Vídeo maravilhoso grande mestre Felipe de Souza. Curso 2° semestre de Psicologia e já me encontro "apaixonado" por Freud, pela Psicanálise. Seus vídeos têm contribuído e muito na minha formação. GRATIDÃO!!!
Felipe, fiz todos os seus cursos sobre Freud e comecei os de Jung, amei. Sou fã de Freud e quanto mais aprendo sobre ele, mais me encanto. Corre por aí que ele era muito rígido com sua teoria, mas pelo q li sobre ele, pelo contrário, ele sempre revia suas teorias. Estou lendo uma biografia de Freud, "Uma vida para o nosso tempo" de Peter Gay, e estou amando conhecer um pouco mais desse homem tão inteligente. Que livro vc indicaria para que eu comece a estudar sobre Jung ? Há alguma biografia sobre ele?
Gleides, tem o Memórias, Sonhos e Reflexões, que é uma autobiografia. E também tem uma biografia autorizada ainda em vida do Bennet (só em inglês). Além destas duas fontes, tem também uma biografia em dois volumes da Deidre, que é excelente.
Uma análise... tem um cabelo imaginário.. passa a mão no cabelo como se fosse grande o suficiente para colocar atrás da orelha ..k Deve ter tido muitas referências femininas, possa ser que ainda tens . Otimo Vídeo!
Fala Felipe! Ótimo conteúdo do seu canal! Você poderia fazer um vídeo a respeito da validade dessas três principais teorias, ou abordagens. Como um ignorante na área, existem muitas discussões superfíciais na internet que tentam invalidar algumas dessas teorias. Notei que principalmente a psicanálise é alvo de muitas críticas sobre sua validade científica. Afinal, o que mais importa nessas três abordagens principais é a validade científica ou a efetividade no tratamento? A pergunta me pareceu contraditória num primeiro momento, mas notei esse embate em algumas das discussões que citei. Enfim, segue a sugestão para o vídeo. Valeu!
Obrigado Breno! Eu falo um pouco da história das principais ideias aqui - ua-cam.com/video/_nVne8iWu80/v-deo.html Sobre a questão da validade, é uma longa discussão epistemológica. Vou pensar em uma forma de explicar didaticamente esse problema, ok. Abraços
Gostei de seu vídeo, mas penso que deixou de considerar a psicanálise que acontece pra muito além da clínica. A psicanálise como método de análise da sociedade, da cultura e da arte. E a linguagem, que é condicional e estruturante...
Parabéns por ter essa iniciativa. Abordagem simples, geral, de modo que educa. Agradeço pois,logo que comecei.... Muito pouco se falava e existe muito pré- conceito. Com todos os campos, psíquico, químico, ambiental. Das doenças mentais e de comportamento. E também pelo tipo de tratamento que pode ser de grande ajuda para todos! ...
Olá Felipe, estou cursando psicologia, mas ainda não compreendo a importância da psicanálise como método de tratamento, poderia tirar essa dúvida? parabéns pelo vídeo
Gostaria de saber se em faculdades de psicologia ensinam sobre doenças e transtornos mentais ou é mais em psiquiatria que se aprende sobre doenças e transtornos mentais porque são muitos os transtornos e doenças. No meu caso, fiz terapia por três anos com um psicologo que fumava e disse que não gostava de ler, falava basicamente para ter força de vontade. Não preciso pagar consulta para ouvir para ter força de vontade, isso meu pai fala e minha mãe fala. Hoje eu relembro e parece que o terapeuta estava mais para um amigo pago do que um profissional. Não sei se a maioria dos terapeutas são assim.
Boa noite ! Por favor me ajude, em sua opnião é possivel um psicologo ter duas abordagens de trabalho? é possivel um psicologo behaviorista tb ser psicanalista? desde já agradeço e parabens!
Onassis Silveira é possível a utilização de abordagens próximas, como ACT e Mindfulness ou ACT e TCC. Porém acho improvável combinar abordagens tão distantes em sua visão de mundo como psicanálise e comportamental
@@FelipedeSouza Entendi...mas só pra finalizar por favor, mas seria possivel prestar serviço como psicologo separadamente em sua abordagem, e em outros dias distintos prestar como psicanalista,não misturando?
O analista pede ao paciente que faça suas associações livres... quando o paciente trava, o analista o ajuda a superar suas resistências... depois o psicanalista faz a interpretação dos sintomas e dos sonhos pra quem? Ele relata ao paciente as suas interpretações? E daí? Não ficou claro onde entra a terapia...
