Boa tarde, tenho Taee3 em carteira desde 04/2022. Empresa robusta, bons indicadores, sem extress até o momento e além de tudo bom dy. Hoje pela manhã comprei mais algumas ações aproveitando as quedas, atualmente representa 7% do meu total investido. Em relação ao final do contrato (2030), acredito e aposto que novos contratos serão fechados. Imaginamos que se acontecer dela perder 30% de seus contratos e que o DY venha a cair 30%, considerando os dy dos ultimos 5 anos a queda seria para um dy aproximadamente de 6,5% (estimado), na minha opinião ainda um bom dy! Esse é meu pensamento e minha opinião em relação a Taesa.
3 місяці тому+1
Boa tarde Emerson!! Obrigado pela participação e bons estudos!!
Top os pontos levantados, tenho taesa e vou continuar aportando. Uma empresa com a expertise deles, obviamente deve ter um plano estratégico para as renovações e aquisições. Bom ficar ligado.
Tbm não vejo como grande oportunidade no momento. Mas ninguém larga ơ osso. Esperava ela na faixa de 32.00.
3 місяці тому+2
Boa tarde!! Pois é... é como eu falei... "QUEM TEM É FICAR COMPRADO" por que o yield ainda vale a pena... E quem quer comprar, o ideal é ter margem de segurança maior. Vamos seguir de olho.
Tenho pouco de TAEE3, comecei agora. Muito boa análise e ficou o alerta sobre esses vencimentos de contratos, mas concordo contigo alerta para médio prazo em diante. Abraço.
Ótima análise! Mais eu me sinto confortável com taesa, isa vai se alavancar também, ganhou muitos leilões e tem que por estes projetos de pé, eletrobrás praticamente não paga dividendos, além de também não estar barata e o mesmo vale pra alupar isso na minha humilde opinião, portanto sigo comprado e provavelmente comprado mais taesa.
3 місяці тому
Boa tarde! Obrigado pela participação e bons estudos!
Renovação de contrato de concessão de linha de transmissão se transformou em segredo guardado a sete chaves por quem entende de Bolsa de Valores. Só repetem ad nauseam que os contratos mais rentáveis da Taesa vão encerrar em 2030 (e mais alguns até 2032, é bom ficar atento).
3 місяці тому
Bom dia!! Na verdade NÃO TEM SEGREDO algum. Ao fim do contrato, os ativos são da união... o que pode ocorrer é... UM NOVO LEILÃO, ou o orgão regulador pode oferecer a possibilidade da empresa prorrogar a conseção. É ISSO! A questõa é que em ambas as possibilidadades a TAESA terá que fazer um desembolso grande, seja para competir nesse suposto novo leilão, ou aceitar a proposta para prorrogar a concessão pagando valor X determinado. Isso só saberemos quando chegar próximo do vencimento... E no fim das contas, a questão ALAVANCÁGEM da empresa hoje ja invibiliza isso... 2030 é logo alí para empresas desse setor... Por isso temos que seguir acompanhando, RESULTADOS da empresa como a alavancagem vai se comportar... tem muita pergunta sem resposta... TAESA é case de estudo daqui pra frente... Obrigado bons estudos!
Olá, meu amigo. Quem se dispõe a estudar o segmento de transmissão sabe de tudo isso que você relatou (Decreto 11.314 além dos conteúdos dos contratos). O problema é que os influenciadores do ramo de nvestimentos informam de maneira incompleta e fica parecendo que o término de um contrato de transmissão é o fim do mundo quando as linhas continuarão existindo e vão precisar de alguma empresa para continuar as operando e, caso o retorno continue atrativo, a Taesa pode disputar esses leilões, ganhar e perder apenas uma parte da receita que ela tinha. Seu canal é excelente e obrigado pelos seus vídeos.
3 місяці тому
@@almirsantanna4961 Reamlmente, vocÊ tem razão... por mais que seja algo óbvio, o fato do ativo continuar existindo e ter que ser operado por alguém... as veses a forma como é dita em vídeos, pode não ser tão clara para todos... Vamos continaur melhorando a clareza de informações, e levando a informação a diante... Obrigado! Fico feliz por contribuir. Sucesso!
Bom dia. Com ações que tenham mais de um ticker, como escolher a melhor? O que fazer?
