, Edilson, o que estamos vendo hoje ainda é uma geração que não quer ter esforço nenhum, inclusive até pra pensar.
Vdd, rj
Sou amador
Vin Diesel do Brazil
Eu estou começando agora. Tenho assistido muito vídeos deste canal e outros assim didáticos, que tem uma grande história. Espero que estes influenciadores piratas se dêem mal. Amo aprender contigo. Valeu esse desabafo. Adoro criar, mudar, dar minha cara pras peças. Aprendi contigo o capricho com as peças, num vídeo seu, vc narra como perdeu uma boa venda num shopping devido ao acabamento interno da peça. Pra mim foi uma lição. Minhas peças não tem avesso. Tudo é bem acabado. Esta lição veio de vc. Obrigado. 🙏
Perfeita tua fala, Adilson! Tu és um profissional de verdade. No geral, "influencer" é sinônimo de mediocridade e charlatanismo (em várias áreas). Tá na hora de escantear esses caras.
Essas pessoas infelizmente tem o poder de pautar a vida de muitos, mais muitos alienados.
So para complementar estou completando 70 anos, e estou encantado com a marcenaria, praticamente só utilizo madeira maciça, preferentemente reaproveitamento,. Quando mostro as peças que faço recebo muitos elogios que compensa meu esforço para fazer cada vez melhor.
Amigo, você está completamente certo,tenho 80 Anos, e quando criança os móveis de meus pais eram madeira de Lei nem cupim atacavam,hoje os guarda roupas são vendidos por até a mil reais em 10 vezes, e é o que o brasileiro tem condições de adquirir com os baixos salários recebidos pela maioria da população, fui representante comercial de grandes empresas multinacionais, hoje não há mais necessidade de representante, vendedor, pois toda venda ocorre através informática, os grandes varejão também estão fechando, face a compra por menor preço através da Internet.
Agora vcs não ganham mais em cima das pessoas né? Kkkk
@@Maximus_DMquerias de graça não era?
🤦♂️
@@Maximus_DMvai trabalhar vagabundo
ADILSON BEM VINDO AO CLUBE!
valeu Adilson , temos que ser criativos e não copistas na marcenaria, um abraço!
Vc está com toda razão. Eu sigo vc há muito tempo, pra pegar dicas pra fazer coisas para mim, nunca pra virar marceneiro ou cometcializar algo. Agora tem um monte de gente copiando vídeo ou até fazendo o próprio vídeo, mas a pessoa não sabe nem o nome das ferramentas!!! Tá difícil e um lixo. Sem contar os fraudadores que usam a imagem de vcs para aplicar golpes. O pior um monte de gente caem!
Gde abraço Adilson!
Boa noite
Gostei muito de seus comentários.
Tenho 60 anos e meu pai era carpinteiro e marcineiro.
Todos os homens, 8 tem uma influência no sangue. Sou o caçula. Estou há 1 ano na marcenaria , por Robby, e vejo realmente que muitos com os olhos no lucro que as redes sociais proporciona, deixam de produzir, esperimentar, tratar, criar, para atender conteúdos que o canal exige.
Perde a inspiração .
Espero em 4 anos, qdo me aposentar, dedicar-me totalmente a este momento em minha vida.
Bom professor; eu sou Luiz Maria, acompanho suas palestras, sou robista e tenho várias ferramentas, desde os 10 anos , sempre gostei de trabalhar com madeira, parabéns parabéns
Quem é bom sobrevive!
Quem é criativo, honesto, atende prazos, deixa o local limpo, prática preços competitivos, sabe vender seu trabalho...com certeza esse profissional terá sucesso!
Força! Seu canal é uma joia!
Adilson, isso é pura verdade. Eu mesmo deixei de seguir alguns canais de pessoas "hoje famosas no ramo" que seguia alguns anos atrás porque percebi que viraram garotos propaganda de certas marcas de ferramentas. Lamentável...
Já percebi isso mesmo, o pior e a forçação de barra pra fazer propaganda de produto, se exaltar, se achar um gênio, deixar de lado a evolução pessoal e viver na mediocridade
Fala meu tutor !! Concordo plenamente com suas colocações. Eu tento daqui fazer minha parte sou fã de seus ensinamentos e dicas. acompanho alguns canais e Pinterest mais não abro mão de minha criatividade. Gosto s muito de por minhas ideias em pratica e criar peças do zero, mais sempre tenho um ponto de partida em técnicas,.fotos e videos qua assisto.até porque meus materias em sua grande maioria provem de reciclagem. dito isto para mim marcenaria e uma das profissões que requer um aprendizado diario e é a parte que mais amo neste profissão.
Abraços!! e não vamos deixar nossa criatividade morrer nunca!!!
