ESTOICISMO - Sêneca | Prof. Anderson

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 7 вер 2024
  • Curso Online de História da Filosofia: hotm.art/senec...
    Conheça nossos Cursos: filosofiatotal...
    -----------------------------------------
    ESTOICISMO - Sêneca
    ----------------------------------------
    Lúcio Aneu Sêneca nasceu em Córdoba, na Espanha, entre o fim da era pagã e o início da era crista. Em Roma, participou ativamente e com sucesso da vida política. Condenado por Nero, Sêneca matou-se com estoica firmeza e admirável força de espirito.
    Sêneca é um dos expoentes do Estoicismo em que mais se evidenciam a oscilação em relação ao pensamento de Deus, a tendência a sair do panteísmo e as instâncias espiritualistas de que falamos, inspiradas em acentuado sopro religioso. Na verdade, em muitas passagens, Sêneca parece perfeitamente alinhado com o dogma panteísta do estoicismo que afirma ser Deus a Providencia imanente, a Razão intrínseca que plasma a matéria, é a Natureza.
    Entretanto, onde a reflexão de Sêneca é mais original, ou seja, no captar e interpretar o sentimento do divino, seu Deus assume traços espirituais e até pessoais, que ultrapassam os marcos da ontologia estóica.
    Um fenômeno análogo descobre-se também na psicologia. Sêneca destaca o dualismo entre alma e corpo com acentos que não raramente recordam de perto o Fédon platônico. O corpo é peso, vínculo, cadeia, prisão da alma; a alma é o verdadeiro homem, que tende a libertar-se do corpo para alcançar sua pureza. É evidente que essas concepções atingem as afirmações estóicas de que a alma é corpo, substância pneumática, afirmações que Sêneca, no entanto, reafirma.
    A verdade é que, em nível intuitivo, Sêneca vai além do materialismo estóico; depois, porém, faltando-lhe as categorias ontológicas para fundamentar e desenvolver tais intuições, as deixa suspensas no ar.
    Ainda com base na análise psicológica, da qual é mestre, Sêneca descobre a "consciência" (conscientia) como força espiritual e moral fundamental do homem, colocando-a em primeiro plano corno, antes dele, ninguém fizera no âmbito da filosofia grega e romana. A consciência é o conhecimento do bem e do mal, originário e ineliminável. Ninguém pode esconder-se dela, porque o homem não pode esconder-se de si mesmo.
    Como vimos, o Estoicismo insistia no fato de que a "disposição de espirito" determina a moralidade da ação. Entretanto, em conformidade com a tendência fundamentalmente intelectualista de toda a ética grega, essa disposição de espirito deriva do "conhecimento", que é próprio do sábio e nele se resolve. Indo além, Sêneca fala expressamente de "vontade". E mais: pela primeira vez no pensamento clássico, fala da vontade como de uma faculdade distinta do conhecimento.
    Nessa descoberta, Sêneca foi ajudado de modo determinante pela língua latina: com efeito, o grego não tem um termo que corresponda perfeitamente a voluntas. Entretanto, não soube dar um adequado fundamento teorético a essa descoberta.
    Outro trago diferencia Sêneca do antigo Estoicismo, bem como da totalidade dos filósofos gregos: o acentuado sentido de pecado e de culpa de que cada homem está maculado.
    O homem é estruturalmente pecador, diz nosso filosofo. E, indubitavelmente, essa é uma afirmação que se coloca em clara antítese em relação à pretensão de perfeição que, dogmaticamente, o estóico antigo atribuía ao seu sábio. Sêneca já pensava diferente: se alguém nunca pecasse, não seria homem; o próprio sábio, enquanto permanece homem, não pode deixar de pecar.
    No âmbito do Estoicismo, Sêneca talvez tenha sido o pensador que mais acentuadamente contrariou a instituição da escravidão e as distinções sociais: o verdadeiro valor e a verdadeira nobreza são dados somente pela virtude, que está indistintamente a disposição de todos, pois exige unicamente o “homem nu”.
    A nobreza e a escravidão social dependem da sorte; todos incluem servos e nobres entre seus mais antigos antepassados; na origem, todos os homens eram inteiramente iguais. A única nobreza que tem sentido é a que o homem constrói para si na dimensão do espírito. E eis a norma que Sêneca propõe para regular o modo como o senhor deve se comportar em relação ao escravo e o superior em relação ao inferior: “Comporta-te com os inferiores como gostarias que se comportassem contigo aqueles que te são superiores.” Trata-se de máxima que se aproxima bastante do espirito evangélico.
    No que se refere as relações entre os homens em geral, Sêneca põe como fundamento a fraternidade e o amor. A passagem seguinte expressa seu pensamento de modo paradigmático:
    "A natureza nos produz como irmãos, gerando-nos dos mesmos elementos e destinando-nos aos mesmos fins.
    Ela inseriu em nós um sentimento de amor reciproco, com que nos fez sociáveis, deu a vida uma lei de equidade e justiça e estabeleceu, segundo os princípios ideais de sua lei, que é coisa mais mísera ofender que ser ofendido. Ela ordena que nossas mãos estejam sempre prontas a fazer o bem."

