Boa notícia: a partir de segunda-feira, 16 de agosto, o 'BBC Lê' será disponibilizado também como podcast. Em plataformas como o Spotify, por exemplo: open.spotify.com/episode/5v76O05POTXNj6RZYpnlHM
eu sou cego de nascença, e estou interagindo através de um leitor de tela. Estou muito feliz com o seu crescimento , resultado do excelente conteúdo postado! Parabéns pelo trabalho e dedicação. Motivado pelo gosto pela área da informática, eu criei com meus amigos, um projeto chamado Blind Center, nosso objetivo é levar informação e mostrar como os cegos acessam o You tube e outras plataformas!
Desejo sucesso... e prosperidade para seu projeto. Parabéns pela iniciativa de colocar para "trabalhar" seu conhecimento adquirido. E pelo seu interesse em aprender. Seja farol!
Interessante. Já fiz isso para minhas atividades de professor. Quando me debruçava sobre leituras para doutorado. Acordava em Pânico. Mas quando relaxava, tudo que havia estudado vinha de maneira clara. De modo que, procrastinar se equilibra com o período de trabalho. Franz Schubert sonhava com peças musicais, acordava, escrevia algumas notas num papel. Voltava a dormir, no outro dia compunha uma peça musical. Fazia o mesmo quando caminhava.
Vejo ser muito comum esse hábito nos estudos para a medicina. Onde estudo, o pessoal costuma dormir mesmo nas baias em curtos períodos para depois retomar as atividades. Eles não brigam com o sono. Adotei esse método e me sinto bem mais disposto ao cochilar por 10, ou 15min. Nada de celular, nas pausas, só ficar ali de boa mesmo sem muitas distrações eletrônicas...
Concordo sobre pressão e quando estou cansada dificilmente consigo ter ideias e soluções pra o meu trabalho, no descanso eu tenho uma explosão de idéias.
Tbm sou assim quando estou sob pressão .estresse .quando chego em casa e deito e me acalmo fica tudo mais claro .consigo e raciocínio melhor sobre o meu dia
Minha tese de doutorado tava teoricamente empacada. Um dia, esperando um médico e olhando pra janela lá fora veio uma ideia que me salvou totalmente...
Na vdd isso é bíblico, pois enquanto a massa evangélica se autoflagela buscando a Deus, o próprio já havia dito tempos atrás q só se revelaria aos q ñ perguntavam por ele... "Fui buscado dos que não perguntavam por mim, fui achado daqueles que não me buscavam; a uma nação que não se chamava do meu nome eu disse: Eis-me aqui. Eis-me aqui" (Isaías 65:1)
@@luan______________________3026 , isso não leva a depressão. Não é tão simples. Se a pessoa já tem depressão aí é bom evitar ficar muito tempo só (na maior parte dos casos). Se não tem, no máximo, vai se sentir muito triste.
Na verdade a depressão é um sintoma da falta de neurotransmissores para conectar os neurônios (serotonina por exemplo). Quando você está deficiente em neurotransmissores (ás vezes um déficit alimentar provoca isto, ou um mal funcionamento do intestino, que produz a maior parte da serotonina), qualquer gatilho te leva a ficar depressivo. Mas se estiver fabricando bem os neurotransmissores, pode cair o mundo na tua cabeça, que você não cai em depressão, no máximo fica triste.
Escrevi a pouco tempo um conto chamado "O Sol de Marte" que será lançado em novembro pela editora Viseu. Grande parte do enredo, criei dentro do busão enquanto olhava a paisagem, no banheiro da empresa e minutos antes de ir dormir.
Opa, interessei só pelo nome. kkkl. Mas é conto? Vai ser um conto dentro de um livro com outros contos? Vai sair versão mais barata e digital no Kindle?
@@luksdanttas Era para ser um livro grande, mas como sou pobre e não tenho grana para custear um livrão de 300 e poucas páginas, dividi em três partes e vou publicar separadamente. Acredito que terá no Kindle porque a editora tem parceria com a Amazon. Essa é a sinopse e quem é fã de Rick & Morty vai entender meu bizarro multiverso, hehe Sinopse: Um astuto terráqueo traficante de planetas começa a causar a extinção em massa de várias formas de vida humanoides. Ele é Elon, um Semideus, o responsável pelo desequilíbrio na expansão dos vários tipos de planetas Terra. Uma missão desafiadora pode ser a única chance de ascensão: Ganna, então, recebe a missão de detê-lo em um épico confronto na nova Terra. Só ela pode minimizar os estragos e garantir que o multiverso se reerga o mais rápido possível.
@@leserafim90s36 Muito obrigado! Todo mês, depois do lançamento, irei doar uma unidade dele para algumas escolas do Brasil. Quero incentivar a leitura e escrita.
@@johnazuos21 Só por ser ficção cientifica, Já me ganhou. kkkk. Parece interessante. Vou comprar seu livro quando lançar. Vou te mandar um "UP" nas discussões do seu canal para quando lançar final do ano vc me lembrar kkk
Uma pena que a criatividade e o ócio aqui enaltecida, seja apenas para contemplar o mercado de trabalho...em um país ainda colonizado, onde a maioria sobrevivi com subempregos...
