Pessoal, o BBC Lê é o podcast da BBC News Brasil que traz o áudio de algumas de nossas reportagens originalmente publicadas em texto. Para ler a reportagem que deu origem a esse áudio clique aqui: www.bbc.com/portuguese/vert-fut-55566154.
Esse livro é ótimo: "Como a Igreja Católica construiu a civilização ocidental" (Thomas E. Woods Junior) ... melhor ler um livro a depender que outras pessoas raciocinem por você.
As duas vias são válidas, pois é fato que quando nascemos já repousávamos sobre os ombros de GIGANTEs. Somente os melhores-entre-os-melhores perpassaram os "filtros" do Tempo, vertendo em verbetes de enciclopédia, monumentos de praça ou Escolas originais de Pensamento. Mas todos ou quase todos temos uma leve fagulha do GÊNIO inquisitor, daquela "criança SAPIENs" do Einstein. Só nos falta o mais certo "comburente" & 《《 VOILÀ 》》♡
@@pedrovictorcardoso9502 ☆☆☆☆☆ precisamente, até o "EDITOR" desempenhará seu papel de agente-oculto, bem como um tradutor deve ser preferencial/favoravelmente juramentado. Ou, ao menos muito comprometido, do tipo RIGOROSO mesmo. Como um Martin Luther moderno rsrs ◇◇ exagerei de propósito ◇
@@washingtonx87 possivelmente um EXÉRCITO de mortos já raciocinou ANTES desse autor, um bom bocado do que ele vai grafar. A começar pelo próprio alfabeto fenício e a substantivação latina/bárbarica/árabe que ele fará uso. Bem como os números que são HINDUS mas os europeus, por ignorância ou má-fé apelidaram/generalizaram como “arábicos” KKKkkk
Que vídeo magnífico! O verdadeiro conhecimento é um ato conflituoso e corajoso. Conflituoso porque nos colocamos distante de nós mesmos e de nossas crenças isso não é tão fácil, mas para alguns é impossível. E é um ato corajoso porque precisamos encarrar esse conflito, as nossas crenças e, por conseguinte, o nosso vazio e a nossa dor. Quem não percorre esse caminho aceita e defende as suas crenças!
Precisamos e devemos carregar a nossa Cruz, como Disse o SENHOR. Quando carregamos nossa Cruz, aceitamos obedecer a Vontade que Deus Quer para nós. Quando carregamos a Cruz vamos contra nós mesmos, contra as nossas vontades próprias, que nunca serão as Vontades que Deus Quer para nós. A Cruz não somente Salva, como também Liberta e é a Libertação que vai contra a nossa carne, que é o pecado, a morte. Precisamos morrer para nós mesmos, para Nascer a Vida Verdadeira.
Concordo plenamente. Excelente comentário. Precisamos evitar a opinião formada sobre tudo. Isso só é possível através do conhecimento. Conhecer não é o mesmo que Concordar.
O que a reportagem não fala claramente mas está nas entrelinhas é que o fato das populações européias terem sido moldadas com menos impessoalidade e mais independência entre as famílias é justamente um dos principais componentes a democracia. Enquanto os países Asiáticos ou Africanos apresentam um pensamento de clã e mais ligado a família, também percebe-se uma permanência de governos autoritários e tiranos com forte presença de nepotismo e da influência pessoal na coisa pública.
Isso é um salto teórico que só dá pra fazer viajando bastante. Inclusive porque você precisa desconsiderar que: 1) a noção de democracia que temos é ocidental (logo dizer: "os ocidentais são os que melhor se dirigem à democracia" define um argumento circular) e; 2) Que Europa e Ásia/África ocuparam pontos opostos na balança colonial. E que isso descreve uma lógica de centro/periferia que alguns autores, como por exemplo Achille Mbembe e Giorgio Agamben exploram bastante para demonstrar como essa oposição centro/periferia descreve cenários de manutenção de um pólo por meio da infra-humanização do outro.
@@lucasedpp , sim a nossa noção de democracia é ocidental. Até porque surgiu na Grécia... No entanto não me referi a noção grega de democracia. Até porque ela é anterior ao cristianismo. Quis fazer referência ao vídeo-audio que faz uma colocação justamente a respeito da igreja como agente divisor entre a unidade de clã na sociedade ocidental. Podemos dizer que esse aprimoramento da democracia só foi possível justamente pela quebra dos padrões de vínculo interfamiliar. Essa quebra não é oriunda do pensamento ocidental (como é ressaltado pela BBCC) e sim pela igreja. Esse efeito poderia (ou poderá) ocorrer em países africanos e asiáticos a medida que a igreja fosse ou for incorporada a esses países.
@@marciocunha5646 Não, você não está entendendo. Quando falo em democracia, não falo do modelo grego. Falo do entendimento contemporâneo de democracia, que é um entendimento ocidental. Você está confundindo os elementos que estão sendo postos em diálogo. Esse "pensamento ocidental" que a reportagem fala, é um conceito mais sócio-histórico do que geográfico: o Catolicismo, o colonialismo, o neo-classicismo fundam as bases do pensamento ocidental e, desse pensamento, nasce o que nós chamamos hoje de democracia (que muito provavelmente os gregos nem reconheceriam, já que incorporamos noções como a burocracia weberiana para a impessoalidade da coisa pública, a cidadania universal, o limite legal aos poderes estatais, etc). O principal equívoco na sua linha de raciocínio é considerar que há um modelo de gestão coletiva universal, ao qual todos os povos chegarão ao final de seus cursos de desenvolvimento. Não é mais possível estabelecer o Catolicismo como determinante do pensamento como ocorreu na sociedade europeia medieval em nenhum lugar. E ainda que isso fosse possível, não há garantias de que se chegaria à mesma construção de uma forma de organização política chamada "democracia" como a entendemos. Tampouco se pode afirmar que outras formas de organização diversas dessa são, de princípio, ruins. Elas parecem ruins a partir do paradigma ocidental (que engloba tudo aquilo que foi dito antes e na reportagem), que tem em seus fundamentos a individualidade como um valor. Se a "representação coletiva", para usar um termo durkheimeano, for outra, por exemplo, de que a coletividade vale mais do que a individualidade, a "democracia ocidental" não terá o mesmo impacto ou eficácia. Em resumo: não é que falta/faltou catolicismo no oriente. Na real, não faltou nada, porque não há um fim único. O problema é a inserção de um modelo de gestão externo que não faz sentido para o grupo que o recebe.
Muito obrigado Jadson, suas recomendações tem sido muito relevantes pra mim. Muito obrigado BBC por produzir e distribuir qualidade e informação gratuitamente.
Falando em Igreja Católica, por milagre, a BBC Brasil apresenta uma matéria que depõe favoravelmente ao cristianismo como importante propulsor dos ganhos civilizatórios da sociedade ocidental! Verdadeiro milagre mesmo.
@@sergiomassalo9800 nunca estudou história?kkkkk deve ter escutado q a igreja matou milhares e sai por ai repetindo igual um papagaio. Procure ler um pouco
@@Bernardo_Steffens Na realidade, isso está nos livros de história. Lá diz que a igreja condenou cientistas, mulheres acusadas de bruxaria, pessoas com crenças cristãs alternativas ( Chamados de hereges).
Pensei q seria uma matéria falando do livro: Como a Igreja Católica construiu a civilização Ocidental. Um excelente livro para entender a imprescindível participação da Igreja Católica na nossa história, recomendo.
O que esse vídeo esta tentando relatar é a conclusão de um livro publicado pelo biólogo e psicólogo de Harvard chamado Joseph Henrich . Tal livro denominado "The WEIRDest People in the World: How the West Became Psychologically Peculiar and Particularly Prosperous" e publicado em 2020 demonstra que as doutrinas da Igreja Católica referentes a defesa da monogamia e consequentemente o combate ao divórcio, a poligamia, mas principalmente ao casamento entre parentes próximos como primos, foi o motor que a longo prazo fizeram com que a sociedade européia encontrasse o caminho para o seu desenvolvimento em diversas áreas como: educação, ciência e economia. Tudo isso teria começado a partir do governo do Papa Gregório Magno nos anos 580 e se intensificado em anos posteriores. O Protestantismo, que surgiu em 1517, manteve essas proibições e acrescentou outras coisas que impulsionaram a sociedade européia ao desenvolvimento. Henrich, portanto, não esta contradizendo as descobertas feitas pelo famoso sociólogo Max Weber. Weber é até bastante citado por Henrich. Os EUA, Canadá, Oceania e em grau menor a América Latina ( no livro Henrich explica pq a AL não se beneficiou tanto disso ) por terem sido colonizados pelo os europeus, tbm se beneficiaram deste desenvolvimento todo. Pra quem não quiser ler esse livro, que tem 700 páginas, há também a opção de acessar uma versão reduzida do mesmo publicada em formato PDF de umas 150 páginas ou ainda uma versão mais reduzida de 20 páginas publicada pela revista Science em Novembro de 2019. Basta procurar no Google digitando "Joseph Henrich Weird Science" ou palavras correspondentes.
Espalhou a sua cultura roubando as outras, como conhecimentos, técnicas, etc.. a cultura européia é uma fraude, pior que se territorializaram através do genocídio.
Primeiro é uma critica à generalização de conclusões sobre conformidade a partir de experimentos feitos só com americanos/ocidentais. Em seguida faz-se a generalização desse resultado para conclusões culturais (talvez no livro do autor do texto essa lacuna seja preenchida, mas nesse texto ficou uma extrapolação desconexa). Loucura, mto mal feito. Tome cuidado qdo o interlocutor fala "as análises", ele n ta dizendo a quais análises se refere.
Ele explicou que devido as regras da igreja catolica estabelecendo incesto, proibindo relacao de casamento entre pais e filhos, irmaos e primos, a Igreja obrigou a sociedade tribal/cla europeia a aumentar a sua relação com estranhos. Vc tira a pessoa apenas do circulo familiar e faz com que ela tenha boas relaçoes com outro cla/ tribo/sociedade. Dai vc diminui a resistencia entre os cidadaos europeus a conhecer outros povos. O frances se casa com espanhol. O alemao se casa com o italiano. Vc tira a relaçao de dentro da mesma familia e o coloca junto de outras pessoas de outros clas, com outros costumes. A monogamia tb foi uma opcao da igreja catolica. Vantagem: direito de herança, patrimonio. Basicamente, isso fez o povo europeu e seus descendentes mais propenso por exemplo a negociar com estrangeiros, a navegar alem mar, se relacionar com outros povos (seja de forma amigavel ou nao). Fora que ao dar esse espirito aventureiro diminuiu a tendencia do ser humano a conformidade. Ou seja, diferente do propagado, de que a Igreja simplesmente servia para conformar o homem sujeito as tragedias da vida, ela, por outro lado, entregava um espirito aventureiro ao europeu.
Mais uma vez a BBC querendo pregar o coletivismo. Há inúmeros aspectos positivos no individualismo, inclusive naturais, uma vez que o humano deve defender a si e sua família. Há estudos também que mostram que a monogamia é natural. Ora, pense comigo amigo: Você acha mesmo que um comportamento seria universal se não fosse natural. Monogamia existia até em tribos isoladas. Ouça novamente o audio e perceba que tudo que está para a individualidade eles colocam como negativo, sendo que a individualidade salvou a sociedade inúmeras vezes. Se uma sociedade é demasiadamente coletivista está muito mais disposta a chegar nos erros que a história já cansou de mostrar, onde tudo culmina em sistemas políticos altamente destrutivos. Todos sistemas políticos destrutivos são altamente coletivistas e obrigam que seus integrantes também o sejam, dessa maneira toda doutrina que preserva a individualidade deve ser banida e seus integrantes mortos - ou seja, toda e qualquer religião deve ser destruída. Exato, as religiões mais importantes do mundo pregam a individualidade. A Cristã prega que é o indivíduo responssável por seu caminho, seus atos e seus erros, a budista também, Islã também, entre outras centenas de religiões. São todas contrárias as doutrinas radicais, como nazismo, fascismo, comunismo, socialismo, etc. Eles só pontuaram aspectos negativos da personalidade voltada para individualidade, então lhe convido a observar as reportagens da BBC, são todas radicalmente inclinadas para um só lado de pensamento, então escolherão apenas para entrevistar quem trabalha somente com esse lado de pensamento.
Engraçado que essa definição de pensamento ocidental parta justamente dos EUA. Não sei se os pesquisadores envolvidos compartilham dessa ideia (e espero que não), mas muitos americanos tendem a entender que apenas a América Anglo-Saxônica e a Europa como ocidentais, ou seja, excluí-se a América Latina apesar de toda influência europeia na formação das sociedades dessa região.
