Sempre me achei nacionalista e a galera dizia que isso é coisa de direitista... Como? Se os caras se dizem patriotas e querem vender tudo pra fora? Hahahaahah
@@KGB2312 Isso aí, estão fazendo isso com a Petrobrás. Os acionistas gringos estão ganhando bilhões enquanto você, brazuca, paga o preço de uma alma pela gasolina. Bela lógica, Sr. Foto de anime.
@@vini6391 o maior acionista da Petrobrás é o governo brasileiro que lucra com os dividendos e impostos. Se não me engano 51 por cento é do governo. O ideal é o governo lucrar com impostos e royalties do petróleo, e não na exploração.
Jones, acho que você é um dos melhores, senão o melhor atualmente em termos de discurso na esquerda revolucionária. Trabalho muito bem feito, claro e coerente, tem uma capacidade enorme.
Adoro as indicações de leitura do Jones. Hoje eu terminei de ler (que foi indicação de outro canal) o livro "Afinidades Revolucionárias: Nossas estrelas vermelhas e negras"
Interessante como esse debate se pauta muito, como vários outros, por uma análise cuidadosa para diferenciar a forma e o conteúdo. O nacionalismo possui uma forma, uma temática, e por vezes uma estética próprios, mas nada diz sem uma análise do seu conteúdo, dos seus respectivos partidários ou beneficiados, do contexto de onde sai ou suas metas.
Sobre nacionalismo eu já tinha noção. Mas o vídeo esclareceu pra mim a suposta dissonância cognitiva que eu tinha de defender estatização em um estado burguês.
Esse repente em acusar o debate sobre Soberania Nacional e Nacionalismo serem 'coisa da direita', tem cheiro de think tank estadunidense. Pois esse tipo de politica é encarado como uma ameaça aos interesses do seu Capital.
OBRIGADO Jones por esse vídeo. Tem uns 15 dias, tive caloroso debate com colegas do trabalho falando q Enéas era "meio" de esquerda por ser nacionalista , vídeos assim nos ajudam , como armas da crítica, para fortalecer nossos debates. Grato.
Esse livro de Anita Prestes é fundamental.... Que compõe a sua biblioteca. Acompanho o seu Trabalho desde o início. Parabenizo por sua contribuição para a analise de questões importantes como o tema desse vídeo.
Este vídeo foi de muitíssima ajuda para eu entender parte da problemática que acontece aqui no País Basco. Ou pelo menos as minhas perguntas sobre a questão nacional de esquerda. Incrível! Muito muito obrigado!
Jonas, muito obrigado, seu trabalho é incrivel e muito importante, tem muito me auxiliado na expansão de minha compreensão e reflexão critica acerca da realidade, da politica, sobre as classes e tantos assuntos tão importantes no desenvolvimento do um país mais justo, para todos, agradeço
Destruir a pequena burguesia (trabalhadores autonomos e pequenos empreendedores) e o cooperativismo (comunidades de trabalhadores) é interesse primordial das corporações monopolistas internacionais, cujos meios de ação são materializados por suas fundações “filantrópicas” supranacionais. Logo, por quê, mesmo quando no poder, os dirigentes de partidos auto-proclamados de “esquerda” aliam-se às corporações (alta-burguesia) em detrimento da pequena burguesia e do cooperativismo?
o PT, PDT, etc tem um projeto de conciliação de classes, então em um país capitalista é claro que ele iria governar a favor desses interesses antagônicos. uma das únicas formas de o PT, por exemplo, mobilizar uma força para governar só pelos trabalhadores, iria precisar de organização prévia e revolucionária de sua base, uma coisa que o PT já desistiu há muito tempo.
“Como eu sempre digo, apenas um verdadeiro patriota pode ser um verdadeiro internacionalista que é leal à revolução mundial. Então, posso dizer que sou comunista e, ao mesmo tempo, nacionalista e internacionalista.” -Kim Il Sung
Ótimo tema, sou nacionalista e sempre me considerei mais próximo dos marxistas do que os liberais. Obs: confesso que me doeu ver Enéas ser chamado de "imbecil", ele que me levou ao nacionalismo, e tem muito o que se aproveitar na persona dele.
ua-cam.com/video/yO-k6SUVt2o/v-deo.html&ab_channel=Hist%C3%B3riaP%C3%BAblica não se deixe enganar, o caríssimo Dr. Enéas era nada mais nada menos que um Integralista Brasileiro, grupo marcado pelo fascismo brasileiro.