E infelizmente vc tá certo ,o pior que não é só na marcenaria várias outras profissões tão correndo esse risco
perfeito seu comentário, aqueles que so pensam no imediato e dinheiro vão ficar no caminho, os mestres não tem o que se preocupar, afinal temos um dom que ninguém tira
Boa noite Adilson, vou contar aqui um pouco da minha história com marcenaria, não tenho nenhum ancestral nesta área como como você e muitos aqui, mas desde minha infância cresci ao lado de grandes profissionais na marcenaria, já presenciei desde a construção de uma simples trepeça rústica a engenhos, moinhos e rodas de farinha movidas a água, vento e tração animal. Nos anos 80 aos meus 14 anos me ingressei em um curso de marcenaria numa instituição do governo na minha cidade, esse curso teve uma duração de 5 anos, conheci muitas ferramentas manuais, de design e elétricas estacionárias. Aprendi fazer diversos tipos de móveis e artesanatos, no final desse curso meus interesses se despertaram totalmente para eletrônica/fotografia/informática/música/Telecomunicações etc. Vou dizer uma verdade que acho que falta nas pessoas, 'O espírito criativo" isso tem que existir, sabemos que não precisamos re-inventar a roda, mas vídeos e quaisquer conteúdos na mídia voltados não só pra marcenaria tem sido muito bem vindos no sentido de inspirar, motivar e compartilhar ideias, mas infelizmente isso tomou outros rumos como disse você, compreendo sua indignação porque tudo hoje são copias, replicado descaradamente por falta de interesses, falta de criatividade e muito comodismo. Ao longo dos anos com grandes intenções de voltar a fazer algo e botar meus conhecimentos de marcenaria adquiridos em prática venho comprando diversas ferramentas manuais, elétricas, de design e até construindo algumas, até o momento meu desânimo foi criar conteúdo porque não vejo mais onde encaixar um espírito criativo nesse complexo mundo virtual. No entanto só tenho a parabenizar o seu canal, marcenaria caipira do nosso amigo Pereira assim como muitos outros que ainda preservam a criatividade e a arte e tem contribuído ricamente para quem realmente deseja aperfeiçoar e aprender mais. Saudações, valeu!
Cara, que legal! Nasci nos anos 80 e meu pai é marceneiro. O engraçado é que minhas preferências também são todas pelas áreas que você citou (sou técnico em Telecomunicações, fiz engenharia da computação, já trabalhei e gosto de fotografia, tentando me entrosar de novo com a música...). Enfim: bom ver que não estamos sozinhos no mundo!
Mais engraçado é que postei antes de ver esse vídeo do Adilson, em um canal que criei há tempos (costumo usar outra conta do UA-cam), com essa proposta de fomentar a criatividade... Comecei no susto essa semana 😅
@Adilsonpinheiro, se ler, quero que veja tudo que está proporcionando com seu trabalho, pra ver que vai além... Parabéns!
Abraço à todos!
@@ideiaspradarevender Que bom amigo, descobrir que existem muitas outras pessoas com as mesmas habilidades e aptidões que agente. Somos polivalentes, não gostamos do quadrado e sim do leque de conhecimentos bem largo. Gosto muito de fotografias e música, ainda tenho 8 sintetizadores, todos das décadas de 70, 80 e 90, todos analógicos exceto o dos anos 90 e um controlador Bheringer, mas como profissional creio que não voltarei a trabalhar com essas áreas. Sou um cara muito apaixonado com física e química e enquanto fazia meu curso de marcenaria no ensino normal na escola lidei muito com essas fantásticas matérias e pretendo explorar e aprender muito ainda nessas áreas, talvez uma até biomedicina quem sabe. Encorajo aos que puderem a nunca desistirem, nosso corpo físico até pode sentir os efeitos dos janeiros mas nosso espírito e nossa criatividade envelhecem jamais. abs.
Olá Adilson, já comentei noutros vídeos seus que o tenho como um dos grandes expoentes da marcenaria criativa no Brasil. Infelizmente a banalização atinge todos os ramos da sociedade e aqui na comunidade global não há de ser diferente. Nunca comecei um projeto sem antes ter em mãos todo passo a passo dele. Sou amador, mas faço coisas pra durar e já estou nessa, graças a ti, há uns três anos, desde a pandemia. Você tem técnica e tem conteúdo. Lamento mas nunca irá agradar todos, mas a mim agrada muito. Continue com seu brilhante projeto que terei o maior prazer de continuar te seguindo.
Sou robista, tenho minha profissão na área de atividade física. Adoro criar peças, resolver problemas, produzir algo, seja novo ou mesmo algo que seja mais difícil a criação, mas sempre dou meu toque, adoro ver técnicas variadas para melhor resolver as situações nos meus projetos, agradeço seus vídeos e demais outros bons influencers. Não sou habilitado para dar minha opinião, entendo seu ponto de vista, talvez esteja um pouco acima da realidade por entender que o brasileiro é muito criativo, e talvez você esteja visualizando apenas os que não estão criando por chamarem a atenção, mas muitos de mim existem por ai e estão quietos e pode ser por isso sua impressão, mas como disse antes, sua experiência na área é grande e podes falar mais...mas eu tenho um esporte, sou escalador, eu quando comecei aprendi a ver pedras em tudo que é canto, pedras que sempre estavam lá e não me chamavam a atenção, acredito que, talvez por estarem te incomodando por não produzirem/criarem "estes" podem estar influenciando sua visão. Te admiro muito e muitas das minhas peças tem alguma técnica que você ensinou, bola pra frente que sempre vai ter de tudo, desde o lixo como o luxo....a porcelana Chinesa ainda é uma das melhores, mas a globalização mascarou um pouco as excepcionais!!!!!
