Do Big Bang ao Universo Eterno
Вставка
- Опубліковано 19 січ 2025
- Data: 22/07/2010
Palestrante: Prof. Dr. Mario Novello
Instituição: Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF/Núcleo de Comunicação Social - NCS
Resumo:
Depois de um pequeno resumo da evolução da Cosmologia nas últimas décadas vamos nos deter na questão fundamental da origem do universo. Isto é, analisaremos as respostas dos cientistas à questão: o universo teve um começo em um tempo finito em nosso passado ou ele é eterno?
No cenário big bang, o universo teve um começo ?explosivo? há uns poucos bilhões de anos. Neste modelo as causas dessa explosão estariam fora da descrição da ciência: esta origem não teria uma explicação racional.
No caso do Universo Eterno ele teria passado por uma fase colapsante anterior -- onde o volume total do espaço diminuiu com o tempo -- atingiu um volume mínimo e desde então iniciado a atual fase de expansão. Neste caso, o big bang nada mais seria do que um momento de transição da fase colapsante à atual fase de expansão.
O doutor Mário Novello é realmente um grande cientista. Suas abordagens em cosmologia são profundas e elucidativas! Um orgulho e uma inspiração para todos nós!
Cientista sério. Merece total respeito.
Hoje 2023, após pandemia!! Sobrevivemos alguns, outros não.
Fotografamos por meio computacional um buraco negrooooo,
Ótimo professor, o tipo que a gente não cansa de ouvir. Não sou estudante de física mas entendi tudo muito bem. Para quem está boiando, recomendo a leitura de alguns livros de iniciação científica paradidáticos e tudo vai ficar claro.
Prof. explicou bem didaticamente como é o ESPAÇO-TEMPO e seu efeito com a GRAVIDADE
Devo acrecentar nas minhas observações sobre esta palestra que o que mais me agradou é uma certa intolerância ao Big bang , além da capacidade do palestrante de espor sua visão e dúvidas sobre o tema, meus parabéns ao palestrante, ótimo..
E a primeira vez que vejo esse Sr e esse vídeo Entendir perfeitamente tudo o que ele disse porque não so penso nisso como já resolvir por mim mesmo esse problema acredite quem quiser
Qual problema vc conseguiu resolver?
A sua resolução não foi que o homem veio de um bonequinho de barro né?
Gostei da palestra mas devo confessar, que concordo com o professor da platéia, essa teoria sobre o ponto de vista da entropia original do universo, ela desaba, sem falar que o tempo antes da singularidade n existia, outro ponto estranho que ele fala, é que essa estrutura pré bing bang é puramente gravitacional, mas pela Teoria da Relatividade a gravidade é apenas uma deformação do espaço tempo, como a gravidade é infinita a espaço e o tempo estão curvado infinitamente, e o tempo não pode existir. Mas... sempre é bom ver idéias diferentes para pensar.
ciencia é uma maravilha !, a cosmologia é uma das que mais aprecio
Fernando Reis Você por aqui, ermão? kkk
PARABÉNS PELO VÍDEO
ME SINTO 1 GRÃO DE AREIA PERANTE O #MAGNÍFICO PROF MÁRIO
NOVELLO .
o cuidado dele aos ouvintes, isso é muito sofisticado. aos 11 minutos
Mísero é o governo que não prioriza investimento na ciência...
Sol funde hidrogênio em hélio e há as forças resultantes de radiações, provavelmente sempre que há uma estrela há força de radiação e provavelmente há magnetismo, eletro/magnetismo é eletricidade provinda do magnetismo
Eu "chuto" que não existe energia escura; que a gravidade não é uma força e que, por isso, não há que se falar em "unificação" da gravidade com as forças eletromagnéticas; suponho que a gravidade e a energia escura são propriedades do espaço-tempo; que a relatividade geral é uma teoria incompleta que representa apenas a aproximação com a natureza do espaço-tempo assim como a Física newtoniana era anteriormente. O "espaço-tempo" é o grande mistério.
É bem possível que ocorre um big lump, a matéria comprimida deu um salto quântico e apareceu dispersa e expandida... parece que os buracos negros produz esse efeito, porem o salto quântico não dispersa alem do horizonte de eventos
Qual seria o volume atual do universo?
46:11 O Universo Eterno...
Obrigada
Gosto muito desse canal. Uma dica pra ficar ainda melhor: o áudio do palestrante geralmente é muito baixo. Talvez não daria pra aumentar a intensidade na edição?
Um universo eterno seria eternamente inerte. A ausência de tempo faz com que o movimento não exista, logo, se estivesse certo, estariamos travados eternamente.
Não?! O tempo não existe. O tempo depende da gravidade.
@@God-fl2hf O tempo é a quarta dimensão. A existência da quarta dimensão teve seu início no big bang. Na teoria do universo eterno, não tem big bang, então nós seriamos uma imagem eternamente travada no espaço.