+Luan Kairo dá para começar pelas Conferências Introdutórias (e Novas Conferências Introdutórias). Outra estratégia é ler comentadores. Recomendo o livro A Trama dos Conceitos, de Renato Mezan. E, ainda outra, é seguir mais ou menos a ordem histórica. Começando com o Interpretação dos Sonhos: www.psicologiamsn.com/produto/curso-freud-interpretacao-dos-sonhos Além deste já temos outros sobre os 3 ensaios sobre a sexualidade, psicopatologia da vida cotidiana (atos falhos), e além do princípio do prazer.
Ronald, o problema do tempo de uma terapia é uma grande questão porque vai envolver não só a "técnica" utilizada como o tipo de problema, bem como as diferenças individuais enormes que existem, tanto no lado do paciente como no do terapeuta.
Ronald Ramos hoje em dia existe a "terapia psicanalítica breve", onde tratamos de analisar um único assunto em foco, reduzindo consideravelmente o tempo da terapia. O meu atendimento online geralmente fica na média de 15 a 25 sessões. Eu alio a análise com o método comportamental cognitivo e venho obtendo ótimos resultados.
George Lourenço Por isso é uma "Terapia Breve". Me desculpe, mas o assunto é muito extensivo para escrever aqui. Mas no UA-cam há muitos vídeos esclarecedores sobre Terapia Breve.
olá, amei seus vídeos e até comecei a fazer pós nessa área por influência de seus vídeos, sou pedagoga é estou cursando psicopedagogia vc está no.periscope? bjos
+maria isabel gomes araujo santos fico feliz que esteja gostando dos nossos vídeos! Sucesso aí nos seus estudos. Não, eu prefiro fazer os vídeos aqui para o UA-cam. Abraços
Olá Pedro! O conceito de personalidade diz que há uma parte de nossa identidade que permanece mais ou menos igual ao longo dos anos. É como reencontrar uma pessoa que não víamos há 5, 10 anos. Ela vai parecer igual a quando a encontramos da última vez. Entretanto, sabemos que - com o tempo - também mudamos. Então existe uma dinâmica entre o mudar e o permanecer. Isso acontecer ao fazer uma faculdade, de psicologia ou outra.
Se vocês acharem que tá muito lento, clica na engrenagem > velocidade > 1.25
:) salva!!!
Ótimo kk
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
André Marques 🐢 kkkkkkk
André Marques, eu botei em 1.5 kkkkkk
Vídeo maravilhoso grande mestre Felipe de Souza. Curso 2° semestre de Psicologia e já me encontro "apaixonado" por Freud, pela Psicanálise. Seus vídeos têm contribuído e muito na minha formação. GRATIDÃO!!!
A psicanálise é tudo de bom na minha vida estou cada dia mais empolgada.
A Psicanalise mudou minha vida! Simplesmente amo!
Eu tô fazendo alguns cursos,pretendo atuar na área,amoo muito tbm...
Me fala sobre sua experiência pfv!
Felipe de souza sensacional obrigado pelo vídeo estudo psicologia estou no 5 semestre e estou apaixonado por psicanálise
Olá. Sou Fernanda, estudante de psicanálise, muito esclarecedor o vídeo.
Que Deus continue abençoando sua vontade de estudar! Admiro muito!
Obrigada Felipe pelo aprendizado, muito objetivo e com muita clareza
Ótimo abordagem... Parabéns pelos seus conhecimentos!!
Sou estudante de psicanalise e amo assistir seus vídeos.
Parabéns
Eu sou estudante de psicologia e tenho interesse em seguir a abordagem freudiana. Eu gostei da sua explicação em relação a psicanálise.
Muito esclarecedor!!
Sou aluno de Psicanálise...Amo!!
Felipe, fiz todos os seus cursos sobre Freud e comecei os de Jung, amei. Sou fã de Freud e quanto mais aprendo sobre ele, mais me encanto. Corre por aí que ele era muito rígido com sua teoria, mas pelo q li sobre ele, pelo contrário, ele sempre revia suas teorias. Estou lendo uma biografia de Freud, "Uma vida para o nosso tempo" de Peter Gay, e estou amando conhecer um pouco mais desse homem tão inteligente. Que livro vc indicaria para que eu comece a estudar sobre Jung ? Há alguma biografia sobre ele?
Gleides, tem o Memórias, Sonhos e Reflexões, que é uma autobiografia. E também tem uma biografia autorizada ainda em vida do Bennet (só em inglês). Além destas duas fontes, tem também uma biografia em dois volumes da Deidre, que é excelente.
excelente exposição Felipe.
excelente explicação, VC tem ajudado muito, bjs
Ficou muito bom esse vídeo, bastante esclarecedor
Deixe seu site ou imail na descrição..
Se possível..
Gostei bastante da explicação....
Felipe, eu não entendi a crítica da Fenomenologia à Psicanálise. Pode aprofundar um pouco mais? Grata.
Grato.