Muito bem colocado Adilson.. parabéns. Estou começando agora . Estou comprando ferramentas. E eu me espirro muito em vc. Eu até comprei uma serra circular para fazer um gabarito que vc postou em um dos seus vídeos . Muito top . Não pare de vir aqui e trazer novidades. Tem muita gente que se espira em vc . Eu sou um deles. Quero a cada dia aprender mais .
Boa noite Adilson, conteúdo do seu desabafo é a pura realidade, vc é um grande professor e deve expor sim muita mediocridade acontecendo nas redes sociais, parabéns pela live
Na boa Adilson, tudo sempre foi assim. Se liga e deixe de ser chorão. Hoje ainda existem profissionais se destacando mas não na intensidade que a sua mas que produzem materiais originais. É claro que vão ser replicados...
Comecei a mexer com madeira aos 62 anos ( estou com 65 ). A primeira peça foi um socador . Altamente pornografico😂😂 fui corrigindo e ficou com aspecto decente .
Fui evoluindo e hoje faço mesa raiz de apresentação para bonsai . Tem agradado . Meu grande mestre foi o prof. Erro . Parei com Instagram e outras redes . Faço por prazer e a cada dia vou aprendendo
exatamente..sobrou pra nos..os mais velhos..essa garotada que se mete a marceneiro ou luthier nao tem cultura nem vontade..mediocridade se espalha facil..infelizmente..
Show...
Eu também tenho 65 anos Faço coisinhas na garagem. Faço prá mim. Nem vendo e nen quero vender tenho algumas máquinas.
@@luciaaraujobaro3787 , tem muitas coisas que fiz que também não vendo . No momento estou fazendo um abajur , usando madeiras encontradas no sítio onde moro . Minha esposa ja avisou : se ficar bonito , não vou deixar vc vender...
ninguem se importa com a marcenaria criativa, assim como ninguem se importa com artistas criando estatus de porcelana em Roma. Produtividade e marcenaria 4.0 é o que importa. Por mim Carpinteiros nem deveriam existir mais. Chatos pra caramba.
Seu alerta e verdadeiro!
Isso está acontecendo na sua área de atuação e em inúmeras outras também.
Conheço o caso de um "influenciador" (ligado à cozinha), nunca cozinhou nem um ovo com perfeição. Ele vai lá, COPIA, EDITA, corta o que deu errado e repete até ficar bonito. O gosto ninguém vai saber mesmo. E querem saber do pior: o cara está se dando bem!
Como ele existem muitos outros que estão surfando esta onda porque muitos de nós (ou até mesmo nós, em alguns momentos) não temos filtro para separar o joio do trigo.
Força irmão!!!
Muito antes da Internet eu já guardava madeiras que encontrava nos rios..... há uns 5 anos, assistindo os videos no UA-cam sobre projetos usando resina epoxi despertou em mim o desejo de montar uma oficina e trabalhar com as madeiras.... fazem 4 anos, passei por uns percalços, desisti, reiniciei, e ainda não emplaquei, tenho muitas peças que são únicas, agora me preparando para 2024, dessa vez vai dar certo.... quanto ao teu comentário concordo plenamente
Não perca a esperança ... Finja que só existe vc... Faça o que seu coração manda...o amor pela profissão prevalecerá...
Meu caro,você é referência para mim na marcenaria desde que comecei como hobby e creio que também é para maioria dos inscritos do canal,muito triste ver a situação atual da sociedade morrendo na preguiça,em todas as áreas esta assim.
Mestre Adilson você tá certo. Quebra tudo. Apoiado. Ultimo baluarte desta profissão maravilhosa. José era maceneiŕo/carpinteiro. Valeu. Parabéns. Aplausos. Obrigado.
Boa tarde Adilson pelas colocações, acompanho você e sua história desde 2014 , desde quando perdeu suas ferramentas em uma forte chuva, destelhando sua oficina, também sou filho de carpinteiro, naval e marceneiro, aquele que na própria infância fazia seus carrinhos com resto de caixote de madeira. Com 7 anos dei minha primeira martelada na testa que resultou em um galo ou seja uma longa história. Adson o problema meu amigo é o seguinte, economia, com o alto custo de gastos no cotidiano vem fazendo com que as pessoas deixem de gastar ao máximo, pensando só no que pode ganhar com determinada profissão, principalmente quando está na moda a arte em madeira. Dificilmente meu amigo hoje você acha um pedaço de peroba rosa em uma caçamba de entulhos kkkk. Resumindo as pessoas querem aprender sem gastar, como foi o nosso caso que tivemos um professor que Deus nos deu , o dom e a curiosidade. Adson me desculpa mais na minha cidade existe um excelente curso até mesmo presencial que seria o ideal para todos, porém meu amigo foge da realidade financeira atual do Brasil infelizmente, não que não valha o preço do curso. Outro fator irmão de profissão tem que ter dom e não a preguiça, o pó da madeira e oficina para limpar é consequência, faz parte kkkk. Para ter uma ideia de graça já é difícil achar aluno kkkk . Outro detalhe importante os donos de depósitos de demolição estão cobrando com força a madeira, outra dificuldade para quem está começando, material prima de qualidade, paletes é uma alternativa porém você sabe que não agrega tanto valores nas peças a não ser tenha o toque especial da criatividade. Boas vendas por aí professor, feliz Natal e um próspero ano novo a todos. Só mais um lembrete, o cola cópia faz parte,mais o toque em casa peça exclusiva, esse é pessoal. Tmj
Concordo plenamente contigo Adilson! Essas pessoas não têm luz própria, roubam o trabalho alheio.
