“Trabalhei entregando jornais. Sempre gostei de levar notícias para as pessoas.”

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 14 жов 2024
  • A vida dá muitas voltas. Aos 14 anos Antonio Werneck (@antoniowerneck) era entregador de jornal nas ruas de Niterói e hoje, como jornalista consagrado desfruta o prazer da conquista de três Premios Esso e cinco premio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo.
    O jornalista Antonio Werneck encerra a programação do Novembro Negro na ABI, com a exibição do seu depoimento na primeira temporada do Acervo Jornalista Gustavo de Lacerda onde conta a sua trajetória marcada pela cobertura ligada a área de Segurança Pública, no jornal O Globo. Cobriu guerras em Moçambique, Angola e Namíbia. Atualmente é roteirista e apurador no núcleo de jornalismo investigativo do programa Linha Direta da TV Globo.
    O Acervo Jornalista Gustavo de Lacerda exibe nesta sexta-feira, 24, às 11h, no canal ABI TV no UA-cam, o depoimento da jornalista Eliane Benício. Ancora de Rádio e TV, repórter, produtora e escritora, Eliane Benício trabalhou nos jornais O Povo, O Dia, O São Gonçalo, Jornal do Brasil, na Rádio Roquete Pinto, TV Bandeirantes, TV Escola, TV Brasil e atualmente é repórter na Rio Câmara TV.
    O relato do jornalista Antonio Werneck é o sexto programa da série Acervo Jornalista Gustavo de Lacerda, um programa da diretoria de Igualdade Étnico-Racial da Associação Brasileira de Imprensa, liderada pelo jornalista Luiz Paulo Lima e do Departamento de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), representado pelos professores Mauro Silveira e Carlos Alves. Esta série vem preencher uma lacuna crucial na preservação da memória e da história da imprensa negra no Brasil e, ao mesmo tempo destacar a importância da diversidade étnico-racial no jornalismo.
    Não custa lembrar: o nome de Gustavo de Lacerda batiza o acervo porque o jornalista negro, catarinense, fundou a ABI há 115 anos (7 de abril de 1908). Segundo o próprio Lacerda, a Associação Brasileira de Imprensa deveria ser um campo neutro em que se pudessem abrigar todos os trabalhadores da imprensa.
    Conheça, curta, compartilhe e deixe o like em outros programas do Acervo Jornalista Gustavo de Lacerda:
    • ACERVO JORNALISTA GUST...

КОМЕНТАРІ • 3

  • @cesariooliveira182
    @cesariooliveira182 10 місяців тому +1

    Obs. Anistia Na ABI Agora Em 2023 Para Todos os Jornalistas de Todo o Brasil.

  • @cesariooliveira182
    @cesariooliveira182 10 місяців тому +1

    Obs. Temos a Multivix ( Faculdade ), Talvez Única No Brasil a Ter Curso Livre Ead de Comunicação Em Fotojornalismo ( 80h e Online ) - Com Direito Ao Certificado da Multivix ( Reconhecido Pela Mec no Brasil ), e Apos Emitir o Mtb de Jornalista No Brasil, e Obter a Carteira de Jornalista da FENAJ e Da ABI No Brasil, Sempre Pela Democracia e Liberdade de Imprensa e de Expressão no Brasil Em 2023 No BRASIL.