Aderbal tem uma mulher no RJ quem tem o mesmo nome da repórter aí e até parece com ela, mas mora no Rio e está envolvida com a arte da cultura da capoeira.
Adoro ouvir seu Luís de cazuza pois mesmo sendo sobrinho de Zé Saturnino ele se coloca e fala sem tomar partido e você percebe que os Ferreira foram injustiçados.
muito lúcido e passando bastante confiança no depoimento, conseguimos perceber pela fala contínua e com detalhes que dificilmente estaria inventando algo .e Aderbal mais uma vez nos presenteando. Grande Abraço amigo.
Eu nunca tinha importado com história do lampião mas agora tem 2 semana ouvindo relato de várias testemunhas e cheguei a conclusão que o tal do virgulino não valia nada porque todo lugar chegava procurava conclusão e isto era o começo de todo mal porque ele dava problema para família dele e para a família dos outros.
" ESSAS BRIGAS,ESSAS DISPUTAS ENTRE FAMILIAS,SEMPRE EXISTIRAM CADA UM QUERENDO DEFENDER UMA SUPERIORIDADE QUE NUNCA TIVERAM,NUNCA TIVERAM RESULTADOS DE ABSOLUTAMENTE NADA,SIMPLESMENTE À DISSEMINAÇÃO DO ÓDIO,DAS DESAVENÇAS,E DO EGOISMO, E CADA VEZ MAIS, MORRENDO PESSOAS INOCENTES, PORQUE NINGUÉM NUNCA MELHOROU DE VIDA SACANEANDO NINGUÉM, ESSAS BRIGAS NUNCA TIVERAM NENHUM RESULTADO, E DESDE O COMEÇO DO MUNDO QUE OS SERES HUMANOS BRIGAM,SEM RESULTADO ALGUM.,
Lampião com 16 ano foi até monte santo na Bahia com uma tropa éle um irmão e o pai levaram algo e pegaram coro de bode por isso ele conhecia tanto a região que ele andava
Pelo que deu a entender, tudo começou por ignorancia, por causa do sino amassado da vaca, que na época era um trote ou brincadeiras de moleques, pra mexer com as pessoas e acabou nessa imensa vingança entre familias... Como narrada pelo Sr. Luiz de Zazuza, que o pai de Lampião não merecia morrer por ser um homem bom, trabalhador e nada teve com essa brincadeira de mal gosto dos filhos. (o que entendi, onde começou essa história do cangaço), lógico que depois isso se estendeu a políticagem e todos foram usados por fazendeiros, politicos regionais e tudo ganharão com isso, menos os que deram sangue nessa época.
@@CangacoAderbalNogueira Pelo que relatou o Luiz de Cazuza, aparentemente foi isso mesmo... tbm sou do interior e teve uma vez por uma briguinha de gado sair e invadir plantação do outro quase sai morte, é provável que seja por causa disso mesmo..
@@CangacoAderbalNogueira Sou do sul do Brasil, precisamente Paraná e sempre gostei das histórias de vida de Lampião e o Cangaço, vida sofrida de um povo ue foi usado pelos coronéis e politicos pelo poder, eu vejo a história de lampião da mesma forma, começou por uma briga/vingança boba de familia e gerou muito lucros/riquezas pra esses grandes fazendeiros (desvalorização de terras e aproveitaram pra aumentar as suas) e comerciantes (armas, munições, alimentos e outros generos, o pobre sendo explorado cada vez mais por eles). Poder este, que ainda impera em certas regiões do nordeste.
@@CangacoAderbalNogueira Parabéns e Obrigado por nos proporcionar estes relatos que faz faz parte de nossa história e literatura braileira... Abraços e que continue nos trazendo o relato e as histórias... Paz e Bem a todos!
Fica difícil saber a verdade de como começou a briga entre os Ferreira e os Saturnino. Pq a versão que vi de outro historiador foi que tinha sumido uma cabra dos ferreira e ao procurar, encontraram enterrado os couros da cabra e reconheceram pela marca aí os ferreira foram até Ze Saturnino para que tomasse as providências e ele fez vistas grossas, aí então eles foram à Polícia que tbm não fez nada e mandou que eles conseguissem uns três advogados. Virgulino ( Lampião) foi então até uma loja de Armas e comprou três Fuzis e mta munição e mandou avisar que tinha conseguido os três advogados que tinham sugerido. Foi aí que começou toda essa guerra entre essas famílias, pelo menos foi a versão que vi de um historiador.