Concordo com você. Quase tudo que é auto-ajuda, textos e vídeos que se vê em todos os tipos de mídia são corporativos -- pra contemplar realmente o trabalho com empregado, funcionarios.
Eu costumo ter ótimas idéias de madrugada, em períodos de insônia. Acredito sim que a mente "livre" favoreça mecanismos criativos, mas, como espírita, não descarto a hipótese também da inspiração externa. E quando falamos de gênios nas Ciências e nas artes, como Mozart, faz-se mais necessário ainda considerar fatores que os cientistas comuns ainda não admitiram. Como explicar um criancinha que nunca teve aula de música de repente sair tocando com primor um instrumento complexo ou até compor uma sinfonia? E como entender que certas descobertas científicas tenham surgido ao mesmo tempo em pontos diferentes do globo terrestre? Sim, o silêncio mobiliza ideias e criatividade em nossa mente, mas talvez permita-nos captar ondas de mensagens e informações jorrando de outra fonte, fora de nós.
Prestei bem atenção nesta narrativa bastante clara e inteligível. Gostei de saber que minha distração no YT pode estar contribuindo para um mundo melhor, pois sempre procuro comentar os vídeos que aprovo. E e claro que para comentar e necessário o mínimo de inspiração e concentração. Dizem que as redes sociais tem sido um problema na vida de muitas pessoas, por causa do mau uso. Confesso que também frequento o YT por causa dos vídeos, mas que me acrescentem algo de bom, senão prefiro ficar sem. Mesmo assim, jamais deixo de realizar minhas obrigações por causa do YT. Deus está no controle de tudo, inclusive de minha vida. Obrigado!
Faz muito sentido! Sou artista, minhas melhores ideias vem lavando louça, arrumando a casa…. Quando estou emr uso frenético de redes sociais tenho ideias, mas raramente levanto na hora pra executar. Arrumando casa, fica mais interessante pintar, quando vem a ideia, do q continuar esfregando
Concordo plenamente,algumas vezes quando estou resolvendo alguma coisa difícil e sou leiga no assunto é muito cansativo mentalmente e estressante eu paro vou fazer outra atividade e qdo retorno para o problema consigo resolver !!!
Eu amo música, amo compor, apesar de nunca ter tentado a sério mas... Quando estou pedalando consigo bolar melodias e harmonias que NUNCA teria, me esforçando continuamente, já me peguei também construindo discursos e palestras enquanto fazia outra coisa.
Pois é... tirando a ARTE dos currículos ( teatro música dança) e colocando português e matemática no lugar para depois os alunos participarem de concursos... na minha visão é pernicioso.....
Acho que no fundo no fundo sempre soube disso. É muito bom ouvir que algumas empresas estão começando a adotar práticas que promovem a revigoração mental.
Nosso inconsciente continua trabalhando, até quando dormimos. N é exatamente ao acaso. Dê material para seu inconsciente, diga a ele o q vc quer e ele vai trabalhar para vc.
Esse fenômeno é descrito pela neurociência. Você sai da via Fronto parietal e muda para a Rede de Modo Padrão ( Mind Wondering ). Também é descrito que na fase 1 do sono o mesmo resultado.
Engraçado é que as pesquisas não abordaram uma possibilidade que me ocorreu: o fato de que nosso cérebro tem áreas específicas para certas funções, e que a pausa para se fazer algo diferente, pode ativar uma área que habitualmente não seria ativada pela atividade requerida, surgindo uma solução inusitada.
Muito interessante, complementa o que vi sobre um estudo que demonstra o poder de pequenas pausas em uma tarefa para o cérebro processar e guardar a informação. Se não me engano, nestes períodos de pequenas pausas, as sinapses ou algo do tipo praricamente dobram, como se estivesse transferindo uma quantidade grande de informação para um HD no computador, por exemplo
A primeira lição é que a criatividade não ocorre no vácuo. Requer certas condições necessárias para ocorrer. Se quisermos apresentar novas ideias como indivíduos, devemos considerar-nos como parte de um sistema.
Lima Barreto, chamava a isso ócio mental. Esse gênio da literatura, que o Brasil pouco conhece, também tinha vasto conhecimento em diversas áreas do conhecimento humano, matemática, filosofia, ..., além de estudos e conclusões próprias, o ócio mental de que fala, por exemplo. Talvez um dia ele seja reconhecido. Testa, um ilustre desconhecido por dez entre dez pessoas no mundo, tempos atrás, hoje é uma celebridade póstuma. Quem sabe não pode acontecer o mesmo com Lima Barreto?
Excelente reportagem. Muito esclarecedora! Oxalá que a ciência explique muitas outras questões relacionadas à esta maravilhosa máquina, que é o cérebro humano. Só assim, poderá desenvolver mecanismos para evitá-las.
