A DISCIPLINA ÉTICA NO BUDISMO - O CONCEITO DE AÇÃO CORRETA.

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 15 жов 2024
  • O caminho da libertação apontado pelo Buda é composto por três práticas principais: disciplina ética (sîla), concentração (samâdhi) e sabedoria (prajñâ). Essas três divisões do caminho dependem uma da outra: a concentração é baseada na disciplina ética, e a sabedoria é baseada na concentração. O fundamento de todo o caminho é a prática da disciplina ética, que desempenha um papel central. É vital que os praticantes sérios compreendam seu significado essencial e como praticá-la corretamente. A disciplina ética é entendida em três níveis: como virtude interior, como ações virtuosas do corpo e da fala, e como regras de conduta que governam nossas ações. Esses três níveis estão inter-relacionados e nem sempre são distinguíveis em casos individuais.
    A disciplina ética tem o propósito de harmonizar nossas ações corporais e verbais. Ao praticar a disciplina ética, nossas ações se alinham com nossos verdadeiros interesses, o bem-estar dos outros e as leis do universo. Por outro lado, ações contrárias à disciplina ética levam a um estado de divisão interna marcado por culpa, ansiedade e remorso. Ao manter a disciplina ética, nossas faculdades internas convergem em um estado de unidade equilibrada e centrada. Além disso, a disciplina ética promove a harmonia com os outros, gerando relacionamentos baseados na paz, cooperação e respeito mútuo. A observância da disciplina ética também nos harmoniza com a lei invisível do karma, a ação e suas consequências, que governa todo o mundo da existência sensível.
    #budismo #buda #zen #meditação #amor #paz #namaste #gratidão #espiritualidade #fé #buddha #positividade #natureza #vida #energia #karma #causaeefeito #religião #bemestar #autocuidado #autocontrolemocional #autoconhecimento

КОМЕНТАРІ • 3