Uma análise... tem um cabelo imaginário.. passa a mão no cabelo como se fosse grande o suficiente para colocar atrás da orelha ..k
Deve ter tido muitas referências femininas, possa ser que ainda tens .
Otimo Vídeo!
muito obrigada amei seu vídeo..parabéns
Super didático
Obrigado, querido.
Obrigado Felipe pelas dicas!!!
+Monsieur Juarez fico feliz que tenha gostado!
Esse foi o vídeo menos genérico sobre assunto que eu vi até então (e não foram poucos).
Parabens
Ola Felipe, once vc atua? Parabéns pela simplicidade e objetividade de sua forma de explicar!
Hoje com tanta tecnologia não aparece outra pessoa com a mesma sabedoria.
Muito esclarecedor, adorei esse vídeo.
Obrigado Carla!
excelente video
Fala Felipe! Ótimo conteúdo do seu canal! Você poderia fazer um vídeo a respeito da validade dessas três principais teorias, ou abordagens. Como um ignorante na área, existem muitas discussões superfíciais na internet que tentam invalidar algumas dessas teorias. Notei que principalmente a psicanálise é alvo de muitas críticas sobre sua validade científica. Afinal, o que mais importa nessas três abordagens principais é a validade científica ou a efetividade no tratamento? A pergunta me pareceu contraditória num primeiro momento, mas notei esse embate em algumas das discussões que citei. Enfim, segue a sugestão para o vídeo. Valeu!
Obrigado Breno! Eu falo um pouco da história das principais ideias aqui - ua-cam.com/video/_nVne8iWu80/v-deo.html
Sobre a questão da validade, é uma longa discussão epistemológica. Vou pensar em uma forma de explicar didaticamente esse problema, ok. Abraços
Amei o vídeo.
Fico feliz que tenha gostado Simone!
Obrigada parabéns ótimo vídeo.
Obrigado Leticia!
Gostei de seu vídeo, mas penso que deixou de considerar a psicanálise que acontece pra muito além da clínica. A psicanálise como método de análise da sociedade, da cultura e da arte. E a linguagem, que é condicional e estruturante...
Esse psicólogo parece q tem preguiça de falar...mas o assunto é interessantíssimo... muito bom
Parabéns por ter essa iniciativa. Abordagem simples, geral, de modo que educa. Agradeço pois,logo que comecei.... Muito pouco se falava e existe muito pré- conceito. Com todos os campos, psíquico, químico, ambiental. Das doenças mentais e de comportamento. E também pelo tipo de tratamento que pode ser de grande ajuda para todos! ...
Muito bom seu vídeo, ficou bem claro. Sou estudante de psicanálise e apaixonada. Já tenho pacientes piloto
Parabéns Felipe, você é um professor nato! Transmite ótimo conteúdo com muita clareza e tranquilidade!!!
Obrigado Daniela! Ainda aprendendo a cada dia como transmitir... ;)
Agradeço o elogio!
Já tem um tempo que lhe enviei um email, mas o sr não me respondeu. O sr chegou a receber? Enviarei novamente
Olá Felipe, estou cursando psicologia, mas ainda não compreendo a importância da psicanálise como método de tratamento, poderia tirar essa dúvida?
parabéns pelo vídeo
Vida Adulta procure o canal do Christian Dunker
A importância está em apresentar mais uma abordagem dentro da complexidade do sujeito com vistas a tirá-lo do sofrimento.
Felipe voce faz atendimento online?
Sim Fernanda! Você pode enviar e-mail para psicologiamsn@gmail.com e explicarei como funciona ok
É possível fazer essa análise através da hipnose?
Freud começou fazendo hipnose. Depois mudou para o método da associação livre e nunca mais usou a hipnose.
@@FelipedeSouza interessante, não sabia! Ele fazia com consentimento do paciente?
Felipe, a própria segunda tópica não seria uma releitura?
Gostaria de saber se em faculdades de psicologia ensinam sobre doenças e transtornos mentais ou é mais em psiquiatria que se aprende sobre doenças e transtornos mentais porque são muitos os transtornos e doenças. No meu caso, fiz terapia por três anos com um psicologo que fumava e disse que não gostava de ler, falava basicamente para ter força de vontade. Não preciso pagar consulta para ouvir para ter força de vontade, isso meu pai fala e minha mãe fala. Hoje eu relembro e parece que o terapeuta estava mais para um amigo pago do que um profissional. Não sei se a maioria dos terapeutas são assim.
a maioria vai ser assim se vc tiver apenas acesso a psicologos ruins, um psicologo bom é nada mais que um investimento que vc faz, é outra realidade!
Áudio muito baixo!
Pessoas pessimistas e auto-sabotadoras, qual dessas linhas seria a melhor?
Recomendo a terapia cognitivo-comportamental.
Felipe de Souza porque?
