Que vídeo sensato!! Parabéns!! Vejo tanta gente se frustrando, achando que em 6 meses já conseguem achar uma vaga fácil. Não levam nenhum dos pontos que você trouxe no vídeo em consideração. Eu comecei estudando front end e agora estou no primeiro semestre de ADS. Estou fazendo migração (Contabilidade) para a área e tenho total ciência que demora e pode demorar bastante, ainda mais pra quem assim como eu precisa conciliar trabalho com estudos. Ganhou uma inscrita 👏🏻👏🏻 Adorei os memes também 😂
É difícil e tá sendo difícil, mas graças à programação, consegui crescer mentalmente. Nunca fui uma pessoa de estudar ou sonhar com uma carreira, mas, graças à programação, consegui ter ânimo para estudar e me formar no ensino médio (supletivo), começar uma faculdade e ficar horas e horas estudando ou mexendo em projetos pessoais. Mesmo se eu não conseguir crescer na carreira, acredito que ainda assim continuarei programando. Acho que é um estilo de vida e é o que me faz ter interesse em estudar!
Eu tbm mano. Apesar do pesadelo que os programadores estão vivendo no Brasil, esta atividade é recompensadora e estimulante. Eu estou estudando pra concurso e Dev Web mas por haver matemática e por eu já gostar dela antes mesmo de estudar pro concurso, deu mais vontade ainda de aprender por saber que a usamos neste universo dos códigos. Sucesso querido, and let's code dude!.
Cara, que legal, o mesmo comigo, terminei os estudos em 2017 e em junho de 2020 estava estagiando na área, fiquei 5 meses de estágiario e 1 ano e 4 meses como analista de infraestrutura, até que consegui minha vaga de dev, em agosto de 2022, estou firme e forte, não e fácil, mas tá tudo certo
Demorei 2 anos pra fazer transição de Barbeiro para desenvolvedor de banco de dados, hoje trabalho em uma empresa de ERP com 20 anos de atuação. Quando comecei vi que nao sabia nada, mas evolui muito nesses ultimos 4 meses
Eu atualmente estou na mesma posição que você tinha,eu sou barbeiro e tenho família pra cuidar, porém essa profissão é desgastante e sem muito retorno financeiro, estou querendo muito migrar pra área da programação, mais estou tendo que tomar bastante cuidado com minhas decisões.
kkkkkkkkk o cara da thumb é literalmente eu. Eu era pizzaiolo e usava esse avental aí, agora sou analista de sistemas numa empresa de TI, é difícil mas vale muito a pena e pra quem gosta de tecnologia igual eu, vai passar por cima de cada desafio comemorando cada bug encontrado, cada suporte bem sucedido, cada implantação concluída.
Novo inscrito chegando, tenho 30 anos, trabalho como gari e decidir entrar no curso de Ciências da Computação- UFPB (cidade pequena e resido próximo ao campus e isso ajuda bastante). Hoje estou no P2 e sempre buscando mais conhecimento para assim conquistar minha vaga.
estude bastante álgebra linear, um pouco de análise e tenha paciência, matemática discreta é a matemática da vida real, como você vai ver cálculo, que é algo como "matemática contínua", pode ser que sua visão fique deturpada. De resto, álgebra booleana é apenas aplicação de lógica, então recomendo pegar algum curso do IF ou da UFRJ, em pdf.
Comecei comprando um livro de python e ia lendo e fazendo os exercícios no CELULAR, fazia todos os exercícios daquele trambolho de mais de 800 páginas em pé no busão e metrô. Ia lendo, quando entendia o que o exercício queria, guardava na mochila, pegava o celular e fazia os exercícios me segurando para não cair no metrô, uma mão no cano (lá ele) e outra no pydroid. Todo e qualquer momento livre que eu tinha eu usava para estudar. Depois de UM ANO estudando e fazendo pequenas automatizações onde trampava eu consegui meu primeiro trampo de Dev... E já estou indo para o 7 anos de carreira.
@@gofriends1 Curso Intensivo de Python: uma Introdução Prática e Baseada em Projetos à Programação Confundi que tinha mais de 800 páginas, é mais de 600. Mas mesmo assim o bicho é grande (folhas tamanho A4) e pesado para ir lendo pendurado em busão e metro cheio de São Paulo.
@@Junior-yv6bf Eu fui para a área de automação (RPA) e de dados. Então me envolvi pouco com Django e mais com Pandas e Scikit-Learn, por fim hoje trabalho mais com PySpark como Engenheiro de Dados.
@@Demetriofim sua historia me motivou demais, acredito que varias pessoas, voce ainda continua na carreira com o python? como ta sua vida hoje? por favor responda! mt gente se basea nessas historias de sucesso.
O vídeo que eu precisava ouvir/ver. Tenho 33 anos, Estou CLT (atualmente), trabalhando com robôs industriais. De certa forma também tem a programação e tal. Porém, é mais voltado pra área de automação industrial do que T.I, de fato. Sou pai de família, casado com 3 filhos. Pratico atividade física regular, dedico tempo a família, educação para com os filhos, tempo com Deus e um pouquinho de tempo dedico também a música, pois toco alguns instrumentos. Atualmente estudando Eng. De Software e mais alguns outros cursos da area que comorei com acesso vitalício. Porém, realmente é uma luta gigante para se regarar e ter disciplina nos estudos. Mas eu creio que em nome de Jesus, irei me tornar de fato um desenvolvedor, migrar de área e conquistar um padrão de vida melhor para oferecer à minha família. Me desejem boa sorte! ... E Boa sorte também para os que estão nessa caminhada árdua. Obs: obrigado pelo conteúdo do vídeo! É de grande ajuda.
Cara, parece que tu entrou na minha cabeça, saiu e postou esse vídeo. Eu tô passando exatamente por isso: 6 anos na área da saúde, fudido no 6x1, com um salário de 3k, esposa e filho. Decidi mudar de vida. Agora tô acordando às 4:30 da manhã, que é a hora que dá, senão me atraso pro trabalho. Estou estudando 1 hora todo dia, fazendo um curso. Já fiz 3 projetos e posto tudo no GitHub e no LinkedIn. Confio no processo, uma hora vai chegar. Esse vídeo me motivou ainda mais.
@@yagocarvalho9131 pesquisei muito sobre carreira, fiz um plano segui ele a risca e deu certo, tem uns road maps Do q estudar na internet. Eu estudei lógica de programação, estrutura de dados, algoritmos,git aí segui o road map de front end empilhei node,sql, aprendi um pouco de cloud, testes. Em paralelo a isso fiz um LinkedIn, fiz um portfólio, fiz um currículo,aprendi como passar em todas as etapas do processo seletivo e apliquei pra um monte de vagas. Apliquei pra mill vagas, fui aprendendo com o tempo e deu certo. Boa sorte mano! Vale muito a pena
Caramba, faz muito sentido mesmo o que o senhor disse, porém conheço muita gente que faz um pequeno programa e sentem confiantes que podem ingressar no mercado, porém para ingressar no mercado é criar um software em tempo real para adquirir novas experiências. Fico muito grato pelo seu vídeo e mudou totalmente a minha expectativa.
Uma coisa que aprendi na minha vida de trabalhador também é que não se deve ter medo de fazer entrevistas de emprego. Mesmo que não tenha a experiência necessária, vá fazendo aplicações, entenda o mercado. Trabalho na minha área de formação, Logística, e enquanto trabalhava apliquei para outra vaga, fiz minhas entrevistas e mudei para outro emprego na mesma área, melhorando meu ganho, mas estudo programação e faço aplicações a vagas para transição do mesmo jeito. O melhor momento para se procurar um novo emprego é enquanto se está empregado.
Tu acabou de ganhar um inscrito! Vou começar a transição de carreira ano que vem, no momento atuo como fisioterapeuta, e o seu vídeo foi o mais realista que assisti até agora, eu sei que vai ser PEDRADA mudar de área !! Mas vou conseguir.
Vou tentar resumir. Sou professor de inglês, ja passei dos 40 e fiz faculdade de engenharia da computação na federal aqui da minha cidade. Me formei em 2022 e Hoje estou tentando dar aulas 100% online e continuar os estudos na esperança de um dia conseguir migrar. É isso. Nao tem magica e nem é fácil. Nao consegui estagiar direito na graduacao porque todo meu tempo era pra trabalhar, sustentar a familia e ainda achar tempo pra ir pras aulas e passar nas disciplinas. Isso tem me atrapalhado na hora de achar o primeiro trampo. Mas foi o que eu consegui fazer.
Eu nunca pensei que estudaria programação, porque em minha cidade a força motriz é a siderúrgia ou mineração, mas sempre gostei de tecnologia e trabalho desde os 19 na área industrial, porque fui levado pra isso não só pela familia ( meu pai) mas também pela responsabilidade da minha casa (casado), mas nunca fui apaixonado pelo meu trabalho faço porque tenho que fazer ( responsabilidade), mas hoje estudando há 4 meses iniciando pelo fullstack e o inglês, estou super motivado, mesmo trabalhando 8 horas por dia, e estudando 5 durante a semana e umas 8 a 12 nos fins de semana. Me sacrifiquei e me sacrifício pelo bem estar da minha famiia, e minha esposa me dá muita força alem do mais minha filha respeita e torce pelo pai e isso com 6 anos só. Deus abençoe os irmãos que tomam essa decisão eu com 36 tomei.( hoje moro em Portugal é um país que carece de muita mão de obra, eu ainda me sinto sem aquele conhecimento para concorrer uma vaga vou aguardar por mais alguns meses pacientemente para concorrer e tambem está melhor no inglês também).