Mas esse recorte não parte da reportagem e é possível que os pesquisadores compartilhem da mesma noção, que é usual nas Ciências Sociais: quando se fala "ocidente" nesses contextos, se está referindo aos EUA e leste europeu. Salvo engano, isso vem da noção de orientalismo conforme descrita pelo Edward Said, e está fundada na lógica colonial (e no colonialismo contemporâneo) e não na Geografia. A América Latina, África, oeste Europeu, o Levante, a Ásia, todos compõem esse "oriente" socioeconômico. Tanto que vamos pensar na América Latina, por exemplo (e isso se apresenta no seu comentário mesmo), como um continente de segunda ordem, influenciado pelo pensamento ocidental primário. Colonizado, portanto.
@@carlacp8230 Mas quem disse que ser anti-conformista é um valor positivo? Na verdade, você só está repetindo essa lógica ocidental, de que é melhor ser indivíduo isolado e não se conformar à maioria... Um dos pontos da reportagem é justamente que essa lógica da inconformidade como paradigma desejável é uma lógica ocidental, dos países de maior influência do cristianismo católico. Outras culturas, não tendo sofrido essa influência, NÃO tomam a inconformidade como um valor, pelo contrário, a entendem como um vício, um mal a ser evitado, porque têm como valor a coletividade. Inclusive, tem um livro muito bom do Serge Moscovici ("A psicologia das minorias ativas") que revisita esses experimentos de conformidade para demonstrar como, justamente por um viés valorativo cultural, as conclusões que os psicólogos chegaram tinham problemas e eram parciais, sempre favorecendo os indícios de inconformidade ao invés de outros.
@@robsonrodrigues135 Deixa de ser palerma. A reportagem sequer estabelece que o modo de pensamento influenciado pela Igreja Católica é bom ou ruim. É só um estudo de cognição social, dizer como as pessoas pensam e porquê. O resto é chapéu de alumínio.
o interessante é que o cristianismo não é ocidental, além de ter origem no Levante a definição de ocidente ainda nem existia, e hoje todo mundo acha que o cristianismo é algo de "roma" ou de "wittenberg" quando existem outras tradições de cristianismo nao-ocidentais (que eu por exemplo sou parte)
A Igreja Católica surgiu em Roma, no Império Romano, ela é Ocidental. Já o cristianismo é oriental, aliás, a doutrina cristã e a filosofia cristã é baseada na filósofia grega.
O pessoal não tá nem um pouco aberto a ouvir pontos de vista diferente dos deles, tudo eles ouvem como se fosse um ataque a instituição ou crença deles, talvez é porque essa já esteja fraca...
Infelizmente, as pessoas ouvem esse tipo de matéria e aproveitam para fazer comentários depreciativos sobre as crenças religiosas dos outros. Cada um deve procurar viver e ser feliz com ou sem a crença religiosa que lhe convir melhor. E isso deve ser respeitado e tolerado de uns para com outros.
Mas também, essa reportagem da BBC são bem tendenciosas heim... É tanto que eles nem colocam um jornalista falando, mostrando o rosto; é só a voz do cara falando. Covardes, isso sim.
@@domingosrocha1281Essa é a intenção bocó, a reportagem é escrita, quem lê é apenas um narrador. O nome disso é podcast. E por acaso no rádio você vê a cara do jornalista? Claro que não né, pq ele é um covarde...
@@domingosrocha1281 Isso é um podcast cara... esse é o objetivo de um podcast, ser só audio. É uma sacada bem inteligente até, já que as reportagens são meio que roteiros prontos de podcasts, aí é só gravar a voz e lançar nas plataformas. Sobre o assunto, é óbvio que a igreja católica influenciou na formação social e do homem ocidental (é inclusive uma das caracteristicas que os "defensores do ocidente" dizem porteger), do mesmo jeito que o confuniconismo influenciou as sociedades e individuos do extremo oriente, ou o sistema de castas na Índia, etc. Os jeitos do ser humano se organizar em sociedade vão ter impactos no jeito que as pessoas daquela sociedad pensam. É uma conclusão lógica né não
Como acadêmico eu queria ver era a definição de ocidente. Qual? O do hemisfério? O político? Este caminho pelo religioso ficou ao mesmo tempo polêmico e evitou outra polêmica. E nem todos vão entender o que escrevi.
Tenho acompanhado aqui na minha cidade. 60 instituições de caridades são mantidas com 100% de recursos oriundos da caridade. Somos a Igreja Católica e atendemos mais de 2000 pessoas que moram sozinhas e que não tem nenhuma visitação além do grupo formado pela igreja. É sempre bom relatar isso pois pesquisas em universidades duvidosas. Somos a maior instituição de caridade do mundo. Nossos inimigos são muitos!
Queria ver a BBC fazer uma reportagem sobre a vida de Jimmy Savile, seu mais famoso âncora que durante os muitos anos de trabalho para BBC, atacou sexualmente mais de 100 pessoas, entre crianças e adultos. Pq a BBC não tenta nos explicar se sabia o tempo todo dos casos, e acobertou Savile ou não?
Alguem ou alguma coisa tem q influenciar na cultura e no modo ser de todo mundo. Não há nada de errado nisso. Se não for uma coisa é outra e tudo tem um seu lado melhor e outro pior. Alem de sermos altamente sociais, temos tendência a confiar uns nos outros e imitar. É isso q nos faz grandes, ao ponto de sairmos de uma expectativa de vida de 18 anos nas cavernas, 35 no século XIX e chegarmos a 75 hoje, aumentando rápido, quebrando sistema de aposenradorias por vivermos demais.
Somos o que somos e claro temos nossas origens e seguimos o fluxo da humanidade, gosto de ser ocidental, tenho noção do sistema em que vivo e nem por isso sou menos empática ou estranha. Pois se sou estranha para os outros (organizações familiares pelo mundo) eles também são estranhos para mim. E eles também tiveram suas influências dentro de suas crenças religiosas, o que também deve ter modificado a forma de pensamento deles. Mas o interessante é que somos todos diferentes e devemos respeitar o modo de viver dos outros e o nosso modo.
As religiões teêm as suas influências sim, mas quando as mentes são saudáveis dentro das suas religiões conseguem alcançar o que está errado só não se pode é usar as religiões para esconder todo o mal e destruição que se tem feito á humanidade. Aí desculpem mas o ocidente está léguas á frente para ver o melhor para a sobrevivência da humanidade. Há certas ideologias que não estão nada preocupadas com a destruição do mundo e, aqui fala-se bastante sobre esse flagelo.
Não sou católico, sou cristão, mas tenho agradecer ao trabalho da Igreja Católica ao longo dos anos formou nossa sociedade, digo a instituição e não a alguns que usaram ela para por seus planos pessoais em prática, a formação da família tradicional segundo a Bíblia é saúde para uma nação, pratique poligamia e homossexualismo para ver a degradação do ser humano!
Avisa para o "locutor" que HOMO SAPIENS é LATIM e o H é mudo ... então, não se lê "ROMO SAPIENS", mas "OMO SAPIENS" ... a BBC NÃO tem controle de qualidade de seus produtos ???
@Santiago Mendes, então avisa isso pro Google Tradutor ... eles estão trabalhando em "HOME (lê-se: rôme) office" ... porque, nesse caso o conhecimento de latim deles é NIHIL (lê-se "niila"), em latim significa NADA ...
Não levem a mal; mas dizer que tudo foi culpa da Igreja Católica e tudo desde o período da Idade Média, é um tremendo de desvario desconhecendo os meios de cultura e política que eram utilizados naquela época. Claro que muitos erros aconteceram e por que não procuram pesquisar os motivos reais que levaram as pessoas a se comportarem daquela maneira ? Que apelação ! Parece mesmo discurso de constelação familiar; culpando as pessoas por seus próprios flagelos e inocentando os outros culpados envolvidos.
Acredito que a reportagem peca no sentido de dizer que a igreja moldou o pensamento ocidental tendo como uma das imposições a monogamia e as proibições de casamento de parentesco. Existem sociedades orientais cujo princípio monogâmico não teve qualquer influência ocidental ( ou da igreja católica ). Um bom exemplo são os chineses e japoneses. E ainda assim, se houve algum individualismo notável, tais créditos nada tem relação com os fatores apontados.
Tema muito interessante, mas acho que o formato do video não ficou adequado. A leitura é rápida e o espectador muitas vezes não consegue acompanhar o raciocínio por trás no mesmo ritmo, o que nos obriga a voltar o video ou pausá-lo para refletir um pouco.
E o resultado foi bom ou Ruim.?Sem a Igreja o que teria acontecido aos seres humanos.Educação ,profissionais de saúde e muitos outros profissionais.Precisamos de Paz e fraternidade.❤❤❤❤
Legal. Então se sou mais família e menos eu é ausência de igreja; Se sou menos família e mais eu é por excesso de igreja! Que coisa doida! Abraços galera e saudações nordestinas 🌹😊🙏🏻
Não existe este termo "judaico cristão". É o mesmo caso dos termos inexistentes "tratamento precoce" e "ideologia de gênero". São ermos criados pela turminha de extrema-direita *fascista cristã* seguidora do olavo de cavalo. O que chama de "ocidente" foi guiado pela sociedade grego-romana na nossa democracia, justiça e sociedade
@@gabrielbailao407 Ah! Este seu kkk é da KU KLUX KLAN da WASP? Uma organização *RACISTA E CRISTÃ de extrema-direita* ou de doente mental mesmo e piada entre todos quando olham alguém fosse gargalhada deste gente infantil
Fomos moldados por narrações míticas,deuses egípcios,gregos, nórdicos dentre outros, depois veio a igreja católica, com o cristianismo,disso nasceu o protestantismo e seus vários segmentos, e até hoje a vida das pessoas é baseada em narrações míticas.
Ate hoje nao sei qual a vantagem de se viver baseado em tanto mito, e tanta historianha pa boi dormir, eu wm partícular nao acredito em nada disso, nao dou a mínima importância entre deuses diabo e outros....desnecessário.
Não sou católico, mas fica a pergunta: Como seria a mente do ocidental se as tradições familiares fossem moldadas pela igreja Anglicana ao estilo Tudor?
Vou dar uns pitacos aqui. Como seria a nossa atual civilização se a igreja principalmente a católica não tivesse entrado na história. Não temos como saber: É muito difícil estabelecer um resultado quando uma variante( A igreja católica ) é retirada da equação, ( nossa civilização).. Provavelmente nossos costumes seriam outros. Ou no" frigir dos ovos" estaríamos exatamente como estamos hoje. Não sei se a igreja católica , em todas as suas fases, teve e tem mais a acrescentar do que qualquer outra religião de destaque. Igreja, para mim , deveria ser uma instituição voltada para nos conectarmos com nossas crenças espirituais. Poderia ter um viés político? Sim! (Não estou me referindo a politicagem) Afinal para termos a mente sã, temos que ter um corpo são. Justiça ( não a vingativa ) , liberdade (não a mentirosa ) , caridade ( não a que humilha), esperança ( não a cega), e outros atributos seriam benvindos na base dessa igreja. Penso que a religião por si só , não tem importância na questão se é boa ou má. O que ,no meu entender, importa é quem está por trás da instituição. É quem " mexe os pauzinhos " É esse " Poder " que me incomoda, que me faz olhar de maneira sombria para nosso futuro. Às vezes quero me afastar de toda a informação que me mostra o quanto de ruim existe no mundo. Não quero ver nem ouvir nada de coisas ruins. Mas , depois penso, como posso contribuir ?, mesmo que seja com uma ação bem pequena, para neutralizar as maldades? Aí faço pequenas ações que junto com as pequenas ações de outras pessoas que pensam como eu , podem acrescentar algo de bom a esse nosso mundo. Então, convido vc que leu essa enooooorme postagem , a fazer pequenas ações ( sem alarde) que podem ajudar a tornar a nossa vivência aqui melhor. Gratidão
Não mudaria quase nada já que as igrejas são apenas ferramentas tenebrosas à serviço das elites e das elites religiosas desde a idade das trevas até os dias atuais.
Uma característica forte da igreja católica é ódio pela felicidade. Se algo te faz feliz então é errado. Então imagino que muito dos problemas que temos não teríamos sem igreja católica.
A melhor reportagem que já "vi" no UA-cam! No Brasil este processo está em transição, famílias extensivas ainda são estratégia de sobrevivência e uma das raízes da corrupção nepotista ao mesmo tempo do problema da mãe solteira do infanticídio, assistencialismo e pensão alimentícia! No fim a sociedade caminha para padrões da ocasião e conveniência onde valores são o que se puder lucrar imediatamente sem escrúpulos sendo tal característica um senso comum! Ótima reportagem!
Obrigada BBC news Brasil, vcs descreveram com precisão os ensinamentos do meu pastor aqui aqui em Manaus, sou batista é falado pelo líder o presidente da igreja que caráter é melhor q talento, daí q todos os outros pastores seguem o mesmo discurso (é q o caráter a igreja molda já uma pessoa talentosa e criativa pode não ser tão fácil.)