Bastante esclarecedor o vídeo. Qdo vc mencionou o Assad la dá síria me lembrou do antigo líder da Líbia, o Gaddafi. Ele certamente era um grande nacionalista, mas fico na dúvida será que era mais um nacionalismo de direita ou de esquerda?
Fiz em um comentário um do UA-cam um levantamento sobre essa questão, a pessoa achava que nacionalismo era algo ruim e direitista, era um vídeo sobre Lott, trouxe uns exemplos para ela perceber que não é tão simples nem um debate acabado
Olá você poderia me explicar melhor sobre nacionalismo na esquerda? Antes de ver esse vídeo eu também achava que nacionalismo era algo ruim. Estou no início dos meus estudos e também da minha radicalização confesso que estou obcecada kkkkk o dia inteiro estudando
@@brunalvsnmjn acho que um bom exemplo é estudar a revolução cubana ai tem varios livros, bom procurar no google scholar também mas tem um artigo bom, introdutório se chama reflexoes sobre o nacionalismo em perspectiva comparada, que pega cuba, porto rico e México. outro artigo bacana é a questão nacional na América latina. também pode pegar estudos sobre o golpe no chile e salvador Allende, no geral, como curso história a gente lê de tudo e vai percebendo como determinados grupos se articulam e reinvindicam. Acho bom que voce tenha suas próprias perspectivas em estudo, se não vou repetir apenas a minha percepção ja com preconceitos. por exemplo, eu estudei bastante período getulio e ditadura militar apesar de ambos os periodos serem chefiados por pessoas assumidamente de direita o Getúlio foi muito menos aberto, submisso e/ou dependente dos interesses do capital internacional. foi muito mais assertivo em estabelecer empresas nacionais, no seu último mandato chegou a favorecer ainda mais a classe trabalhadora (apesar de ter lhe colocado as redeas) enfim essas questoes você aprende estudando msm
Além do que você falou no vídeo, me parece também que hoje muita gente confunde nacionalismo com a performance "patriótica" da extrema direita por causa do sequestro de símbolos e pautas que essa galera promove pra rebaixar o debate. Mas isso também mostra o quanto o debate já estava rebaixado por conta da confusão entre forma e conteúdo
Jonas sobre o eneas, ele podia não ser de esquerda radical, mas todos os discursos dele eram em prol da classe trabalhadora. Todas as críticas dele, ao neoliberalismo, ao rentismo a base de juros altos, a independencia do banco central, privatização de estatais, protecionismo e insentivo fiscal para empresas nacionais, critica a privatização da educação pública, transição energetica pra acabar com nossa dependência do petróleo, investimento no setor militar pra impor respeito a potencias estrangeiro, todas essas pautas que o eneas defendia não seriam benéficas pra classe trabalhadora?
Ilusão acabou quando deve o acidente da barragem, achei que a Dilma fosse aproveitar para nacionalizar já que as ações despencaram além do crime ambiental.
Se ser nacionalista de esquerda ou direita é definido por quem o nacionalismo vai trazer bônus. Por quê você define o Getúlio como alguém 100% de direita? A classe trabalhadora não ganhou com Getúlio? Mesmo com todas as contradições ele não pode ser considerado uma figura de esquerda? Abraço.
@Sound Shadow E existe conquista da classe trabalhadora sem luta, manifestação e organização dos trabalhadores? Em algum país mesmo pós-revolução isso não precisa continuar existindo? Na China não é assim? Na própria União Soviética não foi?
Nem todo nacionalista é de esquerda, muito menos de esquerda radical. Dito isso, a radicalização da classe trabalhadora em países (quase todos colonizados em algum momento) passou pelo nacionalismo, isso é fato.