" A ausência de tempo faz com que o movimento não exista..."
Acho que é o contrário disso mano.
A ausência de tempo é a não interação da matéria com o meio.
Ou seja, para um ser humano hipotético que é imutável e capaz de se locomover no espaço não há necessidade intrínseca de contar o tempo, entretanto se esse ser humano estiver em um meio que é submetido ao tempo por conta da degradação o mesmo terá que se expor a contagem de tempo se quiser de fato interagir com os outros mutáveis.
Ou seja, o tempo surge como uma necessidade por conta da degradação e por questões sociais. Então se por acaso nesse cenário hipotético esse tal ser humano escolher não interagir com os outros ao seu redor o tempo pra ele não passará, já que sua substância é imutável.
Papo de maluco rsrs
@@iniciativatube9007 O tempo é a soma das imagens que juntas representam um movimento. Um vídeo é um conjunto de fotos que formam um filme. Mesmo um humano imutável não seria capaz de percorrer de um ponto "A" a um ponto "B" sem o tempo, pois seria uma mera imagem no espaço.
@@O.illuminado Mas essas imagens só existem porque existe espaço.
Acho mais racional conceber um corpo movendo-se no espaço sem interagir com ele do que um corpo sem espaço.
Na verdade nem faz sentido essa última opção.
muito bom
As estrelas perdendo sua capacidade de emanar luz e a energia escura ganhando mais do espaço que é sagrado para o raiar de um novo ano cósmico com o farfalhar da última a permanecer ativa.
Como esta isto hoje?
Quem sabe...
O cara vai a uma palestra de qualidade e dorme(48:25) ....só brasil mesmo!
resumindo:
o "nosso" universo teve um começo, uma interrupção, e um recomeço, e vai ter um fim, quando ele vai voltar ao ponto de onde tudo começou: DEUS Resumo: houve um inicio, um colapso e um recomeço; este professor está a explicar o livro de GENESIS 1:1-3 No princípio criou (Deus) o céu e a terra, mas a terra era sem forma e vazia, além de escura. Deus interrompeu essa criação, para dar uma forma a terra, e só depois Ele fez explodir tudo, quando disse. Haja Luz (energia) essa energia é que fez surgir tudo na terra e no céu.
Melhorem o áudio nas gravações
Entre as perguntas eu gostei especialmente da que envolve religião,, eu como a maioria das pessoas antes de ter uma visão científica da realidade fui dogmatisado pela religião hebraico cristã através da bíblia católica,, ao contrário do professor eu gosto de misturar o tema relativo aos textos bíblicos com ciência, para mim com certos ajustes linguísticos a bíblia é uma obra acadêmica que se relaciona com história, arqueologia , física, biologia entre outros temas filosóficos e poéticos tipo sociologia , etc.. tudo menos religião que é uma criação das políticas humanas..
Gênio
Antes do Big Bang existe outra coisa que a ciência precisa saber pra acabar com esse dilema e por incrível que pareça e a parte mas fácil de se entender kkkk
Todos falam universo da matéria, esqueceram o principal ENERGIA.
Matéria e energia é a mesma coisa. Formas diferentes de exprimir uma mesma substância. Einstein demonstrou que existe equivalência entre matéria e energia com a sua famosa equação em que energia = massa (matéria) multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado.
Entender o antes deve ser como bucar compreender como o ovo era antes da fritura, sem saber como o ovo é antes.
Faz muito sentido , partindo do ponto vista que o universo está se expandindo.
TIRE ESSE RELEGIOSO PARA FORA
Clarissimo. Sou Advogado, tenho 80 anos, tenho cada vez mais a conviccao de que o Universo é infinito e sendo infinito espacial e temporalmente é Deus. Nao o Deus pessoal judaico cristao. Mas um Deus imanente. O Ser..
O Deus de Baruch Spinoza.
Tomando-se a Figura e a Imagem da E S P I R A L .... Torna-se mais difícil conceber e imaginar a I N F I N I T U D E ... I n t e r i o r ... Do que a Infinitude E X T E R I O R ... Porém, assim como a Ideia da E T E R N I D A D E ... A " i m p l i c a ç ã o " existe em ambos os S E N T I D O S .... De forma e condições ... S I M U L T Â N E A S ...
TEREMOS QUE REMONTAR À ORIGEM DO ÁTOMO ... E ISSO SE TORNA IMPOSSÍVEL .
TUDO AQUILO QUE QUISERMOS DEFINIR SERÁ MERA ESPECULAÇÃO .
Estas palestras são extremamente educativas.
No entanto este tema é extremamente controversso.
O Big Bang é realmente um fator necessário para explicar o tempo e a 4° dimenção.