Novo inscrito. Tenho 36 anos, trabalho com vendas a mais de 18 anos e agora depois de casado e com 2 filhos, decidi estudar Tecnologo em Desenvolvimento Web, estou no segundo semestre, e estou fazendo um curso a parte de programacao web (html, css, javascript, sql), pra tentar acelerar um pouco mais o processo, sonho com a area de desenvolvimento back end (sim sou louco) mas nao vou mentir, estou morrendo de medo de dar tudo errado kkkk mas vamos com calma que logo logo o retorno vem.
Eu migrei de carreira em 2022. Eu desenvolvia free-lancer desde 2018. Em 2020 comecei minha segunda faculdade, desta vez na área de tecnologia e em 2022 sai do emprego como gerente em uma loja de materiais de construção para trabalhar como Analista de Dados, ganhando pouco menos que eu ganhava antes. É foi muito difícil, porque eu era o único Analista de Dados na empresa, não tinha pra quem perguntar e fiz tudo na raça. Graças a minha experiência em gestão hoje sou coordenador e lidero mais 4 analistas de dados e ajudo minha área par com mais 2 pessoas. O desafio técnico é gigantesco, e já são muitos anos estudando todos os dias. É pra gente que é mais velho é mais difícil aprender. Tem coisas que o Junior de 20 anos aprende em 1 ou 2 dias, que eu demoro semana pra pegar. O diferencial é que com a idade a gente aprende a ler documentação, pensar antes de fazer, e a negociar melhor os prazos e as entregas. Os juniors tentem a gente querer sair fazendo na empolgação, até entregam bem rápido, mas é um código que será lapidado depois por um pleno ou sênior. Pelo menos essa tem sido a minha experiência.
Um verdadeiro "tapa na cara" para acordar para a realidade! Se realmente quer mudar, tem que fazer tudo voltado e focado na área que deseja essa mudança. Se não for assim, não consegue. Eu sei o quanto é doloroso a jornada, e eu trabalho à noite... Meu horário de descanso e rotina não batem com o da família. Para equilibrar, precisa de muita dedicação mesmo!
É meu amigo, este video resume muita parte da minha jornada, estou com 40 anos, comecei a estudar programação a 2 anos, entrei em um bootcamp de um ano "FullStack", aula ao vivo de segunda a sexta, no final nem a Pokedex conseguia fazer, e uma divida muita alta a ser paga... Ainda na luta para 1º vaga. Parabens pelo canal, se tivesse visto um video como este a 2 anos, as coisas estaria diferente... Mas o foco continua...Estudo diariamente.
Vou tentar. Não entendo nada de computador, mas de ontem pra cá fiquei vendo uns vídeos sobre o assunto e me interessei, meu emprego e uma merda mesmo, porque não?!
Vídeo top e que fala mesmo a realidade. Não é fácil e nem está sendo. Consegui ingressar por meio de freelancer e tenho aprendido muito, só que é isso faço de tudo porque quanto mais dá para testar e aprender to indo. Entrei nesta empresa para reconstruir o site para adaptar a nova identidade visual, tinha estudado front e vendo backend, fiz absolutamente tudo, copy, design... não sabia fazer isso, mas fui pesquisando e conversando para alinhar o que queriam com o que eu conseguia fazer e foi. Depois disso vi oportunidade de fazer outros projetos, como mudanças de plataformas para redução de custos, automações entre elas, otimizações para melhoria de velocidade e várias outras coisas... Como não tem mais ninguém onde trabalho que tem experiência nesta área, então acaba que esta troca tento fazer com outros programadores que conheço. Mas sigo estudando e melhorando para encontrar outras oportunidades
Video maravilhoso. Sou biomédico com mestrado em biotecnologia, quero pegar essa bagagem de experiência e mudar para engenharia de software. Aplicar para vagas de Health tech
E se você unir os dois mundos talvez criar um software que resolve um problema específico na área de biomedicina. Criando assim a ponte pra mudar de área mais facilmente
Eu entrei de fato em programação em 2012 e digo que não foi facil no inicio. Eu era repositor de mercado e consegui uma vaga em empresa pequena por indicação de colegas da faculdade e migrei pra area. Apenhei demais no inicio com Java, banco de dados, ir em clientes e tals. Porém com persistencia, ajuda, estudos e apoio de amigos da área estou na carreira até hoje em empresa grande. No inicio fiquei com medo de migrar mas foi um tiro no escuro que deu certo.
Tava quase pedindo demissão não aguento mais meu trabalho, também tenho uma filha que depende de min, ano que vem me formo em sistemas para internet se Deus quiser consigo minha vaga.
Quando transicionei da area de Contabilidade para a Programação, ja era casado e com uma filha de 1 ano, fiz exatamente isso, todo meu tempo livre eu estudei e muito, e tanto eu quanto minha esposa guardamos dinheiro, pq eu sabia que ia ganhar menos no inicio, recebi muito mas muito não mesmo, nesse meio tempo ia pagando alguns cursos e tudo mais, resolvi iniciar uma faculdade na area, até que depois de quase desistir consegui entrar, não é facil, não é rapido, mas sim vale a pena, só se você estiver pronto para isso, e sacrificar algumas boas horas de lazer que você tinha, mas vai por mim depois tera esse tempo novamente.
eu sempre estudei muito e muitas horas... pra mim não funcionava...só começou a funcionar quando comecei a estudar pouco mas com qualidade . Isso tanto como júnior como agora na fase Pleno. Essa área é para quem gosta de estudar e é resiliente à estresse.
29 anos, transitando, consegui um trabalho no suporte de ti de um banco na minha cidade, tem muito projeto e tenho contato direto com os programadores, estou estudando o dia inteiro devido a baixa demanda de suporte. Espero que ano que vem, me sinta pronto pra pular
Opa beleza irmão, seu comentário é uma motivação para mim, estou estudando a área de TI, tenho 27 anos de idade e trabalho como técnico ferramenteiro Por conta da idade eu tinha medo.
Quando sai do ensino médio, eu não sabia o que fazer, acabei indo pra uma área que achava que me identificava, e realmente, tem seus desafios, mas tem seus lados bons. O problema é esperar esse lado bom, enquanto você é f0did0 mentalmente e as vezes fisicamente, de todos os lados. A mais ou menos 6 meses eu decidir dar o primeiro passo pra transição de carreira. Foi quando participei de uma imersão de html, css e o básico de js. Ali começou minha jornada, hoje continuo meus estudos, estou montando um portfólio e tentando aproveitar oportunidades que surgem por aí. Me peguei pensando essa semana sobre o quanto a áreade TI sempre esteve na minha vida, mas eu nunca percebi, sempre foi algo que eu gostava, achava curioso, mas só me dei conta verdadeiramente a pouco tempo. Eu lembro de adorar mexer no computador dos meus tios, não tinha um próprio, mas passava um tempo bom quando ia visitar eles. Também no ensino médio tive contato com robótica e o arduino, hoje confesso que muito do meu conhecimento já atrofiou. Mas lembro que realmente gostava daquilo, lá tive a minha primeira aula de lógica de programação. E mais uma vez é engraçado perceber que tudo sempre esteve ali, mas eu não tinha percebido, passei 3 anos num curso que eu achava que queria pra perceber. Ainda não trabalho na área, e estou me preparando pra mudar de curso na universidade. E assim sigo a vida.
Eu era gerente de banco e fiz transição para dev em 2020 e mudei de país ao mesmo tempo. Não foi fácil, demorei 11 meses, foi concorrido e fiz muitas entrevistas mas consegui. Se manter também não é fácil, o mundo está em crise, não está fácil para ninguém em nenhum lugar :)
Cara, se você é novo, não tem filhos ou responsabilidades, estude, estude e estude até conseguir. Eu larguei meu primeiro emprego que me adoeceu mentalmente para estudar por um ano e meio para o meu sonho (esa) e não consegui, mas aprendi a estudar, aí por causa de não saber o que queria da vida depois do não, eu arrumei um emprego meia boca para lavar ar condicionado e tô preso nesse serviço, querendo sair e o patrão não aceita acordo, mas eu sou novo, tenho 24 anos e quero uma profissão que tenha crescimento e que eu goste também não é, antes de amarrar meu burrinho e ter responsabilidade, eu vou arriscar.
Excelente!!! Eu estava em dúvida se iria para a Alura, mas já vi a plataforma de vocês e espero ser vosso aluno. :) Sempre quis ser programador, então espero que essa seja a minha chance.
"ficou milionário pq tu largou o clt e comprou o curso dele" melhor resumo do mundo atual. e eu que depois de desligado de uma big, ganhei uma consultoria para recolocação... e em dado momento eu ouvi "transição de carreira", mas no meu caso, para fora de TI, da para botar uma fé?
para quem está na áres, me dê um conselho. Sou boa em design e amo a área, tô tentando pegar um trampo de social media pra pegar experiência, porém quero me aprofundar em front end e criação de sites. Vocês acham que hoje em dia ainda tem vagas para isso? Tô pensando em pegar curso de design thinking pra melhorar o currículo, mas por onde começo?
Eu fiz isso, tenho hoje 32 anos e estou faz 2 anos no mundo da programação, entrei praticamente zerado e hoje consigo entregar projetos freelas, mas adentrar no mercado em emprego é muuuito dificil, complicadissimo. Eu me preparei bem, juntei uma boa grana no outro emprego que estava e pedi demissão, isso no comecinho de 2022. Ir pra área de programação literalmente salvou minha vida, eu odiava oq eu fazia (analista controladoria) e me sentia um fracasso. Consegui varios empregos durante esses ultimos 2 anos como dev junior, na maior parte só frontend mesmo mas eu simplesmente amo trabalhar nessa área, todo dia é um "puzzle" pra resolver. Estou desempregado faz 1 mês e pouco, procurando emprego e com uma filha pra nascer, ta complicado, fiz meu canal no UA-cam pra praticar meu ingles pra daqui um tempo eu conseguir quem sabe aquela vaga internacional. Procurando emprego todo dia e trabalhando em freelas pequenos.
pq será que é tão dificil entrar no mercado? todo dia tem uma matéria falando que sobram vagas nessa área kkkk mas vc pega esses freelas por algum site ou por contatos mesmo?