КОМЕНТАРІ • 45

  • @filosofiatotal
    @filosofiatotal  Рік тому +2

    Curso Online de História da Filosofia: hotm.art/seneca-filosofia

  • @Nelsonsveras
    @Nelsonsveras Рік тому

    Sobre a afirmação de Sêneca "A natureza nos produz como irmãos, gerando-nos dos mesmos elementos e destinando-nos aos mesmos fins", conheço um católico que repete o tempo todo "Deus fez cada um de nós diferente do outro". Agora eu já tenho uma citação de Sêneca pra contraargumentar com o disco riscado.

  • @EddieJr_ed
    @EddieJr_ed Рік тому +1

    Salve, professor!

  • @wendelfreitastutti9459
    @wendelfreitastutti9459 2 місяці тому

    Filosofia Total ,SOMENTE gratidão por postar.

  • @jhonatasoliveira7253
    @jhonatasoliveira7253 Рік тому +1

    Anderson, eu gosto muito, de TODOS - os seus vídeos, essa forma didática que você faz na "losa" me lembra um Thriller polícia de serial killer, uma espécie de mapa cronológico. Forte abraço.

    • @filosofiatotal
      @filosofiatotal  Рік тому

      Fico feliz que esteja gostando. Forte abraço! 😉👍

  • @henriquekiak
    @henriquekiak Рік тому +1

    Agradeço professor, excelente conteúdo!

  • @Nelsonsveras
    @Nelsonsveras Рік тому

    A impressão que dá é que os povos "primitivos" (como os ameríndios) e os orientais têm uma visão mais holística, isto é, têm um pensamento mais concreto, no qual não dá pra separar muito uma área da nossa vida das outras, inclusive não dá pra separar muito o que seja a nossa mente, o que seja política, do que seja a realidade exterior, que afeta e é afetada pela nossa mente (principalmente através das nossas ações, que surgem na nossa mente), e do que sejam os resultados até das menores ações nossas em sociedade (que, querendo ou não, também têm a ver com política). Por isso que eu acho que os povos "primitivos" e os orientais estão mais certos que os ocidentais "civilizados". Parece também que Marx teria sido o primeiro ocidental a dar um chega pra lá nesse excesso de abstração ocidental.

  • @renatonogueira6867
    @renatonogueira6867 Рік тому +1

    Muito claro e didático... obrigado

  • @ricardo7777
    @ricardo7777 Рік тому +1

    Já cheguei dando aquele like. Obrigado por nos proporcionar esses conteúdos muito relevante. gosto muito de estoicismo. Estou lendo o livro PENSE COMO UM IMPERADOR

    • @filosofiatotal
      @filosofiatotal  Рік тому +1

      Opa! Fico feliz. Também gosto muito do Estoicismo. 😊

  • @paulomauriterperreira8340
    @paulomauriterperreira8340 Рік тому

    Muito obrigado professor por dividir tamanho conhecimento

  • @franciscopereiraaraujo282
    @franciscopereiraaraujo282 Рік тому

    Aprendi muito com você professor.
    Eu amo ❤️ filósofia.