No meu ponto de vista pisc fillosofiko com ênfase em learning machine (MIT) creio e defendo a nova geração da raça humana como Homogaia. Aonde as máquinas bem construídas e educadas irão proporcionar uma melhoria na saúde mental e física do antigo paciente. Ou resumindo a matéria narrada acima "como a Igreja manipula as massas"
Eu queria uma matéria sobre como o humanismo de alguma forma é a religião do mundo, como por exemplo "não mate, porque Deus não gosta" foi para "não mate , imagina se fosse você sendo morto" tiramos o foco dos deuses para colocar na empatia humana.
@@lucasdemocrata0354 influenciou sim e muito. Nós é que temos que dar uma mudança . Mas pra isso temos que mudar nossos Customer dentro da cultura . E digo mais, a cada nação tem sua cultura e religião. E isso sempre choca , por isso há tantas mortes entre seus próprios povos . Muito triste . Vários fogem, se ele concordassem não estariam aqui na Suíça sendo ajudado porque seu próprio país quer Matar seu povo porque quer ter o poder de escolher a religião ou algo do tipo , seu jeito de pensar .
@@lucasdemocrata0354 sim Lucas, não só o passado influencia o presente, como o local onde nascemos também. No entanto, o Carlos que é bobinho por acreditar em papo furado de coaching.
Pergunta: quem manipulou as mentes nas épocas modernas ou contemporâneas? No Brasil recente o papel das TVs como Rede Globo tem uma grande parcela que precisamos estudar. Ao pesquisar isso veremos como um projeto cultural foi sendo elaborado. A Idade média não está muito distante para uma análise sincera?
isso é um livro? Talvez seja o que estou procurando há anos, onde contam o caso de um economista e pa$tor que declarou que *_"É PECADO não obter o lucro máximo a qualquer custo, já que deus deu os recursos_*
@@luisclaudiofontenelle5513 É sim um livro do sociólogo Max Weber, claramente não conta desse caso, é um livro de sociologia clássica. E fala justamente sobre o fato da ética protestante ser o espírito do capitalismo desde a ascenção do calvinismo/anglicanismo
Esse livro é muito bom já li 😃. O movimento protestante na Europa foi bem diferente desse movimento fragmentado trazido por pregadores dos Estados Unidos aqui.
Engraçado, já eu me lembrei de "Fé e liberdade: O Pensamento Econômico da Escolástica Tardia". Acabei me lembrando, também, devido a essa questão a respeito da ética protestante, do livro "Politização da Bíblia - As Raízes do Método Histórico-Crítico e a Secularização da Escritura (1300-1700): as Raízes do Método Histórico-crítico e a Secularização da Escritura (1300-1700)".
joguemos fora todos os símbolos e substituamos, o que chamamos tradição, por um novo mundo criativo, como resultado teremos a barbárie e toda sorte de ansiedade e depressão de vidas vazias e sem sentido....Séculos de desenvolvimento psicológico na cultura, na arte, esta foi a nossa herança que agora lentamente jogamos na lama. Que futuro nos espera? basta olhar pela janela
Está tudo perfeito, os índices recordes de depressão e ansiedade, a depravação gerada pelo relativismo, a rebeldia dos jovens e a falta de empatia, é tudo impressão sua. Morte ao cristianismo que só serve para doutrinar mentes fracas!! O ser humano está evoluindo finalmentchy!!11
@@AndersonMallony-EricCF perfeito meu amigo. Veja só, heroína mata mais que acidentes de carro nos eua. Diversão infinita a custo quase zero na web. Educadores, Políticos etc completamente perdidos com as novas gerações. A Europa, construída sob sangue cristão agora sangra suas últimas gotas de identidade cultural esvaziada, por isso o futebol é tão importante.... a terceira guerra já aconteceu, vivemos em suas cinzas. A única novidade no mundo aconteceu a 2021 anos atrás.
@@acadafj "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te." 2 Tm 3:1-5
@@terrylevin1516 meu querido desejo que você encontre Paz e deixe de ofender pessoas que você desconhece pelo simples fato de não compreender o que elas dizem ou discordar. Neste caso leia o que escreveu e veja de onde partiu o ódio que você tentou me acusar. Paz e Bem!
Ao redor do mundo ouvimos falar em tribos. Na Africa ha ainda muito tribalismo, os amerindios eram tribais, oriente médio tem tribalismo até hoje e por ai vai. Porém o ultimo momento na historia da Europa em que se ouve falar de tribos é na queda de Roma. Foi a propagaçao pela Igreja da noçao de familia nuclear que na idade média o tribalismo quebrou e depois foi possivel ter estado nacional.
@Renan_PS Sem romper com esse conceito de tribo e clã nao tem estado nacional. Os paises que sao mais tribais nao conseguem formar um estado nacional coeso porque sao muito mais complicados de se governar.
Faltou muita explicação, não ficou muito elucidado, basicamente só falou sobre a diferença cultural america-europa, fiquei vago ainda com o tema. Em relação aos dias de hoje, a religião molda culturas indiferente das suas regiões, não vi muito embasamento para tal afirmação , que ela foi a responsável pela diferença entre América e Europa.
O que esse vídeo esta tentando relatar é a conclusão de um livro publicado pelo biólogo e psicólogo de Harvard chamado Joseph Henrich . Tal livro denominado "The WEIRDest People in the World: How the West Became Psychologically Peculiar and Particularly Prosperous" e publicado em 2020 demonstra que as doutrinas da Igreja Católica referentes a defesa da monogamia e consequentemente o combate ao divórcio, a poligamia, mas principalmente ao casamento entre parentes próximos como primos, foi o motor que a longo prazo fizeram com que a sociedade européia encontrasse o caminho para o seu desenvolvimento em diversas áreas como: educação, ciência e economia. Tudo isso teria começado a partir do governo do Papa Gregório Magno nos anos 580 e se intensificado em anos posteriores. O Protestantismo, que surgiu em 1517, manteve essas proibições e acrescentou outras coisas que impulsionaram a sociedade européia ao desenvolvimento. Henrich, portanto, não esta contradizendo as descobertas feitas pelo famoso sociólogo Max Weber. Weber é até bastante citado por Henrich. Os EUA, Canadá, Oceania e em grau menor a América Latina ( no livro Henrich explica pq a AL não se beneficiou tanto disso ) por terem sido colonizados pelo os europeus, tbm se beneficiaram deste desenvolvimento todo. Pra quem não quiser ler esse livro, que tem 700 páginas, há também a opção de acessar uma versão reduzida do mesmo publicada em formato PDF de umas 150 páginas ou ainda uma versão mais reduzida de 20 páginas publicada pela revista Science em Novembro de 2019. Basta procurar no Google digitando "Joseph Henrich Weird Science" ou palavras correspondentes.
@@c.alexandreoliveira2062 Carta de São Paulo a Filêmon, um dos primeiros escritos sobre os direitos humanos. Será que alguém aqui já leu? . A criação das universidades foi por influência de quem? - Por influência da Igreja, camarada. Quem resgatou e preservou as obras literárias e filosóficas durante as invasões bárbaras na Europa? Foi a Igreja, meu caro, em especial os monges. Quem mais influenciou na formação do direito em geral e dos direitos humanos? - De novo a Igreja. Se não fosse os cristãos que lutaram nas Cruzadas por influência da Igreja, como seria o mundo hoje? Teríamos toda a liberdade e progresso que temos ? Perguntar ofende ? Muitos cientistas foram católicos. Um dia o famoso cientista André-Marie Ampére estava sentado numa Igreja rezando o terço e isso despertou a curiosidade de Frederico Ozanan( fundador dos Vicentinos) que não acreditava em Deus e pensou consigo: "como um homem inteligente e bem capacitado perde tempo com terços"? Queria que falassem da parte do cérebro que entra em atividade durante a oração. Tertuliano († 220): "A religião cristã vos pede uma só coisa: que não a condeneis sem a conhecer". Leiam o livro "Ciência e Fé em Harmonia" do Professor Felipe Aquino.
GÊNESIS. E então os homens criaram um Deus a sua imagem e semelhança. Sacralizaram o cinismo, divinizaram a hipocrisia, naturalizaram as mentiras e abençoaram a desonestidade. Religião é mesmo a obra prima do mal.
Quem entende da natureza humana e até de outras especies de animais sabe que imitar o próximo, se esforçar para se enquadrar no comportamento dos demais indivíduos do seu meio decorre do comportamento herdado instintivamente por questão de sobrevivência. Tem até experimento que fizeram macacos com usando comida com gosto ruim, em que as gerações iam seguindo os demais imitando. Numa sociedade mais moderna a medida que o ser humano tem a sua independência, é natural ser individualista, não precisar se esforçar pra se enquadrar nos grupos ou família porque não precisa mais por questões de mudança de realidade em que vivemos atualmente e evolução. Muito mais que por questões religiosas.
A "mente " ocidental foi apresentada à verdade, aos valores, à coerência, de observância obrigatoria por seres conscientes. Como a Igreja sempre vem dizendi, "não é possivel ignorar as regras do mundo real sem sofrer as consequências ". Agora uma distinção: não estou me referindo à igreja do pós-concílio vaticano II.
Totalmente tendencioso, não duvido que o tal estudo tenha o mesmo preceito que a análise em questão, moldar a mente das pessoas, na maior parte das vezes ainda prefiro que a igreja o faça, mesmo não sendo praticante de qualquer religião por opção !
Graças a deus que foi a igreja que criou a primeira enorme civilizada...o Ocidente é tão diferente do orinte médio pq fundamentou sua civilização nas leis judaic0-cristãos: Não matarás, não roubaras, não adulteraras, não cobicara coisa alguma. E a igreja católica SÓ caiu pq contrariou o mandamentos biblicos(não matarás, não roubaras). Além disso foi o cristianismo que criou estado laico e foi a igreja católica que criou as universidades, e por isso que democracia e liberdade são conceitos q so existem no Ocidente, no Oriente médio o próprio povo não gosta dessas ideias pq os valores deles não são as leis judaic0-cristãos e enquanto Maomé diz: Submetam-se(islamismo significa submissao), Jesus diz "aceitem-me. Ah, sem contar que a igreja católica travou as cruzadas para impedir o domínio dos mulçumanos sobre os povos que na época estava avançando. Se não fosse a igreja católica fazer isso, a essa hora vcs homens estariam com 10 filhos trabalhando que nem um cavalo e obedecendo a radicais/ditadores religiosos sem a mínima possibilidade da mulher ajudar financeiramente. Pena que nossas escolas nos doutrinam omitindo informações importantes afim de nos manipular. As feministas apoiam eles, pois eles são aliados dos comunistas. Aqui no Brasil o partido de esqurda PCO parabenizou o talibã por ter" libertado o Afeganistão dos domínios imperialistas dos EUA"
@@taisbaldon A senhora já viu a roupa de um formando universitário? A roupa é parecida com a dos Padres, pois foi a Igreja quem fundou as universidades; sem falar em Hospitais, Orfanatos e demais obras de caridade. Mas claro isso não é apreço pela vida humana...
a pergunta é, "Como a 'mente ocidental' foi moldada pela Igreja Católica medieval", mas deveria ser, "Como as pessoas, ou por que tem pessoas que deixou a mente ser moldada pela Igreja Católica medieval, ou pelo horrivel cristianismo"? a minha nunca foi, nem a minha mente sobre a morte foi moldada, imagina sobre a vida.
@@Pedro-dw3if Não amigo. Não é isso, eu vê muitas pessoas dizendo aqui que religião é o "atraso" do mundo. Desrespeitando as crenças alheias sem nenhum respeito, eu não consigo entender o motivo de acreditar em Deus causar tanto incômodo perante as pessoas.
Desde a Roma Antiga onde o poder religioso militar conservador definido e modelo as bases do que seria a religião até hoje, e transformando em uma grande e poderosa empresa se fé.
Porque a igreja tinha um grande poder. Não que não tenha hoje, mas por exemplo, se você fosse excomungado, você era considerado expulso não só da igreja, mas da sociedade em si.
@@wanderalmeidaaraujo2513 E que bem há em usar de tamanho desrespeito? "A! Mas eles só sabem distribuir ódio também" Parabéns, tornou-se igual a quem combate nesse sentido.
@@gaminha muito bom! Continue assim. Porém, o que fazer em relação a não ser intolerante, mas também querer arrumar o problema causado por tal religião?