O vídeo aborda a realidade e os desafios enfrentados por quem deseja fazer uma transição de carreira para a área de programação, especialmente para aqueles que vêm de setores completamente diferentes. O narrador começa ironizando a ideia de que basta assistir a alguns cursos gratuitos para se tornar um programador de sucesso e destaca a importância de se ter experiência prática para ser considerado para vagas na área. Ele enfatiza que a transição de carreira não é fácil e que aqueles que possuem responsabilidades financeiras, como sustentar uma família, precisam ser ainda mais cautelosos. Ele desaconselha abandonar um emprego estável sem uma preparação adequada, sugerindo que o estudo de programação deve ser feito em paralelo com o trabalho atual. O vídeo também desmistifica a ideia de que é possível enriquecer rapidamente na área de programação, especialmente se baseando em promessas de "coachs" que vendem cursos com promessas de ganhos fáceis. O narrador sugere que o caminho mais seguro para a transição é ganhar experiência prática através de projetos reais, seja desenvolvendo para pequenos negócios locais ou contribuindo para projetos de código aberto, e que esta experiência deve ser bem documentada e divulgada, por exemplo, no GitHub e no LinkedIn. Além disso, ele aconselha se envolver com comunidades de programadores para networking e aprendizado. O vídeo conclui com uma recomendação para planejar cuidadosamente a transição de carreira, garantindo que seja possível sustentar o padrão de vida antes de abandonar o emprego atual. Ele ressalta a importância de estudar de forma eficiente e focada, aproveitando todo o tempo disponível para se capacitar, especialmente para aqueles com responsabilidades adicionais.
Eu trabalhei com suporte por muitos anos, mas quando decidi mudar de área, fiz uma transição bem ousada. Juntei uma grana e comecei a trabalhar de graça como estagiário numa empresa. Depois de 5 meses, finalmente comecei a receber um salário de 1000 reais. Mas, nessa época, a grana era tão curta que eu não tinha dinheiro pra quase nada - usava até um óculos remendado. Foi uma fase bem difícil, mas, hoje, tenho um trabalho que amo e estou muito feliz. Só que, pra ser sincero, dizer que depois da primeira oportunidade tudo fica fácil é uma baita mentira. O caminho é duro e muito desgastante. Mas, no final, vale a pena, porque eu amo o que faço kkkk.
Galera, to precisando de indicações de comunidades na área de programação. Se puderem me ajudar indicando comunidades boas e ativas eu agradeceria muito
Eu tenho 16 anos,acho programação incrível,minhas duas paixões é programação e trator,moro na roça então ser operário é o mais viável para mim,porém quero algo mais, queria fazer engenheiro de software,será que compensa ?
Já pensei nisso, meu plano era fazer um curso de ADS (tenho outra graduação em engenharia) e aceitar um salário menor para conseguir me inserir no mercado ou conseguir uma indicação. Vídeo muito sensato, muito difícil trabalhar e estudar programação, se serve de consolo, entrei numa universidade particular e os tais jovens da geração Z em sua maioria nem da para considerar "concorrente", e se você mudar para estados mais afastados, por exemplo MT, acredito que podem facilitar a transição.
Bem esclarecedor Vitor eu me identifiquei, com seu vídeo, já estou implementando alguns de seus conselhos, te mandei uma mensagem no LinkedIn, obrigado!
Tenho 39, atuo na área de infraestrutura de T.I, trabalhando com mainframe (sim...mainframe e cobol não morreram e tem muito mercado ainda), estou seriamente cogitando entrar para área de programação cobol e Z/Os, creio que não será tão difícil pois tenho conhecimentos da lógica estruturada e poo, o que me ajudou muito na carreira foi saber inglês, mas o desafio real será este mesmo do vídeo: saber gerir o tempo entre estudar e ser arrimo de família / pai / marido
Eu sempre começava projetos pessoais para montar um portifólio, e não terminava nenhum, então meti o loco e comecei a pegar freelas de coisas não não tinha ideia de como fazer, dava prazos absurdos e comecei a me forçar a fazer os projetos e aprender o que não sabia, depois que comecei a fazer isso, melhorei muito minhas habilidades. Ainda não me sinto pronto pra largar meu emprego atual e virar de vez um "garoto de programa", mas já evolui muito e tenho certeza de que quando eu entrar realmente no mercado vou estar preparado, e não serei chutado.
Essa área é complicada pra quem está começando. Você DEVE ter projetos publicados e DEVE expandir o network, principalmente colar em quem tem dinheiro e é da área de TI também. Outra coisa, comecem pelo frontend, é muito mais fácil arrumar trampo nisso devido a N fatores.
Obrigado pela sinceridade. Tenho um curso de informática que foi integrado junto com o ensino médio e teve duração de 4 anos, No período que estava cursando o mesmo tive uma oportunidade de estagiar no T.I de uma empresa, onde tive uma péssima experiência coletiva, por ser um estagiário me passavam funções que só o estagiário deveria fazer, como ficar em um barracão etiquetando componentes de informática que estavam empoeirados e sem uso, buscar café, ir pegar folha ponto, quando tinha uma duvida me orientavam a conversar com o outro estagiário que tinha um pouco mais de experiência e nitidamente só estavam curtindo uma com minha cara. acabei perdendo o encanto pela área e mudei de carreira ainda novo. fui para o ramo comercial e lá eu era respeitado, trabalhava com vendas, ganhava bem, o ramo comercial devido as comissões acabam pagando mais que a média do mercado industrial para quem não tem formação superior e ocupa um cargo "comum". Os anos foram se passando e com 26 anos me pergunto dia após dia como teria sido se eu tivesse continuado nessa área de TI. Pois bem, nunca é tarde, há algum tempo vim procurando conteúdos e dicas para fazer novamente a migração de carreira e entrar no mercado de desenvolvedor. O que mais encontro são conteúdos como: Do zero ao Desenvolvedor Junior em 6 meses; Como ser um programador em 3 meses; Aprenda lógica de programação em 1 hora. A verdade é que as pessoas estão querendo likes, views, clickbait, ou seja, passam a falsa ilusão de que com esforço mínimo e pouco tempo você é capaz de entrar no mercados de trabalho. isso é furada. Acreditem em mim quando digo que o que vai fazer você entrar no mercado de trabalho é dedicação e esforço. É preciso lidar com programação diariamente e ter um conhecimento sólido de pelo menos uma linguagem de programação. Dominar o básico para chegar ao avançado, é preciso sabe o básico e dominar ele, assim consegue chegar no avançado. Para ingressar no mercado de trabalho como um programador júnior eu sugiro, domine pelo menos uma linguagem, assim será mais fácil aprender as próximas pois já sabe o conceito, domine uma linguagem para banco de dados, domine versionamento de código com git e github. e tenha projetos quanto mais e completos forem, melhor, aprender a trabalhar em equipe, pois isso vai mostrar aos recrutadores que você sabe trabalhar com outros profissionais. Então com dedicação diária talvez em um período de 6 meses consiga aplicar para algumas vagas, não tente aprender tudo ou achar que um vídeo é o suficiente, os livros ainda são as melhores fontes de conhecimento. escreva os códigos no papel, caneta na mão, isso ajuda a memorizar o que tem aprendido, sempre revise. dúvidas podem ser tiradas com IA, Foruns, Comunidades no Discord, Facebook, IG, Telegram, YT. SEU SUCESSO E SEU FRACASSO SÓ DEPENDE DE VOCÊ, AS VEZES CONSEGUE ENGANAR AS PESSOAS, MAS NUNCA VAI CONSEGUIR SE ENGANAR..
4 dicas que me fizeram avançar muito nos meus estudos, fones de ouvido com musica para estudar(isso faz com que você não se distraia com qualquer barulho, dentro e fora de casa), Escrever com caneta e papel(ao fazer isso o conteúdo vai para seu memória, ao digitar vai para o HD do PC), Usar o POMODORO como cronometro(uso 30 minutos para estudo e 10 para descanso, repetindo o ciclo por 4 vezes.(2horas de estudo 40min de descanso)e Evite mexer no celular ou PC enquanto descansa, se alongue, beba agua, vá ao banheiro) Por ultimo faça uma revisão semanal(vai te ajudar a não esquecer o que estudou, quanto mais tempo passamos sem ver algo, mais o esquecemos). Dica bônus: Treine todo dia.
O que é mais legal desse vídeo é que um cara que tirou carteira D e vai trabalhar com guinho vai ter mais garantia de emprego e ganhar muito mais que o cara que terminou um curso de programação em 6 meses rsrsrsr
Eu, Maquiadora empreendedora, operadora de Caixa em clt a vida toda, mas sempre apaixonada por tecnologia me joguei na área, me identifico muito com o carinha da Thumb kkk
Eu virei programadora pq um banco internacional pagou meu curso e me deu um emprego. Antes eu era zé ninguém... Passei 3 anos em tratamento de choque total, agora que estou começando a entender oq realmente é o trabalho de programador. Mas vou precisar ainda de uns 10 anos para ser boa no que eu faço, mas eu não ligo pq tem alguém me pagando para q eu progrida na carreira. Como eu consegui? Sorte!
Cara, que vídeo bom, namoral, 100% verdade, estou na área desde 2020, desde 2022 consegui como dev, além do trabalho estudava mais varias horas, quansta vezes fui dormir mais tarde estudando, hj 14/08/2024 me sinto um pouco mais confiante para codar, mais ainda tenho muito oque fazer.