@@Felipe-pv9yu muito estranho alguém que se coloca como "de esquerda" não se aliar ao campo num momento como esses. Minha opinião sobre ele tem bem menos a ver com programa do que com o posicionamento dele no processo político real.
Sou nacionalista, não conseguir me adaptar ao Bolsonarismo e a direita. Nem tô acreditando q tô tendendo me juntar a esquerda por achar q são mais nacionalistas q a direita.; só não conseguir até hj engolir o "identitárismo" da esquerda - o q acaba afastando muita gente da esquerda.
Não é compatível ser de esquerda e nacionalista, porque o esquerdismo é internacionalista. Se você quer defender o socialismo, não opte pelo marxismo, leia Otto Strasser.
Sempre me achei nacionalista e a galera dizia que isso é coisa de direitista... Como? Se os caras se dizem patriotas e querem vender tudo pra fora? Hahahaahah
Querem vender pra previnir que aconteça roubalheira que nem aconteceu por 16 anos então tem que vender pra ter lucros e não prejuízos
@@KGB2312 vender pra China transformar em estatal dela
@@KGB2312 Isso aí, estão fazendo isso com a Petrobrás. Os acionistas gringos estão ganhando bilhões enquanto você, brazuca, paga o preço de uma alma pela gasolina. Bela lógica, Sr. Foto de anime.
@@vini6391 o maior acionista da Petrobrás é o governo brasileiro que lucra com os dividendos e impostos. Se não me engano 51 por cento é do governo. O ideal é o governo lucrar com impostos e royalties do petróleo, e não na exploração.
@@KGB2312 espero que vc esteja sendo irônico
Conheci ele panfletando para sua campanha na frente do CAC - UFPE, e meu deus que homem inteligente, incrível, de abraço caloroso. Você é gigante ❤️
Literalmente
Em todos os sentidos, gigante!
Camarada Jones votei 21 com ORGULHO e CONSCIENTE vc é MEU PRESIDENTE FUTURO MANO
Pernambuco Brasil
VENCEREMOS!!
Baita aula
Jones, você poderia fazer um vídeo falando sobre Nacionalismo e Internacionalismo da perspectiva socialista? Seria bem legal. :)
Jones, acho que você é um dos melhores, senão o melhor atualmente em termos de discurso na esquerda revolucionária. Trabalho muito bem feito, claro e coerente, tem uma capacidade enorme.
Adoro as indicações de leitura do Jones. Hoje eu terminei de ler (que foi indicação de outro canal) o livro "Afinidades Revolucionárias: Nossas estrelas vermelhas e negras"
estrelas negras é relativo ao anarquismo?
@@guilhermeviegas6139 sim. Aliás, o livro é sobre casos históricos dos encontros e desencontros entre comunistas e anarquistas.
@@melanciafeliz que massa, eu me interesso muito por esse debate, os anarquistas da minha cidade não gostam de mim ajabaabb
Interessante como esse debate se pauta muito, como vários outros, por uma análise cuidadosa para diferenciar a forma e o conteúdo. O nacionalismo possui uma forma, uma temática, e por vezes uma estética próprios, mas nada diz sem uma análise do seu conteúdo, dos seus respectivos partidários ou beneficiados, do contexto de onde sai ou suas metas.
quem diz que comunismo é doutrinação nunca escutou Jones Manoel falar, porque esse homem só faz bagunçar minhas pré-concepções
Deixando meu comentário.
Sobre nacionalismo eu já tinha noção. Mas o vídeo esclareceu pra mim a suposta dissonância cognitiva que eu tinha de defender estatização em um estado burguês.
Esse repente em acusar o debate sobre Soberania Nacional e Nacionalismo serem 'coisa da direita', tem cheiro de think tank estadunidense. Pois esse tipo de politica é encarado como uma ameaça aos interesses do seu Capital.
Maravilhaaaaa 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 adorei. 👍🥰
OBRIGADO Jones por esse vídeo. Tem uns 15 dias, tive caloroso debate com colegas do trabalho falando q Enéas era "meio" de esquerda por ser nacionalista , vídeos assim nos ajudam , como armas da crítica, para fortalecer nossos debates. Grato.