  • @arthuraraujodasilva8454
    @arthuraraujodasilva8454 Рік тому +1

    Like, muito obrigado professor.

  • @meninavaqueiradelinhares
    @meninavaqueiradelinhares Рік тому +1

    Olá professor,eu tenho uma dúvida que as pessoas costumam dizer que filósofos não acredita em Deus ou Jesus é verdade? Isso não é um problema pra mim,cada um tem sua fé ou não tem e deve ser respeitado, é só uma questão de curiosidade, assisti seus vídeos,pra mim são histórias do passado muito interessante.

    • @Mamedemd
      @Mamedemd 2 місяці тому

      Os melhores filósofos da história sabiam da existência de um único Deus e/ou cristãos

  • @Nelsonsveras
    @Nelsonsveras Рік тому

    As pinturas então erraram em retratar Sêneca entrando na banheira com as duas pernas.

  • @AndersonSantos-py6gg
    @AndersonSantos-py6gg Рік тому

    Obrigado por compartilhar o conhecimento.

    • @filosofiatotal
      @filosofiatotal  Рік тому

      Eu que agradeço! É bom saber que vocês estão gostando. 😊

  • @andreeuzebiodesousa5628
    @andreeuzebiodesousa5628 2 місяці тому

    Bom dia! Quero fazer um curso da história da filosofia.

    • @filosofiatotal
      @filosofiatotal  2 місяці тому

      Oi! 😃 Clique aqui: historiadafilosofia.com.br/

  • @Nelsonsveras
    @Nelsonsveras Рік тому

    Gostei da aula

  • @MAXSOUZA300
    @MAXSOUZA300 Рік тому

    Obrigado pela a aula professor 🙂🙏

  • @ramyrosouza2281
    @ramyrosouza2281 Рік тому

    Olá professor! Poderia trazer uma aula sobre Benjamin Tucker?

  • @fernandesfarah81
    @fernandesfarah81 Рік тому

    Muito esclarecedor! Obrigada 🙏🏼👏🏽

  • @Nelsonsveras
    @Nelsonsveras Рік тому

    Quando Sêneca diz que todo o mundo já tem, originalmente, conhecimento do bem e do mal, independente do nível de instrução e da classe social, ele estaria mesmo se referindo ao conhecimento do bem e do mal ou à boa vontade, até há pouco tempo tão decantada entre os católicos, que rezavam "glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos homens de boa vontade" (que, não sei por quê, recentemente mudaram para "paz na Terra aos homens por Ele amados")?

  • @Fodoxon
    @Fodoxon Рік тому

    Muito bom! Parabéns pelo trabalho

  • @thalesrodrigues5168
    @thalesrodrigues5168 Рік тому

    Ótima aula professor!!!

  • @TheMrStone
    @TheMrStone Рік тому

    Parabéns por mais este vídeo, professor! Ficou excelente. Impressionante a história da morte de Sêneca. Eu já conhecia, mas o senhor explicou mais detalhes.

  • @birchdeerfire
    @birchdeerfire 3 місяці тому

    👏🦉

  • @SiegfrieDojas
    @SiegfrieDojas Рік тому

    Seu curso de Filosofia do direito esta incompleto?

  • @eduardoguedes9381
    @eduardoguedes9381 9 місяців тому +1

    Pq o Sêneca não educou o Nero com a filosofia estoica?

    • @D.S.G.1959
      @D.S.G.1959 4 місяці тому +1

      Por que segundo o Estoicismo, só podemos ensinar aquele que tem interesse em aprender. Pois não temos controle da vontade do outro. Sêneca foi conselheiro de Nero, mas pelo jeito depois de um certo tempo Nero resolveu seguir as suas próprias vontades.Ai então foi a hora de Sêneca sair de Cena.