Parabéns pelas palavras Adilson, obrigado!
Eu que agradeço
Lamentamos muito, este ramo é fantástico, as pessoas se distraem e não entram em depressão. Só que se não da receita, lucro, só fechando as portas!
Boa Noite à todos! Adilson, talvez essa morte pode se dar por falta de exigência do cliente também. Gosto de trabalhar com madeira maciça, corto com motosserra no mato e transformo no gosto do cliente dentro do possível, porém em determinadas situações a condição financeira do cliente não favorece um trabalho com um" capricho "a mais.
Talvez futuramente teremos uma valorização do nosso serviço melhorada, hoje estou fazendo um trabalho para uma pessoa que gosta do rustico mas essa geração está acabando e o gosto pelo trabalho de carpintaria está ficando mais para o carapinta, telhado imbutido feito sem madeira,eu faço, forro de PVC amadeirado não da caruncho ,kkkkk, são essas e outras coisas que vão acabando com o proficional da madeira e as pessoas em geral querem preço e nem sempre qualidade. Mas eu sou feliz! Misturo tudo o que eu aprendo e sempre entrego o melhor que posso, gosto das suas dicas dos comentários e espero que você continue assim sempre. Deus abençoe à todos.
É Adilson, vc está certo. Nós estamos sendo bombardeados por interesseiros que só pensam nos "likes" e no número de inscritos em seus canais. Isso ficou muito mais lucrativo do que por a mão na massa e criar um trabalho próprio. Eu mesmo, queria aprender a construir violões. Assisti mais de 4 mil horas de vídeos de diversos mestres. Fiz 4 violões. Não vendo nem faço doação. Mas por opção eu fiz isso porque tinha outra profissão. Violão era um hobby. Nunca fiquei postando vídeos de outras pessoas para ganhar "likes". Adilson o seu trabalho é muito mais importante do que isso tudo que está acontecendo. Continue nos propiciando bons vídeos de conteúdo. Eu mesmo usei conteúdo seu para tingimento de madeira. Lembre-se que "vc vai permanecer e eles vão cair no esquecimento". Um grande abraço.
Bom dia,meu nome é Luiz Carlos da Silva, sou nascido em 62 e comecei a mexer com as ferramentas do meu pai aos 8 anos de idade!meu pai era marceneiro/carpinteiro nascido em Pernambuco em 1930 e se aposentou em 1972 por doença ( pressão alta) e passou a trabalhar em uma marcenaria perto de casa fazendo móveis de compensados e formicas, eu comecei a trabalhar com ele nessa marcenaria em 1979 até ela fechar em 1990 e aí abrimos a nossa e trabalhamos juntos até 2006 e aí eu fui trabalhar numa indústria de móveis de salões de cabeleireiros até em 2013 fui demitido e voltei a trabalhar por conta na marcenaria do meu pai que Faleceu em 2011!
Até em 2018 eu trabalhei mas sozinho e hoje tenho 40 anos de conhecimento de marcenaria e não tenho para quem passar e a
Maioria de hoje só são cachoteiros!Fazem o orçamento, calculam o material e levam para a madeireira Fazem os cortes e eles montam!Alguns meninos que eu conheço me pediram para ajudar em um projeto e precisamos usar a TUPIA ESTACIONARIA,e precisava fazer um ferro para moldar as guarnições que o cliente queria e eu fiz na tupia e eles não sabiam desse rasgo no eixo era para isso!Eles eram cachoteiros até eu passar um pouco do meu conhecimento para eles,Aqui em SP,região ABCDRM,OS MARCENEIROS DE 20 ANOS SO SABEM FAZER CACHOTES E POR PORTAS,e nós marceneiro RAIS ESTAMOS SE ACABANDO,E NÃO É POR QUE NÃO QUEREMOS ENSINAR,é que não há interesse dos jovens e não conseguimos um ajudante que se interesse em querer á aprender!
A marcenaria raiz está acabando!
Neste ano, elogiei uma pessoa que fez uma postagem muito incrível. Passado algum tempo, encontrei um vídeo de “5” anos atrás, aí, caiu a minha ficha: pq várias pessoas que deixaram perguntas no canal, ñ foram respondidas: “pq a idéia ñ foi criada por ela ( ela apenas esperou o tempo passar e copiou a idéia ), achei isto muito injusto! Acabei assistindo seu vídeo, pois chamou a atenção. Desejo de ❤️ que dentro da sua sabedoria, talento nato, dedicação, que o Sr. consiga encontrar outra forma de dar a volta por cima. E olha, francamente, os móveis produzidos em série, são tudooo porcaria e descartáveis, mal planejados e criadores de doenças, pois o mofo brota destas porcarias. Um feliz Natal muito sincero! 25/12/23 - Blumenau - SC ( fiquei muito triste, ouvindo seu relato ) 😔
Mas o Sr. Falou grandes verdades!
