Excelente essa fala e a visão de Wladimir sobre a intelectualidade brasileira. E agora que o Bozo já está com projeto de lei para privatizar as universidades? Acabou o poder de articulação que vinha das universidades?
Para aqueles que imaginam a universidade particular salvação do ensino (e da pesquisa?), veja o que aconteceu com a Universidade Gama Filho, aqui no UA-cam.
Boa pergunta, Cecília. Fico pensando na formação de intelectuais da esquerda no século XX que vinham, em grande medida, fora dos círculos acadêmicos. Haviam intelectuais nos sindicatos e partidos, o que é raro hoje. Fico pensando como resgatar isso
Vez ou outra eu fico desanimado com o UA-cam e penso em sair de vez daqui. Mas aí aparecem aulas maravilhosas como esta e eu dou mais uma chance. Ainda vale a pena ver vídeos de opinião na Internet.
Articulação da universidade com a sociedade pode se dar grandemente por meio da extensão universitária. Vamos nos permear mutuamente por meio de extensão, dos programas e projetos que colocam a universidade em contato com o seu meio. Essa é uma das frentes que mais diretamente proporcionam esse diálogo e uma das das frentes que inclusive procuram articular o ensino e a pesquisa em prol de um compromisso social.
Que pena !!! Só isso? É tão importante, neste momento histórico que estamos vivendo, a Carta Capital, dar muito mais espaços para intelectuais do porte de Vladimir Safatle!!!
Muito importante essa fala professor sobre o anestesiamento das universidades diante dos ataques sofridos e sua simples reatividade estarem ligados aos preceitos de avaliação pesquisa e ranqueamento de produção e citação que enquadra esse corpo, que poderia ser ativo, em uma institucionalidade desmembrada do papel político e social da universidade na sociedade. Uma crítica que o Professor Ladislau Dowbor vinha fazendo. Obrigada
Erradíssimo. Esse pensamento nunca funcionou no mundo em lugar nenhum. Existe apenas uma ilusão de autonomia popular. Em todo lugar onde o bem-estar social deu certo, foi pq a elite dominante resolveu com uma mistura de benevolência, pragmatismo e bom-senso, assim fazê-lo ela própria. TODOs os sistemas de bem-estar em países onde isso funciona minimamente partiu exclusivamente e proativamente da própria elite intelectual e econômica. O povão não é inerentemente uma vítima passiva e benéfica. Essa parte pelo jeito a esquerda não vai aprender nunca. A direita sabe muito bem como manipular isso em benefício dela.
@@alvarogoogle eu concordo com você, essencialmente. Entretanto, é preciso trabalhar com a grande massa para estimular o surgimento e desenvolvimento de intelectuais orgânicos, ou seja, que tenham condições de fermentar a massa de maneira autônoma. Quero dizer que a marca da classe social é vital, mesmo que não seja, na prática, garantia de nada. Vide Tábata, embora o exemplo dela pareça ser de cooptação e um tanto de imaturidade. No geral, nós concordamos, mas insisto na necessidade de intelectualizar a periferia, para que ela trace seus rumos, sem uma relação de dependência com a classe média instruída que, apesar das boas intenções, não é classe operária, ou similar.
@@alvarogoogle a esquerda precisa aprender a usar suas próprias armas, não adaptar as da direita. Dando condições as classes para a qualificação de pensamento crítico, é lógico que no futuro estes serão os agentes da mudança, portanto a frase dele é persistente. Agora, como isso é um trabalho a longo prazo, é dever do governo (da classe política progressista) articular ações para promover essa equiparação o mais rápido possível.
Com certeza essa conversa deve ser retomada. Vladimir toca em pontos importantes para o que chamamos de pensamento brasileiro. A crítica ao papel social dos intelectuais brasileiros e às posições confortáveis, um tanto limitadas e até medíocres em relação à responsabilidade que têm em relação ao seu próprio protagonismo político, pode fazê-los rever suas ideias de contribuição social. Nós vamos precisar de todo mundo...
