Recentemente eu recebi um pedido de orçamento por uma agência que investiu muito tempo, uns 2 meses, na criação de um personagem virtual com inteligência artificial. A IA não alcançava a exatidão exigida por eles, cada prompt gerava resultados parecidos, mas nunca certeiros. Todo esse tempo prejudicou o andamento do projeto deles e os motivou a solicitar um orçamento para criação desta personagem em 3D por artistas. "A IA é muito limitada, disseram eles".
@junkyd8923 acredito que tecnologicamente ela vai evoluir, de fato. Mas não foi nesse sentido que ela comentou sobre a limitação da IA. Foi mais sobre a "falta de controle" obtidos com prompts de IA sobre a criação da personagem pra atender contextos muito específicos. Nesse caso a agência entendeu que é muito importante ter a influência humana na criação, sobretudo com expertise artística. Não quero fazer do meu exemplo uma projeção do futuro, mas quis deixar evidente que oportunidades vão existir sempre quando temos competência para solucionar problemas dos clientes.
Penso exatamente o mesmo, cara. Veio uma amiga pedindo indicações de apps de IA pra fazer personagens baseados em fotos pra ela fazer umas lembrancinhas de natal. Na hora fiquei chateada maaaas o alívio de saber que eu não ia fazer aquele serviço me fez pensar que esse tipo de cliente (os que correm pra IA) eu não quero mesmo, ele não quer pagar, reclama, desmerece o meu trabalho e no final não fecha negócio.
Dentro da perspectiva de mercado, pessoas em determinados nichos vão ganhar até mais com as IAs, trabalhos manuais serão mais valorizados, mas essa fatia de mercado é minuscula, a grande massa, as milhares de pessoas q trabalham com arte e n tem esse espaço vão ficar sem trampo ou terão seu trabalho cada vez mais marginalizado.
A verdade é que é impossível prever o futuro. Concordo que, com a tecnologia atual, uma IA não tem como substituir um artista, mas não podemos prever até onde a tecnologia pode chegar nos próximos anos. O que nos resta é continuar estudando e trabalhando. Se, um dia, a tecnologia evoluir a ponto de substituir realmente os artistas, não haverá muito que possamos fazer para impedir. Acho loucura pensar que seja possível frear um avanço tecnológico dessa magnitude. Espero sinceramente que isso não aconteça, mas, se acontecer, paciência.
A IA generativa só cria a partir dos dados disponíveis, isso é inerente a arquitetura dessa tecnologia, ou seja, nada realmente novo pode surgir daí. Pode ficar tecnicamente cada vez mais perfeita, mas nunca vai gerar um estilo inédito que vai influenciar outros artistas.
@Bernardojpm Quase tudo o que aprendemos vem de outras pessoas. Quando criamos uma obra de arte, usamos referências de diversas fontes. Nosso trabalho artístico é uma mistura de tudo o que consumimos ao longo do tempo. De certa forma, nossa criação também é construída a partir dos dados que temos à disposição. A IA não precisa "gerar um estilo inédito que vai influenciar outros artistas" para roubar seu emprego. Basta ela fazer o trabalho melhor que vc.
1:04 nada pessoal mas n adianta vc melhorar, o mercado vai te engolir uma hora ou outra e n importa sua melhora, quem paga pelos serviços de um artista sempre quer o mais barato na maioria das vezes e se for mais barato na i.a eles vão preferir, ai pouco importa se vc melhorou
Uma coisa que me deixou mais tranquilo foi ter visto um vídeo que o Joel Pinheiro falou que a profissão de ilustrador vai acabar. E sempre que esse cara fala alguma coisa, a realidade mostra o inverso.
to trabalhando como concept pra uma startup que tenta mesclar muita personalidade etc com produtividade e to trabalhando na persona da startup e toda vez que começo a entrar em processos de concept da pra ver que geral muitas vezes nao entende muito bem mesmo oq um artista faz, mesmo.
Aí você vai e dá uma olhada em livros, Editora Camelot publicou 4 livros do Nietzsche todos uma uma arte de IA onde o Nietzsche tem duas testas. Os livros têm a mesma imagem, só que de cores diferentes. É cômico e bizarro ao mesmo tempo.