Já me deparei com esta situação. A pessoa assiste o vídeo e faz outro sendo uma cópia fiel, até com os mesmos erros, se é que são erros, pelo menos eu acho que são. Eu assisto vídeos estrangeiros e já pensei em comprar o material e fazer um em português, mas não achei justo. Certo dia apareceu um "zé ruela" que pegou o vídeo e "Dublou". Eu denunciei para o autor. Não sei se ele tomou alguma providência, talvez deixou para o lado, pois um inútil como o "camarada brasileiro" não irá interferir na sua criação. Para curiosidade o autor é "Paoson Woodworking". Tem um material interessante, apesar de ser em inglês é possível compilar as ideias.
Não se esqueça que a composição dos móveis são uma porcaria só..de um ano para outro se desmancham... Nas mudanças então nem se fala.
Bom dia meu amigo. Iniciei na marcenaria hobby durante a pandemia e os primeiros vídeos no youtube foi o seu e gostaria de fazer coro e eco com suas criticas construtivas. Na verdade eu sou design gráfico e procurarei usar essa criatividade em meus projetos e o seu desabafo é verdadeiro, oportuno, elucidativo e muito atual. Muito CTRL C e CTRL V
Isso é um dilema na minha área, que é a luthieria. Todo mundo quer os mesmos modelos de instrumentos de sempre, com as mesmas cores e muita gente pede até pra produzir uma falsificação. Algo que eu sempre deixei claro é o meu propósito de fazer instrumentos diferentes, com identidade. O grande desafio é alcançar o público que quer algo diferente. A demanda por cópias no mercado é muito maior, porque quase sempre o consumidor tem referência em algo que ele vê em alta. É tipo corte de cabelo e roupa... uma celebridade usa e pronto, o país inteiro quer algo idêntico.
Sobre os videos de react, eu sempre achei chato e algumas vezes até desonestos. Mas sempre considerei só como uma preferência pessoal. Eu não condeno, e confesso que até já encontrei conteúdos bem interessantes que eu talvez não teria encontrado na publicação original. Confesso também que em alguns casos esses reacts até ajudaram a divulgar o trabalho dos autores.
Meu amigo Adilson, acompanho o amigo a bastante tempo e já fiz um curso contigo do qual me orgulho muito de ter concluído. Parabéns pela fala e apontamento pois realmente parece que estamos perdendo aquela essência do marceneiro raiz. É triste mas parece que está sendo a realidade. Graças a deus que ainda existem pessoas como você. Mais uma vez parabéns e não vamos deixar nossa Marcenaria Raiz morrer. Um forte abraço e fique com Deus!!!
Concordo plenamente, pois tbm to começando agora e muitas vezes vou a internet buscar uma inspiração e sempre me deparo com "REACTS" e aí acabo ficando sem saber onde procurar.....
Ele ja deu o rumo. Faça suas peças, e venda.simples assim. Seja criativo.
Nao queira ser mais um brasileiro q vive de aparências.
Adilson, parabéns, concordo plenamente com vc, comecei na pandemia, não sabia nada hoje já faço algumas coisas, assisti muitos e muitos vídeos, no começo não sabia distinguir esses que vc falou e os marceneiros criativos de verdade, hoje assisto poucos canais que fui selecionado, o seu e mais alguns. Procuro me inspirar no que vejo na net, mas nunca tento copiar totalmente o que vejo, sempre procuro fazer do meu jeito.
Eu avô me ensinou o ofício, pena não ter tido oportunidade de ter aprendido mais com ela. Pra mim o triste da marcenaria criativa é a falta de conhecimento em madeiras diferentes. Parece que o nosso melhor sumiu do mercado e estamos presos a gente criativa do MDF. As madeiras diferentes não só ficaram caras, mas como sumiram. É mais fácil encontrar uma madeira brasileira em um vendedor estrangeiro que aqui. Enquanto eu vejo criativos estrangeiros usarem a mesma madeira e aqui temos uma riqueza e diversidade. E sim, dá pra ser sustentável no processo.
Adilson, concordo em tudo com você! Parabéns pela honestidade! abraço
Eu sou o último da minha família no ramo da marcenaria e artesanato, vivo disso mas confesso que tá difícil de aturar 😂😂
Como assim?
Estou ganhandi clientela na marcenaria criativa com artesanato. Tenho dois pirografos para juntar.
Tá difícil mesmo, trabalho com restauração e já estou imigrando pra montagem de móveis, o custo pra trabalhar com madeira subiu muito
😂😂 você é o cara falou verdade
A marcenaria está digitalizada. O design de interiores já desenha os móveis em softwares de CAD e usando máquinas de CNC para fazer todo tipo de detalhe. A criatividade agora está no designer digital, onde não há perdas de material em caso de erros ou insatisfações. É isso que eu estou vendo no mercado local(Recife).
