Ser Professor de Escola | Minha (triste) Experiência

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 січ 2025

КОМЕНТАРІ •

  • @marcoaureliomoderno9112
    @marcoaureliomoderno9112 8 місяців тому +664

    Gabriel, sou professor de Física efetivo na rede estadual há 6 anos. No começo eu sentia isso, mas depois tive que ser pragmático porque tenho que pagar contas. Concordo em tudo que disse, mas leve isso pra vida: isso que você sentiu na docência, sentirá em quase qualquer outra área. Na medicina, no direito... o problema é que as pessoas idealizam a educação, o trabalho em si...
    Dê o seu melhor, dê a aula que você goste, mas onde for entrar, terá de entrar no ritmo do locar e pensar mais pragmaticamente.
    O papel da educação não é o de instrução técnica, mas sim de babá desses alunos enquanto os pais trabalham.
    Você poderia continuar no trabalho e fazer algo aqui no youtube. Pense que você terá família um dia e será bom ter uma certa estabilidade.
    Não estresse com aluno, com escola, com sistema... tente levar um pouco de alegria para aqueles alunos sofridos. Se veja como um agente social que pode fazer uma vírgula de diferença na vida deles.
    Na educação o que mais gosto é da interação com os alunos, rio, me divirto, inspiro. Não forço eles a nada, mas não deixo solto. Quem quiser vir, acompanhe, quem não quiser, que a vida ensine.
    Mas enfim, desejo felicidades em seus planos. Educação física tem um leque grande.
    Abraços.

    • @Cristianne-cp2fo
      @Cristianne-cp2fo 8 місяців тому +38

      Que comentário sensato, perfeito as vezes que está de fora vê bem melhor do que o que está no olho do furacão, mas o Gabriel seguiu o coração e realmente não há nada como está com a mente sã, força Gabi não há coragem sem medo!!

    • @reagemankie6007
      @reagemankie6007 8 місяців тому +31

      Sem falar que tudo isso poderia ter sido evitado, mediante irrisória capacidade de reflexão do Gabirel.
      Ser um agente de transformação onde for. Esse é o ponto. Boa reflexão!

    • @deboraramos3902
      @deboraramos3902 8 місяців тому +8

      Sábias palavras 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    • @michelepereira-s
      @michelepereira-s 8 місяців тому +15

      Nossa que texto socializado, a realidade, que faz nos se associar à determinado espaço onde não gostamos, pois precisamos aprender e se adaptar a os outros e a nós mesmos em busca de resultados pessoais e metas para nossa vida .parabéns meu amigo ela grande sabedoria com a vida.

    • @carolynacampos
      @carolynacampos 8 місяців тому +17

      Sim Gabriel, como colega de profissão, concordo com tudo que foi colocado. Só sabe quem vive na pele. Esse currículo é inviável, pouco se aproveita dele. Na verdade, sempre adaptei as minhas aulas, pois os alunos não sabem nem conceitos básicos das modalidades esportivas, como você vai ficar perdendo tempo com esse currículo. Nunca segui o currículo cem por cento é a melhor coisa que fiz. A nossa cultura não ajuda muito, as crianças estão mais difíceis e o professor cada vez mais sem autoridade. Melhor decisão foi você reformular a sua carreira. Sucesso

  • @deboraramos3902
    @deboraramos3902 8 місяців тому +605

    Gabriel, parece até que você tá relatando a minha vida. Sou professora de matemática da prefeitura e do estado (efetiva) e fui jurando que eram as mil maravilhas. Foi decepção PURA. Salas quentes e pouco atrativas, faltam recursos, etc. A gente sempre tem que tirar do bolso pra fazer acontecer e isso cansa, fora o sistema, que só faz cobrar e impor. Adoro meus alunos e a equipe, mas meu brilho foi se apagando e hoje sou uma profissional que só cumpre tabela e tchau, me tornei medíocre, à base de antidepressivo e ansiolítico. Viver assim me adoece todos os dias. Você tem muita coragem de ter saído, parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 não deixe o sistema atrapalhar seus sonhos.

    •  8 місяців тому +73

      Crie coragem e saia também, merecemos mais! Aqui quem fala é um professor de Matemática que em breve começará o curso de Medicina.

    • @renato2984
      @renato2984 8 місяців тому +48

      Você não é medíocre. O ambiente não permite você dar melhor e isso é feito propositalmente. Mediocre é quem fica disputando cargos, funções, para depois cobrar do colega até adoecê-lo. Também estou lutando para contornar problemas no serviço público e, para isso, pretendo cursar medicina. Talvez consiga, talvez não. O importante é acreditar e fazer algo todos os dias para que aconteça alguma mudança de vida.

    • @rayssachapetta6773
      @rayssachapetta6773 7 місяців тому +8

      Você falou tudo que sinto hoje.😔

    • @renantubi
      @renantubi 6 місяців тому +16

      Muito difícil, mas vc como professora tem opções de prestar um concurso em outras áreas, foque nisso, não vale a pena sacrificar sua saúde mental assim...

    • @cleberchristianosanchez830
      @cleberchristianosanchez830 5 місяців тому +10

      Total descaso desses políticos que ñ investe nas escolas , tendo coluna, parede , teto e uma lousa o resto empurra COM A barriga.

  • @alochique1
    @alochique1 8 місяців тому +126

    Trabalho em escola. E de verdade, parabéns pela coragem de ter se livrado antes de ficar doente! Vc foi corajoso e ganhou mais do que perdeu.

    • @Beunic1
      @Beunic1 5 місяців тому +4

      Diga isso pra mim que passei 5 anos numa federel cursando Direito, me formei e exerci a advocacia e larguei a advocacia por não suportar as humilhações, o trabalho dobrado e o estresse com colegas e magistrados e pasmem, o salário miseravel. Fui ver os concursos, além da concorrencia absurda e saturação na area do Direito, o trabalho escroto e humilhante é o mesmo. Vá vc trabalhar na minha antiga aŕea pra ver se aguenta ao menos 1 ano.

    • @alochique1
      @alochique1 5 місяців тому +18

      @@Beunic1 Eu acredito que não se trata de uma competição de quem tá sofrendo mais. Cada um sabe onde o PRÓPRIO calo aperta.

    • @Beunic1
      @Beunic1 5 місяців тому +6

      @@alochique1 Desculpe se pareceu isso. Na verdade minha intenção foi um desabafo. Pois nunca pensei que estudaria tanto no direito para terminar dessa forma. Fique em paz.

    • @gandalf1130
      @gandalf1130 5 місяців тому +1

      @@Beunic1 sério, até nos concursos o trabalho continua sendo humilhante? Por quê? E quais concursos, especificamente?

  • @al8393o
    @al8393o 8 місяців тому +239

    É exatamente assim que funciona!
    A maioria dos professores fazem de conta que ensinam, os alunos fazem de conta que aprendem e o sistema finge que acredita. Os que se destacam da manada levam chumbo.

    • @adsonfire1gtr
      @adsonfire1gtr 4 місяці тому +15

      Melhor comentário . Por isto sou contra movimento partidário dentro da escola . Pq o mais importante é ficar militando em vez de melhorar o ensino .

    • @Dorival36
      @Dorival36 4 місяці тому

      @@adsonfire1gtr Quando o professor mostra a realidade da sociedade que os governos querem esconder, os idiotas sempre vem falar em militancia, querem fabricar uma sociedade de idiotas acriticos que falam amem para as injustiças sociais como se isso fosse algo normal.

    • @dianavieiradiana5490
      @dianavieiradiana5490 4 місяці тому +4

      Os alunos estão tão desanimados, quem nem fingir conseguem mais!!!! Depois não sabem o motivo de ninguém mais quere seguir o magistério. Esse rapaz me fez recordar meu início de carreira. Não desisti, mas ele resume toda situação com esse relato. 👏👏👏, moço pela sua coragem!!! Deus te abençoe e te proteja!!!

    • @dianavieiradiana5490
      @dianavieiradiana5490 4 місяці тому

      ​@@adsonfire1gtr A militância é um câncer!!!

    • @thiagodumont4089
      @thiagodumont4089 3 місяці тому

      ​@@adsonfire1gtr papo furado de militância na escola. P q a direita não fala em doutrinação nas igrejas ? Simples...pq a direita domina a igreja. A direita só prega a liberdade onde a própria direita domina.

  • @lucasilv17
    @lucasilv17 8 місяців тому +190

    Parar de romantizar profissões já é um bom começo. Se você parar para refletir e entender verá que encontrará em TODAS estes mesmos problemas, resguardadas suas especificidades. Você fez o certo, mas o que quero deixar de reflexão, é que se continuar a tratar outras profissões com a mesma "paixão" nunca estará "encaixado" ou num lugar que lhe caiba.
    E posso te assegurar: existe "o sistema" no público, que de um modo muito estranho o fez colocar comentário pejorativo no meio do video, mas de maneira muito mais clara no privado - que inclusive o obriga, por ter deliberalidade para demiti-lo (uma vez ausente a estabilidade), quase que como uma chantagem e que o faz ter de se virar nos 30 para engolir o choro e fazer o que precisa ser feito.
    Conheço pessoas na área da saúde que tomam medicação tarja preta por exaustão.
    Vim do segmento bancário e já fiz parte desde a área de varejo, agências, até o lado mais "premium/top" para lidar clientes milionários e me ferrei tendo que fazer uso dessas medicações para aguentar o tranco.
    Tenho amigos da área policial que estão afastados por ansiedade e depressão e outras pessoas teriam tantas outras áreas para relatar aqui que não são o "mar de rosas" que aparentam.
    As pessoas boas e propositivas acabam ficando medíocres porque percebem o óbvio: o sistema não mudará por elas (seja ele público com as dificuldades cascateadas - da União para o Estado e deste para o Município, seja no privado com regalias para uns a troco do Quem Indica, de empresários que só querem ganhar com o mínimo possível, com a exaustão por às vezes saber mais e despejarem 10 funções na sua cabeça...) e esta é a resposta pelo qual ser medíocre acaba por tornar as coisas suportáveis. É o certo? Jamais! Devemos buscar o que é melhor para nós sempre. Soa egoísta mas necessário. Porém não se mostra razoável criticar quem o faz. Tal como disse: ninguém sabe o que faz no apagar das câmeras e isto é recíproco do outro lado também.
    No fim, espero que fique em paz com sua decisão e racionalize mais para evitar este limbo novamente, porque tudo na vida exige investimento de, no minimo, tempo (para se preparar pra uma prova, para empreender, para ser alguém de sucesso...). E tempo é o que mais carecemos hoje em dia. Espero não ter ofendido. Abraços de luz! ✨️💆‍♂️

    • @nathybarbosa1
      @nathybarbosa1 8 місяців тому +27

      Pura verdade. Essa é a vida adulta, um eterno ciclo que a gente faz mais o que não quer, do que o que quer, porque precisamos encarar nossas realidades e responsabilidades. Não existe profissão perfeita e nem ambiente de trabalho perfeito, o negócio é blindar a nossa mente e adquirir inteligência emocional pra lidar com tudo isso.

