Sua colocação e pertinente! Porém vejo que tanto faz fazer uma carteira pro seu filho quanto deixar herança ou pior, ele saber que você tem muitas moedinhas no caixa o risco e o mesmo! Isto é, tomo como exemplo a Louise Barsi, onde o Barsi desde sempre colocou as cartas na mesa e só foi dando o caminho para ela se tornar o que ela é hoje... logo, é tudo questão de como você "como pai ou responsável" irá pavimentar esse caminho do seu filho... Pois dar simplesmente por dar, aí concordo que o resultado será esse. Agora se o trem vier sendo construído desde sempre... esse filho terá alicerce sólido!
Entendo seu ponto de vista Raul. Tenho 2 filhos pequenos de 9 e 4 anos e cada um tem uma carteira de renda variável no nome deles na Rico. Ensino educação financeira diariamente, custo de produtos, eles compram as coisas deles com o cartão de débito do Inter deles. Eles ja tem noção de valores e custos. E crio eles a luz da Bíblia. Eles tem valores cristãos. “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6.
A metodologia que uso aqui em casa é: Para cada livro que minha filha ler, ela ganha um real. Além das pequenas tarefas atribuída a ela. Dessa maneira ela aprende que para comprar algo precisa de ler para comprar. Assim de alguma forma ela já aprende como lidar com dinheiro. E eu também ganho com o aprendizado dela nas leituras.
Eu tenho um filho de 12 e outra de 9 anos, ambos tem suas próprias contas na corretora, mas tm um detalhe gigantesco... eles não receberam dinheiro caindo do céu, ambos recebem educação financeira de minha parte e da mãe, assinam canais de finanças, venderam (abriam mão) de vídeo game, brinquedos, roupas, vendem bolo e outras coisas para familiares e amigos e empreendem. Analisam seus próprios fiis e ações e eu apenas dou a pincelada final. Dessa forma eles aprendem abrindo mão de pequenas coisas, de uma ida ao shopping, de um brinquedo mais caro por outro mais simples, não ter algo porque o amiguinho tem, para poderem investir e sim, quando tiverem seus 20 anos não ficarão depressivos mas terãootivacao para conhecer o mundo, viajar e poder ajudar outras pessoas.
Venderam vídeo game? Viraram adultos sendo crianças? Só o que tem é jovens adultos querendo viver uma infância que não viveram, acho que tem várias ressalvas aí..
Criei conta pras minhas duas filhas no BTG vinculadas a minha conta. Na verdade concordo contigo em parte. Invisto pra elas não para entregar um monte de dinheiro nas mãos delas e sim para pagar os estudos. Ensino educação financeira desde pequena e elas sabem da existência dessas carteiras com a finalidade de estudo. Mas se por um acaso, td der errado e elas forem duas monstrinhas inconsequentes que não querem estudar, eu transfiro td pra mim antes que elas façam 18 anos e vou fazer um tour pela Europa com esse dinheiro kkkkkkkkkk.
Excelente lição! Corresponde exatamente ao que eu penso. Tenho um filho e a minha lição para ele sempre foi que ele poderia ser o que quisesse, pois eu lhe daria todos os meios para estudar - mas nunca prometi dinheiro. E eu chegava a lhe dizer que estudasse para ingressar em uma universidade pública, pois ele teria os meios para conseguir isso e eu não gastaria dinheiro em uma universidade privada. Hoje, ele estuda na melhor universidade pública do Brasil e nunca se interessou por receber dos pais mais do que o necessário para concluir os estudos. Ele está conquistando o seu próprio futuro.
Ontem mesmo, pedi informações para a Clear, sobre abrir uma conta em nome do meu filho de 9 anos, foi muito esclarecedor o seu vídeo, pensando bem, é melhor ter gestão do investimento, e deixar ele correr atrás. Temos que deixar um valor para fundo de emergência, e só. Obrigado pelo esclarecimento, vamos seguir investindo no nome da mãe.
Abra a conta em nome do seu filho, invista no futuro dele, ensine educação financeira a ele e aposte que ele será um homem cabeça boa, investidor empreendedor.... Não o nivele por baixo!
@@jailsonlopes860 Pago escola particular para ele, já comprei livros sobre investimentos para jovens, tenho convicção que ele vai se dar bem, mas, a grande questão é, e se não der? Não deixarei de investir no meu filho, ele sempre será minha prioridade!
Abra a carteira pro seu filho, dê uma mesada pequena a ele e ensine ele a investir, faça ele pegar gosto por investir e formar seu patrimônio. Isso é diferente do que vc investir para ele. Perceba que ele vai abrir mão de comprar um lanche, um doce, para investir, isso fará dele um bom homem.
Cara, eduque ele para não ser imediatista, não ser consumista, mas abra a conta no nome dele sim, uma coisa não tem a ver com a outra. Tem tanta gente que não tem nada e mesmo assim não aprende, por aqui minha filha tem 14 anos e se contenta com um sorvete. Não passeamos em shoppings, não vê comercial, presente de natal do ano passado foi uma bola. Minha mãe acha absurdo ela não querer as coisas, mas é criação, enquanto as meninas da idade dela ficam ostentando roupas, sapatos e joias, ela quer a roupa confortável pra brincar, ainda conserva os traços da infância. Tudo é criação. Acabei de abrir uma carteira de investimento pelos seus 14 anos e vamos começar com mil reais, ela vai começar a aprender sobre investimentos a partir de agora, mas já teve toda uma educação financeira em casa. O filho só não vai dar certo se a criação for tortuosa, os pilares se colocam na infância, se foi forte ele vai permanecer na educação que recebeu.
Eu concordo, mas para meus netos, desde os 10 anos de idade(a partir dessa idade pode ter conta bancária no nome da criança)eu ensino eles abrirem conta na corretora e aprenderem a investir. Dou presentes em dinheiro, hoje via PIX, para eles mandarem pra corretora. Está sendo um sucesso pq eles tem orgulho de serem sócios de Itausa, Marcopolo, Taesa, TRPL4, ciel3, irbr3, entre as que lembro que já estão posicionados. Como ensinamento eu acho uma boa ideia!