Aqui na empresa todas nossas máquinas são Cnc. Seccionadora, coladeira de borda, centro de furacão, centro de usinagem. Recebemos todo o arquivo de trabalho pelo Cortecloud. Também trabalhamos com Promob Start assim só recebemos os projetos e executamos nas máquinas.
Cara , já te admirava , meu pai lá onde está ( in memoriam ) está te aplaudindo , cresci em uma oficina em que a madeira era tratada como um bem precioso e antes de ser trabalhada meu pai fazia uma prece agradecendo a terra que a fizera nascer , tenho o prazer de dizer para meus recrutas que o que sei de mar começou aprendendo a moldar a madeira que hoje vira mastro em nossas embarcações.
Raiz , tradição e respeito , você está certíssimo.
Não é só no Brasil. É no mundo todo, Adilson.
Direto ao ponto
Quando eu me deparo com um vídeo como esse paro e penso... Que bom que existe pessoas "medíocres", ou seja, pessoas pouco capazes, que, de modo geral, fica aquém do meu simples trabalho, que de certa forma, não consegue me ultrapassar ou mesmo atingir a minha média. Quando isso me incomodar, estarei sendo "Medíocre" também. Todos nós evoluímos e para essa evolução uso dos canais aqui do You Tube para conhecer tendências e técnicas que posso desconhecer. E temos canais de conteúdo simplório e outros muito bons.
Canais que começam com serralheria e mudam para vidraçaria, marcenaria, comparativo de produtos, análise de produtos, venda de produtos e até receita de "BISCOITO DE AVEIA" eles fazem... São "medíocres"? Acho que não! Estão sem foco! Se a receita de Biscoito de aveia que você Adilson fez, a uns 7, 8 anos atrás, tivesse batido 146 mil visualizações em uma semana, e não, em 8 anos, hoje nós estaríamos falando sobre receitas de pão ou coisa parecida. Já fiz uma luminária parecida a esta que está atrás de você. Copiei? Não! Apenas me inspirei. Mas a técnica, foi você quem me passou (Ganhei dinheiro, apenas, não coloquei rede social).
Não deixe esses "Medíocres te atingirem! Eles irão ficar pelo caminho! Conheço seu canal desde 2015. E já deu muito murro em ponta de faca nesta jornada! Essa fase é só mais uma ponta de faca! Me desculpem mas disparei a metralhadora no teclado. Não vou revisar o texto! Foi espontâneo!
Fala muito bem...dá p ver que é culto e inteligente!
Eu achei que o Adilson está incomodado com outra coisa, não com a marcenaria em si. E acho que pelo quilate dele, não deveria parar pra falar sobre isso. Será que perdeu patrocínio pra alguem 'medíocre'?
Olá amigo. Sou carpinteiro e marceneiro há mais de trinta anos e aqui em Portugal estas artes já morreram ha cerca de 10 anos !! E não é por isso que vou desistir de ser carpinteiro e marceneiro. Gostaria muito que os jovens de hoje em dia não querem trabalhar ou mesmo. Não querem mesmo fazer nada. Só querem estar no telemóvel e nas redes sociais postar vídeos que nem criatividade têm... Vamos criar coisas úteis e trabalhar 😊😊 grande abraço amigo 😊
então fica como? só mdf em Portugal?
Concordo em tudo que vc falou. Infelizmente a geração tik tok é uma geração perdida, onde ao invés de criar, copia e faz mal feito ou nem consegue fazer nada.. Temos muitos exemplos hoje, de quem era pra " ENSINAR " , a abrir mentes, a criar, a evoluir, ensina a mediocridade de copiar e ser vagabundo !!! Parabéns pela sinceridade de quem tem amor pelo que faz !!
Amigo eu moro na cidade de Aveiro no estado do Pará, aqui como temos madeira de todas as espécies em abundância: Itaúba, angelim, ipê, cedro, jacarandá, roxinho, massaranduba até mesmo o mogno e castanha.
Inspirado nos seus conteúdos estou pensando em abrir um canal com conteúdos de marcenaria e carpintaria.
Eu e meu pai fabricamos embarcações e móveis de madeira.
Boa noite. Vc está certo mesmo, tem gente q o dom delas e pega carona no talento dos esforçados.
Pura verdade! Excelente comentário. O prior é que esse problema ainda se estende para muitas as outras áreas.😔🙏
A nova geração ñ quer aprender nada quem dirá marcenaria que exige milímetros.
É exatamente isso que gosto de fazer:criar uma peça diferente por mais simples que seja. Posso olhar pra tirar uma ideia mas nunca fazer igual. Não sei muito mas aprendi muito com o Adilson Pinheiro. O problema é que não pratico muito porque a madeira tá muito cara. Até os paletes as lojas de materiais de construção tão pegando de volta
Discordo de estar "morrendo", kkk, "já morreu" porque se depender dos marceneiros da atualidade, a maioria só quer botar dinheiro no bolso pelo meio mais fácil. Tudo bem, até aí, o problema está em fazerem um serviço porco ou sem capricho! As réplicas mal feitas são pior do que o "plágio" na ciência. Vergonha!!