    • @falcongomes9035
      @falcongomes9035 6 місяців тому +12

      Isso mesmo. Quanto antes a pessoa perceber isso melhor para a vida dela

    • @El_Jhod
      @El_Jhod 4 місяці тому +6

      sim, tudo verdade o que você disse, aos 25 já percebi o que tem de ser feito, a vida é assim infelizmente só resta nos adaptar.

    • @lexxxmv
      @lexxxmv 4 місяці тому +3

      Blindar a mente, sim, mas admiro e fico feliz por quem tem coragem de pular fora do sistema.

    • @doidaogameplays6368
      @doidaogameplays6368 4 місяці тому +5

      Porra que tapa na cara teu comentário mano!, muito lúcido é realista

  • @luanap5366
    @luanap5366 8 місяців тому +96

    Se na minha época já era péssimo o sistema de ensino imagina agora como esta.
    Falta de respeito é o ápice eu também não aguentaria.

  • @snowzyn7
    @snowzyn7 8 місяців тому +32

    Desde quando eu era criança eu observava como os professores se estressavam, e já dizia que apesar de não saber com o que iria trabalhar, sabia que professor que não iria ser kkkkk

  • @fabiozimmerman7598
    @fabiozimmerman7598 8 місяців тому +43

    Na minha época de escola, o professor de educação física apenas dava a bola de futebol e vôlei, e a gente se virava…. Não havia uma estrutura física nas quadras. Tudo caindo pelos pedaços 😢

  • @silvaronn
    @silvaronn 8 місяців тому +113

    Cara, sou Prof De Educação Física também, trabalhei por 8 anos na rede Municipal, e é isso mesmo, tudo o que vc falou. Pedi demissão em 2022, e até hoje não voltei mais e não tenho vontade. Comecei a ter problemas com ansiedade e já quase não dormia mais, acabou com minha saúde. Além de tudo isso que vc falou, tem o sistema precário e poucos materiais pra vc trabalhar também, eu por exemplo, cheguei a trabalhar com câmara de ar de bola, bolas furadas e muitas cobranças por parte da gestão. Bom, aguentei o quanto eu pude, mas minha saúde falou mais alto. Resolvi sair e hoje estou bem. É muito triste e espero que um dia melhore, porque, senão a profissão será extinta.

    • @yasmin3524
      @yasmin3524 8 місяців тому

      Esse ciclo chega a ser cancerígeno, né? Minha mãe é professora, no início de dezembro do ano passado a colega de trabalho dela teve um AVC e faleceu por trabalhar demais, vivia na escola, dormia e acordava pensando em atividades, provas e trabalhos. O corpo não aguentou, infelizmente. Ela não vai ser a última, o sistema tá cada vez pior, exigem que vc tire leite de pedra. Alunos cansados da mesmice e do fardo de ter que passar cerca de 12 anos da vida encarcerados numa escola descontam em quem menos tem culpa, os pobres professores

    • @Beunic1
      @Beunic1 5 місяців тому +5

      Diga isso pra mim que passei 5 anos numa federel cursando Direito, me formei e exerci a advocacia e larguei a advocacia por não suportar as humilhações, o trabalho dobrado e o estresse com colegas e magistrados e pasmem, o salário miseravel. Fui ver os concursos, além da concorrencia absurda e saturação na area do Direito, o trabalho escroto e humilhante é o mesmo. Vá vc trabalhar na minha antiga aŕea pra ver se aguenta ao menos 1 ano.

    • @Emersonrm950
      @Emersonrm950 4 місяці тому

      Sistema podre em diversas profissões e áreas.

    • @jlo-d6j
      @jlo-d6j 3 місяці тому

      @@Beunic1 toda área que é saturada de profissionais é assim, a única maneira de vc ser valorizado (eu digo financeiramente) é vc se destacar em alguma área que tenha deficiencia de mão de obra, se não você sempre vai ganhar o mínimo salarial pra função, a não ser que se destaque nessa área que tenha muitos profissionais.

  • @NewOtaku_oficial
    @NewOtaku_oficial 4 місяці тому +286

    Cara, falou e disse! Sou aluno, tenho 17 anos, e eu mesmo não dando aula, eu vejo os professores como eles ficam, alguns se esforçam pra caramba, conseguem dar uma aula legal, ensinar bem, mas se desgastam ao extremo, enquanto tem alguns que entram na sala, não fazem porra nenhuma, as vezes só sentam e ficam no celular, e eu não crítico, pq é cansativo dms, eu mesmo não aguentaria ser professor. Vejo alguns que me dão aula também que já são de idade, passaram dos 60 e tem que aguentar aluno xingando, não respeitando nem o mínimo, gente sentando encima da mesa, gritando na sala, correndo, tacando bolinha de papel pra lá e pra cá. E da para ver nos rostos deles o desgosto e cansaço de dar aula

    • @marizavisuarte7842
      @marizavisuarte7842 4 місяці тому +6

      Vc é top !

    • @karllamaciel8316
      @karllamaciel8316 4 місяці тому +8

      @@marizavisuarte7842TODOS OS PROFESSORES DE TODOS OS CURSOS SUPERIORES QUE EXISTE SOFRE.

    • @karllamaciel8316
      @karllamaciel8316 4 місяці тому +4

      TODOS PROFESSORES SOFRE DE TODOS OS CURSOS SUPERIORES

    • @elianarf9321
      @elianarf9321 4 місяці тому +2

      Parabéns, continue assim 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    • @francielyalvessilva7172
      @francielyalvessilva7172 4 місяці тому +5

      @@karllamaciel8316mas viu eu tive experiência em universidade pública como professora é totalmente diferente o tratamento dos alunos. Sem dúvidas bemmmmm melhor

  • @teofilo2633
    @teofilo2633 6 місяців тому +179

    Sou professor há 30 anos. Não se pode ensinar o que o aluno já gosta ou conhece. É abrir ele a um mundo maior, mais diversificado e complexo. Quando estudei em colégio interno tive que aprender um instrumento musical, teoria musical, solfejo etc. No começo detestei, depois de um tempo amei. Além de grego, latim e francês, português histórico. Como agradeço essas oportunidades por me retirar do gueto cultural familiar.

    • @taylor1157
      @taylor1157 6 місяців тому +14

      Tem que olhar o contexto sim. Na sua época com certeza nao tinha rede social e smartphones.
      Hoje em dia ninguém consegue concentrar mais que 1/2 minutos, alias um vídeo de 10 minutos as pessoas ja veem acelerado, acham longo, querem sempre o resumo do resumo.
      Como sair das telas que sao viciantes e tem cor/audio/imagem, pra ir prestar atenção em 1 único professor sozinho falando em uma sala ?
      Ninguém mais consegue se concentrar, ler livro, prestar atenção!!!!

    • @Emanuel-Sampaio
      @Emanuel-Sampaio 6 місяців тому +5

      @@taylor1157 Não generalize.

    • @AnaPaula-jv6bn
      @AnaPaula-jv6bn 4 місяці тому +4

      Só pela narrativa dele vc já vê que o problema era ele mesmo.

    • @therapperbrazilian
      @therapperbrazilian 4 місяці тому

      Ok porém você é obrigado a seguir a grade curricular, não dá pra dar algo que ele não saiba se estiver fora da grade

    • @Ellanore____
      @Ellanore____ 4 місяці тому

      Verdade!!!

  • @hugofranco6860
    @hugofranco6860 7 місяців тому +130

    Sou professor na rede pública há 20 anos e NÃO recomendo esse caminho a ninguém. Já cheguei a trabalhar em 6 colégios diferentes ao mesmo tempo. Nesses anos eu desenvolvi transtornos psiquiátricos devido ao excesso de carga de trabalho e gasto boa parte do meu salário em tratamentos e medicamentos controlados. A burocracia na educação é MASSACRANTE e esgota o professor em vários níveis: emocional, social, físico, familiar etc. Quando o professor é novo ele até aguenta o tranco, mas com o tempo ele adoece, inevitavelmente... Eu gostava de dar aulas, mas hoje me arrependo até o fundo da alma de ter cursado licenciatura. O ensino público no Brasil é feito para não dar certo.
    ...
    Atualmente me preparo para realizar concursos em outras áreas para sair desta situação. No meu caso, é uma questão de saúde.

    • @addamlimahamurabi67
      @addamlimahamurabi67 5 місяців тому +18

      Eu costumo falar que se alguém quer conhecer a essência do Brasil só basta visitar uma sala de aula de uma escola pública em um bairro carente preferencialmente no turno da noite. Mães Solteiras de filhos de pais diferentes, traficantes de drogas, garotas de programas, trabalhadores assalariados tudo juntinhos compartilhando o mesmo espaço

    • @Beunic1
      @Beunic1 5 місяців тому +5

      Diga isso pra mim que passei 5 anos numa federel cursando Direito, me formei e exerci a advocacia e larguei a advocacia por não suportar as humilhações, o trabalho dobrado e o estresse com colegas e magistrados e pasmem, o salário miseravel. Fui ver os concursos, além da concorrencia absurda e saturação na area do Direito, o trabalho escroto e humilhante é o mesmo. Vá vc trabalhar na minha antiga aŕea pra ver se aguenta ao menos 1 ano.

