a colonização da internet
Вставка
- Опубліковано 9 лют 2025
- o sonho do cyberespaço, a colonização corporativa da internet, a distorção do nosso senso de identidade e as consequência disso no nosos tecido social.
vídeo feito com muito carinho e trabalho. vou ficar muito feliz com comentários, compartilhamentos e apontamentos. super obrigado desde já! :)
Vídeo excepcional, parabéns pelo trabalho!
Sou historiador de formação, mas pela falta de oportunidade acabei migrando de área e agora sou estudante de tecnologia. Desde o principio a questão humano - tecnologia me chamou a atenção. Meu psicológico foi completamente estraçalhado por rede social, tomei a decisão de nunca mais usar, e agora entendendo melhor como softwares, sites, redes sociais, equipamentos e novas ferramentas são produzidas, eu acho um absurdo não discutirmos os efeitos do capitalismo no mundo virtual e, principalmente, a ausência de incentivo a estudantes e profissionais de tecnologia a olharem pra essas questões. Programação e cursos de tecnologia tem matemática, um pouco de cálculo, mas quem usa o que a gente produz, são humanos, e isso impacta diretamente a vida de todos nós. Não dá pra mudar nada sozinho, mas ter consciência disso é fundamental. Vídeo foda!
acredito que de alguma forma você conseguiria fazer uma análise interessante tendo domínio dessas duas áreas, estou na graduação em história e fiquei genuinamente curioso para entender um pouco da sua perspectiva!
Quem sabe você não começa a desenvolver projetos de educação midiática? O olhar da história, como o Sodré traz, é muuuito importante. Essa História precisa ser contada
@@gabrielyamauchi7997exato, acho que ele consegue fazer coisas realmente incríveis articulando esses domínios
Vídeo mais foda dos ultimos tempos... impossível não sair com várias duvidas e várias "pulgas"... Material incrível! Inteligente e instigante! Indispensável!
é raro, mas é mt bom quando o youtube me recomenda um canal novo, com ótimo conteúdo
mais um inscrito
Poxa, super obrigado! Já já tem mais coisa :)
“A desvalorização do mundo humano aumenta em proporção direta com a valorização do mundo das coisas”. - K. Marx
Eu tenho uma certa obsessão com esse assunto, e triste mas fascinante ver o impacto das redes sociais na vida de todos. A internet hoje é tão estranha, e baseado nisso existem diversos grupos q tentam resgatar essa oldweb, como o neocities. E eu fui azarada em nascer em 2008, e de fato não sei assimilar uma vida sem a internet e redes sociais mas ver conteúdos sobre esse assunto esclarecem muito sobre oq eu passo, enfim, ótimo vídeo.
Nossa eu super entendo. Eu nasci em 2007, quase igual, persigo esse rumo de tentar fugir das redes sociais pq é tanta informação que eu me sinto dopada ao sair de lá, fora que eles roubam tanto nossa atenção que é difícil investir nas nossas metas.
Você tem outros exemplos além do neocities?
A Internet é tão boa quando ela é usada da maneira certa,é claro que o dono do canal tá monetizando com esse vídeo e tudo mesmo a gente tendo esse conhecimento todo,nada vai mudar,fomos aprisionados nesse estilo de vida e a única coisa podemos fazer é buscar a nossa autenticidade.
Amei esse canal,amei esse estilo de vídeo!! Seria top se isso chegasse em todas as pessoas do mundo e todo mundo parasse de usar a Internet eai acontecesse uma revolução destecnologica😭😭
Fenomenal essa reflexão! Abriu muito minha cabeça sobre o consumo que estou tendo de redes sociais
Essa edição ficou tão boa que ela cria um paradoxo na nossa cabeça. No minuto 9:50 eu acabei parando de prestar atenção na tua voz com o tiktok passando do lado, e esse é JUSTAMENTE o problema de qual viciante isso é! Parabens pela construção!