Meus parabéns pela iniciativa de expor um assunto tão importante! Hoje os pais não querem que seus filhos sofram ou passem dificuldades, e é justamente isso que faz os filhos amadurecerem, serem criativos e saberem lidar com os percalços da vida! Parabéns pelos maravilhosos argumentos! Considero teu canal um dos melhores neste contexto de assunto!
Caralho Raul, que vídeo top!!!! Tenho carteiras prós meus 2 filhos um de 4 anos e uma de 1 ano. O investimento pra eles é em torno de 50$ por mês e pra cada. Mas essa visão que vc passou é um medo que tenho. Não sou milionário, mudei a mentalidade a pouco tempo. Mas vim da favela e dou valor ao que já conquistei e ao que me tornei. Obrigado por mais essa aula!!! Que Deus o abençoe
Muito esclarecedor seu vídeo. Estava pensando em fazer uma conta para cada filho meu e percebi que não vai fazer diferença em qual conta está alocado os ativos, a chance é real de estar subtraindo os desafios deles no futuro. Obviamente educação financeira e geral é importante desde cedo e ajuda muito pra que eles sejam bem sucedidos.
Tenho 3 filhos e concordo plenamente com o que você falou. Parabéns por essa avaliação perfeita. Like de confiança sempre.....nunca decepciona nos conteúdos.
Que coincidência. Hoje mesmo estava conversando com a minha mulher sobre esse assunto. Derrepente o UA-cam me notifica com o seu vídeo. Excelente a visão que vc trouxe. Faz todo sentido. Quer fazer um investimento pro seu filho? Invista ensinando a ele a como ganhar dinheiro e a lidar emocionante com supostas perdas. Quando terminei de assistir o seu vídeo me veio na cabeça o livro: O Homem Mais Rico da Babilônia. Na parte que, ao invés de Arkad, o homem mais rico da Babilônia, entregar toda a herança pro seu filho Nomansir, ele precisaria provar primeiro para o seu pai que era capaz de administrar toda riqueza. Pra mim fez todo sentido essa ligação do seu vídeo com o livro.
Raulzão parabéns pelo trabalho Se puder gravar mais vídeos sobre esse assunto de como inserir a educação financeira para crianças será de grande ajuda para quem partilha da mesma opinião
Penso exatamente assim, HOJE ainda não alcancei minha independência financeira, então não tem pq investir 50$ na carteira do meu filho e 200$ na minha, prefiro investir 250$ na minha e poder "ajudar" meu filho financeiramente a ele conseguir a própria liberdade, seja como empresário ou outra profissão.
O meu filho tem 13 anos, ele guardava a sua mesada e algum dinheiro extra que ganhava como presente de aniversário num cofrinho(latinha de Nescau) e "de grão em grão que se chega ao milhão", qdo percebi que ele juntava um montante razoável, vi q estava "perdendo" grana de certa forma, pois dinheiro parado ñ rende. Agora a sua mesada($50,00) eu deposito na conta do banco inter q abri p ele. Ele está investindo a sua mesada em renda fixa(CDB, tesouro, etc) e tem pretensão de investir em renda variável mais p frente. Acho importante ensinar a usar o dinheiro q recebe com sabedoria.😉
Acho que é válido desde que haja um acompanhamento e ensinamento pra que ele siga os passos investindo pro longo prazo, eu já ensino meu filho desde cedo , tem 8 anos e vou começar a carteira agora pra que os dividendos paguem ou ajude pagar a faculdade. Optei assim pois pra transferir do meu nome para o dele lá na frente precisarei pagar imposto , mesmo herança tem impostos 🥴
Não tenho filhos mas já pensei em fazer por minhas primas só que muito mal consigo fazer meu pé de meia. 😟 O que faço é mandar assuntos relacionados a investimentos mas não noto interesse por parte de uma delas. 😔
Uau, parabéns, foi exatamente assim que meu pai me criou. Chegaram á critica-lo falando que não dar uma vida boa para mim era só porque era avarento, mas hoje eu tenho noção do valor do dinheiro e agradeço muito a forma que fui criado.
Não sei se já sou um sardinha raiz, mas sempre já deixo o like :) Esse vídeo retrata exatamente o que eu penso, se der tudo sem a pessoa ter o esforço e objetivos a conquistar, a pessoa não vai aprender o valor do trabalho e da conquista. Tem que ensinar o valores da vida, estudar e conquistar as coisas pelos seu próprio mérito. Lógico que dar um apoio é essensial, mas sempre ensinando que tem que esforçar para ter o seu espaço no mundo, seja para ser bem sucedido(a), e ter respeito para com o próximo, ninguém é melhor que ninguém, cada um tem seu espaço no mundo. No fim somos todos iguais perante a DEUS.
Sou divorciada e parte da pensão da minha filha coloco em tesouro pra reserva de emergência e em fundo imobiliário pra ter um rendimento futuro e pagar os cursos dela. Como ainda é pequena, eu administro, mas já estou ensinando a dar valor às conquistas dela e como administrar dinheiro. Quando ficar maior terá mais autonomia a medida que ela for crescendo, assim terá experiência e inteligência pra administrar as coisas dela
Estou aqui por indicação do seu vídeo do de 25.03.2023. E estou na Turma 17 da AUVP e estava exatamente pensando nisso. E esse vídeo bateu forte. Parabéns meu GURU RAUL - "Cê bunito, cê bunito dimais. Vc é um cara maneiro!"
Meu filho acabou de completar 5 anos, fiz uma carteira em meu nome, em outra corretora para deixar os investimentos separados, só pretendo colocar na mão dele se perceber que ele tem maturidade, se não tiver, só vai ver a cor do dinheiro quando eu e o pai partir.
Ta certo gostei do seu ponto de vista! eu estava olhando para abrir para minha filha que está com 4 anos hoje. mas olhando esse ponto de visto que vc falou está certo ainda mais q esse mundo agora está criando pessoas fracas, o risco de uma depressão é grande, e acabar o sentido da vida! foi bom assistir esse video. vou continuar na minha carteira mesmo! e guardar uma mesadinha de 100 por mês nas caixinhas que é melhor ideia que me deu!