Bom dia estou ingressando agora nessa maravilhosa profissão já tenho bastante ferramentas e estou encantado com diversos vídeos que estou vendo porém as redes sociais são fundamentais para quem vai viver somente da marcenaria precisamos de certa forma divulgar nossos trabalhos oq realmente não pode acontecer é plagiar, porém vc pode modificar alguns projetos construídos por grandes profissionais até vc se tornar um e hoje temos esses recursos das redes sociais temos que acompanhar a modernidade não podemos viver na era das cavernas e eu vou sim utilizar dessas ferramentas que hoje o mundo não vive sem é o nosso futuro da modernidade obrigado Adilson eu sigo seu canal vc é um profissional de mão cheia que Deus abençoe sempre sua vida
Concordo em Número Gênero e Grau. Ontem até falamos disto em minha live. Cópia é muitas vezes baratas desvalorizadas por um bocal qualquer. Igualmente a história de não ser orgânico a forma de crescimento. É justo no momento de boas ferramentas e tecnologias. Lamentável ❤ mestre. 🌈🙏🏾
Adilson entendo exatamente o q vc tá falando, acontece exatamente com costura criativa ,um monte de "professores" ganhando dinheiro ensinado o q não sabe, e pior o povo compra molde ,curso e não consegue ter retorno do q investiu , e os tals "professores ostentando, e não vende uma bolsa ,o povo só se lascando.
Bom dia Adilson. Infelizmente como já foi comentado estamos vivendo uma falta de criatividade sem precedentes e vai piorar com a IA. Estou com 65 anos sou engenheiro de telecomunicações meu saudoso avô materno era mecânico e adorava ficar escutando como eles usam sua criatividade para resolver o problema da falta de peças principalmente durante a segunda guerra. Através de meu pai conheci um marceneiro que hoje classificaria como um artista. Eu ia para a oficina dele isto nos anos 60/70 e ficava tardes vendo ele fazer cadeiras estilo Luiz XV, camas com entalhes maravilhosos, os roupeiros eram peças sensacionais. Lembro que ele sempre me dizia que móvel tem que ter estrutura. Infelizmente os filhos não se interessaram pelo trabalho do pai apesar de um deles ter o mesmo talento e isto se perdeu.
Só uma correção nem Lavosier esses influencer aplicam pois sua lei diz "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, porque eles não transformam copiam.
Coincidência ontem assisti um vídeo de outro canal de marcenaria que também estavam desabafando sobre a queda de visualizações.
Muito bem colocado! Quando o algoritmo me mostra um video deste tipo saio na hora! Abraço Adilson!
Oi amigos , a marcenaria nunca vai acabar, meu avô era pedreiro e carpinteiro, tem porta que ele fez a 70 e poucos anos ainda sendo reformada e está boa. Meu pai foi marceneiro e carpinteiro e eu fui seu ajudante por vinte anos, até eu casar. O que acontecia é que não dava para pagar as contas só com a marcenaria, por isso ele era carpinteiro também. Hoje está mais difícil ainda pois na hora de comprar os móveis, os mais em conta são os mdf , mas a fregueses diferenciados que querem comprar móveis de 600 mil e não acha profissional para fazer seus móveis, o que eu acredito é que é necessário ter dois empregos o principal para pagar as contas e a marcenaria para fazer suas criações. Está é a realidade que eu vejo, obrigado
Eis a realidade do capitalismo, amigo. Trabalhador tendo que se virar cada vez mais, trabalhando em 2, 3, 4 empregos (bicos) diferentes para garantir o mínimo pra sua família. Isto é absurdo, as pessoas precisam começar abrir os olhos e enxergar que já estamos insistindo há séculos neste sistema, e só o 1% fica mais e mais rico, 99% vê a vida piorar, precisa trabalhar mais e mais, e nunca se consegue chegar sequer a uma velhice com dignidade.
Parabéns meu amigo! Excelente crítica. Infelizmente esse problema, que também considero grave, está acontecendo em todos os setores. Sou professor e tenho a marcenaria como hobby. Nunca gostei de cópias, nem na sala de aula, nem em qualquer outro setor. As pessoas são criativas por essência porém, exercitar a criatividade dá trabalho, exige esforço, tempo, tentativa e erro. Hoje, as pessoas abominam o esforço. Acredito que a internet potencializou , por um lado, a perca dessa necessidade de criar, e por outro, trouxe uma imensidão de ideias que podem ser úteis. O que nos resta é saber usar a ferramenta (internet) tendo consciência de que somos capazes de criar algo.
Aprendi marcenaria com meu avô desde criança. Não publico nada nas redes ainda. Mas afmiro muito todos vocês que nos inspiram. Parabéns pelo conteúdo! Continue firme meu amigo. Sempre qu posso lhe acompanho.
Boa tarde, Adilson e seguidores.