CARA, eu pensei a mesma coisa, quando eu me dei por mim eu fiquei tipo “caraio, é disso que ele ta falando sobre”
É muito importante a gente ter essa discussão sobre a internet na nossa vida. E você nem tocou no assunto de I.A... Acho que a bladerunnerização é inevitável e o seu vídeo pode nos ajudar a começar a refletir sobre isso, seja para entender até onde é saudável/seguro, para regulamentação e até para papo de bar mesmo.
Não entendo como esse vídeo não tem 1 milhão de visualizações!!! Muita coerência. É preciso mta perspectiva e tb sangue frio pra conseguir analisar o que tá acontecendo com a gente todo dia e conseguir colocar em palavras, e vc fez isso de forma muito brilhante. Obrigada por ter explicado o que sinto há tantos anos!!! Sinto muita falta dessa leveza e desse sentimento de descoberta que a internet trazia antes, como vc bem colocou, das comunidades. Vc entrava na internet pra dizer quem vc é, e não pra ouvir dela quem vc tem que ser. Muito medo do futuro, mas ao mesmo tempo tenho esperança que esse hipercapitalismo chegue num ponto onde comece a retroceder. Se não pelo próprio capitalismo, como uma revolução silenciosa das pessoas voltando a coisas mais reais, artesanais, manuais. Eu mesmo tenho sentido esse chamado...espero poder ser forte o suficiente pra conseguir não me internar em telas o dia todo. Ou, melhor: espero não ter que ser forte pra conseguir fazer isso :) Obrigada de novo, Matheus!
Nossa, eu sinto tanta falta dessa internet antiga 😢 eu queria tanto ter a experiência de conversar no MSN de novo...
Verdade, melhor coisa era ficar online off e quando seu crush tava online e vc mandava mensagem e tinha aquele barulhinho na resposta, o coração dava um pulo kkkk
Era um tempo tão bom :'(
nossaaaaaa sim!!! e quando a gnt colocava uma música só pra aparecer o que a gente tava ouvindo pras pessoas verem nosso bom gosto kkkkkk@@gabrielagrassi8237
Eu vejo muito essa diferença na forma como as gerações mais novas se comportam na internet com relação à minha (30 e poucos). Me dá a impressão mesmo que eles não conseguem imaginar outra forma de estar na internet que não mediada pelos apps e redes sociais, como você falou. Eu ainda entro na internet pra ler blogs e sites de notícias. Ainda uso winamp e ainda baixo os discos que quero ouvir. Não consegui me acostumar com spotify, etc. Ainda tenho minha coleção de dvds (nunca aderi ao bluray, e só assino um streaming mas quase não vejo). Ainda compro livros físicos, e uso meu kindle principalmente pra ler pdfs e quadrinhos preto-e-branco. Ah, e caí fora das redes sociais em 2018. Tava me deixando muito ansioso e depressivo.
Vídeo muito bom! Sou psicóloga e existe um atravessamento muito grande da época que vivenciamos em nós e ao mesmo tempo, me pego pensando se não reproduzimos nossos “sintomas” de maneira potencializada nessa época e espaço tecnológico, que muito foi desencadeada por, mas que também algo pré-existente, algo nosso.
você literalmente organizou e descreveu a minha percepção da minha vida (e da vida de todos) que até agora era apenas uma sensação nebulosa, deprimida, incompreendida. sim, eu sinto que a todo tempo estou tentando vender uma imagem, não uma, mas várias, querendo devotamente um pouco de tudo porque busco uma autenticidade que não tem como surgir quando eu e todos já vimos de tudo e não podemos ser impressionados ou provocados por mais nada.
bro, sua reflexão é muito boa, quando era moleque eu tinha uma pergunta que era mais filosófica do que eu imaginava, "qual é o limite dos video games". Pensar isso me fez cair quase na mesma brisa. Acredito que um caminho é começar com a pergunta "Você se conhece?" se as redes sabem mais de ti que você mesmo, "por onde progredir para assimilar o máximo disso?".
Incrível reflexão!! Muito bom acompanhar seu conteúdo ❤ Já quero mais vídeos por aqui!
