Bacharelado x Licenciatura: QUAL ESCOLHER?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 лис 2024

КОМЕНТАРІ • 81

  • @riku2837
    @riku2837 Рік тому +31

    Não acho que bacharel fora da área de pesquisa valha a pena, "a mas ele pode conseguir emprego no banco tal" eu por exemplo, odiaria trabalhar em um banco, mesmo com um salário alto, pra mim nesse quesito de fazer física e não ser "físico" preferiria fazer TI

    • @lucasmm
      @lucasmm  Рік тому +10

      Mas ninguém falou em trabalhar em banco kkkkkk Físicos podem trabalhar em muitos lugares diferentes, é questão de escolher. Mas claro, se vc não pretende trabalhar com física e pra vc tanto faz fazer física ou um curso de computação, obviamente não faz sentido fazer física. Mas mta gente gosta de física, decide fazer física e depois escolhe trabalhar em outras áreas. E pode ter certeza que o curso ajudou na formação delas em muitos aspectos, mesmo não trabalhando na área!

    • @bovinogadoso7136
      @bovinogadoso7136 Рік тому +4

      E há também aqueles que escolhem física, matemática ou engenharia já pensando no mercado financeiro, que tem boa aceitação por pessoas formadas nestas áreas. Agora se a pessoa escolheu o curso porque sonhava em ser físico (ou matemático, ou engenheiro) e teve que ir para outra área por falta de oportunidades de mercado, aí sim concordo com o colega Riku.

    • @prsgrind8794
      @prsgrind8794 Місяць тому

      @@bovinogadoso7136 Até nos USA e Europa boa parte dos matemáticos e Físicos são absorvidos pelo mercado financeiro, Ciência de Dados, etc, o ponto é que não tem emprego para todos os PHD´s ou mesmo bacharéis na pesquisa, chega uma hora que a pessoa precisa apenas de um emprego.

  • @lwdystardust
    @lwdystardust Рік тому +28

    Escolhi licenciatura em física, mas sinto que escolhi mais por medo do mercado de trabalho. Dar aulas não é meu foco, apesar de gostar de explicar sobre física, não sei como seria dar aulas para uma sala cheia de alunos. Quero tentar uma pós em astronomia para atuar em outros campos. Não sei se deveria mudar para bacharel, ou continuar e ver se conseguirei encarar as aulas.

    • @lucasmm
      @lucasmm  Рік тому +8

      Realmente, dar aula é um caminho "mais fácil". Não que seja uma profissão fácil, mas é um caminho muito previsível e muito conhecido.
      Mas se vc não curte dar aula, acho que não vale a pena fazer licenciatura.
      Se vc acabar decidindo dar aula, têm muitras escolas particulares que contratam não só bacharéis como engenheiros pra dar aula de física.
      Se vc já tem interesse em fazer um mestrado/doutorado em astronomia, o bacharelado vai te fazer falta, porque astronomia exige uma base matemática e física que o licenciado geralmente não tem.
      E algumas faculdades permitem que o aluno faça bach e licenc. ao mesmo tempo. Converse com a coordenação do seu curso, pq às vezes vc consegue fazer matéria dos dois cursos e formar nos dois.

    • @hyukou8185
      @hyukou8185 Рік тому

      Poisé, além do mais que na maioria das vezes você se responsabiliza por mais de uma sala, deve ser complicado em tempo de prova pra um professor

    • @elecmanuau7957
      @elecmanuau7957 Рік тому +1

      se já está a algum tempo, acho melhor continuar. Uma dica, tente fazer disciplinas do bacharelado, nem que leve um pouco mais de tempo para terminar o curso e aí vá para a pós. Sucesso para vc.

  • @limeirakonrado4273
    @limeirakonrado4273 Рік тому +10

    Licenciado em Fisica pode trabalhar com equipamentos médicos, a lei permite. Já vi muito licenciado fazer mestrado em física pura, sem ter feito bacharelado. Dizem que o degrau para o mestrado é muito alto tanto para bacharel quanto para licenciatura

