#64 | Antonio Cicero partiu como viveu: com dignidade e liberdade
Вставка
- Опубліковано 6 лют 2025
- Que a morte assistida deixe de ser um tabu e que essa possibilidade digna seja discutida no Brasil.
• Apresentação: Lilia Schwarcz ( / liliaschwarcz )
• Direção: Newman Costa ( / new_costa )
• Edição: Amanha Hatzyrah
• Roteiro: Luiz Fujita Jr ( / entrementespodcast ) e Lilia Schwarcz
• Redes: Tainah Medeiros
• Realização: Baioque Conteúdo (baioque.com.br/)
Linda homenagem! Gostaria que fôssemos um país adulto o suficiente para discutirmos esse assunto. Salve Antônio Cícero. ❤❤❤❤
Este é um tema que venho colocando para minhas amigas e cada uma ten uma reação diferente, a maioria não quer estender o assunto. Penso ser importante o Brasil começar a discutir a morte assistida. Queria ter o direito de decidir a hora da minha morte. Agradeço ao Antônio Cícero colocar essa pauta com o gesto dele
Justa a sua manifestação. Digno o seu desejo. Parabéns por sua coragem em expo-lo.
A morte, digna ,diga-se dele, mexeu muito comigo, como se fosse um
amigo.
Mais do que nunca, essa discussão é importante e urgente.
Sou uma das que não têm a liberdade de morrer com dignidade. A artrose é progressiva e quando chegar a total dependência terei de vegetar. É uma aberração não termos o direito à morte digna no Brasil!
A vida humana começa no nascimento e se prolonga até o falecimento. Entre esses dois extremos começamos na dependência daqueles que nos geraram ou outros; alcançamos a autonomia e crescemos até um bom limite; a partir daí a vida decai e vamos perdendo autonomia que tivemos. Alguns de modo suave, outros aos solavancos, porém todos vão ao mesmo ponto. Também fui afetado por um mal e fui aposentado à força, mas fui achando brechas nas trevas e ainda consigo fazer ums luzinhas.
Artrose não deixa ninguém estado vegetativo. Limita, em estados graves, os movimentos.
@@mariomend6480 sei disso, @Mario, me referia a não conseguir mais ter autonomia física, ou seja, não mais poder viver só, sonho que se concretizou há muito pouco tempo.
Dignidade pra partir é da maior importância
Eu concordo. Acho que todos tem o direito de morrer como quiser e com que idade quiser.
Muito obrigada, Lilian. Uma linda homenagem à vida, à liberdade, à dignidade de fazer escolhas fundamentais no nosso estar no mundo!
Essa questão faz parte da minha pauta sobre a "morte" há anos. Espero sinceramente que não demore para que no Brasil possamos ter esta mesma liberdade de escolha, de decisão totalmente pessoal, sobre o que desejamos para nós quando a dor emocional for maior do que a física. Todo meu respeito a Antônio Cícero.
Num país que se diz laico, mas que põe a religião acima de qualquer forma de dignidade e livre arbítrio, creio que esta pauta nunca se sucederá.
@veronicanevesdasilva no recém lançado filme do Almodovar (O quarto ao lado), um personagem diz que basta que os sistemas de saúde entrem em colapso para que tudo seja permitido. Ainda tenho esperança.
@@monicarodrigues493há poucas horas vi o trailer deste filme, me interessou bastante. Quanto à pauta, aguardemos. Boa sorte.
Linda reflexão. Devemos respeitar a decisão de cada indivíduo pois como diz Caetano Veloso " cada um sabe a dor e a delícia de ser o que que é " ❤
Linda homenagem! E uma reflexão muito apropriada.
Lili, adoro muito, muito você. Uma Historiadora admirável de um conhecimento incrível. Além da competência, uma simpatia sem igual.
Tirou as palavras da minha boca!! Lilia é admirável!
Lilian, que vídeo maravilhoso e corajoso. Antônio Cícero, um gigante, o tema punjente. Parabéns por sua sensibilidade!
Que delícia de Podcast! Grande compositor, poeta e ser humano! O corpo morre, mas a arte é eterna! ❤
Bela homenagem! Antônio Cicero deixou um legado valioso.
Antônio Cícero PRESENTE!!! Sempre.
Muito importante este episódio de seu podcast, Lílian! A forma como Cícero morreu mexeu muito comigo! Acho que discutir esse tema é dar relevo à complexidade de nosso estar no mundo! Obrigada, professora!
Linda e merecida homenagem.
Toda minha admiração e respeito pelo imortal Antonio Cicero.
Que homenagem pulsante. Adorei. ❤❤❤❤❤🎉
Q beleza de reflexão! Toca profundamente nossa alma, nos traz a grandeza q somos, parceiros na obra da criação, q é infindável.
Gratidão, Lili, um domingo de graças, inesquecível.
Amei esse episódio do podcast!