QUE VIDEO BOMM, é muito bom ver uma qualidade de video dessa aqui no brasil
grata surpresa esse video aparecer nos recomendados, de aspectos tecnicos preciso falar nada ne edicao, roteiro perfeitos. continua mano vc eh bom
Reflexão sensacional, uma pergunta que me pega muito é que uns 10 anos atrás a gente fazia entrevistas de emprego, e as vezes eles perguntavam "quantas horas você passa navegando na internet?" e hoje em dia a gente se pergunta quando tempo conseguimos ficar fora da internet.
10:12 deixar a sua marca é “provocar um desejo de consumo em cima da sua própria performance de si”. nunca tinha conseguido colocar em palavras, gostei muito dessa definição!!
“alerta de achismo” e as intros inspiradas em evangelion me pegaram demais kkkkkkkkkk amei
pra quem ta querendo mais um vídeo bom como esse e com a mesma linha de reflexão, recomendo muitíssimo um dos últimos vídeos do canal ora thiago sobre black mirror ❤️
o melhor youtuber do brasil
Oque a nova geração vai sofrer com visões distorcidas sobre o próprio corpo, mundo, e inumeras outras coisas é meio bizarro
eu AMO esse formato de vídeo e pensava que nunca ia achar um canal brasileiro como o seu. Nova inscrita e muito feliz!
Tudo se inverteu. Em vez de fazermos o processo de individuação pra buscar o seu eu de verdade, a busca é se tornar cada vez mais parecido com persona digital
Esse canal é muito bom descobri hoje.
Só agradeço Matheus Sodré ... analisar o Cyberespaço, dentro do próprio cyberespaço ... essa metalinguagem vai para pra sala aula ... sou professor de Geografia e com certeza seu vídeo vai ser a base de muito aprendizado !!!
Chegando aqui pelo canal do professor Gaiofato. Embora ele diga q não podemos achar q a Internet é um mal e não podemos mesmo, ms só essa semana eu ouvi de 3 pessoas, uma delas uma infileciadora de esquerda sobre algo q tenho vivido. A solidão.
se a gente que é dos anos 90 e teve interessão com o antecessor de tudo isso já perdeu um pouco da personalidade por conta dessa "nova" fase da internet
imagina então quem nasce HOJE?
canal FODA, espero que continue com ótimos conteúdos como tal :)
Cara. Que vídeo sensacional. Comecei despretenciosamente, terminei suspirando com sensações difíceis de pôr em palavras. Daqui um tempo quero assistir de novo - desse jeitinho, do início ao fim, é um tipo de intimidade hoje em dia né?!
Nossa, Mat! Te acompanho no instagram já tem um tempo, mas esse vídeo me trouxe para o seu canal.
Sensacional. Me fez ter vontade de recuperar coisas do tempo de estudos de cibercultura.
Teu trabalho é incrível
Vídeo muito bom 👏🏽👏🏽👏🏽
Um caminho sem volta igual a TV
.
Eu ia pra casa da minha vó e lá todo mundo em cima da TV
.
Ia nas casas dos meus tios, uma TV em cada comodo.
.
Fique calado! Estou ouvindo! Vai pra lá, vai brincar.... Coisas comuns de se ouvir.
.
Hoje os avós querem a atenção dos netos que não deu aos filhos. Os bisavós pior ainda.
.
Pode se dizer que está geração aprendeu muito bem com o DNA e o karma cuidou do restante
.
Se for analisar, por uma TV como algo central , principal na casa e loucura.
.
Antigamente nas casas (antes das TVS)e se via um altar
.
Tirou o altar e pois a TV.
.
Tava na cara que um dia iria piorar.
.
O povo até pra comer e na frente da TV.
.
E nem se fala das propagandas pra crianças. Terrível.
Parabéns continue
Cheguei aqui pelo Normose, não desista de fazer a diferença nesta plataforma.
Parabéns pelo referencial teórico. Tenho 41 anos, vi e fiz e sou parte de todo esse processo, do início, do meio e até a infinitude
Apenas INCRÍVEL tudo que vc produz.
