Live 327. A religião não foi criada “para”... Voltando a um tema necessário

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 14 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 112

  • @JoaoFerreiraNSE
    @JoaoFerreiraNSE 3 дні тому +2

    Live fantástica

  • @helioalcantaradantas8283
    @helioalcantaradantas8283 3 дні тому +2

    Saudações, professor! Análise muita lúcida sobre a religião.👏

  • @joselondedasilva7564
    @joselondedasilva7564 5 днів тому +4

    Mais uma vez uma aula excepcional, mestre.
    Vi a necessidade de citar a sua tese, algo que ninguém no mundo havia dito. Tese que é fruto da lida com a realidade, ou seja, que em Gênesis 1: 1 trata-se da recriação de Jerusalém, uma cosmogania . Esta é sempre monárquico. Isso aprendi aqui.
    Como o meu objeto de trabalho é um filósofo helenístico materialista porque toda sua política é voltada para os corpos como unidade e no todo a physis, o Diógenes de Sinopes, tomei o conceito de fisiologia radicalmente diferente do de Nietzsche que alegoricamente a usa para lidar com a realidade, leia-se aqui à modernidade como um médico , diagnosticando ela como uma doença para justificar os seus interesses políticos de dominação alemã pela verdadeira cultura - a Grécia pré-socrática. -, sobre a Europa e o mundo. Fisiologia em Diógenes não é um condição médica, pois a sua política não é de dominação do "mundo" por meio de uma cultura superior, aristocrática e escravista, mas alegoricamente heurística, porquanto em tal condição a sua filosofia política é apreensão do "mundo" para a universalização dos homens antecedendo o alexadrinismo, contudo, partindo de um fato, o fenômeno persa. Para fundamentar o fenômeno persa uso Arnoldo Momigliano - Os limites da helenização.
    Nesse contexto precisei citar o professor.
    Pois a heurística é a lida com a realidade e a estética é a fruição com a arte, o que Nietzsche chamava o "sentido estético do mundo" que deveria estar acima da igualdade dos homens, pois só assim se poderia ter uma verdadeira cultura.
    Ao citar a diferença que o professor faz entre heurística e estética, citei a sua tese como exemplo heurístico.

  • @otonielolinda
    @otonielolinda 4 дні тому +2

    Essa live é uma das que eu coloquei na minha lista para assistir novamente. Muito esclarecedora.

  • @diaboluciferiano
    @diaboluciferiano 5 днів тому +4

    Mais uma grande exposição sobre mais um excelente tema!

  • @amilcararaujo4394
    @amilcararaujo4394 4 дні тому +2

    Excelente professor!

  • @humbertoisola7056
    @humbertoisola7056 5 днів тому +3

    Querido Professor! Excelente live! Muitoooooo top! Muito obrigado por pulverizar o conhecimento

  • @luizbarros1398
    @luizbarros1398 5 днів тому +4

    Olá prof° boa noite às 21:42h 09/01/25 (QUI)! Muitíssimo relevante mais uma exposição sobre o referido tema com lucidez contundente para quem quer aprender e apreender! Sucesso, saúde, vida longa para todos!

  • @sueliasilva9485
    @sueliasilva9485 5 днів тому +3

    Bom dia professor e todos da tenda! Like 617 Itabuna-ba .❤

  • @antoniocortijo4399
    @antoniocortijo4399 5 днів тому +5

    Boa noite, professor e comunidade.

  • @luiscarlosnogueira5191
    @luiscarlosnogueira5191 5 днів тому +3

    Bom dia meu proletário professor ! Mais uma excelente live !!!

  • @joaorodriguesarquitetura
    @joaorodriguesarquitetura 5 днів тому +3

    Professor! Você é Fó Dão mesmo! Parabéns mérito todo teu, trabalho magnífico!