A chave é se aperfeiçoar e se tornar um profissional inquestionável bom. Depois disso, se posicione no mercado, por mais que você seja um artista, pense como um negócio/empreendedor. Não tente vender para todos, procure quem valoriza e quer comprar de você. As empresas grandes com seus bilhões de dolares manipulam as mídias para colocar a IA no hype, e as pessoas com suas inseguranças, criam esse inimigo invisível. É TUDO MARKETING MANIPULATIVO! A cada nova IA criada, a arte ganha mais valor. Foi assim em toda a história, e sempre será.
Empresas que almejam cegamente o lucro sem se importar totalmente com a qualidade do produto, sempre vai correr atrás daquilo que sai mais barato e que dê um lucro fácil, mas mesmo assim, ainda sempre terão empresas que focam mais em entregar melhor para o seu público pois sabem que um produto de alta qualidade, mesmo que demore mais para polir, ainda rende bastante
@@mitsukami Mercado furry foi bem ofuscado tbm. Eu que trabalho com commission, hoje em dia é mais difícil achar cliente. E as pessoas não vão enjoar de IA, pq elas nem sabem que aquela "arte foi gerada por IA" e as vezes sabem xD Sem contar o mercado de adopt, os cabras vendendo adopt gerada por IA por 2 dola. Como compete com isso? Eu tinha amigos que ganhavam a vida com adopt. hoje em dia eles só pararam. IA veio pra fuder muita gente. não tem como figir que não. Sou um artista pequeno, tenho sorte de ter uns clientes fixo.
O ideal seriam os artistas se organizarem e lutarem por legislações sobre i.a, igual oq o pessoal da dublagem ta fazendo, mas artista prefere se odiar do q trabalha junto, ai fica complicado
Eu faço parte da UNIDAD e tivemos conquistas importantes nos ultimos dias. Convido todo mundo que estiver interessado em se organizar pra dar uma olhadinha: instagram.com/unidad.br/
Com relação ao futuro, vcs podem não saber mas cada avanço significativo na area de AI é preciso de uma quantidade de recurso mais insano cada vez que elea fica mais sofisticada, o que os tech bros acreditam ser o endpoint é o AGI (o ponto que ela seria considerada no level de um humano) mas as empresas tudo de AI tão queimando uma quantidade insana de recursos no estado atual e nenhuma delas da lucro de verdade. Ai voce pensa, se o custo so piora e vai continuar não dando grana ate atingir esse estado é muito provavel que os investidores pulem fora do barco antes, mas isso é considerando que o mercado não é na verdade só uma forma de destruir o espirito humano e não importa quanto dinheiro e recurso seja queimado eles não irão parar ate atingirem AGI se é que é possivel, o que é bem conspiracionista mas hoje em dia ja não duvido mais de nada, se tem uma coisa que tech bro prova pra mim é que eles já deixaram de ser humano faz tempo se é que um dia ja foram.
Marco, eu wuero mesmo trabalhar com arte e quero evoluir como artista, mas nao sei nem como conseguir vaga em empresas ou como posso melhorar meus trabalhos.. tem algum video mais específico sobre isso? talvez falando sobre como envontrar cliente ou sobre portifólio?
Marcão, eu to inclinado a assinar a area de membros, mas meu horário do trampo nao me permitiria acompanhar as lives... Elas ficam salvas como vod ou algo do tipo pra assistir depois?
Sim! Você tem acesso imediato ao VOD assim que a live termina MAS TAMBÉM a todos os VODs desde o começo do meu projeto no UA-cam - ou seja, atualmente vc já tem mais de 100 lives gravadas para assistir. :)
Eu acho que se vc tem o sonho e vc investiu sua vida nisso e ama isso tem que ir pra cima, nunca é fácil e esse papo de IA tá assustando a galera a ponto que achar que o mercado vai acabar amanhã. Igual o Marco, falou as coisas as vezes são muito mais inflamadas na internet, então vamos estudar e ir pra cima!