As boas ideias são montadas por componentes mais simples. Estes componentes são como os programas aplicativos dos computadores (os famosos APPs). São como rotinas.Em outras palavras, são como saber fazer coisas, que a primeira vista parecem não ter conexão entre si. Por exemplo: olha a o caso de Arquimedes, quando ele imaginou como descobrir se uma coroa era de ouro puro. Ele, durante o banho, viu que o nível da água subia quando submergia mais o corpo na banheira. com isto aprendeu que podia descobrir o volume de um corpo, tendo um reservatório cheio até as bordas com água, emergindo o corpo naquele reservatório cheio e recolhendo a água que caia para fora. O volume da água recolhida era igual ao do corpo que ele queria saber o volume (isto é um APP). Sabia que foram usados pelo ourives, 1Kg de ouro para confeccionar a coroa. Pegou um tablete de 1Kg de ouro e imergiu em um reservatório cheio de água até as bordas, recolheu a água que caiu, e guardou. Reencheu o reservatório até as bordas, emergiu a coroa, recolheu a água que caiu. comparando estas duas amostras de água, elas teriam que ser iguais se a coroa fosse de ouro puro. Veja que há várias rotinas de conhecimento para chegar ao resultado final, por exemplo: saber como medir o volume de um corpo que não tenha um formato muito geometricamente fácil (como uma coroa)(isto é um APP), saber que um mesmo volume de metais diferentes tem massa diferente (isto é um APP). No nosso dia a dia, às vezes para resolver um problema que nos atormenta, precisamos ter muitas rotinas de conhecimento. E quanto mais rotinas de conhecimento você tem no teu cérebro mais atolado de coisas ele fica. E as vezes no meio destes trocentos de coisas você só precisaria de meia duzia de rotinas para resolver o problema em questão, fica difícil para o teu cérebro acessar só aquela meia dúzia de rotinas. Lembra daquele joguinho antigo, chamado pebolim ? se você for no Google ele vai mostrar um jogo de tótó, mas não é este. O pebolim a que me refiro é aquele compartimento fechado e transparente cheio de pecinhas fixas em seus lugares , de modo que quando tem uma bolinha lá dentro , se você balançar a caixinha , a bolinha vai batendo nas pecinhas. Se tiver muitas pecinhas fica difícil você fazer a bolinha bater nas pecinhas que você quer. Mas se tiver menos pecinhas fixas, fica mais fácil você fazer a bolinha bater nas pecinhas que você quer. imaginemos , então que as rotinas de conhecimento sejam as pecinhas fixas. Que a bolinha seja o teu pensamento consciente. E que para resolver um determinado problema você precisa dos conhecimentos contidos nas pecinhas 1, 5, 8, 12 e 21 (lembra que cada pecinha é uma rotina de conhecimento, um aplicativo. Quando você está focado tentando resolver o problema o teu consciente fica procurando rotinas de conhecimento no meio de milhares, fica difícil a bolinha achar as rotinas 1, 5, 8, 12 e 21, no meio de milhares de coisas que você tem na tua cabeça. Mas se você sair para dar uma caminhada, é como se o espaço lá dentro do pebolim se abrisse, porque você saiu do modo focado, dando espaço para que a bolinha tivesse mais movimentação, e ela vai batendo em mais pecinhas (o teu pensamento fica mais liberado) até que de repente :EUREKA ! Ela bate nas rotinas 1, 5, 8, 12 e 21, que são os conhecimentos que você já tinha mas que precisava juntar todos conscientemente para resolver aquele problema. E PRESTO, o problema foi resolvido.
Também gosto, principalmente, voltando tarde do trabalho à noite. Ligo a música e acho sensacional dirigir assim. Não tem trânsito, buzina, é uma paz que me convida à reflexão.
também acho, ainda mais ouvindo aquele programa de rádio :``A Hora do Brasil``, onde o locutor tinha aquela voz monótona. Nem sei se ainda tem este programa.
@@arthurmaciel9893 Sim, desse jeito. Parece que estou com preguiça, sem fazer nada. Mas na verdade, meu corpo parou de trabalhar , e o cérebro fica divagando .
@@arthurmaciel9893 Albert Einstein sabia disso, por isto costumava ficar com um objeto na mão e se deixar dormir. Quando estava no estado de semi sono o objeto caia e ele conseguia ficar consciente do que estava pensando naquele instante.
Certamente, ver vídeos engraçados, jogar videogame e assistir séries não podem ser comparados a terefas automáticas como tomar banho, comer, caminhar, ouvir música. Estas demandam um nível de relaxamento maior que aquelas, tanto é que você não se sente bem realizando-as sob tensão, enquanto aquelas muitos fazem justamente para diminuir a tensão, de modo que são por isso mesmo mais utilizadas como técnicas de viciamento.
Concordo , gosto da meditação Vipassana. Fiz um curso de imersão de 10 dias em um templo Budista. Em Miguel Pereira RJ, centro Dhamma Santi. Independente de crença ou religião. foi altamente positivo para mim.
Não é bem criatividade, Mas quando eu me deparava com uma questão de fisica ou matematica dificil em uma lista da faculdade; Eu conseguia pensar nos passos para resolução da questão quando caminhava ou tivesse deitado antes de dormir. Quando estava sentado na biblioteca ou na mesa tentando resolver, Não saia nem a Pau . kkkkk. Mas quando eu caminhava ou estavo deitado na cama quase dormindo, Meus pensamentos surgiam, Como se tivesse soprando a resposta na minah mente, "Deveriamos tentar assim e assim, dessa forma sai" . Mesma coisa quando leio livros de literatura - As vezes, só sinto a profundidade da Cena que li quando vou deitar e penso no livro.