Augusto César Afonso Ferreira eu digo isso pq não identifico nada do fascismo na situação que nos encontramos. Percebo que é mais uma forma de rotular um momento indesejado do que realmente a identidade com as características específicas. O importante, na minha opinião, é respeitarmos o governo que está no momento, combater nas urnas para alcançar o objetivo e debater ideias. Uma saída possível seria promover debates. Agora, ficar fazendo monólogo, rotulando a democracia como extrema direita, não aceitando o governo eleito, pouco ajuda. Afinal, vivemos todos no mesmo país. Outro ponto interessante é ver o rombo existente no país, ignorar tudo para dizer apenas que vivemos sob o fascismo, extrema direita, intolerância , etc.
O primeiro texto da coluna dele no el país (uns 15 dias atrás, no máximo) fala sobre os elementos do fascismo no governo Bolsonaro. Em 12 min não dá pra abranger tudo, colega.
@No name ok , todos os militantes devem ir para as ruas pela volta dos Departamentos de Propinas nas empresas, pelos pixulecos, pela mesadinha para votar nas Assembléias, pela mamata, para enganar as ditas minorias com discursos, pelo dinheiro nas cuecas e malas, para superfaturar obras, e para o continuo processo de roubar o povo brasileiro.
@No name ok , não sou membro do MST para invadir terreno e capiná-lo para revendê-lo. Ainda trabalho duro e honestamente para reverter os danos, que os 14 anos dos roubos do PT nos causaram.
O Sérgio Lírio sempre teve a manha de estar bem acompanhado. Com esse jornalismo reflexivo (não misturar com contemplativo) e jeito manso de quem vê sem olhar, deve ser mineiro.
Ermínia Maricato já se levantou pra juntar a sociedade entorno das questões urbanas. Mas precisamos de mais gente no BR Cidades. Principalmente filósofos, sociólogos e economistas. Talvez saia daí um elo forte entre universidade e sociedade.
Acho que devemos nos unir e entrar toda a população na justiça, no Ministério Público, pressioná-los indo toda semana para as portas do MP e TSE (exigindo cassação de chapa e anulação do que foi feito até agora) de TODOS os Estados. Nada de guerra e sublevação. Já está na hora da humanidade mudar a maneira de lutar.
Gente. Precisamos de mais debates como esses. Explorar mais estas mídias. E fazer apenas 12 minutos de conversa é insuficiente diante da atual conjuntura. Precisamos ocupar este espaço da mídia alternativa... Acho que, apesar de ter sido bom, foi um erro fazer um vídeo desse porte de apenas 12 minutos. Seria melhor fazer um debate mais amplo, e depois fazer recortes de vídeos. Seria muito mais interessante. Mas ressalto mais uma vez que foi muito bom. Parabéns 👏👏
ENTÃO, MEU AMIGO, ARREGACE AS MANGAS E COMECEM A REVOLUÇÃO, POIS A FILOSOFIA ASSIM COMO AS CIÊNCIA EXATAS NÃO SÃO IMPORTANTES APENAS PARA O DESBRAVAMENTO DO CONHECIMENTO, MAS PARA TODO O SEGMENTO QUE LIDA COM A TRANSFORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PAÍS, ATÉ E INCLUSIVE NAS ENGENHARIAS, QUANDO ESTA SE PRESTA A SER PROFUNDA, CIENTIFICAMENTE FALANDO, E SERVE COMO "MEIO DE CAMPO" NA CONVERSÃO DA CIÊNCIA EM PRODUTOS QUE É, A SUA FORMA, A PONTE PARA O SOCIAL!!!!
O setor de educação será nossa trincheira, universidades e institutos. Temos que recuperar este campo, será a partir dali. Para isso, desconectar da influência de partidos políticos.
Não há mais volta para a polarização no Brasil. O polo da esquerda é muito reativo e se prende ao paternalismo. Como diria Weber, se prende ao grande pai. Precisamos buscar uma união em volta de um projeto nacional de desenvolvimento, que agregue projetos e grupos variados na esquerda.