@@PedroHenrique-ux8ob Mano, se você esta travando no código, é por algum motivo, ou você não tem conhecimento tecnico para avançar ou não sabe muito bem oque esta fazendo, comece com algo bem simples, um formulario de cadastro que salva no localstorage, depois colocque validacoes no campos de cpf, telefone e etc, comece bem simples.
eu to nessa, 28 anos e trabalhava na empresa da família, ela faliu e virei uber. Hoje to no 4 semestre de 5, e fazendo cursos com certificado pra tentar conseguir algo na área, não enviei nenhum currículo ainda por medo, to finalizando um curso em python e sql, e vou começar a criar um portfólio, a minha duvida são varias, mas a principal é, um currículo no git é visto pelas empresas?
Eu sou do pré pandemia, e antigamente tinha que ralar pra entrar, era faculdade e estágio. Quem passava do 6 semestre e não tinha experiência já começava a ficar preocupado. Eu acredito que sim a Programação mudou minha vida e bla bla bla, boa parte do que eu tenho hoje foi por causa dela e sou muito grato. Hoje eu iria para essa área? provavelmente não. Basicamente você estuda como um concurseiro que trabalha ao mesmo tempo (e isso é pra sempre), pressão o tempo todo, trabalha pra caramba, tudo isso com a incerteza de que amanha alguém pode te mandar embora sem motivo, sem falar que a maioria dos programadores tem um ego gigante. Beleza, enquanto vc até tolera mas quando você vai chegando perto dos 30 já não tem mais saco pra isso. Tudo isso para ganhar 10, 15K. Com menos estudo e tempo vc pode fazer um concurso de prefeitura que vai te pagar isso e vc não vai ter metade do stress ou simplesmente trabalhando com serviços. E quem fala isso é uma pessoa que trabalha pra fora e já passou em um concurso.
O problema das pessoas é acharem que se vira programador de um dia para o outro, e não é bem assim, existe um processo muito longo de estudo e prática. Parece que banalizaram os programadores, como se fosse algo fácil que com 2 meses de estudo você já vai ser um junior e em 2 anos um senior.
não entre em uma startup se for iniciante, eles irão te sugar, vão exigir coisas que não são do teu nível e assim tu adquire o primeiro problema "Síndrome do impostor", comece por empresas estruturadas com processos definidos
Faço estágio na própria faculdade que faço ads, não faço absolutamente nada, tenho 5 horas por dia pra ficar parado e uso pelo menos 2 horas a 2 horas e meia desse tempo pra estudar e ja acho difícil pra caramba, esse ramo precisa de muito raciocínio lógico, é difícil pra baralho ♦ , mas eu vou chegar lá 💪
Quando alguém te diz que algo dá muito dinheiro lembra que para esse alguém quaisquer milhares de reais mensais é "muito" dinheiro ( certamente não é ).
Pra estudar 1 uma e valer 2 de um nego que já te facilidade, só se for na sala do tempo. Confundem "estudar" com aprender, as vezes tu é dumb mesmo e tem que ver 3-4 vídeos pra aprender algo que outro alguém vai aprender num só, ou vice-versa. Tem que estudar, é um fato, mas ficar fodão só porque estudou muito é outros 500 ;-;
Estou no processo de mudança de carreira, aos 31 anos trabalho como estagiário! Mais não está sendo fácil.. tô seguindo no processo e realmente o segredo é estudar e estudar..
Meu relato, trabalhava com logistica, horários malucos, mas todo santo dia acordava as 4:30 estudava até as 7h, trabalhava até as 19h, e quando chegava estudava até as 22h. Sabado e domingo, o dia todo estudando, por 1 ano eu nao tive muito lazer, nao saia muito, dedicação e disciplina total, consegui a primeira vaga, mas foi com muito esforço, após centenas de aplicações em vagas. Não tem segredo, isso de 6 meses e consegue vaga é balela, a não ser que consiga por indicação.
Uma dica que eu dou pq eu não estou fazendo o video e posso ser mais realista ainda... Galera NÃO dá pra ir no cinema... Não dá pra entrar no tik tok ou em qualquer rede social que não sejaa pra estudar.. não dá pra sair com os amigos, não dá pra estudar somente uma hora por dia principalmente se vc estava em uma área completamente diferente.. no meu caso eu era farmacêutica... Estou a 1 ano trabalhando como suporte desde qu comecei a migração e até hoje eu não consegui pra ser de fato progradora e olha que eu programo no meu trabalho e faço um curso puxadissimo.. o máximo que dá pra vc fazer se tiver família pq eu tbm n tenho é passar o minimo de tempo possível... Realmente quem tem muito tempo pra estudar, geralmente não estuda o tempo que tem e se brincar a maioria estuda menos que vc... Então se for mesmo a sua vontade, as escolhas terão que ser feitas e elas não são nem um pouco fácil e aprender programação eh 90% doo tempo vc querendo desistir pq acha que não vai dar conta... E se não pegar pra estudar a ponto de realmente conseguir eviluir vai ser 100% do tempo de frustração e daí a desistência... Então o que vcs puderem deixar de fazer tirando sair do emprego, pra estudar... Façam.. pq vai valer a pena... Mas acreditem, quando chegarem lá não terão mais penas😂😂😂
Em 2014 e 2015 eu não tinha fim de semana, estudava todos os dias da semana e me aplicava numa porrada de vagas, 2 anos depois dessa jornada consegui o primeiro estágio e valeu a pena pra cacete ( mudou minha vida saporra )
Agora é melhor desistir E tem gente que só quer vir pra área por causa da grana, e nem tá pagando tão bem assim as vezes a pessoa sequer gosta de ficar no computador Eu sempre fui de passar o dia no computador, jogos, edição (tem até animações em Flash de 10 anos atrás aqui nesse canal) Por isso quis vir pra área, antes de ser modinha Na pandemia ganhei muito dinheiro, hoje em dia estou com um salário apenas okay
Nossa escola de programação: lp.onovoprogramador.com/transicao
Que vídeo sensato!! Parabéns!! Vejo tanta gente se frustrando, achando que em 6 meses já conseguem achar uma vaga fácil. Não levam nenhum dos pontos que você trouxe no vídeo em consideração. Eu comecei estudando front end e agora estou no primeiro semestre de ADS. Estou fazendo migração (Contabilidade) para a área e tenho total ciência que demora e pode demorar bastante, ainda mais pra quem assim como eu precisa conciliar trabalho com estudos. Ganhou uma inscrita 👏🏻👏🏻
Adorei os memes também 😂
É difícil e tá sendo difícil, mas graças à programação, consegui crescer mentalmente. Nunca fui uma pessoa de estudar ou sonhar com uma carreira, mas, graças à programação, consegui ter ânimo para estudar e me formar no ensino médio (supletivo), começar uma faculdade e ficar horas e horas estudando ou mexendo em projetos pessoais. Mesmo se eu não conseguir crescer na carreira, acredito que ainda assim continuarei programando. Acho que é um estilo de vida e é o que me faz ter interesse em estudar!
Gostei do seu comentário, estudar deveria ser fundamental pra todos.
Nunca tinha pensado assim. Visão interessante!
Pura vdd man
Eu tbm mano. Apesar do pesadelo que os programadores estão vivendo no Brasil, esta atividade é recompensadora e estimulante. Eu estou estudando pra concurso e Dev Web mas por haver matemática e por eu já gostar dela antes mesmo de estudar pro concurso, deu mais vontade ainda de aprender por saber que a usamos neste universo dos códigos. Sucesso querido, and let's code dude!.
Cara, que legal, o mesmo comigo, terminei os estudos em 2017 e em junho de 2020 estava estagiando na área, fiquei 5 meses de estágiario e 1 ano e 4 meses como analista de infraestrutura, até que consegui minha vaga de dev, em agosto de 2022, estou firme e forte, não e fácil, mas tá tudo certo
Demorei 2 anos pra fazer transição de Barbeiro para desenvolvedor de banco de dados, hoje trabalho em uma empresa de ERP com 20 anos de atuação. Quando comecei vi que nao sabia nada, mas evolui muito nesses ultimos 4 meses
Quando você se deparou com os primeiros projetos e que viu que "não sabia nada", você se desesperou ou chorou por causa do prazo?
Eu atualmente estou na mesma posição que você tinha,eu sou barbeiro e tenho família pra cuidar, porém essa profissão é desgastante e sem muito retorno financeiro, estou querendo muito migrar pra área da programação, mais estou tendo que tomar bastante cuidado com minhas decisões.
@@chronos5457 uma boa pergunta, estou curioso tbm
Vc fez faculdade?
Cabelo oleoso, olhar caído sem vida meio farol baixo, barba por fazer, no escuro. Vale a pena ouvir esse... é programador de vdd
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkk o cara da thumb é literalmente eu. Eu era pizzaiolo e usava esse avental aí, agora sou analista de sistemas numa empresa de TI, é difícil mas vale muito a pena e pra quem gosta de tecnologia igual eu, vai passar por cima de cada desafio comemorando cada bug encontrado, cada suporte bem sucedido, cada implantação concluída.
Mundinho pequeno em kkkkkkkk
Qual Salário
@@moisesytt 3k 500 + ppr no ti
@@caioaraujo0001nn entendi men
@@geancarlos6938 Tu aparecer na thumb é uma coincidência do kct não acha? Kkkkkk ainda mais num vídeo de programação
Novo inscrito chegando, tenho 30 anos, trabalho como gari e decidir entrar no curso de Ciências da Computação- UFPB (cidade pequena e resido próximo ao campus e isso ajuda bastante). Hoje estou no P2 e sempre buscando mais conhecimento para assim conquistar minha vaga.
estude bastante álgebra linear, um pouco de análise e tenha paciência, matemática discreta é a matemática da vida real, como você vai ver cálculo, que é algo como "matemática contínua", pode ser que sua visão fique deturpada. De resto, álgebra booleana é apenas aplicação de lógica, então recomendo pegar algum curso do IF ou da UFRJ, em pdf.