  • @susyvale2610
    @susyvale2610 5 днів тому +4

    Excelente live hoje, prof. Oevaldo! Arrebentou conceitos pós modernos e trouxe explanação interdisciplinar espetacular.
    Parabéns🎉

  • @thiagodias9061
    @thiagodias9061 5 днів тому +2

    Bom dia professor, Bel e amigos tendeiros! Like 567 de Campinas/SP

  • @rogeriobbrsp
    @rogeriobbrsp 4 дні тому +2

    Excelente aula 👏👏👏

  • @milly.moraesbrito674
    @milly.moraesbrito674 2 дні тому +1

    ❤❤❤

  • @hinamarmedeiros9859
    @hinamarmedeiros9859 4 дні тому +1

    Boa tarde!

  • @Sagi21ify
    @Sagi21ify 5 днів тому +1

    Boa tarde😊Alemanha 10.01.25 - 16:48h 😊 Meu like, valeu 🎉🎉🎉

  • @Verdade100
    @Verdade100 5 днів тому +2

    Adoro esse canal é seus ensinamentos.

  • @leomarpacheco2381
    @leomarpacheco2381 5 днів тому +2

    Obrigado!

  • @LuizCarlosSilva-ne5hv
    @LuizCarlosSilva-ne5hv 4 дні тому +1

    Bom dia professor! Revendo sua live, é um prazer ouvi-lo professor .

  • @geraldoramos7350
    @geraldoramos7350 5 днів тому +2

    Grato

  • @weslleyroquepalombarini1933
    @weslleyroquepalombarini1933 5 днів тому +2

    Saudações, professor Oswaldo. Mais um excelente video. Agradeço a sua dedicação em esclarecer verdades fundamentais para a população, coisa que a burocracia academica nao faz por inercia e falta de compromisso com a sociedade.
    Sobre o sentido da religião, fenomeno que eu e mimha esposa nos interessamos, creio que se iniciou antes mesmo da especie humana. Surgiu no pleno desenvolvimento das especies "homo", especialmete com os neandertais, que chegaram a um grau de evolução cognitiva e social elevado, ao ponto de realizarem rituais funebres pare seus entes e também com animais de outras espécies.
    Utilizando os recursos científicos atuais, como a paleatropologia materiasta e a psicanalise, podemos supor que o conflito existencial da vida e morte (como vc disse), foi o primeiro elemento causal que motivou a faculdade imaginativa a buscar soluções para a existência (alimento, moradia e clima favorável - os neandertais viveram em grande parte ma era do gelo).
    Joseph Campbell, em seu livro - mitologia primitiva, mostra como esquimós do alasca fazem rituais muito parecido com os vestigios arqueologicos achados sobre os neandertais, que consistia em caçar apenas um animal de cada espécie e comemorarem sua morte conservando o habitat deles e resando para a vida de sua espécie, para que psicologicamente amenizasse a culpa por ter matado um animal para conservarem a vida de outros animais (sua tribo), como uma espécie de "terapia" de acerto de contas com os espiritos daquela especie.
    Com o homo sapiens, tal fenômeno se aperfeiçoou quando começamos a viver nao mais em bando, mas em grupos maiores - comunidades (entre 70 e 40 mil anos atras - arte rupestre ), exigindo nova organização de trabalho e novas relações afetivas entre os membros e desses com a natureza. Tal realidade permitiu uma condicao nunca existente antes, que é uma comunidades de seres de pensamentos simbólico que agora possuem "tempo livre" para viverem suas fsculdades especiais, gerando novas criaturas formadas em relativa seguranca comunitaria e se desenvolvendo efetivamente e criativamente com um grupo maior de individuos (20 criancas explorando a natureza e protegidas por 20 mães e pais), permitia à imaginação reproduzir a totalidade do real em sua mente. Bem provável que as primeiras artes rupestres foram produções de futuras criancas que tiveram tempo e energia psiquica livre e satisfeita no ceio de suas familias (organização social existente apenas entre nós, acredito desde essa epoca), para criarem um mundo natural em sua mente, e quando adultas, metabolizaram essa experiência em criações artisticas, espirituais (xamas), e terapeutas (curandeiros).
    Por nao aplicar o materialismo historico dialético, a paleantropologia até hoje nao sabe explicar por que houve essa "explosão" criativa que ocorreu no paleolítico superior (arte rupestre). Segundo Walter Neves, a melhor hipotese que eles têm é a de uma "mutação genética". Academicos que estudam a "evolução natural" e sabem da complexidade que é a formação e desenvolvimento da vida desde 4,5 bilhões de anos usam um argumento furado de "mutação genetica para explicar algo relativamente obvio, se utilizarmos materialismo dialético. Se desde os neandertais temos pensamento abstrato, com os humanos do paleolítico superior (40 mil anos), que viviam num clima mais favorável, forças produtivas evoluidas, relacoes de produção mais complexas, revolucionou se as condições existenciais, propiciando tempo livre, afetos aperfeiçoados, avanço da imaginação, e novos interesses em explicar a ordem da vida (criação, manutenção e transformação - morte que gera vida).
    Essa é minha hipotese para o surgimento da religião, que nasce com a representação da natureza em "espíritos" (do urso, do lobo, do mar, do vulcão, no fogo etc), e que posteriormente serviu de base para as antigas mitologias (sumerias, egípcias, gregas, etc).
    Pretendo desenvolver um artigo sobre isso, em breve. Se quiser, envio ao senhor para, quem sabe, aprimorarmos a ideia.
    Abs, saudações comunitárias a você sua familia