Sales Neto Teixeira Isso o roubo dos bodes foi o estopim, essa do chocalho foi o início da desavença. Postarei depois a continuidade dele contando isso. Você está certo.
Por favor, em que ano foi gravado essa conversa? Conheci a irmã de Paulo Gastão em Triunfo e falei muitas vezes com ele por email e telefone. Essa moça é pesquisadora do cangaço? Gostaria muito de ter ideia de quando foi gravado, Aderbal. Acho que chegamos a nos conhecer em Serra, de passagem. Você decerto não vai se lembrar
@@CangacoAderbalNogueira Devido às duas guerras mundiais hoje temos a tecnologia que temos. Toda coisa ruim tem o seu lado bom, embora que seja mínimo.
Já chego no Like 👍 Fico fuçando aqui seu acervo Aderbal, pra ver se têm um que ainda não assisti. Kkkkkkkkkkk Encontrei esse! O depoimento de Luiz de cazuza
O Nordeste só foi reconhecido pelo mundo e graças a lampião e escritores como Ariano Suassuna. Quanta preciosidade! Viva o nordeste, terra de gente guerreira e humilde e sotaque maravilhoso...
História verdadeiramente correta. Conforme consta no livro que eu li: LAMPIÃO, SEU TEMPO E SEU REINADO(Do padre Frederico Bezerra Maciél), em 5 volumes - editora Vozes. "Esses livros são dos anos 80 e narram a melhor história do cangaço". Parabéns Sr Cazuza!!!
Maravilha este Depoimento! Também gosto muito das histórias de seu Luiz de Cazuza! Aí neste vídeo, ele parecia estar mais velhinho do que nos outros, mas deu pra entender muita coisa! Parabéns Aderbal!
Minha mãe é paraibana que veio da Paraíba em 1956, aos 12 anos, para trabalhar em uma casa de família no Rio de Janeiro. Foram oito dias de viagem com pouca comida e cuidando da minha tia de 10 anos, que estava doente. Vendo trabalhos como o seu, Antônio amaury e outros, bateu uma urgência em conhecer onde minha mãe viveu. O Cangaço trouxe esse bônus. Rsss
Aderbal me tira uma dúvida,no título dos vídeos de seu luiz de cazuza,vc diz que ele era sobrinho de zé saturnino mas ele no começo do vídeo fala que era neto,poderia me tirar essa dúvida,caso eu tenha entendido errado me desculpe...sou seu fan!
Podem falar o que quiser de Lampião, bandido ou herói, não sei, mas uma coisa é certa o cabra é muito famoso! O cabra fez história! Adoro essas histórias de cangaço!👏👏👏
Aderbal, um comentário para aperfeiçoar um trabalho que já é perfeito. Eu moro no Rio e tenho alguma dificuldade em acompanhar o depoimento, pelos termos e sotaque. Se houvesse legenda seria bem mais fácil. Até me disponho em ouvir e compilar as falas, mas não saberia como colocar a legenda. É, novamente, parabéns pelo teu trabalho. Vc deve ser o maior e mais confiável repositório de vídeos e imagens sobre o Cangaço.
CARLOS EDUARDO verdade, muitas vezes devido ao linguajar e até a idade dos depoentes, se torna difícil entender os depoimentos. Tentarei legendar logo que possível, mas como esses vídeos já estão publicados e legenda-los requer tempo e tem custos não posso garantir fazer agora. Mas valeu seu comentário, obrigado.
Que depoimento lúcido..obrigado seu Luis de Cazuza..obrigado Aderbal
Muito bom ! Quanta história rica
Não deixo de ver os seus vídeos principalmente os de se Luiz de Vanuza muito bons
Luiz de cazuza
Seu Luiz era uma grande figura
Grande Luiz de Cazuza
Seu Luiz está fazendo para nós pelos seus bonito comentris
Um passado distante mais os historiadores são magníficos um depoimento desse da prá sentir a cinceridade sem corporativismo parabéns aderbal 👏👏👏👏
.