@@MatheusSouza-lw9wv vlw pelas dicas
@@MatheusSouza-lw9wv Do IF?
Boa sorte, guerreiro. Vai dar certo
Força mano!
Comecei comprando um livro de python e ia lendo e fazendo os exercícios no CELULAR, fazia todos os exercícios daquele trambolho de mais de 800 páginas em pé no busão e metrô. Ia lendo, quando entendia o que o exercício queria, guardava na mochila, pegava o celular e fazia os exercícios me segurando para não cair no metrô, uma mão no cano (lá ele) e outra no pydroid.
Todo e qualquer momento livre que eu tinha eu usava para estudar.
Depois de UM ANO estudando e fazendo pequenas automatizações onde trampava eu consegui meu primeiro trampo de Dev... E já estou indo para o 7 anos de carreira.
se puder por gentileza deixar o nome do livro
Continua como deve python?
@@gofriends1 Curso Intensivo de Python: uma Introdução Prática e Baseada em Projetos à Programação
Confundi que tinha mais de 800 páginas, é mais de 600. Mas mesmo assim o bicho é grande (folhas tamanho A4) e pesado para ir lendo pendurado em busão e metro cheio de São Paulo.
@@Junior-yv6bf Eu fui para a área de automação (RPA) e de dados. Então me envolvi pouco com Django e mais com Pandas e Scikit-Learn, por fim hoje trabalho mais com PySpark como Engenheiro de Dados.
@@Demetriofim sua historia me motivou demais, acredito que varias pessoas, voce ainda continua na carreira com o python? como ta sua vida hoje? por favor responda! mt gente se basea nessas historias de sucesso.
O vídeo que eu precisava ouvir/ver.
Tenho 33 anos, Estou CLT (atualmente), trabalhando com robôs industriais. De certa forma também tem a programação e tal. Porém, é mais voltado pra área de automação industrial do que T.I, de fato. Sou pai de família, casado com 3 filhos. Pratico atividade física regular, dedico tempo a família, educação para com os filhos, tempo com Deus e um pouquinho de tempo dedico também a música, pois toco alguns instrumentos.
Atualmente estudando Eng. De Software e mais alguns outros cursos da area que comorei com acesso vitalício. Porém, realmente é uma luta gigante para se regarar e ter disciplina nos estudos.
Mas eu creio que em nome de Jesus, irei me tornar de fato um desenvolvedor, migrar de área e conquistar um padrão de vida melhor para oferecer à minha família. Me desejem boa sorte! ... E Boa sorte também para os que estão nessa caminhada árdua.
Obs: obrigado pelo conteúdo do vídeo! É de grande ajuda.
Cara eu sou da instrumentação industrial, estou tentando tbm eng de software numa luta danada tbm kkkk
Esse cara é foda namoral
Boa sorte mano também penso isso estou na mesma caminhada
Cara, parece que tu entrou na minha cabeça, saiu e postou esse vídeo. Eu tô passando exatamente por isso: 6 anos na área da saúde, fudido no 6x1, com um salário de 3k, esposa e filho. Decidi mudar de vida. Agora tô acordando às 4:30 da manhã, que é a hora que dá, senão me atraso pro trabalho. Estou estudando 1 hora todo dia, fazendo um curso. Já fiz 3 projetos e posto tudo no GitHub e no LinkedIn. Confio no processo, uma hora vai chegar. Esse vídeo me motivou ainda mais.
Força, Parceiro! Nesse ritmo vai dar certo! Qual teu github? Vou te seguir lá!
Comecei minha transição em setembro de 2022 e em janeiro desse ano consegui minha primeira vaga, não é fácil mas vale a pena, não desistam.
Como você fez?
@@yagocarvalho9131 pesquisei muito sobre carreira, fiz um plano segui ele a risca e deu certo, tem uns road maps Do q estudar na internet. Eu estudei lógica de programação, estrutura de dados, algoritmos,git aí segui o road map de front end empilhei node,sql, aprendi um pouco de cloud, testes. Em paralelo a isso fiz um LinkedIn, fiz um portfólio, fiz um currículo,aprendi como passar em todas as etapas do processo seletivo e apliquei pra um monte de vagas. Apliquei pra mill vagas, fui aprendendo com o tempo e deu certo. Boa sorte mano! Vale muito a pena
Parabéns vc falou de forma sincera. Estou nessa vibe tambem
Vídeo foda! Só pedrada. Eu consegui entrar no mercado esse ano por meio de estágio e foi difícil pra caralho.
Caramba, faz muito sentido mesmo o que o senhor disse, porém conheço muita gente que faz um pequeno programa e sentem confiantes que podem ingressar no mercado, porém para ingressar no mercado é criar um software em tempo real para adquirir novas experiências.
Fico muito grato pelo seu vídeo e mudou totalmente a minha expectativa.
TMJ, irmão! Conta comigo!
Uma coisa que aprendi na minha vida de trabalhador também é que não se deve ter medo de fazer entrevistas de emprego.
Mesmo que não tenha a experiência necessária, vá fazendo aplicações, entenda o mercado.
Trabalho na minha área de formação, Logística, e enquanto trabalhava apliquei para outra vaga, fiz minhas entrevistas e mudei para outro emprego na mesma área, melhorando meu ganho, mas estudo programação e faço aplicações a vagas para transição do mesmo jeito.
O melhor momento para se procurar um novo emprego é enquanto se está empregado.
Tu acabou de ganhar um inscrito! Vou começar a transição de carreira ano que vem, no momento atuo como fisioterapeuta, e o seu vídeo foi o mais realista que assisti até agora, eu sei que vai ser PEDRADA mudar de área !! Mas vou conseguir.
Vou tentar resumir. Sou professor de inglês, ja passei dos 40 e fiz faculdade de engenharia da computação na federal aqui da minha cidade. Me formei em 2022 e Hoje estou tentando dar aulas 100% online e continuar os estudos na esperança de um dia conseguir migrar. É isso. Nao tem magica e nem é fácil. Nao consegui estagiar direito na graduacao porque todo meu tempo era pra trabalhar, sustentar a familia e ainda achar tempo pra ir pras aulas e passar nas disciplinas. Isso tem me atrapalhado na hora de achar o primeiro trampo. Mas foi o que eu consegui fazer.
Eu tbm não consegui estagiar por causa do meu trabalho e família. Mas acredito que com dedicação, um dia tudo vai dar certo!
@aanfiel você da aula de Ingles?
@@eluanaberteli5400 sim.
@@eluanaberteli5400 sim
Eu nunca pensei que estudaria programação, porque em minha cidade a força motriz é a siderúrgia ou mineração, mas sempre gostei de tecnologia e trabalho desde os 19 na área industrial, porque fui levado pra isso não só pela familia ( meu pai) mas também pela responsabilidade da minha casa (casado), mas nunca fui apaixonado pelo meu trabalho faço porque tenho que fazer ( responsabilidade), mas hoje estudando há 4 meses iniciando pelo fullstack e o inglês, estou super motivado, mesmo trabalhando 8 horas por dia, e estudando 5 durante a semana e umas 8 a 12 nos fins de semana. Me sacrifiquei e me sacrifício pelo bem estar da minha famiia, e minha esposa me dá muita força alem do mais minha filha respeita e torce pelo pai e isso com 6 anos só. Deus abençoe os irmãos que tomam essa decisão eu com 36 tomei.( hoje moro em Portugal é um país que carece de muita mão de obra, eu ainda me sinto sem aquele conhecimento para concorrer uma vaga vou aguardar por mais alguns meses pacientemente para concorrer e tambem está melhor no inglês também).
Novo inscrito.
Tenho 36 anos, trabalho com vendas a mais de 18 anos e agora depois de casado e com 2 filhos, decidi estudar Tecnologo em Desenvolvimento Web, estou no segundo semestre, e estou fazendo um curso a parte de programacao web (html, css, javascript, sql), pra tentar acelerar um pouco mais o processo, sonho com a area de desenvolvimento back end (sim sou louco) mas nao vou mentir, estou morrendo de medo de dar tudo errado kkkk mas vamos com calma que logo logo o retorno vem.
Tú não é um programador, é um prefeito! Vlw carinha ❤️
Eu migrei de carreira em 2022. Eu desenvolvia free-lancer desde 2018. Em 2020 comecei minha segunda faculdade, desta vez na área de tecnologia e em 2022 sai do emprego como gerente em uma loja de materiais de construção para trabalhar como Analista de Dados, ganhando pouco menos que eu ganhava antes. É foi muito difícil, porque eu era o único Analista de Dados na empresa, não tinha pra quem perguntar e fiz tudo na raça. Graças a minha experiência em gestão hoje sou coordenador e lidero mais 4 analistas de dados e ajudo minha área par com mais 2 pessoas.
O desafio técnico é gigantesco, e já são muitos anos estudando todos os dias. É pra gente que é mais velho é mais difícil aprender. Tem coisas que o Junior de 20 anos aprende em 1 ou 2 dias, que eu demoro semana pra pegar. O diferencial é que com a idade a gente aprende a ler documentação, pensar antes de fazer, e a negociar melhor os prazos e as entregas. Os juniors tentem a gente querer sair fazendo na empolgação, até entregam bem rápido, mas é um código que será lapidado depois por um pleno ou sênior.
Pelo menos essa tem sido a minha experiência.