@@mariavieiradeandrade4497 Graças a deus que foi a igreja que criou a primeira enorme civilizada...o Ocidente é tão diferente do orinte médio pq fundamentou sua civilização nas leis judaic0-cristãos: Não matarás, não roubaras, não adulteraras, não cobicara coisa alguma. E a igreja católica SÓ caiu pq contrariou o mandamentos biblicos(não matarás, não roubaras). Além disso foi o cristianismo que criou estado laico e foi a igreja católica que criou as universidades, e por isso que democracia e liberdade são conceitos q so existem no Ocidente, no Oriente médio o próprio povo não gosta dessas ideias pq os valores deles não são as leis judaic0-cristãos e enquanto Maomé diz: Submetam-se(islamismo significa submissao), Jesus diz "aceitem-me. Ah, sem contar que a igreja católica travou as cruzadas para impedir o domínio dos mulçumanos sobre os povos que na época estava avançando. Se não fosse a igreja católica fazer isso, a essa hora vcs homens estariam com 10 filhos trabalhando que nem um cavalo e obedecendo a radicais/ditadores religiosos sem a mínima possibilidade da mulher ajudar financeiramente. Pena que nossas escolas nos doutrinam omitindo informações importantes afim de nos manipular. As feministas apoiam eles, pois eles são aliados dos comunistas. Aqui no Brasil o partido de esqurda PCO parabenizou o talibã por ter" libertado o Afeganistão dos domínios imperialistas dos EUA"
Família e religião são duas instituições bastante antigas e próximas, sendo que a família desenvolveu-se ao longo dos tempos como um suporte imprescindível da religião. Muito antes do Sec. XI, as famílias se formavam em torno do lar - a fogueira primeva que unia a todos - que cultuavam os mortos e ancestrais daquele local através de rituais, uma expressão das primeiras religiões. A relação era tão estreita que as famílias não se formavam por laços sanguíneos, mas sim por quem rezava o mesmo culto. A transformação da família se deu com o decorrer dos tempos na medida em que a religião foi perdendo sua influência e passou a ser um mais um importante instrumento do poder do que expressão da fé, fato que já já bem evidenciado no Sec. XI. Núcleos familiares cada vez menores e os sucessivos impedimentos impostos pela religião como forma de controle/culturalização de seus membros visando um apaziguamento das relações são, pode-se dizer, resultados da própria "evolução" humana e do processo lento e gradual de individualização dos membros da espécie, cada vez menos expostos aos riscos que a vida na natureza representava. A religião no Ocidente depois do Sec. XI pode ser dividida a grosso modo entre as vertentes católicas e protestantes. Os protestantes, mais recentes, surfaram na maré de corrupção e decadência que já havia atingido a fé universal ou católica em seus 1500 anos de "reinado", e resolveram acabar com os "intermediários" da fé se valendo para isso da recém descoberta imprensa e da linguagem popular, o que representou um salto da individualidade já efervescente no renascimento. Não conseguiram acabar com os intermediários , agora pastores, aumentaram o peso do pecado original e da necessidade da virtude, agora pelo trabalho, retomando inclusive a importância do Velho Testamento, o que já havia sido abandonado pelo catolicismo que parece já ne se ilude mais com os "ensinamentos ", o que tornou a vida de seus seguidores muito mais leve. O fato é que as religiões como expressão do medo e insegurança do Homem diante da morte e daquilo que não conhece só tende a sucumbir diante das novas descobertas da ciência que pelo menos diverte muito mais que o culto à superstição.
Acho que o Cristiano torna as pessoas mais humanas e sensíveis, quando as pessoas passam a conhecer a Deus começa repensar os seus atos e atitudes e é bom por que se não fosse isso a humanidade já teria se destruído o homem naturalmente tem tendência a fazer o mal é egoísta só pensa em si, em dinheiro e poder. E isso não é tudo na vida, e no fim das contas a gente não leva nada.
O problema é que na maioria das vezes a pessoa não tenta realmente conhecer. Ela apenas acredita cegamente nas palavras que foram ditas pela igreja e familiares. Nisso tudo se desvirtua e o respeitar o próximo por exemplo, vira respeitar pai e mãe e desprezar o resto.
A Igreja Católica Cristã executou,torturou,matou e queimou milhares de mulheres na idade média. Claro todo esse horror praticado por homens travestidos de padres e bispos matando sem a mínima compaixão e pasme...tudo em nome de Cristo. Nenhum ser humano inteligente precisa de uma religião. Religiões são empreendimentos humanos. Os seres humanos criaram e propagaram amplamente as "religiões" por todo o planeta terra. Para manter o rebanho obediente e ignorante. Sucesso total pois a grande maioria dos seres humanos não possuem realmente inteligência emocional/psicológica/intelectual/espiritual. Observe atentamente como anda o planeta terra nesse momento. Religiões não salvam ninguém. Conhecimento espiritual sim.😘
A igreja ajudou muito em alguns aspectos da evolução humana mas em outras jogou a humanidade numa escuridão. O problema hj em dia e lidar c/ essa raiz cultural pois o habito se faz presente.
Graças a deus que foi a igreja que criou a primeira enorme civilizada...o Ocidente é tão diferente do orinte médio pq fundamentou sua civilização nas leis judaic0-cristãos: Não matarás, não roubaras, não adulteraras, não cobicara coisa alguma. E a igreja católica SÓ caiu pq contrariou o mandamentos biblicos(não matarás, não roubaras). Além disso foi o cristianismo que criou estado laico e foi a igreja católica que criou as universidades, e por isso que democracia e liberdade são conceitos q so existem no Ocidente, no Oriente médio o próprio povo não gosta dessas ideias pq os valores deles não são as leis judaic0-cristãos e enquanto Maomé diz: Submetam-se(islamismo significa submissao), Jesus diz "aceitem-me. Ah, sem contar que a igreja católica travou as cruzadas para impedir o domínio dos mulçumanos sobre os povos que na época estava avançando. Se não fosse a igreja católica fazer isso, a essa hora vcs homens estariam com 10 filhos trabalhando que nem um cavalo e obedecendo a radicais/ditadores religiosos sem a mínima possibilidade da mulher ajudar financeiramente. Pena que nossas escolas nos doutrinam omitindo informações importantes afim de nos manipular. As feministas apoiam eles, pois eles são aliados dos comunistas. Aqui no Brasil o partido de esqurda PCO parabenizou o talibã por ter" libertado o Afeganistão dos domínios imperialistas dos EUA"
Um lixo retórico de um ser que não se vê reconhecido , os evangelhos ordenaram o comportamento claro errando e acertando como seria a sociedade de hoje com os erros eclesiástico a sorte é que nenhum ativista história pode reformular a dinâmica do tempo a pergunta é como séria se não fosse do jeito que é ,só lembrado que com toda religiosidade tivemos duas grandes guerras na Europa hiper valorizar a influência católica na Europa é tentar dizer que todas as tragédias humanas naquele continente e no resto do mundo é culpa do cristianismo, o mundo já está extremamente apodrecido e estamos caminhado para a vala da modernidade, quiçá daqui para frente esclarecidos como estamos possamos criar uma sociedade modelo partindo de uma retórica libertária e edonica,e vamos ver em meio século que mosto surgirá dessa reconstrução jogada na mão de construtores do futuro correto.
É sabido de todos que todas as civilizações que já existiram no mundo,sem exceções, tiveram influências de religião (recondução com o divino) portanto é seguro afirmar que a religião e a divindade é antes de toda a humanidade ...o fato é que nos negamos a acreditar e aceitar isso.
Pessoal, o BBC Lê é o podcast da BBC News Brasil que traz o áudio de algumas de nossas reportagens originalmente publicadas em texto. Para ler a reportagem que deu origem a esse áudio clique aqui: www.bbc.com/portuguese/vert-fut-55566154.
Esse livro é ótimo: "Como a Igreja Católica construiu a civilização ocidental" (Thomas E. Woods Junior) ... melhor ler um livro a depender que outras pessoas raciocinem por você.
As duas vias são válidas, pois é fato que quando nascemos já repousávamos sobre os ombros de GIGANTEs. Somente os melhores-entre-os-melhores perpassaram os "filtros" do Tempo, vertendo em verbetes de enciclopédia, monumentos de praça ou Escolas originais de Pensamento. Mas todos ou quase todos temos uma leve fagulha do GÊNIO inquisitor, daquela "criança SAPIENs" do Einstein. Só nos falta o mais certo "comburente" & 《《 VOILÀ 》》♡
Um livro já é o raciocínio de outra pessoa.
@@pedrovictorcardoso9502 ☆☆☆☆☆ precisamente, até o "EDITOR" desempenhará seu papel de agente-oculto, bem como um tradutor deve ser preferencial/favoravelmente juramentado. Ou, ao menos muito comprometido, do tipo RIGOROSO mesmo. Como um Martin Luther moderno rsrs ◇◇ exagerei de propósito ◇
Mas lendo um livro, não seria alguém raciocinando por vc ? Kkk
@@washingtonx87 possivelmente um EXÉRCITO de mortos já raciocinou ANTES desse autor, um bom bocado do que ele vai grafar. A começar pelo próprio alfabeto fenício e a substantivação latina/bárbarica/árabe que ele fará uso. Bem como os números que são HINDUS mas os europeus, por ignorância ou má-fé apelidaram/generalizaram como “arábicos” KKKkkk
Que vídeo magnífico!
O verdadeiro conhecimento é um ato conflituoso e corajoso. Conflituoso porque nos colocamos distante de nós mesmos e de nossas crenças isso não é tão fácil, mas para alguns é impossível. E é um ato corajoso porque precisamos encarrar esse conflito, as nossas crenças e, por conseguinte, o nosso vazio e a nossa dor. Quem não percorre esse caminho aceita e defende as suas crenças!
Parabéns!
Precisamos e devemos carregar a nossa Cruz, como Disse o SENHOR.
Quando carregamos nossa Cruz, aceitamos obedecer a Vontade que Deus Quer para nós.
Quando carregamos a Cruz vamos contra nós mesmos, contra as nossas vontades próprias, que nunca serão as Vontades que Deus Quer para nós.
A Cruz não somente Salva, como também Liberta e é a Libertação que vai contra a nossa carne, que é o pecado, a morte.
Precisamos morrer para nós mesmos, para Nascer a Vida Verdadeira.
Concordo plenamente. Excelente comentário.
Precisamos evitar a opinião formada sobre tudo.
Isso só é possível através do conhecimento.
Conhecer não é o mesmo que Concordar.
O que a reportagem não fala claramente mas está nas entrelinhas é que o fato das populações européias terem sido moldadas com menos impessoalidade e mais independência entre as famílias é justamente um dos principais componentes a democracia. Enquanto os países Asiáticos ou Africanos apresentam um pensamento de clã e mais ligado a família, também percebe-se uma permanência de governos autoritários e tiranos com forte presença de nepotismo e da influência pessoal na coisa pública.
Uhn... Sinto o fedozinho do Despotismo Oriental....
Isso é um salto teórico que só dá pra fazer viajando bastante. Inclusive porque você precisa desconsiderar que: 1) a noção de democracia que temos é ocidental (logo dizer: "os ocidentais são os que melhor se dirigem à democracia" define um argumento circular) e; 2) Que Europa e Ásia/África ocuparam pontos opostos na balança colonial.
E que isso descreve uma lógica de centro/periferia que alguns autores, como por exemplo Achille Mbembe e Giorgio Agamben exploram bastante para demonstrar como essa oposição centro/periferia descreve cenários de manutenção de um pólo por meio da infra-humanização do outro.
@@lucasedpp , sim a nossa noção de democracia é ocidental. Até porque surgiu na Grécia...
No entanto não me referi a noção grega de democracia. Até porque ela é anterior ao cristianismo. Quis fazer referência ao vídeo-audio que faz uma colocação justamente a respeito da igreja como agente divisor entre a unidade de clã na sociedade ocidental.
Podemos dizer que esse aprimoramento da democracia só foi possível justamente pela quebra dos padrões de vínculo interfamiliar. Essa quebra não é oriunda do pensamento ocidental (como é ressaltado pela BBCC) e sim pela igreja.
Esse efeito poderia (ou poderá) ocorrer em países africanos e asiáticos a medida que a igreja fosse ou for incorporada a esses países.
@@marciocunha5646 Não, você não está entendendo. Quando falo em democracia, não falo do modelo grego. Falo do entendimento contemporâneo de democracia, que é um entendimento ocidental.
Você está confundindo os elementos que estão sendo postos em diálogo. Esse "pensamento ocidental" que a reportagem fala, é um conceito mais sócio-histórico do que geográfico: o Catolicismo, o colonialismo, o neo-classicismo fundam as bases do pensamento ocidental e, desse pensamento, nasce o que nós chamamos hoje de democracia (que muito provavelmente os gregos nem reconheceriam, já que incorporamos noções como a burocracia weberiana para a impessoalidade da coisa pública, a cidadania universal, o limite legal aos poderes estatais, etc).
O principal equívoco na sua linha de raciocínio é considerar que há um modelo de gestão coletiva universal, ao qual todos os povos chegarão ao final de seus cursos de desenvolvimento.
Não é mais possível estabelecer o Catolicismo como determinante do pensamento como ocorreu na sociedade europeia medieval em nenhum lugar. E ainda que isso fosse possível, não há garantias de que se chegaria à mesma construção de uma forma de organização política chamada "democracia" como a entendemos. Tampouco se pode afirmar que outras formas de organização diversas dessa são, de princípio, ruins.
Elas parecem ruins a partir do paradigma ocidental (que engloba tudo aquilo que foi dito antes e na reportagem), que tem em seus fundamentos a individualidade como um valor. Se a "representação coletiva", para usar um termo durkheimeano, for outra, por exemplo, de que a coletividade vale mais do que a individualidade, a "democracia ocidental" não terá o mesmo impacto ou eficácia.