3 місяці тому+1
Boa tarde!! Muito pessoal... tem algumas diferenças, mas pro pequeno investidor a maioria é irrelvante. Se vc investe com milhões o melhor é oprtar pela final 11 pois tem mais liquidez.... Tem Algumas questões que vale observar como: Algumas empresas com ações preferenciais final 4 pagam 10% mais em dividendos como a SAPR4 (EXEMPLO) Então pra quem investe com pouco, seria interessante a PREFERENCIAL final 4... NÃO SÓ pelo dividendos maior, mas tbm pelo valor da cota mais baixo. Já quem investe com milhões... vai de UNIT final 11 pois tem as duas classes mais a liquidez... Na prática é por ai... Mas se for olhar a teoria a risca e a lógica de sócio o ideal seria a ON final 3.... srsrsr em fim... vai da sua realidade... qualquer dúvida me retorne. Bons estudos!
Uma saída da taesa Luis seria uma subscrição de ações e usar esse aumento de capital para investir ou reduzir as dívidas.
3 місяці тому
Boa tarde!! Sim, é uma opção... isso foi especulado um tempo atrás, saiu até matéria sobre... e o mercado penalizou feio as ações... Então a empresa ja sabe que o mercado não quer isso. Vamos seguir de olho, mas em algum momento ela terá que se mover, e ser mais clara tbm quanto a isso...
Isto é um segredo guardado a sete chaves pelos entendidos de Bolsa de Valores. Ninguém esclarece esse assunto, só repetem ad nauseam que os contratos mais rentáveis da Taesa vão se encerrar em 2030 (e mais alguns até 2032, é bom ficar atento) mas ninguém comenta sobre as renovações desses mesmos contratos.
3 місяці тому+1
Boa tarde André! Sim, tem a possibilidade. MASSS... os ativos quem concede é a união, por meio do leilão. Ao final do contrato o tramite correto é REALIZAR um novo leilão, porém o orgão regulador pode oferecer a empresa a possibilidade de prorrogar a concessão. Mas observe que: São detalhes que dependem do governo, ISSO NINGUÉM SABE... pois pode ser outro governo quando chegar lá, pode ser outra regulamentação do setor... até lá haverá novas empresas entrantes... em fim, talvez por isso as empresas não entrem nesse merito... E sempre trabalhem em antecipado buscando a reposição do portfólio com seus próprios esforços... Aí no fim das contas a TAESA esbarra na questão da ALAVANCÁGEM. O video eu falei mais dos contratos... porém o que pesa pra taesa é a dívida que inviabiliza essa questão... É por ai.. se tiver dúvidas mande aqui. Obrigado e bons estudos!
E a Taesa não teria nenhum contrato que começara a ganhar nos próximos anos?
3 місяці тому
Boa tarde! Se não me engano ela tem 4 projetos novos que ja estao em fase operacional.. ainda não em 100% mas ja bem adiatados... Porém, são pequenos frente a RAP a vencer.
Pois é. Então já não começa do zero a buscar os contratos terminados em 2030...
3 місяці тому
@@marcosmottin827 As empresas estão o tempo todo renovando o portfólio, exatamente como a TRPL tem feito, e por isso é importante preservar a saúde financeira pra ter condições de fazer isso. A taesa nao pode esperar 2030 chegar... pra atomar providencia... como eu mostrei ai, um lote mediano leva uns 5 anos pra ficar operante... imagina ela repor tudo o que ela vai perder nesse prazo tão curto... essa é a questão... e a alavancágem atual da empresa atrapalha isso aocntecer em tempo habil. Mas, ainda pode vir algo positivo... a taesa é antiga no mercado, sabe trabalhar... É como eu disse no vídeo: É O PONTO DE ATENÇÃO.
vender taesa é um pecado...lembro da trpl4 la por 2013 e 2014 que apanhou bastante naquela época...chegou a cair uns 30% com a MP do setor elétrico da Dilma...andou de lado e apanhou bastante até 2015....depois recuperou...o mesmo vale para taesa.
Olá Luis. Sou acionista de Taesa e penso em manter minhas ações no longo prazo. Obrigado e parabéns pela excelente análise. Não conheço os contratos de concessão, mas acredito que incluam cláusulas dispondo sobre condições para renovação das concessões que vencem em 2030, condições estas que, no meu entender devem contemplar direitos de preferência para a Taesa. Vc poderia esclarecer este ponto?
Isto é um segredo guardado a sete chaves pelos entendidos de Bolsa de Valores. Ninguém esclarece esse assunto, só repetem ad nauseam que os contratos mais rentáveis da Taesa vão se encerrar em 2030 (e mais alguns até 2032, é bom ficar atento) mas ninguém comenta sobre as renovações desses mesmos contratos.