Na minha opinião singela de doutor, após alguns anos na academia, consegui identificar algumas mazelas dos nichos de esquerda e direita. À direita, principalmente nos ambientes muito competitivos de exatas, o que que reina é a vergonha de ser brasileiro e manutenção da situação da elite do departamento, instituto.... Como bom exemplo, os professores, donos da situação, lançam mão do elitismo e do distanciamento da classe popular. Por exemplo, na ânsia de publicação, grande número da pesquisadores esconde os "Silva" de seus nomes, preferem sobrenomes americanos, alemães.... A manutenção da situação política é ainda mais nefasta... Por agirem em colegiados, muitas vezes princípios constitucionais sagrados são desrespeitados, e não raramente professores, pagos com dinheiro público, são excluídos da indústria de financiamento das agências aparelhadas pela situação políticas dominantes. À esquerda, principalmente nas humanas, a orientação política é péssima. Bandeiras das mais diversas causas dispersam as forças. Vivemos praticamente 15 anos como se o jogo ja estivesse ganho. A grande massa se ocupou de desfrutar os espólios da vitória. Agora como conciliar tais esforços na defesa da educação, sociedade? Não podemos esquecer que nosso ministro, que defende bala na cabeça dos comunistas, veio da universidade pública. Agora, nossa torre de marfim está caindo. A liberdade de pensamento será dominada pela ditadura do mercado. Estudantes pagarão mensalidades. Professores deverão direcionar suas atividades para fichas reducionistas de avaliação de desempenho para satisfação da viabilidade econômica. O estado mínimo serve a quem não o manipula...
@Rui S Isso que eu chamo de um argumento irretorquível. Diante de tamanha consistência lógica e apelo convincente, eu só consigo contra-argumentar da seguinte maneira: o time do Bonsucesso-RJ é fantástico!
Muito interessante repensar esse papel do intelectual mundo . Contudo, acho fundamental produzir textos acadêmicos em língua portuguesa. A hegemonia do inglês se torna universal por conta desse pensamento. É ter uma visão muito pragmática e subserviente do conhecimento ao propor publicar textos em inglês em busca de citação/aceitação. Se a massa documental crítica que vem sendo produzida em língua portuguesa for relevante não faltará intelectual no mundo que se debruçará sobre a gramática portuguesa para adentrar na forma brasileira de produzir conhecimento. Ele voltará ao seu país e publicará na sua língua natal e quando convidado para falar aqui se esforçará para comunicar em língua portuguesa. É muito comum um intelectual ter esse pensamento sobre produzir em língua portuguesa. É uma lenta colocada nos olhos. A lente anglo-franco-germânica.
Bourdieu ora: "Deus me livre dos cães de guarda da metodologia". Acrescente à fala de Safatle que a exclusão dos graduados para a contribuição do conhecimento e a seleção de assuntos para pesquisa stricto senso, criou um "casta superior" na academia. Veja que a produção intelectual no séc. 19 advinha de pessoas com múltiplos conhecimentos. Enfim, precisa rever muita coisa!
Essa conversa resulta em uma conclusão: o comportamento do ser humano residente e domiciliado no Brasil, mormente os mais jovens, é o de GENTE IRRACIONAL, que AGE POR IMPULSO, que NÃO DISCUTE ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO, Latu senso.
Fico tao feliz de ver que a esquerda é tão ensimesmada e tapada. Isso da pelo menos mais um dez anos pra arrumar o país. Continuem assim. O país agradece.
"reage reativamente", ou seja a esquerda café com leite ou cachorro de pomar, virou reacionária... deve isso muito mas muito a canais tipo brasil 247 entres outros diários do centro do mundo paralelo e doutores hábeis em "papers"... Safatle cada dia mais prova ser um dos maiores do novo pensamento necessário brasileiro!
Mas ...vai pelo Jessé Souza .... "O que é invisível pra você é aquilo que você não critica" Então olhe pras poucas famílias que possuem 90% da renda do Brasil . O projeto econômico é imposto por eles. Compreendo ...seu foco é o Bolsonaro e sua política ... Mas vai precisar fazer um programa pra falar de Paulo Guedes.