Qual sua idade?
@@chronos545738 anos.
Da dicas aí pra ser um freelancer
Um verdadeiro "tapa na cara" para acordar para a realidade! Se realmente quer mudar, tem que fazer tudo voltado e focado na área que deseja essa mudança. Se não for assim, não consegue. Eu sei o quanto é doloroso a jornada, e eu trabalho à noite... Meu horário de descanso e rotina não batem com o da família. Para equilibrar, precisa de muita dedicação mesmo!
Estou no mesmo barco que vc irmão, trabalho na madrugada , família, curso e faculdade. Tá sendo puxado , mas vai fluir. Boa sorte pra nós
É meu amigo, este video resume muita parte da minha jornada, estou com 40 anos, comecei a estudar programação a 2 anos, entrei em um bootcamp de um ano "FullStack", aula ao vivo de segunda a sexta, no final nem a Pokedex conseguia fazer, e uma divida muita alta a ser paga... Ainda na luta para 1º vaga.
Parabens pelo canal, se tivesse visto um video como este a 2 anos, as coisas estaria diferente...
Mas o foco continua...Estudo diariamente.
Vou tentar. Não entendo nada de computador, mas de ontem pra cá fiquei vendo uns vídeos sobre o assunto e me interessei, meu emprego e uma merda mesmo, porque não?!
Vídeo top e que fala mesmo a realidade. Não é fácil e nem está sendo. Consegui ingressar por meio de freelancer e tenho aprendido muito, só que é isso faço de tudo porque quanto mais dá para testar e aprender to indo. Entrei nesta empresa para reconstruir o site para adaptar a nova identidade visual, tinha estudado front e vendo backend, fiz absolutamente tudo, copy, design... não sabia fazer isso, mas fui pesquisando e conversando para alinhar o que queriam com o que eu conseguia fazer e foi. Depois disso vi oportunidade de fazer outros projetos, como mudanças de plataformas para redução de custos, automações entre elas, otimizações para melhoria de velocidade e várias outras coisas... Como não tem mais ninguém onde trabalho que tem experiência nesta área, então acaba que esta troca tento fazer com outros programadores que conheço. Mas sigo estudando e melhorando para encontrar outras oportunidades
Video maravilhoso. Sou biomédico com mestrado em biotecnologia, quero pegar essa bagagem de experiência e mudar para engenharia de software. Aplicar para vagas de Health tech
E se você unir os dois mundos talvez criar um software que resolve um problema específico na área de biomedicina. Criando assim a ponte pra mudar de área mais facilmente
Eu entrei de fato em programação em 2012 e digo que não foi facil no inicio. Eu era repositor de mercado e consegui uma vaga em empresa pequena por indicação de colegas da faculdade e migrei pra area. Apenhei demais no inicio com Java, banco de dados, ir em clientes e tals. Porém com persistencia, ajuda, estudos e apoio de amigos da área estou na carreira até hoje em empresa grande. No inicio fiquei com medo de migrar mas foi um tiro no escuro que deu certo.
Tava quase pedindo demissão não aguento mais meu trabalho, também tenho uma filha que depende de min, ano que vem me formo em sistemas para internet se Deus quiser consigo minha vaga.
Quando transicionei da area de Contabilidade para a Programação, ja era casado e com uma filha de 1 ano, fiz exatamente isso, todo meu tempo livre eu estudei e muito, e tanto eu quanto minha esposa guardamos dinheiro, pq eu sabia que ia ganhar menos no inicio, recebi muito mas muito não mesmo, nesse meio tempo ia pagando alguns cursos e tudo mais, resolvi iniciar uma faculdade na area, até que depois de quase desistir consegui entrar, não é facil, não é rapido, mas sim vale a pena, só se você estiver pronto para isso, e sacrificar algumas boas horas de lazer que você tinha, mas vai por mim depois tera esse tempo novamente.
eu sempre estudei muito e muitas horas... pra mim não funcionava...só começou a funcionar quando comecei a estudar pouco mas com qualidade . Isso tanto como júnior como agora na fase Pleno. Essa área é para quem gosta de estudar e é resiliente à estresse.
29 anos, transitando, consegui um trabalho no suporte de ti de um banco na minha cidade, tem muito projeto e tenho contato direto com os programadores, estou estudando o dia inteiro devido a baixa demanda de suporte. Espero que ano que vem, me sinta pronto pra pular
Opa beleza irmão, seu comentário é uma motivação para mim, estou estudando a área de TI, tenho 27 anos de idade e trabalho como técnico ferramenteiro
Por conta da idade eu tinha medo.
@diogovarella2802 só vai mano, demorei 11 anos pra criar vergonha na casa e ir, vai dar certo! Deus abençoe.
Quando sai do ensino médio, eu não sabia o que fazer, acabei indo pra uma área que achava que me identificava, e realmente, tem seus desafios, mas tem seus lados bons. O problema é esperar esse lado bom, enquanto você é f0did0 mentalmente e as vezes fisicamente, de todos os lados. A mais ou menos 6 meses eu decidir dar o primeiro passo pra transição de carreira. Foi quando participei de uma imersão de html, css e o básico de js. Ali começou minha jornada, hoje continuo meus estudos, estou montando um portfólio e tentando aproveitar oportunidades que surgem por aí. Me peguei pensando essa semana sobre o quanto a áreade TI sempre esteve na minha vida, mas eu nunca percebi, sempre foi algo que eu gostava, achava curioso, mas só me dei conta verdadeiramente a pouco tempo. Eu lembro de adorar mexer no computador dos meus tios, não tinha um próprio, mas passava um tempo bom quando ia visitar eles. Também no ensino médio tive contato com robótica e o arduino, hoje confesso que muito do meu conhecimento já atrofiou. Mas lembro que realmente gostava daquilo, lá tive a minha primeira aula de lógica de programação. E mais uma vez é engraçado perceber que tudo sempre esteve ali, mas eu não tinha percebido, passei 3 anos num curso que eu achava que queria pra perceber.
Ainda não trabalho na área, e estou me preparando pra mudar de curso na universidade. E assim sigo a vida.
excelente comentario
Eu era gerente de banco e fiz transição para dev em 2020 e mudei de país ao mesmo tempo. Não foi fácil, demorei 11 meses, foi concorrido e fiz muitas entrevistas mas consegui. Se manter também não é fácil, o mundo está em crise, não está fácil para ninguém em nenhum lugar :)
Cara, se você é novo, não tem filhos ou responsabilidades, estude, estude e estude até conseguir.
Eu larguei meu primeiro emprego que me adoeceu mentalmente para estudar por um ano e meio para o meu sonho (esa) e não consegui, mas aprendi a estudar, aí por causa de não saber o que queria da vida depois do não, eu arrumei um emprego meia boca para lavar ar condicionado e tô preso nesse serviço, querendo sair e o patrão não aceita acordo, mas eu sou novo, tenho 24 anos e quero uma profissão que tenha crescimento e que eu goste também não é, antes de amarrar meu burrinho e ter responsabilidade, eu vou arriscar.
Vai pra cima, irmão!
Excelente!!! Eu estava em dúvida se iria para a Alura, mas já vi a plataforma de vocês e espero ser vosso aluno. :) Sempre quis ser programador, então espero que essa seja a minha chance.
Conta comigo nessa jornada!
Quero mudar de carreira, estou fazendo facul e pesquisando, mas so vou sair do trabalho qndo realmente valer a pena
"ficou milionário pq tu largou o clt e comprou o curso dele" melhor resumo do mundo atual.
e eu que depois de desligado de uma big, ganhei uma consultoria para recolocação... e em dado momento eu ouvi "transição de carreira", mas no meu caso, para fora de TI, da para botar uma fé?
para quem está na áres, me dê um conselho. Sou boa em design e amo a área, tô tentando pegar um trampo de social media pra pegar experiência, porém quero me aprofundar em front end e criação de sites. Vocês acham que hoje em dia ainda tem vagas para isso? Tô pensando em pegar curso de design thinking pra melhorar o currículo, mas por onde começo?
Eu fiz isso, tenho hoje 32 anos e estou faz 2 anos no mundo da programação, entrei praticamente zerado e hoje consigo entregar projetos freelas, mas adentrar no mercado em emprego é muuuito dificil, complicadissimo.
Eu me preparei bem, juntei uma boa grana no outro emprego que estava e pedi demissão, isso no comecinho de 2022. Ir pra área de programação literalmente salvou minha vida, eu odiava oq eu fazia (analista controladoria) e me sentia um fracasso. Consegui varios empregos durante esses ultimos 2 anos como dev junior, na maior parte só frontend mesmo mas eu simplesmente amo trabalhar nessa área, todo dia é um "puzzle" pra resolver.
Estou desempregado faz 1 mês e pouco, procurando emprego e com uma filha pra nascer, ta complicado, fiz meu canal no UA-cam pra praticar meu ingles pra daqui um tempo eu conseguir quem sabe aquela vaga internacional. Procurando emprego todo dia e trabalhando em freelas pequenos.
pq será que é tão dificil entrar no mercado? todo dia tem uma matéria falando que sobram vagas nessa área kkkk
mas vc pega esses freelas por algum site ou por contatos mesmo?
@@giobonzs só contatos mesmo kkkkk, indo na loja e perguntando se precisam de manutenção no site e tal ou pedindo pelo LinkedIn kkkk
O vídeo aborda a realidade e os desafios enfrentados por quem deseja fazer uma transição de carreira para a área de programação, especialmente para aqueles que vêm de setores completamente diferentes. O narrador começa ironizando a ideia de que basta assistir a alguns cursos gratuitos para se tornar um programador de sucesso e destaca a importância de se ter experiência prática para ser considerado para vagas na área.