Seu luiz e um ser que era pra esta com a jente sempre homem de verdade sua historia e uma so
Bonita mesmo é essa Lívia,linda
Aderbal tem uma mulher no RJ quem tem o mesmo nome da repórter aí e até parece com ela, mas mora no Rio e está envolvida com a arte da cultura da capoeira.
É ela mesmo, Eraldo.
Eu coloco o fone de ouvido e só escuto, me lembra meu avô o jeito dele contar histórias . Escuto até cair no sono. Bom demais
rrss Cazuza era muito divertido, foi um bom amigo.
Eu também gosto muito me lembra minha infância no sítio. Sentava-mos na frente de case e ouvíamos histórias até tarde da noite. Bons tempos.
Rapaz minha resposta vc deu 👏👏👏
Gradi luis cazuza bon quando eli fala nu diabo i outros nomis patabens
Adoro ouvir seu Luís de cazuza pois mesmo sendo sobrinho de Zé Saturnino ele se coloca e fala sem tomar partido e você percebe que os Ferreira foram injustiçados.
Eita Sr. LUIZ DE CAZUZA, se safou numa boa dessa encrenca toda, parabéns Mestre Aderbal, que documentário precioso
LUIZ de Cazuza sabe de muita história do cangaço meus parabéns
Foi um bom amigo.
todas as noites vejo sobre o cangaço durmo muita tarde gosto muito das histórias principalmente do sr. Luis de cazuza
É muito gratificante houvi a nossa história contada por esse senhor muito simpático, Luis casuza que Deus o tenha!!👏👏👏👏👏👏
Se existia homem que falava a verdade o seu Luiz de Cazuza era um que deus a tenha pois o admiro muito
Eu passava o dia todinho escutando esse homem falar... Melhor do que Netflix... O homem sabe demais.
Seu Cazuza faleceu faz um tempo com idade centenária. Conhecia muito da história dos irmãos Ferreiras
Eu sempre gostei de ouvir as histórias contadas por pessoas idosas, amo o povo nordestino, pessoas fortes de fibra. Luiz de Cazuza que memória...
Essa éa voz do sertão , pessoas assim não nasci mais , Sr Luiz Cazuza 👏👏👏
Ótimo vídeo!!! Parabéns
Essa nossa q segura o microfone e lindíssima, ela e nordestina?
Excelente vídeo
muito lúcido e passando bastante confiança no depoimento, conseguimos perceber pela fala contínua e com detalhes que dificilmente estaria inventando algo .e Aderbal mais uma vez nos presenteando. Grande Abraço amigo.
Cazuza fou um grande amigo e nos passou muito conhecimento da historia. Obrigado.
Teoria do Caos
Um chocalho causou essa confusão de 30 anos e milhares de mortos brigas
Ja vi umas dez veses adora essas historias desees verdadeiros historiadores
Parabens pelo video meu caro aderbal.e obrigado por sempre conpartilhar conosco.
Eu nunca tinha importado com história do lampião mas agora tem 2 semana ouvindo relato de várias testemunhas e cheguei a conclusão que o tal do virgulino não valia nada porque todo lugar chegava procurava conclusão e isto era o começo de todo mal porque ele dava problema para família dele e para a família dos outros.
Poucas pessoas moravam nesse lugar e ainda procuravam inimizades com os outros !