    • @herbertcleiton7361
      @herbertcleiton7361 4 місяці тому +16

      Eu estou a 7 ano e liguei o foda-se. Estudo para outros concursos para sair da área.
      - Aluno bagunca? Foda-se
      - Aluno está com problemas com o tráfico? Foda-se.
      - Alunas Estão engravidando? Foda-se.
      - Os pais não estão presente? Foda-se
      - Tem novas materias no ensino médio( danca, nao sei o que la do saber, projeto de vida etc. etc) ? Foda-se.
      Minha sanidade mentao navel 3000 reais por mês. Não sou heroi e professor não é sacerdocio e sim uma profissão.

    • @cleitoncleiton4052
      @cleitoncleiton4052 4 місяці тому +1

      O colégio também me fudeu, sou aluno, era.

    • @RodrigoAugustoribeiroXavier
      @RodrigoAugustoribeiroXavier 4 місяці тому +4

      Concordo com você. Só que no meu caso quando eu era jovem comecei minha carreira e logo no início me cansei,e isso foi há 25 anos atrás. Realmente o Sistema de ensino público é feito pra dar errado. E como foi falado no video: Essa conversa não cola " O aluno é protagonista" isso é uma balela.

  • @ZakFlores915
    @ZakFlores915 8 місяців тому +20

    Eu seguia o seu canal, deixei de seguir algumas semanas atrás, mas hoje voltei a seguir novamente kkkkk Você da algumas declarações polêmicas mas hoje percebi que você tem uma essência mais explosiva e concordo com tudo o que você pontuou no vídeo, eu também sou professor.

  • @Mensageiro_das_estrelas
    @Mensageiro_das_estrelas 8 місяців тому +82

    Eu sou professor meu segundo ano dando aula e realmente vc tem em razao em tudo que disse, Dou aula de ingles em escola publica e ninguem quer saber de nada e o governo obriga passar todo mundo.

    • @cinthyamachado5531
      @cinthyamachado5531 3 місяці тому +1

      Também tenho quase dois anos lecionando e não está fácil!

  • @profhistorinando
    @profhistorinando 7 місяців тому +74

    Me vejo em você Gabriel. Dou de História, me sinto desanimado, sem vontade de inovar, me tornando um mísero copista de lousa no meu primeiro contrato aos 40 anos. A falta de interesse e falta de respeito dos alunos dentro da sala de aula me desmotiva demais. Meu perfil não é o autoritário, e ser o legalzão me torna o "bom besta". No final acho que não tenho o perfil, e cada 45 minutos de aula se tornam uma angústia e derrota no meu dia a dia.

    • @atalibaleonelpereiradearau5699
      @atalibaleonelpereiradearau5699 6 місяців тому +39

      Eu já fui o professor autoritário,já fui o professor que dá sermão,já quis ser o professor paizão e mãezona,já fui o professor que deixa"a bagunça rolar solta"!!!.
      Nenhum destes perfis de professor que"eu quis incorporar dentro de mim"resolveu o problema da índole má dos meus alunos!!!.
      No final das contas,percebi que a maioria dos alunos não tem a menor consideração por mim como pessoa e nem como professor!!!!.
      Então,deixo meus alunos se lasc!rem!!!.😘😘😘😘😘

    • @rafaelpaiv
      @rafaelpaiv 4 місяці тому +1

      Que triste, ler isso, difícil pra você

    • @Hagazzo61
      @Hagazzo61 4 місяці тому

      ​@@atalibaleonelpereiradearau5699KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • @jaym8927
      @jaym8927 4 місяці тому +5

      ​@@atalibaleonelpereiradearau5699o final me pegou 😂😂😂😂😂😂

    • @adelly492
      @adelly492 Місяць тому +1

      ​@@atalibaleonelpereiradearau5699Exatamente! Quando são ruins não adianta é da má índole do indivíduo.

  • @dianaraquelsiqueira89
    @dianaraquelsiqueira89 5 місяців тому +100

    Eu ensinei em um curso técnico e 90% da turma não queria nada com nada. Imagina ensino fundamental e médio.
    Desisti, não me identifiquei com a docência, mas essa experiência só aumentou mais ainda o meu respeito e admiração por essa classe (professore).

    • @Beunic1
      @Beunic1 5 місяців тому +6

      diga isso pra mim que passei 5 anos numa federel cursando Direito, me formei e exerci a advocacia e larguei a advocacia por não suportar as humilhações, o trabalho dobrado e o estresse com colegas e magistrados e pasmem, o salário miseravel. Fui ver os concursos, além da concorrencia absurda e saturação na area do Direito, o trabalho escroto e humilhante é o mesmo. Vá vc trabalhar na minha antiga aŕea pra ver se aguenta ao menos 1 ano.

    • @lucasmauricio5354
      @lucasmauricio5354 4 місяці тому +1

      A maioria só que um diploma kkk
      A pessoa antes de dar uma aula para uma sala de aula tem que fazer uma ambientação do local...
      Tem que ser flexível tipo questão de horários de atrasos .
      Se a pessoa fizer isto pode ser um cara foda mas também pode ser barrado.

    • @ptrs596
      @ptrs596 4 місяці тому

      professore kkkkkkkk ja ta errado você dar aula e não usar nem o português correto, patético, vergonhoso

  • @elissandraazevedo7607
    @elissandraazevedo7607 6 місяців тому +87

    Eu saí chorando , fiz meu planejamento de aula pro dia inteiro ; e ouvi da pedagoga o seguinte:_ profi, o planejamento das aulas eu quem faço ( daí me entregou os papéis) . Quando eu li o planejamento da pedagoga caí pra trás. Fui lá, e disse: esse planejamento é para alunos de 7 série! Estou dando aula de Química no segundo ano do ensino médio! ? Por isso os alunos não aprendem . Alunos em escola pública se não se esforçarem sozinhos , eles não conseguirão fazer ENEM e nem concurso público.

    • @gabrielcmadureira
      @gabrielcmadureira  6 місяців тому +12

      nossa, triste demais...

    • @Beunic1
      @Beunic1 5 місяців тому +11

      Diga isso pra mim que passei 5 anos numa federel cursando Direito, me formei e exerci a advocacia e larguei a advocacia por não suportar as humilhações, o trabalho dobrado e o estresse com colegas e magistrados e pasmem, o salário miseravel. Fui ver os concursos, além da concorrencia absurda e saturação na area do Direito, o trabalho escroto e humilhante é o mesmo. Vá vc trabalhar na minha antiga aŕea pra ver se aguenta ao menos 1 ano.

    • @monicabastos2890
      @monicabastos2890 4 місяці тому +1

      ​@@Beunic1Meu Deus 😢 então não tem pra onde correr!

    • @lucasmauricio5354
      @lucasmauricio5354 4 місяці тому

      Exatamente 🚀

    • @lucasmauricio5354
      @lucasmauricio5354 4 місяці тому +8

      ​@@Beunic1direito é um ramo sujo que requer muita inteligência emocional...
      Pessoas do direito são pessoas especializadas em psicologia perversa por natureza ou se tornam assim diante as circunstâncias.

  • @passatempo7416
    @passatempo7416 7 місяців тому +129

    Não entendo o lado do aluno indisciplinado porque se ele não tem culpa pelo sistema, o professor também não.
    Eu estou há 7 meses em sala de aula e isso já me levou há exaustão. Dormindo mal pra preparar boas aulas pra chegar lá e os alunos não darem a mínima então parei de dar o melhor melhor. Por isso, jamais irei jugar meus colegas de profissão por não estarem dando o seu melhor também porque uma hora a gente cansa.

    • @passatempo7416
      @passatempo7416 7 місяців тому +6

      Não dar o seu melhor não significa n ensinar o que deve ser ensinado porque somos pagos pra isso.

    • @ismaeldionisio
      @ismaeldionisio 4 місяці тому +5

      Estou na mesma situação que você e esse será meu último ano na educação.

    • @elianarf9321
      @elianarf9321 4 місяці тому +2

      Mas aí é que está. Esse ex professor do vídeo foi honesto e fiel a seus princípios,, optando por sair desse sistema. A crítica que ele faz aos professores que preferem (dentro dos seus motivos) continuar suportando, mesmo que desgastados e desiludidos, apenas sinaliza o ônus/ bônus da situação . Ser concursado e largar o cargo, acarreta perdas , dinheiro perdido e tempo gasto. Mas entre ter dinheiro, estabilidade, pagar as contas, há quem priorize a sanidade mental, até porque, doente, ninguém vai conseguir dar aula em lugar nenhum🙌👍. Tudo é questão do que vc prioriza, porque qualquer decisão ou escolha tem consequências

    • @RIcardo-sx4jw
      @RIcardo-sx4jw 4 місяці тому

      ​@@ismaeldionisioidem
      Tenho síndrome de bournout 😢

    • @marlimuniz31
      @marlimuniz31 4 місяці тому +3

      Estou há três meses como efetiva do estado. Seguinte: dou a minha aula, todas de pé. Só sento depois que explico. Uso microfone para ter controle da bagunça. Faço o que é humanamente possível. Dentro do que o estado, o aluno, a escola e a família me possibilitam. Não me considero nenhum iluminador, herói, da educação ou redentor de aluno algum. Faço o que o estado me pede, dentro das condições que eu tenho, nada mais que isso. Aprendendo a me adaptar à realidade do sistema. Amo lecionar e não vou desistir no primeiro mês, ano. Pretendo, com a ajuda de meu Deus altíssimo, vencer. É o melhor trabalho? Não. Mas tenho consciência que só o professor não mudará esse cenário. Vou sair do trabalho só pq não estou dando o meu melhor? Não. Nenhum trabalho, vc dar 100%, mas fazendo o seu melhor é louvável. Trabalho efetivo, bom salário, 1 e meio de "folga" planejar em casa etc. Não vou mudar de profissão, pq essa é a profissão que eu gosto. Mudando para outra, corro o risco de ser medíocre. É isso. Sejam razoáveis e façam o que podem. Mas não pensem que vão mudar nada. Nosso papel não é esse. Essa realidade terrível só quem mudará é Deus e mais ninguém.