    • @prsgrind8794
      @prsgrind8794 Місяць тому

      Isso é ponto fora da curva, não a regra, as Licenciaturas foram desidratadas, muitas matérias foram tiradas/simplificadas e só se vê o que é necessário para ensinar no ensino médio, a ponto de poucos conseguirem passar nas provas de ingresso para o mestrado, que são feitas pelo Exame Unificado de Pós-Graduações em Física, não é impossível, mas para conseguir passar nesta prova o cara tem que ter o mesmo nível de conhecimento dos bacharéis, ou seja, ou a pessoa faz logo bacharelado e se prepara corretamente, ou vai ter que estudar por fora pra dar conta de passar na seleção do mestrado.
      Site do exame deste ano com as informações: euf.ifi.unicamp.br/EUF/listarevento.aspx?22024EUF

  • @tarissonfloresjara2483
    @tarissonfloresjara2483 Рік тому +11

    Eu pesquisei, aqui no MS a falta é enorme por professores de física, como eu já me identificava com a área optei por fazer licenciatura em física.

    • @lucasmm
      @lucasmm  Рік тому +3

      pois é, em muitos lugares estão faltando profs de exatas. É uma profissão que sempre tem bastante demanda

  • @samuelsampaio3452
    @samuelsampaio3452 Рік тому +7

    Da pra trabalhar com refrigeração e climatização também. Vai aplicar conceitos da termologia e matemática, desenvolver projetos com dutos de ar e água gelada aplicando o conhecimento em fenômeno dos transportes. Claro que terá que se especializar mas é uma área que tem muito mercado.

  • @leonardosouza6680
    @leonardosouza6680 2 роки тому +9

    Olha esse vídeo é o que melhor explorou as diferenças e as possibilidades... Vi muitos vídeos nesse sentido em que as pessoas simplesmente ficam analisando grade dos cursos sem fazer reflexões boas.

    • @lucasmm
      @lucasmm  2 роки тому +4

      Serio? Poxa fico muito feliz! Evito ver videos com temas parecidos com os que eu faço, pra nao me influenciar. Mas que bom que minhas observações foram uteis! 😁

  • @centroverbum
    @centroverbum 9 місяців тому +3

    Faltou dizer sobre os empregos da indústria, digamos que além dessas FinTechs e empresas de patamar equiparável. De fato empregos mais comuns como desenvolvimento de software, sistemas em geral, trabalhar com AI, dados, etc, podem ser preenchidos por físicos também. Mas há também aqueles empregos mais raros, como na industria. Por exemplo, uma pessoa poderia trabalhar com semiconductors em empresas como TSMC, ASML, e outras, mas claro, para isso terá de ser um físico de altíssimo nível.

    • @lucasmm
      @lucasmm  9 місяців тому +1

      Verdade! Conheço fisicos trabalhando nessas areas! Na época eu ate pensei em falar sobre isso, mas nas gravações acabou ficando de fora

  • @joaofmcarvalho
    @joaofmcarvalho 5 місяців тому +2

    Na minha visão é melhor fazer a licenciatura e as disciplinas do bacharelado como optativas. Ser apenas bacharel é limitante. Mas nada impede um licenciado de fazer a pós graduação e ser um pesquisador.

  • @itaeldossantosamaral9315
    @itaeldossantosamaral9315 5 місяців тому +1

    O mercado para fisicos que não desejam seguir carreira academica são realmente muito grandes. Vc pode ser um fisico medico que trabalha com medicina, pode ser um fisico engenheiro que trabalha com engenharia, pode ser um fisico you tuber que produz conteudos para o you tube, pode ser um fisico advogado que trabalha no direito, pode ser um fisico cozinheiro que trabalha com gastronomia, pode ate ser um fisico Uber que trabalha como motorista de aplicativo. As possibilidades são muitas.

  • @Episteme1997
    @Episteme1997 Рік тому +5

    Adoro física! Um dia ainda quero fazer, mas não consigo ver a física dissociada (pra mim) da Academia e da pesquisa. Pra mim ser físico é isso, estudar as leis que regem a natureza, desenvolver novas teorias que expliquem melhor determinado problema, e ser físico é se maravilhar pelo estudo do universo e tentar desvendar o grande mistério da existência de tudo. Eu faria física para ser um físico na acepção total do que significa ser um físico e não para ser um serviçal de alguma empresa e ficar desenvolvendo coisa pra eles venderem e lucrarem, e acaba que estaria usando os meus conhecimentos de física não para o estudo e uma melhor compreensão da natureza e da realidade, que é o que um físico desde os primórdios fez!