Realmente tu é diferente de todos empreendedores e educadores financeiros. Não pensa só em como orientar a ganhar dinheiro. Mas ensina a refletir de modo amplo, ensina as consequências das escolhas.
Raul, excelente contra ponto!! Particularmente esperava esse ponto de vista visto que tenho 2 filhos e tenho uma reserva para eles e quase executei a alocação na Bolsa. Agora vou repensar!!! Obrigado.
Eu discordo apenas da parte que aprendemos necessariamente na dor ou da dor. Você tem as duas opções e normalmente o que não aprendemos no amor aprendemos na dor. Tive uma vida muito difícil de não ter um lugar adequado para dormir durante alguns anos. Porém durante a minha vida e criando minhas empresas e convivendo com tudo quanto é tipo de realidade posso dizer por experiência que tudo depende da educação e da criação. Já tive um sócio milionário de herança dos pais, nasceu e foi criado em berço de ouro assim como a grande maioria da família e é umas das pessoas mais responsáveis e dedicadas ao trabalho que conheci e olha que tínhamos 17 anos. Também já conheci a outra face de um outro sócio nosso abastado e dinheiro é desprovido de responsabilidade. E o que aprendi é que tudo é um equilíbrio muito frágil entre educação e criação. Coisas que aprendi na dor ensino hoje para os meus filhos no amor. Eles sabem que não tem preocupações financeiras mas nem por isso são moles ou frouxos porque tem a mim para sempre balancear isso é dar direção. Meu único arrependimento hoje foi ter demorado muito a ser pai, somente aos 33. Porque desde que tive meus filhos a vida próspera de uma maneira incrível. Seu modo de vida, foco e decisões mudam e no meu caso foi para melhor. Rapaz não tem como você trocar o sorriso é um abraço de um filho porque outra coisa, é inexplicável, só sendo e sentindo.
Show esse conteúdo. Não existe almoço grátis, tem que ensinar os filhos a lidar com investimento, não apenas dar o dinheiro a eles sem saberem o que fazer.
Pais ricos, filhos ricos. A chave é a educação financeira. Explicar sobre finanças, ensinar a guardar, estimular o conhecimento e as escolhas. Pq de nada adianta fazer sacrifícios de criar uma conta para um filho e ele crescer sem precisar tomar decisões com o dinheiro. Para isso serve a mesada educativa, onde com regras, estimula-se que uma parte do valor seja gasta e outra investida. Assim, durante toda a vida o filho vai tendo autonomia das decisões e precisando lidar com prioridades na hora de escolher consumir ou guardar. Pq chegar as 18 anos com uma conta bancária cheia, mas sem saber como lidar com esse dinheiro é o maior erro que pais podem cometer. E se não for possível ensinar com a mesada, quem tem que ter dinheiro investido é pai e mãe! O dinheiro que os pais tiverem vai servir para as necessidades do filhos.
Querido, obrigada por mais um vídeo instrutivo. Estava procurando um vídeo para investimento de meu filho em nome dele, mas com suas palavras. Desisti. Pura vdd. Obrigada. Saúde e paz pra vc e TDS deste canal.
Raul você não tinha filho no momento deste vídeo, ou ainda no tem, mas é exatamente isso. Sou pai de 4 filhos e é exatamente isso. Cria-se um problema imenso pra estrutura familiar.
Parabéns pela coragem de falar sobre um tema tão espinhoso. Certeza que muita gente torce o nariz para esse tipo de visão. Particularmente procuro dificultar o acesso dos meus filhos ao dinheiro, justamente para darem valor às pequenas conquistas deles.
Raul, obrigado por compartilhar conhecimentos valiosos aliados a sua nítida preocupação em ajudar as pessoas com a sua própria experiência de vida e trajetória como investidor.
Uma carteira pra pagar estudos, ou talvez como segurança financeira é válido sim ! Agora quem ganha tudo de mão beijada não conhece como é difícil ganhar !
Muito bom o seu video baseando por mim o problema que não aprendemos, não sabemos como investir e como ensinar. Até que descobrirmos alguém confiável para aprender e ler bons livroa. O ideal é ter um tutor financeiro na família.
Que vídeo 10, penso exatamente dessa forma e já fui criticado por isso, as pessoas confundem "não quero que meu filho passe pelo que passei" com o ensinar realmente o "valor" das coisas...
Excelente vídeo Raul! E quando os pais não investem e possuem mentalidade consumista e de curto prazo? Acaba sobrando para o filho tentar ensinar e controlar todo o dinheiro que entra e sai para poder diminuir os gastos e investir visando longo prazo.
Já tenho uma carteira pequena em meu nome para meus filhos que pretendo aportar mensalmente. Pensei em transferir pra eles, mas seu argumento me convenceu. Ficará no meu nome separada da minha pessoal. Será como um estímulo pra que eles se interessem por educação financeira, mas só irão resgatar quando tiverem maturidade e se houver um bom motivo. Valeu!
Falou tudo, e o pior que eu vejo muitos filhos "desalentados", tanto os de pai rico, quanto os de pai pobre. É muito triste. Porque não possuem o mínimo de ambição.
Então bora tomar uma? Raul parabéns pelo conteúdo.... Já cheguei deixando o like na confiança....eu sempre pedia sabedoria hoje eu peço proteção e livração...
Excelente vídeo muito ótimo tocar neste assunto estava tentando entender o melhor investimento sou iniciante estou precisando escolher qual é o melhor investimento pra 10anos
Raul cara parabéns pelo vídeo, sábias palavras... Não adianta dar o peixe, tem que ensinar a pescar !!! Infelizmente algumas pessoas não entendem, baita ensinamento 💪💪💪💪
Acho que o investimento que os pais podem fazer, é na educação dele, Que depois e mais fácil vc passar seus conhecimentos para ele, e ele depois ganhar algo de vc e depois quiçá com uma mentalidade de tocar os seus negócios.