Em resumo: não é que falta/faltou catolicismo no oriente. Na real, não faltou nada, porque não há um fim único. O problema é a inserção de um modelo de gestão externo que não faz sentido para o grupo que o recebe.
Perfeito 👏
Muito obrigado Jadson, suas recomendações tem sido muito relevantes pra mim. Muito obrigado BBC por produzir e distribuir qualidade e informação gratuitamente.
Falando em Igreja Católica, por milagre, a BBC Brasil apresenta uma matéria que depõe favoravelmente ao cristianismo como importante propulsor dos ganhos civilizatórios da sociedade ocidental! Verdadeiro milagre mesmo.
Como se o cristianismo fosse um santo! Matou milhares de pessoas em fogueiras, mas ainda assim vocês a chamam de Santa!
@@sergiomassalo9800 Acho que vc está chamando Jesus de Genésio. Ou seja: sabe nada do argumento.
@@sergiomassalo9800 ditador de país porqueira ai mata + em 1 ano do q a igreja "condenou" em toda sua história.
@@sergiomassalo9800 nunca estudou história?kkkkk deve ter escutado q a igreja matou milhares e sai por ai repetindo igual um papagaio.
Procure ler um pouco
@@Bernardo_Steffens Na realidade, isso está nos livros de história.
Lá diz que a igreja condenou cientistas, mulheres acusadas de bruxaria, pessoas com crenças cristãs alternativas ( Chamados de hereges).
Pensei q seria uma matéria falando do livro: Como a Igreja Católica construiu a civilização Ocidental. Um excelente livro para entender a imprescindível participação da Igreja Católica na nossa história, recomendo.
O que esse vídeo esta tentando relatar é a conclusão de um livro publicado pelo biólogo e psicólogo de Harvard chamado Joseph Henrich . Tal livro denominado "The WEIRDest People in the World: How the West Became Psychologically Peculiar and Particularly Prosperous" e publicado em 2020 demonstra que as doutrinas da Igreja Católica referentes a defesa da monogamia e consequentemente o combate ao divórcio, a poligamia, mas principalmente ao casamento entre parentes próximos como primos, foi o motor que a longo prazo fizeram com que a sociedade européia encontrasse o caminho para o seu desenvolvimento em diversas áreas como: educação, ciência e economia. Tudo isso teria começado a partir do governo do Papa Gregório Magno nos anos 580 e se intensificado em anos posteriores. O Protestantismo, que surgiu em 1517, manteve essas proibições e acrescentou outras coisas que impulsionaram a sociedade européia ao desenvolvimento. Henrich, portanto, não esta contradizendo as descobertas feitas pelo famoso sociólogo Max Weber. Weber é até bastante citado por Henrich. Os EUA, Canadá, Oceania e em grau menor a América Latina ( no livro Henrich explica pq a AL não se beneficiou tanto disso ) por terem sido colonizados pelo os europeus, tbm se beneficiaram deste desenvolvimento todo. Pra quem não quiser ler esse livro, que tem 700 páginas, há também a opção de acessar uma versão reduzida do mesmo publicada em formato PDF de umas 150 páginas ou ainda uma versão mais reduzida de 20 páginas publicada pela revista Science em Novembro de 2019. Basta procurar no Google digitando "Joseph Henrich Weird Science" ou palavras correspondentes.
Pelos comentarios da para ver q poucos entenderam o proposito do texto.
Conteúdo de qualidade sempre BBC ❤
Agradeço por ser um Católico e minha fé cresce com o passar dos tempos 🙏
A Igreja Catolica deu seguimento ao Império Romano e uniu a Europa sob uma mesma fé, depois espalhou a cultura europeia pelos outros continentes.
Espalhou a sua cultura roubando as outras, como conhecimentos, técnicas, etc.. a cultura européia é uma fraude, pior que se territorializaram através do genocídio.
O Império Romano surgiu antes da igreja católica... O cristianismo infiltrou nas cidades e populações carentes...
O Império romano colononizou outros povos na ponta da espada e embaixo do tacão da bota, foi adubando com sangue e se estabelecendo.Terrível legado.
não entendi nada, mas curti muito. vou ouvir de novo.
Eu concordo plenamente com vc, Rafael. Não entendi absolutamente nada, mas adorei o vídeo. Não verei de novo
Primeiro é uma critica à generalização de conclusões sobre conformidade a partir de experimentos feitos só com americanos/ocidentais. Em seguida faz-se a generalização desse resultado para conclusões culturais (talvez no livro do autor do texto essa lacuna seja preenchida, mas nesse texto ficou uma extrapolação desconexa). Loucura, mto mal feito. Tome cuidado qdo o interlocutor fala "as análises", ele n ta dizendo a quais análises se refere.
Ele explicou que devido as regras da igreja catolica estabelecendo incesto, proibindo relacao de casamento entre pais e filhos, irmaos e primos, a Igreja obrigou a sociedade tribal/cla europeia a aumentar a sua relação com estranhos. Vc tira a pessoa apenas do circulo familiar e faz com que ela tenha boas relaçoes com outro cla/ tribo/sociedade. Dai vc diminui a resistencia entre os cidadaos europeus a conhecer outros povos. O frances se casa com espanhol. O alemao se casa com o italiano. Vc tira a relaçao de dentro da mesma familia e o coloca junto de outras pessoas de outros clas, com outros costumes.
A monogamia tb foi uma opcao da igreja catolica. Vantagem: direito de herança, patrimonio.
Basicamente, isso fez o povo europeu e seus descendentes mais propenso por exemplo a negociar com estrangeiros, a navegar alem mar, se relacionar com outros povos (seja de forma amigavel ou nao). Fora que ao dar esse espirito aventureiro diminuiu a tendencia do ser humano a conformidade. Ou seja, diferente do propagado, de que a Igreja simplesmente servia para conformar o homem sujeito as tragedias da vida, ela, por outro lado, entregava um espirito aventureiro ao europeu.
Honestidade é inteligência! Melhor assim do que alguns comentários sem noção!
Mais uma vez a BBC querendo pregar o coletivismo. Há inúmeros aspectos positivos no individualismo, inclusive naturais, uma vez que o humano deve defender a si e sua família. Há estudos também que mostram que a monogamia é natural. Ora, pense comigo amigo: Você acha mesmo que um comportamento seria universal se não fosse natural. Monogamia existia até em tribos isoladas. Ouça novamente o audio e perceba que tudo que está para a individualidade eles colocam como negativo, sendo que a individualidade salvou a sociedade inúmeras vezes. Se uma sociedade é demasiadamente coletivista está muito mais disposta a chegar nos erros que a história já cansou de mostrar, onde tudo culmina em sistemas políticos altamente destrutivos. Todos sistemas políticos destrutivos são altamente coletivistas e obrigam que seus integrantes também o sejam, dessa maneira toda doutrina que preserva a individualidade deve ser banida e seus integrantes mortos - ou seja, toda e qualquer religião deve ser destruída. Exato, as religiões mais importantes do mundo pregam a individualidade. A Cristã prega que é o indivíduo responssável por seu caminho, seus atos e seus erros, a budista também, Islã também, entre outras centenas de religiões. São todas contrárias as doutrinas radicais, como nazismo, fascismo, comunismo, socialismo, etc.
Eles só pontuaram aspectos negativos da personalidade voltada para individualidade, então lhe convido a observar as reportagens da BBC, são todas radicalmente inclinadas para um só lado de pensamento, então escolherão apenas para entrevistar quem trabalha somente com esse lado de pensamento.
Engraçado que essa definição de pensamento ocidental parta justamente dos EUA. Não sei se os pesquisadores envolvidos compartilham dessa ideia (e espero que não), mas muitos americanos tendem a entender que apenas a América Anglo-Saxônica e a Europa como ocidentais, ou seja, excluí-se a América Latina apesar de toda influência europeia na formação das sociedades dessa região.
Texto totalmente construído pra passar a mão na cabeça da igreja e ainda dizer q os americanos são exemplo de anti conformidade...até parece
Mas esse recorte não parte da reportagem e é possível que os pesquisadores compartilhem da mesma noção, que é usual nas Ciências Sociais: quando se fala "ocidente" nesses contextos, se está referindo aos EUA e leste europeu. Salvo engano, isso vem da noção de orientalismo conforme descrita pelo Edward Said, e está fundada na lógica colonial (e no colonialismo contemporâneo) e não na Geografia.
A América Latina, África, oeste Europeu, o Levante, a Ásia, todos compõem esse "oriente" socioeconômico. Tanto que vamos pensar na América Latina, por exemplo (e isso se apresenta no seu comentário mesmo), como um continente de segunda ordem, influenciado pelo pensamento ocidental primário. Colonizado, portanto.
@@carlacp8230 Mas quem disse que ser anti-conformista é um valor positivo? Na verdade, você só está repetindo essa lógica ocidental, de que é melhor ser indivíduo isolado e não se conformar à maioria... Um dos pontos da reportagem é justamente que essa lógica da inconformidade como paradigma desejável é uma lógica ocidental, dos países de maior influência do cristianismo católico. Outras culturas, não tendo sofrido essa influência, NÃO tomam a inconformidade como um valor, pelo contrário, a entendem como um vício, um mal a ser evitado, porque têm como valor a coletividade.
Inclusive, tem um livro muito bom do Serge Moscovici ("A psicologia das minorias ativas") que revisita esses experimentos de conformidade para demonstrar como, justamente por um viés valorativo cultural, as conclusões que os psicólogos chegaram tinham problemas e eram parciais, sempre favorecendo os indícios de inconformidade ao invés de outros.
Estao fazendo lavagem celebral pra haver pesseguicao crista
@@robsonrodrigues135 Deixa de ser palerma. A reportagem sequer estabelece que o modo de pensamento influenciado pela Igreja Católica é bom ou ruim. É só um estudo de cognição social, dizer como as pessoas pensam e porquê.
O resto é chapéu de alumínio.
o interessante é que o cristianismo não é ocidental, além de ter origem no Levante a definição de ocidente ainda nem existia, e hoje todo mundo acha que o cristianismo é algo de "roma" ou de "wittenberg" quando existem outras tradições de cristianismo nao-ocidentais (que eu por exemplo sou parte)
@Renan_PS igreja católica apostólica romana
a origem sendo no oriente n afeta que as transformações foram no ocidente.
A Igreja Católica surgiu em Roma, no Império Romano, ela é Ocidental. Já o cristianismo é oriental, aliás, a doutrina cristã e a filosofia cristã é baseada na filósofia grega.
Vc apontou bem. Acrescentando que a cultura ocidental se sustenta em três pilares: Filosofia Grega, Direito Romano e a Moral judaico/ cristã
@Renan_PS não
Você nem ouviram o artigo e tão comentando as frases mais clichês possíveis...
Pois é
Tbm tem muito comentário aleatório.
O pessoal não tá nem um pouco aberto a ouvir pontos de vista diferente dos deles, tudo eles ouvem como se fosse um ataque a instituição ou crença deles, talvez é porque essa já esteja fraca...
Pegadinhas da internet para faturarem, temos que observar e eliminar esses documentários.
@@nancydecarvalhomolina4238 que documentário?
Amo acordar e ouvir a BBC. Bom dia!
cérebro tá só o mingau a essa altura
Infelizmente, as pessoas ouvem esse tipo de matéria e aproveitam para fazer comentários depreciativos sobre as crenças religiosas dos outros. Cada um deve procurar viver e ser feliz com ou sem a crença religiosa que lhe convir melhor. E isso deve ser respeitado e tolerado de uns para com outros.
Mas também, essa reportagem da BBC são bem tendenciosas heim... É tanto que eles nem colocam um jornalista falando, mostrando o rosto; é só a voz do cara falando.
Covardes, isso sim.
Próxima matéria: Como a mente ocidental foi destruída pela lacração.
@@domingosrocha1281Essa é a intenção bocó, a reportagem é escrita, quem lê é apenas um narrador. O nome disso é podcast. E por acaso no rádio você vê a cara do jornalista? Claro que não né, pq ele é um covarde...
Oi Neidinha, mais alguns anos, e os cristãos serão perseguidos no mundo ocidental. A comunidade LGBT não tolera cristianismo, até o persegue.
@@domingosrocha1281 Isso é um podcast cara... esse é o objetivo de um podcast, ser só audio. É uma sacada bem inteligente até, já que as reportagens são meio que roteiros prontos de podcasts, aí é só gravar a voz e lançar nas plataformas.
Sobre o assunto, é óbvio que a igreja católica influenciou na formação social e do homem ocidental (é inclusive uma das caracteristicas que os "defensores do ocidente" dizem porteger), do mesmo jeito que o confuniconismo influenciou as sociedades e individuos do extremo oriente, ou o sistema de castas na Índia, etc.
Os jeitos do ser humano se organizar em sociedade vão ter impactos no jeito que as pessoas daquela sociedad pensam. É uma conclusão lógica né não
Como acadêmico eu queria ver era a definição de ocidente. Qual? O do hemisfério?
