Energia Térmica e Calor

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 24 лип 2024
  • Energia térmica e calor
    A energia térmica é uma forma de energia relacionada à temperatura dos corpos. O Sol, uma chama e o corpo humano têm energia térmica.
    O corpo humano obtém energia por meio do alimento, e parte dessa energia é transformada em energia térmica. Quando a temperatura do organismo aumenta, como ao praticar esportes, o suor pode resfriá-lo.
    Os corpos podem apresentar diferentes quantidades de energia térmica. Um dado volume de água quente, por exemplo, tem mais energia térmica do que esse mesmo volume de água fria.
    Quando dois corpos entram em contato, a energia térmica passa do corpo no qual ela está em maior quantidade (o mais quente) para o de menor energia (o mais frio). Essa passagem de energia ocorre até atingir-se o equilíbrio térmico, ou seja, até os dois corpos ficarem com mesma temperatura.
    Além de ser fonte de calor, o Sol é fonte de luz para a Terra.
    O Sol é a principal fonte de calor para a Terra. No interior do Sol ocorrem transformações que liberam muita energia. Parte da energia térmica produzida no Sol atinge a superfície do nosso planeta, que então é aquecida. Tal aquecimento garante temperaturas adequadas para a existência das diversas formas de vida tal como a conhecemos.
    Efeitos do calor
    A quantidade de calor que um objeto recebe causa certos efeitos, como variação de temperatura, mudança de estado físico e dilatação térmica.
    Variação de temperatura
    O aumento da quantidade de energia térmica de um material pode aumentar sua temperatura.
    Quando uma chaleira com água é colocada sobre uma chama, parte da energia térmica da chama é transferida para o metal da chaleira e para o ar ao redor dela. O metal da chaleira, por sua vez, transfere energia térmica para a água e para o ar ao redor dela, aquecendo-os.
    Ao se apagar a chama, o aquecimento da chaleira é interrompido. No entanto, a energia térmica continua sendo transferida do metal da chaleira para a água e para o ar ao redor da chaleira. Aos poucos, a temperatura da água e a da chaleira vão diminuindo até ficarem iguais à temperatura do ambiente.
    Medindo a temperatura
    O sentido do tato nos permite perceber variações de temperatura. Uma pedra de gelo parece fria ao tato. Já a luz do Sol parece aquecer nossa pele.
    Mas para saber a temperatura exata de um corpo, devemos usar um termômetro. Os primeiros termômetros a funcionar de forma eficiente usavam mercúrio, que é um metal líquido. Hoje eles estão em desuso, pois o mercúrio é um elemento tóxico, e vêm sendo substituídos pelos termômetros eletrônicos.
    Mudança de estado físico
    Dependendo da quantidade de energia que um material recebe ou perde, pode haver mudança de seu estado físico. Por exemplo, se colocarmos água líquida no congelador, ela vai perder energia e, quando estiver a uma temperatura de aproximadamente 0 °C, passará para o estado sólido.
    Se, porém, o gelo for colocado em um ambiente com temperatura maior que a do congelador, a água sólida receberá energia e mudará para o estado líquido. E, no caso de receber mais energia térmica, toda a água em estado líquido pode evaporar e passar para o estado gasoso.
    Dilatação térmica
    A maioria dos corpos ocupa mais espaço (ou seja: dilata-se) quando são aquecidos. Isso ocorre pois o material de que são feitos sofre dilatação térmica. O asfalto das ruas, por exemplo, dilata-se se é aquecido e se contrai (ocupa menos espaço) se perde energia térmica (esfria). Outros materiais que se dilatam com bastante facilidade são os diversos tipos de metais
    Materiais condutores de calor
    Os materiais bons condutores de calor são aqueles que se aquecem ou resfriam com facilidade, pois neles a energia térmica flui rapidamente. Os metais, como ouro, alumínio, ferro e cobre, são exemplos desses materiais.
    Já a madeira, a borracha, o algodão, a lã, o isopor e certos plásticos são exemplos de materiais maus condutores de calor, pois a energia térmica passa mais lentamente por esses materiais.
    Os materiais podem ser direcionados para diferentes fins, de acordo com a propriedade de conduzir bem ou mal o calor. Bons condutores de calor, como o alumínio, são usados para fazer panelas, por exemplo. Assim, a energia térmica da chama do fogão passa rapidamente ao alimento. Já o cabo das panelas é geralmente feito de materiais maus condutores de calor, como madeira ou certos tipos de plástico. Dessa forma, podemos segurar uma panela quente pelo cabo sem queimar a mão.
    Conservando a temperatura
    A lã e outros materiais usados para fazer cobertores e blusas são maus condutores de calor.
    Esses materiais não aquecem o corpo. Eles apenas impedem que a energia térmica produzida pelo corpo passe para o ambiente.
    Com o avanço do conhecimento tecnológico, novos materiais são produzidos, de acordo com as necessidades de conforto e segurança das pessoas. As roupas dos mergulhadores, por exemplo, dificultam a transferência de energia térmica do corpo para a água e permitem que eles nadem em águas com baixas temperaturas.

КОМЕНТАРІ • 222