@@almirsantanna4961 Creio ser um ponto importante, mas que não é mencionado nas análises. Creio que os contratos de concessão sejam documentos de domínio público. Enquanto aguardo um retorno do Luis, vou procurar nos sites da ANEEL e do RI da TAESA. Abs
3 місяці тому
Boa tarde Claudio!! Realmente é um ponto que não é abordado no RI das empresas. Porém, os ativos quem concede é a união, por meio do leilão. Ao final do contrato o tramite correto é REALIZAR um novo leilão, porém o orgão regulador pode oferecer a empresa a possibilidade de prorrogar a concessão. Mas observe que: São detalhes que dependem do governo, ISSO NINGUÉM SABE... pois pode ser outro governo quando chegar lá, pode ser outra regulamentação do setor... até lá haverá novas empresas entrantes... em fim, talvez por isso as empresas não entrem nesse merito... E ainda sobre a TAESA, não muda a pressão... pois mesmo que ao final de 2030 os atuais contratos voltem a lailão... ela teria que desembolsar uma gana alta para ganhar, da mesma forma que se for oferecido a empresa a possibilidade de extensão do contrato, este também não seria de graça. Aí no fim das contas a TAESA esbarra na questão da ALAVANCÁGEM. por exemplo Se fosse hoje esse movimento, eu creio que ela nao teria condições de bancar... no minimo teria que CORTAR mesmo na raiz o dividendo pra isso... O video eu falei mais dos contratos... porém o que pesa pra taesa é a dívida que inviabiliza essa questão... É por ai.. se tiver dúvidas mande aqui. Obrigado e bons estudos!
VOCÊ INVESTE EM TAESA? TAEE11
sim
Sim
Sim
Eu troquei minhas TAEE11 por TRPL4 em março. Vendi a 36,10.
Tenho e ainda vou continuar comprando!
Taesa vai dar muita alegria ainda, pra quem tiver paciência
Boa tarde, tenho Taee3 em carteira desde 04/2022. Empresa robusta, bons indicadores, sem extress até o momento e além de tudo bom dy. Hoje pela manhã comprei mais algumas ações aproveitando as quedas, atualmente representa 7% do meu total investido.
Em relação ao final do contrato (2030), acredito e aposto que novos contratos serão fechados. Imaginamos que se acontecer dela perder 30% de seus contratos e que o DY venha a cair 30%, considerando os dy dos ultimos 5 anos a queda seria para um dy aproximadamente de 6,5% (estimado), na minha opinião ainda um bom dy! Esse é meu pensamento e minha opinião em relação a Taesa.
Boa tarde Emerson!! Obrigado pela participação e bons estudos!!
Vendi copel que estava com 60% de valorização e peguei tudo em Taesa
Top os pontos levantados, tenho taesa e vou continuar aportando. Uma empresa com a expertise deles, obviamente deve ter um plano estratégico para as renovações e aquisições. Bom ficar ligado.
Boa tarde! Seguimos de olho. Bons estudos!
Tbm não vejo como grande oportunidade no momento. Mas ninguém larga ơ osso. Esperava ela na faixa de 32.00.
Boa tarde!! Pois é... é como eu falei... "QUEM TEM É FICAR COMPRADO" por que o yield ainda vale a pena... E quem quer comprar, o ideal é ter margem de segurança maior. Vamos seguir de olho.
So olhando por enquanto, analize muito boa, permaneco observando
Obrigado e bons estudos!
Eu tenho taee4 , estou no negativo, mas ainda vou comprar um pouco
Só mantendo
Estamos juntos!
Obrigada pelos ensinamentos
Boa tarde! Eu que lhe agradeço pela participação. Bons estudos!
Tenho pouco de TAEE3, comecei agora. Muito boa análise e ficou o alerta sobre esses vencimentos de contratos, mas concordo contigo alerta para médio prazo em diante. Abraço.
Boa tarde!! Vamos seguir acompanhando. Bons estudos!
Comprando cada vez mais
Faz um vídeo específico sobre a Allupar por favor
Boa tarde!! Obrigado pela sugestão :D
Ótima análise!
Mais eu me sinto confortável com taesa, isa vai se alavancar também, ganhou muitos leilões e tem que por estes projetos de pé, eletrobrás praticamente não paga dividendos, além de também não estar barata e o mesmo vale pra alupar isso na minha humilde opinião, portanto sigo comprado e provavelmente comprado mais taesa.
Boa tarde! Obrigado pela participação e bons estudos!
Já tive, mas no momento estou de fora.
Muito obrigado pela excelente análise. Por enquanto não comprarei TAESA
Taesa faz dívida pra pagar dividendos.
Taesa está muito cara no momento
Estou com 410 taesa quero chega a 1000 ações até o o próximo ano.
Opa!! Bom dia! Obrigado pela participação e bons estudos!