Opa Marco, recomendo assistir a entrevista que o neurocientista Miguel Nicolelis deu para o Inteligência LTDA faladando sobre IA e seu estado de Oroborus...vale a pena!
quando eu vejo essas empresas enfiando guela abaixo é exatamente isso nem sabem o que estão fazendo, estão correndo atrás do próprio rabo IA é uma puta ferramenta pra algumas coisas. Na minha opinião o melhor uso dela está em buscas e organizações. As generativas são muito ruins e honestamente acho que nunca ficarão boas o suficiente porque é impossível CRIAR consciência, então uma IA, seja um LLM, um Llama o que for, nunca vai se equiparar ao poder criação do ser humano. Portanto as generativas, pensando num possível sucesso, só vejo ocorrendo na repetição de tarefas já otimizadas.
Tem um escultor que sigo no insta, que ele modela umas coisas em Clay e depois transforma em Bronze, ele falou do medo que sentiu das impressoras 3D quando começou a aparecer no mercado. Mas como ele é foda, não afetou em nada pra ele. É como se fosse comparar pintura a óleo com uma tela que saiu na impressora da gráfica.
Pior que Arstation tá cheio dessas tralhas de NFTs, os caras mandam DM direto pra mim, e eu só ignoro, triste ainda ouvir falar dessa porcaria... Galera da IA é mesma coisa, só tristeza
"você é moderno" me quebrou kkkkkk...mas cara eu não sei como que tá esse processo de uso de IA para estúdios menores, que antes chamavam artistas pra criar os itens, os personagens e mano, me bate um nervosinho pensar que oque seria uma possível porta de entrada tem se tornado mais distantes. As vezes eu penso e se esse "otimismo" não é uma forma de se convencer que vai dar certo? (pesei o clima foi mal)
Cê só tá demonstrando um incômodo, IA em si já pesa o clima pra caramba kkkkkkk pq ela é a materialização do que o mercado enxerga como profissional criativo, um "gerador" de imagens. O que é horrível. A gente tem sim que falar sobre esse tipo de dúvida pq afeta todo mundo.
IA vai ser só mais uma ferramenta, porque quem trabalha com o digital nao tem medo do computador ou de mesas para desenhar? IA sempre vai criar coisas genericas, o ser humano sempre vai ter o diferencial, a ferramentai esta ai quem usar a seu favor vai prevalecer
Acho legal seu otimismo muita gente precisa disso e de uma mensagem assim pra não desanimar, mas sou puro pessimismo com IA, esse negócio de bolha estourar não funciona com relacionados a arte, nft e IA ainda que decaiam, existem aos montes, tava vendo libertadores, metade das propagandas do Instagram criadas por ia, marca grande como sprite e ninguém falando um a sobre, já normalizou e banalizou, a gente não vê pq tá muito nas bolhas de arte, que novamente nunca estouram. Eu vejo muito artista olhando pra I.A. como se estivesse olhando do topo de uma montanha e olhando pra uma montanha de ia menor, não é porque existem artistas que vão estar acima do horizonte da IA que ela não exista e seja maior do que muito artista vai alcançar. IA é que nem cópia realista, a gente fecha os olhos pra não ver e ignora a existência como se fosse menos arte, mas faz parte da vida das pessoas a gente gostando ou não e da dinheiro, no caso da IA poupa. Arte não é só desenhar o que a gente gosta e por mais que desenhar sertanejo estilo Pixar não seja o desejo de quase nenhum que isso não faça diferença no bolso do artista médio. Começando, a gente pega um monte de trabalho bucha até evoluir e se achar e nem assim garante que você trabalhe fazendo o seu sonho. Novamente é bom ter pessoas otimistas como você, mas me preocupo muito que a gente esteja olhando individualmente e não esteja olhando pros que ficaram na trilha da montanha e desistiram por não ter o trabalho merda que renderia não só um troco mas o ânimo de continuar.
IA não aprende, ela memoriza!
IA não cria, ela reproduz!
Sempre penso nisso quando vejo alguém comparando a lógica das IAs com a mente humana.
Recentemente eu recebi um pedido de orçamento por uma agência que investiu muito tempo, uns 2 meses, na criação de um personagem virtual com inteligência artificial. A IA não alcançava a exatidão exigida por eles, cada prompt gerava resultados parecidos, mas nunca certeiros.
Todo esse tempo prejudicou o andamento do projeto deles e os motivou a solicitar um orçamento para criação desta personagem em 3D por artistas.
"A IA é muito limitada, disseram eles".
Limitada por enquanto, não duvido que ela deixe de ser em pouco tempo infelizmente.