Eu vou fazer uma de 45 anos 😅 e até lá vou educando levando ele pra trabalhar de servente ou garçom 😊 vou ensinar ele a guardar os 10%, a saber o que é necessário e o que ele precisa
Compartilho da mesma ideia. Fui uma criança que nao tive tudo de mao beijada, alias, nada de mao beijada. Comecei a trabalhar com 14 anos, e de la pra cá ja aprendi a me virar e ter que me "manter" com as necessidades basicas (roupa, curso, ajudar aluguel em casa etc) Aprendi a batalhar e conquistar minhas coisas. Quanto a minha filha, quero criar uma MULHER forte, corajosa e independente, claro que ela terá "privilegios" que eu nao tive, pois hoje posso proporcionar uma melhor qualidade de vida para ela. Invisto no meu nome, para que eu possa usufruir em vida, e quando nao estiver mais aqui, aí sim, ela terá acesso. Até lá, peço sabedoria a Deus, para que eu tenha sim criado uma mulher que saiba usar a herança da melhor forma possivel. me matar de trabalhar para dar tudo de mao beijada, ter uma menina mimada dentro de casa? Se depender de mim jamais kk comento isso em casa, algumas criancas ja nascem privilegiadas, hoje se eu morrer, minha filha ja vai herdar coisas que eu nunca tive na vida, e ela nao tem nem 2anos. E para os meu sobrinhos (11 e 8) incentivo o empreendedorismo kk vou investir 50.00 e minha sobrinha vai revender coisas fofas na escola e no grupo do taekwondo :-) as criancas precisam d educacao financeira, infelizmnete as escolas nao ensinam. nossa obrigacao ensinar em casa, e cedo..
Cara, vc me fez pensar. Estava pensando em abrir uma conta numa corretora e investir para meu filho, mas com certeza não sabemos a vida que nosso filho levará. Então vou abrir uma conta em uma corretora no meu nome, mas será para ele. Muito obrigado.
Gostei do teu vídeo Raul também penso assim, já pensei em abrir uma conta pro meu filho mas não abri mas gostaria que tu falasse sobre como fazer para não ter problemas nas transferências de heranças e impostos pago nesta etapa, tenho um amigo que ficou 3 anos brigando na justiça pra reaver o valor investido pelo pai e pelo que ele falou só conseguiu porque a mãe ainda estava viva mas ele teve que bancar a mãe todo este tempo sendo que o pai tinha deixado dinheiro pra ela e devido a um erro ou descuido acabou complicando a vida deles, sorte que a família era estruturada emocionalmente e financeiramente.
A idéia de abrir uma carteira pro meu filho é aprender a investir. Coloco 10% de um salário mínimo mensalmente. Em 18 anos ele não terá uma fortuna, mas com esse tempo terá percepção do investimento a longo prazo. Se queimar tudo com drogas ou algo do tipo, a perda do investimento será o menor dos problemas.
Que sabedoria! A gente não consegue prever o futuro e não é bom correr o risco do filho torrar o dinheiro armazenado com suor durante 18 anos e além do desgosto para o pai, ainda continuar sem o tão sonhado futuro garantido.
Acho q existe um meio termo nesse caminho. Abri uma conta p meu filho q tem 9a e n recheio a conta dele c dinheiro, mas sim coloco o suficiente para os gastos, oriento sobre a responsabilidade e consequências do mau uso. Acho uma forma eficiente dele entender, na prática, como funciona o dinheiro. Na minha humilde opinião, só falar sobre o dinheiro é menos eficiente do que aplicar na prática. A cada bom exemplo, alguma tarefa ou gasto inteligente, coloco um bônus (pequeno investimento) por ter aprendido as orientações e as aplicado de forma eficiente na prática. Dessa forma ele entende q “trabalhou” para conquistar aquele dinheiro, desde cedo.
🧠 Aprenda a investir de verdade em 8 semanas - sard.ink/3KaB6vf
Sua colocação e pertinente! Porém vejo que tanto faz fazer uma carteira pro seu filho quanto deixar herança ou pior, ele saber que você tem muitas moedinhas no caixa o risco e o mesmo! Isto é, tomo como exemplo a Louise Barsi, onde o Barsi desde sempre colocou as cartas na mesa e só foi dando o caminho para ela se tornar o que ela é hoje... logo, é tudo questão de como você "como pai ou responsável" irá pavimentar esse caminho do seu filho... Pois dar simplesmente por dar, aí concordo que o resultado será esse. Agora se o trem vier sendo construído desde sempre... esse filho terá alicerce sólido!
Entendo seu ponto de vista Raul. Tenho 2 filhos pequenos de 9 e 4 anos e cada um tem uma carteira de renda variável no nome deles na Rico. Ensino educação financeira diariamente, custo de produtos, eles compram as coisas deles com o cartão de débito do Inter deles. Eles ja tem noção de valores e custos. E crio eles a luz da Bíblia. Eles tem valores cristãos. “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6.
A metodologia que uso aqui em casa é:
Para cada livro que minha filha ler, ela ganha um real. Além das pequenas tarefas atribuída a ela. Dessa maneira ela aprende que para comprar algo precisa de ler para comprar. Assim de alguma forma ela já aprende como lidar com dinheiro. E eu também ganho com o aprendizado dela nas leituras.
Eu tenho um filho de 12 e outra de 9 anos, ambos tem suas próprias contas na corretora, mas tm um detalhe gigantesco... eles não receberam dinheiro caindo do céu, ambos recebem educação financeira de minha parte e da mãe, assinam canais de finanças, venderam (abriam mão) de vídeo game, brinquedos, roupas, vendem bolo e outras coisas para familiares e amigos e empreendem. Analisam seus próprios fiis e ações e eu apenas dou a pincelada final.
Dessa forma eles aprendem abrindo mão de pequenas coisas, de uma ida ao shopping, de um brinquedo mais caro por outro mais simples, não ter algo porque o amiguinho tem, para poderem investir e sim, quando tiverem seus 20 anos não ficarão depressivos mas terãootivacao para conhecer o mundo, viajar e poder ajudar outras pessoas.
Adorei. Parabéns
Não ta criando filhos, ta criando verdadeiros cidadãos! Deus abençoe sua vida e dos seus filhos!