@Aniquilador Destruidor Bolsonaro é um ladrão corrupto tão hipócrita e covarde que passou a vida no PP do Maluf e agora está num partido de aluguel... Bolsonaro é Traidor da Pátria! Bolsonaro é Fantoche do Governo Corrupto e Homicida dos EUA controlado pela Máfia Anglo Sionista!
A Carta Capital deveria fazer programas semanais ou quinzenais com o Vladimir!!!! Ótimo vídeo!!!!!
Ahhhh! Esse papo tinha que durar pelo menos uma hora!
O Saflate é um intelectual extraordinário que, de fato, está engajado c/ as quesito do nosso país.! Pena q exceção. Obrigada!
De Itu SP
Sem dúvida um dos maiores intelectuais desse país em todos os tempos. Reflexões fundamentais!
Pessoas capazes são necessárias 👏👏👏👏
Excelente Safatle, grande entrevista! Obrigada.
Estava sentindo falta das palestras do Safatle!
Só sobrevivi a 2018 graças à sua racionalidade e sabedoria.
Gratidão! Volte sempre!
Excelente essa fala e a visão de Wladimir sobre a intelectualidade brasileira. E agora que o Bozo já está com projeto de lei para privatizar as universidades? Acabou o poder de articulação que vinha das universidades?
Para aqueles que imaginam a universidade particular salvação do ensino (e da pesquisa?), veja o que aconteceu com a Universidade Gama Filho, aqui no UA-cam.
@@rlimalima5915 Lula, que fundou 18 universidades e colocou o pobre para se formar, está pagando o preço de lutar por nossos direitos. País horrível
Fora Bolsonaro é a única política possível para a esquerda.
Boa pergunta, Cecília. Fico pensando na formação de intelectuais da esquerda no século XX que vinham, em grande medida, fora dos círculos acadêmicos. Haviam intelectuais nos sindicatos e partidos, o que é raro hoje. Fico pensando como resgatar isso
Um dos maiores, se não o maior pensador brasileiro ainda vivo. Grande Vladimir!
Vez ou outra eu fico desanimado com o UA-cam e penso em sair de vez daqui. Mas aí aparecem aulas maravilhosas como esta e eu dou mais uma chance. Ainda vale a pena ver vídeos de opinião na Internet.
Sem dúvidas, um diálogo elucidante!
Se isto é o início eu não aguentarei o fim 😢😢😢
Excelente entrevista! Só ouvi verdades!
Sempre bom ouvir o Prof.!
precisamos retomar a pauta do trabalho e do bem estar social.
Realmente o tempo da entrevista foi muito irrisório! Wladimir Safatle merecia muito mais !! Ficamos aqui com um gosto de quero mais.....
Articulação da universidade com a sociedade pode se dar grandemente por meio da extensão universitária. Vamos nos permear mutuamente por meio de extensão, dos programas e projetos que colocam a universidade em contato com o seu meio. Essa é uma das frentes que mais diretamente proporcionam esse diálogo e uma das das frentes que inclusive procuram articular o ensino e a pesquisa em prol de um compromisso social.
Sempre bom para refletir !
Safatle tao querido!!! Faça um canal seu e dê suas palestras. Iriamos amar, com certeza. Bjsss
Safatle é o grande filósofo dos nossos tempos!!!
A INSURREIÇÃO E A SUBLEVAÇÃO COMO CAMINHOS ÚNICOS...
Que pena !!! Só isso? É tão importante, neste momento histórico que estamos vivendo, a Carta Capital, dar muito mais espaços para intelectuais do porte de Vladimir Safatle!!!
Grande análise
Perfeito
Que pena que o Brasil esteja passando por isso! O lado bom é que as cartas estão sendo jogadas na mesa e as pessoas estão se revelando.
Muito esclarecedor, maravilhoso!