@junkyd8923 acredito que tecnologicamente ela vai evoluir, de fato. Mas não foi nesse sentido que ela comentou sobre a limitação da IA. Foi mais sobre a "falta de controle" obtidos com prompts de IA sobre a criação da personagem pra atender contextos muito específicos.
Nesse caso a agência entendeu que é muito importante ter a influência humana na criação, sobretudo com expertise artística.
Não quero fazer do meu exemplo uma projeção do futuro, mas quis deixar evidente que oportunidades vão existir sempre quando temos competência para solucionar problemas dos clientes.
Penso exatamente o mesmo, cara. Veio uma amiga pedindo indicações de apps de IA pra fazer personagens baseados em fotos pra ela fazer umas lembrancinhas de natal. Na hora fiquei chateada maaaas o alívio de saber que eu não ia fazer aquele serviço me fez pensar que esse tipo de cliente (os que correm pra IA) eu não quero mesmo, ele não quer pagar, reclama, desmerece o meu trabalho e no final não fecha negócio.
Ao fim do vídeo propaganda de IA do google
Dentro da perspectiva de mercado, pessoas em determinados nichos vão ganhar até mais com as IAs, trabalhos manuais serão mais valorizados, mas essa fatia de mercado é minuscula, a grande massa, as milhares de pessoas q trabalham com arte e n tem esse espaço vão ficar sem trampo ou terão seu trabalho cada vez mais marginalizado.
Marco, obrigada por existir, tu é foda demais
A verdade é que é impossível prever o futuro. Concordo que, com a tecnologia atual, uma IA não tem como substituir um artista, mas não podemos prever até onde a tecnologia pode chegar nos próximos anos. O que nos resta é continuar estudando e trabalhando. Se, um dia, a tecnologia evoluir a ponto de substituir realmente os artistas, não haverá muito que possamos fazer para impedir. Acho loucura pensar que seja possível frear um avanço tecnológico dessa magnitude. Espero sinceramente que isso não aconteça, mas, se acontecer, paciência.
A IA generativa só cria a partir dos dados disponíveis, isso é inerente a arquitetura dessa tecnologia, ou seja, nada realmente novo pode surgir daí. Pode ficar tecnicamente cada vez mais perfeita, mas nunca vai gerar um estilo inédito que vai influenciar outros artistas.
@Bernardojpm Quase tudo o que aprendemos vem de outras pessoas. Quando criamos uma obra de arte, usamos referências de diversas fontes. Nosso trabalho artístico é uma mistura de tudo o que consumimos ao longo do tempo. De certa forma, nossa criação também é construída a partir dos dados que temos à disposição. A IA não precisa "gerar um estilo inédito que vai influenciar outros artistas" para roubar seu emprego. Basta ela fazer o trabalho melhor que vc.
1:04 nada pessoal mas n adianta vc melhorar, o mercado vai te engolir uma hora ou outra e n importa sua melhora, quem paga pelos serviços de um artista sempre quer o mais barato na maioria das vezes e se for mais barato na i.a eles vão preferir, ai pouco importa se vc melhorou
Uma coisa que me deixou mais tranquilo foi ter visto um vídeo que o Joel Pinheiro falou que a profissão de ilustrador vai acabar. E sempre que esse cara fala alguma coisa, a realidade mostra o inverso.
lindas palavras e pensamento, marco!
to trabalhando como concept pra uma startup que tenta mesclar muita personalidade etc com produtividade e to trabalhando na persona da startup e toda vez que começo a entrar em processos de concept da pra ver que geral muitas vezes nao entende muito bem mesmo oq um artista faz, mesmo.
Aí você vai e dá uma olhada em livros, Editora Camelot publicou 4 livros do Nietzsche todos uma uma arte de IA onde o Nietzsche tem duas testas. Os livros têm a mesma imagem, só que de cores diferentes. É cômico e bizarro ao mesmo tempo.
A chave é se aperfeiçoar e se tornar um profissional inquestionável bom. Depois disso, se posicione no mercado, por mais que você seja um artista, pense como um negócio/empreendedor. Não tente vender para todos, procure quem valoriza e quer comprar de você.
As empresas grandes com seus bilhões de dolares manipulam as mídias para colocar a IA no hype, e as pessoas com suas inseguranças, criam esse inimigo invisível.