Viva Antônio Cícero 😊
Creio que o mesmo aconteceu com o David Bowie, que lançou um disco novo (Black Star) no dia do seu aniversário e faleceu em seguida. Um amigo me chamou a atenção para o que deve ter sido por vontade própria, ele estava com câncer, não se sabia se era terminal, mas do jeito urgente com que ele trabalhou no último ano, acho que fez tudo o que pode pra deixar sua obra completa e sair do palco da vida ainda lúcido.
Querida, muito obrigada pela delicadeza, e pela linda homenagem ao Antônio Cícero…❤
Que bom poder decidir libertar se a ele e a seus próximos. Meu pai teve Alzheimer, não pode escolher. Cuidei dele e via seu sofrimento. Foi até onde a doença o levou, num limite triste, pra todos.
Meu pai 84 anos 12 anos está acamado eu sei o homem que ele é . Cuido dele é sempre fico pensando o que ele pensa...
Grande Antônio Cícero, com quem tive o prazer de conversar muito na década de 90 do século XX, até 2003, quando (infelizmente) perdi meus laços com ele, por caminhos e descaminhos da vida.
Inteligência aguda, dotado de sensibilidade grandiosa, deixou sua marca na cultura brasileira.
(Celso Lago, Minas Gerais)
Este debate deve começar sobre a morte. A partir do momento em que passarmos a olhar para a morte, a refletir sobre ela e nos preparar para esse dia (e não fugir do tema), a eutanásia poderá tb deixar de ser um tabu.
Maravilhoso! Obrigada por cada palavra. Cada frase.
Lilian, linda e delicada homenagem ao Antonio Cícero! Este podcast é extremamente importante para trazermos a discussão sobre essa parte da vida e o direito de, em circunstâncias tão difíceis, escolhermos como e quando queremos nossa morte. Quanto sofrimento desnecessário seria poupado a tantas pessoas se existisse essa permissão legal. Obrigada!
Admiro e invejo a possibilidade de decidir sobre a nossa própria vida.
Lilian, emocionante a sua homenagem. Conhecia muito pouco da obra de Antonio Cícero, o grande público conhece as letras das músicas e posso afirmar que a maioria, mesmo conhecendo a música não tinha conhecimento quem era o autor das letras.
Amo poesia e "Guardar" ficou guardada, ouvi-lo declamando foi arrebatador, mesmo com a sua timidez, ele gostava de declamar e o fazia lindamente.
Ao tomar conhecimento da sua morte, o assunto Eutanásia, Morte Assistida, Ortotanásia ficou martelando em minha mente; como você colocou, este assunto é tabu e como tabu precisa ser discutido.
Depois de ler a carta que foi aberta ao público, a palavra dignidade, o morrer com dignidade, também passou a ser discutido e espero que as autoridades tenham esta preocupação.
Após ler a carta do Antônio Cícero, reli uma outra carta, a de Dostoievski ao seu irmão relatando o momento que esperava para ser morto, (felizmente o Czar mudou a Death Sentense), ele diz que pensou no irmão, do amor fraterno.
Como você, eu também fiquei pensando em que pensou o poeta filósofo Antônio Cícero?
Imagine, só se neste nosso país em retrocesso assustador, haverá algum dia a possibilidade de se cogitar ao menos discutir sobre esse assunto. Embora, eu também considere ter questões mais urgentes para tratar. E,, frear a onda de retrocessos sobre algumas conquistas.
Infelizmente, viver e morrer com dignidade em países como o nosso dependerá sempre do tamanho da conta bancária.
Pessoas como A.C jamais morrem. Ficam guardadas eternamente em nossos corações e mentes por meio do legado que nos deixa.❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Às músicas da Marina fazem parte da minha geração anos 80.Antônio Cícero esteja na Paz Amém!
Faço um elogio à sua coragem. O tema é sensível tb para mim, que não me interesso mais sobre a existência ou não de Deus. Um salve à coragem e aos corajosos, pois são livres e dignos.
Cadeira 27…me fez lembrar de tantos artistas que partiram com essa idade , multifacetados e libertários.Meus braços estão abertos❤
Gigante Antônio!
Espero que ele esteja enganado, e que viva, brilhe, em outra dimensão ❤
Grande, enorme Cícero ❤❤❤❤❤
Cada autor é único. Para Augusto dos Anjos a Ciência e a Filosofia foram tijolos de poesia. Para Antônio Cícero o coração forneceu os tijolos e a cal.
(Celso Lago, Minas Gerais)
O poeta põe ponto final à vida para não sofrer nas reticências...
Ele nem teria mais consciência do sofrimento.
Ótimo ter força moral e financeira para morrer com dignidade.
Lindo lindo❤❤❤❤
Por muitos motivos, por nenhum em especial... obrigada Antônio Cícero, obrigada Lilia
Magnífico professora!!!
Maravilhoso!!! Salve Antônio Cícero!!!
Pra mim essa ideia é super compreensível.esta dentro dos meus pensamentos
Bela homenagem!