Essas coisas que você desabafou tem muito a ver com a formação das nossas crianças e jovens nos dias de hoje e de algumas décadas atrás. Não sei se você lembra, mas os da minha geração tinham no seu currículo escolar a disciplina de Trabalhos Manuais que eram ensinados em aula, de forma didática e praticados em casa. Depois eram apresentados em aula, ganhavamos uma nota pelo trabalho que normalmente eram em compensado de 3 mm, peças moldadas em serragem e cola de madeira ou cartolina formando cubos, octaedros, etc. Isso ajudava o desenvolvimento da criatividade e a invenção, o faça você mesmo, o despertar de talentos. Lamentavelmente essas coisas foram deixadas de lado e de repente aparece a internet cheia de " professores pardal" loucos por likes e que nem conhecem madeiras e suas características, só esperando pra ver se consegue patrocínio. O seu canal é muito bom, também gosto do canal do Aguilera, são bons formadores de pessoas que buscam a corrente do " faça você mesmo" , ter criatividade.
Continue seu trabalho, ajuda muita gente. Abraço a todos.
Adoro marcenaria, não tenho as ferramentas certas mas estou senpre inventando,mobiliei minha casa com móveis q eu mesmo fiz.Sou apaixonada por móveis antigos e cheios de detalhes,as vezes passo nos bricks pra garimpar alguma coisa mas são os olhos da cara.Ate estou pensando em fazer um curso pelo Senai 🤩
Concordo contigo.
Infelizmente não só na marcenaria criativa mas em todas as outras procissões encontramos a maioria copiando...desejando ser o outro...infelizmente precisam acordar e ter coragem para viver uma nova vida.
Falou bem e estou contigo nesse ponto de vista
Never give up. Grande Pinheiro . Sou um fã seu. A partir de Luanda, Angola ✍🏾🇦🇴🇧🇷
eu concordo. eu fiz algumas bancadas de trab pesado p/ mim, usando as sucatas de madeiras de obras daki de casa. na epoca q eu fiz a primeira (ja tem mais de 15 anos isso), eu tinha visto alguns videos de moveis mais finos e de boa qualidade, com acabamentos impecaveis, e vi outras mais rusticas mas c/ um otimo acabamento e alinhamento, madeira sem ondulações.
já na minha eu fiz umas coisas mais brutas, sem me importar c/ aparencia. eu só me importei com funcionalidade e resistencia. elas sao cheias de reforços e travesas, parafusos a mais do q o normal. parafusos e barras roscadas passantes, parafusos frances... uma delas tem o tampo feito em 2 peças distintas c/ um vao no meio. quem olha acha estranho. é feia. mas extremamente funcional p/ mim. depois dessas fiz outras bancadas mais simples, mas extremamente resistentes e rigidas. outra q fiz eu fixei na parede. usei meu conhecimento de mecanica e tudo q eu já vi de mesas boas e ruins achei os pontos fracos delas e melhorei, usei o material q eu tinha e tinha como comprar e fiz. são simples, feias, robustas e funcionais. um dia eu irei fazer moveis mais bonitinhos usando madeiras novas. e p/ isso irei usar os conhecimentos q eu vi em centenas de videos (incluindo os daki do canal) p/ fazer algum movel bonito e bem acabado. like 21xx
Adilson, e colegas, concordo com seu raciocínio, e isso me preocupa. Sou um honesta, comecei trabalhar com madeira por pura paixão, e depois de uma certa idade, também por questões de saúde, pois a marcenaria foi a única coisa que aliviou meu estresse. Não produzo nada em mdf, pois não tenho espaço, ferramentas, etc. Só trabalho com madeiras maioria reaproveitamento e toda vez que vou fazer uma peça, a pedido de alguém, eu tenho que dar o meu toque, não consigo simplesmente copiar uma peça. Quase todos fazem tábuas de corte, eu tambem; porém tenho que fazer do meu jeito, isso é com todos os móveis que faço. Se eu tivesse que copiar um, seria uma cadeira que o vi fazer uns anos atrás, com encaixes diferentes. Quando me aposentar, Pretendo fabricar móveis com madeira de demolição, mas isso é futuro, agora vou me virando como posso, com ferramentas recuperadas de ferro velho, ou fabricadas por mim. Já falei demais, abraço a todos.
Grande Adilson. Eu tomei ciência desse negócio de copiar vídeos anteontem e fiquei surpreso. Praticamente todo conteúdo que assisto é de fora e por coincidência passou ou vídeo de um brasileiro mostrando o mesmo gabarito. Mas pelo que você comentou isso já se tornou rotina, uma pena. Abraços e sucesso
Virou mesmo. Tipo vendedor do mercado livre que copia o anúncio inteiro e ainda vende mais barato
Boa noite Sr. Adilson. Sou inscrito nesse seu canal do UA-cam, sempre que posso assisto seus vídeos e tiro deles um bom proveito para conhecer coisas novas. Sou projetista de móveis, duas grandes marcenarias das quais já trabalhei, fecharam suas portas. Hoje, aposentado, para compor minha renda, faço projetos e artesanatos de madeira, quer saber se esses artesanatos dão um bom negócio, não vou responder porque o resultado é pífio, Só dá prazer em fazer e de receber alguns incentivos verbais e só.
Vá em frente Sr. Adilson, o Sr. ainda é uma ferramenta que nos fortalece e nos dá um empurrão de otimismo e coragem para prosseguir. Deus o Abençoe.