Modo focado e modo difuso aprendi essa técnica em um curso sobre técnicas de estudo. Os inventores que usavam isso incluem Tesla, Albert Einstein, Leonardo da Vinci...
Se o problema não é de nascença, orgânico ou genético, pode ter retorno. Desde que pais e mães entendam que crianças com menos de 5 anos não devem ficar brincando com aparelhos eletrónicos ou com celular ....Celular não é brinquedo ! Dê papel e lápis de cor pro seu filho ou filha e deixe a imaginação deles funcionar .... Criança precisa aprender a brincar com as mãos: montando quebra-cabeças, brincando com animais de plástico, etc .... Nem aprender a ler antes dos 5 anos é bom ! Criança precisa ser EDUCADA ! Criança é gente. Não é bicho ! Bicho é que é criado ... Tem muita criança mais inteligente que seu pai e sua mãe. E isto pode incomodar muita gente. Muita gente se tornou famosa por seu talento ( qualquer um ), apesar das limitações dentro de sua família. Mas qualquer estímulo eletrónico antes dos 6 ou 7 anos é prejudicial a todas as crianças. Quanto menor a criança, pior !
Quantas ideias ou soluções estamos perdendo nesta sociedade em que os trabalhadores gastam em média quatro horas em transportes desumanizantes e são obrigados a permanecerem cinquenta horas semanais no trabalho alienante?
Boa notícia: a partir de segunda-feira, 16 de agosto, o 'BBC Lê' será disponibilizado também como podcast. Em plataformas como o Spotify, por exemplo: open.spotify.com/episode/5v76O05POTXNj6RZYpnlHM
Aeee 👏🏻
😃
Em todo canto eu levo nome de preguiçosa pela procrastinação...
Mas, ninguém paga meus boletos.
eu sou cego de nascença, e estou interagindo através de um leitor de tela. Estou muito feliz com o seu crescimento , resultado do excelente conteúdo postado! Parabéns pelo trabalho e dedicação. Motivado pelo gosto pela área da informática, eu criei com meus amigos, um projeto chamado Blind Center, nosso objetivo é levar informação e mostrar como os cegos acessam o You tube e outras plataformas!
Parabéns! Muitos tem todos os sentidos e não usam 👏👏👏👏👏
vc esta em todo video do youtube
Parabéns cara! Muito show
Desejo sucesso... e prosperidade para seu projeto. Parabéns pela iniciativa de colocar para "trabalhar" seu conhecimento adquirido. E pelo seu interesse em aprender. Seja farol!
Parabéns, e felicidade para seus programas.
Interessante. Já fiz isso para minhas atividades de professor. Quando me debruçava sobre leituras para doutorado. Acordava em Pânico. Mas quando relaxava, tudo que havia estudado vinha de maneira clara. De modo que, procrastinar se equilibra com o período de trabalho. Franz Schubert sonhava com peças musicais, acordava, escrevia algumas notas num papel. Voltava a dormir, no outro dia compunha uma peça musical. Fazia o mesmo quando caminhava.
Vejo ser muito comum esse hábito nos estudos para a medicina. Onde estudo, o pessoal costuma dormir mesmo nas baias em curtos períodos para depois retomar as atividades. Eles não brigam com o sono. Adotei esse método e me sinto bem mais disposto ao cochilar por 10, ou 15min. Nada de celular, nas pausas, só ficar ali de boa mesmo sem muitas distrações eletrônicas...
👏👏👏
Leonardo Da Vinci também! E quantas invenções ele criou. f
Concordo sobre pressão e quando estou cansada dificilmente consigo ter ideias e soluções pra o meu trabalho, no descanso eu tenho uma explosão de idéias.
TDAH jogue no google
@@williansoaresbatista8612 conheço bem tenho um irmão que tem. Mas já fui avaliada por profissionais e o diagnóstico é TAG.
Tbm sou assim quando estou sob pressão .estresse .quando chego em casa e deito e me acalmo fica tudo mais claro .consigo e raciocínio melhor sobre o meu dia
@@priscilasoutero4714🎉
@@williansoaresbatista8612nada a ver com TDAH, qualquer pessoa cansada têm dificuldade de ter idéias, cansaço literalmente engloba isso.
Minha tese de doutorado tava teoricamente empacada. Um dia, esperando um médico e olhando pra janela lá fora veio uma ideia que me salvou totalmente...
qual ?????
Que: E= mc2 ?
É o ócio criativo. Eu não sou muito produtiva e criativa quando a minha agenda está lotada.
"Como arquitetos e designer pensam "
Esse livro mudou minha vida
Eu achava que era simplesmente ironia do destino quando a solução dos problemas vem só nos momentos que a gente não está buscando…
Na vdd isso é bíblico, pois enquanto a massa evangélica se autoflagela buscando a Deus, o próprio já havia dito tempos atrás q só se revelaria aos q ñ perguntavam por ele...
"Fui buscado dos que não perguntavam por mim, fui achado daqueles que não me buscavam; a uma nação que não se chamava do meu nome eu disse: Eis-me aqui. Eis-me aqui" (Isaías 65:1)
BBC ler já está fazendo parte do meu dia a dia.