    • @atendadonecromante_exegese
      @atendadonecromante_exegese  4 дні тому +1

      A religião não tem fundamento "antes da espécie humana".
      Se voc~e considerar que outra espécie de primata tinha potência religiosa, então já era humana.
      Se os neandertais tinham pensamento simbólico, eram humanos.
      Melhor distinguir o conceito de humano, nesse caso, e Homo sapiens.
      Mas, se o neandertal tinha pensamento simbólico, então ele já era Homo sapiens.
      E cuidado para não achar que está sendo materialista, e não está.
      Não há modo de produção diferente de caçador-coletor há 40 mil anos.

    • @weslleyroquepalombarini1933
      @weslleyroquepalombarini1933 4 дні тому +1

      Excelente, Professor. O meu ponto é justamente esse. Em minha opinião/análise, a faculdade simbólica não é a especificidades que nos distingue enquanto espécie (diferente da paleantrologia - Walter neves), mas a divisão social do trabalho (não entre classe, mas entre gênero e geração - família), e a necessidades de uma organização ética para dar conta do aumento demográfico (no paleolítico superior começamos a viver em comunidade, e não mais em bando).
      As leis da dialética - quantidade e qualidade são imperativas, de modo que num contexto em que o clima se mostrou mais favorável a vida e permitiu que esses seres já em expansão e pleno desenvolvimento produzisse um salto qualitativo revolucionário entre os hominíneos - que é: 1) a divisão comunitária do trabalho; 2) a necessidade de uma coordenação ética, e; 3) relações afetivas mais complexas.
      O modo de produção (caçador coletor), é o mesmo, mas as forças produtivas e as relações de produção se modificaram de tal modo que houve um salto qualitativo objetivo e subjetivo, (existencial), assim como o capitalismo modificou relativamente seu modo produtivo com as revoluções tecnológicas modernas (informática, IA, etc).
      Imagine um conjunto de mães ensinando seus filhos a coletarem e a caçarem bichos menores ao mesmo tempo em que cantam e pintam na areia os animais que encontram? Esse processo de formação psicossocial livre e em comunidade - família extendida, criou os primeiros artistas, terapeutas, curandeiros (xamãs), da história, isto é, uma nova espécie, que ousa conhecer o todo em seu sistema orgânico - fundamentos da vida (criação, conservação e transformação - dialética da natureza).
      Tal especulação foi inicialmente representa em desenhos (símbolos), foi experimentada em ações (exigência da razão para organizar ações ético-morais para trabalhamos coletivos, e sentida por novas relações afetivas em formas diferentes de amor, agora entre família - pai, mãe e filho, primos, tios e tias, avós e avôs, todos vivendo juntos.
      Esse novo estágio,produto de pelo menos 3 milhões de anos (homo Habilis), dá início a uma nova condição existencial que nos diferenciou das outras espécies - conservação da vida não apenas sofrendo as vicissitudes da natureza, mas organizando racionallmente a produção para que possam experimentar maior satisfação (prazeres e afetos aperfeiçoados), maior desenvolvimento tecnológicoe filosófico (mitologia ), portanto - liberdade, condição existencial especialmente humana. E tudo isso ao mesmo tempo em que somos apenas a atualização (ato), da potência iniciada com o homo Habilis - construtor de sua ferramenta de trabalho.
      A paleantrologia "prefere" usar a hipótese da mutação genética ao invés de retomar os canones da filosofia científica mais moderna, que são as obras de Marx e Engels, neste caso especialmente a "ideologia alemã", a "Formação do Estado, família e propriedade privada", e o papel da mão na formação do macaco em humano, esse últimos dois são os textos do Engels, que apenas estava aplicando o Materialismo Histórico Dialético na história da natureza e da cultura.