É TUDO MARKETING MANIPULATIVO!
A cada nova IA criada, a arte ganha mais valor. Foi assim em toda a história, e sempre será.
Falou tudo! Desenvolver concept arte e fazer funcionar é muita água pra ver o rio funcionando e olha que tem oceanos por aí. lol
aaa meu comentário apareceu no vídeo, vou mostrar pra minha mãe kk
Empresa que usa IA provavelmente taria explorando fervorosamente sua alma e sua força de trabalho.
Pior q os layoffs e a contratação de 'especialistas' em IA ainda me deixa inseguro para me dedicar na área.
layoff sempre teve, sempre vai ter, mercado é bem ciclico, se aprimore e aprofunde, a melhor hora pra começar é ontem, a segunda melhor é agora.
Empresas que almejam cegamente o lucro sem se importar totalmente com a qualidade do produto, sempre vai correr atrás daquilo que sai mais barato e que dê um lucro fácil, mas mesmo assim, ainda sempre terão empresas que focam mais em entregar melhor para o seu público pois sabem que um produto de alta qualidade, mesmo que demore mais para polir, ainda rende bastante
Artista tem 2 opções.
1- Ser artista fu.rry.
2- Desistir.
@@mitsukami Mercado furry foi bem ofuscado tbm. Eu que trabalho com commission, hoje em dia é mais difícil achar cliente. E as pessoas não vão enjoar de IA, pq elas nem sabem que aquela "arte foi gerada por IA" e as vezes sabem xD Sem contar o mercado de adopt, os cabras vendendo adopt gerada por IA por 2 dola. Como compete com isso?
Eu tinha amigos que ganhavam a vida com adopt. hoje em dia eles só pararam. IA veio pra fuder muita gente. não tem como figir que não. Sou um artista pequeno, tenho sorte de ter uns clientes fixo.
O ideal seriam os artistas se organizarem e lutarem por legislações sobre i.a, igual oq o pessoal da dublagem ta fazendo, mas artista prefere se odiar do q trabalha junto, ai fica complicado
Eu faço parte da UNIDAD e tivemos conquistas importantes nos ultimos dias. Convido todo mundo que estiver interessado em se organizar pra dar uma olhadinha: instagram.com/unidad.br/
O meu medo é que com o passar do tempo a IA fique cada vez menos burra e mais eficiente em converter um breffing em arte.
faz um video sobre a empresa de jogos feitos por IA que o elon musk vai criar, pfv
Com relação ao futuro, vcs podem não saber mas cada avanço significativo na area de AI é preciso de uma quantidade de recurso mais insano cada vez que elea fica mais sofisticada, o que os tech bros acreditam ser o endpoint é o AGI (o ponto que ela seria considerada no level de um humano) mas as empresas tudo de AI tão queimando uma quantidade insana de recursos no estado atual e nenhuma delas da lucro de verdade.
Ai voce pensa, se o custo so piora e vai continuar não dando grana ate atingir esse estado é muito provavel que os investidores pulem fora do barco antes, mas isso é considerando que o mercado não é na verdade só uma forma de destruir o espirito humano e não importa quanto dinheiro e recurso seja queimado eles não irão parar ate atingirem AGI se é que é possivel, o que é bem conspiracionista mas hoje em dia ja não duvido mais de nada, se tem uma coisa que tech bro prova pra mim é que eles já deixaram de ser humano faz tempo se é que um dia ja foram.
Marco, eu wuero mesmo trabalhar com arte e quero evoluir como artista, mas nao sei nem como conseguir vaga em empresas ou como posso melhorar meus trabalhos.. tem algum video mais específico sobre isso? talvez falando sobre como envontrar cliente ou sobre portifólio?
Marcão, eu to inclinado a assinar a area de membros, mas meu horário do trampo nao me permitiria acompanhar as lives... Elas ficam salvas como vod ou algo do tipo pra assistir depois?
Sim! Você tem acesso imediato ao VOD assim que a live termina MAS TAMBÉM a todos os VODs desde o começo do meu projeto no UA-cam - ou seja, atualmente vc já tem mais de 100 lives gravadas para assistir. :)
Eu acho que se vc tem o sonho e vc investiu sua vida nisso e ama isso tem que ir pra cima, nunca é fácil e esse papo de IA tá assustando a galera a ponto que achar que o mercado vai acabar amanhã. Igual o Marco, falou as coisas as vezes são muito mais inflamadas na internet, então vamos estudar e ir pra cima!