Me sinto em um mini tcc a cada vídeo. Tudo muito bem pesquisado e organizado. Foda
oie! eu sempre falo muito sobre isso e tô muito feliz de ver outra pessoa falando sobre também. além disso, sou editora de vídeo e não posso deixar de falar sobre quão INCRÍVEL tá essa edição. definitivamente um dos melhores vídeos, considerando tanto audiovisual quanto conteúdo, que vi nos últimos tempos. obrigada por ele :)
Parabéns @sodremat sua leitura e profunda analise do movimento digital que inundou a nossa sociedade nos últimos 25 anos e sua influencia na nossa identidade e posicionamento como ser humano foi simplesmente brilhante 👏👏👏 Bravo!!!!
As vitrines sempre existiram, não é algo de agora, porém estão mais potencializadas pelas redes sociais. Antigamente era no meu bairro que eu mostrava meu opala, hoje minha rede precisa ver que eu tenho entradas pro Lollapalooza.
mano, que canal irreal, você disse praticamente tudo que eu penso sobre a internet hoje em dia e ainda acrescentou muito mais aos meus conhecimentos
eu como usuário pós-smarthphone sempre senti receios quanto a minha própria identidade física ser exposta pra todo mundo, então eu criava avatares e reformava eles conforme aos meus novos gostos enquanto crescia, e hoje eu meio que me identifico como ambas identidades parte de quem eu sou, e ao mesmo tempo eu sinto que há uma ambiguidade nelas, porque diversas vezes eu me vejo diferente quando estou no digital e quando estou no real, me faz pensar diferente, agir diferente, gerando um questionamento estranho: eu não sou assim no real porque o físico é mais "real" em mim, e sou assim no digital porque o não-físico é mais "digital" em mim?
o mais louco disso tudo é que além dessa experiência de vida que eu tenho, eu quero cursar Publicidade e Propaganda, pra estudar e entender melhor como funciona essas identidades justamente pra compreender ideias mercadológicas de consumo, e me entender nesse meio todo em meio a tantas vitrines expostas à tantas pessoas
dito isso, belo vídeo, seu canal é uma fonte interessantíssima sobre temas tão importantes acerca da humanidade :)
esse vídeo é absurdo
Chico Moedas Intelectual!! Muito bom!!!
Caramba, baita análise. Há uma dificuldade hercúlia em encontrar conteúdos com tanta profundidade e com discussões relevantes.
Como mencionado no vídeo, esses canais e conteúdos estão por ai, mas acredito que devido à não aderência performática e estética quase que necessária aos tempos de hipercapitalismo e sugadora de atenção , o algoritmo não os reconhece como relevante e dificilmente faz uma distribuição adequada.
Ah irmão que vídeo BOM, trás sutilmente uma reflexão por meio não só de matérias mas o que experiênciamos e o que estamos vivendo no momento. Você passa uma vibe aconchegante junto de um conhecimento que repassado da maneira certa, com uma edição que é simples mas muito agradável e maleável. Espero que você consiga um espaço maior na plataforma irmão, tudo de bom pra você :)
Analise excelente
De vez em quando o algoritmo acerta e traz coisas boas pra gente ver, texto muito bem escrito e reflexivo, estou no aguardo dos próximos hahaha
Caralho irmão. seu trampo é absurdo de bom
Esse video devia devirar um artigo e servir como referencia para iniciar pesquisas sobre identidade em um mundo onde o real e o virtual sao o real.
A música “Welcoome to the internet” do Bo Burnham exemplifica isso muito bem
Parabéns, experiencias com a realidade objetiva principalmente na Natureza é algo libertador. Hoje existe muita ansiedade e depressão.
Que video incrível!! Ótimo conteúdo
Seu conteúdo é bom demais pra ter só 7k de inscritos! Sucesso matheus, nunca pare!