Top
Eu sinto falta da lista de referências bibliográficas na descrição do vídeo.
Ia mandar esse video pra você kkkkk
No final do vídeo ele recomenda alguns livros, ainda sim seu apontamento é válido, deve ser feito.
tb sinto, sempre abro a descrição pra ver se tem bibliografia
Que bom que ele está de volta!
Bom demais
Dá lhe Jones!!!!
Esse livro de Anita Prestes é fundamental.... Que compõe a sua biblioteca. Acompanho o seu Trabalho desde o início. Parabenizo por sua contribuição para a analise de questões importantes como o tema desse vídeo.
BRABO
Excelente video, Jones! ACredito que nossa superação depende desse sentimento nacionalista. Não tem como ser de outra forma.
Muito bom, obrigado!
Muito bom, Jones!
Este vídeo foi de muitíssima ajuda para eu entender parte da problemática que acontece aqui no País Basco. Ou pelo menos as minhas perguntas sobre a questão nacional de esquerda. Incrível! Muito muito obrigado!
Saravá camarada Jones! 🤘🏽
Jonas, muito obrigado, seu trabalho é incrivel e muito importante, tem muito me auxiliado na expansão de minha compreensão e reflexão critica acerca da realidade, da politica, sobre as classes e tantos assuntos tão importantes no desenvolvimento do um país mais justo, para todos, agradeço
Destruir a pequena burguesia (trabalhadores autonomos e pequenos empreendedores) e o cooperativismo (comunidades de trabalhadores) é interesse primordial das corporações monopolistas internacionais, cujos meios de ação são materializados por suas fundações “filantrópicas” supranacionais. Logo, por quê, mesmo quando no poder, os dirigentes de partidos auto-proclamados de “esquerda” aliam-se às corporações (alta-burguesia) em detrimento da pequena burguesia e do cooperativismo?
o PT, PDT, etc tem um projeto de conciliação de classes, então em um país capitalista é claro que ele iria governar a favor desses interesses antagônicos. uma das únicas formas de o PT, por exemplo, mobilizar uma força para governar só pelos trabalhadores, iria precisar de organização prévia e revolucionária de sua base, uma coisa que o PT já desistiu há muito tempo.
Jones, obrigada por promover esclarecimento!
Aulas!!
Excelente vídeo!
Consciência e realidade nacional, de Álvaro Vieira Pinto, é bom pra pensar o nacionalismo anti imperialista brasileiro da década de 60.
Jones, obrigado pelas indicações, você sempre esclarecendo assuntos relevantes; você poderia comentar sobre o livro o terceiro excluído do Haddad?
Muito esclarecedor! Parabéns, camarada!
Excelente
excelente referências de leitura!
Bliu do engajamento!!
Obrigado pelo excelente vídeo, Jones, e extremamente necessário. Um grande abraço.
Aula.
Aulão!!!
Toda vez que começa um vídeo seu eu acho que vem uma rima👌
“Como eu sempre digo, apenas um verdadeiro patriota pode ser um verdadeiro internacionalista que é leal à revolução mundial. Então, posso dizer que sou comunista e, ao mesmo tempo, nacionalista e internacionalista.”
-Kim Il Sung
Como isso seria possível? São paradoxos amigo!
@@paulaaraujo6446 De forma extramamente resumida vc se desenvolve primeiro antes de tentar transportar seu modelo para outros países, a URSS fez isso.
bom demais
Com todo respeito: amo seu sotaque! ❤
Vídeo excelente
Hoje 28/10 tem live do Elias jabbour com nacionalistas de direita por exemplo hehe
farinazi aquele veío é bolsonarista
@@vincitomniaveritas7965 Ele falou que tanto faz se Bolsonaro ou Lula ganhar, pode ter problema de interferência do USA no Brasil.
link da postagem em alguma rede social?
Não estou achando, aonde foi essa live ?
É isso!
t amo camarada
Esse ficou top
Que saudade do Jones professor de história 😃
Vendo o vídeo em 31/10 e Lula eleito. Excelente explicação!!
Ótimo tema, sou nacionalista e sempre me considerei mais próximo dos marxistas do que os liberais.