Muito importante essa fala professor sobre o anestesiamento das universidades diante dos ataques sofridos e sua simples reatividade estarem ligados aos preceitos de avaliação pesquisa e ranqueamento de produção e citação que enquadra esse corpo, que poderia ser ativo, em uma institucionalidade desmembrada do papel político e social da universidade na sociedade. Uma crítica que o Professor Ladislau Dowbor vinha fazendo. Obrigada
Excelente entrevista.
Muito bom!!!
Wladimir é ótimo, as ideias que ele expõe já vem de algo lapidado por ele antes, raramente fala algo fora da realidade.
O povo deve ser autor da sua libertação... o intelectual, apoia e acompanha!
Erradíssimo. Esse pensamento nunca funcionou no mundo em lugar nenhum. Existe apenas uma ilusão de autonomia popular. Em todo lugar onde o bem-estar social deu certo, foi pq a elite dominante resolveu com uma mistura de benevolência, pragmatismo e bom-senso, assim fazê-lo ela própria. TODOs os sistemas de bem-estar em países onde isso funciona minimamente partiu exclusivamente e proativamente da própria elite intelectual e econômica. O povão não é inerentemente uma vítima passiva e benéfica. Essa parte pelo jeito a esquerda não vai aprender nunca. A direita sabe muito bem como manipular isso em benefício dela.
@@alvarogoogle eu concordo com você, essencialmente. Entretanto, é preciso trabalhar com a grande massa para estimular o surgimento e desenvolvimento de intelectuais orgânicos, ou seja, que tenham condições de fermentar a massa de maneira autônoma. Quero dizer que a marca da classe social é vital, mesmo que não seja, na prática, garantia de nada. Vide Tábata, embora o exemplo dela pareça ser de cooptação e um tanto de imaturidade.
No geral, nós concordamos, mas insisto na necessidade de intelectualizar a periferia, para que ela trace seus rumos, sem uma relação de dependência com a classe média instruída que, apesar das boas intenções, não é classe operária, ou similar.
@@alvarogoogle a esquerda precisa aprender a usar suas próprias armas, não adaptar as da direita. Dando condições as classes para a qualificação de pensamento crítico, é lógico que no futuro estes serão os agentes da mudança, portanto a frase dele é persistente.
Agora, como isso é um trabalho a longo prazo, é dever do governo (da classe política progressista) articular ações para promover essa equiparação o mais rápido possível.
Muito bom.
Cirúrgico!!!!!
Vladmir é sempre instigante. Um filósofo na melhor tradição da Tese 11! Sempre um prazer ouví-lo!
Vladimir Safatle bem que poderis ter um canal, né não??
Concordo!!
Verdade, concordo também!
concordo! para fazer frente ao guru olavo
pois é, pra ver as coisas dele tem q ficar catando aqui e acolá
Com certeza essa conversa deve ser retomada. Vladimir toca em pontos importantes para o que chamamos de pensamento brasileiro. A crítica ao papel social dos intelectuais brasileiros e às posições confortáveis, um tanto limitadas e até medíocres em relação à responsabilidade que têm em relação ao seu próprio protagonismo político, pode fazê-los rever suas ideias de contribuição social. Nós vamos precisar de todo mundo...
Foi pouco! Queria mais
O problema deste vídeo é que ele é curto. Vladimir Safatle é sempre muito preciso!
A entrevista poderia ter durado mais tempo e vc poderia fazer mais perguntas sobre o livro. O Vladimir é genial!
Augusto César Afonso Ferreira se ele é genial, pq não explica pq estamos sob fascismo? Que características estão postas no momento?
@@tonytguitar7397 Ué leia os livros que ele escreveu e assista suas entrevistas que vc saberá.
Augusto César Afonso Ferreira eu digo isso pq não identifico nada do fascismo na situação que nos encontramos. Percebo que é mais uma forma de rotular um momento indesejado do que realmente a identidade com as características específicas. O importante, na minha opinião, é respeitarmos o governo que está no momento, combater nas urnas para alcançar o objetivo e debater ideias. Uma saída possível seria promover debates. Agora, ficar fazendo monólogo, rotulando a democracia como extrema direita, não aceitando o governo eleito, pouco ajuda. Afinal, vivemos todos no mesmo país.