Ele enfatiza que a transição de carreira não é fácil e que aqueles que possuem responsabilidades financeiras, como sustentar uma família, precisam ser ainda mais cautelosos. Ele desaconselha abandonar um emprego estável sem uma preparação adequada, sugerindo que o estudo de programação deve ser feito em paralelo com o trabalho atual. O vídeo também desmistifica a ideia de que é possível enriquecer rapidamente na área de programação, especialmente se baseando em promessas de "coachs" que vendem cursos com promessas de ganhos fáceis.
O narrador sugere que o caminho mais seguro para a transição é ganhar experiência prática através de projetos reais, seja desenvolvendo para pequenos negócios locais ou contribuindo para projetos de código aberto, e que esta experiência deve ser bem documentada e divulgada, por exemplo, no GitHub e no LinkedIn. Além disso, ele aconselha se envolver com comunidades de programadores para networking e aprendizado.
O vídeo conclui com uma recomendação para planejar cuidadosamente a transição de carreira, garantindo que seja possível sustentar o padrão de vida antes de abandonar o emprego atual. Ele ressalta a importância de estudar de forma eficiente e focada, aproveitando todo o tempo disponível para se capacitar, especialmente para aqueles com responsabilidades adicionais.
Obrigada pelo resumo 😊
gostei do ChatGpt em uso para resumir, belo resumo :)
gostei do ChatGpt em uso para resumir, belo resumo :)
nunca vi tanta realidade num video só, ganhou mais um inscrito!
O problema é que demora no minimo uns 2 anos de estudo para estar pronto pra conseguir uma vaga de Junior e 99% do povo não quer esperar esse tempo.
Eu trabalhei com suporte por muitos anos, mas quando decidi mudar de área, fiz uma transição bem ousada. Juntei uma grana e comecei a trabalhar de graça como estagiário numa empresa. Depois de 5 meses, finalmente comecei a receber um salário de 1000 reais. Mas, nessa época, a grana era tão curta que eu não tinha dinheiro pra quase nada - usava até um óculos remendado. Foi uma fase bem difícil, mas, hoje, tenho um trabalho que amo e estou muito feliz. Só que, pra ser sincero, dizer que depois da primeira oportunidade tudo fica fácil é uma baita mentira. O caminho é duro e muito desgastante. Mas, no final, vale a pena, porque eu amo o que faço kkkk.
Eu consigo desenvolver códigos simples agora as coisas mais complexas sinto que não tenho QI suficiente
Galera, to precisando de indicações de comunidades na área de programação. Se puderem me ajudar indicando comunidades boas e ativas eu agradeceria muito
... literalmente eu nesse exato momento, eu era balconista pedi demissão pra focar em meus estudos.
Quem surfou na pandemia não surfa mais; conheço Dev que saiu de um salário de 3 k (júnior) em 2020 para 25 k (sênior/gringa) em 2024
2024?? Wtf!!
Tu inverteu as ordens não?
vdd, vi muita gente sem graduação ou técnico de TI entrando na área. Mas hoje pós pandemia já era, até senior não tá conseguindo.
Eu estudava programação por conta própria lá em 2018 com 14 anos, pena que desisti no ano seguinte 😭
@@vinnxy7 caramba mano, fez o que?
Eu tenho 16 anos,acho programação incrível,minhas duas paixões é programação e trator,moro na roça então ser operário é o mais viável para mim,porém quero algo mais, queria fazer engenheiro de software,será que compensa ?
cara eu tento conciliar faculdade em outra area, trabalho e estudo de progrmação, esse vídeo me ajudou, obrigado
Já pensei nisso, meu plano era fazer um curso de ADS (tenho outra graduação em engenharia) e aceitar um salário menor para conseguir me inserir no mercado ou conseguir uma indicação. Vídeo muito sensato, muito difícil trabalhar e estudar programação, se serve de consolo, entrei numa universidade particular e os tais jovens da geração Z em sua maioria nem da para considerar "concorrente", e se você mudar para estados mais afastados, por exemplo MT, acredito que podem facilitar a transição.
Finalmente um canal sobre transicao. Eu vou achar por aqui asuntos de empreendedorismo na programacao? Nao qro curtir a ideia de concorrer a vagas.
@@fabioftth o que mais tem é conteúdo de empreendedorismo hahaha
@@ONovoProgramador joia muito bom. Obrigado
Bem esclarecedor Vitor eu me identifiquei, com seu vídeo, já estou implementando alguns de seus conselhos, te mandei uma mensagem no LinkedIn, obrigado!
Tenho 39, atuo na área de infraestrutura de T.I, trabalhando com mainframe (sim...mainframe e cobol não morreram e tem muito mercado ainda), estou seriamente cogitando entrar para área de programação cobol e Z/Os, creio que não será tão difícil pois tenho conhecimentos da lógica estruturada e poo, o que me ajudou muito na carreira foi saber inglês, mas o desafio real será este mesmo do vídeo: saber gerir o tempo entre estudar e ser arrimo de família / pai / marido
Esse vídeo é necessário e obrigatório para os aventureiros pararem de ser enganados.
Eu sempre começava projetos pessoais para montar um portifólio, e não terminava nenhum, então meti o loco e comecei a pegar freelas de coisas não não tinha ideia de como fazer, dava prazos absurdos e comecei a me forçar a fazer os projetos e aprender o que não sabia, depois que comecei a fazer isso, melhorei muito minhas habilidades. Ainda não me sinto pronto pra largar meu emprego atual e virar de vez um "garoto de programa", mas já evolui muito e tenho certeza de que quando eu entrar realmente no mercado vou estar preparado, e não serei chutado.
Que tipo de freela?
Curto RÁPIDO E DIRETO!
Essa área é complicada pra quem está começando. Você DEVE ter projetos publicados e DEVE expandir o network, principalmente colar em quem tem dinheiro e é da área de TI também.
Outra coisa, comecem pelo frontend, é muito mais fácil arrumar trampo nisso devido a N fatores.
obrigado eu precisava ver esse video!
Obrigado pela sinceridade.
Tenho um curso de informática que foi integrado junto com o ensino médio e teve duração de 4 anos, No período que estava cursando o mesmo tive uma oportunidade de estagiar no T.I de uma empresa, onde tive uma péssima experiência coletiva, por ser um estagiário me passavam funções que só o estagiário deveria fazer, como ficar em um barracão etiquetando componentes de informática que estavam empoeirados e sem uso, buscar café, ir pegar folha ponto, quando tinha uma duvida me orientavam a conversar com o outro estagiário que tinha um pouco mais de experiência e nitidamente só estavam curtindo uma com minha cara. acabei perdendo o encanto pela área e mudei de carreira ainda novo. fui para o ramo comercial e lá eu era respeitado, trabalhava com vendas, ganhava bem, o ramo comercial devido as comissões acabam pagando mais que a média do mercado industrial para quem não tem formação superior e ocupa um cargo "comum". Os anos foram se passando e com 26 anos me pergunto dia após dia como teria sido se eu tivesse continuado nessa área de TI. Pois bem, nunca é tarde, há algum tempo vim procurando conteúdos e dicas para fazer novamente a migração de carreira e entrar no mercado de desenvolvedor. O que mais encontro são conteúdos como: Do zero ao Desenvolvedor Junior em 6 meses; Como ser um programador em 3 meses; Aprenda lógica de programação em 1 hora. A verdade é que as pessoas estão querendo likes, views, clickbait, ou seja, passam a falsa ilusão de que com esforço mínimo e pouco tempo você é capaz de entrar no mercados de trabalho. isso é furada. Acreditem em mim quando digo que o que vai fazer você entrar no mercado de trabalho é dedicação e esforço. É preciso lidar com programação diariamente e ter um conhecimento sólido de pelo menos uma linguagem de programação. Dominar o básico para chegar ao avançado, é preciso sabe o básico e dominar ele, assim consegue chegar no avançado. Para ingressar no mercado de trabalho como um programador júnior eu sugiro, domine pelo menos uma linguagem, assim será mais fácil aprender as próximas pois já sabe o conceito, domine uma linguagem para banco de dados, domine versionamento de código com git e github. e tenha projetos quanto mais e completos forem, melhor, aprender a trabalhar em equipe, pois isso vai mostrar aos recrutadores que você sabe trabalhar com outros profissionais. Então com dedicação diária talvez em um período de 6 meses consiga aplicar para algumas vagas, não tente aprender tudo ou achar que um vídeo é o suficiente, os livros ainda são as melhores fontes de conhecimento. escreva os códigos no papel, caneta na mão, isso ajuda a memorizar o que tem aprendido, sempre revise. dúvidas podem ser tiradas com IA, Foruns, Comunidades no Discord, Facebook, IG, Telegram, YT.
SEU SUCESSO E SEU FRACASSO SÓ DEPENDE DE VOCÊ, AS VEZES CONSEGUE ENGANAR AS PESSOAS, MAS NUNCA VAI CONSEGUIR SE ENGANAR..
4 dicas que me fizeram avançar muito nos meus estudos, fones de ouvido com musica para estudar(isso faz com que você não se distraia com qualquer barulho, dentro e fora de casa), Escrever com caneta e papel(ao fazer isso o conteúdo vai para seu memória, ao digitar vai para o HD do PC), Usar o POMODORO como cronometro(uso 30 minutos para estudo e 10 para descanso, repetindo o ciclo por 4 vezes.(2horas de estudo 40min de descanso)e Evite mexer no celular ou PC enquanto descansa, se alongue, beba agua, vá ao banheiro) Por ultimo faça uma revisão semanal(vai te ajudar a não esquecer o que estudou, quanto mais tempo passamos sem ver algo, mais o esquecemos).
Dica bônus: Treine todo dia.