Vi muito isso
Brigavam até a morte pela honra
Os relatos dos franceses que chegaram ao Maranhão falam isso sobre os índios da qui
Senhosinho e uma relíquia pra quem gosta de história do cangaco
da hora a história
" ESSAS BRIGAS,ESSAS DISPUTAS ENTRE FAMILIAS,SEMPRE EXISTIRAM CADA UM QUERENDO DEFENDER UMA SUPERIORIDADE QUE NUNCA TIVERAM,NUNCA TIVERAM RESULTADOS DE ABSOLUTAMENTE NADA,SIMPLESMENTE À DISSEMINAÇÃO DO ÓDIO,DAS DESAVENÇAS,E DO EGOISMO, E CADA VEZ MAIS, MORRENDO PESSOAS INOCENTES, PORQUE NINGUÉM NUNCA MELHOROU DE VIDA SACANEANDO NINGUÉM, ESSAS BRIGAS NUNCA TIVERAM NENHUM RESULTADO, E DESDE O COMEÇO DO MUNDO QUE OS SERES HUMANOS BRIGAM,SEM RESULTADO ALGUM.,
Lampião com 16 ano foi até monte santo na Bahia com uma tropa éle um irmão e o pai levaram algo e pegaram coro de bode por isso ele conhecia tanto a região que ele andava
Pelo que deu a entender, tudo começou por ignorancia, por causa do sino amassado da vaca, que na época era um trote ou brincadeiras de moleques, pra mexer com as pessoas e acabou nessa imensa vingança entre familias... Como narrada pelo Sr. Luiz de Zazuza, que o pai de Lampião não merecia morrer por ser um homem bom, trabalhador e nada teve com essa brincadeira de mal gosto dos filhos. (o que entendi, onde começou essa história do cangaço), lógico que depois isso se estendeu a políticagem e todos foram usados por fazendeiros, politicos regionais e tudo ganharão com isso, menos os que deram sangue nessa época.
Foi por uma coisa insignificante que 20 anos de guerra se iniciou.
@@CangacoAderbalNogueira Pelo que relatou o Luiz de Cazuza, aparentemente foi isso mesmo... tbm sou do interior e teve uma vez por uma briguinha de gado sair e invadir plantação do outro quase sai morte, é provável que seja por causa disso mesmo..
@@CangacoAderbalNogueira Sou do sul do Brasil, precisamente Paraná e sempre gostei das histórias de vida de Lampião e o Cangaço, vida sofrida de um povo ue foi usado pelos coronéis e politicos pelo poder, eu vejo a história de lampião da mesma forma, começou por uma briga/vingança boba de familia e gerou muito lucros/riquezas pra esses grandes fazendeiros (desvalorização de terras e aproveitaram pra aumentar as suas) e comerciantes (armas, munições, alimentos e outros generos, o pobre sendo explorado cada vez mais por eles). Poder este, que ainda impera em certas regiões do nordeste.
@@mauriciorabellovalentim3535 Pois é, quem imaginaria que algo tão banal terminasse em 20 anos de guerra.
@@CangacoAderbalNogueira Parabéns e Obrigado por nos proporcionar estes relatos que faz faz parte de nossa história e literatura braileira... Abraços e que continue nos trazendo o relato e as histórias... Paz e Bem a todos!
Onde fica esse lugar quê gravaram
Fazenda São Domingos em Serra Talhada
Tem hora que não dá pra prestar atenção no seu zé.
O Senhor tem intrevista do Senhor Neco falando de como era Lampião? A fisionomia dele. Se ele alguma vez esteve frente a frente com Lampião? .
Glacilene Rodrigues tenho ele falando de Lampião, mas não lembro se ele fala se viu Lampião pessoalmente.
Fica difícil saber a verdade de como começou a briga entre os Ferreira e os Saturnino. Pq a versão que vi de outro historiador foi que tinha sumido uma cabra dos ferreira e ao procurar, encontraram enterrado os couros da cabra e reconheceram pela marca aí os ferreira foram até Ze Saturnino para que tomasse as providências e ele fez vistas grossas, aí então eles foram à Polícia que tbm não fez nada e mandou que eles conseguissem uns três advogados. Virgulino ( Lampião) foi então até uma loja de Armas e comprou três Fuzis e mta munição e mandou avisar que tinha conseguido os três advogados que tinham sugerido. Foi aí que começou toda essa guerra entre essas famílias, pelo menos foi a versão que vi de um historiador.
Sales Neto Teixeira Isso o roubo dos bodes foi o estopim, essa do chocalho foi o início da desavença. Postarei depois a continuidade dele contando isso. Você está certo.
Aderbal Nogueira
parabéns pelo seu maravilhoso trabalho em resgatar nossa história.
Sou um admirador do seu trabalho.
Sales Neto Teixeira Obrigado pelas palavras Neto.
ESSE SR. E´ UM VERDADEIRO HISTORIADOR
@@CangacoAderbalNogueira ze saturnino foi o principal responssavel para que tudo gerasse essa historia toda , ze saturnino !!
Isso sim é a verdadeira história do cangaço , Like certo 👍🇧🇷.