Boa cia
AINDA ESTOU MANTENDO
Renovação de contrato de concessão de linha de transmissão se transformou em segredo guardado a sete chaves por quem entende de Bolsa de Valores. Só repetem ad nauseam que os contratos mais rentáveis da Taesa vão encerrar em 2030 (e mais alguns até 2032, é bom ficar atento).
Bom dia!! Na verdade NÃO TEM SEGREDO algum. Ao fim do contrato, os ativos são da união... o que pode ocorrer é... UM NOVO LEILÃO, ou o orgão regulador pode oferecer a possibilidade da empresa prorrogar a conseção. É ISSO! A questõa é que em ambas as possibilidadades a TAESA terá que fazer um desembolso grande, seja para competir nesse suposto novo leilão, ou aceitar a proposta para prorrogar a concessão pagando valor X determinado. Isso só saberemos quando chegar próximo do vencimento... E no fim das contas, a questão ALAVANCÁGEM da empresa hoje ja invibiliza isso... 2030 é logo alí para empresas desse setor... Por isso temos que seguir acompanhando, RESULTADOS da empresa como a alavancagem vai se comportar... tem muita pergunta sem resposta... TAESA é case de estudo daqui pra frente... Obrigado bons estudos!
Olá, meu amigo. Quem se dispõe a estudar o segmento de transmissão sabe de tudo isso que você relatou (Decreto 11.314 além dos conteúdos dos contratos). O problema é que os influenciadores do ramo de nvestimentos informam de maneira incompleta e fica parecendo que o término de um contrato de transmissão é o fim do mundo quando as linhas continuarão existindo e vão precisar de alguma empresa para continuar as operando e, caso o retorno continue atrativo, a Taesa pode disputar esses leilões, ganhar e perder apenas uma parte da receita que ela tinha. Seu canal é excelente e obrigado pelos seus vídeos.
@@almirsantanna4961 Reamlmente, vocÊ tem razão... por mais que seja algo óbvio, o fato do ativo continuar existindo e ter que ser operado por alguém... as veses a forma como é dita em vídeos, pode não ser tão clara para todos... Vamos continaur melhorando a clareza de informações, e levando a informação a diante... Obrigado! Fico feliz por contribuir. Sucesso!
Bom dia. Com ações que tenham mais de um ticker, como escolher a melhor? O que fazer?
Boa tarde!! Muito pessoal... tem algumas diferenças, mas pro pequeno investidor a maioria é irrelvante. Se vc investe com milhões o melhor é oprtar pela final 11 pois tem mais liquidez.... Tem Algumas questões que vale observar como: Algumas empresas com ações preferenciais final 4 pagam 10% mais em dividendos como a SAPR4 (EXEMPLO) Então pra quem investe com pouco, seria interessante a PREFERENCIAL final 4... NÃO SÓ pelo dividendos maior, mas tbm pelo valor da cota mais baixo. Já quem investe com milhões... vai de UNIT final 11 pois tem as duas classes mais a liquidez... Na prática é por ai... Mas se for olhar a teoria a risca e a lógica de sócio o ideal seria a ON final 3.... srsrsr em fim... vai da sua realidade... qualquer dúvida me retorne. Bons estudos!
Uma saída da taesa Luis seria uma subscrição de ações e usar esse aumento de capital para investir ou reduzir as dívidas.
Boa tarde!! Sim, é uma opção... isso foi especulado um tempo atrás, saiu até matéria sobre... e o mercado penalizou feio as ações... Então a empresa ja sabe que o mercado não quer isso. Vamos seguir de olho, mas em algum momento ela terá que se mover, e ser mais clara tbm quanto a isso...
troquei por trpl4.
top
Não há possibilidade de renovar por mais tempo esses lotes??
Isto é um segredo guardado a sete chaves pelos entendidos de Bolsa de Valores. Ninguém esclarece esse assunto, só repetem ad nauseam que os contratos mais rentáveis da Taesa vão se encerrar em 2030 (e mais alguns até 2032, é bom ficar atento) mas ninguém comenta sobre as renovações desses mesmos contratos.
Boa tarde André! Sim, tem a possibilidade. MASSS... os ativos quem concede é a união, por meio do leilão. Ao final do contrato o tramite correto é REALIZAR um novo leilão, porém o orgão regulador pode oferecer a empresa a possibilidade de prorrogar a concessão. Mas observe que: São detalhes que dependem do governo, ISSO NINGUÉM SABE... pois pode ser outro governo quando chegar lá, pode ser outra regulamentação do setor... até lá haverá novas empresas entrantes... em fim, talvez por isso as empresas não entrem nesse merito... E sempre trabalhem em antecipado buscando a reposição do portfólio com seus próprios esforços... Aí no fim das contas a TAESA esbarra na questão da ALAVANCÁGEM. O video eu falei mais dos contratos... porém o que pesa pra taesa é a dívida que inviabiliza essa questão... É por ai.. se tiver dúvidas mande aqui. Obrigado e bons estudos!