    • @Episteme1997
      @Episteme1997 Рік тому +1

      @motivacaoofc Sem problemas! Estamos juntos nessa! Conhecimento é conhecimento e é lindo buscar o conhecimento só pela paixão e a curiosidade de saber mais e mais sobre as coisas!

    • @lucasmm
      @lucasmm  Рік тому +2

      esse é o espírito do verdadeiro cientista!!

  • @luizcarlosmartinssilvavenu9932
    @luizcarlosmartinssilvavenu9932 2 місяці тому +1

    Professor, faz um vídeo explicando quais os livros base de cálculo adotado pela UFJF e quais os livros de física mais adotados na UFJF para o curso de física bacharelado e licenciatura. Grato

    • @lucasmm
      @lucasmm  2 місяці тому

      Oi Luiz Carlos! Ixi, não to conseguindo arrumar tempoo pra gravar, mas te respondo aqui. Olha só, isso depende muito do prof que ta dando a matéria de cálculo. Quando eu fiz a professora usava mto o livro da Diva Flemming e Miriam Gonçalves. Mas eu estudava bastante pelo livro do Guidorizzi e do George Finlay Simmons.
      Mas, na prática, o que mais acontecia é a gnt ir pra biblioteca e pegar uns 4 livros diferentes de cálculo e ir lendo cada pedacinho da matéria em todos eles pra ver em qual a gnt conseguia entender kkkkkkk

  • @carolinabrigida4954
    @carolinabrigida4954 7 місяців тому +1

    O ngc é pegar o raciocínio lógico q adquirimos e focar na área q queremos trabalhar

  • @oresiliente1423
    @oresiliente1423 Рік тому +3

    Teu video ajudou a me definir pelo bacharelado em Fisica.
    Estou terminando licenciatura em Matemática e ja tinha me definido pela Fisica,mas o teu video trouxe outras perspectivas. Interessante tambem o ponto em que você disse que pra fazer o mestrado, o bacharelado é muito importante, eu que quero fazer mestrado nao havia pensado nisso

    • @lucasmm
      @lucasmm  Рік тому +1

      aaah fico super feliz em ter ajudado! :D
      E realmente, se quer fazer mestrado em qualquer área que não seja ensino de física, bacharelado é a melhor opção mesmo. Geralmente, o licenciado tem muito mais dificuldade pra acessar o mestrado em física.

  • @leletih
    @leletih Рік тому +3

    Recentemente numa andada pelo linkedin, vi uma grande demanda em vagas por matematicos, estatisticos, cientistas atuarios, etc. A síntese disso tudo foi que, as áreas de dados estão a procura de alunos de ciências exatas, pode ser um bom caminho.

    • @elecmanuau7957
      @elecmanuau7957 Рік тому

      sim, no momento, estão a procura de quem dá conta de fazer o trabalho.

  • @lucassalesfonseca3303
    @lucassalesfonseca3303 Рік тому +2

    Show, faço Eng de Telecom mas estou pensando em mudar para bacharel em Física, quanto mais estudo, mais fico maravilhado.

    • @Rash137_BR
      @Rash137_BR 3 місяці тому

      Tô fazendo Engenharia de Computação e tô pensando em mudar pra Física, mas ainda como muito medo de me arrepender. Eu odiei programar, mas as matérias de física e cálculo são muito daora.

  • @AlessandroHenriqueAlemiC-uz8ph
    @AlessandroHenriqueAlemiC-uz8ph 7 місяців тому

    Sua forma de se expressar com as palavras foi ótima. Vc respondeu muitas dúvidas minhas. Isso vc ainda sendo realista quanto ao mercado de trabalho. Obrigado pelo vídeo, e sucesso para vc!

  • @elecmanuau7957
    @elecmanuau7957 Рік тому +1

    Ao fazer um curso desses, há a possibilidade de ingressar num PET (programa especial de treinamento) há uma diversificação com os trabalhos realizados no PET. Além disso, tem a iniciação científica, aí há a possibilidade de adquirir conhecimentos em instrumentos de medidas e outros equipamentos. Há a possibilidade de trabalhar com programação e usar supercomputadores na iniciação científica. Entretanto, tenho notado que no mercado brasileiro há muitas dificuldades quando comparadas ao mercado americano, por exemplo. Historicamente os físicos trabalharam ativamente para produção de tecnologias, por exemplo, como observado na área de eletrônica, talvez por isso sejam mais aceitos nas empresas americanas. Com o surgimento da engenharia física, talvez o bacharelado deva ser repensado no Brasil.