Tio de tiringa
Parabéns seu Aderbal por mais um vídeo espetacular
a in guinoransa foi a culpa di tudo
Por favor, em que ano foi gravado essa conversa? Conheci a irmã de Paulo Gastão em Triunfo e falei muitas vezes com ele por email e telefone. Essa moça é pesquisadora do cangaço? Gostaria muito de ter ideia de quando foi gravado, Aderbal. Acho que chegamos a nos conhecer em Serra, de passagem. Você decerto não vai se lembrar
Aí dizem que lampião tava errado mataram seu pai se fosse o seu pai como era sua reação
Muito bom ouvir ele falar ...belo trabalho
Guerra é foda! deixa sempre cicatrizes grandes sobre a nossa vida)
Verdade meu amigo, nenhuma guerra vale a pena.
Sim!! mas guerra é tipo o girino e o sapo"pra mudar de tamanho e lugar é dakí pra ali,triste isso mas é a vida né!""
@@CangacoAderbalNogueira Devido às duas guerras mundiais hoje temos a tecnologia que temos. Toda coisa ruim tem o seu lado bom, embora que seja mínimo.
@@giorgioa.tenorio220 sim com certeza.
Muito bom Aderbal, parabêns.
Não canso de ver Luiz de Cazuza, fala muito bem e explica os fatos com precisão, nota mil.
Em que ano sr Luís de cazuza nasceu?
Já faz um tempo, faleceu com idade centenária.
Já chego no Like 👍
Fico fuçando aqui seu acervo Aderbal, pra ver se têm um que ainda não assisti. Kkkkkkkkkkk
Encontrei esse! O depoimento de Luiz de cazuza
O problema é que o pai e mãe e os filhos da família de lampião não está aí para falar a verdade
Aderbal quem é Luiz gameleira no cangaço?
Um cabra amigo dos Ferreiras no início das intrigas
Mas com o ele era dos ferreiras provavelmente entrou nas armas, como foi dito foi um do começo da "vida", concorda?
@@geraldoterciocandidomarinh5835 Sim, no início das rusgas.
O Nordeste só foi reconhecido pelo mundo e graças a lampião e escritores como Ariano Suassuna. Quanta preciosidade! Viva o nordeste, terra de gente guerreira e humilde e sotaque maravilhoso...
Graças a lampião???????
Ariano é um grande escritor, leia “ O casamento suspeitoso “ . Que livro ❤️
Lembrando que o Brasil começou no nordeste …. Precisamente na Bahia.
Que sandice!
Chocalho é o sino q a vaca carregava no pescoço ?
Isso mesmo.
Lampião comeu a cabra de Luiz kkkkkk😂
Tem algum evento sobre cangaço nas regiões de recife?
Próximo evento é em São José de Belmonte, Pernambuco. Em outubro.
História verdadeiramente correta. Conforme consta no livro que eu li: LAMPIÃO, SEU TEMPO E SEU REINADO(Do padre Frederico Bezerra Maciél), em 5 volumes - editora Vozes. "Esses livros são dos anos 80 e narram a melhor história do cangaço". Parabéns Sr Cazuza!!!
Parese muito com meu avô
Lamentável tudo isso. Muito bomm o vídeo, muito esclarecedor.
Jadilson Pinheiro É uma longa história, vou postar o restante.
Verdade . ótimo quero assistir.
Maravilha este Depoimento! Também gosto muito das histórias de seu Luiz de Cazuza! Aí neste vídeo, ele parecia estar mais velhinho do que nos outros, mas deu pra entender muita coisa! Parabéns Aderbal!
Bom dia. Uma sugestão: colocar legenda, no video, as vezes tenho dificuldade de compreender o que o Sr. Luiz fala. Amo escutar ele contando.
DIZ O DITADO SE UM NÃO QUER DOIS NÃO BRIGAM. TUDO COMEÇOU COM COISAS PEQUENAS E FIZERAM ESSAS TRAGÉDIAS
Minha mãe é paraibana que veio da Paraíba em 1956, aos 12 anos, para trabalhar em uma casa de família no Rio de Janeiro. Foram oito dias de viagem com pouca comida e cuidando da minha tia de 10 anos, que estava doente. Vendo trabalhos como o seu, Antônio amaury e outros, bateu uma urgência em conhecer onde minha mãe viveu. O Cangaço trouxe esse bônus. Rsss
CARLOS EDUARDO Parabéns Carlos, por ter interesse em suas raízes. Que seu exemplo seja seguido. Divulgue a história do cangaço, ela é nossa.