Um dos melhores comentários que li nos últimos tempos! Tenho uma de 3 e outra que chega em maio, inspiração pura !! 👊👊👊
Venderam vídeo game? Viraram adultos sendo crianças? Só o que tem é jovens adultos querendo viver uma infância que não viveram, acho que tem várias ressalvas aí..
👏👏👏
Criei conta pras minhas duas filhas no BTG vinculadas a minha conta. Na verdade concordo contigo em parte. Invisto pra elas não para entregar um monte de dinheiro nas mãos delas e sim para pagar os estudos. Ensino educação financeira desde pequena e elas sabem da existência dessas carteiras com a finalidade de estudo. Mas se por um acaso, td der errado e elas forem duas monstrinhas inconsequentes que não querem estudar, eu transfiro td pra mim antes que elas façam 18 anos e vou fazer um tour pela Europa com esse dinheiro kkkkkkkkkk.
kkkk amei a solução, vou usar
Excelente lição! Corresponde exatamente ao que eu penso. Tenho um filho e a minha lição para ele sempre foi que ele poderia ser o que quisesse, pois eu lhe daria todos os meios para estudar - mas nunca prometi dinheiro. E eu chegava a lhe dizer que estudasse para ingressar em uma universidade pública, pois ele teria os meios para conseguir isso e eu não gastaria dinheiro em uma universidade privada. Hoje, ele estuda na melhor universidade pública do Brasil e nunca se interessou por receber dos pais mais do que o necessário para concluir os estudos. Ele está conquistando o seu próprio futuro.
Ontem mesmo, pedi informações para a Clear, sobre abrir uma conta em nome do meu filho de 9 anos, foi muito esclarecedor o seu vídeo, pensando bem, é melhor ter gestão do investimento, e deixar ele correr atrás. Temos que deixar um valor para fundo de emergência, e só. Obrigado pelo esclarecimento, vamos seguir investindo no nome da mãe.
Abra a conta em nome do seu filho, invista no futuro dele, ensine educação financeira a ele e aposte que ele será um homem cabeça boa, investidor empreendedor....
Não o nivele por baixo!
@@jailsonlopes860 Pago escola particular para ele, já comprei livros sobre investimentos para jovens, tenho convicção que ele vai se dar bem, mas, a grande questão é, e se não der? Não deixarei de investir no meu filho, ele sempre será minha prioridade!
Abra a carteira pro seu filho, dê uma mesada pequena a ele e ensine ele a investir, faça ele pegar gosto por investir e formar seu patrimônio.
Isso é diferente do que vc investir para ele.
Perceba que ele vai abrir mão de comprar um lanche, um doce, para investir, isso fará dele um bom homem.
Cara, eduque ele para não ser imediatista, não ser consumista, mas abra a conta no nome dele sim, uma coisa não tem a ver com a outra. Tem tanta gente que não tem nada e mesmo assim não aprende, por aqui minha filha tem 14 anos e se contenta com um sorvete. Não passeamos em shoppings, não vê comercial, presente de natal do ano passado foi uma bola. Minha mãe acha absurdo ela não querer as coisas, mas é criação, enquanto as meninas da idade dela ficam ostentando roupas, sapatos e joias, ela quer a roupa confortável pra brincar, ainda conserva os traços da infância. Tudo é criação. Acabei de abrir uma carteira de investimento pelos seus 14 anos e vamos começar com mil reais, ela vai começar a aprender sobre investimentos a partir de agora, mas já teve toda uma educação financeira em casa. O filho só não vai dar certo se a criação for tortuosa, os pilares se colocam na infância, se foi forte ele vai permanecer na educação que recebeu.
Eu concordo, mas para meus netos, desde os 10 anos de idade(a partir dessa idade pode ter conta bancária no nome da criança)eu ensino eles abrirem conta na corretora e aprenderem a investir. Dou presentes em dinheiro, hoje via PIX, para eles mandarem pra corretora. Está sendo um sucesso pq eles tem orgulho de serem sócios de Itausa, Marcopolo, Taesa, TRPL4, ciel3, irbr3, entre as que lembro que já estão posicionados. Como ensinamento eu acho uma boa ideia!
Abri conta da minha filha com 3 meses de vida e já está no tesouro direto e nós Fiis
Meus parabéns pela iniciativa de expor um assunto tão importante! Hoje os pais não querem que seus filhos sofram ou passem dificuldades, e é justamente isso que faz os filhos amadurecerem, serem criativos e saberem lidar com os percalços da vida! Parabéns pelos maravilhosos argumentos! Considero teu canal um dos melhores neste contexto de assunto!
Muito bom! Resumiu muito bem, abriu os olhos para questões que nunca tinha visto, comecei a analisar por outro ângulo! Obrigado
obrigado Raul!
Caralho Raul, que vídeo top!!!! Tenho carteiras prós meus 2 filhos um de 4 anos e uma de 1 ano. O investimento pra eles é em torno de 50$ por mês e pra cada. Mas essa visão que vc passou é um medo que tenho. Não sou milionário, mudei a mentalidade a pouco tempo. Mas vim da favela e dou valor ao que já conquistei e ao que me tornei. Obrigado por mais essa aula!!! Que Deus o abençoe
Show esse vídeo. Eu tenho a conta do meu filho e é tudo no meu nome. E ele não sabe. Concordo com tudo que vc falou. 🐟🐟🐟🐟
Muito esclarecedor seu vídeo. Estava pensando em fazer uma conta para cada filho meu e percebi que não vai fazer diferença em qual conta está alocado os ativos, a chance é real de estar subtraindo os desafios deles no futuro. Obviamente educação financeira e geral é importante desde cedo e ajuda muito pra que eles sejam bem sucedidos.
Tenho 3 filhos e concordo plenamente com o que você falou. Parabéns por essa avaliação perfeita. Like de confiança sempre.....nunca decepciona nos conteúdos.
Corajoso, parabéns.