Matheus, que reflexão incrível!!
incrivel amigo sempre mto foda os temas que voce pega ! e um grande destaque pra sua edição maravilhosa aí que complementa mto bem ao que vc desenvolve
Mandou demais
Esse vídeo me deu um soco na cara que tá doendo até agora
muito bom!!! sobre o assunto, tem 2 vídeos de outros criadores que me enlouqueceram e recomento muito (são em inglês):
- Bo Burnham x Jeff Bezos - CJ The X
- Everything Is Content Now - Patrick (H) Willems
ua-cam.com/video/UvYcunuF3Eo/v-deo.htmlsi=7J_el0Q5ZUJAU3Xh e ua-cam.com/video/hAtbFwzZp6Y/v-deo.htmlsi=Q8m3CK5XMlUeMUDW
Que vídeo incrível
ei, conhecendo o canal agora e já amando os vídeos… vim fazer uma crítica construtiva, sou tdah com dpac… e a música parecendo com assovio de fundo tava muito alta, mais alta q a voz, incomodou muito pra assistir. Provavelmente pessoas autistas tb terão problema para assistir 🥺
conheci o canal no video de "internet o filme" e meu deus seu conteúdo é muito bom????
Vídeo incrível, parabéns!
Muito bom o vídeo! Gosto muito deste formato de vídeo. Uma dica que vai de você ou não querer fazer, mas seria legal se você conseguisse colocar ao longo do vídeo de onde você tirou aquela referência específica. Tipo, esse argumento eu busquei do livro X, ai quando você falar aparecer embaixo ou em cima "retirado do livro X, ano tal...". Enfim, fica a sugestão e parabéns pelo vídeo!
É absurdo ver como a internet fluiu tão rapido, dos meus 10 anos ate os 14 a internet virou oq era
Muito bom ✌🏻
Essa vitrine me sugeriu vc. Parabéns pelo vídeo.
Termino esse vídeo completamente surtada, adorei
Sucesso na jornada, cara! Muito obrigado pelos conteúdos ❤
que video incrivel
Muito interessante!
conteúdo de ouro!
eu amei a musiquinha fofa enquanto você explica uma das coisas mais assustadoras sobre a nossa sociedade atual
Reflexão fenomenal!!!!!!!
tem uma música do Delta heavy chamada ghost o tema do clipe é nessa vibe
CA-RA-LHO. Foda demais. Mat, isso tudo é de uma importância que eu sei lá, talvez seja o que de mais urgente a ser integrado pelas nossas cabecinhas físicas. Enquanto há tempo. (Há?) Obrigada, amigo. Um beijo grande!!
valeu demais pela mensagem querida! amei te ver por aqui!
gosto muito de usar um exemplo que eu mesmo tenho passado com o youtube proibindo videos de pirataria no site, realmente o fim de uma era
Vídeo bom pra caralho, parabéns!!!!
Matheus, se puder deixa livro de indicação seria ótimo.
Conteúdo bom assim é raro. Muito bom, cara!
Sensacional! Video excelente ❤
Que roteiro incrível, parabéns
ótimo conteúdo!
Meu amigo, vc materializou meu pensamento. Ótimo vídeo.
foda demais esse vídeo inteiro, parabéns pelo árduo trabalho
Produção incrível
Me gustó. Hice un pequeño video ficción sobre mis sensaciones con respecto a este tema y es increíble como coincide con tantos conceptos de este video. Saludos de Uruguay
Que vídeo massa!
Sugestão: Fazer um vídeo aqui pro UA-cam sobre IA.
adoro seus videos no tiktok, mas passava raiva pq nao sabia o pq cortava os vídeos lá, ai entendi que o titok só upa video até 10 min, finalmente consegui assistir seus videos até o final jdizjxjdjdjd +1 inscrito
inclusive que video bom, videos explode cabeça 🤯
Q video incrivel ! Parabéns!
Que conteúdo incrível!
9:28 é pedrada
vídeo MUITO bom
meu deus eu amo quando o youtube me indica canal novo 😭
Gostei. Like.
Excelente reflexão, Sodré!
divou muito
Lá ele
otimo ideo matheus
Esse foi um dos melhores videos que eu ja vi no youtube BR
A última fase da evolução é tudo virar um shin megami tensei.