Outro ponto interessante é ver o rombo existente no país, ignorar tudo para dizer apenas que vivemos sob o fascismo, extrema direita, intolerância , etc.
O primeiro texto da coluna dele no el país (uns 15 dias atrás, no máximo) fala sobre os elementos do fascismo no governo Bolsonaro. Em 12 min não dá pra abranger tudo, colega.
Excelente vídeo.
Não existe um pensamento de direita consistente, mas a ignorância é uma potência!!! Gado que dispara, não tem quem segure.
boa....
@No name ok Sim. Eu estava comentando a afirmação do Safatle.
moro na cadeia
@No name ok , todos os militantes devem ir para as ruas pela volta dos Departamentos de Propinas nas empresas, pelos pixulecos, pela mesadinha para votar nas Assembléias, pela mamata, para enganar as ditas minorias com discursos, pelo dinheiro nas cuecas e malas, para superfaturar obras, e para o continuo processo de roubar o povo brasileiro.
@No name ok , não sou membro do MST para invadir terreno e capiná-lo para revendê-lo. Ainda trabalho duro e honestamente para reverter os danos, que os 14 anos dos roubos do PT nos causaram.
Vladimir Safatle é brilhante
Nada ,pois ninguém desperta quem já está morto !
Jesus cristo!
👏👏👏👏👏
O Sérgio Lírio sempre teve a manha de estar bem acompanhado. Com esse jornalismo reflexivo (não misturar com contemplativo) e jeito manso de quem vê sem olhar, deve ser mineiro.
Ermínia Maricato já se levantou pra juntar a sociedade entorno das questões urbanas. Mas precisamos de mais gente no BR Cidades. Principalmente filósofos, sociólogos e economistas. Talvez saia daí um elo forte entre universidade e sociedade.
Por mais vídeos como esse!
SERÁ QUE mesmo no sofrimento a sociedade brasileira não vai mudar???
Acho que devemos nos unir e entrar toda a população na justiça, no Ministério Público, pressioná-los indo toda semana para as portas do MP e TSE (exigindo cassação de chapa e anulação do que foi feito até agora) de TODOS os Estados. Nada de guerra e sublevação. Já está na hora da humanidade mudar a maneira de lutar.
esses percentuais que ele apresenta são interessantes. Onde podemos analisar esses dados?
Ahhh aumenta o tempo das entrevistas :D MUITO boa!
Homem , Homão Inteligente. Caramba! E o berço? E essa finesa??
Gente. Precisamos de mais debates como esses. Explorar mais estas mídias. E fazer apenas 12 minutos de conversa é insuficiente diante da atual conjuntura. Precisamos ocupar este espaço da mídia alternativa... Acho que, apesar de ter sido bom, foi um erro fazer um vídeo desse porte de apenas 12 minutos. Seria melhor fazer um debate mais amplo, e depois fazer recortes de vídeos. Seria muito mais interessante. Mas ressalto mais uma vez que foi muito bom. Parabéns 👏👏
ENTÃO, MEU AMIGO, ARREGACE AS MANGAS E COMECEM A REVOLUÇÃO, POIS A FILOSOFIA ASSIM COMO AS CIÊNCIA EXATAS NÃO SÃO IMPORTANTES APENAS PARA O DESBRAVAMENTO DO CONHECIMENTO, MAS PARA TODO O SEGMENTO QUE LIDA COM A TRANSFORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PAÍS, ATÉ E INCLUSIVE NAS ENGENHARIAS, QUANDO ESTA SE PRESTA A SER PROFUNDA, CIENTIFICAMENTE FALANDO, E SERVE COMO "MEIO DE CAMPO" NA CONVERSÃO DA CIÊNCIA EM PRODUTOS QUE É, A SUA FORMA, A PONTE PARA O SOCIAL!!!!
