Luís Alberto Rocha Melo - Cinema Independente: produção, distribuição e exibição no RJ (1948-1954)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 7 лип 2024
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
    Faculdade de Formação de Professores - FFP
    Programa de Pós-Graduação em História Social - PPGHS
    Doutorado em História
    Doutorando: Arthur Moura (bolsista FAPERJ)
    Projeto: Cinema Político Independente no Rio de Janeiro (2000-2020): conflitos de classe na produção cinematográfica
    Orientador: Dr. Gelsom Rozentino de Almeida
    Co-orientadora: Dra. Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley
    Luís Alberto Rocha Melo é cineasta e professor do Bacharelado em Cinema e Audiovisual, do PPG em Artes, Cultura e Linguagens e do International Master in Cinema Studies (IMACS), no IAD/UFJF.
    Mestre e doutor em Comunicação pela UFF. Atualmente desenvolve a pesquisa Historiografia Audiovisual do Cinema no Brasil, financiada pelo CNPq e pela Fapemig, através do grupo de pesquisa Historiografia Audiovisual, do qual é líder.
    Trabalha com história e historiografia do cinema brasileiro; direção cinematográfica; processos de criação e produção no cinema independente.
    Dirigiu os longas-metragens Um homem e seu pecado (2016), Nenhuma fórmula para a contemporânea visão do mundo (2012) e Legião estrangeira (2011); o média documental O Galante rei da Boca (2004); os curtas de ficção Cinebiogravura (2017) e Que cavação é essa? (2008), além de ensaios experimentais em vídeo produzidos desde 1989.
    É um dos autores do livro em dois volumes Nova História do cinema brasileiro, organizado por Sheila Schvarzman e Fernão Ramos (SESC: 2018) e coorganizador, juntamente com Alessandra Brum e Sérgio Puccini, de Cinema em Juiz de Fora (UFJF: 2017).
    É autor de diversos capítulos de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.

КОМЕНТАРІ •