  • @bovinogadoso7136
    @bovinogadoso7136 Рік тому +3

    Há muitos vídeos falando em bacharelado x licenciatura, mas nenhum (inclusive este) fala se há ou não melhor aceitação do bacharel em relação ao licenciado no mercado de trabalho fora da escola ou academia. Por exemplo, numa vaga de cientista de dados, ou numa vaga do mercado financeiro, o bacharel tem preferência em relação ao licenciado?

    • @lucasmm
      @lucasmm  Рік тому +3

      Ninguém fala sobre isso pq ninguém tem essa informação provavelmente rsrs. A gente não tem essa estatística de qual perfil tem melhor aceitação, bacharel ou licenciado. Mas pelo que já conversei por aí, muitas empresas tão muito mais preocupadas com o que a pessoa de fato sabe fazer do que com o diploma dela. Tanto que muitas vagas nem exigem um curso superior específico. Não importa se a pessoa fez matemática, física, computação, engenharia... ou se ela fez bacharelado ou licenciatura. Importa se ela sabe programar, quais linguagens de programação ela sabe, o quão rápido ela resolve um problema, se ela tem um bom raciocínio lógico, etc. Mas assim, isso é mais um achismo meu (baseado em um universo muito pequeno de casos que eu vi).

  • @isadoracarvalho5945
    @isadoracarvalho5945 2 роки тому +4

    Conteúdo excelente!!

  • @domregisdeorleans
    @domregisdeorleans Рік тому +2

    Essa é para você que tem licenciatura em Física e já atuou em várias áreas afins da Educação Escolar.
    Sabemos que temos um quase apagão no ensino médio, na área de exatas, pelo menos no ensino público e isso se reflete no total desconhecimento dessas matérias por alunos que concluem esse ciclo e é claro que você percebeu isso há muito tempo.
    Pergunto: Isso não lhe causa angústia? Você produziu alguma matéria com sugestões para pelo menos melhorar a qualidade do ensino de Física no Ensino Médio?
    Acredito que sim e que ficou mais angustiado ainda, por perceber que as pessoas que têm poder na área da Educação sequer ouviram ou leram as suas propostas, mas gostaria de ouvir de você, com toda sinceridade que lhe é peculiar.

    • @lucasmm
      @lucasmm  Рік тому +3

      Pergunta complexa, Reginaldo rsrs. Com certeza, essa angústia existe em todos nós que estamos na linha de frente da educação básica.
      Na época da graduação eu fiz pesquisa na área de ensino de ciências, mas cada pesquisa individualmente dá uma contribuição muito pequena para o todo, é uma gotinha no oceano.
      Pra mim, o que os professores podem fazer é transformar a realidade local, é dar a melhor formação (intelectual e humana) possível para os seus alunos.
      Agora, as grandes transformações na educação se fazem somente na esfera política. É com políticas públicas, de preferência baseadas em evidências científicas. E o nosso papel individual nessa esfera é através do voto, da participação pública, da manifestação, e até de mostrar pros nossos alunos a importância da política e de estar bem informado.
      E é aquela coisa, eu sinceramente prefiro que meu aluno saia da escola sabendo interpretar um texto, se comunicar, e tendo uma noção mínima do que é a ciência e o papel dela pra humanidade e uma mínima consciência política, do que alguém que só sabe aplicar um monte de fórmula de física e tira 10 em todas as provas.
      Acho que quando a gente vai fazendo nossa parte, impactando positivamente na vida de algumas pessoas (mesmo que poucas) e usando a nossa voz e conhecimento pra participar do debate público, aquela angústia é minimizada.
      Minha resposta certamente não deu conta de responder tudo que está dentro das suas perguntas hahaha mas eu gastaria muuito tempo e muuitas palavras pra dissecar esse assunto. Quem sabe não faço um vídeo sobre isso? rsrs
      Abraços! E obrigado pelo comentário!

  • @arthur04ification
    @arthur04ification Рік тому +3

    É um possível fazer licenciatura e assim que terminar reingressar no bacharelado e terminar as matérias faltantes? Tipo sem fazer vestibular novamente? Faço Eng na Unicamp e mudarei pra física licenciatura na UFSC(por ser noturno e conseguir trabalhar de dia).