  • @cristianesoares7219
    @cristianesoares7219 5 днів тому +1

    Bom dia 🌸

  • @JOSÉPAULO-y5o
    @JOSÉPAULO-y5o 5 днів тому +2

    Que AULA!!❤

  • @eduardooliveira8653
    @eduardooliveira8653 5 днів тому +2

    Muito bom!

  • @jcarlosaraujo6358
    @jcarlosaraujo6358 5 днів тому +10

    Boa noite professor, só para lembrar. Eu disse na live que me perguntaram hoje qual língua é mais antiga, Hebraico ou Aramaico. Sinceramente eu disse a pessoa que não sabia dar uma resposta concreta, mas que iria fazer uma pesquisa sobre o assunto. O Sr. pediu para eu colocar aqui nos comentários, então...

    • @atendadonecromante_exegese
      @atendadonecromante_exegese  5 днів тому +7

      Com base exclusivamente em prova arqueológica, o hebraico é mais antigo, já que temos o calendário de Gezer, do século X, e não temos nada do aramaico desse período, pelo que vi.
      Mais do que isso, seria chutar.
      Bom dia.
      Obrigado.

  • @patriciaviana4588
    @patriciaviana4588 5 днів тому +1

    Bom dia, professor. Saí antes do término da live. Assistindo agora a última parte. Obrigada e parabéns pela pauta

  • @TheDougFerr
    @TheDougFerr 5 днів тому +2

    👏👏👏👏👏

  • @Luizfelipe-e2m
    @Luizfelipe-e2m 4 дні тому +1

    Pelo lançamento do "Dicionário de Expressões Meuzovo do Necromante"..haha

  • @MarcosSantos-ht5mu
    @MarcosSantos-ht5mu 5 днів тому +5

    Interessante o senhor falar que temos acesso ao real, aí foi falado sobre os sentidos que nos permitem ter a percepção sensorial do ambiente a nossa volta. Uma vez o senhor disse : se uma pessoa diz ter visto um suposto espírito, se somente ela vê então nao é real. Para ser real todos precisam ver. nao é o que se observa quando tratamos de fantasmas e etc. Pois sempre que há alegação de aparição de fantasmas, é alguem específico que diz ter visto, se bem que a religião vai inventar a explicação de que as entidades se manifestam a quem elas querem, ou se a pessoa for sensível e etc. É mas sensato pensar que quem viu alguma coisa, ou delirou, ou estava sob efeito de drogas, álcool ou até mesmo sofre de alguma patologia neurológica. Minha vó depois de sofrer um derrame passou a ter alucinação o tempo inteiro dentro de casa, ela nao era assim antes do AVC isquêmico. O derrame afetou tanto o cérebro dela que passou a enxergar pessoas perambulando pela casa quase 24 horas por dia. Então pude constatar que derrames, tumores cerebrais, alzaimer, pancadas na cabeça, esquizofrenia, tudo isso pode fazer com que as pessoas enxerguem coisas que nao existem.