O político? Este caminho pelo religioso ficou ao mesmo tempo polêmico e evitou outra polêmica.
E nem todos vão entender o que escrevi.
Tenho acompanhado aqui na minha cidade. 60 instituições de caridades são mantidas com 100% de recursos oriundos da caridade. Somos a Igreja Católica e atendemos mais de 2000 pessoas que moram sozinhas e que não tem nenhuma visitação além do grupo formado pela igreja. É sempre bom relatar isso pois pesquisas em universidades duvidosas. Somos a maior instituição de caridade do mundo. Nossos inimigos são muitos!
Agora eu pergunto a igreja evangélica ess3 tipo d2 projeto, claro que, eles só pensan em tirar o dinheiro do fiel
Queria ver a BBC fazer uma reportagem sobre a vida de Jimmy Savile, seu mais famoso âncora que durante os muitos anos de trabalho para BBC, atacou sexualmente mais de 100 pessoas, entre crianças e adultos. Pq a BBC não tenta nos explicar se sabia o tempo todo dos casos, e acobertou Savile ou não?
Excelente qualidade, baseado em pesquisa científica. Amei
Que matéria fantástica! Preciso ler mais a esse respeito. Fiquei muito intrigado. Vou pesquisar. Obrigado BBC NEWS.
Procure outros veículos. Aqui só irá encontrar gramscismo.
Muito interessante. Otimo estudo.
Alguem ou alguma coisa tem q influenciar na cultura e no modo ser de todo mundo. Não há nada de errado nisso. Se não for uma coisa é outra e tudo tem um seu lado melhor e outro pior. Alem de sermos altamente sociais, temos tendência a confiar uns nos outros e imitar. É isso q nos faz grandes, ao ponto de sairmos de uma expectativa de vida de 18 anos nas cavernas, 35 no século XIX e chegarmos a 75 hoje, aumentando rápido, quebrando sistema de aposenradorias por vivermos demais.
Vc entendeu a reportagem! Já outros...
Tenho tantas perguntas ainda...espero que tenha continuidade.
Somos o que somos e claro temos nossas origens e seguimos o fluxo da humanidade, gosto de ser ocidental, tenho noção do sistema em que vivo e nem por isso sou menos empática ou estranha. Pois se sou estranha para os outros (organizações familiares pelo mundo) eles também são estranhos para mim. E eles também tiveram suas influências dentro de suas crenças religiosas, o que também deve ter modificado a forma de pensamento deles. Mas o interessante é que somos todos diferentes e devemos respeitar o modo de viver dos outros e o nosso modo.
O estranho é que os outros ocidentais não nos consideram ocidentais.
Você é latina
As religiões teêm as suas influências sim, mas quando as mentes são saudáveis dentro das suas religiões conseguem alcançar o que está errado só não se pode é usar as religiões para esconder todo o mal e destruição que se tem feito á humanidade. Aí desculpem mas o ocidente está léguas á frente para ver o melhor para a sobrevivência da humanidade. Há certas ideologias que não estão nada preocupadas com a destruição do mundo e, aqui fala-se bastante sobre esse flagelo.
Não sou católico, sou cristão, mas tenho agradecer ao trabalho da Igreja Católica ao longo dos anos formou nossa sociedade, digo a instituição e não a alguns que usaram ela para por seus planos pessoais em prática, a formação da família tradicional segundo a Bíblia é saúde para uma nação, pratique poligamia e homossexualismo para ver a degradação do ser humano!
Avisa para o "locutor" que HOMO SAPIENS é LATIM e o H é mudo ... então, não se lê "ROMO SAPIENS", mas "OMO SAPIENS" ... a BBC NÃO tem controle de qualidade de seus produtos ???
Já pensou que ele pode falar outra língua? Tá tudo bem ele errar só a pronúncia da letra H. Calma aí kk
@Santiago Mendes, então avisa isso pro Google Tradutor ... eles estão trabalhando em "HOME (lê-se: rôme) office" ... porque, nesse caso o conhecimento de latim deles é NIHIL (lê-se "niila"), em latim significa NADA ...
@@l.d.8668 Se eu não ensinar vocês não aprendem ...
Tem palavras ( que ordenam nosso pensamento) que vem diretamente da Igreja.
Não levem a mal; mas dizer que tudo foi culpa da Igreja Católica e tudo desde o período da Idade Média, é um tremendo de desvario desconhecendo os meios de cultura e política que eram utilizados naquela época.
Claro que muitos erros aconteceram e por que não procuram pesquisar os motivos reais que levaram as pessoas a se comportarem daquela maneira ? Que apelação ! Parece mesmo discurso de constelação familiar; culpando as pessoas por seus próprios flagelos e inocentando os outros culpados envolvidos.
Explica melhor essa história de doutrinamento da constelação familiar. Estou aprendendo sobre, mas não concordo muito...
Não ouvi dizer na reportagem que é tudo culpa da igreja.
Motivos pra queimar mulheres e dar o "perdão eterno" pra ganharem guerra...
Ah fala sério. Inventam uma desculpa ridícula.
Uma das melhores matérias da BBC. FANTÁSTICO!!!
Moldar as mentes, é bem isto que qualquer religião faz. Manipular as mentes com medos e prêmios e assim ter suas ovelhas domadas.
Isso
não sabes o que fala e não confunda ovelhas com lobos ou bodes ...
É exatamente isso
@@hson4434 ovelha detectada, kkkkkk
@@hson4434 ele está certo. Religião o ópio da sociedade
Bem, acho que preciso ouvir novamente...
Acredito que a reportagem peca no sentido de dizer que a igreja moldou o pensamento ocidental tendo como uma das imposições a monogamia e as proibições de casamento de parentesco. Existem sociedades orientais cujo princípio monogâmico não teve qualquer influência ocidental ( ou da igreja católica ). Um bom exemplo são os chineses e japoneses. E ainda assim, se houve algum individualismo notável, tais créditos nada tem relação com os fatores apontados.
EXCELENTE MATÉRIA
DEVERIA SER APROFUNDADA
PARABÉNS
Tema muito interessante, mas acho que o formato do video não ficou adequado. A leitura é rápida e o espectador muitas vezes não consegue acompanhar o raciocínio por trás no mesmo ritmo, o que nos obriga a voltar o video ou pausá-lo para refletir um pouco.
Perfeito
Concordo.
O assunto é complexo. Tem que ver mais de uma vez para acompanhar.
Tb concordo. Foi como disseram, o tema é complexo demais para uma narração de 10 minutos
@Charlie Steinmann devo ter, me desculpe se meu cérebro não é avançado como o seu T_T
Técnica antiga de narrar rápido ou com palavras difíceis para as pessoas mais preguiçosas concordarem, isso é moldar a mente
Senhor D'eus, é o maior e melhor amor do universo .
JAYWECK 💛 💚 🤍 💙
Próxima religião: Avengers
No futuro não haverá religiões.
@@ronninascimento7545 ou terá.. nunca se sabe. Nosso futuro é o maior mistério!
@@ronninascimento7545 , não conte com isso: existe uma religião, fundada recentemente, que prega que os robôs farão o papel de "Deus" no futuro...
😉
É o maldito progressismo
E o resultado foi bom ou Ruim.?Sem a Igreja o que teria acontecido aos seres humanos.Educação ,profissionais de saúde e muitos outros profissionais.Precisamos de Paz e fraternidade.❤❤❤❤
Feliz do homem que vive sob a influência do nosso Senhor!!!... amém 🙏🙏🙏
Legal.
Então se sou mais família e menos eu é ausência de igreja;
Se sou menos família e mais eu é por excesso de igreja!
Que coisa doida!
Abraços galera e saudações nordestinas 🌹😊🙏🏻
O moralismo judaico cristão ainda impera no comportamento de grande parte do mundo ocidental.
Não existe este termo "judaico cristão". É o mesmo caso dos termos inexistentes "tratamento precoce" e "ideologia de gênero". São ermos criados pela turminha de extrema-direita *fascista cristã* seguidora do olavo de cavalo. O que chama de "ocidente" foi guiado pela sociedade grego-romana na nossa democracia, justiça e sociedade
@@AlexisSantos-th1kj Não existe? Você está dizendo que toda ética e moral religiosa judaica cristã não existe? Fala sério
@@AlexisSantos-th1kj vc é mt burro kkkkkk
@@gabrielbailao407 Você é ININTELIGENTE. Não comparei você com o burro pra não ofender o animal e que na verdade é seu pai. Sua mamãe é larga, hein?
@@gabrielbailao407 Ah!
Este seu kkk é da KU KLUX KLAN da WASP? Uma organização *RACISTA E CRISTÃ de extrema-direita* ou de doente mental mesmo e piada entre todos quando olham alguém fosse gargalhada deste gente infantil
Fomos moldados por narrações míticas,deuses egípcios,gregos, nórdicos dentre outros, depois veio a igreja católica, com o cristianismo,disso nasceu o protestantismo e seus vários segmentos, e até hoje a vida das pessoas é baseada em narrações míticas.
Ate hoje nao sei qual a vantagem de se viver baseado em tanto mito, e tanta historianha pa boi dormir, eu wm partícular nao acredito em nada disso, nao dou a mínima importância entre deuses diabo e outros....desnecessário.
Esse não foi o tema tratado na reportagem.
Em que o Ateísmo contribuiu para o bem da humanidade ?
Não sou católico, mas fica a pergunta: Como seria a mente do ocidental se as tradições familiares fossem moldadas pela igreja Anglicana ao estilo Tudor?
Vou dar uns pitacos aqui.
Como seria a nossa atual civilização se a igreja principalmente a católica não tivesse entrado na história.
Não temos como saber:
É muito difícil estabelecer um resultado quando uma variante( A igreja católica ) é retirada da equação, ( nossa civilização)..
Provavelmente nossos costumes seriam outros. Ou no" frigir dos ovos" estaríamos exatamente como estamos hoje.
Não sei se a igreja católica , em todas as suas fases, teve e tem mais a acrescentar do que qualquer outra religião de destaque.
Igreja, para mim , deveria ser uma instituição voltada para nos conectarmos com nossas crenças espirituais.
Poderia ter um viés político? Sim! (Não estou me referindo a politicagem)
Afinal para termos a mente sã, temos que ter um corpo são.
Justiça ( não a vingativa ) , liberdade (não a mentirosa ) , caridade ( não a que humilha), esperança ( não a cega), e outros atributos seriam benvindos na base dessa igreja.
Penso que a religião por si só , não tem importância na questão se é boa ou má. O que ,no meu entender, importa é quem está por trás da instituição. É quem " mexe os pauzinhos " É esse " Poder " que me incomoda, que me faz olhar de maneira sombria para nosso futuro.
Às vezes quero me afastar de toda a informação que me mostra o quanto de ruim existe no mundo.
Não quero ver nem ouvir nada de coisas ruins.
Mas , depois penso, como posso contribuir ?, mesmo que seja com uma ação bem pequena, para neutralizar as maldades?
Aí faço pequenas ações que junto com as pequenas ações de outras pessoas que pensam como eu , podem acrescentar algo de bom a esse nosso mundo.
Então, convido vc que leu essa enooooorme postagem , a fazer pequenas ações ( sem alarde) que podem ajudar a tornar a nossa vivência aqui melhor.
Gratidão
Não mudaria quase nada já que as igrejas são apenas ferramentas tenebrosas à serviço das elites e das elites religiosas desde a idade das trevas até os dias atuais.
Uma característica forte da igreja católica é ódio pela felicidade. Se algo te faz feliz então é errado. Então imagino que muito dos problemas que temos não teríamos sem igreja católica.
@@ronninascimento7545, A Igreja construiu a intelectualidade do Ocidente. Pesquise os cientistas que eram Padres.
@@valeriocatellan8322 os Índios sentiam felicidade ao matar crianças deficientes. Com certeza a Igreja deveria ter deixado serem felizes.
A melhor reportagem que já "vi" no UA-cam! No Brasil este processo está em transição, famílias extensivas ainda são estratégia de sobrevivência e uma das raízes da corrupção nepotista ao mesmo tempo do problema da mãe solteira do infanticídio, assistencialismo e pensão alimentícia! No fim a sociedade caminha para padrões da ocasião e conveniência onde valores são o que se puder lucrar imediatamente sem escrúpulos sendo tal característica um senso comum! Ótima reportagem!
Sugestão: ilustrar com mais exemplos
Espetacular.🤘
Engraçado essa reportagem me mostrou o que o radiohead estava querendo dizer com weirdo em creep
Kkkkkk
But I'm creep.... I'm a weirdo... what the hell I'm doing here? I don't belong here....
Ótimo conteúdo.
As vezes eu tenho pena dos conformistas e as vezes eu os invejo pelo modo com que eles se livram da dor de consciência.
Em minha opinião a maior dor é a ignorância....
@@yukieiri-san1987 O ignorante não sente dor.