    • @lucasmm
      @lucasmm  Рік тому +3

      É possível sim. Muita gente faz os dois ao mesmo tempo e algumas pessoas fazem em sequência. Mas converse com a coordenação do seu curso, porque os detalhes de como fazer isso pode variar de uma universidade pra outra. Na coordenação eles vão te explicar melhor como fazer essa transição sem precisar de um novo vestibular!

  • @celiogonsalves6758
    @celiogonsalves6758 2 роки тому +3

    Eu faço os dois GD : Licenciatura e o bacharelado em matemática.

    • @lucasmm
      @lucasmm  2 роки тому

      É uma boa fazer os dois! Leva pouco tempo a mais pra formar ne, e sai com os dois diplomas

    • @celiogonsalves6758
      @celiogonsalves6758 2 роки тому +2

      @@lucasmm Sim, com certeza, muito bom!

  • @borlyk1466
    @borlyk1466 Рік тому +1

    Eu vou além, pretendo ter um PhD.

  • @pedrofranca8600
    @pedrofranca8600 Рік тому +2

    Acho um Físico ou matemático ainda mais qualificado para a área de tecnologia que os próprios formados em tecnologia. Para ter sobrevivido a um bacharelado em física ou matemática, qualquer coisa fica fácil ksksks. Acredito que a capacidade de resolver problemas de ambos é monstruosa. Sonho em mudar pro bacharelado , mas na minha faculdade as disciplinas da licenciatura não suprem a do bacharelado ,por exemplo , já paguei cálculo 1 e eu teria que pagar tudo denovo ,tlgd? Eles entendem que pro bacharelado a disciplina é dada com mais rigor , o que eu discordo, tive um professor do cão pea cálculo1. Skksksks infelizmente não tive a noção que queria fazer bacharelado cedo. ;-;

    • @lucasmm
      @lucasmm  Рік тому

      hahahaha verdade. E tem muita empresa que contrata físicos e matemáticos mesmo.
      Agora, que estranho isso de não dar pra aproveitar matéria. Isso é muito ruim, porque tem mta gente que opta por fazer as duas coisas ne.
      Nas faculdades que eu conheço, as disciplinas são as mesmas para bach ou lic. O que muda é quais disciplinas cada curso faz.

    • @pedrofranca8600
      @pedrofranca8600 Рік тому

      @@lucasmm eu estudo na UFPE(federal de Pernambuco) aqui a gente que faz licenciatura , se quiser trocar para engenharia ou bacharelado tem que pagar tudo denovo. Infelizmente não tem aproveitamento.

    • @TheMrMiguel123
      @TheMrMiguel123 Рік тому

      @@pedrofranca8600 eae to pensando em fazer fisica bach na ufpe tb kk

    • @pedrofranca8600
      @pedrofranca8600 Рік тому

      @@TheMrMiguel123 se você está disposto a estudar MUITO , faça. Agora entre sabendo muita trigonometria e funções, que o resto você vai desenrolando. Se quiser pode pesquisar por "cálculo 1" e ir estudando limite , derivada e integral antes , porque é muito puxado estudar física 1 , cálculo 1 e geometria analítica no mesmo período. Geometria analítica no 1° período, você estuda de forma vetorial,não adianta ver vídeo aula no UA-cam para ensino médio. Pesquise por "João gondim , geometria analítica " não tenho certeza se é esse o nome dele , mas é algo assim ksksks. Mas saiba que é só pesquisa e você vai viver pra faculdade por 5 anos no mínimo ksksk . Entre certo de que é o que você quer .

  • @Lindembe
    @Lindembe 11 місяців тому +2

    Fala lucas tudo bem!? Pretendo fazer o curso de física e em seguida prestar concurso público para policia científica para ser perito criminal. Qual seria o melhor, bacharelado ou licenciatura?

    • @lucasmm
      @lucasmm  11 місяців тому

      opa, tudo tranquilo! Olha, pelo que eu me lembro da prova, o nível de cobrança na parte da física nem é a pior parte. Vc vai precisar se dedicar muito às outras matérias que caem. Se não me engano tem prova também de português, de legislação, e talvez outras.
      Agora, entre bacharelado e licenciatura eu acho que tanto faz. Bacharelado tem matérias que tão em um nível de dificuldade infinitamente maior do que aquilo que a prova cobra. Então, acredito que tanto licenciatura quanto bacharelado te ajudariam a se preparar pra essa prova na parte da física. Mas de qualquer forma, vale a pena pegar editais de anos anteriores e ver o conteúdo programático da prova, ou mesmo pegar as provas anteriores na internet pra ver o nível de cobrança.