  • @Lincoln_Cruz
    @Lincoln_Cruz 5 днів тому +1

    44:57 O caso do Faraó Aquenáton estabelecer a crença no deus Áton, em 1350 A.C, não seria o primeiro caso de monolatria, professor?

    • @atendadonecromante_exegese
      @atendadonecromante_exegese  5 днів тому +2

      Não.
      Isso nunca aconteceu.
      Tratava-se da adoção de um deus como principal (como Nabucodonodor fez com Marduque) e não monoteísmo.
      Mentiram para você.

  • @geraldoramos7350
    @geraldoramos7350 5 днів тому +2

    Como o senhor avalia o pensamento de Emil Cioran?

    • @atendadonecromante_exegese
      @atendadonecromante_exegese  5 днів тому +1

      Acho que há pessoa que confrontam o idealismo da existência nobre e cavalheiresca, e a confrontam com a vida real: fezes e sangue.
      E não aguentam o tranco da realidade.
      Logo, se tornam pessimistas...
      Nunca aceitaram a vida (não a sociedade, mas a vida em si).
      Por eles, tudo seria diferente...

    • @geraldoramos7350
      @geraldoramos7350 5 днів тому +1

      @@atendadonecromante_exegese Mais uma vez, grato.

  • @mangalvnam2010
    @mangalvnam2010 4 дні тому +2

    "A origem mítica da lei, como a entrega das Tábuas da Lei por Deus a Moisés, como a revelação cristã ou o profetismo muçulmano possuem a mesma significação e função: assegurar a conservação de uma instituição heteronôrnica da sociedade incorporando nesta instituição a representação de uma origem extra-social da lei, que é como que estabelecida por definição e por essência subtraída à atividade instituinte dos humanos." (Castoriadis, introdução a Socialismo ou Barbárie: O Conteúdo do Socialismo, p. 13)
    Eis aí a real "função" social da religião em todas as sociedades humanas conhecidas: fornecer essa pseudagem cretina e conservatosca de que as instituições não teriam sido criadas pelos próprios humanos e sim deuses ou heróis míticos e que por isso as instituições, as leis, a própria sociedade seriam e deveriam permanecer para sempre intocáveis, inquestionáveis. A grande função bosta da religião é sacralizar a sociedade merda contra revoluções! E esse papelão histórico as religiões, inclusive as religiões ideológico-intelectualescas, têm exercido à risca.

    • @atendadonecromante_exegese
      @atendadonecromante_exegese  3 дні тому +2

      A monarquia fazia a mesma coisa.
      Não é novidade do processo da Lei, do cristianismo e do islamismo.
      Os reis sempre se disseram ou de origem ou de estabelecimento divino.

    • @mangalvnam2010
      @mangalvnam2010 3 дні тому

      @@atendadonecromante_exegese O monarca soberano surgiu como um desdobramento histórico do próprio fenômeno do"sacerdote ". Os primeiros reis bem provavelmente eram apenas também sacerdotes a quem a fumaça dos holocaustos - ou a erva kaneh-bosm em excesso - subiu às cabeças, empolgaram-se demais na embriaguez do poder e foram então postos de bucha no front, para o caso de qualquer shit happens popular, aí o coroado aloprado levar nos couros e nos cornos para talvez salvar o bacon dos outros que atuavam mais ou menos discretos nos bastidores. Uma espécie de buffer político, enfim, mas aí a moda pegou porque a nóia do poder era tentadora e atrativa demais para tolos resistir. Candidatos a bucha, então, doravante nunca mais faltaram. E as propinas dos privilégios só aumentaram, soberanos cada vez mais caros. A monarquia foi uma dádiva pra lá de duvidosa da religião templar patriarcalizada. Seriam necessários muitos séculos até, lenda ou não, um Napoleão perder a paciência e arrancar a coroa das garras do padreco para se coroar a si mesmo, deixando bem claro que estava pouco se lixando para a unção da igreja, já que não devia a esta sua ascensão ao trono.