Safatle genial, mais uma vez. Não adianta desmontar a sociologia e a filosofia. Fiz exatas e virei comunista. Bolsonaro quer combater o saber.
interessante as posições do safatle sobre as universidades públicas
Vladimir é lucidez sempre
O homem que nunca ri e ver confeitaria em tudo.
Quem teve a ideia de colocar essa musiquinha de fundo deveria ser punido severamente.
O setor de educação será nossa trincheira, universidades e institutos. Temos que recuperar este campo, será a partir dali. Para isso, desconectar da influência de partidos políticos.
Não há mais volta para a polarização no Brasil. O polo da esquerda é muito reativo e se prende ao paternalismo. Como diria Weber, se prende ao grande pai. Precisamos buscar uma união em volta de um projeto nacional de desenvolvimento, que agregue projetos e grupos variados na esquerda.
concordo com o safatle, as eleições de 2014 foram um marco e minha percepção naquele momento foi o mesmo e 2018 sou foi uma reverberação
O Brasil está naufragando e não percebeu.
E. S. Tá não, iremos decolar. Acredite
Excelente entrevista. Vamos ter mais?
Sensacional! Uma pena a entrevista ser tão curta.
Na minha opinião singela de doutor, após alguns anos na academia, consegui identificar algumas mazelas dos nichos de esquerda e direita. À direita, principalmente nos ambientes muito competitivos de exatas, o que que reina é a vergonha de ser brasileiro e manutenção da situação da elite do departamento, instituto.... Como bom exemplo, os professores, donos da situação, lançam mão do elitismo e do distanciamento da classe popular. Por exemplo, na ânsia de publicação, grande número da pesquisadores esconde os "Silva" de seus nomes, preferem sobrenomes americanos, alemães.... A manutenção da situação política é ainda mais nefasta... Por agirem em colegiados, muitas vezes princípios constitucionais sagrados são desrespeitados, e não raramente professores, pagos com dinheiro público, são excluídos da indústria de financiamento das agências aparelhadas pela situação políticas dominantes. À esquerda, principalmente nas humanas, a orientação política é péssima. Bandeiras das mais diversas causas dispersam as forças. Vivemos praticamente 15 anos como se o jogo ja estivesse ganho. A grande massa se ocupou de desfrutar os espólios da vitória. Agora como conciliar tais esforços na defesa da educação, sociedade? Não podemos esquecer que nosso ministro, que defende bala na cabeça dos comunistas, veio da universidade pública. Agora, nossa torre de marfim está caindo. A liberdade de pensamento será dominada pela ditadura do mercado. Estudantes pagarão mensalidades. Professores deverão direcionar suas atividades para fichas reducionistas de avaliação de desempenho para satisfação da viabilidade econômica. O estado mínimo serve a quem não o manipula...
Deveria ter ocorrido uma entrevista, né? O jornalista não soube perguntar.
Entrevistem Alisson Mascaro
...eheh, grande Geminiano, o Safatle!
Depois do Olavo Nunca Teve Razão, “filósofo” virou pejorativo! 😁
Eu às vezes acho que a gente chama o cara de astrólogo pra não precisar debater os argumentos.
@@felipe741Você poderia dizer que argumentos seriam esses?
@Rui S Isso que eu chamo de um argumento irretorquível. Diante de tamanha consistência lógica e apelo convincente, eu só consigo contra-argumentar da seguinte maneira: o time do Bonsucesso-RJ é fantástico!
Eduardo Magrone, kkkkk
Me fez lembrar de Fernando Hadad....
isso não é polarização, isso é luta de classe.
Muito interessante repensar esse papel do intelectual mundo . Contudo, acho fundamental produzir textos acadêmicos em língua portuguesa. A hegemonia do inglês se torna universal por conta desse pensamento. É ter uma visão muito pragmática e subserviente do conhecimento ao propor publicar textos em inglês em busca de citação/aceitação.
Se a massa documental crítica que vem sendo produzida em língua portuguesa for relevante não faltará intelectual no mundo que se debruçará sobre a gramática portuguesa para adentrar na forma brasileira de produzir conhecimento. Ele voltará ao seu país e publicará na sua língua natal e quando convidado para falar aqui se esforçará para comunicar em língua portuguesa.