  • @filosofiction2314
    @filosofiction2314 7 місяців тому

    faço licenciatura em física no ifrj. minha escolha pela licenciatura deu-se por motivos pragmáticos: sou professor de filosofia (fiz graduação, mestrado e doutorado) e trabalho o dia inteiro. o curso de licenciatura em física é no turno da noite e perto da minha casa. penso em fazer um mestrado em física (caso eu consiga me formar). parabéns pelo excelente vídeo.

    • @Beunic1
      @Beunic1 5 місяців тому

      Massa cara! Eu tô me licenciando em filosofia pela Uninter. Tava pensando também em me bacharelar em filosofia. Mas também penso numa pós lato sensu, pois mestrado estou sem tempo. Tá desistindo filosofia?

    • @filosofiction2314
      @filosofiction2314 5 місяців тому

      @@Beunic1opa, espero que você goste do curso de filosofia. estou fazendo física por dois motivos: I) quero expandir o leque. já sou professor do estado. vai me ajudar muito. II) fazer física sempre foi o meu sonho. espero que eu consiga realizá-lo. agradeço pela mensagem.

  • @fernxndesofc
    @fernxndesofc 7 місяців тому

    Não sei em qual Universidade essa galera frequentou para dizer que um Licenciado não teria base para encarar uma pós em Física. Na minha não tem isso. O degrau para o mestrado em física é alto tanto pro licenciado quanto para o Bacharel. Não é uma disciplina de eletro 2 e quântica 2 que vai mudar isso não.

  • @iagozz9456
    @iagozz9456 2 роки тому +4

    queria fazer fisica, porem tenho muiiiita dificuldade em fazer qualquer tipo de calculo, na faculdade vc ja tem q saber bastante ou eles ensinam do 0 msm?

    • @lucasmm
      @lucasmm  2 роки тому +6

      Então, Iago... depende do que vc chama de "do 0" hehe. Acredito que varia um pouco de uma faculdade pra outra, mas geralmente a primeira matéria de cálculo vc vai voltar lá no começo de funções (que é matéria do 1º ano do ensino médio) e o começo de geometria analítica, que é bem basicão mesmo. O problema é que avança rápido e vc tem que se dedicar bem pra acompanhar.
      Eu já vi mta gente que tinha muuuuitas dificuldades com matemática que caminharam bem no curso de física, mas qto mais dificuldade vc tem, mais vc tem que se dedicar ne. Dá pra aprender, mesmo não sabendo nada, mas exige um esforço. E quanto mais vc gosta de física e matemática menos difícil vai ser.

    • @iagozz9456
      @iagozz9456 2 роки тому +1

      @@lucasmm ok obrigado :) vou estudar bastante

  • @owilliamferreira.o
    @owilliamferreira.o 2 роки тому +1

    amei! faz mais video assim!

  • @arthur04ification
    @arthur04ification Рік тому +2

    E tu saiu direto da licenciatura e conseguiu trabalhar com material didático? Já sabia escrever, mexer com essas coisas de livro? Não sei editar nada. Kkkk

    • @lucasmm
      @lucasmm  Рік тому +2

      kkkk Assim que eu formei em física eu entrei no mestrado em divulgação científica. Nesse período, eu entrei pra rede de blogs da Unicamp e criei meu blog Ciência Nerd (em 2017). Lá que eu comecei a escrever sobre divulgação científica. Aí depois que terminei o mestrado, a Ciência Hoje me achou (por causa do blog) e esses outros trabalhos de escrita e revisão foram aparecendo também.
      Mas realmente, escrever divulgação científica e material didático não é algo que se aprende na faculdade, mas é algo que você sozinho consegue ir desenvolvendo.

    • @arthur04ification
      @arthur04ification Рік тому

      @@lucasmm Tem alguma referência bibliográfica pra me introduzir a divulgação e material didático?

  • @leonardomonteiro7610
    @leonardomonteiro7610 Рік тому +1

    Assim como em outros cursos como biologia, tem como eu fazer licenciatura e bacharelado?