  • @josedecarvalhonascimento6663
    @josedecarvalhonascimento6663 4 дні тому +2

  • @lucasmarcal4421
    @lucasmarcal4421 3 дні тому +1

    tu é brabo demais. sou seu fã, pode me chamar DE BESTA, mas eu sou fãããããããã

  • @josesilva-sy4cr
    @josesilva-sy4cr 5 днів тому +3

    Professor Osvaldo, o senhor disse que as religiões possuem divindades, mas no caso do budismo zen, por exemplo, que não há um deus em si?

    • @atendadonecromante_exegese
      @atendadonecromante_exegese  5 днів тому +3

      Essa divisão do Budismo já é religião por ser Budismo. É como o panteísmo de Espinosa, que é Judaísmo. Essas religiões milenares sofrem transformações racionalizadoras internas. Nesse caso, o objetivo dessa divisão budista é a expressão/realização de Buda na vida da pessoa... Há uma comunhão mística com a realidade. Isso é o resíduo fundamental do Budismo divinizador. É uma sutil forma de religião. Mas é religião.

  • @brunolino5259
    @brunolino5259 5 днів тому +2

    Religião como uma emergência dos seres humanos foi a explicação mais crucial da live.
    Acho que um erro importante que as pessoas fazem é confundir a religião moderna com o fenômeno que ocorreu na antiguidade. Religião no contexto do capitalismo é menu de restaurante, organizada na lógica de mercado. Na antiguidade era "realidade" da vida vivida.
    Quando Walter Benjamin escreveu Capitalismo como Religião, ele tateou o que eu quero dizer. Se existe algo parecido com o fenômeno religioso da antiguidade hoje, se eu não tiver enganado, são os próprios mitos que organizam a vida e a sociedade no capitalismo.
    Vejamos: a crença no valor do dinheiro como um mito organizador; culto/admiração pelo super ricos; trabalho como sacrifício; culto ao consumo, sendo os shoppings verdadeiros templos; até as datas festivas foram sequestradas pelo capitalismo; etc.
    Não foram apenas a terra, as ferramentas, o conhecimento do trabalho que sofreram os cercamentos. Aquele fenômeno religioso da antiguidade também, ou estou viajando demais?

    • @atendadonecromante_exegese
      @atendadonecromante_exegese  5 днів тому +4

      O erro aí é tratar o Capitalismo como o fator. Capitalismo tem 500 anos.
      A sociedade de classe, e aí, não importa se no regime antigo, escravagista, feudalista, tanto faz...
      Não há excepcionalidade no capitalismo nesse sentido.
      A religião é a mesma e não é a mesma.
      É a mesma, porque é antropológica e emergência potencial humana.
      Não é a mesma, porque antes não havia (não capitalismo) mas sociedade de classe.

  • @juliocesaramorim4854
    @juliocesaramorim4854 5 днів тому +3

    Engajamento

  • @jeanbahia525
    @jeanbahia525 5 днів тому +2

    09-01-2025
    🎉🎉🎉🎉

  • @ateuvegano
    @ateuvegano 2 дні тому +1

    Para Noam Chomsky a linguagem é uma capacidade inata do homem.
    Em suma, todo ser humano nasce com ela.
    Para outros ela surge num determinado período. Ou seja, passa a fazer parte num determinado tempo, logo, não é inata a espécie.
    Enfim, a linguagem é como a religião, ela é uma potência biológica que também surge no homem, mas não é imanente a ele (nem sempre fez parte dele).
    O curioso é que a religião é um fenômeno exclusivo da nossa espécie, a linguagem não.
    Se as demais espécies conseguiram desenvolver um tipo de linguagem, será que um dia elas também poderiam desenvolver uma religião?