É muito comum um intelectual ter esse pensamento sobre produzir em língua portuguesa. É uma lenta colocada nos olhos. A lente anglo-franco-germânica.
A esquerda só se levantaria se houvesse alguém com carácter e moral disposto ser coerente discurso e ação
Uma pena que o entrevistador não tenha sabido explorar todo o potencial desse entrevista...
O cara manda a real mesmo, sem massagem
Vladimir é um tapa na cara, um balde de água fria sobre a academia. Afinal, essa é a sua função, parafraseado Marc Bloch, para que serve a filosofia?
A carta capital poderia convidar o analista político Rui Costa Pimenta!
‘behind every [rise of] Fascism, there is a failed [socialist] revolution’. (Walter Benjamin)
Bourdieu ora: "Deus me livre dos cães de guarda da metodologia". Acrescente à fala de Safatle que a exclusão dos graduados para a contribuição do conhecimento e a seleção de assuntos para pesquisa stricto senso, criou um "casta superior" na academia. Veja que a produção intelectual no séc. 19 advinha de pessoas com múltiplos conhecimentos. Enfim, precisa rever muita coisa!
Resumindo o Brasil já era fundo do fundo do poço
Qual é o nome que ele cita em 5:38? Não consegui entender direito. Obrigado
Raymond Aron.
@@trabalhadoranonimo1657 , Muitíssimo obrigado.
Não parece coincidência que esse Vladimir seja a cara daquele outro Vladimir.
Ridícula essa ofensa gratuita (na introdução) ... q denota a preocupação (inveja) q o Zé tem com o filósofo lembrado !!
Com um vídeo desses a esquerda vai continuar dormindo mesmo
Essa conversa resulta em uma conclusão: o comportamento do ser humano residente e domiciliado no Brasil, mormente os mais jovens, é o de GENTE IRRACIONAL, que AGE POR IMPULSO, que NÃO DISCUTE ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO, Latu senso.
Por acaso tem alguma relação com, Munir Safatle.
A esquerda é majoritária? kkkkk. Eu vejo no congresso...
Na mosca!!!
A música atrapalha!!!
Como se desperta um cadáver esquartejado?
Também tem o Curta de Ficção Policial "Cine Marighella", de Laurence West, 15 minutos, 2014. ua-cam.com/video/XBC0qW9_s-U/v-deo.html
Fico tao feliz de ver que a esquerda é tão ensimesmada e tapada. Isso da pelo menos mais um dez anos pra arrumar o país. Continuem assim. O país agradece.
"reage reativamente", ou seja a esquerda café com leite ou cachorro de pomar, virou reacionária... deve isso muito mas muito a canais tipo brasil 247 entres outros diários do centro do mundo paralelo e doutores hábeis em "papers"... Safatle cada dia mais prova ser um dos maiores do novo pensamento necessário brasileiro!
Não tem essa comversa integral?
Mas ...vai pelo Jessé Souza ....
"O que é invisível pra você é aquilo que você não critica"
Então olhe pras poucas famílias que possuem 90% da renda do Brasil .
O projeto econômico é imposto por eles.
Compreendo ...seu foco é o Bolsonaro e sua política ...
Mas vai precisar fazer um programa pra falar de Paulo Guedes.
O projeto gramsciano deu certo.. por isso essa ideologia predomina na universidade, sobretudo nas humanas
Quero os meus governos do PT de volta! #voltaPT
@Aniquilador Destruidor Bolsonaro é um ladrão corrupto tão hipócrita e covarde que passou a vida no PP do Maluf e agora está num partido de aluguel... Bolsonaro é Traidor da Pátria! Bolsonaro é Fantoche do Governo Corrupto e Homicida dos EUA controlado pela Máfia Anglo Sionista!
Troca essa trilha parece Amaury Jr. Hihih
Deem mais tempo para o Vladimir falar !!! Ele é um dos pensadores mais lúcidos do Brasil na atualidade!!!!!