@@sibellypinheiro9135 gratidão
👏🏼👏🏼👏🏼
Que coincidência. Hoje mesmo estava conversando com a minha mulher sobre esse assunto. Derrepente o UA-cam me notifica com o seu vídeo. Excelente a visão que vc trouxe. Faz todo sentido. Quer fazer um investimento pro seu filho? Invista ensinando a ele a como ganhar dinheiro e a lidar emocionante com supostas perdas. Quando terminei de assistir o seu vídeo me veio na cabeça o livro: O Homem Mais Rico da Babilônia. Na parte que, ao invés de Arkad, o homem mais rico da Babilônia, entregar toda a herança pro seu filho Nomansir, ele precisaria provar primeiro para o seu pai que era capaz de administrar toda riqueza. Pra mim fez todo sentido essa ligação do seu vídeo com o livro.
👏🏼👏🏼👏🏼
Raulzão parabéns pelo trabalho
Se puder gravar mais vídeos sobre esse assunto de como inserir a educação financeira para crianças será de grande ajuda para quem partilha da mesma opinião
Penso exatamente assim, HOJE ainda não alcancei minha independência financeira, então não tem pq investir 50$ na carteira do meu filho e 200$ na minha, prefiro investir 250$ na minha e poder "ajudar" meu filho financeiramente a ele conseguir a própria liberdade, seja como empresário ou outra profissão.
Não pensei nisso, estava querendo fazer pra minha filha, você agora me fez pensar!
Eu tenho um filho de 13 e invisto pra ele e ensino ele a investir. Metade da mesada dele vai para os investimentos
tenho 12 e invisto tbm
O meu filho tem 13 anos, ele guardava a sua mesada e algum dinheiro extra que ganhava como presente de aniversário num cofrinho(latinha de Nescau) e "de grão em grão que se chega ao milhão", qdo percebi que ele juntava um montante razoável, vi q estava "perdendo" grana de certa forma, pois dinheiro parado ñ rende. Agora a sua mesada($50,00) eu deposito na conta do banco inter q abri p ele. Ele está investindo a sua mesada em renda fixa(CDB, tesouro, etc) e tem pretensão de investir em renda variável mais p frente. Acho importante ensinar a usar o dinheiro q recebe com sabedoria.😉
Vc mudou o meu pensamento, não tinha pensando nisso, antes pressisa amadurecer correto e sábias palavras obrigado
Acho que é válido desde que haja um acompanhamento e ensinamento pra que ele siga os passos investindo pro longo prazo, eu já ensino meu filho desde cedo , tem 8 anos e vou começar a carteira agora pra que os dividendos paguem ou ajude pagar a faculdade.
Optei assim pois pra transferir do meu nome para o dele lá na frente precisarei pagar imposto , mesmo herança tem impostos 🥴
Raul, não tenho filhos e não quero ter, mas achei muito sensato seu ponto de vista a respeito.
Não tenho filhos mas já pensei em fazer por minhas primas só que muito mal consigo fazer meu pé de meia. 😟
O que faço é mandar assuntos relacionados a investimentos mas não noto interesse por parte de uma delas. 😔
Uau, parabéns, foi exatamente assim que meu pai me criou. Chegaram á critica-lo falando que não dar uma vida boa para mim era só porque era avarento, mas hoje eu tenho noção do valor do dinheiro e agradeço muito a forma que fui criado.
Super conselhos Raul meus sinceros parabéns
Vídeo muito bom . Esse assunto deve ser compartilhado com mais pessoas por sua relevância.
Não sei se já sou um sardinha raiz, mas sempre já deixo o like :)
Esse vídeo retrata exatamente o que eu penso, se der tudo sem a pessoa ter o esforço e objetivos a conquistar, a pessoa não vai aprender o valor do trabalho e da conquista.
Tem que ensinar o valores da vida, estudar e conquistar as coisas pelos seu próprio mérito.
Lógico que dar um apoio é essensial, mas sempre ensinando que tem que esforçar para ter o seu espaço no mundo, seja para ser bem sucedido(a), e ter respeito para com o próximo, ninguém é melhor que ninguém, cada um tem seu espaço no mundo.
No fim somos todos iguais perante a DEUS.
Sou divorciada e parte da pensão da minha filha coloco em tesouro pra reserva de emergência e em fundo imobiliário pra ter um rendimento futuro e pagar os cursos dela. Como ainda é pequena, eu administro, mas já estou ensinando a dar valor às conquistas dela e como administrar dinheiro. Quando ficar maior terá mais autonomia a medida que ela for crescendo, assim terá experiência e inteligência pra administrar as coisas dela
Exatamente o q eu penso, até porque o q é meu e deles também!!
Raul... Já vi muitos vídeos seus... Mas esse é o melhor, simplesmente PERFEITO! Tenho duas meninas e penso MUITO nesse assunto Parabéns!!!!
👏🏼👏🏼👏🏼
Vc é fera irmão ! Anápolis Goiás na área...
Estou aqui por indicação do seu vídeo do de 25.03.2023. E estou na Turma 17 da AUVP e estava exatamente pensando nisso. E esse vídeo bateu forte. Parabéns meu GURU RAUL - "Cê bunito, cê bunito dimais. Vc é um cara maneiro!"
Meu filho acabou de completar 5 anos, fiz uma carteira em meu nome, em outra corretora para deixar os investimentos separados, só pretendo colocar na mão dele se perceber que ele tem maturidade, se não tiver, só vai ver a cor do dinheiro quando eu e o pai partir.
Ta certo gostei do seu ponto de vista! eu estava olhando para abrir para minha filha que está com 4 anos hoje. mas olhando esse ponto de visto que vc falou está certo ainda mais q esse mundo agora está criando pessoas fracas, o risco de uma depressão é grande, e acabar o sentido da vida! foi bom assistir esse video. vou continuar na minha carteira mesmo! e guardar uma mesadinha de 100 por mês nas caixinhas que é melhor ideia que me deu!
Realmente tu é diferente de todos empreendedores e educadores financeiros. Não pensa só em como orientar a ganhar dinheiro. Mas ensina a refletir de modo amplo, ensina as consequências das escolhas.
Conteúdo pesado, nos obriga a refletir muito 🙌🙌🙌🙌🙌
Videozinho antigo, mas de muita sabedoria atual. Parabéns!!
Raul, excelente contra ponto!!