Esse senhor não quer contar a verdade
muito bom
Aderbal em que ano foi gravado essa entrevista?
se não me falha a memoria 2002
@@CangacoAderbalNogueira valeu.. obrigado
A história é longa, mais gostosa de se ouvir, é o cangaço aos poucos sendo desvendado com seus altos e baixos mas é a verdade.parabens.
Obrigado, a historia agradece.
Num intendo acabei d assistir um vídeo e o neto d zé saturnino fala q foi zé q amassou o chocalho kkk
Verdade
Foi ze saturnino com inveja que amassou o chocalho....
essa repórter fez mas vídeo sobre o cangaco ???
Aguardando...
7
Aderbal me tira uma dúvida,no título dos vídeos de seu luiz de cazuza,vc diz que ele era sobrinho de zé saturnino mas ele no começo do vídeo fala que era neto,poderia me tirar essa dúvida,caso eu tenha entendido errado me desculpe...sou seu fan!
Sobrinho, ele conheceu os irmãos Ferreira. Foi um bom amigo e com ele ouvimos muitas histórias sobre o início da luta entre os Ferreiras e Saturnino.
Amigo Honivon, você confundiu; Cazuza era sobrinho do Saturnino inimigo de Lampião e neto do pai de Saturnino que também se chamava Saturnino.
a família era desatrada , kkkk mas ele não era homem de briga , referindo-se ao pai de lampião.
Pai de Virgulino era de paz.
É isso mesmol
Podem falar o que quiser de Lampião, bandido ou herói, não sei, mas uma coisa é certa o cabra é muito famoso! O cabra fez história! Adoro essas histórias de cangaço!👏👏👏
Até na China estuda táticas de lampião para guerra no compo
Não existe essa de herói é bandido
Luiz de Cazuza, muito coerente!!!
Quando foi essa intrevista Senhor Aderbal?? Posta o restante da intrevista por favor.
Glacilene Rodrigues acho que 1999, vou postar sim. Aqui no canal tem outros depoimentos dele
Este senhor prece Ze saturnino. Em que ano foi esta intrevista???
Ele é sobrinho de Saturnino. Essa gravação foi por volta do ano 2000
Dez!
Ótimo. ..
A verdadeira história de como tudo começou na carreira de lampião , like certo 👍🇧🇷.
Sr.Aderbal o Sr. tem que responder a seus escritos e comentários em que ano foi está entrevista?
Aderbal, um comentário para aperfeiçoar um trabalho que já é perfeito. Eu moro no Rio e tenho alguma dificuldade em acompanhar o depoimento, pelos termos e sotaque. Se houvesse legenda seria bem mais fácil. Até me disponho em ouvir e compilar as falas, mas não saberia como colocar a legenda.
É, novamente, parabéns pelo teu trabalho. Vc deve ser o maior e mais confiável repositório de vídeos e imagens sobre o Cangaço.
CARLOS EDUARDO verdade, muitas vezes devido ao linguajar e até a idade dos depoentes, se torna difícil entender os depoimentos. Tentarei legendar logo que possível, mas como esses vídeos já estão publicados e legenda-los requer tempo e tem custos não posso garantir fazer agora. Mas valeu seu comentário, obrigado.
Realmente, também sou nordestino, mas às vezes tenho dificuldade de entender trechos das falas dos depoentes.
NESSE TEMPO O ESPORTE DO MUNDO ERA ROÇA, MUITO BOA COLOCAÇAO
essa entrevista foi feita em que ano??
Antes de 2005, não lembro exatamente.
Muito bom. Ajuda a acabar com muitos mitos sobre essa briga inicial... Abraço.
verdade
Velho bom de guerra
Mas com lampeao de uma maneira nada Boa um salafrario comparar isso com escritores e um engano triste
" nesse tempo o esporte do mundo era roça" demais parabens pelo video.
Esse mente um pouco!
muito bom