A criatividade e a imaginação são nossas maravilhas, mas devemos nos afastar de pensar muito se for para o lado da ansiedade e negatividade.
Daí vem a depressão
@@luan______________________3026 , isso não leva a depressão. Não é tão simples. Se a pessoa já tem depressão aí é bom evitar ficar muito tempo só (na maior parte dos casos). Se não tem, no máximo, vai se sentir muito triste.
O problema quando você é uma pessoa que pensa muito:
Na verdade a depressão é um sintoma da falta de neurotransmissores para conectar os neurônios (serotonina por exemplo). Quando você está deficiente em neurotransmissores (ás vezes um déficit alimentar provoca isto, ou um mal funcionamento do intestino, que produz a maior parte da serotonina), qualquer gatilho te leva a ficar depressivo. Mas se estiver fabricando bem os neurotransmissores, pode cair o mundo na tua cabeça, que você não cai em depressão, no máximo fica triste.
Escrevi a pouco tempo um conto chamado "O Sol de Marte" que será lançado em novembro pela editora Viseu.
Grande parte do enredo, criei dentro do busão enquanto olhava a paisagem, no banheiro da empresa e minutos antes de ir dormir.
Opa, interessei só pelo nome. kkkl. Mas é conto? Vai ser um conto dentro de um livro com outros contos? Vai sair versão mais barata e digital no Kindle?
@@luksdanttas Era para ser um livro grande, mas como sou pobre e não tenho grana para custear um livrão de 300 e poucas páginas, dividi em três partes e vou publicar separadamente.
Acredito que terá no Kindle porque a editora tem parceria com a Amazon.
Essa é a sinopse e quem é fã de Rick & Morty vai entender meu bizarro multiverso, hehe
Sinopse: Um astuto terráqueo traficante de planetas começa a causar a extinção em massa de várias formas de vida humanoides. Ele é Elon, um Semideus, o responsável pelo desequilíbrio na expansão dos vários tipos de planetas Terra. Uma missão desafiadora pode ser a única chance de ascensão: Ganna, então, recebe a missão de detê-lo em um épico confronto na nova Terra. Só ela pode minimizar os estragos e garantir que o multiverso se reerga o mais rápido possível.
@@johnazuos21 nossa vou comprar
Que criatividade parabéns
Boa sorte,espero que venda bem
@@leserafim90s36 Muito obrigado!
Todo mês, depois do lançamento, irei doar uma unidade dele para algumas escolas do Brasil. Quero incentivar a leitura e escrita.
@@johnazuos21 Só por ser ficção cientifica, Já me ganhou. kkkk. Parece interessante. Vou comprar seu livro quando lançar. Vou te mandar um "UP" nas discussões do seu canal para quando lançar final do ano vc me lembrar kkk
Uma pena que a criatividade e o ócio aqui enaltecida, seja apenas para contemplar o mercado de trabalho...em um país ainda colonizado, onde a maioria sobrevivi com subempregos...
É isso!
Cirúrgica!
Concordo com você. Quase tudo que é auto-ajuda, textos e vídeos que se vê em todos os tipos de mídia são corporativos -- pra contemplar realmente o trabalho com empregado, funcionarios.
Viva o imperialismo
@@luisclaudiofontenelle5513 verdade
Sob stress é difícil ser criativo. Eu consigo ter mais ideias boas tomando banho ou no sono. Acordo e tomo nota. Ócio criativo.
Eu tenho um bloquinho ao lado da cama. Se eu acordo com alguma ideia, anoto e volto a dormir.
Eu costumo ter ótimas idéias de madrugada, em períodos de insônia.
Acredito sim que a mente "livre" favoreça mecanismos criativos, mas, como espírita, não descarto a hipótese também da inspiração externa. E quando falamos de gênios nas Ciências e nas artes, como Mozart, faz-se mais necessário ainda considerar fatores que os cientistas comuns ainda não admitiram.
Como explicar um criancinha que nunca teve aula de música de repente sair tocando com primor um instrumento complexo ou até compor uma sinfonia? E como entender que certas descobertas científicas tenham surgido ao mesmo tempo em pontos diferentes do globo terrestre?
Sim, o silêncio mobiliza ideias e criatividade em nossa mente, mas talvez permita-nos captar ondas de mensagens e informações jorrando de outra fonte, fora de nós.
esse narrador é bem melhor que o outro, dêem preferencia à ele.
Muito interessante, alguns pontos são realmente fatos, que inclusive ocorrem comigo!
O mesmo, inclusive uso muito quando quero achar uma solução especifica para um problema, fico divagando.
Digo o mesma, essa perspectiva é realmente válida, também já passei momentos assim.
Idem! Uso a técnica pomodoro a muitos anos e os resultados são ótimos!
@@yuricorreia5596 ry try
Também ocorre comigo: sair sozinha para tomar um cafezinho perto.
A qualidade dos assuntos da BBC são realmente impressionantes, muito mais pela sua consistência.
Prestei bem atenção nesta narrativa bastante clara e inteligível. Gostei de saber que minha distração no YT pode estar contribuindo para um mundo melhor, pois sempre procuro comentar os vídeos que aprovo. E e claro que para comentar e necessário o mínimo de inspiração e concentração. Dizem que as redes sociais tem sido um problema na vida de muitas pessoas, por causa do mau uso. Confesso que também frequento o YT por causa dos vídeos, mas que me acrescentem algo de bom, senão prefiro ficar sem. Mesmo assim, jamais deixo de realizar minhas obrigações por causa do YT. Deus está no controle de tudo, inclusive de minha vida. Obrigado!