Lucas Contador creio que seja porque a TCC trabalha as crenças da pessoa e tem muitas técnicas diferentes mais objetivas
Porquê a pessoa normal não precisa de uma psicanálise
Eu adoro o FrEUD
Boa noite ! Por favor me ajude, em sua opnião é possivel um psicologo ter duas abordagens de trabalho? é possivel um psicologo behaviorista tb ser psicanalista? desde já agradeço e parabens!
Onassis Silveira é possível a utilização de abordagens próximas, como ACT e Mindfulness ou ACT e TCC. Porém acho improvável combinar abordagens tão distantes em sua visão de mundo como psicanálise e comportamental
@@FelipedeSouza Entendi...mas só pra finalizar por favor, mas seria possivel prestar serviço como psicologo separadamente em sua abordagem, e em outros dias distintos prestar como psicanalista,não misturando?
pareceu complicado pra mim entender. Queria fazer psicologia. mas tudo parece tão complicado
Olá Marinhu! O que exatamente que você não compreendeu?
No início e sim mas depois de estudar e ler bastante a gente acaba gostando!
O analista pede ao paciente que faça suas associações livres... quando o paciente trava, o analista o ajuda a superar suas resistências... depois o psicanalista faz a interpretação dos sintomas e dos sonhos pra quem? Ele relata ao paciente as suas interpretações? E daí? Não ficou claro onde entra a terapia...
George Lourenço ele fala da interpretação para o paciente e o paciente pode concordar ou não
Felipe qual livro da coleção do Freud é o melhor para começar a entender melhor?
+Luan Kairo dá para começar pelas Conferências Introdutórias (e Novas Conferências Introdutórias). Outra estratégia é ler comentadores. Recomendo o livro A Trama dos Conceitos, de Renato Mezan. E, ainda outra, é seguir mais ou menos a ordem histórica. Começando com o Interpretação dos Sonhos:
www.psicologiamsn.com/produto/curso-freud-interpretacao-dos-sonhos
Além deste já temos outros sobre os 3 ensaios sobre a sexualidade, psicopatologia da vida cotidiana (atos falhos), e além do princípio do prazer.
+Felipe de Souza (Psicólogo) Vou ler a edição Standard (é boa ?). Seguirei a sua dica e muitíssimo obg ! gosto mto do seu canal, bastante agregador
O problema é que é extremamente lenta né!? principalmente quando comparada com outras técnicas.
Ronald, o problema do tempo de uma terapia é uma grande questão porque vai envolver não só a "técnica" utilizada como o tipo de problema, bem como as diferenças individuais enormes que existem, tanto no lado do paciente como no do terapeuta.
O que significa essa "técnica" utilizada? Psicanálise tem mais de uma técnica?
Ronald Ramos hoje em dia existe a "terapia psicanalítica breve", onde tratamos de analisar um único assunto em foco, reduzindo consideravelmente o tempo da terapia. O meu atendimento online geralmente fica na média de 15 a 25 sessões. Eu alio a análise com o método comportamental cognitivo e venho obtendo ótimos resultados.
E como ficam as associações livres se a terapia é restrita a um único assunto?
George Lourenço Por isso é uma "Terapia Breve".
Me desculpe, mas o assunto é muito extensivo para escrever aqui. Mas no UA-cam há muitos vídeos esclarecedores sobre Terapia Breve.
olá, amei seus vídeos e até comecei a fazer pós nessa área por influência de seus vídeos, sou pedagoga é estou cursando psicopedagogia
vc está no.periscope?
bjos
+maria isabel gomes araujo santos fico feliz que esteja gostando dos nossos vídeos! Sucesso aí nos seus estudos. Não, eu prefiro fazer os vídeos aqui para o UA-cam. Abraços
como posso fazer uma auto análise?
nao existe auto analise
@@walteruruguaio3763 Freud fez auto análise
Até pode, mas até chegar nesse nível você teria que passar por alguns anos de análise
Bacana!...
Obrigado José!
Um psicólogo social pode usar abordagem psicanalista?
Pode sim!
Quando uma pessoa termina a faculdade de psicologia a sua personalidade muda?
Olá Pedro! O conceito de personalidade diz que há uma parte de nossa identidade que permanece mais ou menos igual ao longo dos anos. É como reencontrar uma pessoa que não víamos há 5, 10 anos. Ela vai parecer igual a quando a encontramos da última vez.
Entretanto, sabemos que - com o tempo - também mudamos. Então existe uma dinâmica entre o mudar e o permanecer. Isso acontecer ao fazer uma faculdade, de psicologia ou outra.
Muito bom!
Obrigado!
Hushus massa
O bom senso idiossincrônico sugere que Jung é melhor que Freud
Velocidade × 1,5
Falou tudo! E ao msm tempo não falou nada!
O que voce não entendeu?