No entanto o espaço não depende do Big Bang , e certamente é anterior ao mesmo.
É importante entender que a infinitude do espaço não é uma condição possível de negar, assim como sua eternidade.
O própio tempo é anterior ao Big Bang, pois se o espaço hoje tem o status de expansivo, o óbvio é pensar que antes do Big Bang este mesmo espaço encolheu até atingir as condições críticas de pressão e temperatura.
Assim como da para afirmar com certeza que a expansão não vai durar para sempre.
O espaço sim é, sempre foi e sempre será.
A falha da cosmologia é querer manter idéias retrógradas.
A singularidade é uma impossibilidade se partir da idéia de infinito.
A idéia de explosão é realmente um processo localizado, no entanto tentar colocar o infinito na singularidade e estupidez, não cabe kk.
Para a explosão funcionar basta aumentar o tamanho dela.
Ninguém pode saber este tamanho mas ele existe e é enorme.
No entanto da para saber porcentagems, e uma quantidade importante é a denssidade de massa no universo, que é estimado em 5%.
Então o que a cosmologia sabe de fato é que a 13,7 bilhões de anos toda massa visível estava juntas, no entanto isto é uma limitação de velocidade (tempo) isto é o que o tempo deixa ver, o espaço não impõe limites, e o volume do Big Bang pode ser de bilhões de bilhões de anos luz, e nossa localização observavel de 13, 7 bilhões de anos luz raio equivalente a um quadrante de uma esféra expasiva.
Se o Big Bang é a 4° dimensão do espaço, certamente esta se expandindo para a 5° dimenção, e certamente é de lá mesmo que ouve a retração até juntar os 5% de massa numa área definida.
No final surgiu a questão da física quântica explicar ou definir a cosmogonia.
Eu diria que Einstein já definiu a cosmogonia incluindo flexibilidade ao espaço.
Simples entender, basta entender que tudo que existe é um tipo de espaço, ou que o ingrediente primário da massa é o espaço, visto que a massa é praticamente espaço, eu diria que uma particula primordial é uma película de espaço esférico recheada com vácuo .
Adorei a palestra, sabe muito de cosmologia. Mas não muito bom na língua portuguesa, não existe a conjugação fazem 10 anos e, sim, faz no singular.
Se o campo gravitacional é tão fraco, pq os astronautas, não são atraídos pela massa das espaçonaves em que eles estão, quando fora da terra?
+Mario kitana de Akis Pois o campo gravitacional da espaçonave é mais fraco que o da Terra. Lembre-se que quanto menor a massa e maior a distância de um objeto, menor será a atração gravitacional. De qualquer jeito, a espaçonave seria atraída também pelos próprios tripulantes (de maneira muito débil axiomaticamente) e também seria atraída por todos os corpos existentes do universo, desde a lua e o Sol, até o grande buraco negro no centro da galáxia.
Porra o cara respondendo a própria pergunta O.o
O Prof. Novello é o Fred Hoyle tupiniquim... Na cabecinha dele o Big Bang, a expansão acelerada do universo, matéria e energia escura são lendas...
❤🎉😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮
Eh isso ae prof. de FÍSICA......"ACEITA QUE DÓI MENOS!!!"...sim ..JAMAIS vcs físicos aceitaram o infinito imensurável ...pq JAMAIS se pode desvendar o Criador Deus acima de qq inteligencia máxima em todo o Cosmos
Muleke burro.kkkkkl
UAU 🤩🙃UaU*UAU*😘...🤔...👀👁️❔❓❓❓*
Graças!! Não apareceu nenhum Evangelico decoreba!!! kkkk
O universo teve um início e fim de papo. Big Bang (Friedman-Lamaître), teorema BGV (Borde-Guth-Vilenkin [2003]) espaço e tempo vindo à existir num ponto em que as distâncias entre quaisquer ponto é 0, ou seja, volume 0, NADA, há 14 bilhões de anos atrás.
Deus o abençoe!
serei franco... o assunto é instigando,o palestrante mostra que conhece o assunto. Infelizmente não mostra que se preparou para dar a palestra, não sabe quando começou, quanto tempo tem, para que tipo de publico apresenta a matéria e esse não é o único palestrante da IFCS/USP assim.
Faça física na USP e depois venha opinar
Deus existe! Querem excluir Deus da criaçao, mas nao conseguem.
QUAL DEUS??? SÃO 400 MIL DEUSES !! E 200 MIL RELIGIÕES!! vS DEVE SER DECOREBA E EVANGELICO!
Traga os dados históricos desses 400 mil DEUSES e quais deles possuem em seus livros 25000 sítios arqueológicos, depois disso, comece a fazer comparação com os que conseguirem se equivaler.
Vai tomar banho
Burro sei lá qual deus
Deus criou a ciência e os cientistas. Fica frio bb
Muito bom