  • @arturoliver
    @arturoliver 8 місяців тому +43

    Fui professor de escola particular por 4 anos, nao aguentei tbm. Está tudo péssimo. De mal a pior, fadado ao fracasso. Infelizmente a educação no nosso país se tornou isso.
    Parabéns pela decisão. Foi corjoso da sua parte.
    Te entendo perfeitamente.

    • @Carol.justina
      @Carol.justina 8 місяців тому +2

      😂

    • @marcosoliveira1649
      @marcosoliveira1649 7 місяців тому +2

      ​@@Carol.justina 😂 tá difícil demais

    • @Beunic1
      @Beunic1 5 місяців тому +1

      Diga isso pra mim que passei 5 anos numa federel cursando Direito, me formei e exerci a advocacia e larguei a advocacia por não suportar as humilhações, o trabalho dobrado e o estresse com colegas e magistrados e pasmem, o salário miseravel. Fui ver os concursos, além da concorrencia absurda e saturação na area do Direito, o trabalho escroto e humilhante é o mesmo. Vá vc trabalhar na minha antiga aŕea pra ver se aguenta ao menos 1 ano.

    • @julianderf5161
      @julianderf5161 4 місяці тому +5

      ​@@Beunic1aqui não é uma competição pra ver quem se estressa mais, o cara só está desabafando.

  • @kacln0511
    @kacln0511 6 місяців тому +55

    Eu também passei no concurso para professor de matemática, eu senti isso no começo também e tive vontade de desistir, mas não fiz isso. Todas as profissões tem seus desafios, tem dias eu consigo dar uma boa aula, fico animado, mas tem dias que é terrível "ensinar quem não quer aprender", mas percebi que o melhor para minha saúde mental é não me cobrar tanto e nem criar expectativas, apenas fazer meu trabalho independente dos alunos quererem ou não aprender. Tomei posse em janeiro deste ano e digo que os dois primeiros meses foram os piores porque eu me cobrava muito para dar uma aula sensacional e não ter aquele retorno esperado me frustrava, mas depois que peguei o ritmo e a adaptação foi ficando mais tranquilo, até cogito aumentar minha carga horária não porque eu gosto de dar aulas, mas sim porque aumenta bastante o salário. O plano de carreira do professor efetivo não é dos melhores e não chega a ganhar como outros cargos de nível superior do estado, mas vejo que a tendência é melhorar. Eu só saio da educação caso eu passe em um concurso que ganhe melhor.

    • @Beunic1
      @Beunic1 5 місяців тому +6

      Diga isso pra mim que passei 5 anos numa federel cursando Direito, me formei e exerci a advocacia e larguei a advocacia por não suportar as humilhações, o trabalho dobrado e o estresse com colegas e magistrados e pasmem, o salário miseravel. Fui ver os concursos, além da concorrencia absurda e saturação na area do Direito, o trabalho escroto e humilhante é o mesmo. Vá vc trabalhar na minha antiga aŕea pra ver se aguenta ao menos 1 ano.

    • @viniciusaraujo1065
      @viniciusaraujo1065 4 місяці тому +6

      Exatamente isso. Sou professor efetivo no meu estado também, e é exatamente nesse ponto que cheguei. Estou fazendo meu trabalho sem criar expectativas, no início eu me cobrava e achava que toda aula tinha que fazer uma transformação na vida dos alunos. Com o tempo desencanei e um simples "professor, vi as olimpíadas passando na tv e lembrei da nossa aula de ginástica" já me fazem feliz. Assim como você, eu sigo na educação até conseguir algo melhor. Nos mantemos firmes!

    • @karllamaciel8316
      @karllamaciel8316 4 місяці тому +3

      @@Beunic1TRABALHAR EM EMPRESA PRIVADA NÃO GARANTE EM NADA.

    • @RIcardo-sx4jw
      @RIcardo-sx4jw 4 місяці тому

      ​@@viniciusaraujo1065sinto muito 😢

    • @DeusaMorigan
      @DeusaMorigan 3 місяці тому +2

      Se vc é novo, saia enquanto há tempo, não espere sua vida deteriorar. Faça inglês, estude outro curso e caia fora do país , Brasil está em colapso

  • @passoapassonamatematica6818
    @passoapassonamatematica6818 3 місяці тому +9

    Eu trabalhei como professor do ensino fundamental e médio numa escola da prefeitura de São Paulo, foi apior experiência, fui agredido, fui banalizado, ignorado a ponto de não aguentar a pressão e desistir, vc estuda tanto coloca na sua bagagem sonhos e por fim joga no lixo seu sonho e seu diploma, fui professor de matemática e sofri muito.😢

  • @anderson11884
    @anderson11884 6 місяців тому +74

    Bah sei bem que tu viveu, também fui professor de matemática, larguei a profissão, hoje trabalho com serralheria que financeiramente é bem melhor, so de não ter stress escolar o psicológico melhorou muito

  • @isaquesoares7768
    @isaquesoares7768 8 місяців тому +56

    Ser professor não é fácil. É um peso muito grande. Não é todo mundo que suporta.

  • @Rennegade40
    @Rennegade40 4 місяці тому +10

    Gabriel, tb sou Prof. de Ed. Física e ontem, pedi meu desligamento do Programa PEI. É exatamente tudo isso q vc relatou e 10x pior! NUNCA MAIS DOU AULAS EM MINHA VIDA!

  • @silvanaaparecidademello9956
    @silvanaaparecidademello9956 4 місяці тому +10

    E o de inglês para 1 ao 5 ano, surreal!!! Vou ver se aguento até o encerramento do contrato, valeu, boa jornada professor

  • @raquelrc7194
    @raquelrc7194 6 місяців тому +106

    Imagine o professor de português... Ensinar quadrinhos e charges? Cartoon? Pelo amor de Deus! Ensinar figuras de linguagem com expressões da época em que a TV globo era informação. Cidade Maravilhosa? Eles jamais saberão o que significa.
    Crianças da geração IA e minecraft, das respostas em 30 segundos jamais vão se adaptar ao ensino dos anos 90.
    Quase todos são carentes porque os pais trabalham muito e não tem tempo para eles; deficit de atenção geral; fazem bullyng. Boa parte desenvolveu uma personalidade narcisista: quanto mais você se esforça por eles, mais te agridem. Eles tem o professor como um subalterno porque sabem que podem denunciar e criminalizar facilmente um professor, então é um relacionamento abusivo.
    As crianças que são mais tranquilas acabam se tornando alvo e entram em depressão.
    Surreal! Palavras não explicam o mundo de Paulo Freire.
    Peço a Deus que me ajude a recomeçar também, porque minha cidade não tem muitas opções de emprego.
    Eu estou desempregada, mas espero não ter que voltar para a mesma profissão porque só piso em delegacia pra fazer documentos e vi que ser professor é ter um pé no psiquiatra e outro na delegacia. A profissão é criminalizante.
    Eu tambem tenho crises de ansiedade e aluno mandou eu me f*.
    As pessoas não podem entender o que uma sala de aula é porque elas já estiveram na sala de aula, não fazem ideia de que a criança de hoje é absolutamente diferente do que nós fomos, mas a escola a mesma.
    Como você, não tenho filhos. Deus, como eu me esforcei por cada uma dessas crianças. Gastei parte do salário com material, tratei-os com carinho. Até uma ameaças de morte por tabelinha recebi.
    Todas as profissões tem problemas, mas as pessoas conseguem exercer. Um professor não está conseguindo dar aula, apenas tenta ficar vivo e não deixar ninguém se matar.
    Os burocratas falam sobre
    " professores que não foram preparados para uma nova realidade".
    Ninguém nesse mundo e nenhum curso pode preparar! É uma prisão.
    Já estou longe da escola há meses e sonho com aqueles momentos humilhantes em que eu pediu atenção e eles zombavam da minha cara.

    • @gub6
      @gub6 4 місяці тому +1

      E tu nunca irá saber o que é Minecraft. Kkkkkkk

    • @joaovictorf.143
      @joaovictorf.143 4 місяці тому +1

      @@gub6realmente kkkkkk, tem escolas melhores que utilizam do jogo pra ensinar uma matéria. Minecraft é bom demais.

    • @lucasmauricio5354
      @lucasmauricio5354 4 місяці тому +3

      Raquel fica tranquila em relação a isto 🙌🏽
      Tu é uma pessoa séria e essas pessoas não vão tirar a tua paz ... Jamais.
      As charges e coisas afins que vc falam são maravilhosas e hoje podem ter uma adaptação com o virtual .

    • @vitow9181
      @vitow9181 4 місяці тому +3

      Mas que escola era essa tb pqp, os alunos tavam possuídos

    • @marlimuniz31
      @marlimuniz31 4 місяці тому +4

      ​@@vitow9181não, não. Esse é o retrato das escolas brasileiras. Aqui na Bahia, interior, não é mt diferente.

  • @karensoares7566
    @karensoares7566 4 місяці тому +6

    Parabéns, Gabriel! Vc foi muito digno e corajoso de ter tomado essa decisão. Não podemos abrir mão de nossos valores essenciais. Parabéns

  • @extremeroger1
    @extremeroger1 Місяць тому

    Que vídeo! Gabriel, você transmitiu nesse vídeo tudo o que sentimos. Não te conheço. Mas agradecimentos eternos. Muito obrigado. Sucesso pra você. Aliás... com essa mentalidade... isso já tem de sobra

  • @xlivialinox
    @xlivialinox Місяць тому +4

    "a crise educacional no Brasil não é crise, é projeto"

  • @DeusaMorigan
    @DeusaMorigan 3 місяці тому +3

    Gabriel , sou professora de Ciências e permaneci na Pei três anos , eu pedi minhas contas na semana passada pelos mesmos motivos. E para ajudar a gestão da escola que eu estava era péssima . Larguei e tenho certeza que bons caminhos será aberto. Gabriel não pegue esse julgamento pra vc , fraco mesmo é quem se submete a essa escravidão pelo salário, isso sim é ser fraco. Eu caí fora dessa merda. Parabéns pela atitude.