Faz muito sentido! Sou artista, minhas melhores ideias vem lavando louça, arrumando a casa…. Quando estou emr uso frenético de redes sociais tenho ideias, mas raramente levanto na hora pra executar. Arrumando casa, fica mais interessante pintar, quando vem a ideia, do q continuar esfregando
Concordo plenamente,algumas vezes quando estou resolvendo alguma coisa difícil e sou leiga no assunto é muito cansativo mentalmente e estressante eu paro vou fazer outra atividade e qdo retorno para o problema consigo resolver !!!
Eu amo a BBC news ❤
Eu amo música, amo compor, apesar de nunca ter tentado a sério mas... Quando estou pedalando consigo bolar melodias e harmonias que NUNCA teria, me esforçando continuamente, já me peguei também construindo discursos e palestras enquanto fazia outra coisa.
Excelente pesquisa como sempre, gostaria de lembrar e citar o sociologo italiano Domenico di Mazzi que escreveu o _ O ócio criatvo__ em 2000.
Pois é... tirando a ARTE dos currículos ( teatro música dança) e colocando português e matemática no lugar para depois os alunos participarem de concursos... na minha visão é pernicioso.....
Tenho idéias quando tô lavando louça ou apenas quieta ouvindo música.
Eu também...
lavando louças tenho é ódio
@@eduardodequeiroz8964 kkkkkkkkkkkkkkkkk
ter ideias em momentos assim realmente é fascinante
Eu também. E tomando banho e cozinhando também
Agora eu sei porque meu off nas atividades cansativas. Obrigada BBC!!
Sempre tive essa ideia, pq quando estamos muito focados principalmente em um trabalho específico isso retarda nossa criatividade.
Sempre tive essa percepção, porém sem estudo algum.. existem algumas técnicas que parece que destravam nosso cérebro, descanso, café, relaxar, banho..
Acho que no fundo no fundo sempre soube disso. É muito bom ouvir que algumas empresas estão começando a adotar práticas que promovem a revigoração mental.
Comigo funciona demais. Andar pelo escritório, ler na praça, andar na rua. Sempre volto com soluções
Que descoberta maravilhosa 😊
Nosso inconsciente continua trabalhando, até quando dormimos. N é exatamente ao acaso.
Dê material para seu inconsciente, diga a ele o q vc quer e ele vai trabalhar para vc.
Gratidão e feliz dia.
O Ócio Criativo é uma visão peculiar
Esse fenômeno é descrito pela neurociência. Você sai da via Fronto parietal e muda para a Rede de Modo Padrão ( Mind Wondering ). Também é descrito que na fase 1 do sono o mesmo resultado.
GRATIDÃO pela oportunidade de aprender sempre 🙏❤🦋
Engraçado é que as pesquisas não abordaram uma possibilidade que me ocorreu: o fato de que nosso cérebro tem áreas específicas para certas funções, e que a pausa para se fazer algo diferente, pode ativar uma área que habitualmente não seria ativada pela atividade requerida, surgindo uma solução inusitada.
ativar, ativada, atividade
Muito interessante, complementa o que vi sobre um estudo que demonstra o poder de pequenas pausas em uma tarefa para o cérebro processar e guardar a informação. Se não me engano, nestes períodos de pequenas pausas, as sinapses ou algo do tipo praricamente dobram, como se estivesse transferindo uma quantidade grande de informação para um HD no computador, por exemplo
Acredito nisso.... o ócio é um excelente momento para a criatividade. O cérebro é plástico! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Excelente matéria
A primeira lição é que a criatividade não ocorre no vácuo. Requer certas condições necessárias para ocorrer. Se quisermos apresentar novas ideias como indivíduos, devemos considerar-nos como parte de um sistema.
Lima Barreto, chamava a isso ócio mental. Esse gênio da literatura, que o Brasil pouco conhece, também tinha vasto conhecimento em diversas áreas do conhecimento humano, matemática, filosofia, ..., além de estudos e conclusões próprias, o ócio mental de que fala, por exemplo. Talvez um dia ele seja reconhecido. Testa, um ilustre desconhecido por dez entre dez pessoas no mundo, tempos atrás, hoje é uma celebridade póstuma. Quem sabe não pode acontecer o mesmo com Lima Barreto?
Bom dia BBC.
Bom trabalho.
Excelente!!!
Excelente!
Que conteúdo perfeito 🚀❤️👏🎉
Vocês são incríveis.
Muito bom esse formato de áudio pois podemos ouvir ótimos conteúdos e lavar louças ou outras atividades como caminhada.
Sensacional
Faz sentido, minha filha compõe músicas no banho, de vez em quando sai dele com uma música nova e criativa!!!
Incrível
Excelente, eu me identifico com essa idéia!
O áudio foi para mim de uma utilidade enorme, sou cenógrafo e estou na fase de produção de um material gráfico. Parabéns pelo conteúdo.
Interessante o assunto.....