Obs: confesso que me doeu ver Enéas ser chamado de "imbecil", ele que me levou ao nacionalismo, e tem muito o que se aproveitar na persona dele.
Tá ligado que tem marxista que considera o Éneas Fascista, né?
ua-cam.com/video/yO-k6SUVt2o/v-deo.html&ab_channel=Hist%C3%B3riaP%C3%BAblica não se deixe enganar, o caríssimo Dr. Enéas era nada mais nada menos que um Integralista Brasileiro, grupo marcado pelo fascismo brasileiro.
Se não me engano, até os militares no Peru (anos 60-70) reivindicavam Mariátegui (!!!) justamente pelo caráter nacionalista dele. kk
video maravilhoso, achei muito interessante essa perspectiva.
Mandar esse video no grupo com nacionalistas do Telegram
Bastante esclarecedor o vídeo. Qdo vc mencionou o Assad la dá síria me lembrou do antigo líder da Líbia, o Gaddafi. Ele certamente era um grande nacionalista, mas fico na dúvida será que era mais um nacionalismo de direita ou de esquerda?
Fiz em um comentário um do UA-cam um levantamento sobre essa questão, a pessoa achava que nacionalismo era algo ruim e direitista, era um vídeo sobre Lott, trouxe uns exemplos para ela perceber que não é tão simples nem um debate acabado
Olá você poderia me explicar melhor sobre nacionalismo na esquerda? Antes de ver esse vídeo eu também achava que nacionalismo era algo ruim. Estou no início dos meus estudos e também da minha radicalização confesso que estou obcecada kkkkk o dia inteiro estudando
@@brunalvsnmjn acho que um bom exemplo é estudar a revolução cubana ai tem varios livros, bom procurar no google scholar também mas tem um artigo bom, introdutório se chama reflexoes sobre o nacionalismo em perspectiva comparada, que pega cuba, porto rico e México. outro artigo bacana é a questão nacional na América latina. também pode pegar estudos sobre o golpe no chile e salvador Allende, no geral, como curso história a gente lê de tudo e vai percebendo como determinados grupos se articulam e reinvindicam. Acho bom que voce tenha suas próprias perspectivas em estudo, se não vou repetir apenas a minha percepção ja com preconceitos. por exemplo, eu estudei bastante período getulio e ditadura militar apesar de ambos os periodos serem chefiados por pessoas assumidamente de direita o Getúlio foi muito menos aberto, submisso e/ou dependente dos interesses do capital internacional. foi muito mais assertivo em estabelecer empresas nacionais, no seu último mandato chegou a favorecer ainda mais a classe trabalhadora (apesar de ter lhe colocado as redeas) enfim essas questoes você aprende estudando msm
@@adaooliveira4434 obrigada, vou procurar
🔥🔥🔥
Jones, estou lendo um livro excelente sobre esse tema: A revolução cubana e a questão nacional (1868-1963), de José Rodrigues Mao Jr. Recomendo
Seu revolução africana é muito bom, só texto foda
Além do que você falou no vídeo, me parece também que hoje muita gente confunde nacionalismo com a performance "patriótica" da extrema direita por causa do sequestro de símbolos e pautas que essa galera promove pra rebaixar o debate. Mas isso também mostra o quanto o debate já estava rebaixado por conta da confusão entre forma e conteúdo
Jonas sobre o eneas, ele podia não ser de esquerda radical, mas todos os discursos dele eram em prol da classe trabalhadora. Todas as críticas dele, ao neoliberalismo, ao rentismo a base de juros altos, a independencia do banco central, privatização de estatais, protecionismo e insentivo fiscal para empresas nacionais, critica a privatização da educação pública, transição energetica pra acabar com nossa dependência do petróleo, investimento no setor militar pra impor respeito a potencias estrangeiro, todas essas pautas que o eneas defendia não seriam benéficas pra classe trabalhadora?
Concordo plenamente
Show
Legaliza 🌞🌿
Alguém poderia explicar o crescimento dos países da Oceania?
Álvaro Vieira Pinto também foi nacionalista
São coisas como essas que me fazem sempre pensar que eu sou reacionario demais pra um comunista.