  • @exalcooliconaoanonimo966
    @exalcooliconaoanonimo966 4 місяці тому +6

    Quase entro em depressao dando aula de musculação, dira escola Publica, nunca mais dou aula, tá um inferno!!!!

  • @wesleyandrade6751
    @wesleyandrade6751 2 місяці тому +2

    Gabriel, me sensibilizo com as suas palavras. Você falou sobre a realidade de milhões de professores do nosso país. Os materiais são cheios de erros, descontextualizados e sem a menor riqueza de detalhes e bons exercícios. Sou professor de Matemática e Biologia há 24 anos ( dois cargos). Passei por situações difíceis,mas hoje eu trabalho com alunos da zona rural e invisto muito em olimpíadas e isso gerou muitas premiações. Vejo que a força do professor está na palavra, no discurso coerente e num diálogo constante. Aos poucos, vamos colhendo frutos . Sei que é difícil, mas a gente consegue. Mas admiro a sua coragem ok Gabriel. Muita força. Grande abraço.

  • @MarcosLuiz-t2b
    @MarcosLuiz-t2b 4 місяці тому +9

    Sou professor a 35 anos, mas a maioria dos alunos nos desistimula. Eu faço a minha parte , mas não me estresso. A saúde em primeiro lugar.

  • @tpb1104
    @tpb1104 4 місяці тому +8

    Meu mecanismo de defesa é: chego la, faço meu trabalho da forma que eu acho certo, que satisfaz meu senso de dever, quando dá a hora vou embora. Nao penso mais em trabalho até o outro dia, não levo trabalho pra casa. Há anos que não trabalho em casa, só fiz isso no primeiro ano.
    Nesse ínterim, há alunos que são cativados. Em toda sala há um punhado de alunos que aproveitam. O trabalho é pra todos que estão naquele espaço, mas especialmente pra esses que querem e acreditam no trabalho.
    Tem dado certo. O que me desgasta (claro, nada é perfeito) são escolas com gestao ruim/frouxa. Escolas possuem cultura, uma gestão boa muda uma escola e transforma o ambiente. Colegas de trabalho também são um elemento externo da sua saúde mental. É difícil acertar em tudo, mas tente trabalhar perto de casa, em uma escola com uma cultura boa, gestão decente e faça seu trabalho. Quando achar uma escola assim, agarra. Tem que se blindar.
    Abandonar o idealismo sobre a profissão também é essencial. Ninguém vai mudar o sistema sozinho, por mais bem intencionado e competente que seja.

  • @jeanlima1643
    @jeanlima1643 8 місяців тому +15

    Nunca fui professor, mas concordo com você! A educação do nosso país está uma vergonha. Não pelos profissionais q tentam se doar ao máximo pela profissão, mas pelo sistema completamente ineficaz para os dias de hoje. O mundo evoluiu, mas a nossa educação não conseguiu acompanhar essa evolução. Creio que nos dias de hoje, obrigar um aluno à estudar assuntos q não lhe interessam e que tbm não irão agregar em nada na sua vida pessoal/profissional, talvez seja o pior caminho na tentativa de buscar um avanço, ainda mais com essas gerações que estão cada vez mais habituados com as tecnologias.

  • @ismaeldionisio
    @ismaeldionisio 4 місяці тому +9

    Sou professor de ciências do ensino fundamental em escola pública. Se eu fosse fazer um vídeo de experiência seria exatamente igual o seu, exatamente! Muitas famílias acreditam na educação pra mudar de vida e o sistema não tá nem aí para essas pessoas. Decidi também não fazer mais parte desse sistema podre, vai contra meus princípios e minha consciência pesa em não poder dar meu melhor e ter que enrolar só pra ter salário. Virei professor pois acredito que a educação muda vidas, mas um professor ou dois, três não tem força contra o sistema. Ou você se corrompe ou você pula fora. Esse é meu último ano dos 4 em que leciono.

  • @joaorobertomachadoaraujo2589
    @joaorobertomachadoaraujo2589 4 місяці тому +12

    Sou professor ha cinco anos. Não é fácil. O que mais me incomoda é passar aluno sem merecer, vivendi nesse sistema que exige que mascaremos resultado para obter os incentivos, bônus. Apesar de tudo, gosto de ensimar. Professor é uma profissão altruísta na sua essência. Mas, estou tentando ingressar em outras áreas.

  • @ingridnascimento8226
    @ingridnascimento8226 8 місяців тому +34

    Gabriel, o ensino universitário está pelo mesmo caminho. São crianças com mais de 18 anos. Educação virou comércio, só se dedicam quando é concurso ou valendo cargo. Além disso, tem toda essa questão de politicagem e ``comissionamento` de cargos dentro de escolas públicas, muita gente querendo aparecer bonito na foto pra Secretário da Educação. Resultado disso, estoura nos professores que são sérios.
    As crianças vem com a base (educação) fraca de casa, os pais não querem saber dos filhos( isso é real). Enchem as crianças de presentes caros e celulares e a consequência é uma carência emocional devastadora neles, levando a falta de interesse e rebeldia.
    Siga sua vida em paz, vc fez o que pode. Abcs

  • @arturoliver
    @arturoliver 8 місяців тому +15

    Você é verdadeiro, fala mesmo o que tem a ver com a realidade. As pessoas gostam de romantizar demasiadamente a vida e não enxergam as coisas como são.
    Gosto do seu conteúdo por isso, tbm.

    • @michelepereira-s
      @michelepereira-s 8 місяців тому +1

      Gabriel é desafiador sincero demais.
      Não leva desaforo consigo.

    • @lexxxmv
      @lexxxmv 4 місяці тому

      Exatamente. Também gosto de quem enxerga de acordo com a realidade. As pessoas são muito iludidas.

  • @iasmimsilva5330
    @iasmimsilva5330 4 місяці тому +16

    Fiz licenciatura e me arrependi demais, vou ficar nesse ano mas a partir do ano que vem não entro nunca mais em uma sala de aula. O sistema é horrível realmente e me desgastei demais. Vou estudar pra outros concursos e é isso.
    Me identifico muito com oq vc falou, não consigo ficar em um ambiente onde não dou o melhor, não me sinto bem assim. Entrava na sala dos professores e quase ninguém ali se sentia realizado, todos desgastados, até eu q pensei "me recuso completamente a passar a única vida q eu tenho desse jeito". Hoje, decidi seguir outra área

  • @anthonymoreno487
    @anthonymoreno487 4 місяці тому +23

    Sobre aluno:
    Eu sou autoritário sim, mas somente com os curva de rio da classe. Com estes por mais que tente, não tem acordo! Eles não cumprem suas obrigações.
    Além disso, tem os pais deste que o professor tem que lidar.
    Costumo dizer que não faço questão de ser amiguinho de aluno. Em sala de aula o professor sou EU, o responsável por eles sou EU, ponto quem dirá as regras sou Eu, e não me interessa o que pai pensa sobre. Claro que faço tudo de maneira que não me comprometa admistrativamente e judicialmente.
    Qualquer BO neste espaço o responsabilizado será o professor, sendo assim as regras são minhas.
    Sou tachado como chato pela maioria deles, mas um dos professores mais legais pelos que entendem a importância da escola.
    Todos deste espaço não devem misturar as coisas, cada um deve saber seu lugar e ponto. Esse negócio de ficar abrindo os dentes pra tudo que é tranqueira sempre acaba mal.
    E realmente professor, nosso sistema educacional é foda! Mas a estrutura familiar também, logo reflete na escola ... Efeito dominó.

  • @marquesdaniela3914
    @marquesdaniela3914 4 місяці тому +12

    Só temos 1 RAZÂO para entrar numa escola: pagar os boletos. E temos 1000 RAZÔES para sair.

  • @pablooliveira7511
    @pablooliveira7511 8 місяців тому +52

    Gabriel, só entende quem é professor de escola pública. Sou professor e te entendo perfeitamente.

  • @DiegoAlves-dj5jy
    @DiegoAlves-dj5jy 6 місяців тому +21

    Só entende o que ele está dizendo é quem viveu e vive a rotina da sala de aula . É um sistema que foi feito pra dar errado . Felizmente estou numa escola dos sonhos , voltada para educação ambiental !

  • @MaiconSantos-gl7uz
    @MaiconSantos-gl7uz 8 місяців тому +39

    7:39 esse é brasil e 90% de seus individuos que habitam nosso país no meu trabalho e bem assim pessoas ganhando regalias na base do puxasaquismo enquanto eu que me esforçava sou perseguido por não ser puxa saco do chefe, o cara ser esforçado nesse país não vale de nada

    • @nathybarbosa1
      @nathybarbosa1 8 місяців тому +2

      Verdade, por isso que é melhor só fazer o trabalho que foi determinado e pronto.

  • @Vinicius-xt1xt
    @Vinicius-xt1xt 3 місяці тому +5

    Infelizmente é assim que funciona. Entrei aos 22 anos em um concurso público na educação, prof de Química, sofri muito, com 3 anos tava vivendo a base de remédios. Mesmo tentando ser o melhor possível, era constantemente desrespeitado e oprimido pelo sistema.

  • @CaianSoares
    @CaianSoares 5 місяців тому +10

    Cara, o sistema público, o estado, é completamente falho. Tudo, absolutamente tudo que envolve o estado está corrompido. O profissional que entra nesse sistema tem que fechar os olhos para muitas coisas, e não levar nada para o coração, porque o sistema é de um jeito e não vai mudar, por mais que a gente queira. É tenso! O sistema público é fod@! Ele não está nem aí para a gente! Temos que ter muita paciência, senão é osso! Infelizmente, muitas pessoas precisam dos seus empregos para pagar as contas, então acabam tendo que suportar esse sistema, mesmo insatisfeitos. Mas siga o seu coração. Boa sorte!