    • @atendadonecromante_exegese
      @atendadonecromante_exegese  2 дні тому +1

      Bem, é só combinar com os paleontólogos e antropólogos evolutivos para dizer que nossa espécie nasce "do nada" quando inventa a linguagem...
      Não acho que valha a pena vincular uma coisa à outra.
      A linguagem é inata como potência.
      Ponto.
      É materialista enquanto estrutura sintática.
      Ponto.
      E é histórica como fenômeno da cultura.

  • @prof.pedrodeparelhas
    @prof.pedrodeparelhas 5 днів тому +2

  • @mundoeuniverso5123
    @mundoeuniverso5123 5 днів тому +1

    Boa noite professor. Às vezes eu fico pensando. Será que se houver vida inteligente em outros planetas eles teriam alguma religião? Seria a religião ou talvez religiões parte da cultura deles? Creio que a presença de uma religião como parte inerente dos chamados alienígenas é bem provável.

    • @dekogg
      @dekogg 5 днів тому +2

      se o ser tem a capacidade de imaginar, vai ter religião, é inevitável. pode ser humano, baleia ou um extra terrestre. ele deixa bem claro isso na live.

    • @atendadonecromante_exegese
      @atendadonecromante_exegese  5 днів тому +2

      Se tiverem pensamento simbólico, terão.
      Obrigado.
      Bom dia.

    • @edujiujitsurock5214
      @edujiujitsurock5214 4 дні тому +1

      Aqui eu prefiro dar um passo atrás. O que sabemos é que, no caso dos humanos, foi isso que aconteceu, a religião foi uma emergência do pensamento simbólico dos humanos.
      Sobre outras possíveis formas de vida "inteligente" pelo cosmos, não se pode afirmar. Só há 'possibilidade' de analogia com os humanos. Nada a mais que possibilidade

    • @mundoeuniverso5123
      @mundoeuniverso5123 4 дні тому +2

      @@edujiujitsurock5214 Entendi. Depende de outras variaveis, como a experiencia deles no processo de desenvolvimento da inteligencia e quanto hostil era o ambiente que viviam, e por fim como eles aplicavam o seu pensamento simbolica no ambiente.

    • @edujiujitsurock5214
      @edujiujitsurock5214 4 дні тому +2

      @@mundoeuniverso5123 sim.... além da constituição da estrutura física do cérebro... Difícil de imaginar como seriam compostos outros seres em outros ambientes, diante da diversidade de ambientes em outros sistemas e galáxias. Simplesmente não temos dados suficientes ainda

  • @ValquiriaGomes-qn9lz
    @ValquiriaGomes-qn9lz 4 дні тому +2

    🕠

  • @sergioa.capille9515
    @sergioa.capille9515 5 днів тому +2

  • @joaorodriguesarquitetura
    @joaorodriguesarquitetura 5 днів тому +2

    A impressão que eu tenho é que você tem uma leve predileção a alguns membros e comentários deles nA Tenda... Impressão tá, pode esculachar não ligo haha, mas é uma impressão... Abraço Profe

    • @atendadonecromante_exegese
      @atendadonecromante_exegese  4 дні тому +3

      Se é sua impressão, guarde-a para você.
      Não fala alguma coisa para alguém e depois tente disfarçar...
      Está me acusando.
      Direito seu.
      Mas eu preciso trabalhar...
      Boa tarde.

  • @joaorodriguesarquitetura
    @joaorodriguesarquitetura 5 днів тому +2

    Eu percebo que algumas pessoas vão na onda dos deboches a religião e você as corta, tipo... É como um pai corrigindo um filho que fala tonteira, mas só estava querendo puxar assunto... Sei lá hein, impressão que tenho

  • @fernandogaldino9173
    @fernandogaldino9173 5 днів тому +3

    Que aula!! 👏🏾👏🏾