Informativo. 😀
Obrigada BBC news Brasil, vcs descreveram com precisão os ensinamentos do meu pastor aqui aqui em Manaus, sou batista é falado pelo líder o presidente da igreja que caráter é melhor q talento, daí q todos os outros pastores seguem o mesmo discurso (é q o caráter a igreja molda já uma pessoa talentosa e criativa pode não ser tão fácil.)
No meu ponto de vista pisc fillosofiko com ênfase em learning machine (MIT) creio e defendo a nova geração da raça humana como Homogaia. Aonde as máquinas bem construídas e educadas irão proporcionar uma melhoria na saúde mental e física do antigo paciente.
Ou resumindo a matéria narrada acima "como a Igreja manipula as massas"
Ia ser interessante mostrar como outros povos também tiveram a mente moldada por suas religiões.
Eu queria uma matéria sobre como o humanismo de alguma forma é a religião do mundo, como por exemplo "não mate, porque Deus não gosta" foi para "não mate , imagina se fosse você sendo morto"
tiramos o foco dos deuses para colocar na empatia humana.
Graças à Deus.... Amém amém 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
eu fui obrigado a fazer catequese e crisma, matava as aulas sempre que possível. felizmente não conseguiram me adestrar.
Você é feliz? Se sim, excelente, mantém. Se não mira no que lhe digo, a culpa não é do passado remoto, observa o que você está fazendo de errado hoje.
E o que houve no passado não influenciou na sociedade que temos hoje?
@@lucasdemocrata0354 influenciou sim e muito. Nós é que temos que dar uma mudança . Mas pra isso temos que mudar nossos Customer dentro da cultura . E digo mais, a cada nação tem sua cultura e religião. E isso sempre choca , por isso há tantas mortes entre seus próprios povos . Muito triste . Vários fogem, se ele concordassem não estariam aqui na Suíça sendo ajudado porque seu próprio país quer Matar seu povo porque quer ter o poder de escolher a religião ou algo do tipo , seu jeito de pensar .
@@lucasdemocrata0354 sim Lucas, não só o passado influencia o presente, como o local onde nascemos também. No entanto, o Carlos que é bobinho por acreditar em papo furado de coaching.
Pergunta: quem manipulou as mentes nas épocas modernas ou contemporâneas? No Brasil recente o papel das TVs como Rede Globo tem uma grande parcela que precisamos estudar. Ao pesquisar isso veremos como um projeto cultural foi sendo elaborado. A Idade média não está muito distante para uma análise sincera?
Isso me lembra a "Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo".
isso é um livro? Talvez seja o que estou procurando há anos, onde contam o caso de um economista e pa$tor que declarou que *_"É PECADO não obter o lucro máximo a qualquer custo, já que deus deu os recursos_*
@@luisclaudiofontenelle5513 É sim um livro do sociólogo Max Weber, claramente não conta desse caso, é um livro de sociologia clássica. E fala justamente sobre o fato da ética protestante ser o espírito do capitalismo desde a ascenção do calvinismo/anglicanismo
@@evevi4686 vou tentar arranjar esse livro. O assunto me interessa muito. Obrigado pela dica.
Esse livro é muito bom já li 😃.
O movimento protestante na Europa foi bem diferente desse movimento fragmentado trazido por pregadores dos Estados Unidos aqui.
Engraçado, já eu me lembrei de "Fé e liberdade: O Pensamento Econômico da Escolástica Tardia".
Acabei me lembrando, também, devido a essa questão a respeito da ética protestante, do livro "Politização da Bíblia - As Raízes do Método Histórico-Crítico e a Secularização da Escritura (1300-1700): as Raízes do Método Histórico-crítico e a Secularização da Escritura (1300-1700)".
Excelente!
Graças a deus a Igreja Católica e protestante dominaram o ocidente. E vieram para o Brasil. 🙏🏼
Não vejo a hora disso mudar
joguemos fora todos os símbolos e substituamos, o que chamamos tradição, por um novo mundo criativo, como resultado teremos a barbárie e toda sorte de ansiedade e depressão de vidas vazias e sem sentido....Séculos de desenvolvimento psicológico na cultura, na arte, esta foi a nossa herança que agora lentamente jogamos na lama. Que futuro nos espera? basta olhar pela janela
Está tudo perfeito, os índices recordes de depressão e ansiedade, a depravação gerada pelo relativismo, a rebeldia dos jovens e a falta de empatia, é tudo impressão sua. Morte ao cristianismo que só serve para doutrinar mentes fracas!! O ser humano está evoluindo finalmentchy!!11
@@AndersonMallony-EricCF perfeito meu amigo. Veja só, heroína mata mais que acidentes de carro nos eua. Diversão infinita a custo quase zero na web. Educadores, Políticos etc completamente perdidos com as novas gerações. A Europa, construída sob sangue cristão agora sangra suas últimas gotas de identidade cultural esvaziada, por isso o futebol é tão importante.... a terceira guerra já aconteceu, vivemos em suas cinzas. A única novidade no mundo aconteceu a 2021 anos atrás.
@@acadafj "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te."
2 Tm 3:1-5
Volte pra pqp com seu ódio.
@@terrylevin1516 meu querido desejo que você encontre Paz e deixe de ofender pessoas que você desconhece pelo simples fato de não compreender o que elas dizem ou discordar. Neste caso leia o que escreveu e veja de onde partiu o ódio que você tentou me acusar. Paz e Bem!
muito bom!
EXCELENTE!
Ao redor do mundo ouvimos falar em tribos. Na Africa ha ainda muito tribalismo, os amerindios eram tribais, oriente médio tem tribalismo até hoje e por ai vai.
Porém o ultimo momento na historia da Europa em que se ouve falar de tribos é na queda de Roma. Foi a propagaçao pela Igreja da noçao de familia nuclear que na idade média o tribalismo quebrou e depois foi possivel ter estado nacional.
Errado
Familias mononucleares é extremamente recente
@Renan_PS Sem romper com esse conceito de tribo e clã nao tem estado nacional.
Os paises que sao mais tribais nao conseguem formar um estado nacional coeso porque sao muito mais complicados de se governar.
bem sacado, naquela zona de vários reinos bárbaros a igreja colocou ordem.
Sua voz é otima
Faltou muita explicação, não ficou muito elucidado, basicamente só falou sobre a diferença cultural america-europa, fiquei vago ainda com o tema. Em relação aos dias de hoje, a religião molda culturas indiferente das suas regiões, não vi muito embasamento para tal afirmação , que ela foi a responsável pela diferença entre América e Europa.
O que esse vídeo esta tentando relatar é a conclusão de um livro publicado pelo biólogo e psicólogo de Harvard chamado Joseph Henrich . Tal livro denominado "The WEIRDest People in the World: How the West Became Psychologically Peculiar and Particularly Prosperous" e publicado em 2020 demonstra que as doutrinas da Igreja Católica referentes a defesa da monogamia e consequentemente o combate ao divórcio, a poligamia, mas principalmente ao casamento entre parentes próximos como primos, foi o motor que a longo prazo fizeram com que a sociedade européia encontrasse o caminho para o seu desenvolvimento em diversas áreas como: educação, ciência e economia. Tudo isso teria começado a partir do governo do Papa Gregório Magno nos anos 580 e se intensificado em anos posteriores. O Protestantismo, que surgiu em 1517, manteve essas proibições e acrescentou outras coisas que impulsionaram a sociedade européia ao desenvolvimento. Henrich, portanto, não esta contradizendo as descobertas feitas pelo famoso sociólogo Max Weber. Weber é até bastante citado por Henrich. Os EUA, Canadá, Oceania e em grau menor a América Latina ( no livro Henrich explica pq a AL não se beneficiou tanto disso ) por terem sido colonizados pelo os europeus, tbm se beneficiaram deste desenvolvimento todo. Pra quem não quiser ler esse livro, que tem 700 páginas, há também a opção de acessar uma versão reduzida do mesmo publicada em formato PDF de umas 150 páginas ou ainda uma versão mais reduzida de 20 páginas publicada pela revista Science em Novembro de 2019. Basta procurar no Google digitando "Joseph Henrich Weird Science" ou palavras correspondentes.
Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha igreja
Vão pesquisar mais um pouquinho BBC.
ok especialista
@@c.alexandreoliveira2062 Não sou especialista e nem eles.
@@lasaroborges3209 se não é especialista, como se julga capaz de dizer q eles precisam "pesquisar mais um pouquinho"?
@@c.alexandreoliveira2062 Carta de São Paulo a Filêmon, um dos primeiros escritos sobre os direitos humanos. Será que alguém aqui já leu? . A criação das universidades foi por influência de quem?
- Por influência da Igreja, camarada. Quem resgatou e preservou as obras literárias e filosóficas durante as invasões bárbaras na Europa? Foi a Igreja, meu caro, em especial os monges. Quem mais influenciou na formação do direito em geral e dos direitos humanos? - De novo a Igreja. Se não fosse os cristãos que lutaram nas Cruzadas por influência da Igreja, como seria o mundo hoje? Teríamos toda a liberdade e progresso que temos ? Perguntar ofende ? Muitos cientistas foram católicos. Um dia o famoso cientista André-Marie Ampére estava sentado numa Igreja rezando o terço e isso despertou a curiosidade de Frederico Ozanan( fundador dos Vicentinos) que não acreditava em Deus e pensou consigo: "como um homem inteligente e bem capacitado perde tempo com terços"? Queria que falassem da parte do cérebro que entra em atividade durante a oração.
Tertuliano († 220): "A religião cristã vos pede uma só coisa: que não a condeneis sem a conhecer".
Leiam o livro "Ciência e Fé em Harmonia" do Professor Felipe Aquino.
@@rafael131083 então concorda com o q está no vídeo "Como a mente ocidental foi moldada pela Igreja Católica Medieval".
Não percebi a relação entre o título e o conteúdo🤔
Excelente! Tema complexo e que merece muita atenção dos estudiosos. Espero poder acompanhar maiores detalhes.
Muito interessante!!!!
GÊNESIS. E então os homens criaram um Deus a sua imagem e semelhança. Sacralizaram o cinismo, divinizaram a hipocrisia, naturalizaram as mentiras e abençoaram a desonestidade. Religião é mesmo a obra prima do mal.
Quem entende da natureza humana e até de outras especies de animais sabe que imitar o próximo, se esforçar para se enquadrar no comportamento dos demais indivíduos do seu meio decorre do comportamento herdado instintivamente por questão de sobrevivência. Tem até experimento que fizeram macacos com usando comida com gosto ruim, em que as gerações iam seguindo os demais imitando. Numa sociedade mais moderna a medida que o ser humano tem a sua independência, é natural ser individualista, não precisar se esforçar pra se enquadrar nos grupos ou família porque não precisa mais por questões de mudança de realidade em que vivemos atualmente e evolução. Muito mais que por questões religiosas.
Quem é o/a excelente editor/a que escolhe esses temas? Eu gostaria de apertar a sua mão!
🙄🙄🤔🤔🤔
Um objeto de estudo nesse nível q ignora as mudanças no cristianismo na Idade Moderna e a própria Igreja pós Trento é no mínimo engraçado.
A "mente " ocidental foi apresentada à verdade, aos valores, à coerência, de observância obrigatoria por seres conscientes. Como a Igreja sempre vem dizendi, "não é possivel ignorar as regras do mundo real sem sofrer as consequências ".
Agora uma distinção: não estou me referindo à igreja do pós-concílio vaticano II.
Perfeita observação, o complexo cultural ocidental é de base cristã/católica/medieval sem dúvida. Muito boa postagem.
Totalmente tendencioso, não duvido que o tal estudo tenha o mesmo preceito que a análise em questão, moldar a mente das pessoas, na maior parte das vezes ainda prefiro que a igreja o faça, mesmo não sendo praticante de qualquer religião por opção !
Seu nome é islã e ainda assim vc é um fantoshe cristão, que ridículo kkkkk
@@edmarvieira4138 fantoche. Ñ sabe português. Faz comentários porquê?. Analfabeto
👏👏👏👏👏👏👏
@@edmarvieira4138 fantoche????
Graças a deus que foi a igreja que criou a primeira enorme civilizada...o Ocidente é tão diferente do orinte médio pq fundamentou sua civilização nas leis judaic0-cristãos:
Não matarás, não roubaras, não adulteraras, não cobicara coisa alguma. E a igreja católica SÓ caiu pq contrariou o mandamentos biblicos(não matarás, não roubaras). Além disso foi o cristianismo que criou estado laico e foi a igreja católica que criou as universidades, e por isso que democracia e liberdade são conceitos q so existem no Ocidente, no Oriente médio o próprio povo não gosta dessas ideias pq os valores deles não são as leis judaic0-cristãos e enquanto Maomé diz: Submetam-se(islamismo significa submissao), Jesus diz "aceitem-me.