  • @paulobarbin5441
    @paulobarbin5441 6 місяців тому +13

    Falou tudo, camarada.
    Fui professor por décadas e acompanhei tijolo a tijolo o desabamento desse edifício chamado escola pública brasileira.
    Não é mais um lugar pra gente sã.

  •  8 місяців тому +21

    Nenhum cargo público vale a destruição da nossa saúde mental pqe nos dedicamos pra passar na prova e nem a venda da nossa alma por causa de um bom salário, te entendo perfeitamente Gabriel!

  • @Luzriel
    @Luzriel 2 місяці тому +1

    Parabéns pela coragem de compartilhar sua experiência e opiniões. Te desejo todo sucesso do mundo em sua jornada

  • @buscandoaaprovacao
    @buscandoaaprovacao 7 місяців тому +33

    Trabalho como professor, mas já entrei sabendo como seria. Então, só faço o meu trabalho, alunos mal educados e que não querem nada com nada. Faço o meu trabalho e pronto

  • @brunomenezesdeoliveirabrun4616
    @brunomenezesdeoliveirabrun4616 4 місяці тому +10

    Eu tenho outra profissão na area de tecnologia que trabalhei por 16 anos, mas tbm tenho fotmacao em educação física que fiz com intuito de num futuro trabalhar com esporte, mas fiz um concurso e passei. Topei o desafio e comecei a trabalhar em setembro de 2023. É simplesmente a pior profissão do mundo, eu nao sei como estou ainda, mas to juntando uma grana e em breve vou sair fora e voltar a trabalhar com minha antiga profissão onde eu era feliz. Área da educação é o reflexo desse país ferrado. Eu vou colocar a profissão de professor na gaveta, trancar e jogar a chave fora.

  • @lucianareis3512
    @lucianareis3512 8 місяців тому +11

    👏👏👏👏👏 falou a verdade. Vi que muitos aqui te criticaram, mas é essa a realidade mesmo. Estou a poucos meses lecionando, mas a cada dia você é desmotivado. Não sei qual será o rumo da educação brasileira, mas se continuar desse jeito, nós teremos um país decadente.

    • @Beunic1
      @Beunic1 5 місяців тому +1

      Diga isso pra mim que passei 5 anos numa federel cursando Direito, me formei e exerci a advocacia e larguei a advocacia por não suportar as humilhações, o trabalho dobrado e o estresse com colegas e magistrados e pasmem, o salário miseravel. Fui ver os concursos, além da concorrencia absurda e saturação na area do Direito, o trabalho escroto e humilhante é o mesmo. Vá vc trabalhar na minha antiga aŕea pra ver se aguenta ao menos 1 ano.

  • @lorenahelenschayderfrandol4881
    @lorenahelenschayderfrandol4881 2 місяці тому +1

    Boa tarde, descreveu minha vivência na educação. Fiquei 1 mês na escola para substituir uma professora efetiva, não aguentei e para manter minha saúde mental preferi sair.
    A realidade da educação pública está muito triste.

  • @lucasmortale2
    @lucasmortale2 6 місяців тому +7

    É assim mesmo, sou professor de Física Licenciado e com Mestrado em Universidade Federal ministrando aulas em Escola Estadual como Professor Categoria "O" (contratado). A gente faz de tudo para ministrar uma boa aula e a maioria dos alunos não querem aprender e são desinteressados mesmo quando eu procuro dar aulas de Física mais atraentes. Se tem uma coisa que eu aprendi é que devo fazer minha parte, o jeito é dar aula para uma minoria que quer algo na vida senão a gente não sobrevive nessa profissão.

  • @joaoluiscavalcantefigueiro9038
    @joaoluiscavalcantefigueiro9038 8 місяців тому +19

    Ex-professor aqui, você disse bem o problema da educação, a sala de aula é ambiente insalubre, onde o professor só tem deveres, não é respeitado por boa parte dos alunos, pais e direção, sem contar os salários baixos, enfim não vale à pena. Se ao menos o salário compensasse toda a humilhação quase que diária, tudo bem, mas nem isso.
    Na escola privada o aluno além de mal-educado ainda se acha no direito de mandar no professor, pois está pagando, é o que eu chamo de "aluno cliente". Já o aluno de escola pública já sabe que não será reprovado, então faz sempre o mínimo, isso quando faz, sem contar também a falta de educação.
    Enfim, fujam da área da educação.

    • @Beunic1
      @Beunic1 5 місяців тому

      Diga isso pra mim que passei 5 anos numa federel cursando Direito, me formei e exerci a advocacia e larguei a advocacia por não suportar as humilhações, o trabalho dobrado e o estresse com colegas e magistrados e pasmem, o salário miseravel. Fui ver os concursos, além da concorrencia absurda e saturação na area do Direito, o trabalho escroto e humilhante é o mesmo. Vá vc trabalhar na minha antiga aŕea pra ver se aguenta ao menos 1 ano.

  • @pbachess
    @pbachess 6 місяців тому +14

    Estou nessa barca há dois anos. Também logo percebi que a coisa não dava para mim e já comecei a estudar para outra área, porém ainda não deu certo. Tenho que segurar a onda enquanto isso, pq é a velha história: contas a pagar.

  • @LuanGabriel-q3y
    @LuanGabriel-q3y 3 місяці тому +2

    Notoriamente a proximidade dele com a escola afetou o emocional. Mas, se ele está feliz e deu a volta por cima, está tudo certo! Sucesso garoto, você vale ouro!

  • @MarkosBorges
    @MarkosBorges 6 місяців тому +4

    A gente precisa de mais gente assim, que queiram trabalhar, que queiram fazer as coisas de um modo certo. Pena q esse tipo de pessoa desiste rápido. No início é difícil mesmo, tem que se cuidar bastante, mas é bem gratificante pra quem gosta de prestar um bom serviço para o público

  • @lucaserickcorreia4956
    @lucaserickcorreia4956 3 місяці тому

    Obrigado por nos relatar isso. Não é fácil. Penso em desistir todo dia. E esse ponto que vc levanta sobre a aula estar descontextualizada é muito real, e isso ocorre até nas aulas de língua inglesa (que é minha área). Obrigado, mais uma vez, pelo relato corajoso e por falar de forma autêntica, e sem medo de usar palavrão. Um abração aí.

  • @fernandosalles18
    @fernandosalles18 8 місяців тому +6

    Isso me lembrou quando passei num concurso pra inspetor de aluno.. no dia que fui me apresentar e conhecer a escola.. me deu crise kk vi um monte de criança levada correndo pra lá e pra cá na hora do intervalo.. brigas.. e gritaria.. eu que teria que separar essas brigas e lidar com crianças e adolescentes rebeldes.. fora q a escola que fui escalado parecia uma prisão.. aí vi que aquilo não era pra mim, no dia seguinte já pedi exoneração do cargo. Vc fez mais do que certo em desistir desse cargo, saúde mental em primeiro lugar.

    • @marcosoliveira1649
      @marcosoliveira1649 7 місяців тому +1

      😂😂😂 jogou a toalha no primeiro segundo do primeiro round.

  • @Sabrinaalexandra27
    @Sabrinaalexandra27 8 місяців тому +44

    É complicado, fiz faculdade de pedagogia e estagiei por 6 meses e desisti. Realmente não é para qualquer um, tem que ser forte

    • @karinepereira5915
      @karinepereira5915 8 місяців тому

      Hoje vc trabalha com o quê?

    • @angiemagnolia
      @angiemagnolia 4 місяці тому +3

      Eu também, trabalhei 2 anos em escola e desisti da profissão. Muito estresse para pouco dinheiro

  • @thiagogolfao927
    @thiagogolfao927 4 місяці тому +6

    Irmão, veja vídeos sobre os escolhidos. Nós somos sensíveis demais para conectar dessa forma com a matrix. O que vamos fazer mão sei, mas não conseguimos fingir que nada está acontecendo só por grana.

  • @MizunaCats
    @MizunaCats 4 місяці тому +2

    Sou efetiva desde 2004 e ao sair do PEI como prof de Matemática e coordenadora (Burnout) no final de 2022, hoje, estou parcialmente adida. Compulsoriamente, fui lecionar a 60 km da minha casa. Atualmente, estou afastada. Aqui em SP, a educação virou um caos p nós professores. 😢

  • @MarcosVinicius-ze4ek
    @MarcosVinicius-ze4ek 4 місяці тому +14

    Pura verdade. Parabéns pelo depoimento corajoso e sincero. No Brasil, as pessoas não gostam de quem fala a verdade. Vivemos em um país de mentira, cuja base é a aparência. Por isso, nada se mantém de pé no Brasil. Sinceramente, não sei aonde vamos parar com este modelo decadente e frustrante.

  • @davilopes3644
    @davilopes3644 3 місяці тому +3

    Parabéns pela excelência, mestre!

  • @rayssachapetta6773
    @rayssachapetta6773 7 місяців тому +16

    Sou professora efetiva do Fundamental I há 10 anos e estou no limite para exonerar.