Opa Marco, recomendo assistir a entrevista que o neurocientista Miguel Nicolelis deu para o Inteligência LTDA faladando sobre IA e seu estado de Oroborus...vale a pena!
quando eu vejo essas empresas enfiando guela abaixo é exatamente isso
nem sabem o que estão fazendo, estão correndo atrás do próprio rabo
IA é uma puta ferramenta pra algumas coisas. Na minha opinião o melhor uso dela está em buscas e organizações. As generativas são muito ruins e honestamente acho que nunca ficarão boas o suficiente porque é impossível CRIAR consciência, então uma IA, seja um LLM, um Llama o que for, nunca vai se equiparar ao poder criação do ser humano. Portanto as generativas, pensando num possível sucesso, só vejo ocorrendo na repetição de tarefas já otimizadas.
Tem um escultor que sigo no insta, que ele modela umas coisas em Clay e depois transforma em Bronze, ele falou do medo que sentiu das impressoras 3D quando começou a aparecer no mercado. Mas como ele é foda, não afetou em nada pra ele.
É como se fosse comparar pintura a óleo com uma tela que saiu na impressora da gráfica.
Pior que Arstation tá cheio dessas tralhas de NFTs, os caras mandam DM direto pra mim, e eu só ignoro, triste ainda ouvir falar dessa porcaria...
Galera da IA é mesma coisa, só tristeza
Tudo sobre tecnologia é muita especulação mesmo
"você é moderno" me quebrou kkkkkk...mas cara eu não sei como que tá esse processo de uso de IA para estúdios menores, que antes chamavam artistas pra criar os itens, os personagens e mano, me bate um nervosinho pensar que oque seria uma possível porta de entrada tem se tornado mais distantes. As vezes eu penso e se esse "otimismo" não é uma forma de se convencer que vai dar certo? (pesei o clima foi mal)
Cê só tá demonstrando um incômodo, IA em si já pesa o clima pra caramba kkkkkkk pq ela é a materialização do que o mercado enxerga como profissional criativo, um "gerador" de imagens. O que é horrível. A gente tem sim que falar sobre esse tipo de dúvida pq afeta todo mundo.
IA vai ser só mais uma ferramenta, porque quem trabalha com o digital nao tem medo do computador ou de mesas para desenhar? IA sempre vai criar coisas genericas, o ser humano sempre vai ter o diferencial, a ferramentai esta ai quem usar a seu favor vai prevalecer
Acho legal seu otimismo muita gente precisa disso e de uma mensagem assim pra não desanimar, mas sou puro pessimismo com IA, esse negócio de bolha estourar não funciona com relacionados a arte, nft e IA ainda que decaiam, existem aos montes, tava vendo libertadores, metade das propagandas do Instagram criadas por ia, marca grande como sprite e ninguém falando um a sobre, já normalizou e banalizou, a gente não vê pq tá muito nas bolhas de arte, que novamente nunca estouram.
Eu vejo muito artista olhando pra I.A. como se estivesse olhando do topo de uma montanha e olhando pra uma montanha de ia menor, não é porque existem artistas que vão estar acima do horizonte da IA que ela não exista e seja maior do que muito artista vai alcançar.
IA é que nem cópia realista, a gente fecha os olhos pra não ver e ignora a existência como se fosse menos arte, mas faz parte da vida das pessoas a gente gostando ou não e da dinheiro, no caso da IA poupa.
Arte não é só desenhar o que a gente gosta e por mais que desenhar sertanejo estilo Pixar não seja o desejo de quase nenhum que isso não faça diferença no bolso do artista médio. Começando, a gente pega um monte de trabalho bucha até evoluir e se achar e nem assim garante que você trabalhe fazendo o seu sonho.
Novamente é bom ter pessoas otimistas como você, mas me preocupo muito que a gente esteja olhando individualmente e não esteja olhando pros que ficaram na trilha da montanha e desistiram por não ter o trabalho merda que renderia não só um troco mas o ânimo de continuar.
Como as IAS so copiam dificilmente serao melhores que os originais
Fixa o segundo
first?
Pior q sim