É bem isso mesmo. Perfeitas informações.
Viva o ócio, tenho dito.
Que voz é essa Durão
Muito bom
Excelente reportagem. Muito esclarecedora! Oxalá que a ciência explique muitas outras questões relacionadas à esta maravilhosa máquina, que é o cérebro humano. Só assim, poderá desenvolver mecanismos para evitá-las.
As boas ideias são montadas por componentes mais simples. Estes componentes são como os programas aplicativos dos computadores (os famosos APPs). São como rotinas.Em outras palavras,
são como saber fazer coisas, que a primeira vista parecem não ter conexão entre si. Por exemplo: olha a o caso de Arquimedes, quando ele imaginou como descobrir se uma coroa era de ouro puro. Ele, durante o banho, viu que o nível da água subia quando submergia mais o corpo na banheira. com isto aprendeu que podia descobrir o volume de um corpo, tendo um reservatório cheio até as bordas com água, emergindo o corpo naquele reservatório cheio e recolhendo a água que caia para fora. O volume da água recolhida era igual ao do corpo que ele queria saber o volume (isto é um APP). Sabia que foram usados pelo ourives, 1Kg de ouro para confeccionar a coroa. Pegou um tablete de 1Kg de ouro e imergiu em um reservatório cheio de água até as bordas, recolheu a água que caiu, e guardou. Reencheu o reservatório até as bordas, emergiu a coroa, recolheu a água que caiu. comparando estas duas amostras de água, elas teriam que ser iguais se a coroa fosse de ouro puro. Veja que há várias rotinas de conhecimento para chegar ao resultado final, por exemplo: saber como medir o volume de um corpo que não tenha um formato muito geometricamente fácil (como uma coroa)(isto é um APP), saber que um mesmo volume de metais diferentes tem massa diferente (isto é um APP).
No nosso dia a dia, às vezes para resolver um problema que nos atormenta, precisamos ter muitas rotinas de conhecimento. E quanto mais rotinas de conhecimento você tem no teu cérebro mais atolado de coisas ele fica. E as vezes no meio destes trocentos de coisas você só precisaria de meia duzia de rotinas para resolver o problema em questão, fica difícil para o teu cérebro acessar só aquela meia dúzia de rotinas.
Lembra daquele joguinho antigo, chamado pebolim ? se você for no Google ele vai mostrar um jogo de tótó, mas não é este. O pebolim a que me refiro é aquele compartimento fechado e transparente cheio de pecinhas fixas em seus lugares , de modo que quando tem uma bolinha lá dentro , se você balançar a caixinha , a bolinha vai batendo nas pecinhas. Se tiver muitas pecinhas fica difícil você fazer a bolinha bater nas pecinhas que você quer. Mas se tiver menos pecinhas fixas, fica mais fácil você fazer a bolinha bater nas pecinhas que você quer.
imaginemos , então que as rotinas de conhecimento sejam as pecinhas fixas. Que a bolinha seja o teu pensamento consciente. E que para resolver um determinado problema você precisa dos conhecimentos contidos nas pecinhas 1, 5, 8, 12 e 21 (lembra que cada pecinha é uma rotina de conhecimento, um aplicativo.
Quando você está focado tentando resolver o problema o teu consciente fica procurando rotinas de conhecimento no meio de milhares, fica difícil a bolinha achar as rotinas 1, 5, 8, 12 e 21, no meio de milhares de coisas que você tem na tua cabeça.
Mas se você sair para dar uma caminhada, é como se o espaço lá dentro do pebolim se abrisse, porque você saiu do modo focado, dando espaço para que a bolinha tivesse mais movimentação, e ela vai batendo em mais pecinhas (o teu pensamento fica mais liberado)
até que de repente :EUREKA ! Ela bate nas rotinas 1, 5, 8, 12 e 21, que são os conhecimentos que você já tinha mas que precisava juntar todos conscientemente para resolver aquele problema. E PRESTO, o problema foi resolvido.
Essa voz é mto agradável.
Ruminar o que se gosta é libertador.
Até que enfim ouço um narrador falar apple corretamente. Mas só quem aprende em ingles britanico sabe, Parabéns! Meu marido é ingles. 🤗
Maçã
Sinceramente, desta eu não sabia. Pensei que ele tivesse falado Apple errado.
Inteligência multifuncional! Multifocal!
Dirigir em estradas tranquilas p mim é ótimo p refletir.
Também gosto, principalmente, voltando tarde do trabalho à noite. Ligo a música e acho sensacional dirigir assim. Não tem trânsito, buzina, é uma paz que me convida à reflexão.
também acho, ainda mais ouvindo aquele programa de rádio :``A Hora do Brasil``, onde o locutor tinha aquela voz monótona. Nem sei se ainda tem este programa.
Excelenteeeeee!!!!
Quando eu preciso ter boas ideias, vou dar um cochilo, dá super certo rsrsrs
Eu fico em um estado de semi sono quando quero pensar em algo e ter novas ideias
@@arthurmaciel9893 Sim, desse jeito. Parece que estou com preguiça, sem fazer nada. Mas na verdade, meu corpo parou de trabalhar , e o cérebro fica divagando .