E a Taesa não teria nenhum contrato que começara a ganhar nos próximos anos?
Boa tarde! Se não me engano ela tem 4 projetos novos que ja estao em fase operacional.. ainda não em 100% mas ja bem adiatados... Porém, são pequenos frente a RAP a vencer.
Pois é. Então já não começa do zero a buscar os contratos terminados em 2030...
@@marcosmottin827 As empresas estão o tempo todo renovando o portfólio, exatamente como a TRPL tem feito, e por isso é importante preservar a saúde financeira pra ter condições de fazer isso. A taesa nao pode esperar 2030 chegar... pra atomar providencia... como eu mostrei ai, um lote mediano leva uns 5 anos pra ficar operante... imagina ela repor tudo o que ela vai perder nesse prazo tão curto... essa é a questão... e a alavancágem atual da empresa atrapalha isso aocntecer em tempo habil. Mas, ainda pode vir algo positivo... a taesa é antiga no mercado, sabe trabalhar... É como eu disse no vídeo: É O PONTO DE ATENÇÃO.
vender taesa é um pecado...lembro da trpl4 la por 2013 e 2014 que apanhou bastante naquela época...chegou a cair uns 30% com a MP do setor elétrico da Dilma...andou de lado e apanhou bastante até 2015....depois recuperou...o mesmo vale para taesa.
Ou seja, a Taesa vai falir 😂😂😂😂😂
VAI NÃO! rsrsrs... como eu expliquei no vídeo ela pode perder receita...
Olá Luis. Sou acionista de Taesa e penso em manter minhas ações no longo prazo. Obrigado e parabéns pela excelente análise. Não conheço os contratos de concessão, mas acredito que incluam cláusulas dispondo sobre condições para renovação das concessões que vencem em 2030, condições estas que, no meu entender devem contemplar direitos de preferência para a Taesa. Vc poderia esclarecer este ponto?
Isto é um segredo guardado a sete chaves pelos entendidos de Bolsa de Valores. Ninguém esclarece esse assunto, só repetem ad nauseam que os contratos mais rentáveis da Taesa vão se encerrar em 2030 (e mais alguns até 2032, é bom ficar atento) mas ninguém comenta sobre as renovações desses mesmos contratos.
@@almirsantanna4961 Creio ser um ponto importante, mas que não é mencionado nas análises. Creio que os contratos de concessão sejam documentos de domínio público. Enquanto aguardo um retorno do Luis, vou procurar nos sites da ANEEL e do RI da TAESA. Abs
Boa tarde Claudio!! Realmente é um ponto que não é abordado no RI das empresas. Porém, os ativos quem concede é a união, por meio do leilão. Ao final do contrato o tramite correto é REALIZAR um novo leilão, porém o orgão regulador pode oferecer a empresa a possibilidade de prorrogar a concessão. Mas observe que: São detalhes que dependem do governo, ISSO NINGUÉM SABE... pois pode ser outro governo quando chegar lá, pode ser outra regulamentação do setor... até lá haverá novas empresas entrantes... em fim, talvez por isso as empresas não entrem nesse merito... E ainda sobre a TAESA, não muda a pressão... pois mesmo que ao final de 2030 os atuais contratos voltem a lailão... ela teria que desembolsar uma gana alta para ganhar, da mesma forma que se for oferecido a empresa a possibilidade de extensão do contrato, este também não seria de graça. Aí no fim das contas a TAESA esbarra na questão da ALAVANCÁGEM. por exemplo Se fosse hoje esse movimento, eu creio que ela nao teria condições de bancar... no minimo teria que CORTAR mesmo na raiz o dividendo pra isso... O video eu falei mais dos contratos... porém o que pesa pra taesa é a dívida que inviabiliza essa questão... É por ai.. se tiver dúvidas mande aqui. Obrigado e bons estudos!
Boa tarde, Luis. Muito obrigado por sua resposta. Não só ela, como os seus vídeos, ajudam muito em meus estudos. Forte abraço.
Se a ação é 35,00 pq vc colocou 3,50.............é doidooooooo
Bom dia Francisco!! Creio que vc não assistiu o vídeo. Mas obrigado pelo comentário. Sucesso!
A cada 2 TRPL4 q aporto, compro 1TAEE11
Top! Estamos juntos nas duas. Sucesso!