Ah, sem contar que a igreja católica travou as cruzadas para impedir o domínio dos mulçumanos sobre os povos que na época estava avançando. Se não fosse a igreja católica fazer isso, a essa hora vcs homens estariam com 10 filhos trabalhando que nem um cavalo e obedecendo a radicais/ditadores religiosos sem a mínima possibilidade da mulher ajudar financeiramente.
Pena que nossas escolas nos doutrinam omitindo informações importantes afim de nos manipular.
As feministas apoiam eles, pois eles são aliados dos comunistas. Aqui no Brasil o partido de esqurda PCO parabenizou o talibã por ter" libertado o Afeganistão dos domínios imperialistas dos EUA"
Quem é o ocidente sem o legado da Igreja.
Ainda bem.
O mundo seria um caos sem a Igreja Católica Apostólica Romana.
Fale apenas por si. Não creio que qualquer dos monoteísmos tenha tido verdadeiro valor para a melhora humana.
O odio ao Cristianismo e muito grande da esquerda lacradora.
Boa noite! Por isso querem destruí - lá mas Cristo dizem nem o inferno atingirá a minha igreja!!
@@taisbaldon A senhora já viu a roupa de um formando universitário? A roupa é parecida com a dos Padres, pois foi a Igreja quem fundou as universidades; sem falar em Hospitais, Orfanatos e demais obras de caridade. Mas claro isso não é apreço pela vida humana...
Excelente! Sempre me sinto esquisito meio aos “nota 10” kkkk
E hoje os evangélicos estão remoldando
Estão retomando somente alguns pontos,por exemplo:poder e dinheiro!
EVANJEGUES, CATOLICOJEGUES SÃO A ENCARNAÇÃO DO DEMÔNIO EM PESSOAS, HEREGES E POLITEÍSTA QUE EXPLORAM O DINHEIRO NA FÉ.
@@ubirajaranapo5716 kkkkkkkk chora mais, pagão.
@@e-mailinformal9187 obscurantista de favela! Não te dão um Palácio no planalto! A tua mente não pensa?.
@@jorgeferreirabrandao378 sim, estão muito mais moldados no sistema capitalista.
a pergunta é, "Como a 'mente ocidental' foi moldada pela Igreja Católica medieval", mas deveria ser, "Como as pessoas, ou por que tem pessoas que deixou a mente ser moldada pela Igreja Católica medieval, ou pelo horrivel cristianismo"? a minha nunca foi, nem a minha mente sobre a morte foi moldada, imagina sobre a vida.
Senti medo e nojo desses comentários aqui....saí fora
Não suporta a ideia de ver pessoas pensando diferente de você? Que pena...
@@Pedro-dw3if Não amigo. Não é isso, eu vê muitas pessoas dizendo aqui que religião é o "atraso" do mundo. Desrespeitando as crenças alheias sem nenhum respeito, eu não consigo entender o motivo de acreditar em Deus causar tanto incômodo perante as pessoas.
Amigo, o problema da BBC é que os seus "comentaristas" são os piores e vivem com discurso de ódio. Parecem ratos de esgoto.
@@karolsafranauskas7444 poxa...eu estava até gostando do jornalismo da BBC, mas depois dessa realmente fiquei dececionado.
@@TheGussBoy777 Porque no fundo eles sabem que Deus existe, só não admitem pq gostam de ser contrários a divindade.
Desde a Roma Antiga onde o poder religioso militar conservador definido e modelo as bases do que seria a religião até hoje, e transformando em uma grande e poderosa empresa se fé.
Lembrando que ele está falando da Igreja Católica, não do Cristianismo em si
Sim, mas é importante ressaltar que desse braço da igreja católica medieval surgiram, por exemplo, as religiões cristãs protestantes.
E existe Cristianismo sem a Igreja Católica?
Viva a santa mãe igreja Católica🇻🇦🇨🇴🇪🇦
Gente de Deus!
Pelo amor ! Logo nos Estados Unidos onde sempre existiram tantas seitas, tantos problemas. E por que culpar a igreja ?
Amigo, lembre-se.
Você vive em um mundo que sacrificou e matou Jesus.
Porque a igreja tinha um grande poder. Não que não tenha hoje, mas por exemplo, se você fosse excomungado, você era considerado expulso não só da igreja, mas da sociedade em si.
Pq igrejas Crentes são uma desgraça deus é uma desgraça
@@wanderalmeidaaraujo2513 E que bem há em usar de tamanho desrespeito?
"A! Mas eles só sabem distribuir ódio também"
Parabéns, tornou-se igual a quem combate nesse sentido.
@@gaminha muito bom! Continue assim. Porém, o que fazer em relação a não ser intolerante, mas também querer arrumar o problema causado por tal religião?
Que tema interessante
João 14:6
6Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim
As igrejas que botaram na cabeça dos ignorntes que existes Cristo e um deus
Acabou os remedios?
CAGUEI!
@@mariavieiradeandrade4497
Graças a deus que foi a igreja que criou a primeira enorme civilizada...o Ocidente é tão diferente do orinte médio pq fundamentou sua civilização nas leis judaic0-cristãos:
Não matarás, não roubaras, não adulteraras, não cobicara coisa alguma. E a igreja católica SÓ caiu pq contrariou o mandamentos biblicos(não matarás, não roubaras). Além disso foi o cristianismo que criou estado laico e foi a igreja católica que criou as universidades, e por isso que democracia e liberdade são conceitos q so existem no Ocidente, no Oriente médio o próprio povo não gosta dessas ideias pq os valores deles não são as leis judaic0-cristãos e enquanto Maomé diz: Submetam-se(islamismo significa submissao), Jesus diz "aceitem-me.
Ah, sem contar que a igreja católica travou as cruzadas para impedir o domínio dos mulçumanos sobre os povos que na época estava avançando. Se não fosse a igreja católica fazer isso, a essa hora vcs homens estariam com 10 filhos trabalhando que nem um cavalo e obedecendo a radicais/ditadores religiosos sem a mínima possibilidade da mulher ajudar financeiramente.
Pena que nossas escolas nos doutrinam omitindo informações importantes afim de nos manipular.
As feministas apoiam eles, pois eles são aliados dos comunistas. Aqui no Brasil o partido de esqurda PCO parabenizou o talibã por ter" libertado o Afeganistão dos domínios imperialistas dos EUA"
Não pode pirâmide, vai contra as diretrizes do UA-cam
Família e religião são duas instituições bastante antigas e próximas, sendo que a família desenvolveu-se ao longo dos tempos como um suporte imprescindível da religião. Muito antes do Sec. XI, as famílias se formavam em torno do lar - a fogueira primeva que unia a todos - que cultuavam os mortos e ancestrais daquele local através de rituais, uma expressão das primeiras religiões. A relação era tão estreita que as famílias não se formavam por laços sanguíneos, mas sim por quem rezava o mesmo culto. A transformação da família se deu com o decorrer dos tempos na medida em que a religião foi perdendo sua influência e passou a ser um mais um importante instrumento do poder do que expressão da fé, fato que já já bem evidenciado no Sec. XI. Núcleos familiares cada vez menores e os sucessivos impedimentos impostos pela religião como forma de controle/culturalização de seus membros visando um apaziguamento das relações são, pode-se dizer, resultados da própria "evolução" humana e do processo lento e gradual de individualização dos membros da espécie, cada vez menos expostos aos riscos que a vida na natureza representava. A religião no Ocidente depois do Sec. XI pode ser dividida a grosso modo entre as vertentes católicas e protestantes. Os protestantes, mais recentes, surfaram na maré de corrupção e decadência que já havia atingido a fé universal ou católica em seus 1500 anos de "reinado", e resolveram acabar com os "intermediários" da fé se valendo para isso da recém descoberta imprensa e da linguagem popular, o que representou um salto da individualidade já efervescente no renascimento. Não conseguiram acabar com os intermediários , agora pastores, aumentaram o peso do pecado original e da necessidade da virtude, agora pelo trabalho, retomando inclusive a importância do Velho Testamento, o que já havia sido abandonado pelo catolicismo que parece já ne se ilude mais com os "ensinamentos ", o que tornou a vida de seus seguidores muito mais leve. O fato é que as religiões como expressão do medo e insegurança do Homem diante da morte e daquilo que não conhece só tende a sucumbir diante das novas descobertas da ciência que pelo menos diverte muito mais que o culto à superstição.
Acho que o Cristiano torna as pessoas mais humanas e sensíveis, quando as pessoas passam a conhecer a Deus começa repensar os seus atos e atitudes e é bom por que se não fosse isso a humanidade já teria se destruído o homem naturalmente tem tendência a fazer o mal é egoísta só pensa em si, em dinheiro e poder. E isso não é tudo na vida, e no fim das contas a gente não leva nada.
O problema é que na maioria das vezes a pessoa não tenta realmente conhecer. Ela apenas acredita cegamente nas palavras que foram ditas pela igreja e familiares. Nisso tudo se desvirtua e o respeitar o próximo por exemplo, vira respeitar pai e mãe e desprezar o resto.
A Igreja Católica Cristã executou,torturou,matou e queimou milhares de mulheres na idade média. Claro todo esse horror praticado por homens travestidos de padres e bispos matando sem a mínima compaixão e pasme...tudo em nome de Cristo. Nenhum ser humano inteligente precisa de uma religião. Religiões são empreendimentos humanos. Os seres humanos criaram e propagaram amplamente as "religiões" por todo o planeta terra. Para manter o rebanho obediente e ignorante. Sucesso total pois a grande maioria dos seres humanos não possuem realmente inteligência emocional/psicológica/intelectual/espiritual. Observe atentamente como anda o planeta terra nesse momento. Religiões não salvam ninguém. Conhecimento espiritual sim.😘
Ser diferente é bom, quer dizer que não são moldadas pelo padrão imposto seja religioso , social ou psicológico
Obrigado Santa Igreja Católica Apostólica Romana 🇧🇷✝️🇻🇦
Não entendi nada, o que tem a ver o começo da reportagem com o fim?
A igreja ajudou muito em alguns aspectos da evolução humana mas em outras jogou a humanidade numa escuridão. O problema hj em dia e lidar c/ essa raiz cultural pois o habito se faz presente.
Explique melhor
Graças a deus que foi a igreja que criou a primeira enorme civilizada...o Ocidente é tão diferente do orinte médio pq fundamentou sua civilização nas leis judaic0-cristãos:
Não matarás, não roubaras, não adulteraras, não cobicara coisa alguma. E a igreja católica SÓ caiu pq contrariou o mandamentos biblicos(não matarás, não roubaras). Além disso foi o cristianismo que criou estado laico e foi a igreja católica que criou as universidades, e por isso que democracia e liberdade são conceitos q so existem no Ocidente, no Oriente médio o próprio povo não gosta dessas ideias pq os valores deles não são as leis judaic0-cristãos e enquanto Maomé diz: Submetam-se(islamismo significa submissao), Jesus diz "aceitem-me.
Ah, sem contar que a igreja católica travou as cruzadas para impedir o domínio dos mulçumanos sobre os povos que na época estava avançando. Se não fosse a igreja católica fazer isso, a essa hora vcs homens estariam com 10 filhos trabalhando que nem um cavalo e obedecendo a radicais/ditadores religiosos sem a mínima possibilidade da mulher ajudar financeiramente.
Pena que nossas escolas nos doutrinam omitindo informações importantes afim de nos manipular.
As feministas apoiam eles, pois eles são aliados dos comunistas. Aqui no Brasil o partido de esqurda PCO parabenizou o talibã por ter" libertado o Afeganistão dos domínios imperialistas dos EUA"
Um lixo retórico de um ser que não se vê reconhecido , os evangelhos ordenaram o comportamento claro errando e acertando como seria a sociedade de hoje com os erros eclesiástico a sorte é que nenhum ativista história pode reformular a dinâmica do tempo a pergunta é como séria se não fosse do jeito que é ,só lembrado que com toda religiosidade tivemos duas grandes guerras na Europa hiper valorizar a influência católica na Europa é tentar dizer que todas as tragédias humanas naquele continente e no resto do mundo é culpa do cristianismo, o mundo já está extremamente apodrecido e estamos caminhado para a vala da modernidade, quiçá daqui para frente esclarecidos como estamos possamos criar uma sociedade modelo partindo de uma retórica libertária e edonica,e vamos ver em meio século que mosto surgirá dessa reconstrução jogada na mão de construtores do futuro correto.
Eu escrevi sobre isso no meu TCC de relações internacionais, fiz uma obra prima, merecia um prêmio, o máximo que ganhei foi uma nota máxima.
É sabido de todos que todas as civilizações que já existiram no mundo,sem exceções, tiveram influências de religião (recondução com o divino) portanto é seguro afirmar que a religião e a divindade é antes de toda a humanidade ...o fato é que nos negamos a acreditar e aceitar isso.
Que?
Todos? Vc sabe oq é todos? Vc analisou todos? Como vc sabe que a religião veio antes da humanidade e n depois?
Mentira!
@@raulymyamada2855 Ele não sabe, ele simplesmente acha.
o fato é que eles não aceitam uma crença alheia