@@arthurmaciel9893 Albert Einstein sabia disso, por isto costumava ficar com um objeto na mão e se deixar dormir. Quando estava no estado de semi sono o objeto caia e ele conseguia ficar consciente do que estava pensando naquele instante.
O Thomás Alva Edson fazia isto, tirava sonecas durante o dia.
Alguém manda esse vídeo pro Guedes. Ele vai ter um ataque de pelanca.
Gostei da ironia
Uau...
Gostei do vídeo. Obrigado!
Mozart é gênio!!!!
Eu tinha uma professora de piano que falava isso. Voce vai tocar bem nao depois que vc treina, mas depois que vc descansa do treino.
Esse é o famoso "SOLTA QUE VEM".
Eu tive muitas ideias de cenas novas para minhas histórias quando tava fazendo algo aleatório
Nem me fale, eu tenho uma trava quando estou atolado de trabalho e minha criatividade vai embora, é a correria passar qeu a criatividade vem À tona
Certamente, ver vídeos engraçados, jogar videogame e assistir séries não podem ser comparados a terefas automáticas como tomar banho, comer, caminhar, ouvir música. Estas demandam um nível de relaxamento maior que aquelas, tanto é que você não se sente bem realizando-as sob tensão, enquanto aquelas muitos fazem justamente para diminuir a tensão, de modo que são por isso mesmo mais utilizadas como técnicas de viciamento.
Estou totalmente distraído assistindo esse vídeo.
Faz anos que eu descobri que sou bem mais criativo quando penso caminhando
Sempre vídeos bons...!!!
Bom...
"...Procrastinação no trabalho, como assistir videos engraçados no youtube..." Eu assistindo o video numa quinta-feira as 15:47
Vai trabalhar vagabundo. Kkkkkkkk
tmj kskk
Eu também...kkk
Por isso nunca consigo ver um filme sem devanear em ideias pra por nas minhas historias!
Até mesmo a leitura precisa ser ativa, e não passiva. Senão, dificilmente a história ou o texto lindo se tornará envolvente
Está explicado porque os brasileiros são tão criativos
Por isso a meditação é tão importante.
Concordo , gosto da meditação Vipassana. Fiz um curso de imersão de 10 dias em um templo Budista. Em Miguel Pereira RJ, centro Dhamma Santi. Independente de crença ou religião. foi altamente positivo para mim.
Não é bem criatividade, Mas quando eu me deparava com uma questão de fisica ou matematica dificil em uma lista da faculdade; Eu conseguia pensar nos passos para resolução da questão quando caminhava ou tivesse deitado antes de dormir. Quando estava sentado na biblioteca ou na mesa tentando resolver, Não saia nem a Pau . kkkkk. Mas quando eu caminhava ou estavo deitado na cama quase dormindo, Meus pensamentos surgiam, Como se tivesse soprando a resposta na minah mente, "Deveriamos tentar assim e assim, dessa forma sai" .
Mesma coisa quando leio livros de literatura - As vezes, só sinto a profundidade da Cena que li quando vou deitar e penso no livro.
Já resolvi mtas equações assim ...assombro kkk
é completamente criatividade
é difícil dizer quando tenho ideias, acho que em qualquer lugar, mas não a todo momento
Sim, ócio ATIVO: viagens, passeios etc.
Modo focado e modo difuso aprendi essa técnica em um curso sobre técnicas de estudo.
Os inventores que usavam isso incluem Tesla, Albert Einstein, Leonardo da Vinci...
Top
É verdade normalmente quem vive no ocio pensa bem mais . agora quem vive na correria do dia-dia raramente pensa e quanto tenta dorme .
É por isto que dizem : `` quem trabalha muito, não tem tempo para ficar rico´´.
Se o problema não é de nascença, orgânico ou genético, pode ter retorno. Desde que pais e mães entendam que crianças com menos de 5 anos não devem ficar brincando com aparelhos eletrónicos ou com celular ....Celular não é brinquedo ! Dê papel e lápis de cor pro seu filho ou filha e deixe a imaginação deles funcionar .... Criança precisa aprender a brincar com as mãos: montando quebra-cabeças, brincando com animais de plástico, etc .... Nem aprender a ler antes dos 5 anos é bom ! Criança precisa ser EDUCADA ! Criança é gente. Não é bicho ! Bicho é que é criado ... Tem muita criança mais inteligente que seu pai e sua mãe. E isto pode incomodar muita gente. Muita gente se tornou famosa por seu talento ( qualquer um ), apesar das limitações dentro de sua família. Mas qualquer estímulo eletrónico antes dos 6 ou 7 anos é prejudicial a todas as crianças. Quanto menor a criança, pior !
Comentem sobre tudo de genialidade de livros da genialidade. Obrigado gratidão
Interessante
Bom
Viva ao ócio 👏👏
Estimular criatividade não e tudo
Tudo tem limite
Quantas ideias ou soluções estamos perdendo nesta sociedade em que os trabalhadores gastam em média quatro horas em transportes desumanizantes e são obrigados a permanecerem cinquenta horas semanais no trabalho alienante?
Primeira vez que sou a primeira a curtir, chocada! Hahaha
Mas amo esse canal ❤
😂
Que bom, Júlia! Obrigada pela corrida para curtir e por nos acompanhar!
Sempre aconteceu comigo