    • @marcosoliveira1649
      @marcosoliveira1649 7 місяців тому +2

      Minha irmã conseguiu se aposentar. Ela disse que não tava aguentando mais. A sorte é que nos últimos três anos ela pegou a vice diretoria. 😢😅

    • @rayssachapetta6773
      @rayssachapetta6773 7 місяців тому +2

      @@marcosoliveira1649 sim ,ano que vem vou pedir pra mudar de cargo ,pelo menos ir pra secretaria 😥🤣

  • @alysonhasse9823
    @alysonhasse9823 3 місяці тому +2

    Mds...vendo os comentários percebo que não sou só eu, que não estou sozinho e que também não "estou louco" (quase😅).
    Estou trabalhando a poucos meses. Tudo pesa na minha decisão. O salário é bom (40 horas), mas o desrespeito dos alunos ( famílias desestruturadas, sem educação nenhuma como indivíduos, são pessoas quebradas), apoio dos colegas ou supervisores é totalmente raso,...
    Cara, sei lá, são tão pontos negativos que você sai da escola carregado de uma energia ruim, você sai sobrecarregado.
    Estou seriamente pensando em desistir.
    Sou formado em licenciatura em educação física, cursando bacharelado tbm em educação física e agora fazendo uma segunda licenciatura em história, mas realmente não sei se vou dar prosseguimento, pois dar aula para pessoas QUEBRADAS que não querem nada com nada da vida está me desmotivando extremamente.
    Tenho crises de ansiedade, é um sofrimento deitar, é um sofrimento levantar e saber que vc está indo praquela guerra, e ser mais um gestor de conflitos e psicólogo de si mesmo do que propriamente um professor.
    Fui com a ilusão e utopia de quando era aluno, achando que tinha um sonho, uma missão. Me sinto infrutífero, perdendo meu tempo e sanidade mental.
    Sério, as pessoas hoje em dia estão com muito problema de comportamento e eu estou sem paciência nenhuma pra ter que ser o único sensato em um meio de loucos.
    Estou cansado, sobrecarregado, me sinto sem energia e realmente penso diariamente várias vezes em desistir. Recomeçar em outra área está fazendo total sentido nesse momento.

  • @rafadantas.6872
    @rafadantas.6872 4 місяці тому +12

    Sou da área de Letras. Quando digo e afirmo que o que leva este país ao fundo do poço é a dona República presidencialista, vem a alienada esquerda defendê-la com unhas e dentes, ignorando o caos em que o país está, da educação à saúde.

  • @mariaconceicaofernandes2845
    @mariaconceicaofernandes2845 6 місяців тому +28

    Gabriel,boa noite!
    Fui titular de cargo (inglês)na rede estadual Paulista.Lecionava no ensino fundamental II e ensino médio. Percorri exatamente a mesma estrada que você. Muitas vezes,escutei comentários assim: "Tomara que chova para que não venha ninguém à noite";"Tomara que não haja professor eventual",pois tenho chance de sair cedo";"Se faltar água ou energia,fico só até o recreio ";"Vou dar 2 aulas e vou embora,não estou bem para enfrentar desaforo ". Era um desânimo total. Sair daquele ambiente hostil mais cedo ,era um alívio. Certa vez,um diretor me disse:"Não esquente sua cabeça ,professor, vai lá e dá qualquer coisa,eles não sabem Português,imagina Inglês " e acrescentou:"eles vão ser aprovados de qualquer jeito".Esses termos eram amplamente usados numa sala de professores,com raríssimas exceções. Na sala de aula,não era diferente.A indiferença era clara,os alunos mal cumprimentavam o docente e muitas vezes com deboche .A presença do professor não intimidava os alunos .
    Muitos ficavam de costas ou faziam comentários pesados e o professor fingia não escutá-los,pois sabia que a jornada mal começara.Certa ez, um aluno bem disposto a estudar,fazia questionamentos e sentia a ira dos demais por querer aprender.Isso incomodava a classe.Esse aluno começou a faltar. Um dia que estava presente,chegou até a minha mesa e me disse:"Professor,é verdade que os alunos passam de ano só pela frequência?E eu fui obrigado a confirmar isso.Ele disse:"Ah,é por isso que ninguém foi reprovado na minha classe no ano passado,mas alguns que faltavam muito,fizeram trabalhinhos e também foram aprovados.Aquilo lhe causou surpresa e a partir dessa premissa,esse aluno também começou a agir como os demais.Infelizmente,essa é a dura realidade. E você,Gabriel,tão jovem tomou uma atitude correta para não ficar tão doente quanto os docentes com os quais trabalhou
    Um abraço!
    Aloysio Araujo

    • @gabrielcmadureira
      @gabrielcmadureira  6 місяців тому +4

      Triste viu, triste

    • @Beunic1
      @Beunic1 5 місяців тому +1

      Diga isso pra mim que passei 5 anos numa federel cursando Direito, me formei e exerci a advocacia e larguei a advocacia por não suportar as humilhações, o trabalho dobrado e o estresse com colegas e magistrados e pasmem, o salário miseravel. Fui ver os concursos, além da concorrencia absurda e saturação na area do Direito, o trabalho escroto e humilhante é o mesmo. Vá vc trabalhar na minha antiga aŕea pra ver se aguenta ao menos 1 ano.

  • @MisterD..
    @MisterD.. 5 місяців тому +10

    Não sei se vc morava no RJ quando adolescente, temos a mesma idade.., teve uma época que foi aprovação automática nos colégios municipais, época dos uniformes "laranjinhas" e muitos prof cagavam pra ensinar (tiveram vários protestos na época) Eu consegui passar em algumas seleções bem expressivas dps, tanto que estudei com alunos de colégios fortíssimos no ensino médio, tipo pentágono e santo agustinho, santa mônica...., mas eu tenho consciência que fui parte dos 1% que ainda conseguiu correr atrás do prejuízo. Mts adultos daquela época não conseguiram se recuperar dessa deficência de ensino até hj.

  • @lucasryan5353
    @lucasryan5353 4 місяці тому +2

    Quando eu era criança/pré adolescente/adolescente eu era CHATO e já fui a causa do estresse de muitos professores. Hoje em dia tô sofrendo o Karma porque sou professor também e meus alunos não tem me respeitado. Não tem nada a ver com o vídeo, eu só queria desabafar. Eu mereço o que eu tô passando e espero conseguir compensar agora e no futuro aquilo que eu fiz no passado.

  • @elissandraazevedo7607
    @elissandraazevedo7607 6 місяців тому +3

    Professor,eu te entendo ! Vai ser feliz ... você É um anjo , saiu do sistema podre do governo. Deus é contigo.

  • @rodrigoschefild2380
    @rodrigoschefild2380 3 місяці тому

    Professor Gabriel, muito bom o que você expôs. A educação precisa urgente de ser revista, a educação precisa ser dinâmica como o tempo. Parabéns, eu como psicólogo acredito que a educação pode mudar a vida de todos. Você é brilhante na sua posição.

  • @SEILA_UNSVIDEOSAI
    @SEILA_UNSVIDEOSAI 8 місяців тому +11

    Eu não sou professora mas o que eu percebi de professores tão incompetentes no curso que eu entrei e essa semana resolvi sair, em menos de 1 mês... Professor que explicava matéria, sem botar nada no quadro e quem aprendia, aprendia (e quem não, se f***) professora de química, dava no quadro ensinava 1 vez e eu e mais gente com dificuldades, pedia pra falar melhor e explicar mais e falava (Tenta aí fazer) professores que cobravam trabalhos apresentados, sendo que não tinham dado nem 3 aulas e queria explicadinho tudo (QUE ELE DIZIA TER DADO, no vamo vê) Infelizmente realidade de professores ruins, alunos que gostam de agazara e a educação principalmente não sendo dada como deveria!!! FALOU TUDO GABRIEL

    • @marcosoliveira1649
      @marcosoliveira1649 7 місяців тому +2

      Tem razão. Não sou formado em Química. Estudei algumas disciplinas na UFV. Nossa, muitos professores universitários horríveis. Eles não sabiam explicar nada. Fui reprovado em Química Analítica e a sorte é que no semestre seguinte um professor bom foi escolhido. Ele realmente era bom, mas na universidade não dá pra passar todo programa, nós temos que estudar e a sorte é que podíamos tirar dúvidas com este professor. Mas a maioria era bem fraca didaticamente. 😢.

  • @silvanaaparecidademello9956
    @silvanaaparecidademello9956 4 місяці тому +2

    Estou terminando o quarto ano após a epidemia, depressão me seguindo......Deus nos livre

  • @danielvito6424
    @danielvito6424 8 місяців тому +17

    Nos meus últimos anos de escola eles vieram com esse papinho de "aluno protagonista". Oq eles não percebem é q esse modelo escolar retrógado sempre criou e até hj nn é interesse deles de deixar de criarem jovens e futuros adultos figurantes das próprias vidas

  • @magrodazueira5168
    @magrodazueira5168 4 місяці тому +2

    Professor tá de parabéns eu não gostava da escola por causa desses motivos que vc falou, sai da escola em 2023 e terminei online tive que pagar 1.297 pra terminar o estudo, e agora estou estudando no UA-cam e comprei curso online, pretendo fazer curso online pra aprender inglês,uso o UA-cam pra estudar também estou aprendendo algo de verdade hj estou estudando pra tentar trabalhar na internet,cara escola pra mim foi um ambiente que estrsgou minha saúde mental, sempre quis aprender más os professores passava algo nada a ver que nunca vou usar enchia a a nossa cabeça de coisas inútil a escola não ensina a nós estudar e sim a odiar a estudar, más tenho o máximo respeito por vcs professores e professoras sei que não é culpa de vocês, estão apenas cumprindo ordem de gente que caga pra vcs,tamo junto, desculpa não ter escrito certo tela do meu celular tá uma porcaria.

