AS UNIVERSIDADES MEDIEVAIS
Вставка
- Опубліковано 6 лют 2025
- As universidades foram responsáveis pela conservação, harmonia e unificação do saber escolástico, é uma realidade espiritual antes de física. Resumidamente, os medievais entendiam por universidade uma união espiritual, constituída de professores (mestres) e alunos (discípulos), regida por uma constituição jurídica.
Referência Bibliográfica sugerida:
GILSON, Étienne. O espírito da filosofia medieval. São Paulo, Martins Fontes, 2006.
GILSON, Étienne. A filosofia na Idade Média. 3ªed. São Paulo, Martins Fontes,2013.
SARANYANA, Josep-Ignasi. A filosofia medieval: das origens patrísticas à escolástica barroca. São Paulo: Instituto Brasileiro de Filosofia Raimundo Lúlio (Ramon Llull), 2006.
ULLMANN, Reinholdo Aloysio. A universidade medieval. 2ªed. Porto Alegre, EDIPUCRS, 2000.
Se tiver qualquer dúvida sobre quaisquer dos temas ou conceitos tratados no vídeo, basta enviar um e-mail para o endereço lucianoduartedasilveira@gmail.com
Este Canal possui como objetivo apresentar de forma sintética e objetiva, mas com clareza, autores, temas e conceitos desenvolvidos e discutidos na História da Filosofia. A intenção é despertar a curiosidade para o estudo da filosofia através da exposição da História da Filosofia. Em geral procuro fazer vídeos curtos, mas eventualmente disponibilizarei vídeos mais longos nos quais haverá um tratamento um pouco mais detalhado e profundo acerca dos assuntos tratados.
Inscreva-se no Canal;
Ative as notificações (no sininho);
Assista aos outros vídeos do Canal;
Se gostar Curta, Compartilhe;
Comente os vídeos (para que o vídeo ganhe relevância na plataforma).