Particularmente esperava esse ponto de vista visto que tenho 2 filhos e tenho uma reserva para eles e quase executei a alocação na Bolsa. Agora vou repensar!!! Obrigado.
Eu discordo apenas da parte que aprendemos necessariamente na dor ou da dor. Você tem as duas opções e normalmente o que não aprendemos no amor aprendemos na dor. Tive uma vida muito difícil de não ter um lugar adequado para dormir durante alguns anos. Porém durante a minha vida e criando minhas empresas e convivendo com tudo quanto é tipo de realidade posso dizer por experiência que tudo depende da educação e da criação. Já tive um sócio milionário de herança dos pais, nasceu e foi criado em berço de ouro assim como a grande maioria da família e é umas das pessoas mais responsáveis e dedicadas ao trabalho que conheci e olha que tínhamos 17 anos. Também já conheci a outra face de um outro sócio nosso abastado e dinheiro é desprovido de responsabilidade. E o que aprendi é que tudo é um equilíbrio muito frágil entre educação e criação. Coisas que aprendi na dor ensino hoje para os meus filhos no amor. Eles sabem que não tem preocupações financeiras mas nem por isso são moles ou frouxos porque tem a mim para sempre balancear isso é dar direção. Meu único arrependimento hoje foi ter demorado muito a ser pai, somente aos 33. Porque desde que tive meus filhos a vida próspera de uma maneira incrível. Seu modo de vida, foco e decisões mudam e no meu caso foi para melhor. Rapaz não tem como você trocar o sorriso é um abraço de um filho porque outra coisa, é inexplicável, só sendo e sentindo.
Show esse conteúdo. Não existe almoço grátis, tem que ensinar os filhos a lidar com investimento, não apenas dar o dinheiro a eles sem saberem o que fazer.
Pais ricos, filhos ricos. A chave é a educação financeira. Explicar sobre finanças, ensinar a guardar, estimular o conhecimento e as escolhas. Pq de nada adianta fazer sacrifícios de criar uma conta para um filho e ele crescer sem precisar tomar decisões com o dinheiro. Para isso serve a mesada educativa, onde com regras, estimula-se que uma parte do valor seja gasta e outra investida. Assim, durante toda a vida o filho vai tendo autonomia das decisões e precisando lidar com prioridades na hora de escolher consumir ou guardar. Pq chegar as 18 anos com uma conta bancária cheia, mas sem saber como lidar com esse dinheiro é o maior erro que pais podem cometer. E se não for possível ensinar com a mesada, quem tem que ter dinheiro investido é pai e mãe! O dinheiro que os pais tiverem vai servir para as necessidades do filhos.
Excelente esclarecimentos sobre o assunto
Querido, obrigada por mais um vídeo instrutivo. Estava procurando um vídeo para investimento de meu filho em nome dele, mas com suas palavras. Desisti. Pura vdd. Obrigada. Saúde e paz pra vc e TDS deste canal.
Otima reflexao, me fez rever meus conceitos👍👍 muito obrigado
Raul, refletinso sobre a questão deixar algo para os filhos, qual seu ponto de vista sobre seguro de vida?
Vc não tem filhos mais sabe educar muito bem.
Raul você não tinha filho no momento deste vídeo, ou ainda no tem, mas é exatamente isso. Sou pai de 4 filhos e é exatamente isso. Cria-se um problema imenso pra estrutura familiar.
Entrei procurando uma coisa e achei outra bem melhor. Valeu pelo vídeo!!
Parabéns pela coragem de falar sobre um tema tão espinhoso. Certeza que muita gente torce o nariz para esse tipo de visão. Particularmente procuro dificultar o acesso dos meus filhos ao dinheiro, justamente para darem valor às pequenas conquistas deles.
Concordo plenamente com vc. Vc não tem filhos, mas foi bem sensato, parabéns 👏🏻!
Raul, obrigado por compartilhar conhecimentos valiosos aliados a sua nítida preocupação em ajudar as pessoas com a sua própria experiência de vida e trajetória como investidor.
Uma carteira pra pagar estudos, ou talvez como segurança financeira é válido sim ! Agora quem ganha tudo de mão beijada não conhece como é difícil ganhar !
Muito bom o seu video baseando por mim o problema que não aprendemos, não sabemos como investir e como ensinar. Até que descobrirmos alguém confiável para aprender e ler bons livroa. O ideal é ter um tutor financeiro na família.
Seus vídeos fará parte da minha vida de agora pra frente..obrigado
Que vídeo 10, penso exatamente dessa forma e já fui criticado por isso, as pessoas confundem "não quero que meu filho passe pelo que passei" com o ensinar realmente o "valor" das coisas...
Esse foi um dos seus melhores videos. Parabéns, Raul.
Tava a dias assistindo seu videos, hoje vc comquistou minha inscrição, parabéns.
Excelente vídeo Raul! E quando os pais não investem e possuem mentalidade consumista e de curto prazo? Acaba sobrando para o filho tentar ensinar e controlar todo o dinheiro que entra e sai para poder diminuir os gastos e investir visando longo prazo.
Então vamos lá
Show de bola, parabéns!!! Excelente vídeo.
Muito certo! Tem que aprender a correr atrás das coisas!
Boa noite Raul obrigado pela informação eu já estava pronto para montar uma carteira para o meu filho
Excelente forma de analisar e pontuar tudo!
Eu tenho pensado muito numa carteira para o meu filho,e seria no nome dele,mas seu argumento para mim é perfeito. Me convenceu,é muito lógico.
Já tenho uma carteira pequena em meu nome para meus filhos que pretendo aportar mensalmente.
Pensei em transferir pra eles, mas seu argumento me convenceu.
Ficará no meu nome separada da minha pessoal.
Será como um estímulo pra que eles se interessem por educação financeira, mas só irão resgatar quando tiverem maturidade e se houver um bom motivo.
Valeu!
Sou pai e gostei muito desse vídeo, abriu meu olhos para algo que ainda não tinha pensdo bem. Obrigado
Falou tudo, e o pior que eu vejo muitos filhos "desalentados", tanto os de pai rico, quanto os de pai pobre. É muito triste. Porque não possuem o mínimo de ambição.