Em que sentido ?
Engajamento é legal
Meu bom. O que vc pensa dos nacionalistas vascos, catalãos e irlandeses?
Visão nacionalista muitas vezes esteve presente no meio das forças armadas, tradicionalmente, conservadora-direitista. Muitos vinculam a ideia.
👏👏👏👏👏👏👏
dale
Achei o vídeo com muitas palavras difíceis, alguns parentes não entenderam :( . Mas conteúdo sempre impecável
✊🏽✊🏽✊🏽😂😂
Tem Nóti tem Like rs
Jones teria como fazer um vídeo sobre Vargas ?
Ilusão acabou quando deve o acidente da barragem, achei que a Dilma fosse aproveitar para nacionalizar já que as ações despencaram além do crime ambiental.
Sou Brizolista Nacionalista
bom
Camarada, o que você acha do uso dos símbolos nacionais de maneira agitativa, como por exemplo a bandeira, por parte da esquerda?
A Petrobras paga dividendos ao Governo Brasileiro, inclusive é a o maior receptor destes dividendos.
Se ser nacionalista de esquerda ou direita é definido por quem o nacionalismo vai trazer bônus. Por quê você define o Getúlio como alguém 100% de direita? A classe trabalhadora não ganhou com Getúlio? Mesmo com todas as contradições ele não pode ser considerado uma figura de esquerda?
Abraço.
Pois é.
Nacionalismo que se choca com imperialismo tem viés progressista.
Ainda mais se tratando da América Latina.
@Sound Shadow Mas ai tu ta descrevendo todas as mobilizações sociais na história do capitalismo. Da União Soviética a Noruega
Movimento Tenentismo mudou o Brasil, recorreu ao golpe pois comprovou se fraude nas eleições.
@Sound Shadow E existe conquista da classe trabalhadora sem luta, manifestação e organização dos trabalhadores? Em algum país mesmo pós-revolução isso não precisa continuar existindo? Na China não é assim? Na própria União Soviética não foi?
🥰
Cite um candidato a presidência da República que citou Hegel, Lenin, Mao, Engels e Marx em Rede nacional! Existe um, e esse foi Enéas Carneiro!
Faz um vídeo de critica ao éneas
que aula viu 👏🏾👏🏾👏🏾 puta que pariu esse cara seria um ótimo presidente
✊🏼
👍🏿👍🏿✊🏿
Jones...nossas esquerdas famosas já estão com a Burguesia...o partidao seria o último das esquerdas.raiz
Nem todo nacionalista é de esquerda, muito menos de esquerda radical. Dito isso, a radicalização da classe trabalhadora em países (quase todos colonizados em algum momento) passou pelo nacionalismo, isso é fato.
Jones, vc ainda vai ser o governador de PE, anota aí oq eu tou dizendoo♥️
Dr. Enéas, inclusive, era admirador de Fidel Castro.
TÁ sendo bloqueios nas BR do Nordeste!
E, do jeito que eu vejo, comentando sobre a Rússia, ela só consegue ser o que é por conta da herança que a URSS deixou.
Ciro Gomes é um belo exemplo da "zona cinza" do nacionalismo. Morreu afogado no extremocentrismo.
@@Felipe-pv9yu muito estranho alguém que se coloca como "de esquerda" não se aliar ao campo num momento como esses.
Minha opinião sobre ele tem bem menos a ver com programa do que com o posicionamento dele no processo político real.
PRIMEIRO!!
Sou nacionalista, não conseguir me adaptar ao Bolsonarismo e a direita. Nem tô acreditando q tô tendendo me juntar a esquerda por achar q são mais nacionalistas q a direita.; só não conseguir até hj engolir o "identitárismo" da esquerda - o q acaba afastando muita gente da esquerda.
Não é compatível ser de esquerda e nacionalista, porque o esquerdismo é internacionalista.
Se você quer defender o socialismo, não opte pelo marxismo, leia Otto Strasser.
É aquela falácia do "mais estado=mais esquerda". Reino Unido e Japão e EUA seria de esquerda? Kk