Obrigado pelo vídeo
Obrigada pela excelente aula professora Lili❤
Bela homenagem.
Essa foi uma linda poesia em um podcast! Maravilhoso, professora!🙏🏻
Que lindo!
Chorando 😢😢😢😢😢
Linda homenagem, belo registro!
Muito lindo, me emocionei pra valer!! Obrigada
Obrigada, Lili 🥹❤
❤❤❤❤❤❤❤
Sinto a sua falta da meditação o tocar do violão, as conversas sobre os temas, e enfim creio que vc iria me respeitar assim como mais ninguem me respeitou, assim era minha reflexão daquelas tardes de sol, agora tardes chuvosas.Saudades!!!
Salve ao Poeta ❤
🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🎼🎼🎼
Na minha opinião, uma das músicas mais bonitas do Antônio Cícero em parceria com Adriana Calcanhoto chama-se Inverno: “O dia que fui mais feliz, eu vi um avião, se espelhar no seu olhar até sumir…”
Pra mim, passou da hora de humanizar as leis. Sempre me preocupo com a possibilidade de terminar meus dias entubada, com alimentação forçada ou agonizando de dor. Cada um deveria ter direito de escolher ate onde pode ir.
O pessoal q se intitula " PROGRESSISTA ", fala muito de Liberdade, Decisão, Direito, para decidir a sua Vida e a sua " MORTE " ( Que é o Assunto neste video ) !!!!!!!!
Mas o que não percebem é q não está em cheque a Liberdade, Decisão, Direito !!!!!!
Qto a isso eu nem discuto !
Eu CONCORDO em genero, número e grau !!!!!
O problema está na CONSEQUÊNCIA !!!!!!!!!!!
Alguns + afobados pkdem dizer : mas ninguém voltou para dizer .
Perfeito. Mas quero dizer que após a " morte " só tem 2 caminhos, q são opostos !!!!!
1 - É o NADA. Acaba TUDO !!!!!
2 - Tem VIDA !!!!!! Aqui é apenas uma dimensão. Nós passamos para outra dimensão. Não morremos !!!!!
Pronto ! Se a numero 1 estiver correta, palmas para os " PROGRESSISTAS " !!!!!!!!
Mas se a número 2 estiver CORRETA ????????????????????
Aí é que entra o ESTUDO !!!!!!!!
O Pessoal " PROGRESSISTA " NÃO ESTUDA, e supondo q a 2 esteja CORRETA ( SUPOSIÇÃO ), vai se AVENTURAR em algo q não conhece, e NÃO SABE O Q VAI ENCONTRAR, E AÍ O BICHO PEGA !!!!!!!!
SÓ PRA REFLETIR ! NÃO QUERO CONVENCER NINGUÉM !!!!!!!!!!
Infeliz da geração futura, não haverá grandes poetas, musicas, intérpretes, autores e atrizes, comediantes, pintores, escritores, e outras coistas mas, para se deleitarem com as boas obras.
A preguiça os irá impedir de pesquisar o passado.
Acesso ao botão de off para todas pessoas!
Eu me pergunto de vez em quando sobre o que seja mesmo a vida. Então quando vejo uma situação dessas eu questiono se, além da dignidade e liberdade, Antônio Cícero tinha também uma ideia diferente do que seja a vida. Digo diferente desse conceito trivial que considera que a unidade representada pelo ser humano é tudo que há. Algo assim nihilista, tipo “depois da morte, o nada”. Me pergunto sobre Antônio Cícero e o seu suicídio assistido, desde mim mesmo. Sou também criatura humana, o corpo tem 73 anos, vivo o 5º ano pós AVC, hemiplégico, mas com razoável lucidez e um grande gosto pela vida. Para mim a vida é muito semelhante ao último foguete lançado pela “Star Ship”, que parte, descarta estágios, chega a uma meta, mas volta para viver um novo lançamento.
Assisti um vídeo sobre você logo após ser entronizada na academia e vi o quanto você é inteligente, o que pensa de si mesma sobre a vida? Após o último recurso também irá para a Suíça?
Tenho 68 anos e morro de medo inválida numa cama.... Morro de medo e não poder pôr fim a um sofrimento desse.
Enquanto ela podia decidir ele o fez. Digno .
É um tabu imensurável no Brasil. Olha que só acompanho mídias progressistas e só aqui consegui saber o que houve com ele, de resto falaram do seu valor e sua partida, mais nada de abrir para esta discussão.
Eu sou cristã,e sou a favor,em casos específicos,de as pessoas escolherem qdo morrer.
Eu acho que ninguém tenho o direito de decidir o dia do falecimento 😢 mesmo sendo ateu.
Alzheimer é triste demais
Morte assistida e eutanasia é a mesma coisa.
Não é... morte assistida é o próprio q toma uma substância letal, na eutanásia a substância é ministrada por terceiros
Como julgar? Devemos ter pudor. Achei uma atitude frivola e inconsequente.
God bless Donald Trump, 47th President.