Excelente vídeo, exemplo top e o Silvio Santos, assim dei a educação para meus filhos, hoje tenho orgulho deles
Então bora tomar uma? Raul parabéns pelo conteúdo.... Já cheguei deixando o like na confiança....eu sempre pedia sabedoria hoje eu peço proteção e livração...
Bem assim! Acho que é tudo verdade , tenho dessa mesma forma!
Um dos melhores vídeos, parabéns meu irmão.
Um dos seus melhores vídeos! Parabéns! "Deixa sangrar um pouco"
Excelente vídeo muito ótimo tocar neste assunto estava tentando entender o melhor investimento sou iniciante estou precisando escolher qual é o melhor investimento pra 10anos
Cara vc disse tudo concordo com tudo que vc explicou !!!
Raul cara parabéns pelo vídeo, sábias palavras... Não adianta dar o peixe, tem que ensinar a pescar !!! Infelizmente algumas pessoas não entendem, baita ensinamento 💪💪💪💪
Vídeo massa, vc não é pai mas tem uma mentalidade que todos deveriam ter.
Acho que o investimento que os pais podem fazer, é na educação dele, Que depois e mais fácil vc passar seus conhecimentos para ele, e ele depois ganhar algo de vc e depois quiçá com uma mentalidade de tocar os seus negócios.
Eu vou fazer uma de 45 anos 😅 e até lá vou educando levando ele pra trabalhar de servente ou garçom 😊 vou ensinar ele a guardar os 10%, a saber o que é necessário e o que ele precisa
Esse cara é um viajante do tempo, só pode. Sabe muiiiito.
Compartilho da mesma ideia. Fui uma criança que nao tive tudo de mao beijada, alias, nada de mao beijada. Comecei a trabalhar com 14 anos, e de la pra cá ja aprendi a me virar e ter que me "manter" com as necessidades basicas (roupa, curso, ajudar aluguel em casa etc) Aprendi a batalhar e conquistar minhas coisas. Quanto a minha filha, quero criar uma MULHER forte, corajosa e independente, claro que ela terá "privilegios" que eu nao tive, pois hoje posso proporcionar uma melhor qualidade de vida para ela. Invisto no meu nome, para que eu possa usufruir em vida, e quando nao estiver mais aqui, aí sim, ela terá acesso. Até lá, peço sabedoria a Deus, para que eu tenha sim criado uma mulher que saiba usar a herança da melhor forma possivel. me matar de trabalhar para dar tudo de mao beijada, ter uma menina mimada dentro de casa? Se depender de mim jamais kk comento isso em casa, algumas criancas ja nascem privilegiadas, hoje se eu morrer, minha filha ja vai herdar coisas que eu nunca tive na vida, e ela nao tem nem 2anos.
E para os meu sobrinhos (11 e 8) incentivo o empreendedorismo kk vou investir 50.00 e minha sobrinha vai revender coisas fofas na escola e no grupo do taekwondo :-) as criancas precisam d educacao financeira, infelizmnete as escolas nao ensinam. nossa obrigacao ensinar em casa, e cedo..
Orientação excelente!
Coerente mais uma vez!
Vídeo top,é verdade,eu sempre trabalhei,e temos que ensinar,a pescar o peixe.
Like na confiança!
Raul, vc é nosso Pai Rico!!!
Interessante meu rei ,faz total sentido!!!
Excelentes explanações 👏👏👏👏👏
excelente pensamento! dar tudo fácil é tirar a motivação! faz todo sentido
Cara foi o vídeo que mais abriu minha cabeça, do seu canal. Sou pai de primeira viagem, e fico muito feliz de ter visto esse vídeo a tempo.
Parabéns pelo vídeo Raul
Peguei a dica minha filha já tem um carteira.
Mas vou manter segredo
Cara, vc me fez pensar. Estava pensando em abrir uma conta numa corretora e investir para meu filho, mas com certeza não sabemos a vida que nosso filho levará. Então vou abrir uma conta em uma corretora no meu nome, mas será para ele.
Muito obrigado.
Perfeito, Sena, um dos melhores videos teus.
Excelente conselho, sobre não deixar o valor na conta do Filho.
Olha muito sábio esse conselho, verdade 😊
Muito top o vídeo 👏🏽👏🏽
Gostei do teu vídeo Raul também penso assim, já pensei em abrir uma conta pro meu filho mas não abri mas gostaria que tu falasse sobre como fazer para não ter problemas nas transferências de heranças e impostos pago nesta etapa, tenho um amigo que ficou 3 anos brigando na justiça pra reaver o valor investido pelo pai e pelo que ele falou só conseguiu porque a mãe ainda estava viva mas ele teve que bancar a mãe todo este tempo sendo que o pai tinha deixado dinheiro pra ela e devido a um erro ou descuido acabou complicando a vida deles, sorte que a família era estruturada emocionalmente e financeiramente.
A idéia de abrir uma carteira pro meu filho é aprender a investir. Coloco 10% de um salário mínimo mensalmente. Em 18 anos ele não terá uma fortuna, mas com esse tempo terá percepção do investimento a longo prazo. Se queimar tudo com drogas ou algo do tipo, a perda do investimento será o menor dos problemas.
Que sabedoria! A gente não consegue prever o futuro e não é bom correr o risco do filho torrar o dinheiro armazenado com suor durante 18 anos e além do desgosto para o pai, ainda continuar sem o tão sonhado futuro garantido.
Acho q existe um meio termo nesse caminho.
Abri uma conta p meu filho q tem 9a e n recheio a conta dele c dinheiro, mas sim coloco o suficiente para os gastos, oriento sobre a responsabilidade e consequências do mau uso.
Acho uma forma eficiente dele entender, na prática, como funciona o dinheiro.
Na minha humilde opinião, só falar sobre o dinheiro é menos eficiente do que aplicar na prática.
A cada bom exemplo, alguma tarefa ou gasto inteligente, coloco um bônus (pequeno investimento) por ter aprendido as orientações e as aplicado de forma eficiente na prática.
Dessa forma ele entende q “trabalhou” para conquistar aquele dinheiro, desde cedo.