  • @raquelalexandre1785
    @raquelalexandre1785 8 місяців тому +11

    eu tenho medo do que a educação no Brasil tem se tornado, tô terminando pedagogia e já desanimei completamente da sala de aula kkkkkkkk ainda bem que a pedagogia abre outras portas

  • @gutogarrel
    @gutogarrel 3 місяці тому +2

    Gabriel, você tem toda minha empatia. Eu não sou professor, mas larguei a escola aos 17 anos pelo mesmo motivo, eu odiava o sistema e nessa fase da adolescência, queremos explorar. E vou te falar, foi a melhor decisão que tomei, tem muita gente que vai achar um absurdo e vai me chamar de ignorante. Mas o que eu aprendi vivendo e buscando o que me interessava me trouxe muito mais conhecimento do que o método de ensino das escolas, pois buscava aquilo que interessava e uma coisa ia me levando a outra e hoje me tornei um questionador. Agora aos 29 anos voltei a estudar, mas tenho uma outra cabeça, eu gosto. O que venho notando é exatamente essa exaustão dos profissionais da educação, além de fazer parte de aula presencial para jovens e adultos e ver uma parcela de alunos sendo completamente difíceis de lidar para esses educadores e para pessoas já maduras como eu que está ali com um propósito. Sinceramente, eu não sei se vou conseguir continuar por isso. Agora te pergunto, você se formou em Educação Física e aguentou tudo isso… quero muito fazer psicologia, porque é um sonho, mas com toda essas criticas que você expressou aqui, o que te levou a continuar? A graduação para você foi difícil também? Há muito potencial em mim e eu reconheço porque eu sou extremamente dedicado no que me proponho, mas também sou um questionador e penso vale realmente a pena passar por tudo isso? É meu conflito existencial hoje. Estou com excelentes notas em todas disciplinas e vou finalizar esse ano, porque cheguei até mais da metade dele, mas realmente não sei se continuarei e se é que um dia me formarei por culpa de todo o sistema. E sempre fui um aluno muito calmo, hoje é realmente doloroso ver dentro de uma sala de aula o esforço que os professores fazem para conseguir dar uma aula. Hoje enxergo melhor o desafio de vocês do que nos meus 17 anos.

    • @Ted..127
      @Ted..127 2 місяці тому +1

      Tenho 17 e tbm me sinto assim no sistema da escola sempre fui o mais calmo nunca fui de bater nos professor e nos alunos. Também tô pensando em largar pra começar a trabalhar e fazer um concurso. Eu ate gosto de algumas matérias mais o meu problema é esse sistema.

  • @isaacabathbrito7692
    @isaacabathbrito7692 8 місяців тому +25

    Professor de Educação física é amado, imagina se você fosse para alguma carreira policial. A raiva da parte marginalizada da sociedade vem através de tiro, ameaça, pressão de superiores... o cara pede para sair, endoida ou se torna resiliente e extremamente forte mentalmente.

    • @raquelrc7194
      @raquelrc7194 6 місяців тому +14

      Pensa no número de criminosos que existe hoje.
      Agora lembra quanto essa gente gosta de ter filhos e o quanto maltrata esses filhos.
      O professor recebe essas crianças e precisa mante-las reunidas numa sala e prestando atenção.
      Pois é...

    • @lexxxmv
      @lexxxmv 4 місяці тому

      ​@@raquelrc7194, é por aí...

  • @DanielCardoso-vp4vr
    @DanielCardoso-vp4vr 3 місяці тому +1

    Realmente, ensinar em escola pública é para os fortes. Os capazes de vencer desafios, desenvolver um bom trabalho, lapidando-o ano a ano por meio das experiências vividas no cotidiano escolar. Grande parte dos professores da nova geração, como esse rapaz, não suporta e pede exoneração ou se afasta, quando consegue.
    Abraço!
    Obs.: Há grandes profissionais e ótimos alunos nas escolas públicas. Não podemos radicalizar.
    Sou professor da rede pública faz quase duas décadas.

  • @Valzito0602
    @Valzito0602 7 місяців тому +7

    Complicado mesmo. Curso licenciatura em Matemática, e estou nas fases de estágios. É muito complicado ensinar para não quem não quer aprender. Tenho medo do futuro.

    • @gabrielcmadureira
      @gabrielcmadureira  7 місяців тому +3

      Repense seu caminho

    • @marcosoliveira1649
      @marcosoliveira1649 7 місяців тому +1

      Você pode dar aula particular. Também você pode estudar inglês e lecionar nos EUA. Lá precisa de professor de Matemática.

    • @EduardoLima-sr5si
      @EduardoLima-sr5si 4 місяці тому +1

      Tenta dar aula para cursos preparatórios de vestibulares ou de concursos que geralmente tem uma galera mais focada

  • @RafaelRodrigues-js9tf
    @RafaelRodrigues-js9tf 3 місяці тому +1

    Graças a Deus larguei essa Profissão! A sala de aula é algo doentio que beira um hospício.
    Pedi exoneração e foi a melhor escolha que eu fiz da minha vida.
    Não tenho saudade nenhuma daquele inferno.

  • @luhmaanjos5500
    @luhmaanjos5500 8 місяців тому +12

    Resumindo ninguém gosta de escola, até o melhor aluno não gosta, é a fase do jovem, eu não gostava também, mas é o sistema, vivemos nele e temos que conviver. Toda área é assim, na medicina, na advocacia, e por aí vai... É necessário fazer a diferença

    • @camysix
      @camysix 3 місяці тому

      Nunca vi médicos sofrerem violência sistemática dos seus pacientes, nem advogados dos seus clientes. Pode ser até que aconteça, mas são situações pontuais.

  • @michelepereira-s
    @michelepereira-s 8 місяців тому +1

    As verdades verdadeiras doe muito, e as pessoas nao exergam isso ,Gabriel você é muito realista com relação a sua intuição pessoal.
    Sucessos deus abençoe

  • @Rudi.SC24
    @Rudi.SC24 4 місяці тому +5

    Gente, o professor não leciona pensando só em "realidade do aluno", que as vezes não é nada convidativa. Lecionar conteúdos vai muito mais além.

  • @elizabethfirmino
    @elizabethfirmino 4 місяці тому +1

    Você está muito certo e, aproveita o tempo que tem pela frente e construa outro caminho. É uma pena que tenha chegado a esse ponto.

  • @gecristina7409
    @gecristina7409 8 місяців тому +46

    Eu dou aulas a 4 anos e só falo uma coisa: fujam dessa profissao kkkk trabalhamos muito....tiramos dinheiro do bolso e nao somos respeitados e muito menos valorizados.

    • @Beunic1
      @Beunic1 5 місяців тому +2

      Diga isso pra mim que passei 5 anos numa federel cursando Direito, me formei e exerci a advocacia e larguei a advocacia por não suportar as humilhações, o trabalho dobrado e o estresse com colegas e magistrados e pasmem, o salário miseravel. Fui ver os concursos, além da concorrencia absurda e saturação na area do Direito, o trabalho escroto e humilhante é o mesmo. Vá vc trabalhar na minha antiga aŕea pra ver se aguenta ao menos 1 ano.

  • @rafaelcassiano8930
    @rafaelcassiano8930 4 місяці тому +2

    Faço todas as minhas palavras! Saí eu não volto mais. Estou orgulhoso e feliz assim.

  • @lauraavelar9702
    @lauraavelar9702 4 місяці тому +3

    Na minha escola uma das sugestões para a educação física era jogar Golfe (escola pública da Cohab) a escola é até muito boa pra realidade em que está inserida, mas gente!! GOLFE?

  • @thiagof.santiago7715
    @thiagof.santiago7715 4 місяці тому +2

    Eu sai tb da PEI em 3 meses, o que eu aprendi, pra ficar lá dentro você tem que abstrair tudo isso, pirei justamente nesses quesitos e em outros, voltarei como efetivo numa escola menor e mais isolada e nesse momento fazer somente o que eu conseguir. (ponto)

  • @lidiafernandes_dicas
    @lidiafernandes_dicas 4 місяці тому +11

    Concordo plenamente , essa é uma questão que me faz não querer trabalhar em escola . Hoje dou aulas particulares para alunos que têm dificuldades na escola . Muitos alunos não sabem o básico, porquê? Tudo isso que você falou , o sistema falho . Querem uma população "emburrecida" mesmo.

  • @valsilva3234
    @valsilva3234 8 місяців тому +1

    Boa noite Gabriel, parabéns pra vc e pela sua coragem e onestidade 👍👍👏👏

  • @dj9783
    @dj9783 8 місяців тому +3

    Desde a adolescência que eu vejo isso.
    Os professores são guerreiros. Força mano!

  • @msl245
    @msl245 4 місяці тому +1

    Que lindo você professor... ❤... Nós sofremos muito em sala de aula, não é brincadeira, é muita burocracia principalmente na pei.. é triste 😢.

  • @eusouajucilenne
    @eusouajucilenne 8 місяців тому +12

    Eu formei em pedagogia e não fui pra sala de aula e nem mesmo quero, não é pra mim, admiro que goste,mas eu não quero, tenho certeza que seria torturante pra mim.

    • @alexia3138
      @alexia3138 8 місяців тому

      Em qual área da pedagogia vc trabalha?

    • @eusouajucilenne
      @eusouajucilenne 8 місяців тому

      Eu passei pela ed. Infantil, fundamental I e o último estágio foi na secretaria ( toda área pedagógica da escola). Mas participei de um projeto na escola militar com alunos do fundamental II

    • @eusouajucilenne
      @eusouajucilenne 8 місяців тому

      @@alexia3138 eu não trabalho nem em sala de aula e nem na direção. Eu não trabalho na educação.

    • @JakelineAugustoPinheiro123
      @JakelineAugustoPinheiro123 8 місяців тому

      E na área de RH você atua ou já atuou?

    • @eusouajucilenne
      @eusouajucilenne 8 місяців тому

      @@JakelineAugustoPinheiro123 fiz licenciatura, não fiz bacharel.

  • @Vivi.tudobom
    @Vivi.tudobom 3 місяці тому +1

    Fui professora de escola pública por muitos anos. Comecei no Magistério com 18 mas nunca fui concursada. Nos últimos 6 anos trabalhei como temporária. Meu contratado foi cancelado porque não fiz campanha pra gestora se reeleger. Então ela descontou a raiva nos contratados, já que não podia descontar nos concursados. Não tenho mais paciência pra lidar com escola.

  • @jandirpassos5327
    @jandirpassos5327 4 місяці тому +4

    Magistério de Ensino Fundamental e Médio atualmente é uma furada, a mais completa possível. Fui professor de física, e hoje não leciono mais. Deixei a profissão, graças a Deus.

  • @joaobatistadossantos147
    @joaobatistadossantos147 3 місяці тому

    Gabriel, você tão jovem e tão sábio.
    Tudo de bom. Falou tudo.!