    • @lucasmm
      @lucasmm  Рік тому

      Tem sim. Vários cursos têm tanto o bacharelado quanto a licenciatura: biologia, história, geografia, física, matemática, química, educação física, música...

  • @barberdogbrasil9552
    @barberdogbrasil9552 2 роки тому +3

    Mano o melhor vídeo!!! Cara eu tenho 37 anos e me sinto velho para cursar física, você achar que essa questão da idade atrapalha no mercado de trabalho para Físicos?

    • @lucasmm
      @lucasmm  2 роки тому +5

      obrigado pelo comentário!! Fico feliz que tenha gostado! :D
      Bom, em primeiro lugar vc ta super novo poxa. Tenho uma colega que era fonoaudióloga e resolveu cursar física na USP com 60 anos de idade. Em 2016, ela estava já no mestrado em divulgação científica (que foi onde nos conhecemos) e agora já deve estar terminando o doutorado. Então, sempre é tempo para recalcular a rota e buscar novos ares profissionais e academicos.
      Agora, sobre emprego é difícil responder. Se sua intenção com o curso de física for pra dar aula, eu tenho certeza que você consegue emprego sem muuito sofrimento, antes mesmo de formar vc consegue. Agora, emprego para bacharel é mais difícil, pela questão que eu falo no vídeo de não ter uma reserva de mercado. Eu imagino que as empresas que contratem físicos pra cargos juniores, busquem pessoas mais jovens e com bons conhecimentos em computação. Mas assim, tudo depende da empresa tb.
      Se sua intenção é trabalhar com a física profissionalmente, vale a pena procurar físicos cujas trajetórias vc pode se inspirar e que estão em lugares que vc gostaria de chegar. Como não foi esse o caminho que segui na física, eu fui para a comunicação e a sala de aula, não consigo te ajudar mto mais do que isso.
      Mas espero ter te dado uma pequena luz rsrs
      Abraços!!

    • @victorhugo2902
      @victorhugo2902 Рік тому

      Mano,ingressei esse mês no bacharel de física e tem um cara de 58 anos na minha turma

    • @bovinogadoso7136
      @bovinogadoso7136 Рік тому

      Em física e matemática não é raro encontrar pessoas mais velhas. E sim, idade atrapalha muito no mercado de trabalho, não só para física, mas para todas as profissões.

  • @silverwolf8055
    @silverwolf8055 10 місяців тому

    Estou pensando em fazer bacharelado em física pela cruzeiro do sul, 3 anos, e depois fazer 1 ano de licenciatura (física 2.0). Me pareceu melhor que fazer os 4 anos da licenciatura.

  • @MFNfernandes
    @MFNfernandes 9 місяців тому +1

    vale apena fazer bacharel depois de licenciatura?

    • @lucasmm
      @lucasmm  9 місяців тому

      Ah, depende do seu objetivo. Se quiser dar aula na educação basica ou fazer pesquisa na area de educação, bacharelado n vai servir de mta coisa nao. Mas se quiser ir pra outras areas da fisica ou dar aula no ensino superior, ai o bacharel faz falta.

  • @yasminrodriguesdutra3785
    @yasminrodriguesdutra3785 Рік тому +1

    Para ser professor pesquisador, tenho que ser formado em licenciatura?

    • @lucasmm
      @lucasmm  Рік тому +1

      Oi Yasmin. Qualquer curso, seja bacharelado ou licenciatura, já te possibilita fazer um concurso para ser professora e pesquisadora de uma universidade. Mas o curso sozinho não é o suficiente. Você precisa ter um mestrado e, na maioria dos concursos, um doutorado também.

  • @gustavosobreirabarroso3846
    @gustavosobreirabarroso3846 8 місяців тому

    Para ser professor de ensino superior preciso fazer doutorado ou dá pra tentar ser professor de ensino superior com mestrado?

    • @VitorDeodato-dh5mp
      @VitorDeodato-dh5mp 4 місяці тому

      Maioria das universidades pede no mínimo doutorado.

  • @vitorrocha9969
    @vitorrocha9969 10 місяців тому

    Teria como fazer um video falando sobre a grade curricular do bacharelado da Uninter?
    esse é o link da grade, antes só tem que colocar o endereço base do site
    /graduacao-ead/curso-matematica-bacharelado/?action=pdf&id=3505