Cara, novo inscrito!! Me inspirei em postar alguns projetos meus no linkedin, vou te marcar daqui um tempo e ver se dá certo conseguir uma vaga!
O que é mais legal desse vídeo é que um cara que tirou carteira D e vai trabalhar com guinho vai ter mais garantia de emprego e ganhar muito mais que o cara que terminou um curso de programação em 6 meses rsrsrsr
@@filipemoreira5787 vai nessa kkkkkk
Me inscrevi no canal não só pelo conteúdo que é bacana mas essa edição é muito boa 😂😂😂😂
Eu, Maquiadora empreendedora, operadora de Caixa em clt a vida toda, mas sempre apaixonada por tecnologia me joguei na área, me identifico muito com o carinha da Thumb kkk
Fui demitido (sem justa causa) e vou aproveitar esse acontecimento para mudar de carreira.
Me desejem sorte!
@@brunasantos5990 vai nos atualizando, irmão!
Único vídeo sincero.
Estou na luta, mas vou conseguiu
Eu virei programadora pq um banco internacional pagou meu curso e me deu um emprego. Antes eu era zé ninguém... Passei 3 anos em tratamento de choque total, agora que estou começando a entender oq realmente é o trabalho de programador. Mas vou precisar ainda de uns 10 anos para ser boa no que eu faço, mas eu não ligo pq tem alguém me pagando para q eu progrida na carreira. Como eu consegui? Sorte!
Tu eh brabo irmão!
Cara, que vídeo bom, namoral, 100% verdade, estou na área desde 2020, desde 2022 consegui como dev, além do trabalho estudava mais varias horas, quansta vezes fui dormir mais tarde estudando, hj 14/08/2024 me sinto um pouco mais confiante para codar, mais ainda tenho muito oque fazer.
fala mn como vc faz pra n ficar travado no codigo?
@@PedroHenrique-ux8ob Mano, se você esta travando no código, é por algum motivo, ou você não tem conhecimento tecnico para avançar ou não sabe muito bem oque esta fazendo, comece com algo bem simples, um formulario de cadastro que salva no localstorage, depois colocque validacoes no campos de cpf, telefone e etc, comece bem simples.
Excelente!!
Que vídeo true!
.NET + NodeJS + Inglês = Desempregado nunca mais
o cara é o Ctrl c Ctrl v do Manual do Homem gdkhtdzxte,u
eu to nessa, 28 anos e trabalhava na empresa da família, ela faliu e virei uber. Hoje to no 4 semestre de 5, e fazendo cursos com certificado pra tentar conseguir algo na área, não enviei nenhum currículo ainda por medo, to finalizando um curso em python e sql, e vou começar a criar um portfólio, a minha duvida são varias, mas a principal é, um currículo no git é visto pelas empresas?
Eu sou do pré pandemia, e antigamente tinha que ralar pra entrar, era faculdade e estágio. Quem passava do 6 semestre e não tinha experiência já começava a ficar preocupado.
Eu acredito que sim a Programação mudou minha vida e bla bla bla, boa parte do que eu tenho hoje foi por causa dela e sou muito grato. Hoje eu iria para essa área? provavelmente não. Basicamente você estuda como um concurseiro que trabalha ao mesmo tempo (e isso é pra sempre), pressão o tempo todo, trabalha pra caramba, tudo isso com a incerteza de que amanha alguém pode te mandar embora sem motivo, sem falar que a maioria dos programadores tem um ego gigante. Beleza, enquanto vc até tolera mas quando você vai chegando perto dos 30 já não tem mais saco pra isso. Tudo isso para ganhar 10, 15K. Com menos estudo e tempo vc pode fazer um concurso de prefeitura que vai te pagar isso e vc não vai ter metade do stress ou simplesmente trabalhando com serviços. E quem fala isso é uma pessoa que trabalha pra fora e já passou em um concurso.
Finalmente alguém que veio e falou a verdade, não vamos se intimidar galera vamo pra cima
O problema das pessoas é acharem que se vira programador de um dia para o outro, e não é bem assim, existe um processo muito longo de estudo e prática. Parece que banalizaram os programadores, como se fosse algo fácil que com 2 meses de estudo você já vai ser um junior e em 2 anos um senior.
Top kkk baita tapa na cara kk
O vídeo mais sincero que eu vi... muito bom
projetos sem serem comerciais, contam como experiência?
não entre em uma startup se for iniciante, eles irão te sugar, vão exigir coisas que não são do teu nível e assim tu adquire o primeiro problema "Síndrome do impostor", comece por empresas estruturadas com processos definidos
vou começar a estudar redes de computadores, antes pensei que so existia programação
Faço estágio na própria faculdade que faço ads, não faço absolutamente nada, tenho 5 horas por dia pra ficar parado e uso pelo menos 2 horas a 2 horas e meia desse tempo pra estudar e ja acho difícil pra caramba, esse ramo precisa de muito raciocínio lógico, é difícil pra baralho ♦ , mas eu vou chegar lá 💪
Vai sim, irmão! Coisas boas acontecem no caminho de pessoas que estão no caminho hehehe
muito boas as dicas, parabéns pelo conteúdo.
Quando alguém te diz que algo dá muito dinheiro lembra que para esse alguém quaisquer milhares de reais mensais é "muito" dinheiro ( certamente não é ).
Um advogado que virou pedreiro é complicado, mas se ele fosse ajudante do pedreiro experiente que eu contratei seria bacana não?
Pra estudar 1 uma e valer 2 de um nego que já te facilidade, só se for na sala do tempo. Confundem "estudar" com aprender, as vezes tu é dumb mesmo e tem que ver 3-4 vídeos pra aprender algo que outro alguém vai aprender num só, ou vice-versa. Tem que estudar, é um fato, mas ficar fodão só porque estudou muito é outros 500 ;-;
@@K-kof2000 programação é mais prática do que estudo. Entra nesse aprender que falasse. Não basta estudar, fato.
Por que sera que em todos os videos ele grava meio de lado?
È torcicolo?
@@osmaloureiro hahahahahaha, é mania
@@ONovoProgramador otimos videos!
Venha para o Japao!
@@ONovoProgramador pq fica mais gatão de lado né ksksksks
Estou no processo de mudança de carreira, aos 31 anos trabalho como estagiário! Mais não está sendo fácil.. tô seguindo no processo e realmente o segredo é estudar e estudar..
8:50 o que é documentar em programação?
Video brabo, por um momento achei que era o dr Eneas falando.
Só pode ser a reencarnação 😂
Tu gravaste esse video pra mim, foi ? Kkkk (motorista em transição) floripa
Meu relato, trabalhava com logistica, horários malucos, mas todo santo dia acordava as 4:30 estudava até as 7h, trabalhava até as 19h, e quando chegava estudava até as 22h.
Sabado e domingo, o dia todo estudando, por 1 ano eu nao tive muito lazer, nao saia muito, dedicação e disciplina total, consegui a primeira vaga, mas foi com muito esforço, após centenas de aplicações em vagas. Não tem segredo, isso de 6 meses e consegue vaga é balela, a não ser que consiga por indicação.
Você atua em qual segmento da programação?
@@devdofuturo front end
13:50 agora entendi porque os recrutadores me desclassificam 😂
caraca kkkk fazer 30 aulas, um site e vender pra tia em um final de semana
Uma dica que eu dou pq eu não estou fazendo o video e posso ser mais realista ainda...
Galera NÃO dá pra ir no cinema... Não dá pra entrar no tik tok ou em qualquer rede social que não sejaa pra estudar.. não dá pra sair com os amigos, não dá pra estudar somente uma hora por dia principalmente se vc estava em uma área completamente diferente.. no meu caso eu era farmacêutica...
Estou a 1 ano trabalhando como suporte desde qu comecei a migração e até hoje eu não consegui pra ser de fato progradora e olha que eu programo no meu trabalho e faço um curso puxadissimo.. o máximo que dá pra vc fazer se tiver família pq eu tbm n tenho é passar o minimo de tempo possível...
Realmente quem tem muito tempo pra estudar, geralmente não estuda o tempo que tem e se brincar a maioria estuda menos que vc... Então se for mesmo a sua vontade, as escolhas terão que ser feitas e elas não são nem um pouco fácil e aprender programação eh 90% doo tempo vc querendo desistir pq acha que não vai dar conta... E se não pegar pra estudar a ponto de realmente conseguir eviluir vai ser 100% do tempo de frustração e daí a desistência... Então o que vcs puderem deixar de fazer tirando sair do emprego, pra estudar... Façam.. pq vai valer a pena... Mas acreditem, quando chegarem lá não terão mais penas😂😂😂
11:02 e se a pessoa não for fullstack, mas só front ou back?
Em 2014 e 2015 eu não tinha fim de semana, estudava todos os dias da semana e me aplicava numa porrada de vagas, 2 anos depois dessa jornada consegui o primeiro estágio e valeu a pena pra cacete ( mudou minha vida saporra )
Esse cara é fora da curva 🇯🇵
Olá... Não encontrei o link do ws.
Vídeo foda, muito obrigado
tem comunidade no discord?
@@vinimasotti no WhatsApp por enquanto, mas migraremos para o discord.
Pra quem queria vir pra programacao perdeu a maior chance que foi na pandemia, agora vai ter que ralar muito.
Agora é melhor desistir
E tem gente que só quer vir pra área por causa da grana, e nem tá pagando tão bem assim
as vezes a pessoa sequer gosta de ficar no computador
Eu sempre fui de passar o dia no computador, jogos, edição (tem até animações em Flash de 10 anos atrás aqui nesse canal)
Por isso quis vir pra área, antes de ser modinha
Na pandemia ganhei muito dinheiro, hoje em dia estou com um salário apenas okay